e o feminismo tem duas faz uma é aparente bonita é a face da Igualdade da não violência da empatia do respeito da sororidade Este é o lado que está na luz o que querem que você veja mas o feminismo tem Duas Faces e A Outra Face é o culto não é conhecida por que não é vista não é vista por que não é exposta e não é exposta por que não é bonita a face oculta do feminismo você não vê nas notícias nos programas de TV nas propagandas ou nas estampas de camisetas não está nas
redes sociais nos palcos ou nos discursos dos Artistas a face oculta do feminismo não vira hashtag e muito menos viraliza é a face escondida pela sombra da história deturpado a face que não querem que você veja tem muita coisa mal contada está cada vez mais comum ouvir mulheres se dizendo feministas mas a grande maioria não conhece a verdadeira origem e o significado e as reais intenções o movimento Será mesmo que as mulheres devem tanto assim o feminismo Será mesmo que toda mulher deveria ser feminista Hoje há quem apoie o movimento com unhas dentes postiços e
hashtag levantando a bandeira do desconhecido sem ao menos saber o peso das ideias que defendem o feminismo não é só o que querem que você pense que é nunca foi só sobre igualdade sobre não-violência sobre respeito sobre empatia ou tolerância o feminismo nunca foi só sobre os direitos da mulher e para mostrar o que está Além do que se vê sobre um dos assuntos mais polêmicos da atualidade a Brasil paralelo foi investigar as raízes do movimento e todas as suas transformações através dos anos a face oculta do feminismo é o mais novo original do Brasil
paralelo exclusivo para assinantes um documentário que conta o que está oculto na pauta feminista teorias que na prática tem como objetivo algo não tão bonito quando aquilo que está exposto na a mostrar e você pode assistir agora mesmo no ERP Brasil paralelo torne-se membro e libere seu acesso a mais de 60 Produções originais e programas exclusivos Aproveite a promoção de lançamento e libere sem por cento do conteúdo do Brasil paralelo com mais de 200 reais de desconto estão filmes podcast as análises desenhos infantis cursos e formações o acesso total do bebê é algo único no
Brasil não há nada parecido em toda a internet clique no link desse vídeo e assista agora mesmo a face oculta do feminismo posso contamos com a sua participação Muito obrigado e até breve e oi oi pessoal aqui professora Ana acompanhou essa nossa quarta aula do curso sobre feminismo aqui no Brasil paralelo sejam todos bem-vindos novamente e para gente recordar o que nós já vimos e poder encerrar a aula de hoje o assunto da primeira onda do movimento feminista vamos recapitular juntos lá na primeira aula nós falamos sobre o movimento protofeminista ou seja aquilo que veio
antes do feminismo se definir exatamente nós falamos principalmente sobre as obras de Mary wollstonecraft e outros revolucionários sexuais como Marquês de Sade o marido da Mel soniccraft quero engordem enfim na sala nós discutimos um pouco como que a origem o nascimento do movimento feminista tem tudo a ver com revolução sexual que basicamente movimento feminista e Revolução sexual são a mesma coisa porque desde os seus primeiros passos lá na época da Revolução Francesa até hoje o movimento está intrinsecamente ligado às questões a moralidade do combate a religião um comportamento anticlerical antes de casamento antes monogamia e
tudo isso a gente viu na primeira aula que falava sobre o próprio feminismo nosso próprio feminino e nós começamos a nossa análise em 1792 encerramos Então a primeira aula e na nossa segunda e terceira aula falamos sobre a inserção da mulher nos espaços públicos no mundo do trabalho e agora na quarta aula no mundo da política Então são três aulas que nós dedicamos a falar sobre a primeira onda do movimento feminista a primeira onda do movimento feminista começa em 1848 que é o mesmo ano em que Marcos pública O Manifesto Comunista e que acontece a
1ª conferência de mulheres em cena com a forma os Estados Unidos Estados Unidos onde Acontece uma um encontro de mulheres foi discutir sobre seus direitos em fim são dois locais diferentes no mapa mas é um ano importante porque marca bem no início dessa primeira on a feminista que dizem costuma-se dizer o senso comum é de que esta primeira onda buscava o reconhecimento de direitos civis e jurídicos e nós vamos falar hoje na nossa terceira aula sobre a primeira onda que é na sala número 4 aqui do curso sobre o sufrágio a luta das mulheres pelo
direito ao voto e eu seja a inserção da mulher no mundo político já falamos sobre a inserção da mulher no mundo do trabalho e lembra que nós dividimos Isso em duas aulas na aula número dois nós falamos principalmente sobre as razões que levaram a mulher entrar para o mundo do trabalho e como era o mundo do trabalho da época da revolução industrial até um pouquinho antes né Nós temos algumas comparações Desde a antiguidade até à Revolução Industrial depois Primeira Guerra enfim é a nossa segunda aula sobre a primeira onda que foi a aula número 3
nós falamos sobre esse mesmo essa mesmo contexto essa mesma época de inserção da mulher no mercado de trabalho mas com foco se deve lembrar disso no p e assista e no casamento da ideologia marxista com a ideologia feminista representado de uma forma brilhante pela pessoa da Alexsandra kolontai que defendiam uma revolução feminista o fim da família e uma sociedade socialista marxista daí nós vemos também lênin trotski Stalin em todos esses essas personalidades envolvidas nessa questão de acabar com a família e por que isso é a luta do movimento feminista lembrando na aula 1 e na
aula 3 nós falamos sobre muito sobre revolução sexual embora na aula dois nós não tivéssemos falado tanto e continuaremos a falar sobre isso porque é muito importante que você tenha em mente que um dos focos do nosso curso aqui é demonstrar para você como o movimento feminista tem mais a ver com revolução moral Revolução dos costumes revolução sexual propriamente dita do que com a conquista de direitos civis direitos jurídicos luta das mulheres contra a violência luta das mulheres por direitos e mais e que essas são apenas Bandeiras marginais Em alguns momentos até dispensáveis dentro do
movimento feminista certo então vamos lá Encerrando o nosso pensamento sobre o trabalho que foi que nós vimos na aula passada eu gostei de se fazer uma citação de um dos melhores livros que você vai encontrar na sua vida se quiser entender como as mulheres estiveram sempre em relativa condição de vantagem a respeito do mundo do trabalho que é o livro O sexo privilegiado que não tem mais novas edições infelizmente parou de ser publicado do Martin van creveld que é um Historiador de guerras quero ver muito sobre isso é um dos temas preferidos dele mas ele
acabou escrevendo esse livro comparando a situação dos homens e das mulheres ao longo do tempo desde a antiguidade até os dias de hoje e substituto do livro O fim do mito da fertilidade feminina em Marte então é um escritor israelense esse livro dele foi publicado nos anos 2000 você consegue encontrar usado não dá para comprar mais novo mas é um dos melhores livros para você estudar feminismo que nós temos em língua portuguesa na conclusão do capítulo sobre trabalho do livro do Martim que também é uma forma de nosso concluirmos a nossa exposição sobre o trabalho
para podermos falar sobre política e volto ele nos diz o seguinte lá na página 162 e as mulheres casadas em menor grau as outras tendem a desempenhar tarefas mais fáceis quando se trata de trabalhar o que acontece quando as mulheres não tem esses privilégios pode ser ilustrado pelo destino dos tributos ou da União Soviética no último caso o país literalmente entrou em colapso se lembra que nós falamos um pouco sobre isso sobre a mulher inserida no trabalho aquelas leis feministas E aí como aconteceu um carros União Soviética muitas prostitutas muitos meninos de rua estarem teve
que intervir e também falamos um pouco sobre o que busca era aquela comunidade comunidade israelenses que vivemos subsistência da Agricultura onde as pessoas homens e mulheres eram tratados de forma igual aqui também não no prosperou veio a falir Então essas são alguns exemplos para nós concluirmos Aquele pensamento sobre trabalho e o marketing continua a ser no que diz respeito ao trabalho as Mulheres sempre desfrutaram de mais privilégios que os homens a raiz dessa o pagamento está nas características biológicas de ambos os sexos enquanto o trabalho era considerado um fardo as mulheres como os homens faziam
o possível para evitar o trabalho para fazer um possível para evitá-la mas ao contrário dos homens elas Contavam com a ajuda dos parentes do sexo masculino e os homens costumavam ter opção até hoje costumam ter né os pensadores socialistas e as feministas declararam que o trabalho é um direito e um privilégio mas a situação permanece fundamentalmente a mesmo compreensivelmente a maioria das mulheres compelidos a trabalhar por circunstâncias econômicas ou seja aquela mulher que tem que trabalhar porque obrigada por que precisa porque pobre continua a encarar o trabalho como um fardo como estatísticas mostram as mulheres
costumam aproveitar a primeira oportunidade para fugir do trabalho então por exemplo se você puder trocar as séries que podem trocar um trabalho de 40 horas semanais por 20 horas semanais fazem isso as mulheres que podem deixar de trabalhar porque seus maridos ficaram ricos ou a empresa do marido prosperou demais o que podem trocar um trabalho difícil para uma espaço Sempre fazem isso e ainda quando podem em situações de maior privilégio de mais vantagem simplesmente param de trabalhar e passam a ser sustentados pelos maridos é uma condição que persiste até hoje ela começou Desde a antiguidade
persiste até hoje e é uma possibilidade existe muito mais para as mulheres do que os homens estão os homens tem uma chance mais remota de parar de trabalhar e parece que eles já nascem sabendo isso que terão que trabalhar até a aposentadoria terão que pensar também na aposentadoria e mesmo na aposentadoria terão que pensar na esposa nos filhos nos netos e tudo isso do ponto de vista econômico e do trabalho E aí e quantas mulheres que trabalham sem precisar em sua maioria elas também não tiveram os privilégios a saber desempenhar tarefas leves em menor quantidade
