iluminação de três pontos o esquema mais básico de luz com uma luz principal luz de preenchimento e luz de recorte Tá mas por que que isso funciona e o que que eu preciso para conseguir fazer desse sentimento Sinceramente eu diria que uns 80% dos videomakers ainda estão fazendo vídeos muito mais parecidos com isso daqui do que com isso daqui eu posso te falar não é o modelo da minha câmera nem um modelo dos equipamentos de luz que a gente tá usando aqui mas sim como que essas luzes estão posicionadas aqui dentro dessa sala então vamos
começar entendendo esse esquema de iluminação que é fundamental e vai funcionar em absolutamente todos os vídeos que você for produzir mais do que isso é possível da gente usar a luz de três pontos como base para construir visuais ainda mais complexos tipo que a gente fez aqui mas pra gente colocar tudo isso em prática precisamos entender cada um dos elementos dentro da construção desse esquema de luz começando Pela Luz principal também chamada de quem Light como o nome disso ela é a luz mais importante também a luz mais intensa de todas que a gente vai
colocar no nosso ambiente ela que vai definir a claridade da cena a temperatura de cor da sua cena se vai ser mais quentinho ou mais frio e quando a gente olha para nossa história nós começamos a perceber o uso da Luz principal na arte lá no período da Renascença naquela época os pintores começaram a usar uma técnica chamada de kyaraus kuro que basicamente criava um contraste entre a luz e a sombra nas pinturas se a gente fizesse um paralelo com o que a gente vive hoje e se a gente tratasse as pinturas como se elas
fossem uma fotografia é como se as pinturas tivessem uma fonte de luz única no caso é a luz principal e ao longo da história teve um pintor que se destacou muito por usar essas técnicas o Rembrandt Guarda esse nome Porque apesar de difícil ele é bem importante lembra meio que conseguiu masterizar o uso da Luz principal E como que ela vai criar sombras e modificar o visual da cena ou no caso dele da pintura mas de forma técnica o posicionamento da Luz principal vai editar a sombras do o nosso vídeo O que é tão importante
quanto o que está sendo iluminado de fato normalmente a luz principal vai ficar posicionada 45 graus da nossa câmera seja do lado direito ou do lado esquerdo ela vai iluminar um dos lados do assunto que está sendo filmado e naturalmente ela vai gerar uma sombra do outro lado e conforme você vai modificando a posição e o ângulo de ataque Dessa Luz você vai vendo que ela vai criando diferentes sombras nas cenas isso é muito legal da gente perceber porque permite que a gente Experimente resultados diferentes simplesmente mudando a luz de lugar inclusive sobre sombras a
gente define o tipo de luz que nós estamos usando de acordo com as sombras que ela vai gerar eu tô falando da diferença entre luz dura e Luz suave basicamente uma luz dura é uma luz que vai incidir diretamente sobre a pessoa ou sobre o objeto e ela vai gerar sombras muito escuras e muito bem definidas esse tipo de iluminação traz bastante drama bastante peso pro vídeo que você tá gravando isso funciona muito bem para um depoimento carregado de emoção ou então um vídeo onde você queira re as feições da pessoa ou detalhes do objeto
já Lu suave gera sombras muito mais suaves a luz suave é basicamente pegar a luz dura e colocar o que nós chamamos de difusor na frente dessa luz e esse difusor vai espalhar a luz você já deve ter visto um softbox um Octa Box ou até talvez você tenha usado um sulfite um papel manteiga na frente de uma lâmpada você vai conseguir perceber como a luz gera sombras muito mais suaves E essas sombras suaves não carregam aquele drama que as sombras duras carregam Então a gente tem um aspecto muito mais neutro na nossa imagem e
você lembra do Rembrandt Então parece que o Hebreus usou softbox na hora de fazer as pinturas dele inclusive existe um tipo de luz que nós chamamos de luz de renda que é justamente uma iluminação que vai gerar sombra suaves mas principalmente um pequeno desenho de um triângulo ali na bochecha da pessoa que está sendo iluminada esse triângulo é visível nas pinturas dele e quando a gente usa esse esquema de luz que é basicamente você pegar a sua luz principal sendo uma luz suave posicionar a 4 55 graus da câmera só que numa altura muito maior
e no ângulo de ataque que venha mais ou menos a 45 graus apontado para o chão também Esse resultado é bastante famoso e bem bonito só que a luz suave ela tem um problema ela costuma espalhar muito e vazar para o fundo para evitar esse problema a gente usa um acessório que nós chamamos de Grid também conhecido como Colmeia a sua luz vai ficar um pouco mais fraca porém ela vai ficar direcionada e vai iluminar apenas o que tá ali próximo da sua fonte de luz ou seja não vai vazar pro fundo é o que
