[Música] i b e s [Música] o suor e choram é sentir a dor vem [Música] [Música] idi amin se está [Música] choram além disso [Música] é na seqüência é a gente vai fazer a nossa prece inicial e dando continuidade aos trabalhos a palestra com o nosso irmão simão pedro a lição de número 116 intitulada por emanuel não só e peço isto que a vossa caridade a bunge mas e mais em ciência e em todo o conhecimento paulo filipenses capítulo 1 versículos 9 a caridade é invariavelmente sublime nas menores manifestações todavia inúmeras pessoas muitas vezes procuram
limitá-la ocultando o espírito divino muitos aprendizes crêem praticá-la que apenas oferecer dádivas materiais aos necessitados de pão e de teto qualidade porém representa muito mais que isso para os verdadeiros discípulos do evangelho em sua carta aos filipenses oferece paulo valiosa acertar tia ser pati piva quando referência ao assunto indispensável é que a caridade do cristão fiel à bund em conhecimento elevado certo bem feitor distribuirá muito pão mas se permanece deliberadamente nas sombras da ignorância do sectarismo ou da auto adoração não estará faltando com ele o dever de assistência caridosa assim mesmo espalham bem não é
somente transmitir facilidades de natureza material muitas máquinas nos tempos modernos distribuem energia e poder automaticamente caridade essencial é intensificar o bem sob todas as formas respeitáveis sem olvidar mos que o que o imperativo de auto sublimação para os outros que renovam para a vida superior compreendendo que é indispensável conjugar no mesmo ritmo os verbos da e saber muitos crentes preferem a pesar apenas da e outros se circunscrevem simplesmente em saber as atividades de todos os benfeitores desta espécie são úteis mas incompletas ambas as classes podem sofrer 'presunção venenosa bondade e conhecimento pão e luz amparo
e iluminação sentimento e consciência são arcos divinos que integram os círculos perfeitos da caridade não só receber e dar mas também ensinar e aprender revemos os nossos pensamentos ao nosso pai deus de amor ea representação maior deste amor aqui entre nós encaixado no planeta jesus agradecendo pelas bênçãos do amparo que dispensas a cada um de nós agradecendo pelo lar pelas famílias pelos irmãos encaminhada por todas as oportunidades de crescimento e pelo dom da vida agradecendo aos benfeitores que os amparam nessa caminhada agradecendo a jesus a jesus por este amparo por essa luz que o evangelho
seja sempre o roteiro a luz que nos conduz ao nosso pai e acima de tudo agradecer a deus pelo dom da vida pela oportunidade de estarmos aqui aprendendo mais um pouquinho do seu evangelho e acima de tudo pelo amor que dispensa a cada uma das suas criaturas que jesus esteja conosco protegendo nos amparando luiri ângulos hoje e sempre hoje nós vamos ter o prazer de receber nosso querido irmão simão pedro está doando um pouco do seu tempo em prol dessa atividade maravilhosa divulgação do evangelho de jesus não é como o próprio mestre aconselhou a pedro
ea cada um de nós que somos as suas ovelhas e convidados também espalhar esse evangelho de luz de paz de amor nosso querido simão pedro veio da cidade de patrocínio para trazer para a nossa palestra do dia de hoje intitulada a moral estranha simão fica à vontade a casa é sua boa tarde que jesus nos abençoe a todos nos inspira cada um de nós e que todos nós sejamos guardado junto dele em paz eu agradeço o convite que me fez para estar aqui hoje não conhecia essa casa não passava sempre aqui na porta mas não
conhecia então o giga a felicidade a alegria de poder estar aqui pra gente conversar um pouquinho e pediram que conversássemos sobre esse tema a moral estranha que está no capítulo 23 do evangelho segundo o espiritismo é preciso que nós entendamos primeiro essa essa estrutura que kardec propõe aqui no evangelho segundo o espiritismo como chamando moral estranha porque na verdade ele está estudando ou está nos explicando as mensagens de jesus ou a mensagem de jesus através das suas diversas falas ele o pitta no evangelho em colocar somente os ensinos ele não coloca nem nada mais do
que senão aqueles ensinos de jesus então no evangelho segundo o espiritismo nós não vamos encontrar nenhum fato cronológico nenhum fato histórico nós vamos encontrar ali ensinamentos cadé que ele propõe isso e ele diz logo na introdução do livro ele diz que dos das cinco partes que nós poderíamos dividir as matérias contidas nos evangelhos uma delas a quinta ele chamou de moral e ele disse que essa era inatacável a moral era algo que precisaria ser melhor estudada palavras assim ele diz então ele propõe no evangelho apresentar os ensinos de jesus ir lá nesse capítulo 23 ele