o direito de abandonar o emprego quando bem entender o direito de se aposentar mais cedo e como cereja do bolo o direito de afirmar hipocritamente que Ao contrário dos homens utilizem interessa no trabalho não é o dinheiro mas as oportunidades de crescimento pessoal enfim e assim o mar que vai encerrar lá na página 165 do capítulo 13 ele fala praticamente só sobre trabalho comparando relações de homens e mulheres bom para encerrar esse assunto do trabalho e continuarmos na mesma época no mesmo contexto nos mesmos países que nós estávamos falando antes Estados Unidos Inglaterra França vou
deixar algumas perguntas para você pensar a respeito do trabalho Lembrando que você tinha uma tarefa de casa lá no final da terceira aula que era ler os livros do chesterton para entender a condição da mulher lá na época de 1910 1921 e era o que há de errado com o mundo então se você fez o tema de casa e ler o livro comprou consultou pesquisou houve uma resenha Você já está mais por dentro para responder essas perguntas que eu vou fazer para você agora bom vamos lá os homens e as mulheres têm a mesma capacidade
em relação a todos os tipos de trabalho que você acha homem e mulher consegue fazer tudo exatamente igual ao que a mesma capacidade força velocidade condição as mulheres têm mais os homens têm mais depende da área pensei com você com seus sua caixinha de miolos quem costuma sustentar quem em todas as relações humanas que você conhece casamento de seus amigos seus pais seus avós tudo que você conhece quem costuma sustentar quem homens costumam sustentar mulheres mulheres costumam sustentar homens é mais ou menos a mesma coisa empatado como fica a vida das pessoas quando como ficar
vida de trabalho da mulher quando lhe falta o homem eu consiga vida de trabalho do homem se não tem uma mulher tem sobre isso a sustentar os outros é um privilégio ou uma desvantagem quando só uma pessoa da família trabalha sustenta todos os outros essa pessoa que trabalha ela é privilegiada ou ela está em desvantagem É isso aí quem costuma pagar para casar quando a um casamento tem que desenbolsar o dinheiro seja para festa ou para situações que vem depois do casamento quem costuma pagar durante o casamento quem costuma pagar depois do Divórcio quem costuma
sustentar a sogra o sogro às vezes os cunhados cunhados os filhos etc quem contribui mais para o orçamento da casa para o orçamento familiar o homem e uma mulher quem traz mais dinheiro para dentro de casa o homem e uma mulher e o mais importante tudo isso aí é irrelevante perto da próxima pergunta Quem gasta mais mais importante o que é mais importante ganhar mais dinheiro ou gastar mais dinheiro quem está aí mais vantagem aqueles que Gastão aqueles que ganham Quem sabe mais pensões quem recebe mais Assistência Social no nosso país que recebe mais benefícios
do governo quem recebe mais ajuda e solidariedade seja na rua que quem desperta mais cidade homem ou mulher seja na rua como um mendigo ou como vítima de violência ou como desempregado ou com o pai ou mãe solteira enfim quem esperta mais solidariedade das pessoas e por último para quem estão voltadas às prioridades dos programas do estado do bem-estar Social dos programas do governo nós estamos também passando por uma época de pandemia Pensa aí com você as políticas públicas que mesmo presidente bolsonaro que é um presidente dito de direitas machista homofóbico enfim mesmo Presidente bolsonaro
no governo dele para quem estão voltadas o maior parte dos benefícios dos benefícios econômicos da Assistência Social e etc pensa sobre isso ler o livro do Chef um papo você já sabe a resposta e o mundo do trabalho e as vantagens ou desvantagens de ser homem ou mulher nesse mundo encerrada essa questão do trabalho existe uma outra área de inserção da mulher no mundo público participar do mundo do trabalho é uma das formas de participar na vida pública e participar da política voltando sendo votada é outra forma a primeira onda do movimento feminista como nós
falamos que começa lá em 1848 com uma conferência em Seneca falls nos Estados Unidos conferência de mulheres que reunião entre 200 e 300 pessoas esse movimento essa luta pelo sufrágio e a segunda característica principal da primeira onda do movimento feminista a primeira seria essa questão do trabalho na verdade nós estamos estudando aqui juntos que esse é um grande mito da primeira onda dizer que o movimento feminista era um movimento muito bom no começo um movimento liderado por mulheres de 100 e cristãs que defende uma família defender uma vida e somente queriam direitos jurídicos do direito
serviço esse que as pessoas têm na cabeça Essa divisão né de movimento feminista bom e movimento feminista ruim mas a gente vai ver que não é bem assim na prática e que embora não senso comum a primeira onda se concentre nessa questão do direito de trabalhar e do direito de votar Não é bem assim mas é importante de qualquer forma que a gente Entenda como se deu essa construção tanto no mundo do trabalho quando no mundo político o nascimento do movimento sufragista nós podemos finalizar que foi nos Estados Unidos porque nós precisamos dar uma data
para ficar mais fácil na sua cabeça para você dividir as ondas foi nos Estados Unidos da América em 1848 com essa 1ª convenção de mulheres essas primeiras mulheres que começaram a participar da política elas estavam muito ligadas aos movimentos abolicionista E era uma questão bastante desde humanitária permitir que os negros continuassem a ser explorados escravizados e as mulheres assim como muitos homens brancos assim como muitos políticos políticos inclusive conservadores políticos de todos os aspectos políticos começaram a perceber essas injustiças EA lutar contra elas então surgiram movimentos abolicionista sem todos os países onde existe algum tipo
de sociedade escravagistas o que usava a escravidão e as mulheres começaram a simpatizar com essas causas elas introduzir nas reuniões nos eventos das palestras contra a escravidão não sejam as palestras dos eventos abolicionismos essa foi uma das primeiras formas como as mulheres se inseriram na política aqui nesse livro Kate Middleton nós já falamos sobre ele política sexual que é um resumo do ponto-de-vista feminista de como foi a luta EA trajetória do movimento e a Kemily que é uma escritora de segunda onda lá nos diz que as feministas aprenderam boa parte do que elas sabem as
mulheres no geral do que elas sabiam sobre luta política envolvidos nesses movimentos de sufragistas bom algumas coisas importantes sobre o início desse movimento a gente tem a impressão de que foi um movimento de uma certa forma a religioso Por que aconteceu em igrejas e com mulheres cristãs é preciso compreender que nessa época nós estamos falando de 1850/1860 1910 a maior parte das pessoas eram até hoje a maior parte das pessoas se diz Cristã mesmo aqueles que são ou péssimos cristãos ou que estamos incoerentes ou aqueles que dizem que são feministas e cristãos enfim tendo tudo
mas as pessoas realmente se identificavam ainda mais com a confissão de fé cristã e eu virei de mente que quase todo mundo envolvido em quase todas as causas eram cristãos embora lembre-se na nossa primeira aula o movimento anticlerical anti-deus antiga igreja antes transcendente começa lá com a revolução francesa que é o ápice do movimento Iluminista ateísta e etc mas as pessoas já tinham sei se a sentado ali na sua fé religiosa tinham até desprezado aquela revolução do Marquês de sábado e engole que você lembra disso então sim muitas mulheres envolvidas na Luta pelos votos eram
mulheres cristãs porque muitas pessoas eram cristãos então é é por isso exatamente mas veja embora nós temos mencionado que muitas mulheres tinham um apreço Grande pela causa abolicionista não se pode dizer que a recíproca era verdadeira ou seja muitas muitos movimentos abolicionistas não deram espaço para as Mulheres dão algumas personagens bem principais dos Estados Unidos na luta E aí Elizabeth tá então lucretia mott e a luz a luz história essas três personagens já eram consideradas delegadas ali das causas das mulheres a Elizabeth ano cresce elas foram paradas em um evento abolicionista elas visitaram em 1840
se não me falha a memória na Inglaterra elas foram para uma reunião do movimento abolicionista e elas queriam participar de nenhum falar inclusive queria falar também sobre a luta das mulheres né então se uso que os homens negros deveriam votar e ser livre todos concordavam mas as mulheres também deveriam voltar e aí isso nem todos concordavam e na verdade essas duas delegadas tanto Elizabeth controlo cresce elas foram Barradas em 1840 nesse movimento abolicionista não deixaram que elas falasse isso Acabou despertando algumas mulheres que lideravam um movimento das mulheres que deve-se dizer era muito muito muito
muito pequeno era hoje nós temos nós vemos aquelas fotos em preto e branco de algumas uma outra marcha ou passeata que aconteceu em um país é o outro e as feministas então construir para a gente a impressão de que havia uma mobilização social enorme de as mulheres estão preocupadíssimos com a questão do voto nós vamos ver que sair também não é verdade mas enfim elas vieram em 1848 para essa parecer vento não puderam participar Então se sentiram muito Discriminados ali resolveram que iriam abandonar um pouco a luta dos abolicionismos parar de se preocupar com a
causa dos negros e se preocupar mais com as mulheres já que afinal de contas muitas pessoas estavam já preocupadas com a questão dos negros e poucos estavam preocupados com atenção as mulheres foi por isso que elas vieram em 1848 a realizar essa conferência primeira conferência de mulheres para discutir seus direitos jurídicos etc em Seneca falls Estados Unidos e o mais impressionante cerveja elas não foram recebidas a abolicionista dos partidos políticos não receberam quem recebeu essas mulheres se deu a elas um lugar espaço para que elas pudessem falar sobre suas pautas foi uma Igreja Metodista Na
