o projeto pensar em fazer up do japi grupo de estudo e pesquisa em interdisciplinaridade e facilita a faculdade de filosofia comunicação letras e artes tem a grata satisfação de receber hoje em nossos estúdios a professora ligia de luca disse ângelo é mestre em educação currículo pela pontifícia universidade católica de são paulo e membro do grupo de pesquisa da puc currículo questões atuais que é orientado pela média bravo 20 grande amiga e professora nossa aqui e é especialista em linguagem das artes a pela maria antônia da usp bacharel em artes plásticas e professora de arte e
eu tive a grata satisfação de encontrar a conduzir no congresso internacional de educação da legião da boa vontade e fiquei impressionado com a palestra dela sobre a experiência estética como caminho para semeadura do entusiasmo pelo conhecimento é por causa desse assunto que lise está aqui conosco é um grande prazer recebê la nos estúdios da tv puc para mais um pensar em fazer a fim de dizer muito obrigado professor é um prazer tá tem a oportunidade de falar daquilo que nos inspira então vamos nós vamos reportar um pouco ao o congresso sobre o que foi a
sua palestra a minha palestra foi sobre a questão da importância do entusiasmo na sala de aula e de que forma que a as artes na experiência estética eo conhecimento em artes pode ser trazido para dentro da sala de aula então a questão do entusiasmo é foi foi levantada por uma reflexão porque o entusiasmo é importante na sala de aula a importância de qualquer aprendizagem de qualquer ensino aprendizagem de qualquer processo de aprendizagem é não é terminar alguma coisa assim começar alguma coisa em qualquer área do conhecimento então o objetivo do da do processo de aprendizagem
não é cobrir o currículo sem revelar o currículo não é alguma coisa fechado exatamente não é só terminar né ensinar tudo que o aluno precisa mas sim iniciar alguma coisa então o objetivo é gerar o interesse do estudante com uma força tamanha para que ele possa continuar se aprofundar no assunto mesmo sem a obrigação de fazer então pra que ele possa continuar estudando aquilo mesmo quando nós professores nos ausentamos então e pra que a gente consiga isso a gente precisa conseguir entusiasmar o estudante palavra entusiasmo é uma palavra que vem de uma série de de
palavras gregas que simboliza que significam é está possuído por um um sopro divino que te impede de fazer alguma coisa né com o interesse com com bastante vontade então eu achei interessante na motivação para aprender nada avisa também que haver o interesse para que alguém aprende aprenda alguma coisa muito bem e é o que é estética estética é a uso vulgar da palavra do dirigente é bastante com a palavra estética relacionado à questão da aparência física de tv clínica estética cirurgia estética mas na verdade né gente está falando de estética quanto um a estética um
ramo da filosofia que estuda beleza e um sentimento que essa beleza suscita nos seres humanos ela surge nos pensamentos de platão na atividade como a ciência do belo então a estética ela estudar a estética ela faz com que a gente entenda melhor como que essa beleza desperta é como que a gente se diz perto a beleza e o que isso pode de forma que se pode ser interessante dentro da sala de aula muito bem e de que forma os conhecimentos sobre sete ea que podem ser trazidos para o contexto de sala de aula porque esse
é um dos motes do nosso projeto assim o paulo freire fala assim então a frase bem famosa que ele disse que todo o artigo do professor é um artista duração inocente é uma ação artística então por conta disso todo o professor acaba sendo também um artista então vamos pensar um pouquinho sobre o que faz o artista o artista é aquele que vê beleza em coisas que nem todo mundo conseguiu enxergar e aí através da ação artística ele consegue fazer com que outras pessoas vejam também essa beleza então por exemplo a gente pode pensar num novo
golpe ele viu os sapatos jogados num canto do quarto e ele viu algo ali naquele sapatos jogados algo de extra ordinário não comuns enquanto todos aliviam um sapato jogado no canto do quarto então através da ação artística dele com pincéis com tintas ele conseguiu transpor com ação talentosa dele conseguir transformar aquele sapato jogado no canto do quarto para uma obra de arte que tornou possível outras pessoas verem a beleza que ele viu antes de maneira solitária então a gente pode pensar o michelangelo ele sempre dizia assim que ele ia nas pedreiras encarrar ele procurar os