traz alguns ensinos de jesus que kardec optou por chamar de moral estranha porque ele chama de moral estranha porque quando nós lemos as passagens que ele escolhe para serem analisadas numa primeira corrida de olhos parece estranho o que está escrito parece até mesmo contraditório o que está escrito por exemplo vai falar de odiar pai e mãe deixar pai mãe deixa a família então isso num primeiro momento quando lemos nos parece muito estranho por isso que kardec didaticamente ele propõe para o conjunto do capítulo que são diversas passar para o conjunto do capítulo ele dá esse
termo ou e se esse título de moral estranha e é preciso que tudo que nós lemos nos evangelhos tudo que nós lemos acerca das passagens de jesus nós temos que contextualizar o que é contextualizar mais ou menos quando ele falava onde ele falava com quem o para quem ele falava porque é importante nós percebermos isso para entender o sentido das suas falas e mais pra a gente entender um pouco mais do pensamento dos evangelhos é preciso que nós também entendamos um pouco como era a cultura daquele povo para quem jesus falava porque a linguagem ela
tem a ver com a forma de entendimento das pessoas a linguagem tem a ver com o jeito de viver das pessoas e é isso que jesus cultuava e cultivava ele cultivava uma fala que fosse possível ser entendida mas é também importante que nós observemos nas passagens dos evangelhos as chamadas figuras de linguagem o que são figuras de linguagem são é uma forma literária de se falar algo de uma maneira figurada de uma maneira simbólica nós temos na nossa língua portuguesa as figuras de linguagem figura de estilo figura de pensamento que nós usamos muito e não
percebemos uma delas que nós nos muito é o exagero que nós chamamos de hipérbole na linguagem na chamada figura de linguagem que é um exagero quando a gente diz assim por exemplo hoje eu estou com a fome que sou capaz de comer o mundo ninguém vai comer o mundo mas nós usamos uma forma exagerada para poder dizer algo que é muito forte então estou com tanta fome que eu vou comer o mundo não estou tão cansado que eu vou dormir um mês ninguém vai dormir um mês mal dormi umas seis horas mas vejamos isso é
figura de linguagem ou seja hipérbole exagero aumento estou com a fome do tamanho do mundo veja sem exagero e é preciso nós entendermos essas figuras de linguagem porque elas a que são usadas com muita freqüência nas frases de jesus algumas delas é essa que nós veremos aqui na moral estranha nós chamamos de perto bulli oriental que que a hipérbole oriental é a forma da figura de linguagem que aqui nós chamamos de linguagem de figura de pensamento é uma maneira de pensar e expor para poder falar de algo na forma de gradação o qq gradação colocarem
graus grau menor grau maior uma das formas de dizer isso é a chamada então hipérbole oriental que nós vamos exagerar usando o contrário a gente usa o contrário para poderem acontecer o outro lado por exemplo uma pessoa muito bonita muito bonita e aí você diz para ela se nossa senhora essa essa pessoa é feia demais mas na verdade está dizendo que ela é bonita você usa uma forma um pouco irônica uma forma contraditória para exagerar e em vez de exagerar o bonito você coloca o contrário e aí você olha pessoal fala não feia não é
ela é linda mas a pessoa entendeu que o feia ali significa lindo porque a gente usa a forma oposta né você diz assim você não gostou de uma coisa a pessoa você gostou disso é para assim gostei está dizendo justamente o contrário não gostei mas você usa forma para chamar a atenção então isso é uma figura de ama é a figura que nós chamamos de hipérbole oriental para a linguagem dos evangelhos para a nossa linguagem na nossa língua portuguesa nós temos duas outras que já chamamos de antítese e paradoxo são duas outras linguagens mas não
estamos aqui pra aula de português não é dele de nós estamos aqui para entender por que que a frase vem de forma diferente então kardec nos propõe quando analisa ou quando apresenta esses ensino saque no capítulo 23 ele vai dizer o seguinte ele começa com o capítulo 14 do evangelho de lucas e ele diz uma grande multidão de povo caminhando com jesus ele se volta pra ir para eles e diz se alguém vem a mim e não odeia seu pai sua mãe e sua mulher e seus filhos seus irmãos suas irmãs e mesmo a sua