verdade uma igreja Wesley Viana lá nos Estados Unidos ou seja uma igreja protestante então de uma certa forma um pouco da culpa do movimento feminista te crescido tanto lá nos Estados Unidos é dos Protestantes eles participaram ajudando com que os eventos das dessas mulheres acontecesse mulheres que a princípio vendiam uma imagem de serem cristãs evidentemente quando a Elizabeth tem um alô clash a ali a Lucrécia moto procuraram o Reverendo da igreja para propor um evento de mulheres elas logicamente utilizaram argumentos cristãos para convencer de que aquele evento um evento de sente um evento justo e
tal isso realmente sensibilizou o Reverendo da igreja que permitiu aquele eu tinha 300 pessoas veja é o argumento primário primeiro argumento que foi usado por essas mulheres eram o argumento de Deus nos fez todos iguais Então se toma somos todos iguais brancos e negros homens e mulheres então devemos ter todos os mesmos direitos e se baseavam também na declaração dos direitos do homem na constituição que havia se desenvolvido para formar os Estados Unidos enfim essas motivações sim parecem ser cristãs por isso que a gente ouve em muitos lugares inclusive nesse livro aqui que são de
duas ativistas conservadoras o outro lado do feminismo Suzane vem querer phyllis schlafly as duas que são super conservadoras chegam a dizer também no livro delas assim como a gente ouve em muitos lugares já deve ter ouvido isso na igreja enfim de conservador de todo mundo que dizem isso olha o movimento feminista no começo não era ruim ele era cristão e a ver com direitos de uso e legítimos e depois ele se descarregou mas veremos que não foi bem assim mas antes disso eu quero que você preste um pouco de atenção nesses fenômenos dos primeiros passos
do movimento feminista nos Estados Unidos Ninguém queria receber essas mulheres quem foi mais compreensivo mais condescendente com essas lutas foram os religiosos e isso aconteceu em situações diversas e eu gostaria de ler Um textinho do meu amigo tá lá na página 85 onde a gente fala sobre isso que diz o seguinte e as mulheres puderam contar com o apoio das Comunidades religiosas consciência de que apresentando sua causa como digna diante de Deus a eles deveriam digna também diante dos homens aquelas mulheres realmente pareciam membros comuns de uma igreja tradicional pareciam buscar algo justo diante de
Deus elas mesmos evocaram essa autoridade foi focaram Autoridade Divina de ser filhos de Deus e etc e se hoje os movimentos feministas Fiori são em achincalhar o cristianismo certamente não o faziam quando viu nele o único terreno possível para suas queixas ou seja nós estamos falando de a 1.850 em 1850 nessa época as únicas pessoas interessadas em ajudar as mulheres os principais pessoas interessadas em ajudar as mulheres nessas calças que pareciam justos eram os religiosos os abolicionismos não se interessavam e os revolucionários se interessavam apenas em revolução sexual e na parte de 35 eu sinto
inclusive o argumento religioso que essas mulheres da conferência de Seneca falls em 1848 usada para documentar o seguinte consideramos estas verdades como evidentes que todos os homens e mulheres são criados iguais que são dotados por seu criador de certos direitos inalienáveis que entre estes estão à vida à liberdade EA busca pela felicidade Então essa foi um dos documentos redigidos nessa convenção de mulheres em 1848 E você tá vendo um certo apoio religioso essa causa existem outro e a gente interpretar que também esse movimento esse primeiro movimento de mulheres da primeira onda tinha uma ligação Cristão
muito forte outros países além da dos Estados Unidos Contavam com organizações ligadas a igrejas as as igrejas protestantes mais radicais representa quakers calvinistas também tinham algumas movimentações de mulheres e na Inglaterra especificamente surgiu em 1846 ou seja Dois Anos Antes da conferência de mulheres em Seneca Falls Um movimento da temperança a gente curte uma chamada em movimento pela temperança esse movimento que surgiu em 46 ele era basicamente um movimento masculino veja em quase tudo que nós discutimos sobre movimento feminista Até que em todas as aulas a gente viu que os homens eram Pioneiros em todas
as faltas Então os homens fizeram primeiro uma revolução da república e conseguiram votos depois as mulheres os homens fizeram primeiro um movimento pela temperança e depois das mulheres gostaram utilizado em sempre os homens como pioneiros na causa do fim do casamento do fim da monogamia do fim da igreja também nos homens Os Pioneiros em um desfile igual a minissérie A mesma coisa acontece com esse movimento pela temperança à temperança quer dizer que você é moderado certo que você tem perna as coisas usa as coisas na quantidade correta esse movimento Cristão inglês ele pretendia que os
homens passassem a ser mais temperantes que buscassem essa virtude da temperança que é uma virtude Cristã e que buscassem essa virtude de que forma só que o principal desse grupo era contra o alcoolismo contra o excesso de bebidas eles eram um este uma atividade devemos política religiosa bem forte contra o consumo de bebidas alcoólicas isso lá em 1846 por e os protestantes e tal e esse movimento recebe as mulheres depois ele vai repaginando então em 1873 acontece a cruzada das mulheres foi uma ação pública uma das primeiras grandes manifestações públicas de mulheres que pretendia é
convencer o demonstrar que moralmente os homens não deveriam viver bêbados por aí e foi muito engraçada se esse evento porque as mulheres fizeram piquetes de oração se você imagina que era uma sei lá uma manifestação de oração bem bem divertido bem diferente do que a gente veio hoje que as mulheres sai na rua vilipendiado o fim dos cristãos Mas enfim as mulheres queriam então depois dessa cruzada das mulheres elas criam a w CTO que a união das mulheres de temperança cristã ou uma outra tradução União das mulheres cristãs pela temperança que é uma repaginação do
movimento pela temperança que os homens tinham criado em 1846 esse movimento foi liderado a partir de 1874 por uma mulher chamada Francis willer e ela no fim das contas embora estivesse nesse movimento Olha o movimento aparentemente Cristão um é uma igreja esta Líder a Francis ela era trabalhista e tinha um contato uma ótima relação com os socialistas fabianos então sempre pessoal sempre nós vimos isso desde a primeira aula se você começa a investigar quem são os as pessoas por trás quem são os principais personagens você vai sempre encontrar a ligação deles com a galera de
esquerdo é seja socialista marxista Agora nós estamos são da França e do movimento pela temperança trabalhista socialismo Fabiano sempre tinha o sempre essas pessoas estavam ligados a movimentos de esquerda assim como hoje você já deve tar cansado de ver que estamos querer mesma coisa bom quais eram os principais principais faltas desse movimento em inglês de mulheres cristãs liderados por uma socialista Fabiana se dizia que o consumo de bebida alcoólica era prejudicial para várias coisas além de ser imoral e ferir as regras religiosas os homens se tornavam mais luxury o traiu mais tomava mais adulto chegava
mais tarde em casa e também disse Pavão o dinheiro da família gastavam muito dos recursos do salário das famílias e que estavam se adaptando numa recente mudança da Revolução Industrial então agora as famílias eram assalariados o salário era contado era importante guardar o dinheiro fazer uma reserva ser moderado nos gastos etc Então você veja era uma interesses que uma mulher comum de hoje não a mãe tradicional ainda tem quando sempre que o marido sai para beber as mulheres não gostam porque eles gastam o dinheiro porque eles ficam soltos por aí fazendo farreando Então são sentimentos
As instituições quase que femininas que ali foram elaborados um programa nós vamos combater o uso de bebidas alcoólicas e etc e isso e isso reunião mulheres duas mulheres se uniram numa causa política que ela as mulheres cristãs pela temperança esse movimento acabou se tornando com o passar do tempo também o movimento pacifista que era contra a entrada dos países ou das nações em guerra então quando existia uma ameaça de guerra do movimento pela temperança é a contra começou a lutar também pelo sufrágio das mulheres vocês por direito das mulheres de votar e tudo isso com
o discurso de Romero ro protection ou seja defesa do Lar mais importante ao lar EA família Então veja os argumentos dessa primeira onda realmente era um pouquinho diferente dos argumentos da Alexsandra contar se lembra que nós vimos na aula 3 e Aleksandro contar queria que a mulher fosse trabalhar E para acabar com a família ou seja a única pessoa que tava sendo sincero eu tava falando que pensa mesmo outros movimentos estavam dizendo que que reuniu mulheres na política não estavam querendo destruir a família exatamente mas nós vamos ver com o passar do tempo que todas
essas mulheres a Francis a Elizabeth a a Lucy todas as sufragistas elas no fim das contas se desviaram desses propósitos e foram dos Campeões lá para o negócio de família mesmo enfim as mulheres então começaram a simbolizar uma ameaça para as indústrias de bebidas alcoólicas então Começam a surgir ao mesmo tempo em que surgem movimentos pelo sufrágio pelo Direito das mulheres derrotaram surgem movimentos contra o direito das mulheres de votar não porque as mulheres não mereciam voltava porque as mulheres eram indígenas mas uma das patrocinadoras do movimento contra o voto por exemplo eram as indústrias
de bebida o que eles começaram a Vale aqui provavelmente se esse movimento de mulheres cristãs pela temperança crescesse muito e as mulheres pudessem voltar no fim das contas as bebidas Eu consumo de bebidas alcoólicas ele é cair as mulheres vinham com os homens e um consumiram menos bebida alcoólica Então por um interesse capitalista não curvinha bom mas isso tudo todas as esforços foram em vão em 1911 os Estados Unidos aprovou a lei seca Então ali um uma década quase duas onde o consumo de bebida alcoólica desce de cresce muito muito muito muito muito lembrando 1911
