FILOSOFIA 8 - RACIONALISMO E EMPIRISTAS

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100aula
Vamos ver mais um passo decisivo na consolidação da filosofia da ciência, uma reinterpretação das an...
Video Transcript:
e aí oi e aí galera beleza hoje nós vamos ver aqui dois assuntos juntos o racionalismo eo empirismo e não precisa ser complicado na verdade não é complicado você só precisa entender essa imagem vou botar aí maior você tá vendo essa imagem observa tá enxergando o que você tá começando a ver uns pontinhos que aparece e desaparece ele tá piscando nas linhas brancas quando se cruzou tá vendo aí só botar outra vou botar outra aí ei observa agora tá se mexendo não tá assim mexendo vem voltando para nossa imagem original e aí vocês estão vendo
esses pontinhos ou não esses pontinhos existem porque se você falar que os pontinhos existem aí você tem que me provar como esse você falar que os pontinhos não existem aí complicou porque como é que você tá enxergando uma coisa que não existe como é que eu sei uma coisa vezes é uma coisa não existe parece é uma coisa óbvio parece uma pergunta besta dá vontade até de desligar o vídeo agora em fazer alguma coisa útil mas não porque nenhum tempo de fake news essa pergunta é crucial como é que eu sei que uma informação é
verdadeira como é que eu posso ter certeza e é nesse sentido que nosso colega de kart no livro o velho que eu uso há muitos anos aqui escreve o discurso do método seu objetivo tá aqui ó como é bonito sempre tive um extremo desejo de aprender distinguir o verdadeiro do falso para ver com clareza minhas ações e andar com segurança nessa vida quem não quer o objetivo desse isso daqui é importante até hoje para edificação do conhecimento científico o que esse cara vai fundar é basicamente um método para obter a verdade nesse caminho oi tá
preocupado com as origens os limites do entendimento humano porque ele tem certeza que todo mundo mais ou menos nasce com a razão estabelecida mas eu ver nos mais ou menos mais ou menos esse as pessoas eram não eram por ausência de razão mas por questões como as paixões os preconceitos a influência da educação a impaciência e até a pressa são esses os inimigos sem ser tivos sensoriais do pensamento cartesiano para o nosso autor as operações da mente são de duas naturezas a intuição ea dedução cuidado para não confundir com fundo do céu vai começar 2
selfie e a intuição a concepção completamente livre na dúvida que aparece a mente clara e de forma atenta nascendo apenas da luz da razão mas ser um método ainda precisa ser confirmado pela dedução e aqui ó só para lembrar a dedução é uma operação mental que começa de primícias maiores e consegue chegar no referência menor um método que tá aqui na capa do livro ele consiste em uma série de estratégias de regras para entregar corretamente esses processos da dedução esse método dele era dividido em quatro etapas a primeira etapa talvez seja etapa mas engenhosa a
questão começa da seguinte provocação qual é a única coisa que você tem certeza é da morte e da vida é do céu é do amor é da existência não você só tem certeza da dúvida de viagem é essa velho porque ao duvidar da dúvida ah tá duvidando e ao ter certeza da dúvida você garante também a existência da dúvida a indagação o questionamento abrir a possibilidade da dúvida é o passo inicial para o processo de busca e alcance da verdade é o que ele vai chamar de dúvida hiperbólica o que é a dúvida hiperbólica é
a condição que me permite afirmar que não posso duvidar de que sou eu que estou duvidando e um ato de duvidar é o que garante a existência desse duvidador portanto pensar que é uma forma da dúvida garante a existência de quem duvida penso na dúvida logo existo penso logo existo cogito ergo sum de uma essa é a frase famosa dele e você deve chegar nelas sozinho com seu próprio raciocínio as outras três etapas faz parte dessa processual a segunda tem a ver com análise a terceira tem a ver com síntese e a quarta é o
próprio processo de revisão ou seja depois que você elaborar um questionamento aí agora você vai analisar quando seu professor sua professora fala assim análise essa situação ele tá querendo que você decomponha a situação analisar é transformar aquilo que é grande em partes menores a síntese é um processo de reconstrução daquilo que foi analisado mas agora você faz uma reconstrução racional e por último você faz a revisão das etapas o que é que eu duvidei eu queria a problemática eu fiz análise eu fiz a síntese e por último ainda faço um check list de tudo que