eu tô usando aqui nesse momento para que a luz principal incida apenas em mim e não ilumine lá no fundo pode ver que se eu apagar essa luz o fundo continue iluminado igual a diferença é muito pouca inclusive Muita gente me pergunta como fazer para que a luz principal não fique refletindo nos óculos tipo assim tá vendo aqui o reflexo é simples é só tirar a luz da altura dos olhos a minha iluminação principal ela está muito mais acima do meu rosto mais importante de tudo isso perceba que não é a luz mas sim a
sombra que cria Sensações e que quando a gente está reposicionando a nossa luz não é para iluminar de uma forma diferente mas sim para criar sombras de forma diferente toda essa operação dos equipamentos de iluminação e tudo mais eu mostro na masterclass de operação do apture 300d que está disponível lá na assinatura da Brainstorm Academy depois vale a pena dar uma olhada mas nem só de luz principal vive o setup de três pontos a gente tem uma segunda luz que é chamada luz de preenchimento essa luz serve para amenizar a sombras criadas Pela Luz principal
E aí que entra a luz de preenchimento que precisa sempre ser suave e ela também tem que ser com uma intensidade muito menor do que a da Luz principal se você coloca uma luz de preenchimento na mesma intensidade da Luz principal você vai ver que o rosto da pessoa vai ficar completamente chapado liso porque o intuito da Luz de preenchimento é criar tridimensionalidade as pinturas da Renascença eram tão revolucionárias porque elas tinham volume e o seu vídeo só vai ser revolucionário também se tiver tridimensionalidade por isso a gente vai posicionar essa luz 45 graus do
lado oposto da Luz principal no mesmo eixo da câmera só lembrando que ela tem que ser mais fraca que a luz principal e na mesma temperatura de cor que a luz principal definitivamente Não misture uma luz branca com uma luz amarelada por exemplo aí se você não tiver uma segunda fonte de luz para ser a sua luz de preenchimento tipo um outro softbox por exemplo você pode usar um rebatedor quando a luz é rebatida por uma superfície que não seja um espelho ela sempre volta de uma forma mais difusa gerando sombras mais suaves e tudo
pode ser um rebatedor desde um rebatedor profissional mas também um isopor um lençol uma parede branca o teto tudo isso vai te ajudar a eliminar sombras pesadas do lado oposto do rosto ou do objeto que você tá filmando e se você não tem equipamentos para isso não tem problema depois se você puder dar uma olhada na masterclass de produção de vídeo de baixo custo que a gente tem lá na pracinha marcado você vai aprender um monte de gambiarras legais para conseguir fazer sem ter que investir muita grana e ainda assim conseguiu o resultado legal e
para fechar a nossa luz de três pontos nós temos a luz de recorte ela serve para separar a pessoa ou objeto do fundo e dar destaque para ele basicamente ela direciona o olhar ela vai ser posicionada no fundo da cena mais importante é que ela tem que estar sempre no mesmo eixo da Luz principal só que agora posicionada atrás da pessoa ou do objeto e duas coisas legais sobre a luz de recorte primeiro que ela pode estar numa temperatura diferente da Luz principal você pode colocar ela amareladinha por exemplo para criar um contraste de cor
e ela também pode ser uma luz dura que isso vai criar uma silhueta um desenho aqui em volta muito mais intenso e junto com a luz de recorte você também pode usar luzes práticas que aí já é um extra da iluminação de três pontos por exemplo aqui no meu estúdio eu estou usando uma luz principal que é bastante grande por isso eu não precisei de uma luz de preenchimento mas logo aqui atrás de mim em cima eu tenho uma luz de recorte E o restante dessas luzes aqui em volta esses abajures e tal nós chamamos
de luzes práticas e dá para você aprender a usar essas luzes praticas no seu cenário na nossa masterclass de iluminação e cenários para vídeo você vai ver como que o Bruno monta na prática o cenários aqui na Brain só a metade Academy inclusive esse daqui foi ele que montou E com isso fica bastante Claro que não importa a câmera não importa a fonte de luz que você vai usar se você conseguir pensar no posicionamento dessas luzes nas características delas você vai conseguir um bom resultado Isso é fato aquele vídeo bonito aquele filme que você assiste
cara vai por mim não é câmera não é lente é a luz Inclusive eu vou deixar aqui uma aula liberada na Master Class iluminação em cenários pra vídeo pra você assistir eu tenho certeza que você vai curtir vai aprender muita coisa legal depois assim na brainly Academy para acessar essa Master Class tá o link da assinatura tá aí na descrição também espero que esse vídeo tenha te ajudado meu nome é Matheus Ferreira eu vou ficando por aqui um forte abraço e até a próxima tchau