certo ao mesmo ano em que surge então esses Começam a surgir esses grupos para combater o sufrágio feminino em 1918 a menos 1918 começa a iminência ameaça de guerra em nos 19 já tá correndo na guerra a primeira guerra mundial nesse período veja bem período se você precisa de patriotismo de economia de temperança de coragem vem muito a calhar a proibição das bebidas alcoólicas porque o cenário em que o mundo se encontrava eram cenário que pedir a responsabilidade e não farra festa então tudo bem então começando começando a primeira guerra mundial um uma das os
sentimentos que as pessoas começaram a ter relacionado ao movimento de mulheres pela temperança por exemplo é no sentimento patriota inimigo das fábricas cervejeiras alemãs por exemplo veja como as coisas elementos que as feministas não costumo citar contribuem pra essas causas políticas não se trata do movimento feminista organizado conseguindo o dia que trabalhar o direito de votar se trata de fenômenos históricos de crise de guerra de vários episódios acontecendo ao mesmo tempo e conduzindo a Humanidade para certos caminhos então E durante esse período de lei seca o consumo de bebida zero de incentivado as pessoas se
tornaram de uma certa forma mais responsáveis e foi nesse período de 1911 até os duas próximas décadas que as mulheres mais alcançaram seus direitos então dá para quase fazer uma pesquisa psicológica aí para ver se existe alguma relação entre o fato dos homens consumirem menos bebidas alcoólicas de se comportarem menos como ele se comportariam naturalmente Ou seja a sociedade ter se curvado os interesses femininos de alguma forma com o fato dela das mulheres temos conquistado vários direitos aí na década de 1910 1920 e assim sucessivamente mas veja mesmo nessa questão assim como em todos os
outros não se trata de um movimento feminista fazendo conquistas como estrela máxima e protagonista máxima da história não se trata disso e assim como em 1911 assim como em 1911 as indústrias cervejeiras ficaram muito preocupadas com a o avanço da Democracia o direito das mulheres de participar na política isso preocupou todo mundo e que evitar que as mulheres votassem para evitar que as bebidas alcoólicas fossem colocadas de lado porque senão interesse econômico da mesma forma em 1929 a indústria do tabaco começou a incentivar que as mulheres consumir sem tabaco pela por causa do pelo menos
oposta porque tem porque já havia caído comércio de tabaco em todos os países que então os países né 1920/1930 sou comércio de tabaco de Mia os homens consumiram menos menos Então por interesses capitalistas e se começou uma campanha para que as mulheres passassem a fumar nós já falamos sobre isso lá na na segunda aula quando nós falamos sobre a importância da propaganda para mobilizar as massas nos falamos sobre isso então importância da propaganda para inserir as mulheres do trabalho do trabalho importância da propaganda para mobilizar homossexuais negros mulheres para qualquer jeito Isso aqui é a
mesma coisa nós estamos falando aqui de interesses capitalistas de interesses industriais ou de interesses marxistas que são muito maiores do que um grupinho de mulheres fazendo uma passeata por a ou por B Eu quero ler um apêndice de estar no meu livro aqui na página 380 e onde nós falamos exatamente sobre esse episódio da propaganda já aconteceu no dia primeiro.de Abril quando o New York Times publicou uma reportagem intitulada grupo de meninas Tragam cigarros como gesto de Liberdade essa notícia divulgada no dia primeiro.de Abril se referiu a uma uma marcha chamada tochas da Liberdade promovida
na Páscoa no dia Trinta e Um de Março de 1929 essa marcha de mulheres fumando mulheres fumando dava a impressão de que as mulheres estavam quebrando um tabu porque se dizia que só quem fumar só as mulheres que fumavam era um prostitutas uma mulher indecentes E aí aqui no meio do evento de Páscoa Você tem uma marcha das tochas pela Liberdade nossa que a vamos feminista na verdade esse evento foi patrocinado pelo propagandista da indústria de tabaco que queria vender cigarro para as mulheres já que os homens estavam comprando Então ninguém estava e com a
liberdade as mulheres assim como a venda de cigarros assim como nesse movimento antes frase aqui de 1911 ninguém estava preocupado com os direitos da mulher de votar ou não mas sim impedir que fosse aprovada uma lei seca com aprovação aval das mulheres e que a indústria cervejeira vendesse menos também em todos esses avanços e o mesmo retrocessos são vários fatores que precisam ser analisados quando uma feminista diz para você e você só pode votar graça o movimento feminista Mentira só pode trabalhar graça momento ele está mentira em que época da história ou em que tipo
de fenômeno histórico apenas um a gente conquistou alguma coisa suas o mesmo em revoluções como o Revolução Russa Revolução Americana são vários agentes vários contextos várias situações interferindo sobre um mesmo aspectos sobre o mesmo fenômeno Então esse movimento que esses movimentos que eram aparentemente cristãos gente citou dois né dois exemplos o de 1848 em Seneca falls com as mulheres que fizeram aquele encontro numa Igreja Metodista Wesleyana esse esse temos também as mulheres do movimento pela temperança dois movimentos aparentemente cristãos e provavelmente realmente existiram mulheres dentro dos movimentos que era genuinamente cristãs e que estavam em
busca de boas coisas com bons objetivos mas de uma forma geral nós podemos dizer que o protestantismo americano inglês enfim o protestantismo europeu e americano caiu numa baita cilada.com uma outra em alguns grupos de mulheres caiu numa cilada privamos proposta que parecia Cristã uma proposta que parecia decente Mas não é por exemplo elizabeths tentam Miss usa então aí foram as corretoras de um documento que foi apresentado em 1848 vocês lembram 1148 Igreja Wesleyana as mulheres todas Reunidas Olha como o que dizia este documento que foi apresentado pela Elizabeth tento e pela Suzana Anthony lá em
1848 dentro de uma igreja ou seja o Reverendo estava lá os a comunidade que está estava lá e esse documento foi redigido e lido e disse o seguinte o homem permite a mulher na igreja assim como na sociedade uma posição subordinada afirmando autoridade Apostólica para sua exclusão do ministério numa aplicação pervertida das escrituras o ou seja o primeiro evento que a igreja permite que as mulheres entre para falar sobre o seu supostos direitos jurídicos e serviço elas apresenta um documento contestando a ordem eclesiástica na igreja católica isso praticamente impossível de acontecer e não aconteceria primeiro
porque as mulheres não teriam esse não faria nesse evento dentro da igreja segundo que elas não falam Conseguiu chegar nesse ponto mas aqui dentro da igreja protestante As Mulheres estavam ocupando o espaço da própria igreja para contestar a ordem eclesiástica tá afrontando a ordem eclesiástica e um dos princípios cristãos Que nós conhecemos DeLonghi cima data desde a época de Jesus de que o sacerdócio dentro da igreja é uma atividade exclusivamente masculina Então você só tem padres bispos cardeais e Papa homem você não tem essas mulheres ocupando esses cargos e olha como essas duas feministas aqui
né que se diziam cristãs a Elizabeth tentam nas usa lembro estão dentro da própria igreja já começando afrontar afrontei da igreja no primeiro evento religioso o que recebeu mulheres para falar sobre seus direitos outro livro outra informação importante sobre esse dia é que 12 resoluções foram aprovadas são uma lista com 12 reivindicações das mulheres e uma dessas reivindicações a única na verdade que não foi aprovada foi reivindicação pelo direito ao voto ou seja as usa e a Elizabeth apresentaram a lista de coisas importantes para as mulheres direito à herança direito à propriedade mesmo depois de
casada etc etc etc as mulheres e os homens presentes concordaram com absolutamente todas as 11 resoluções que falavam sobre isso apenas uma dessas resoluções falava sobre o direito ao voto e as próprias mulheres presentes votaram contra o direito ao voto elas são consultadas e não não gostaram dessa pauta as Foram contra incluídos sufrágio feminino a Elizabeth as Usam ignoraram isso e continuaram lutando pelo sufrágio mesmo as mulh e as mulheres da 1ª convenção que elas organizaram terem dito que não se interessavam por isso Além disso ela é nem curtiram em todas as sua pauta desde
o início agenda anticlericais que atacavam a ordem da igreja e os costumes da igreja o mesmo das pessoas que estavam ali que eram membros daquela igreja então é verdade que talvez pudesse existir ali no meio daquelas pessoas elas 300 pessoas da 1ª convenção de mulheres muitos cristãos genuínos mulheres verdadeiramente interessadas nisso é muito provável mas o caso específico da Elizabeth Elizabeth tem um que é uma das delegadas as primeiras protagonistas desse direito ou voto lá nos Estados Unidos demonstra que ela como líder nós vemos isso todas as líderes praticamente todas as líderes do Movimento dos
movimentos feministas e até mesmo daqueles ditos e ditos cristãos todas essas líderes elas eram anticlericais anti-casamento e nós vamos ver eles são os pô e eu vou começar citando um trecho aqui do livro não é está livro feminilidade radical da Carolyn mcculley que nos diz lá na página 52 ela está falando sobre esse movimento de mulheres Olha o que ela nos diz aqui misturado aquelas reformas sociais necessárias ou seja o direito à propriedade a mulher mesmo depois de casada poder receber herança etc misturada aquelas reformas sociais necessárias estavam desafio para o cristianismo o governo da
igreja o ensinamento bíblico e o culto público essas três coisas o governo da igreja o ensinamento bíblico culto público estavam sendo afrontados pela Elizabeth já na sua primeira convenção o desafio a igreja que foi levantado nesse documento levou por fim a destruição de conceitos biblicamente definidos de Deus pecado diferenças de sexo diferenças de gênero o molho e outros A Caroline é uma ex feminista que começou a estudar a história do movimento desde a primeira onda também e ela denuncia aqui no livro dela exatamente isso que nós estamos tentando propor aqui no curso que você entenda
