[Música] Olá pessoal na aula de hoje nós veremos o conhecimento científico como eu falei na aula passada O Homem ele tem uma necessidade desde que ele se encontra no mundo de explicar esse mundo em que ele vive a ciência vai ser mais uma forma explicativa lembrando sempre nós tivemos o mito como primeira forma nós tivemos a filosofia surgindo no Decor do tempo e nós temos também o conhecimento científico hoje que tanto se fala em ciência que tanto se fala em descobertas científicas que tanto se fala em inovação científica cabe a gente se perguntar o que
é a ciência como ela se formou fazer um mapeamento fazer um breve histórico do que vem a ser a ciência e como sempre a melhor coisa a ser feita é etimologia etimologia o estudo de como as palavras se formam de onde elas vêm é uma coisa muito importante na hora de a gente fazer uma questão de vestibular por exemplo eu não sei o que significa aquilo ali eu tô meio perdido na questão mas eu tenho uma noção de etimologia eu sei que essa palavra o parte dessa palavra significa tal coisa então fica a dica importante
ter a etimologia como um certo Hobby etimologicamente então a palavra ciência provém da onde do latim ciência ciência que significa conhecimento ou sabedoria mas é um tipo específico de conhecimento como nós definimos a ciência hoje né numa terminologia mais contemporânea digamos assim é um tipo de conhecimento que procura compreender o mundo racional mente e até esse ponto é muito similar ao pensamento filosófico com aquela ideia da incorporação do logos da razão e não mais a partir de elementos fantásticos aqui pessoal cabe uma reflexão importante também vocês lembram que na aula passada eu havia dito que
os pré-socráticos aqueles primeiros pensadores abriram caminho não só para a filosofia mas também para a ciência ao incorporar a razão na observação do mundo então aquela passagem do mito para a filosofia de um conhecimento mítico para um conhecimento racional significa justamente a procura para explicação a procura pela explicação do mundo dentro do mundo naquilo que a gente pode perceber e naquilo que a gente pode observar e não mais exatamente fora dele e procurar a natureza no natural e não mais no Sobrenatural como faziam os mitos as religiões mais antigas e etc então este mundo tem
que ser mais compreensível para o homem ele ele tem que ser mais previsível para o homem para que o homem consiga se situar nesse mundo então a ciência vai ser um instrumento vai ser uma ferramenta vai ser uma forma de conhecimento que vai ajud nesse sentido de um ponto de vista mais material daquilo que a gente observa tal como thalis começou a fazer e outros seguiram por este caminho o conhecimento científico por outro lado a gente também deve fazer uma reflexão que reflexão é essa ele não é infalível ele não é inquestionável e uma prova
disso é que ao longo do tempo ele vai se modificando algumas teorias vão deixando de ter valor algumas teorias vão deixando de ter a sua validade melhor dizendo E vão dando lugar a outras teorias que vão explicar a realidade de uma maneira melhor até que uma outra teoria surja apareça para derrubar aquela anterior e assim sucessivamente Isto é existe uma progressão existe um progresso na medida em que o homem vai conhecendo melhor o mundo vai criando instrumentos para conhecê-lo melhor portanto pessoal é difícil a gente dizer que a ciência ela possui uma verdade absoluta sobre
as coisas por basta que a gente pense que ela está nesse processo constante de modificação isso fazendo esse tipo de raciocínio Nós evitamos também incorrer naquele mesmo preconceito jeito de que eu falei na primeira aula o mito é uma forma válida de explicação do mundo assim como a filosofia e assim como a ciência não existe uma forma exatamente superior melhor do que outra para a gente fazer essa explicação da realidade certo a ciência não é uma coisa pronta e acabada ela está em Progresso ela está em transformação e afinal de contas nós sabemos tudo sobre
a realidade a ciência mesmo tendo esse aparato todo que nós percebemos hoje conseguiu explicar tudo ainda não portanto não é tão inquestionável tão infalível quanto Algumas pessoas pensam na antiguidade Nós voltamos para a Grécia então sobretudo a antiguidade grega não havia uma distinção muito nítida muito clara entre o que era filosofia e o que era ciência isso vai se passar na idade moderna a partir do momento em que um Pensador chamado Galileu Galileu já no Renascimento criará o método científico como nós veremos mais adiante Então vai haver essa separação enquanto busca racional para explicar a
