[Música] foi em 8 de julho de 1896 que a primeira sessão de cinema foi realizada aqui no Brasil ela aconteceu na Rua do Ouvidor no Rio de Janeiro e na ocasião foram exibidos pequenos filmantes que traziam imagens em movimento de cidades europeias esse até onde se sabe foi o ponto de partida do cinema aqui no país e uma vez que essa novidade chegou as primeiras filmagens começaram a ser realizadas por nomes como Vitória de Maio Afonso segredo e José Roberto Cunha Sales atualmente se considera que o primeiro filme rodado por aqui foi chegada do trem
em Petrópolis de 1897 Outro registro muito importante foi realizado por Afonso segredo uma vista da Baía de Guanabara essa filmagem teria acontecido em 19 de junho de 1898 e é por conta dela da data do dia do cinema brasileiro que comemoramos todos os anos apesar da forte influência do cinema estrangeiro o cinema brasileiro ganhou um novo fôlego na década de 30 exatamente nesse ano surgiu uma produtora chamada cinédia que passou a produzir algumas obras que deram origem a um gênero conhecido como chanchadas esse gênero teve seu auge nas décadas de 40 e 50 Mas você
tem certeza que o professor tá dando em cima da sua noiva mas tá na cara e eu não posso perder essa gaita Você só não nós do final da década de 50 até o início dos anos 70 uma corrente cinematográfica se estabeleceu e se tornou uma das mais importantes o cinema novo o movimento de renovação da linguagem cinematográfica marcado pelo realismo e pela críticas injustiças sociais seus filmes se caracterizavam pela concepção de um cinema autoral e pelo baixo orçamento de produção os diretores buscavam em imprimir uma linguagem própria marcar uma diferença em relação ao audiovisual
feito até então no Brasil ao contrário da maior parte dos ciclos anteriores como as chanchadas da Atlântida ou a fase dos estúdios Vera Cruz os diretores do cinema novo não buscavam se espelhar em modelos internacionais e tinham como objetivo maior estabelecer esse diálogo efetivo com a realidade do país se destacam entre a geração cinema noviça nomes como Joaquim Pedro de Andrade Nelson Pereira dos Santos Kaká de eggs leu um ritmo Arnaldo Jabor Paulo César sarraceni Rui guerra e especialmente Glauber Rocha com sua obra extremamente inovadora e provocativa já a fase do cinema Marginal acontece do
final dos anos 60 meados dos anos 70 no Brasil e a caracterizada por filmes autorais e experimentais que chamam atenção para problemas e incoerências do país durante os anos mais violentos da ditadura militar o gêneros são variados como policial drama erótico e terror os filmes em geral de baixo orçamento são produzidos principalmente na boca do lixo no centro de São Paulo e no Rio de Janeiro pela produtora beller as Produções que ficavam a margem do circuito de exibição estavam bastante alinhadas com movimento de contracultura e ideologias revolucionárias e também com tropicalismo movimento musical da mesma
época um dos filmes símbolo do cinema Marginal e que demonstra Essa radicalidade é o bandido da luz vermelha de Rogério ganzer [Música] [Música] em 1969 foi criada a embrafilm empresa brasileira de filmes o governo militar apoiou a ideia para usar o cinema como uma ferramenta de controle estatal o estado começou a financiar as Produções cinematográficas tanto espaço para as Produções nacionais na década de 70 o cinema brasileiro viveu um novo período de extrema importância para sua história alcançando uma ocupação do próprio mercado que chegou a 35% sobre a direção de Roberto Farias a embrafilme obteve
resultados de público fantásticos para o cinema brasileiro tendo entre seus maiores sucessos Dona Flor e Seus Dois Maridos de Bruno Barreto que chegou a vender mais de 10 milhões de ingressos e até hoje é um dos longas-metragens mais bem sucedidos da nossa história outro dia ainda soube que você andou de rabicho com duas alunas [Música] 70 também se destacaram as produções de baixo custo do movimento boca do lixo com as formas chanchadas baseadas nas comédias italianas e com forte teor erótico esse gênero teve enorme destaque na década fazendo grande sucesso comercial no Brasil a fase
mais produtiva da embrafilme durou até meados dos anos 80 quando começou um processo de esvaziamento econômico e político que culminou com seu fechamento em 1990 Neste ano o recém postado do presidente Fernando Collor de Mello determinou o fim de suas atividades e a partir de então a embrafilme simplesmente deixou de existir tempos difíceis mas veio a retomada expressão usada para designar o cinema feito no Brasil entre 1995 e 2002 quando depois de um período de quase estagnação a estruturação de um sistema de incentivos fiscais favoreceu uma nova fase de fomento a produção cinematográfica o filme