o movimento feminista desde sempre foi esse movimento que a Caroline tá dizendo aqui para gente antigo veja antes família ante matrimônio assim como na página 52 aqui na página 86 na página 87 do meu livro nós temos também o ar curta a referência sobre isso que diz o seguinte por declarações como estas não se pode dizer que a primeira onda foi um movimento Cristão Embora tenha surgido por conivência e descuido de muitos bispos e igrejas protestantes a insistência feminista em renegar o cristianismo e o casamento culpando-os pelas frustrações pessoais de cada militante é marca do
movimento desde a sua origem em ti é mais uma pequena situação aqui dentro da página 87 do meu livro que esclarece que Splash como Elizabeth extensão uma Líder desse movimento sufragista nos Estados Unidos dentro de uma igreja era Na verdade uma anticristã ela chegou a publicar em 1898 uma Bíblia feminista na primeira Bíblia feminista a Bíblia da mulher só por aí você já vê que a pessoa não tem nenhum respeito pelo cristianismo ela tá alterando a Bíblia há evidentemente que o respeito dela pela fé que ela dizia representar Naquele dia não existia na página 67
diz o seguinte ainda começou com a reforma do casamento de sufrágio E então migrou para a religião quem nossa estrela aqui Elizabeth tem começou uma reforma do casamento e do voto E então migrou para a religião esse tentam desenvolver suas crenças ateístas quando ainda jovem e ela escreveu vejo como um dos piores crimes do mundo obscurecer a mente dos jovens com superstições tenebrosos e como tremores do desconhecido e daquilo que não pode ser conhecido do que que ela tá falando do inferno do pecado superstições tenebrosos pecado céu e vida eterna então de cerveja ela era
uma mulher que desprezavam o cristianismo então quando dizem para você que o primeiro movimento sufragista que a primeira onda do movimento eu era cheia recheada de mulheres cristãs de mulheres decentes em defesa da família não é verdade você pode pegar por exemplo só o caso de Elisabeth tem ela já falamos outro de outros casos também como dar Francis né do movimento de temperança que liderava o movimento estava ligado aos Fabi anos então em 1898 quando ela escreveu essa Bíblia feminista ela já não estava mais preocupado em fingir que respeitava cristianismo ela já tinha sumido aí
as suas características meio ateístas e tudo mais então o que a gente você pode dizer resumidamente é que os protestantes dos Evangélicos ligados ao movimento sufragista acabaram sendo usado sobre uma certa forma enganar Existem duas informações fundamentais que eu quero que você leve aqui da aula sobre o movimento sufragista são duas verdades que desmistificam muita coisa que extremistas dizem sobre a luta pelo sufrágio a primeira se você quiser anotar existia um enorme movimento de mulheres contra os votos então quando as mulheres feministas falam sobre o direito ao voto elas dão a impressão de que tom
que a visitinha um movimento gigantesco ele que todas as mulheres concordavam com a necessidade de votar estavam sendo justamente impedidas disso na verdade existe um número enorme de mulheres que conscientemente eram contra o voto e inclusive se organizavam em partidos políticos para Lu E aí você precisa saber disso existe um número enorme de mulheres comprou bota esse isso para você parece um pouco e velocímetro de que não é possível isso quer dizer pensa nas pessoas que você conhece nas mulheres que você conhece nas suas amigas seus colegas de faculdade na sua mãe nas amigas da
sua mãe quantas dessas mulheres têm engajamento político se preocupam com isso e acham o voto a coisa mais importante do mundo se você ficou na dúvida sobre isso você pode ligar para suas amigas mandar um WhatsApp e perguntar para elas porque elas acham importante votar o que o voto significa para ela você vai ver a quantidade de mulheres que você conhece que nunca sequer pensou a respeito disso mesmo já desfrutando do direito ao voto vai do seu você ainda chegar até mesmo hoje as mulheres têm uma resistência muito grande com a participação política tanto que
no Brasil nós temos uma lei que obrigue os políticos a receber em trinta por cento de mulheres como candidatas e todos os partidos políticos têm dificuldade de preencher essa cota eles tem que ir atrás das mulheres pedirem Implorar para as mulheres saírem candidatos Elas não querem sair candidatos um número infinitamente inferior de mulheres está interessado em política do que de homens em algumas pesquisas demonstram isso de uma forma mais mais Sutil por exemplo maior número de usuários do YouTube é homem no YouTube Você tem vídeo sobre com muitas coisas evidentemente Claros sim mas uma plataforma
que disponibiliza conteúdos de política noticiários etc a história com muito mais amplitude do que o Instagram por exemplo que publica coisas ligadas aparência beleza no Instagram o maior público a maior parte dos usuários é mulher que são pequenos detalhes sutilezas de pesquisas de todos os lados que demonstram que as mulheres embora não queiram abrir mão do direito a foto já que elas já tem esse direito muita sequer pensar A esse respeito esse hoje em 2020 poucas mulheres pensaram esse respeito e poucas mulheres levam isso a sério imagina em 1910 ou em 1850 eu e mais
se você tivesse que pensar quantas mulheres morreriam pelo direito ao voto e de um para guerra pelo direito ao voto você vai ver que a quantidade de mulheres diminui ainda mais mas é assim indo para a guerra lutando disputando que se conquista eu volto Então essa é a primeira informação que eu quero que você guarde aí e a segunda é a luta A Conquista ou a obtenção do direito a voto o sufrágio feminino foi mais uma concessão do que uma conquista foi um episódio de pessoa um grupo de pessoas que concedeu a outro grupo de
pessoas um direito uma possibilidade foi mais do que uma conquista uma concessão essas duas informações Nós Vamos explorar aos poucos agora primeiro a primeira de que existe um número enorme de um existe um número enorme de mulheres contra os sufrágios e isso é verdade porque grande parte das mulheres não estava interessada nisso nós temos até uma citação da própria Susan Anthony que é uma das sufragistas mais importantes que organizavam aí os eventos de mulheres em luta em busca da luta do voto a Susana se inscreveu o seguinte na indiferença na inércia e na apatia das
mulheres encontra-se o maior obstáculo para sua emancipação rolê de novo na indiferença na inércia e na parte das mulheres encontra-se o maior obstáculo para sua emancipação ou seja ela não está dizendo que o maior obstáculo para a emancipação das mulheres são os homens o machismo patriarcado superestrutura marxista a igreja ou seja o que for ela está dizendo a indiferença a inércia o desinteresse das mulheres é um dos maiores impedimentos para o progresso do alcance do sufrágio feminino a própria Susan lenta Além disso outras e a gente nas mulheres que não se interessavam simplesmente não estavam
nem aí e nós temos um outro grupo de mulheres que se interessassem pelo assunto se interessava em lutar contra os sufrágios contra o direito ao voto Inclusive a Grace Golden escrever um livro chamado antes o frágil dez boas razões onde é um resgate histórico de quem eram as principais líderes antes sufrágio por que sim existir um grupo de mulheres anti-voto e ela pela primeira vez apresenta ao mundo uma obra que não fica fazendo deboche dessas mulheres nisso frágil mas que fala seriamente sobre o trabalho delas lá na página 91 do meu livro eu sinto um
pouquinho sobre isso e digo o seguinte eu vou ler para você e em 1912 nesta publicação antes de frágil nós vemos que as mulheres estão isentos da responsabilidade política estava desculpa nós vemos que as mulheres estavam isentos da responsabilidade política e legal como serviram o exército ou se sentarem juros muitas responsabilidades pesadas como prover para a família pagar dívidas e ir para cadeia por crimes menores são roubadas do sexo feminino se uma esposa se envolve em negócios Ilegais a lei responsabiliza o marido e não ela ou seja Essas são algumas das razões que a Grace
cita no livro dela pelas quais as mulheres da época antes de mulheres lave 1.850 1910 se negavam aderiram ao movimento do sufrágio inclusive existia na Inglaterra lembra que nós falamos da Inglaterra um partido político antes sufrágio lá na página 89 do meu livro e você lê o seguinte e as antes sufragistas defendiam principalmente que as mulheres trabalhassem e ajudassem com filantropia e voluntarismo mas que não assumissem cargos de poder público e liderança as mulheres antes dos registros compunham uma liga com mais de 42 mil membros e eram tão numerosas quanto as mulheres favoráveis ao voto
chegando a ser maioria em algumas localidades ou seja existe assim o movimento organizado antigo sufrágio que não se baseava na ignorância das mulheres a vocês são contra ou voxê são mais ignorantes nos estudaram a respeito Não elas tinham argumentos pelos quais elas eram antes sufrágio não não queriam ser inseridas na vida pública Então essas duas características o desinteresse da maior parte das mulheres o interesse de uma pequena parcela de mulheres em ser contra o sufrágio eram duas forças muito grande operando contra o próprio movimento sufragista que pra o consideradas não como o machismo não é
machismo as mulheres não se interessavam simplesmente isso outras eram contra o voto mas isso também não é machismo porque são mulheres sendo contra o voto e não homens enfim você precisa considerar isso uma informação negligenciada pelo movimento feminista quando fala sobre a luta do sufrágio E se a gente for falar sobre o segundo. Lembra que nós temos dois tópicos importantes o segundo tópico aqui não houve luta não houve conquista do direito ao voto O que houve foi uma concessão é isso se baseia no seguinte veja em números vários grupos de pessoas vários nichos da população