realidade não havia muito na Grécia na antiguidade em geral essa distinção ou seja os pré-socráticos procurando arqué procurando a substância que criava o mundo que criava a realidade estavam especulando pensando filosoficamente tanto quanto estavam observando para os fenômenos naturais observando os fenômenos naturais então não hav Vista distinção muito clara Aristóteles Pensador da antiguidade grega também vai ser o primeiro a classificar as ciências fazer uma catalogação das ciências e fazer uma distinção entre elas né classificá-las de uma maneira geral o pensamento aristotélico se caracteriza por fazer classificações de tudo que existe catalogar anizar a realidade para
que a gente consiga conhecê-la melhor então por um lado nós temos as ciências teóricas como ele denomina que a física a matemática etc são aquelas ciências que nos parecem ainda hoje mais abstratas E no caso da Matemática bastante complicada aí para todo mundo não é e nós temos também as ciências práticas para ele que ciências são essas ciências digamos assim que o homem utiliza mais o seu cotidiano que é o conhecimento a respeito da Moral da política da lógica para que a gente possa construir uma fala mais coerente para que a gente consiga argumentar de
uma maneira mais racional de uma maneira mais eficiente a moral para que a gente consiga se situar no mundo e conviver com os demais de uma maneira h mais bacana de uma maneira melhor seguindo certas regras e a política também como uma espécie de desdobramento disso como vai ficar claro nas próximas aulas importante aqui há uma preocupação já com essa separação entre filosofia e ciência em Aristóteles que foi digamos assim o último grande Pensador dessa antiguidade grega nós temos também um período que esse período eh se segue após pós a morte de Aristóteles é o
chamado período helenístico da história grega perguntem lá pro professor de história de vocês ou melhor assistam as aulas as aulas de história antiga e vocês vão perceber o quê a Grécia invadida pela Macedônia etc Felipe I depois Alexandre o Grande vai suceder Felipe I era seu pai e Nós entramos no chamado período helenístico período em que a Grécia estava dominada pela Macedônia houve uma troca cultural muito interessante já que Alexandre o Grande especialmente eh uniu a Grécia ao Oriente de alguma maneira H ocorreram intercâmbios ali conhecimentos que proviam do oriente chegaram à Grécia e vice-versa
então nós temos um grande desenvolvimento da física da ciência aqui neste período porque vários conhecimentos oriundos de várias partes do mundo se se somaram E aí nós temos o trabalho de pensadores como Arquimedes já ouviram falar da física do barquinho da flutuação dos corpos da alavanca D dá-me uma alavanca eu movo o mundo por aí é um tipo de conhecimento físico que já vinha sendo elaborado aqui antes de Cristo ainda assim como aristarco calcula distâncias entre a terra o Sol e a Lua distâncias entre os corpos celestes de uma maneira bastante precisa isso nos impressiona
até hoje porque os recursos da época eram bastante parcos bastante limitados mas mesmo assim utilizando a matemática o pensamento racional Lógico ele conseguiu fazer cálculos desse tipo tal como eratostenes vai conseguir medir a circunferência da terra com um grau de de acerto bastante admirável também para os dias de hoje aqui cabe uma outra reflexão pessoal por quando nós eh percebemos o avanço da história nós costumamos geralmente dizer que a idade média complicou um pouco essa questão do avanço do desenvolvimento científico geralmente a gente costuma colocar a culpa disso toda lá na idade média em razão
do teocentrismo né do conhecimento que vem dos sentidos da nossa observação de mundo estar bastante desvalorizado nesse período mas a gente esquece também que Roma era uma civilização mais militarizada e muito menos voltada para a produção de um conhecimento mais filosófico ou científico como havia sido a Grécia o que cabe a gente menagem importante então A esse respeito se esse conhecimento produzido lá no período helenístico por Arquimedes eratostenes etc não tivesse sofrido essa interrupção que consistiu em milênios né se a gente somar Roma somar a idade média e essa forma de procurar o conhecimento só