mármores e e ele vivia dentro da pedra a imagem que ele queria fazer onde todo mundo sabia pedra então através da ação artística do michelangelo ele pode transformar aquela pedra em algo que tornou possível a gente vê a beleza que antes ele viu de maneira solitária então o professor ele precisa fazer exatamente isso é aquele olhar de bram sei exatamente o professor fmi ele viu beleza na matemática da física ou seja lá qual for o a disciplina que ele escolheu própria vida porque afinal de contas ele escolheu isso própria vida então ele viu beleza tanto
aquilo então o papel do professor é através da ação talentosa dele transformar a física química matemática português que a maioria dos alunos sobre pedra em algo belo belo em causa alegria que lhe causou ganhando que seja extraordinário então o professor que o professor talentoso é aquele que consegue fazer assim como artista mostrar a beleza proposto dante ele consegue fazer estudante olhar pelos olhos dele né e mostrar o estudante a beleza que ele viu aquele objeto do ir além e além da própria disciplina sem dúvida porque a beleza quando a gente é ver a beleza aquilo
nos traz uma sensação prazerosa que nos faz continuar pelo mesmo caminho então por isso que a gente vai além quando a gente vê beleza assim então uma beleza por exemplo quando o antigo que se deparou com os dois sapatos não é vai além do objeto sim na verdade é um por muito tempo as pessoas aceitavam essa idéia de que os objetos continham beleza o patrão pensava dessa forma na atividade então ele acreditava que existiam objetos belos e objetos tão belos uma beleza pra ele é uma reside no objeto é uma coisa que está no objeto
então a idéia do belo universal não é porque a beleza está no objeto qualquer um que já vi aquele objeto consegue da beleza conhece e não é assim a gente sabe que não é assim então mas é um conceito que foi aceito por muitos muitos séculos então só depois de muitos séculos no final do século 18 que o cante falou não pára aí nenhum objeto não acha outro objeto belo quem acha alguma coisa sobre algum objeto é um sujeito somos nós então ele diz assim que não somos nós somos nós que atribuímos o julgamento de
beleza de um objeto é um nascimento da idéia de que a beleza está nos olhos de quem vê né mas aí como é que a gente explica que uma mesma pessoa o mesmo sujeito possa mudar de ideia com relação a um a um objeto né mudar de julgamento eu acho o objeto belo hoje passados dez anos eu eu deixo de achar esse objeto belo que acontece então no no final do século 18 também um outro filósofo morreu ele começa a dizer assim que não estão para isso acontece porque a cultura em que nós estamos inseridos
quer dizer o tempo eo espaço influenciam o julgamento do sujeito que contempla esse objeto então por isso que a beleza muda de face ao longo do tempo e do espaço né não de acordo com as diferentes culturas e e aí quem primeiro a ponte que é um fenômeno logo e que é o que define o conceito de beleza mais aceita hoje em dia que explica todas essas questões ele diz assim que na verdade a beleza não não um objeto então que não existem objetos belos em si e também não está no sujeito ele diz assim
que se estabeleça tivesse um sujeito a gente não precisaria das obras de arte a gente não precisaria buscar beleza fica beleza estaria no nosso então ele diz assim que é na verdade a beleza ela surge na relação entre o objeto de contemplação que o sujeito contemplador então o próprio paulo freire falando que a beleza ela se revela no encontro do achado no momento nem do encontro do achado então o sujeito ele se relaciona com o objeto e nessa relação pode acontecer pode surgir a beleza essa essa expressão da beleza vai acontecer se nesta relação o
sujeito passar por uma experiência estética muito bom muito bom o que é experiência estética a experiência estética ela é uma experiência de profunda percepção então não é uma uma experiência só de você olhar um objeto né então é uma experiência de profunda percepção que nos devolve a consciência de que somos seres humanos é quando a gente tem todos os nossos hábitos humanos as nossas faculdades sensoriais e emocionais e intelectuais estimulantes né então a estética palavra estética ela vem de uma palavra grega as teses que ela pode ser traduzida como faculdade do sentir no então tem
a ver com todas as nossas habilidades de perceber o mundo que que nos rodeia então as nossas habilidades de perceber o mundo elas são estimuladas na experiência estética elas são estimuladas de maneira total uma percepção totalizante então toda vez que nós somos na relação com o objeto de contemplação simulados de maneira sensorial e emocional intelectual nós temos uma experiência estética que é totalizante e essa experiência estética ela ela expressa beleza ela produz uma uma recompensa prazerosa que faz com que o aluno queira seguir por esse caminho toda vez que a gente tem uma experiência estética