própria vida não pode ser meu discípulo e todo aquele que não carrega a sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo assim todo aquele que dentre vós não renunciar tudo que tem não pode ser meu discípulo quando nós olhamos isso a primeira vista fica estranho aquele que não odiar pai e mãe não poderá me seguir então dá a entender que jesus estaria pedindo para que nós continuássemos o ódio não é a figura hiperbólica é aí pego oriental usando a condição contrária aqui o sentido da palavra inclusive o grego mísseis significa gostar -
quem não gostar - do pai da mãe do que a dele de jesus é uma gradação é uma forma de dizer gradativamente que deve se dar mais atenção às coisas do espírito do que as coisas da matéria é uma forma de dizer que nós temos que observar o que é de fato a vida plena e não as questões estabelecidas pela vida material que quando falamos pai mãe família não quer dizer que temos que desprezar isso não não não não é isso que jesus está dizendo quer dizer que existem muito mais coisas na vida que a
família não é só uma com sangue unidade não é só aquele que têm o mesmo sangue que é muito mais amplo do que isso nós podemos observar quando chega pra jesus ele em casa de pedro chega pra ele uma uma pessoa dizendo tua mãe e teus irmãos estão lá fora e jesus pergunta aqueles que haviam trazido essa informação e quem é minha mãe e quem são meus irmãos à primeira vista pode dizer e se esqueceu da família não o que ele mesmo responde à pergunta ele faz a pergunta quem é minha mãe quem são meus
irmãos mas ele responde ele diz olhando para as pessoas todos aqueles que fazem a vontade do meu pai que está nos céus é minha mãe e são meus irmãos numa primeira corrida de óleos nós diríamos jesus rebaixou a família ao nível dos estranhos mas não ele e louvou os estranhos ao nível da família para dizer que todos somos família se enxergar mos mais kardec nos traz um exemplo interessante ou uma forma interessante de apresentar essa idéia com uma frase muito simples dizendo assim nesse capítulo 23 quando nós nos casamos nós não deixamos uma família para
criar outra não deixamos pai e mãe para criarmos outra estrutura familiar e ao fazermos isso saímos de casa estamos abandonando nossos pais não estamos abandonando a nossa família que nós chamamos família nuclear não pra constituir outro outra eu preciso abandonar a de onde vim não mas nós não deixamos aquela família não construímos uma outra casa não vamos construir lá dizendo da família não vamos habitar noutra casa não é assim que funciona assim fazendo nós estamos desprezando nossos pais nós deixamos de ter atenção para com eles não mas nós voltamos nossa atenção para a nova família
nós olhamos mais para aqueles que estão constituindo a nova família nossos filhos damos uma atenção plena eles mas ao dar atenção plena eles nós deixamos aos nossos pais não então quando jesus faz a observação aquele que não gostar - vou gostar mais dele ele está justamente dizendo o seguinte que nós temos outros outros olhares agora vem o contexto quando eu disse que nós precisamos olhar as passagens com quem ele falava quando ele falava o que ele falava esse capítulo 14 do evangelho de lucas traz as parábolas do reino ali jesus estava falando para um grupo
de pessoas algumas traduções de milhares de pessoas mas ele estava falando para as pessoas as paradas do reino e uma delas em especial do capítulo 14 ele estava falando da providência divina ali na sequência dessa passagem ele fala do não ter onde reclinar reclinar a cabeça ele fala dos seguir ele fala do deixar aos mortos o cuidado de de sepultar seus mortos ele está falando ali para as pessoas e trazendo a idéia da providência divina é por isso que nós não podemos apartar versículos e analisá los separados de um contexto o contexto no qual se
dá essa fala que kardec nos traz do capítulo 14 sub 14 de de lucas e 23 do evangelho segundo o espiritismo é o contexto de falar da providência que a providência cuida que há um cuidado a uma lei universal que rege que cuida das coisas então veja o contexto no qual se dá essa passagem não é um contexto aleatório do que ele está falando para pessoas de forma aleatória não ele está trazendo uma idéia dentro de um contexto que ele falava das em parábolas da vontade de deus e falava da providência então quando ele chama