foi praticado veja que é uma sequência usada até os dias de hoje para um sujeito a alcançar essa verdade e por fim temos ainda a teoria das ideias indicar olha muito há três tipos de ideia segundo sua concepção essas idéias factícias não são fictícias as ideias inatas e as ideias adventicias não é adventista não a primeira são as ideias que são feitas tá dentro do plano dos conceitos os conceitos que nós operamos no dia a dia democracia é uma ideia factícia as ideias inatas seriam aquelas que já existem e subsistem na racionalidade humana deus pára
de cá é uma ideia inata e por último e aí sim o foco essas idéias que advém e você ficar sentado numa pedra vendo o movimento do sol ou seja recebendo essa ideia você vai enxergar com seus olhos o sol se movendo no horizonte mas veja bem você sabe racionalmente que isso não acontece portanto são essas idéias que vem do sentidos que vem da visão do tato queen a nossa capacidade de raciocinar é por isso que ele tá procura um método é uma forma de destrinchar de purificar essas idéias que advém dos sentidos daí a
informação mais importante de vídeo da cartes está fundando o racionalismo e aqui a gente também pode chamar de inatismo ou seja a razão é uma propriedade intrínseca do sujeito é algo que tá dentro é algo que tá objectivamente nosso jeito é mais ou menos isso que o racionalismo também natismo aqui tem a nos ensinar e está totalmente o oposto na próxima corrente ou seja os empiristas os empiristas vão pegar de karts e virar de cabeça para baixo e vai dizer outra tudo errado porque o conhecimento ele não vem de uma propriedade inata da razão que
observa o mundo contra os um dos organolépticos que nos enganam ao contrário se você quer saber que uma panela queima você tem que botar a mão nessa panela no fogo porque só a experiência garante a verdade a busca do conhecimento ela está moldada pela impperia pela experiência vamos ver quem são esses teóricos aqui eu tô basicamente colocando todo mundo dentro do mesmo barco e chamando de empiristas mas eu tô falando de francis bacon de john locke e david hume só um pedacinho de francis bacon eu gostaria de destacar falar eu tô do novo organizando em
aparecer naquele órgão já estão aquele aí você já fica ligado que esse pensamento aqui é um motivo vou pegar meu filho da carga defina para baixo aqui o pensamento de baixo para cima lá eu tenho uma ideia racional e conheça vou explicando mundo aqui eu vou subindo as experiências do mundo até chegar no pensamento maior esse evento do movimento é porque é lógico é importante 2000 e depois a [Música] e o que é que o francis bacon vai deixar claro da sua visão é impossível adquirir conhecimento verdadeiro só com a leitura só com turia só
ficando dentro do gabinete continha tal e filosofia tá o que que você tem que fazer você tem que usar a indução experimental um método que ascende a partir da experiência no mundo real para francis bacon é da acumulação de fatos da classificação e da interpretação que se obtém o conhecimento verdadeiro para the unlock o conhecimento advém da sensações tá totalmente diferente de de kart o racionalismo que acredita que o conhecimento pode ser obtido só por um esforço um método um estratagema mental não é preciso experience are o mundo terá sensações uma rosa ela não é
uma rosa em si na verdade ela é uma agregado as ações que se aglomeram o cheiro o toque a percepção da dor da cor tudo isso se a grande aí percebemos a rosa nesse sentido percepções que se associou no tempo criam as ideias ou seja os conceitos os conceitos não são inatos no já nascem na mente humana totalmente o contrário de de kart os conceitos é um histórico de acúmulo das percepções que organizam as sensações e tem mais a razão não é uma propriedade inata do ser humano a razão é o hábito de associar ideias
portanto a razão pode ser cultivada e a ideia do cultivo aqui é muito importante porque para declarar o ser humano nasce como um quadro em branco como uma tábula rasa você vem o número sem sensações sem percepção a ideia sem razão e com o tempo se você foi estimulado você vai aprendendo de um lado você vai ter uma teoria chamada de racionalismo na figura de género de cá que acredita no inatismo da razão que o conhecimento é o objetivo e é esse conhecimento que está aqui quem tem de um mundo que está lá fora no
outro lado nós temos uma gama de empiristas que acredita no oposto simétrico ou seja nós fomos uma tábula rasa não tem nada na mente e o mundo vai permitindo essa sensações que são reorganizados em percepções e ideias até constituímos uma forma racional de enxergar o mundo é claro que você que tá aí que é esperto que entende as coisas já sacou que é da mistura desses dois que nós vamos ter um método científico moderno baseado lá em calpe que é um método o livro hipotético que tem experiência quando eu juntar os dois nós vamos ter
a ciência moderna que trabalha com deduções mas que também trabalha com experimentos ou seja com a impediria nem valeu galera ó
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