a gente tem uma recompensa de prazer então a experiência estética coisa que explica por exemplo que mesmo quando coisas não são bonitas nós julgamos belas por exemplo é a gente pode muitas com certeza todo mundo já passou pela experiência de ter visto um filme que não trata de coisas bonitas de doença de tristeza de destruição como a vista de chan a gente chora junto a gente sofre junto com as pessoas é extremamente belo onde termina o filme chorando sofrer lá e que filme lindo que é hostil de novo quero passar de novo por essa experiência
se então a experiência estética ela expressa beleza mesmo quando o objeto não é bonito onde tem muita gente tem muitas obras de arte que expressam beleza assim sem se mostrar em bonitas a gente tem é guerra e paz de portinari a gente tem granik do picasso que tem distorções na figura que tem informações que mostram que realmente não são coisas bonitas decorativas mas são coisas belas porque causa um impacto na gente que faz com que essas obras sejam as mais famosas é de cada um desses reportando por exemplo o filme o homem elefante sim é
a mesma coisa do filme enquanto ele não aparecer enquanto na palestra quem é e de repente ele é horroroso mas no final da vitoriosa a gente precisa ganhar o que comprova a equipa da casa também quer dizer porque ele traz o conteúdo é a mesma coisa justamente em razão de berrar quer dizer todos esses exemplos de de outro tipo de beleza estética né não são personagens feios nessa versão belos sondamos justamente porque nos estimulam dessa maneira o anúncio nos estimulam todas as nossas faculdades de sentir de de criar o nosso entendimento do mundo nem a
gente se apoia em tudo aquilo que a gente coleta né da do nosso entorno nessas nossas faculdades sensíveis neto a gente tem uma série de habilidades sensíveis a gente apoia nelas para conseguir construir nosso entendimento do mundo então quando nós somos estimulados em todas elas a gente é uma sensação de sentir extremamente vivo né de uma edição de vitalidade dizia-se exatamente agora quando por exemplo qual é o benefício em sua opinião assim como profissional que vem trabalhando arduamente com arte como nós aqui do do pensar em fazer a poda empresário você tem na repercussão na
revelação e na disseminação desses conceitos que você utiliza direta ou indiretamente para fazer com que o aluno esperto pra essa estética que são produzidos no aluno que efeitos são produzidos os ovos então eu acho que é uma resposta disso sim é eu acredito que toda vez que um pensando o que as artes podem ensinar é pra trás a educação que os olhos podem se na educação eu sou artista de formação fez baixar um bacharelado em artes plásticas eu sempre fui um pouco artista desde de criança e eu sempre fui muito entusiasmada por esse assunto sempre
fui muito autodidata e e sempre gostei procurei fui atrás então ao longo da minha atuação como professora eu sempre quis investigar o porquê isso acontecia com as artes a gente vê muito mais pessoas que que fazem cursos relacionados às artes cursos livres pelo pelo prazer que isso traz para a vida pela qualidade de vida que isso traz reflexos pessoas a gente é difícil a gente ver alguém que faça um curso de contabilidade não é para passar o tempo é difícil a gente ver alguém que faça um curso com saída é esses cursos os cursos relacionados
às artes eles são mais comuns então eu fui investigar por que isso acontece porque as pessoas têm um entusiasmo muito grande pelas questões relacionadas às artes então é eu percebo assim as artes podem ensinar que a gente enriquece muito a vida quando olha para as coisas a partir de um ponto de vista estético o que quer ver a partir de um ponto de vista estético ver além das funções tagmá típicas das coisas além daquilo que o pra que serve isso né então quando turística pedro é um utilitário a gente quando a gente percebe que as
coisas podem ser belas no dia a dia isso traz uma uma qualidade de vida grande né então eu acredito que na transposição está dentro da educação ensinou muito porque cada vez que a gente faz o aluno passar por uma experiência estética a gente está sensibilizando esse aparato de percepção do aluno então cada vez que o aluno não percebe a matemática a partir de um ponto de vista estético que ele percebe a história português e etc a gente está sensibilizando o aparato sensorial dele emocional intelectual e a partir do momento que esse aluno já tem um
aparato sensorial sensível é um prato sensível preparando aberto e pode continuar por cópia belton exatamente ele pode continuar por conta própria então assim o objetivo maior da educação é a autonomia do anúncio então é ea sua cobertura exatamente lá então ele só vai ser autônomo se ele quiser fazer alguma coisa né a gente tem aquela a revelar a autonomia é uma uma equação entre o querer fazer e saber fazer na china então se ele souber fazer e não quiser fazer ele não vai fazer então não vai ser autônomo mas se a gente também deu um