a atenção para isso ele vai dizer às pessoas que nós estamos aqui na terra assim estamos aqui para cuidar das nossas brigas obrigações materiais sim mas nós somos seres espirituais nós somos seres que já existiam os antes dessa matéria continuaremos resistindo depois dessa matéria e é justamente nesse contexto que ele coloca então os dois elementos um elemento material um elemento material e espiritual nós somos apegados aos as coisas materiais vocês não eu esqueci fora de uberlândia que as coisas que as pessoas se apegam às questões materiais nós somos apegados a questões materiais somos somos um
somos ea pessoas nós somos apegados mineiramente falando não não é isso porque eu vi ela olha que eu perguntei alguém já viu aquela carinha dono não é se nós somos apegados somos nós somos as mães não dizem assim que deus criou os filhos para o mundo dizem isso mas pergunta peças mais o que é mundo elas vão dizer minha casa veja nós somos apegados nós somos apegados a pessoas como se as pessoas fossem nossas então veja quando jesus vai falar pai mãe família ele está trazendo a idéia do apego que nós somos muito apegados a
essas questões que nós somos apegados a pessoas que não largamos na linguagem nossa mineira ficamos roendo o osso não largamos nada e ele queria dizer que há uma coisa muito maior a ser vista a vida e que a vida não é um espaço interregno entre berço e túmulo que a vida antes do beijo e depois do túmulo também que nós temos valores outros moral outra que não seja esse exclusivista que nós criamos pra querer bem só os que nós os que estão perto de nós ele quis dizer o que é preciso ampliar o nosso conceito
de gostar de amar ampliar o nosso conceito de família entendendo que não é o laço consangüíneo que vai determinar a afeição que devemos ter então aí nós entendemos porque ele traz pai mãe quando nos apegamos a questões de pessoas nós deixamos de caminhar muitas vezes ficamos presos a conceitos ficamos presos a sentimentos há ressentimentos uma pessoa ressentida caminha pra frente ela fica ali lamentando a vida né e caminha não ela não vai pra frente e aí nós vemos a segunda parte desse versículo trazido por kardec quando jesus diz e aquele que não renunciar a si
mesmo e pegar a sua cruz porque ele faz alusão a uma outra frase ele faz referência a uma outra frase que diz assim aquele que quiser vir após mim renuncie se a si mesmo pegue a sua cruz a cada dia e me siga vejo ele não obriga ninguém a segui lo porque ele diz aquele que quiser ou seja seguir a jesus é uma escolha é uma decisão cada um decide por si mesmo ninguém decide por outro porque depende da vontade correto então ele diz aquele que quiser quiser o que dizer vir após mim vejo ver
vir após mim ele não disse aquele que quiser ir depois de mim ele disse aqui ele quiser vir quando eu falo ir quer dizer que eu estou ficando e mandando o outro e correto quando eu falo vir quer dizer que eu estou eu estou chamando ir eu estou mandando vir eu estou chamando em que ele deixa claro está chamando para estar com ele mas vejam aquele que quiser vir após após mim quer dizer que jesus estaria na frente quanto as pessoas gostam de ficar na frente dele quantas pessoas querem ser mais do que ele quando
querem entender mais do que ele mesmo explicou então vejam é um sentido de humildade é um sentido de mineiramente falando abaixo o facho ou seja diminui essa vaidade porque ele vai à frente quantas vezes nós criamos jesus vezes mas jesus porém quando queremos inventar os seus próprios ensinos quando deturpa ramos suas palavras então ele chamou atenção é de livre escolha mas após ele e ele dá uma condição para isso é livre mas ele deixa uma condição aquele que quiser vir após mim renuncie se a si mesmo o que renunciar a si mesmo deixa de lado
o personalismo deixa de lado o egoísmo entendamos que não somos os únicos no mundo embora sejamos os únicos enquanto individualidade não estamos sozinhos nós dividimos o espaço nós convivemos com as pessoas então é preciso que a gente muitas vezes de espaço para as outras pessoas e dar espaço para as outras pessoas nós precisamos muitas vezes renunciar a nós mesmos eu fico olhando mãe mãe renuncia quase sempre não é em favor dos filhos não é assim quase sempre se tiver uma coisinha que ela estiver comendo já que estamos aqui entre nós um trenzinho um trenzinho que
seja que ela estivesse comendo estiver comendo o filho pede ela dá inteiro e não experimentou o primeiro pedaço de winter imagina se nós fizéssemos assim com todo mundo se fossemos mãe de todo mundo aliás o poeta libanês khalil gibran ele falava isso que o amor só seria pleno no mundo quando as mães amassem os filhos do das outras como amam seus então essa idéia da renúncia perceber que as outras pessoas têm necessidades como eu também tenho e muitas vezes as mesmas exceder seria talvez mais interessante é isso que jesus vem dizer renuncie a si mesmo