não tinham direito a voto desde que a democracia surgiu lá com Platão Aristóteles desde a Roma Antiga alguns grupos tinham direito ao voto não eram todos os homens em alguns casos você tinha que nascer naquela cidade ou ser filho de alguém que nasceu naquela cidade você tem que ter uma renda específica você tinha que ser de uma cor específica e assim sucessivamente Então os homens não nasceram com direito a voto eles estiverem que conquistar também o seu direito a voto tiveram que lutar contra a monarquia absolutista tiveram fazer Revolução Americana tiver fazer revoluções a França
também Embora tenha sido uma revolução viveu faz os homens tiveram que fazer revoluções e na maior parte dos casos quase todos os países o Brasil é uma exceção é bem peculiar a história do Brasil mas em quase todos os países do mundo os homens pegaram a arma o cão garfo fuzil Machado do voo é o que tinha e foram para a luta para conseguir o direito ao voto ou seja esse direito de votar para os homens valia à vida deles eles levavam tão a sério que estavam dispostos a morrer por isso porque estavam dispostos também
a morrer por suas mulheres por sua família e a morrer pela Pátria e muito em muitos casos inclusive por exemplo na primeira guerra mundial muitos homens que foram para a guerra Eles foram para guerra lutar para defender a Inglaterra não tinha direito de votar na Inglaterra Então você veja quantas injustiças que cometeram contra os homens homens que davam a sua vida pela Pátria morri nos campos de batalha que se sobrevivessem ou se resistissem a guerra quando voltava não tinha o direito de votar Então os homens não tinham esse acesso Universal voto e para conseguir eles
tiveram que lutar e também racional bom grado e lógico e muito óbvio que na maior parte dos países o direito ao voto estava associado ao dever de servir a pátria então para você ser um cidadão pleno você tem que ter os direitos e os deveres de um cidadão nesse caso do voto especificamente você está o que que é um voto que significa um voto quando você faz um voto Quando você se casa por exemplo você disse que está de voltando a sua vida Inter a partir daquele momento até a morte para aquela outra pessoa Com
quem você está se comprometendo quando você vota Você está se comprometendo com a pátria Pátria Em contrapartida Está se comprometendo com você então você vota em um presidente você está dizendo que iria morrer por ele porque ele pode decretar estado de guerra contra um país vizinho Então existe uma responsabilidade muito grande ligada ao voto O que é um direito atrelado a um dever em todos os países os homens que tinham direito de votar tinha o dever de servir o Exército e em boa parte dos países os homens que serviram o exército que tinham esse dever
ter um pouco tinham esse direito Então olha só o que diz o portal da suprema Corte dos Estados Unidos e "o serviço militar obrigatório é compatível com o governo livre e com as garantias constitucionais ou seja um estado livre um país livre como os Estados Unidos pode normalmente tranquilamente é normal exigir o serviço obrigatório continua na verdade não se pode duvidar de que a própria concepção de um governo justo e seu dever para com o cidadão inclui o dever do cidadão de prestar serviço militar em caso de necessidade e o direito do governo de obrigá-los
ou seja se você confia nos seu país na sua Pátria se você quer viver num país justo então é esperado é óbvio é justo que o país exija de você que vocês tiram o Exército e Em contrapartida você vai receber a segurança de que se houver uma guerra todas as pessoas do país vão estar naquela guerra junto com você Certo bom então existe uma contrapartida do voto o voto não é um presente o voto não é um fetiche o chesterton em seu livro O que há de errado com o mundo e com o mundo inclusive
usa uma expressão tem uma situação dele que diz eu não sou nem tão contra o vosso assim eu só estou questionando se as mulheres que estão mudando pelo voto sabem o que significa um voto O que é um voto você que é menina mulher que assina aqui do Brasil paralelo que está assistindo esse essa essa aula Você já pensou quantas vezes na sua vida você já se esforçou se esmerou parou para pensar o que significa um voto O que é o voto para você qual a importância do voto da maior parte das pessoas não pensavam
sobre isso uma das razões pelas quais a luta sufrágio está feminina tinha até um pouco adesão Como dizia Elizabeth tempo e quando tinha também tinha inimigos né pessoas que não estavam encontro ainda mais porque parece ainda mais injusto que você não países como Inglaterra por exemplo que tem e enviados para a guerra homens sendo enviados para a guerra que não tem direito de votar parecer muito muito muito injusto então que as mulheres que nem para guerra e um pudessem acessar o direito ao voto era preciso as pessoas sentiram isso as pessoas entendiam isso que o
direito de votar estivesse atrelado a uns de ver o dever de lutar Então os homens lutam antes de conquistar o direito do voto né maior parte dos homens que conseguir eu volto lutou antes o que estava servindo as mulheres lerem isso era que elas pelo menos passassem a ter que lutar depois vão se vocês vão ganhar agora o dia que volta então depois eu venho uma guerra se não tem que servir e é óbvio é muito óbvio que a maior parte das mulheres não queria servir o Exército e para elas para a maior parte das
mulheres não era uma troca justa não era bom eu não quero não vale a pena para mim ser obrigado a se eu fizer só para ir lá de quatro em quatro anos voltaram Presidente Não não quero para mim não serve é essa a resposta de muitas mulheres inclusive quando foi passada quando foi tramitado nos Estados Unidos uma proposta uma Emenda dos direitos iguais a fila esses chefes infelizmente a faleceu que é uma das autoras desse livro ela foi uma das grandes ativistas do movimento lá nos Estados Unidos contra a emenda dos direitos iguais porque elas
não queriam direito igual servir o exército ou seja dever servir o exército então existem inúmeras incursões e femininas números participações femininas de mulheres contra a igualdade porque não consideram um que isso seja vantajoso para elas esse sentimento obviamente era partilhado por muitas mulheres na Inglaterra nos Estados Unidos e tudo mais eu bom e é por isso que eu quero ler com vocês um trecho do chesterton que viveu este momento histórico escreveu suas obras livre 1910 em torno 1910 neste livro aqui o que há de errado com o mundo lá na página 99 100 e 101
ele fala um pouco sobre as mulheres ele era antes do frágil era contra a conquista do voto para as mulheres naquele contexto e ele explicava isso dizendo que não é porque ele fosse especificamente contra as mulheres votarem que parece que não há maldade nenhuma nisso ele fala sobre o socialismo também não parece que a maldade nenhuma que as mulheres que as pessoas de viram as coisas né que vivam em comum compartilhando tudo também não parece ruim que as mulheres trabalhem aparentemente mas eu chesterton explica na sua obra em vários trechos que o problema não é
o que se propõe Mas o que está por trás do que está sendo proposto e aqui no caso do direito ao e o argumento dele até um pouco engraçado Aliás ele é um futuro pouco engraçado e que ele disse que ele é contra a luta das mulheres pelo sufrágio justamente porque não existe luta de uma forma mais ácida obviamente Ele tá dizendo a mesma coisa que a Susana Anthony que era uma sociedade justa dizia a Susan disse nosso pior problema é a indiferença das mulheres puxar Sertão está sendo a mesma coisa só que obviamente com
muito mais com muito mais força com muito mais firmeza na página 99 ele diz assim ó e a objeção as sufragistas não se deve a serem sufragistas militans ao contrário deve-se a não ser em militantes o suficiente uma revolução é algo militar ela tem todas as virtudes militares dentre as quais a virtude de chegar ao fim todas as revoluções ou guerras Elas têm uma finalidade e para chegar a esse objetivo são travadas guerras pessoas morrem coisas ruins acontecem mas todas essas coisas ruins só acontecem porque as pessoas envolvidas ou seja os lutadores os guerreiros membros
do exército estão com aquela finalidade na cabeça e aquela finalidade para eles vale a vida deles então eles se esforçam até a morte por aquilo ali mas em algum momento para de haver guerra que é o momento em que se alcança o objetivo e o que o chefe não está nos dizendo aqui é que as mulheres não têm esse sentimento a dar a vida por aquilo que elas estão pedindo elas estão pedindo direito ao voto mas será que se tivesse que lutar por ele com armas elas fariam isso provavelmente não fariam E se fizer assim
perderiam porque você se imagina em uma guerra de homens contra mulheres obviamente mas ele continua dois grupos 2 grupos combatem com armas Mortais mas sob certas regras de honradez arbitrária o grupo que vence aposta do governo e começa a governar que é o que aconteceu Por exemplo na Revolução Americana foi por isso que os Homens americanos conquistaram o direito ao voto eles Lutaram até a morte E assim conseguiram o direito ao voto passaram a governar a nova Inglaterra que era uma colônia inglesa e essa nova Inglaterra passou para a mão daqueles homens que ganharam Aí
é por isso eles definiram as regras do jogo Afinal eles conquistaram a Vitória a hora as sufragistas não podem empreender uma guerra civil neste sentido militaresco e decisivo em primeiro lugar porque são mulheres e em segundo lugar porque são pouquíssimas de novo as informação são poucas mulheres sufragistas a guerra é algo pavor pavoroso mas comprova com agudeza e de maneira irrefutável duas coisas duas coisas que a guerra comprou os números e um valor não natural os números e um valor não natural na guerra descobrem-se em duas questões urgentes quantos Rebeldes estão vivos e quantos Estão
dispostos a morrer A questão aqui sobre o sufrágio é quantas mulheres estão dispostas a morrer pelo direito ao voto mesmo as sufragistas esvaziar iam as fileiras do movimento super disse se fosse preciso morrer se fosse porque o movimento sufragista em tese ele consiste apenas em pedir os cartazes passeatas às vezes fazer um Piquete no máximo quando você tinha um movimento como a o movimento da emmeline pankhurst que a movimento a mais radical no máximo colocar fogo no automóvel do mundo político colocar jogar pedra na casa de alguém esse eram o máximo que o movimento sufragista