foi retomada muito tempo mais tarde no Renascimento caso não tivesse aido essa interrupção estaríamos mais avançados hoje em termos de conhecimento científico Provavelmente sim mas cabe uma outra pergunta dentro disso tudo o planeta existiria ainda não teria temos consumido já todos os recursos pensem nisso é um bom tema de redação inclusive para fazer um treino a respeito daquilo que o Enem os vestibulares em geral vão pedir nós temos então depois depois da idade média o período do renascimento que como eu disse retoma essa perspectiva de um conhecimento mais científico por qu Ah o teocentrismo ele
dá lugar ao antropocentrismo nesse período aqui lá em história a gente percebe bastante isso né é o antropocentrismo vai voltar a vigorar como maneira de ver o mundo de entender o mundo e ele quer dizer justamente o seguinte o homem agora volta a ser considerado tal como era lá na antiguidade grega um ser capaz de obter conhecimento da realidade e não mais apenas um conhecimento revelado por Deus como queria a idade média como a idade média impunha sobre os homens então é por isso que no renascimento a partir desse antropocentrismo nós teremos um desenvolvimento bastante
amplo uma retomada do conhecimento científico uma retomada do seu desenvolvimento Então muitos nomes vão figurar na lista de pensadores renascentistas que vão aos poucos dando origem aquilo que a gente chama de ciência moderna aqui o homem vitruviano uma gravura um desenho de Leonardo Da 20in que simboliza o renascimento Ah quando a gente se depara com material com alguma coisa sobre o renascimento invariavelmente essa imagem vai estar ali porque é um homem né um homem na sua Plenitude realizando movimentos e etc então é esse homem que é capaz de mover-se que é capaz de entender a
natureza que é capaz de se mover por si que é capaz de entender o mundo que vive Aqui Nós Temos vários nomes importantes eh dentro disso tudo nós temos Nicolau Copérnico que eh vai se contrapor a um conhecimento que já vinha de muito tempo o conhecimento de Aristóteles um conhecimento de Ptolomeu e que a Igreja Católica se utilizou muito se utilizou bastante disso na na Idade Média que que é uma teoria segundo a qual eh a terra seria o centro do universo ou seja o geocentrismo Nicolau Copérnico vai ser um físico um astrofísico astrônomo moderno
etc e que vai se contrapor e vai trazer para nós o heliocentrismo M Isto é o sol é o centro do universo senão do universo do Sistema Solar os planetas giram gravitam ao redor dele e e assim ele se contrapõe a uma verdade que estava instituída já há muitos séculos Johannes Kepler vai utilizar o cálculo matemático para medir os movimentos dos planetas vai descobrir que os planetas fazem movimentos também elípticos e tal Galileu Galilei Como Eu mencionei antes ele vai de alguma maneira comprovar o heliocentrismo de Copérnico e ele vai também criar o método científico
então nós costumamos dizer que é Galileu que criando método científico opera a verdadeira separação entre filosofia e ciência Isto é filosofia tal como nós vemos hoje como nós vemos a partir daqui é um conhecimento mais especulativo sobre o mundo mais abstrato sobre o mundo é conhecimento também ao passo que a ciência é um conhecimento digamos assim mais prático mais racional mais empírico Isaac Newton bom acho que todo mundo sabe ou quase todo mundo sabe né ah lei da gravidade leis de Newton etc ele vai fundar praticamente a física moderna e vai ter fã clubes aí
pelo mundo até hoje isso tudo nos leva a um certo conflito o primeiro grande conflito que nós tivemos na história do pensamento filosófico foi aquele que nós vimos na aula passada entre mobilismo E imobilismo isto é entre Heráclito e parmenides tudo Tá se movendo tudo tá mudando ou tudo tá parado aqui quando nós chegamos à idade moderna nós teremos também um conflito de ideias que conflito é este temos de um lado os racionalistas e temos de outro lado os empiristas os empiristas acreditam que o conhecimento verdadeiro que é a melhor forma de buscar conhecimento do
mundo eh são os sentidos é aquilo que a gente percebe e depois a nossa mente pega esses dados que nós captamos pelos sentidos e elabora esses dados para nos dar um conhecimento organiza esses dados já os racionalistas pensam oo contrário o processo do conhecimento é estee quer dizer nós podemos perceber as coisas pelos sentidos mas a mente faz o papel principal e além de tudo nós trazemos conhecimentos já dentro da mente que não são os sentidos que nos trazem quem Funda o racionalismo um Pensador chamado Renê carart o empirismo terá outros nomes na história da