e não isenta a pessoa das suas responsabilidades porque ele continua a frase renuncie a si mesmo pegue a sua cruz e me siga ou seja assumir as suas responsabilidades e me siga porque seguindo não nos tira as responsabilidades que nós temos em função das próprias coisas que nós fizemos porque aquilo que se semeia dizia ele se colhe não é isso não se semeia é não se qualifica os de abrolhos ou seja sem mail abrólio abrolhos serão colhidos e não figos entre diz não vai ficar isento das responsabilidades renuncie a si mesmo pegue a sua cruz
a cada dia e é interessante essa expressão a cada dia porque ele tem mania de pegar a cruz da vida inteira acha que é somar os problemas todos não vai resolvendo separadamente pegue a sua cruz a cada dia e me siga então essa frase que jesus traz novamente e grafada por lucas quando ele usa forma negativa aquele que não renunciará assim mesmo aquele que não pegar a sua cruz e não é digno de me seguir ele fala a mesma coisa só que usando a forma negativa aquele que não pegar a sua cruz não é digna
de seguir então nesse contexto ele diz renunciar pai mãe no sentido de ar ea palavra odiar não é o da tradução adequada a observação não é a tradução adequada à tradução adequada seria uma expressão e não a palavra odiar seria traduzido como gostar menos que é a forma hiperbólica a forma hipérbole oriental então pra dizer gostar mais de jesus ele usa o termo odiar pra poder enaltecer o gostar mais dele e eu gostar mais dele não é por egoísmo não é porque ele vive quer dizer assim vai gostar de mim não quer dizer que é
preciso dar mais atenção ao que ele nos trouxe porque o que ele nos trouxe é um ensino para uma vida inteira uma vida imortal e não uma questão circunstancial e nessa sequência kardec então traz outros ver sic porque cada que ele não traz um no evangelho cronologia ou versículos cronologicamente colocados ele traz os versículos que tratam de assuntos semelhantes então ele traz um outro que é o vez que é o que está no capítulo 10 de mateus que vai dizer aquele que ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno
de mim aquele que ama seu filho sua filha mais do que a mim não é digno de mim é o mesmo aspecto a mesma hipérbole a mesma forma é figurativa de dizer que o capítulo 10 de matheus matheus traz jesus conversando com os discípulos diretos esse capítulo 10 e onde jesus está pedindo para os discípulos saírem pelo mundo e depois 2 a 2 do evangelho pregado todas as ações como em países os dois curai os enfermos e e assim vai limpar os próximos anos em termos de graça que de gaza recebeu ele dá uma orientação
então pra quem ele está falando isso é pra todo mundo não está falando para os discípulos ali naquele momento aqueles que ele estava pedindo para sair pelo mundo sair pelo mundo pela região pra ir pra que ele estava dizendo para que eles então olha se você eles vão sair em outras palavras vocês estão se desprendendo de quaisquer outras coisas e só estão se ligando três vão ensinar o que isso ele me ensinar a mensagem do cristo e para essa mensagem servem os cercos e transmitida é preciso que a pessoa que transmita tenha o sentimento daquela
mensagem e não só saber lá não é só recitar as palavras de jesus não é só recitá las é senti-las entre eles aquele que não amar mais a mim do que é o seu pai e sua mãe quer dizer olha aquele que não se desapegar dessas questões não vai ter condição de fazer esse trabalho mas pra quem ele falava ele falava para aqueles discípulos este é o capítulo 10 matheus que ele então chamou os municípios para que eles fossem pelo mundo entrar nas casas desde desejarem a paz ea casa foi digna da página para mim
permanecer assim não voltará para vós se não for desenvolvido naquela cidade sair da cidade bateu o pó da sandália mesmo ele está dando orientações aos discípulos e neste contexto de orientações aos discípulos vale essa assertiva para dizer olha se vocês não se dedicarem mais à e se servir não vai ter efeito e para dedicar aos servidores não tiveram que sair de casa não tiveram que deixar a família não tiver que fazer esforços é isso que jesus está trazendo e kardec trouxe para o mesmo contexto porque também aparentemente seria uma moral estranha concorda tudo bem até