empurrãozinho né e cliente como exatamente semear né é também excelente de que é exatamente o que ninguém ensina ninguém né o magistério a profissão impossível então é por isso que eu acho que a gente tem que mostrar para o aluno que ele pode ter-se aparato sensível mas exercitado no dia-a-dia apurado porque aí ele pode que ele pode passar ele vai saber como proporcionar para si mesmo experiências estéticas olhando o mundo a partir de uma perspectiva estética e continuar por aquele caminho de maneira autônoma e mais importante de maneira entusiasmada por trazer né não por na
prorrogação a isso também eu acho que deveria ser uma preocupação das relações sino aprendizagem todos os campos do conhecimento da inserção da arte tem sim sem dúvida ou porque principalmente nas carreiras muito que o que leva uma disciplina muito áridas muito árida ah eu acho que nuno leva absolutamente elas não trazem absolutamente nada do que o ano está precisando do resgate do resgate da emoção do resgate do pacífico do resgate do humano do resgate enfim porque está tudo tem um dissolvido e nem tudo foi inventado como diz bauma muito bem vários dos seus livros então
o time que é um estudioso do currículo é um professor de arte também é eu conheci o primeiro estudo sobre o currículo especificamente só depois que eu fui descobrir que ele é das artes não é que a formação de leitura artística e e tudo mais e ele disse uma coisa muito simples assim mas que é muito interessante ele fala assim que tem três motivos pelos quais a gente se engajar em alguma atividade o primeiro motivo é por trazer pela satisfação intensa que o processo não é por isso que as crianças brincam por exemplo é por
isso que os adultos fazem amor por isso que a gente gosta de um de comer é pelo prazer do processo o segundo motivo é pelo pela necessidade de alcançar o resultado daquelas são resultado direto da relação então eu faço porque eu preciso daquela daquele resultado que provém da minha são e um terceiro motivo seria é para recompensar extrínseca essa ação então por exemplo se eu fizer alguma coisa pelo resultado da ação é sempre usa esse exemplo que acho interessante que é uma coisa que fala muito sobre mim eu não posso lavar a louça odeio nova
luz mas eu gosto de comer pratos limpos alguém alguém aí alguém vai gostar e sob ó assim eu não gosto de lavar a louça mas eu gosto de comer pratos limpos então lavar a louça traz pra mim uma um resultado direto dessa ação que a luta limpa então apesar de não gostar do processo eu gosto do resultado e no terceiro caso seria uma recompensa que não tem a ver com a minha são então por exemplo é muitas pessoas trabalham por esse motivo eu não gosto do meu trabalho ele por exemplo a pessoa diz que não
gosta do trabalho não não se importa com o resultado da ação do trabalho dela mas só trabalha porque vem uma recompensa externa essa ação que seria o salário ea escola que muitas vezes é um simulacro dessa vida fora dela né acaba produzindo isso então o aluno muitas vezes eles se engajem na atividade por conta da nota a nota é um bom incentivo artificial né é uma recompensa estrela revolto ação exatamente quando muitas vezes a gente coloca uma atividade pela onu propõe alguma coisa ea primeira coisa que a gente ouve a mais vale nota na prova
vai cair na prova exatamente então ele e lhe pergunta isso é porque ele não tá preocupado nem como o processo e nem com o resultado o processo seria o entusiasmo pela matéria neh o prazer pelo processo seria o entusiasmo pela matéria a fazer pelo resultado da ação seria pela aprendizagem pela aquisição do conhecimento às vezes ele pode não gostar de estudar matemática mas ele entende que é importante saber fazer aquilo por que eles fizerem ao interesse exatamente onde entende que aquilo é importante porque ele leva uma vida plena e satisfatória fora da escola mas quando
ele não se importa com o resultado da aprendizagem é com o resultado da do processo e também não gosta de fazer e faz apenas por conta dessa recompensa que seria nota ele está fazendo pelos motivos errados então o objetivo fundamental a histeria que a gente conseguisse fazer com que todos os alunos fizessem todas as atividades pelo prazer de estar fazendo aquela atividade porque ele viu beleza naquilo que ele consegue ser envolver e e continua por aquele caminho né então eu acho que cada vez quanto mais a gente é criar incentivos artificiais na escola como as