filosofia como John Locke como David hilme como George berkley como Francis Bacon E por aí vai então é um conflito que vai se fazer presente muita gente vai pensar a respeito dele aqui nesse período e ele vai começar a ser solucionado lá na virada do século XVI pro século XIX quando há uma certa síntese entre essas duas correntes feita por um filósofo chamado Emanuel Kant isso nós veremos depois quando nós chegamos ao século XIX o século XIX ele é marcado pelo entre aspas Triunfo da ciência por uma valorização da ciência por uma glorificação da ciência
como forma de explicação de mundo nós vimos a ciência não é melhor nem pior do que outras formas eh de explicação de mundo de conhecimento da realidade mas no século XIX as pessoas em geral não vão pensar assim vão colocar a ciência eh na ponta desse desenvolvimento de conhecimento humano e nesse sentido nós teremos o Augusto conte que é o fundador de uma corrente chamada positivismo que muita gente conhece que vai influenciar bastante o Brasil a política brasileira lá no século XIX né vejam isso nas aulas de História do Brasil na proclamação da república isso
está bastante presente mas esse pensamento além de um lado político ele tem um lado científico também por que positivismo Por que que esse nome é é dado a essa corrente Por que que Augusto conte dá esse nome a essa corrente positivismo porque é ismo tudo que é ismo equivale à crença a gente traduz por crença é a crença no positivo que positivo nas ciências positivas as ciências em geral quando a gente observa a realidade quando a gente parte de um conhecimento da observação da realidade bem científico como nós definimos hoje nós falamos que é um
conhecimento Positivo né obtido assim concretamente a partir da realidade ou seja o positivismo seria uma crença na superioridade das ciências positivas dessas que partem da observação e da experimentação como forma de conhecimento válida e principal aí da humanidade assim como Aristóteles havia feito lá na antiguidade Augusto conte vai fazer também uma classificação das ciências sendo uma classificação mais ou menos de caráter evolutivo que vai das ciências mais simples no entender dele é claro para as ciências mais complexas então ele fala que a matemática é a ciência mais simples de todas vocês concordam com isso a
eu acredito que não principalmente na hora de fazer a prova mas ele acha que ela é mais simples também por uma questão de ordem cronológica no tempo ela foi a primeira a surgir na opinião dele depois vem a astronomia depois vem a física sempre crescendo em complexidade depois vem a química vocês acham que física ou química é mais complexo é mais difícil ou é tudo a mesma coisa para ele a química era mais difícil mais complicada ainda depois vem a biologia e por último vem a sociologia que é uma ciência que ele mesmo cria que
estaria aí para compreender o homem os fenômenos sociais humanos e tal e a gente vai ver isso mais adiante bom esse século XIX por essa crença toda na ciência gerou certos problemas para nós ou seja gera uma espécie de paradoxo gera uma espécie de contradição uma contradição que está aí até hoje e que nós vamos dar o nome de mito do cientificismo Por que que é importante a gente fazer essas distinções de filosofia ciência mito mas não colocar essas formas de conhecimento em ordem hierárquica isto porque a gente acaba cometendo uma certa ilogic dade ao
colocar a ciência como a digamos assim a parte mais elaborada do pensamento humano do conhecimento humano Por quê a gente passa de alguma maneira a ter fé na ciência não é verdade por exemplo a ciência não descobriu isto ainda quem não pensa assim então a gente acredita que a ciência se não descobriu vai descobrir mas Qual é a garantia concreta de que a ciência vai descobrir ou que vai descobrir tudo como muitos entusiastas pensam ou como no século XIX não só Augusto conte muita gente pensava Isto é nós chamamos essa crença na ciência de mito
do cientificismo Isto é a gente passa paradoxalmente a ter uma espécie de fé na ciência quando a gente acredita que se ela ainda não descobriu se ela ainda não deu a chave de compreensão do mundo ela vai dar porque ela vem num movimento crescente e evolutivo será que isso é tão verdadeiro assim Será que um dia a ciência será capaz de real nos dar conta de toda a realidade compreender tudo é uma pergunta que fica aqui está Augusto conte né que temos um retrato dele e por hoje era isso pessoal um beijo para todo mundo
e até a próxima aula [Música]