aqui tá ficando assim é razoavelmente claro estou voando muito só um pouco está ficando assim inteligível está dando pra entender vamos seguir estão terminando no máximo às 4 horas de terminar a primeira parte que nós a fazer passar como se fossem 15 10 minutinhos mas pensemos então e kardec segue com outra idéia de moral estranha ele traz outro versículo ele vai agora lá no versículo capítulo 19 do evangelho de de mateus e dizer assim todo aquele que tiver deixado por meu nome sua casa os seus irmãos as suas irmãs ou seu pai ou sua mãe
ou sua mulher os seus filhos ou as suas terras isso receberá o cêntuplo e terá por herança a vida eterna que que é isso capítulo 19 é aquela conversa de jesus com o jovem aquele jovem que chegou pra ele falou o senhor o que devo fazer para ganhar a vida eterna ele disse que vai vender tudo o que tem me segue o jovem ficou assim meio sem graça e acaba porque ele tinha que se dispõe de uma série de apegos então nesse contexto que jesus está falando veja essa frase esse versículo sai desse contexto um
contexto que um jovem procurou jovem ou seja uma pessoa cheia de aspas vida uma pessoa que tem longos anos pela frente uma pessoa que tem que ter disposição uece que vem a idéia da juventude da jovialidade não é isso que nos chega então chega esse jovem essa jovialidade esse futuro aberto pela frente dizendo que devo fazer para ganhar a vida eterna para entrar no reino dos céus e jesus fala vai vende tudo que tem me segue esse jovem dá uma desanimada ou seja é como se nós tivéssemos uma vontade de um futuro melhor mas nada
que quiséssemos fazer para termos esse futuro melhor e nesse contexto então é que jesus essa frase aquele que não deixar sua casa seu pai e sua mãe seus irmãos e seus filhos hoje ele quer dizer o que olha a pessoa que de fato não entender o que é uma vida espiritual não vai conseguir vê-la nunca não vai conseguir viver lá sentir lá não vai se sentir um ser espiritual nunca vai sempre se sentiram ser material vai sempre está ligado linkado grudado nessas questões materiais uma pessoa que vive nas questões materiais é uma pessoa limitada limitado
em sentimentos porque não enxerga mais do que a matéria é limitada em conhecimento porque não consegue verificar que existe vida além da matéria além dessas questões é uma pessoa limitada em raciocínios é uma pessoa limitada em a morosidade porque ela é a pegada é uma pessoa limitada em tudo é uma pessoa amargurada porque tem medo de perder ea pessoa que tem medo de perder não dá valor o que tem não usufrui o que tem é quando a gente ganha aquele presente tão bonito tão gostoso e não usa nunca porque não que eu ganhei de presente
não posso usar mas eu ganhei para usar mas não pode usar quando era criança eu chegava em casa lá da brincando na rua chegava em casa vi alguma coisa diferente pra comer nós aqui entre nós entendemos bem um trem diferente eu perguntava se que visita que está vindo porque as coisas boas a rohs doce só quando tinha visita aquele arroz doce com canela não é só tinha vi quando vinha visita e eu ficava de olho torcendo pra te visita em casa mas veja nós devemos fazer isso para as visitas só pra nós mesmos todos os
dias não é para nós mesmo todos os dias porque nós não usufruímos do melhor para nós mesmos que nós fizemos o trabalhador que trabalha o primeiro aprovado do resultado do seu trabalho dizia jesus em outras palavras porque a gente reserva então a gente começa a perceber que nós vamos já pegando e deixando as coisas realmente importantes de lado e só valorizamos quando percebemos que perdemos a oportunidade então jesus está chamando atenção para coisas valorosa as que se nós olharmos para elas passar a oportunidade coisas valorosa as a vida do espírito essa vida imortal e se
esse ensino que ele nos dá aqui nos trouxe ea gente vai deixando de lado por pôr de lado por questões materiais ele diz aquele que conseguir fazer isso diz a a alas ganhará em cento plus ser 100 vezes mais por que não ganhar materialmente é o bem estar que vai se sentir que vai se ter então percebemos que quando se coloca moral estranha uma forma até provocar ativa para nos levar a entender as entrelinhas e ele segue depois terá uma uma outra passagem que ele traz assim não penseis que vim trazer a paz sobre a
terra eu vim trazer a paz mas não vim trazer a paz mas a espada porque eu vim separar o homem de seu pai à filha de sua mãe a nora de sua sogra e o homem terá por inimigos o da sua casa aqui também está no capítulo 10 de mateus em que contexto ele estava conversando com quem com os discípulos que estavam saindo para levar a mensagem e dizendo que essa mensagem ela geraria incômodos em que sentido incômodos de consciência porque nós deveríamos repensar nossas condutas nossas posturas nós nos colocaríamos contra nós mesmos como apóstolo