já chegou e o chefe não está nos dizendo numa guerra não é isso que acontece mas conquistar as coisas você da sua vida ser necessária se por exemplo todas as mulheres resmunga sem por um voto elas conseguiriam em um mês acho que ele tá dizendo os homens são tão estão tão inclinado a conceder coisas as mulheres que se eles vissem que todas querem É tá bom eles iriam com CD mas o argumento do chefe então é não são todos que querem é um número muito pequeno Isso dificulta o argumento do movimento sufragista Mas novamente a
que lembrar que seria necessário fazer com que todas as mulheres resmunga sem e nos leva o termo da superfície e política da questão a objeção a filosofia das sufragistas é simplesmente a de que a maioria dominante das mulheres não concorda com elas e a pergunta final do Sucesso junto as sufragistas estão praticamente dizendo que as mulheres podem votar sobre tudo exceto sobre o sufrágio feminino lembra-se que na primeira convenção dos direitos da primeira convenção de mulheres foi apreciado um voto para botar para votar vocês querem impedir o direito ao voto às mulheres disseram não não
queremos o direito eu volto Então olha que estiver sujo está nos dizendo essa sufragistas que ele conhecida daquele nossos bebés estavam dizendo que as mulheres têm direito a votar sobre tudo mas quando fazem uma votação com as mulheres e pergunta se elas querem voltar elas dizem não ao sufragistas ignoram bom então principal argumento dos céus são poucas mulheres e mesmo as letras do governo do movimento de Friends não respeitam as mulheres porque elas vão dizendo que não quer ifix as evidentemente Apesar de todas essas discussões em 1920 praticamente todos os estados dos Estados Unidos já
estavam com o direito ao voto aprovado o que foi conquistado principalmente por políticos conservadores que apresentaram essas emendas à constituição esses projetos de adendo para que as mulheres pudessem votar e finalmente as mulheres puderam votar em conseguiram o direito ao voto mas nada disso como disso chestertons e como dizem inclusive como Dias Inclusive a Simone de Beauvoir nada disso se refere é uma conquista mas sim a uma concessão os homens consideram as mulheres porque elas não teriam condições militares físicas de organização da tomar os 10 não tem um condição de tomar o voto a força
obviamente elas receberam uma concessão e sempre que eu digo isso as feministas ficam muito irritadas e dizem que eles estão de turbando as frases da Simone de Bovary mas nesse livro aqui o segundo sexo Fatos e mitos que é um livro de uma feminista de segunda onda lá na página 16 15 16 bem no comecinho do livro A gente lê bem do jeitinho que tá aqui sem mudar nada a ação das mulheres nunca passou de uma agitação simbólica O que que é uma agitação simbólica que são coisas simbólicas uma passeata passeata é algo simbólico uma
manifestação uma carreata uma exposição de cartazes ou colocar os seios para fora para ficar bem reivindicando Seja lá o que for invadiu o Vaticano invadir uma igreja e ele tinta vermelha todas as coisas aí são ações simbólicas a e embora da Simone vou vai está dizendo ação das mulheres não passou disso não passou de uma agitação simbólica só ganharam o que os homens concordaram eles conceder as mulheres nada tomaram elas receberam aqui aqui no livro da Simone e é uma referência que cabe perfeitamente a questão do voto onde os que as mulheres receberam inclusive é
importante dizer que a Simone de vovó é francesa né a França é um dos países mais esquerdistas que a gente tem aí na Europa se juntar a Europa e as Américas da França um dos mais perdidos e foi lá na França um dos últimos países a reconhecer o direito ao voto das mulheres e foi inclusive lá na França que se matou a primeira feministas sufragistas que era olympe de gouges e quem foi que mandou matar a primeira feminista super dista o lá no final do século 18 robespierre indicador de esquerda só para lembrar isso aí
não é importante não tava aqui na aula mas ela é bom a gente tem alguns casos emblemáticos que também ajudam a perceber se a questão aí e como o voto foi uma conquista e como você é uma concessão e não uma conquista é um caso da Suíça por exemplo um dos últimos países a provar o voto foi ainda depois da França em 1971 Suíça não é um país subdesenvolvido de terceiro mundo é um país muito bonito lindo legal demorar um país super modernas super democrático e é tão democrático esse país que lá na Suíça Quando
você vai se existe uma eminência de guerra a chance de ir para a guerra é feito uma espécie de um plebiscito uma consulta popular e os homens voltam Agora eu quero que você pense comigo porque será que os homens da Suíça votam se o país deve ou não ir para guerra porque altamente quem vai pagar são os homens que estão de votar correto então é muito justo deve ser assim em quase todos os países eu sei que vai morrer porque você vai ter que ir para guerra então você que vai voltar a se vamos ou
não participar da Guerra então é um país bastante democrático aço isso os homens voltavam sobre tudo inclusive sobre a participação deles na guerra inúmeros episódios foram realizados plebiscito sobre a inclusão da mulher como cidadã plena como direito de votar e números para objetos não não houve consenso a favor das mulheres então várias vezes se colocou em votação e as mulheres perderam mas não tinham direito a votar e agora você imagina aqui na Suíça foi aprovado o direito ao voto e se coloque hoje eu esteja 1971 foi aprovado Então hoje existe na Suíça o direito ao
voto das mulheres quando assistir quando existe uma iminência de guerra por exemplo e osso estiverem que decidir se vão para a guerra não se pergunte quem vai votar só os homens já que só eles vão para a guerra ou as mulheres estão bem todo mundo vai votar é justo as mulheres votarem se haverá guerra ou não sendo que elas não lutam Então nesse caso nós teremos que dividir determinada as votações só os homens voltas e outras são as mulheres botas é uma complicação democrática porque essa questão difícil de resolver Porque não é justo porque se
as mulheres deram estão botando nas deveriam também servir o exército para que fosse justo e para que nós estivéssemos falando de direitos iguais e quando nós então quando nós estamos falando de direitos iguais no tocante ao voto nós estaremos falando de direito de ver e o que aconteceu em países como Brasil e outros países da maior parte dos países não foi a conquista de um direito igual mas sim a concessão de um privilégio que consiste no direito de votar sem o dever de arcar com as consequências então Esther Vilar infelizmente esse livro não tenho que
ir porque ele é muito difícil de encontrar e se você não vai conseguir ler em PDF A Esther Villar é uma feminista eu não me lembro se ela Argentina ou alemã ou se ela é Argentina radicada na Alemanha ou contrário Mas enfim esse nome dela é um nome fictício né que ela usou para publicar seus livros Ester vi lá e no livro dela que se chama o homem Domado publicado em 1971 no mesmo ano em que foi aprovado o sufrágio ela nos diz o seguinte na Suíça um dos países mais desenvolvidos do mundo as mulheres
não possuem um direito de voto geral seja escrever o livro um pouquinho antes da aprovação a pouco tempo ainda a Cantão suíço pediram as mulheres para votar sobre a introdução do direito ao voto e a maioria das mulheres decidiu-se contra os homens Suíços ficaram atômicos ficaram perplexos pois julgavam que essa situação indigna o fato das mulheres não poderem votar era resultado de sua tutela Centenária Então até os homens ficar pensando gente por que que tá acontecendo nós ouvimos nós achávamos que a culpa da das mulheres não votarem fosse nossa porque afinal somos machistas estão impedindo
os levantar fizemos um plebiscito às vezes não quiseram voltar e ficar ficava sem entender nada isso é uma situação de uma feminista Esther Vilar Box pra terminar vamos falar no caso do Brasil o caso do Brasil é re ainda mais mais claro para explicar para gente como o voto nosso país o nosso país Sim foi uma concessão e não uma conquista Aliás não se poderia e na verdade de as mulheres brasileiras fossem para guerra para conquistar o direito ao voto porque nem os homens brasileiros não foram para guerra para conquistar o voto né como vocês
deve ter estudado na escola a República ou seja a democratização do Brasil né Foi um golpe militar orquestrado contra a monarquia tudo no no calar da noite não ficar no canetaço e não houve um confrontos específico uma guerra como por exemplo aconteceu na Revolução Americana 10 anos de confronto com a colonizadora Inglaterra para conseguir direito a voto então evidentemente que se no Brasil nem os homens conquistaram o direito ao voto guerreando muito menos fariam as mulheres e nós temos um caso que explica é um exemplo de uma brasileira que deixa claro como voto foi uma
concessão no Brasil isso é indiscutível me diga se mais voto aqui no Brasil foi reconhecido por um ditador a lista de Getúlio Vargas então saber a militância feminista que tá sempre falam sobre esse negócio você vai discutir na internet com qualquer uma Inclusive eu que sou Deputado o tempo todo o pessoal lá comentando você só podem votar e ser votada graça o movimento feminista Não eu só posso votar e ser votada graças ao fascista de Getúlio Vargas no caso específico do Brasil vamos se localizar certo vamos se localizar por quê que nós podemos voltar Por
que Getúlio Vargas concedeu o direito ao voto que Getúlio Vargas não tinha nem medo dos homens brasileiros muito menos ele teria de uma passeata com cartazes feminino certo então ele concedeu esse direito ao lá na página 94/95 do meu livro eu falo sobre esse caso brasileiro que é o caso da Celina Guimarães aconteceu Em 1927 a Celina Guimarães é a primeira pessoa feminina primeira mulher da América Latina a conseguiram Tito E aí você pensar meu Deus ela devia deveria ser uma super ativista feminista a Simone povoado Brasil bom ela nos conta a Celina Guimarães os