notas das provas eletra piora porque a gente vai estar dando pro indo na contramão do que realmente a gente precisa do que muita gente quer fazer e então qual é o segredo para tudo isso bosque segredo vamos resumir o que a gente já já falou que o segredo então aqui o professor ele é que ele atue como um artista elaborando criando momentos de encontro entre o aluno que o sujeito à disciplina não né o saber o conhecimento a que é o objeto de contemplação então ele tem o professor ele tem que atuar talentosamente pra fazer
que neste encontro o aluno seja estimulado em todos os seus hábitos humanos sensoriais e emocionais e intelectuais aquele passe no encontro com essa disciplina por uma experiência estética se ele passar por essa experiência estética ele vai ver a expressão de beleza nesse objeto de conhecimento ea experiência estética ela ela transforma transfigura o objeto de conhecimento em algo carregado de sentido então isso isso marca o aluno de uma forma profunda de uma forma permanente e além disso a experiência estética ela faz com que o aluno faça se engaje na atividade no processo de aprendizagem pela satisfação
intrínseca esse processo pelo prazer de saber ea então ele conseguindo ver beleza ele fazendo essa atividade por prazer e ele conseguindo transformar o objeto de conhecimento em algo carregado de sentido o professor conseguiu tudo né conseguiu fazer o aluno se entusiasmavam e e sozinho em busca do conhecimento e o que você diria para o professor que ainda não atingiu esta arte estria isto é aquele professor disciplinar que só se preocupa com o desenvolvimento daquele conteúdo a citado no currículo springs isso eu diria que ele ele tem que pensar bastante a posição dele né porque o
professor o professor que simplesmente disponibiliza informações ele já foi substituído pelo google no hoje em dia nosso ver ele faleceu a educação bancária né eu tomei paulo vê exatamente paulo freire fala que a educação bancária é uma educação que ela ela atua como anestésico na educação bancária ela seria que a educação que se fundamenta na transferência daquilo que o professor acredita ter valor que a informação né então é uma educação que ela é alienante justamente porque ela se desvinculou dos interesses mais profundos do aluno né e afasta o aluno da realidade que é uma realidade
de incertezas uma realidade sempre mutante ea educação bancária que se fundamenta na transferência de informações ela é uma educação para uma realidade estática que está no livro né então ele diz assim que é uma educação que funciona como um anestésico então chama atenção para essa palavra anestésico que ela é a a anestesia é não existia porque é justamente o que denota avisando que é também ela é adormece todas as nossas faculdades do sentir que é justamente o que a experiência estética faz então o ideal é justamente o que o professor não não amorteceu o aluno
porque o professor que que trabalha fundamentado na transferência de informações ele quer ou não submisso aluno que é todo dia não questiona o tratamento do filho frontal como exatamente pelo bairro ele dele e manda todo o conhecimento é exatamente então isso faz com que os alunos fiquem muito apáticos plano um aluno apático o aluno ele que ele não ele não está se importando com o que está acontecendo ali na frente né a aula acontece inclusive ali na frente ele não se faz nos sentir parte da aula ele sente excluído da copa então o professor que
ele é quem insiste nesse nessa postura ele ele não vai conseguir o objetivo maior dele ele vai pode até conseguir com rigidez com broncas e com sanções né ele pode até conseguir uma sala em silêncio mas ele não vai conseguir o aluno aprenda mais e melhor não que é o nosso objetivo maior então é isso tom e fez um convite aí para os professores que não que não abraçaram ainda não é é esse conceito de arte estética nos dado pela ep pela nova ilustre convidado eu gostaria de agradecer e muitíssimos o presente em nossos estúdios
e gostaria também de agradecer ao telespectador pela audiência muito obrigado certamente você já ouviu falar sobre as dietas da moda a dieta da proteína na dieta da sopa a dieta da lua a dieta é dos carboidratos e atualmente a dieta anti glúten a dieta anti glúten ela prega que você restrinja a ingestão do glúten é uma proteína presente nos cereais é e aí você fica proibido de comer alimentos que contenham glúten como pães massas e cereais que contenham ou aveia o trigo o centeio atualmente a maioria dos alimentos e preparações tem é algum destes cereais
então você fica restrito a poucos alimentos na sua dieta e causa uma deficiência grande é de outros nutrientes dessa forma ainda reeducação alimentar é a melhor saída para o emagrecimento saudável através de uma alimentação balanceada ea prática regular de atividade física