paulo foi dar o índico ativo quando ele dizia o bem que eu quero eu não faço mal que eu não quero eu faço porque é uma mensagem que nos chega pra que nós mudemos condutas mudemos sentimentos ea coisa que nós - queremos fazer é mudar deixarei de ter que usar o eu para usar o nós já não é mais meu é nosso a fraternidade então isso traz uma divisão isso é como uma espada que seleciona que corta não é o aspecto da violência colocar filhos contra pais gerações conceitos nós não temos conceitos arraigados presos em
coisas passadas e não abrimos mão disso conceitos da lei da época que ele vivia um conceito que de certa forma era uma espada que jesus trazia aquele conceito de olho por olho e dente por dente eo osso poroso coluna pra coluna era o conceito mosaico e dia e vinha ele dizendo pra perdoar vinha ele dizendo pra amar amar o inimigo vejo isso é colocar geração contra geração pais filhos e não no sentido com sanguíneo genealógico familiar mas no sentido de geração em geração momento e momento coisa passada coisa nova coisa velha coisa nova conceitos novos
e essa mensagem do cristo não nos incomoda no sentido de não nos faz pensar não gera algo que nós temos que lutar contra algumas questões nossas algumas vaidades nossas alguns e go ismos nossos isso ele veio trazer a discórdia não é no sentido que cidade fazer pessoa discordarem de outros mas discorda no sentido de do que eu fazia com que eu preciso fazer da forma que eu entendia para forma que eu preciso a entender então esse é o aspecto que ele trazia e falava com quem quando ele esse versículo foi trazido por kardec falava com
os discípulos todos os discípulos não aqueles que ele pediu para que saísse pelo mundo saísse pela redondeza porque isso é que está no capítulo 10 matheus e depois pregai o evangelho e vai a todas as nações curai os enfermos e assim vai expulsar os demônios mesmo está falando com esse com e se dizia então que dedique se a isso vivam isso é que não carrega alforjes uma só roupa veja não se liga essas outras questões faça o que tem que fazer divulguem a mensagem mas não seja maior do que a mensagem deixa mensagens é maior
então isso aquele que que ele coloca de contenda mas é uma contenda que paulo chamava de bom combate quando ele por assim dizer terminou a tarefa material e no pra para morte pra ser decapitado ele dizia combati o bom combate guardei a fé combati o bom combate porque bom combate pelo combate dele para com ele que ele chamava de homem velho e homem novo que ele foi resumido na frase aquele que é tem jesus nova criatura é quando ele foi desejar não sou eu mas quem vivo mas o cristo que vive em mim isso foi
fruto desse bom combate da luta dele para com ele que nós todos temos porque todos nós temos defeitos temos todos nós temos virtudes temos o que nós precisamos fazer é aumentar essas virtudes e nem sempre a gente faz porque não combate esse bom combate não deixa um é algo agradável do ponto de vista material para se dedicar às questões espirituais que ganhará outra vida mas não abre mão dessa é isso que jesus está trazendo então são esses elementos que kardec quis colocar nesse capítulo como moral estranha mas tem algo de estranho não é estranha a
forma utilizada mas essa forma utilizada não chama a atenção quando nós usamos uma hipérbole nos chamamos a atenção quando nós exageramos não chamamos a atenção quando um filho diz pra mãe assim quando ela pergunta filho você me ama de que tanto ele falasse do tamanho do mundo não do tamanho do universo não é um exagero mas não é algo que conforte o coração chama atenção na hora ea mãe lá dentro fica assim num é isso a forma estranha de trazer a moral amorável do ócio serena que nos anima que nos cativa que nos eleva é
isso então não tem nada de estranho no ensino tem de diferente estranho na forma mas que nos chama a atenção e quando nos debruçamos para estudar quantas coisas nós tiramos e quão mais ficamos agradecidos a jesus por ele ter usado essa forma estranha de trazer uma moral tão fraterna tão amorosa quanto aqueles nos trouxe pelos seus instintos agradeço a paciência de vocês agradeço essa cordialidade agradeço o convite que foi feito sempre que eu tenho a oportunidade eu atendo com prazer os convites mas muitas vezes não consigo atender porque não tem uma disponibilidade mais nada venda