conta aqui o marido dela era muito simpático à causa dos direitos das mulheres então onde ele saiu de casa e foi ao cartório e pegou um título de eleitor para ver ele simples que chega a casa com título de eleitor e assim ela conquistou o direito a voto depois que isso aconteceu as feministas começaram a procurar a Celina Guimarães que era uma mulher comum queriam colocar a revista queria fazer entrevista colocar a cena lá falar na água e enfim queriam explorar a imagem da Celina como se ela fosse uma grande militante da luta sufragista coisa
que ela não era então só para você ter uma ideia aqui no Brasil quem liderava o movimento do sufrágio era aberto a luz que nasceu em a morrer 76 aberta a luz grande líder do movimento feminista só conheceu a Celina Guimarães depois que a Celina já tinha o título de eleitor como auxilia na conquista de um título de eleitor o marido dela foi lá imprimir título de eleitor no cartório uma coisa eu me sinto e como ela foi muito Muitas vezes procurada procurada para dar entrevistas Ela acabou dando algumas entrevistas e olha só o que
a Celina Guimarães isso tá lá na página 94 e eu não fiz nada tudo foi obra do meu marido que empolgou-se na campanha de participação da mulher na política brasileira e para ser coerente começou com a mulher dele levando o meu nome algodão sou grata tudo isso que devo exclusivamente é o meu saudoso marido ela nem sabia quem era aberta Lourdes dos movimentos feministas sufragistas ela não procurou por ninguém nos fez passeata nenhuma simplesmente o direito ao voto E esse título foi Em 1927 Lembrando que o direito Então a partir da década de 30 o
direito ao voto às mulheres foi reconhecido pelo nosso ditador Getúlio Vargas certo nós temos um exemplo da Celina como eles exemplo chave que fecha a questão de como voto foi concedido em quase todos os lugares e quase todos os países concedido às mulheres às Poderemos falar também mas eu vou deixar você pesquisar aí depois que você encerrar aula som e emmeline pankhurst é uma personagem da Inglaterra líder do movimento sufragista que foi de esquerda que colocou as filhas no momento sufrágio que brigou com as próprias filhas por causas sociais e depois acabou do fim da
vida entrando para o partido conservador que foi onde ela conseguiu pedindo o que ela não tinha conseguido fazendo algazarra você vai pesquisar um pouco aí sobre emmeline pankhurst vai ver que ela criou o movimento mais radical do sufrágio que a gente conhece da época ela fazia barricada jogava bomba na casa dos políticos e sim e tudo isso que ela fez por décadas não levou a nada depois da Primeira Guerra Mundial e depois da primeira guerra mundial lá decidiu abandonar esses métodos e resolveu simplesmente aliando os seus conservadores que tinham simpatia do Povo pedir Conversar lá
com os políticos conservadores e e articular a conquista do dia é basicamente conversando porque não precisa fazer barricada e solta a bomba porque Como diria o Chester do que também era que também era inglês que também Escreveu o quê lá da Inglaterra bastava pedir que os homens consideramos enfim essa é brevemente a história do direito ao voto nos vemos alguns países aí Suíça Brasil Estados Unidos da Inglaterra eu vou deixar para você pesquisar Quem era uma suffragettes e as sufragistas dois movimentos diferentes a suffragettes eram as mais violentas mais radicais e as sufragistas as mais
moderadas Ah e tudo isso para você ter uma noção de como aconteceu a marca principal da primeira onda isso que a gente ouvir o tempo todo a primeira onda do movimento feminista basicamente consiste na Luta pelos direitos civis e pelo direito ao voto mas isso não é verdade e é assim que nós vamos encerrar a aula hoje demonstrando como na verdade a questão do voto EA questão do trabalho foram questões e conquistadas ou concedidas desenvolvidas por uma série de outras forças aí de capitalistas força de guerra partido político além do movimento feminista e que não
existe essa distinção entre concentre feminismo bom de primeira onda e feminismo ruim segunda onda Se você começar a ler alguns livros anti-feministas traduzidos e como até esse aqui o outro lado do feminismo da Suzane vem das filhos levo aí você vai ver que as autoras chegam várias vezes a dizer isso não movimento feminista foi muito importante mas agora não é mais você provavelmente até já ouviu eu mesmo já ouvi um padre que eu sou muito fã nos cursos dele e tal Falando Em algum momento a momento ele está foi muito importante era importante para conquistar
a e b mas hoje não é mais essa isso não significa que a pessoa está sendo desonesta mentirosa o esquerdista mas que ela simplesmente não percebeu com detalhes não estudou com detalhes da história da primeira onda lá na primeira onda do movimento feminista você já tinha todas as grandes líderes com o pensamento revolucionário ligadas aos movimentos e socialismo Fabiano marxismo-leninismo os trotskistas como Alexander contar desde sempre essas mulheres like lideravam outras mulheres estavam liga o momento de esquerda e não existe portanto essa distinção de feminismo bom e descer mesmo ruim o feminismo para nós somos
conservadores cristãos de direito organismo sempre foi ruim não teve uma pausa quer ver aqui no livro das suzanne venker que esse daqui o outro lado do feminismo a gente lê um uma o encerramento que ela faz ela tira uma conclusão eu vou compartilhar com você só para você ver como esse pensamento frequente ela nos diz o seguinte as sufragistas Lutaram e venceram em 1920 pelo direito de voto das mulheres em todos os 50 estados americanos mas elas eram mulheres que se baseavam na família e não tinham vontade de erradicar a natureza feminina definitivamente elas também
eram contra o aborto Oi quem é que está sendo isso para gente a fila chefe que é uma ativista conservador anti-feminista mesmo ela tá de tá com essa ideia na cabeça Olha que ela nos diz não tinha vontade de indicar a natureza feminina definitivamente elas também eram contra o aborto não é verdade nos vamos ver isso adiante não é verdade Essas mulheres abortistas já estavam presentes na primeira onda as mulheres a de família a sua aquelas aquelas que escreveu a Bíblia de feminista ela odiava o casamento ela praga já vi de casamento a escravidão que
maternidade escravidão era uma pessoa mulheres que não defendiam a feminilidade de forma o gol EA se estivesse Eles continuam as feministas dos anos 1960 ó aí ela faz uma divisão para trás de 1960 gente boa frente a sua Vinícius dos anos 1960 por outro lado não eram a favor da família além de enxergar o aborto como uma que os direitos das mulheres elas veem o lar como uma prisão essa é uma declaração da filha Electra e olha é uma declaração por mais maravilhoso que seja esse livro e por mais bem intencionada que seja filho chefe
é uma informação que não é verdadeira as mulheres de primeira onda até mesmo as mulheres protofeministas de antes da primeira onda já eram mulheres antes monogamia anti-casamento antiga Igreja Católica ante protestantes também em alguns contextos Então você está vendo todas as primeiras sufragistas e as próprias feministas todas as grandes líderes eram mulheres revolucionários na página 138 do meu livro eu faço mais uma situação para reforçar esse pensamento diz o seguinte e embora divisão entre boa onda e mar onda feminista tenha sido assumida por quase todos os críticos parece-me evidente que nenhuma mulher de boa índole
teve destaque na liderança do movimento desde que ele surgiu do próprio feminismo Olimpo era facilmente confundida com a dançarina noturna e Mary wollstonecraft lembram dela queria ter um relacionamento poliamoroso com Henry fuseli Elizabeth tentam famosa na primeira onda tinha uma uma visão obscura do casamento e abandonou cedo a formação EA fé cristã que teve mais do que isso e número as pesquisas apontam que uma mudança acentuada no comportamento sexual já vinha ocorrendo desde o século desde o início do século 20 décadas antes do Advento da segunda onda segunda onda 1960 ou seja o feminismo já
nasceu com as mas pretensões que só foram explicitados tardiamente a maior das eugenistas e abortistas O que é Margaret sanger por exemplo já estava em plena atuação 40 Anos Antes da Rebelde década de 1960 o protecionismo de uso thronecraft já dava os primeiros passos em direção a ideologia de gênero e tinha em sua musa um exemplo do desregramento sexual ainda no século 18 ou seja todas essas grandes líderes que nós vemos eram antes conservadoras antes família anti-feminismo e nós estamos a última aqui que emagrecem Gere que é uma feminista de primeira onda então só para
você ter uma ideia a Margaret sanger que é uma das mulheres mais importantes da primeira onda atuação dela era de 1910 1920/1930 viveu três quatro décadas antes da Simone de vovó publicar o segundo sexo antes de começar a segunda onda é uma das maiores e os genes estas e abortistas que existe movimentos feministas é na primeira onda já então não existe essa e entre um bom feminismo eo mal feminismo o que existe é a atuação de mulheres isoladas que evidentemente podiam ser sim boas mulheres mulheres cristãs Como por exemplo o caso da Celina Guimarães que
conquistou o direito ao voto sem estar ligada a movimentos nenhum e esse é um outro preconceito ou uma outra falácia que nós temos que tirar o nosso cabeça de uma vez por todas de que o movimento feminista é um movimento que representa todas as mulheres e que as mulheres só podem ser representadas se forem pelo movimento feminista Então nós vamos ver agora a nossa próxima aula 5 ou um pouquinho sobre quem foi a Margaret sanger para entrarmos na segunda aula da segunda onda assim nós veremos na próxima aula de 1960 em diante era uma onda
completamente focada Nas questões sexuais a nossa primeira aula Nossa lembra disso nós falamos sobre 1790 em diante sobre o próprio feminismo falava só só o sexual e a nossa última aula aula número 5 Nós também vamos falar muito sobre a revolução sexual porque afinal Essa é a única pauta relevante e verdadeiramente imutável do movimento feminista desde que ele nasceu desde que ele era uma sementinha até hoje na terceira ou quarta um de nós já estamos enfrentando os problemas da ideologia de gênero então espero vocês lá quinta aula para gente falar sobre a segunda onda do
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