A Revolução Francesa: Parte 1

731.3k views810 WordsCopy TextShare
Impérios AD
Quer apoiar meu trabalho? ▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀ Eu trabalho sozinho e produzo TUDO que você vê...
Video Transcript:
“Cof Cof. . .
Agora esse era o dono da França, Luis XVI E essa era a esposa fofa dele Maria Antonieta. A França era um dos países mais ricos do mundo, com as pessoas mais ricas e bonitas do mundo. Era um lugar que você queria estar se você fosse rico, ou crente poderoso, porque crentes poderosos e ricos tinham moral e não pagavam impostos; Agora se você fosse pobre, você dava até o que você não tinha No topo da sociedade estava o alto clero, ou seja, os crentes poderosos e sinistros, chamados de Primeiro Estado.
Depois vinha a nobreza, que formava o segundo estado. E abaixo de todos, rebaixado por todos, formando 98% da população, no submundo Francês, estava o Terceiro Estado, que era formado por um grupo que eu duvido que vocês vão saber quem é Viu só que sistema diferente E o rei Luís XVI era um fanfarrão: gostava de festas e de andar sempre bonito e na moda. Era o protótipo do rei vida louca!
Mas ele tinha um problemão: a França perdeu a guerra dos 7 anos, gastou a maior grana ajudando os Americanos na Guerra de Independência, e tavam quebradassos Mas, a verdade seja dita, os nobres também queriam ajudar a saúde financeira da França e se reuniram pra votar aumentos dos impostos pra eles também. E os pobres pagavam mais impostos, e ficavam mais pobres, com fome e doentes; E os ricos festejavam, e riam, e comiam e bebiam até que. .
. “Toc Toc” Com os ideais políticos e questionadores do iluminismo, a população francesa percebeu que junta era mais forte e podia muito mais do que imaginava. Então em 10/06/1789 eles abrem a Assembleia Nacional liderada por Emmanuel Sieyes, que com certeza eu estou pronunciando errado graças aos 3 longos anos de francês que eu nunca tive no ensino médio; Essa era a Assembleia do Povo, a primeira da história da França.
E quando o povo se reúne numa assembleia nacional, você pode ser o Rei mais brabo do mundo; suas fezes vão ficar molinhas, molinhas. E Luís XVI deve ter se sujado bonito, principalmente depois que o povo fez o “Juramento do Jogo da Péla” em 20/06/1789, que marcou o início oficial da Revolução Francesa. Mas o bicho só começou a pegar de verdade aqui, em 9/07: -Eu não concordo -Violência gera violência Em 14 de julho de 1789 o povo invade a Bastilha e conquista à força o maior símbolo da autoridade absolutista.
Isso causou um frenesi frenético no povo que ficou ainda mais violento. Desesperado, o rei manda fechar a Assembleia Constituinte, mas já era tarde demais. A Revolução e violência já tinham se espalhado como gangrena pelas ruas de Paris.
O rei já não mandava em mais nada; agora a França tinha governadores espalhados por todo país. O povo precisava de um lema que seria o centro da sua constituição: Liberdade, igualdade e fraternidade Mas eles tinham uma ideia bem clara do que eles queriam e podiam ter: eles queriam igualdade perante a lei, um sistema econômico sustentável e o fim da opressão. Não aquela fantasia de distribuição coletiva de bens e igualdade social que nunca funcionou em lugar nenhum.
O povo francês era só opressão: o rei foi obrigado a deixar o suntuoso Palácio de Versalhes e se mudar para o Palácio das Tulherias em París porque o povo queria ficar de olho nele. E o povo não queria saber de outra coisa: os bares e clubes viviam lotados, a imprensa publicava tudo. A alegria e moral do povo Francês tavam infinitas.
A revolução mexeu até com o topo da sociedade francesa: Agora a sociedade escolhe o clero; o clero obedece a sociedade. E Luís XVI era a face do pânico: O Rei é trazido de volta pra Paris sob os cuidados e proteção do experiente general La Fayette, que gostava do Rei. A Assembleia Nacional ainda queria uma monarquia; mas uma monarquia que os franceses não estavam acostumados, nem o rei: Mas não tinha jeito o rei tinha que se acostumar que o executivo, o legislativo e o judiciário eram poderes separados.
Agora a França estava debaixo de uma Monarquia Constitucional e em outubro de 1791 nasce a Assembleia Legislativa. Nova constituição criada; cidadãos com direitos civis completos; igualdade cívica e jurídica; o estado é separado da igreja; antes um governo absolutista feudal; agora uma assembleia legislativa; uma Monarquia Parlamentarista Capitalista. Eram mudanças grandes demais pra uma França quebrada, era a ruptura total com tudo: o feudalismo acabou, o dinheiro não chegou, o clero se revoltou, o povo se revoltou; as chamas do caos estavam acesas de novo.
. . Mas não tema, a revolução Francesa tinha um lema inviolável, sagrado e puro, que seria o norte e a luz para o povo francês seguir no momento mais sombrio e terrível de toda sua história: Liberdade, Igualdade e Fraternidade!
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com