então por isso muitas vezes até eu fico sem graça eu falei sobre o iminente olha eu fico muito sem graça quando eu tenho que dizer não mas é um não querendo dizer sim mas não tendo espaço e condições para dizer se então quando tem condições vem o sim e uberlândia uma cidade que gosto muito estou a poucos quilômetros daqui cento e poucos quilômetros e há muitos anos vêm aqui né venho aqui desde os meus vinte e poucos anos de idade quando falava lá no leão e amor e outras casas e de lá pra cá quantas
vezes mas de vez em quando não consigo atender então me desculpem se porventura alguma vez eu não não pude dizer o sim eu gostaria de ter dito pra aceitar o convite mas quando dá certo venho e com alegria e desejo a vocês muita paz a esta casa da dezena de menezes muita paz trabalha agora da sopa hoje o dia da sopa estão sendo está sendo confeccionado a sopa vai ser distribuída a sopa foi lida aqui sobre a caridade e essa caridade é importante não pela sopa em si mas pelo sentimento que as pessoas que estão
lá agora na cozinha fazendo a sopa estão colocando que muito mais interessante é muito mais gostoso do que qualquer tempero que nós conseguimos colocar nessa sopa então parabéns ao trabalho pra vocês pelo trabalho que essa casa continue que as casas de uberlândia continue que o nosso movimento espírita cada vez mais crença calçado no ensino do cristo nos ensinos de kardec e na fraternidade que deve nos unir a todos na família universal dos despachos por toda essa paciência deu se espalhe pela recepção obrigado o correio já vimos nenhum inscrito simão pedro aqui no lar espírita adolfo
bezerra de menezes em uberlândia simão pedro muito obrigada mesmo que não dê pra você vir outras vezes mas nós já estamos felizes com a sua presença de hoje que jesus possa continuar champaran de proteger auxiliando na sua caminhada não nacional a subir de todos nós que estamos aqui né sempre agradecendo a deus e agradecer principalmente a jesus que é o diretor da nossa casa que o dirigente da nossa casa que permite que nós estejamos aqui pra dar um pouco de nós um pouquinho né é que o que a gente faz é muito pouco mas o
pouco com deus e como o simão disse a nossa sua perfeita com muito amor a gente coloca naquela tarde ela surfa zon é o nosso amor então nós agradecemos a presença de todos vocês de todas as casas espíritas que fizeram uma visita pra nós e de conhecer nossa pequenina né nosso pequeno trabalha a nossa casa e jesus possa estar pessoal anda cada uma a cada casa de pessoal que veio aqui hoje né então vamos agradecer a deus ea jesus e aos emissários de jesus que vem prestar o seu trabalho seu serviço o seu socorro nós
nós agradecemos sempre a jesus que fosse estar sempre junto de nós através dos seus incansáveis trabalhadores que estão presente sempre para nos auxiliar nos a parar fortalecer de nosso senhor até a coragem a consciência resignação pra que nós possamos dar continuidade nossas tarefas nosso trabalho e que essa casa senhores seu nome possa cumprir o que a ela foi designado a cumprir nessa oportunidade que o interrogatório a todos que faz parte dessa tarde encarnados e desencarnados para todos os colaboradores que nos ajuda a manter essa casa manter os seus trabalhos e atividades que são aquelas pessoas
que estão ligadas a nós direta e indiretamente e jesus possa estar abençoando para andar todos pai nosso que estais no céu santificado seja o vosso nome venha a nós o vosso reino seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu o pão nosso de cada dia nos dai hoje perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a que eles tenham fugido e não nos deixeis cair em tentação livro no senhor na hora de praticar o mal porque teu reino poder que a glória para todos e conhece a pressa em seu nome senhor nós
vamos por isso errado a nossa atividade de hoje jesus abençoe o sampaio hoje sempre que assim seja graças a deus o band está encerrando a nossa transmissão disney co rio na província de beheira cinco horas tem uma nova palestra com nosso querido irmão é é é segundo pedro gostou ou por demais foi muito bom muito bom ele eu estou muito bom enriqueta hoje connosco né iniciando seu trabalho aqui voluntário foi muito boa palestra é gente agora como diz o roubo ocorreu na pobreza todos um bem para ajudar lá na transmissão também nós estaremos no youtube
fazendo a cobertura de reportagem todo trabalho de transmissão pela web rádio fraternidade e você está convidado a estar connosco convidar seus amigos e participar aqui nessa transmissão do sábado nem rubens civil gente fica com deus daqui a pouquinho cinco horas direto do centro espírita obreiros do bem obrigado fiquei com a transmissão normal da emissora doente