que marca o início da retomada é Carlota Joaquina princesa do Brasil de 1995 com seu sucesso comercial e graças a estrutura que se consolidou uma nova onda de investimentos possibilitou a produção de obras cinematográficas passando a média de 20 filmes por ano A retomada não se caracteriza por um projeto unificado de cinema seus temas e linguagens são diversos qualquer tipo de impressão está proibida no Brasil e os livros que partem daqui estão sendo seriamente selecionados nos últimos 20 anos com altos e baixos momentos de efervescência e fases de grande dificuldade como enfrentada nos últimos anos
de governo e com a pandemia a produção brasileira resistiu cresceu Se dissentralizou ganhou grande notoriedade mundial e segue em frente potente aliás nos seus 25 anos de existência o canal Brasil que produziu aproximadamente 380 títulos se consolidando como o maior parceiro do cinema nacional a história do Canal Brasil se mistura com a do nosso audiovisual está no nosso nome no nosso DNA desde o início e para celebrar a tão emblemática data de 125 anos do cinema brasileiro a curadoria do canal selecionou 125 Produções dentre os mais de 5.000 títulos de longas e curtas metragens exibidas
na programação ao longo das duas últimas décadas e meia amostra pretende sintetizar o retrato mais fiel da nossa cultura passeando por todas as épocas e ciclos para compor um retrato abrangente e democrático mas sobretudo pautado na qualidade artística de cada filme a seleção levou em conta premiação no Brasil e no exterior reconhecimento de público e crítica relevância do filme no contexto histórico de seu lançamento além da contribuição estética de cada produção isso aqui não é um assalto Vocês estão assistindo mais procriação revolucionária na maratona comemorativa filmes indicados ao Oscar como o beijo da Mulher Aranha
O Que É Isso Companheiro Central do Brasil e o menino e o mundo [Música] para representar a relevância internacional da produção verde e amarela também exibiremos títulos premiados em grandes eventos como Berlim sundance e Veneza é o caso de O Cangaceiro memórias do carceri Bacurau a vida invisível Bye Bye Brasil Que horas ela volta e tantos outros eu nunca eu vou nadar na piscina na casa dos outros buscamos representar um audiovisual atuante na composição de uma cinematografia mais plural cineastas como Adélia Sampaio a primeira mulher negra realizar um longa no Brasil assim como os Oz
e bubu E Joel Zito Araújo Além de diretores pretos da nova geração como Gabriel Martins e Jefferson D idão ressaltamos a presença feminina em diversas gerações de cineastas começando com Gilda de Abreu e passando por Ana Carolina Susana Amaral Helena souber Carla Camurati Laís godans que Ana muy Laerte Rosane Cácio Monique gardenberg Lúcia Petra Costa Sandra Werneck e Juliano cortei cozinhando queremos também Produções que levantam a temática lgbtqia+ como a casa assassinada Madame Satã tatuagem e hoje eu quero voltar sozinho presente na grade do Canal Brasil durante todo o ano já que a diversidade é
um forte Pilar da nossa programação [Música] um dos principais destaques da maratona 125 anos do cinema brasileiro é o inédito O Ébrio de 1946 nunca antes exibido na televisão um dos maiores sucessos da história do cinema brasileiro é protagonizado pelo cantor Vicente Celestino grande nome da época e dirigido pela esposa Gilda de Abreu ao coração que não me quer amostra representa cada fase emblemática da nossa filmografia o longa Mais antigo é limite de Mário Peixoto considerado um dos grandes Marcos cinematográficos da nossa história e o mais recente Marte um de Gabriel Martins que foi a
indicação brasileira ao Oscar e filme nacional de maior destaque de 2022 Meu sonho é virar astrofísico E participar de uma missão Nossa seres humanos Vamos tentar colonizar A morte vem celebrar o cinema brasileiro com a gente a festa vai ser longa da madrugada do dia 18 para o dia 19 de Junho começando a meia-noite até o dia 27 de junho às 9:30 da noite imperdível [Música] bom Agora vamos fazer um ping pong Ok um pássaro meu pai um país Brasil um canal esse um botão Muito obrigado pela sua presença no nosso programa e para mais
vídeos como esse inscreva-se no canal do Canal Brasil