Aprendendo a morrer no Antropoceno, por Renzo Taddei

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Laboratório de Estudos Pós-Disciplinares - LAPOD
Aula ministrada em 30 de outubro de 2020 no curso Antropoceno: Abordagens Transdisciplinares. O curs...
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e eu não vou sucumbir os livros do momento Oi boa tarde então novamente Não é tem alguma coisa que eu quero falar na como prólogo né o que eu vou falar em seguida né quando a gente planejou esse curso da bastante tempo atrás as bibliografias foram sendo adicionados É a lógica da sequência das discussões foi curtida de serra e tal e a ideia da proposição da sala era efetivamente lidar com a questão da morte então o ponto fundamental aqui para que a gente possa entender o que vem em seguida é que isso não há uma
aula sobre a dona raro aí né E também não moral sobre o Davi copenal obviamente é a dona aro aí o Davi copenal mereceriam muito mais tempo do que ir mais dedicação é do que é você capaz de fazer quando e olha só então é isso é um ponto importante é o maior sobre a questão da Morte né E aí obviamente a tem coisas interessantes a falar e o campeonato também tem coisas interessantes a falar Então nesse sentido que é que eu vou colocar os dois aqui né E na hora que vem de novo a
gente vai falar sobre outras questões de licenciamento da área e Mais especificamente a questão do anime mesmo e ainda que as leitoras da próxima aula não faça uma versão específica ao Davi não é ele vai voltar o tempo inteiro né porque tudo lentamente por causa do Diálogo que se estabelece né de uma maneira ou de outra igual acaba estabelecendo nessa aula é bom os três textos que eu coloquei como textos e fundamentação de sal são esses né é um livro do quarto celular antigo adianta por cima da do narrar o sistema de forma e o
do Davi que a queda do céu Oi e aí o uma coisa importante para falar aqui vai que a combinação das coisas é já curiosa de saída não é o risco então ele é esse livro chamou atenção quando foi publicado nos Estados Unidos jamais não é uma uma grande significativa contribuição para o debate sobre o antropoceno né Daqui a pouco eu já digo o dia que eu acho que ele interessante pra gente falar e mas ele ele evoca questões a na maneira como Ele conta a história de como ele chegou nesse debate que eu acho
que a interessante inclusive para levantar a bola né É porque vem em seguida no sentido de que a raro e recuperar o tempo bocado de coisa para dizer sobre essas questões né então os cantos de uma certa forma coloca ali a mensagem que maior civilização ocidental precisa aprender a morrer os indivíduos precisam pensar nisso nasceu maneira mais sistemática mais fundamentalmente é a questão do antropoceno inevitavelmente passa pela questão não é da do colapso da civilização ocidental seja em função dos efeitos do do antropoceno na questão do da crise Ambiental do sistema Terra os limites do
sistema é gel biofísicos etc seja no que diz respeito à necessidade de adotar novos paradigmas e modos de existências para poder né enfrentar o futuro que vem por aí né então é consciente ou inconsciente na precisão é ativa ou por falta de opção né questão de da morte do Paradigma civilizacional e tudo que vem junto com esse é uma coisa que o na língua inglesa vai ficar tão colocou isso em letras garrafais de Fora é promocional né então é uma atenção da Imprensa de selfie a Harley ela fala um bocado de coisa legal isso eu
enfim não vou estar de folga dava introduzida pelo menos alguns estão as principais mas o ponto fundamental ali na que interessa para nós e bate aqui é como ela disse que é preciso ficar com problema uma teste com problema mas tem outro logo é de viver bem e morreu bem né irresponsabilidade ou habilidade resposta então essa construção a necessidade de viver bem e morrer bem em contexto de transformar-se com um contexto da existência multi espécie é uma construção frasal que aparece centenas de vezes ao longo do livro e praticamente todos os capítulos né então talvez
interessante a gente tentar entender o que exatamente significa morrer morrer bem né no meu pensamento da área e o e dá o dever dele é é monumentalmente complexos mais uma das questões que perpassa o livro todo é a afirmação de que os bancos não sabem morrer né e eu faço dos dados não saberem morrer é uma das dimensões de uma certa configuração autor lógica dos buracos e transformam eles numa agência de destruição da floresta da floresta Mundo do Planeta Então o que a gente coloca aí é preciso aprender a morrer não só isso existe a
atenção de reorganizar as práticas no sentido de viver e morrer bem e relações não se espécie mas o contraponto é o problema é que os bancos não sabem morrer e isso é causar a partir a causa do problema é agora como é que eu vou fazer como é que eu vou tentar fazer esses autores conversar não é porque Oi gente coloca aí tem dois Americanos os blocos e um autor indígenas vamos coloca autores né não sabe tradições diferentes mais e nesse caso não é para usar as expressões correntes de região apológicos diferentes esse o problema
e não é de como é exatamente que essa conversa vai se dar eu vou fazer um esforço aqui vou tentar agenciar essa essa conversa né usando uma coisa muito legal que a árvore fala a respeito do trabalho da Vinci ano desse treino é que o espera mencionava por o Harley justamente no capítulo vai colocar por isso que eu não coloquei no na biografia na próxima alça Capítulo 7 ela descreve o trabalho da Vinci ano de estreia é particularmente No que diz respeito à relação entre humanos e animais em que essa relação não revela uma dimensão
da existência dos é surpreendente ou não revela alguma coisa que despertamos humanos e também seja surpreendente a descreve a relação entre os animais como agenciando coisas que não existiriam fora dessa relação né então é isso é fundamental no sentido de dizer sensualizar tanto a questão dos humanos os animais e também deve relação né então a ideia de que não é o contexto de relação entre o nome de animais e contente dar um exemplo Super Interessante passarinho de Israel de e porcos na África e seguir mas a ideia outros exemplos a lição passarinhos Israel que estão
se comportando de maneira altruísta completamente contra não é o que sugeriria o cânone é científico a respeito de comportamentos espaços né E ela foi lá conversar com um pesquisador e percebeu que aquilo ali na compreensão dela era resultado da maneira a pesquisadora do Passo do espaço Doce agenciava mutuamente no contexto da interação entre eles que era maior do que acontece de pesquisa em Então essa desessencialização acho que é importante ela está Olhe só fundamental da display que a área de valores da TAM que talvez não seja um exercício interessante aqui né o a ideia não
é raro ouvir falar na condição de representante de alguma coisa especializada nem o penal a falar na condição de representante de alguma coisa assim realizada né porque nem o com penal nem a raiva e cabe muito bem neste papel ainda que se esteja jogando o jogo mais ortodoxo e nenhum desses dois autores sabem esse papel de representar grandes categorias né é e como eu falei lá eu acho que o mais perto Levanta a bola Então a maneira como eu eu entendo a questão aqui é que como se o haruma aí o canal tivessem jogando capoeira
e os quais são é o que tá cantando e eu quero berimbau da capoeira legal porque existe inclusive até uma ambiguidade respeito de que exatamente a capoeira né capoeira um jogo uma dança é uma atividade que de alguma maneira não tem algum tipo de referência né as situações mais agonia sem fim então é Talvez seja é um uma imagem que evoca o relações interessantes e que o que é fundamentalmente muito bonito né mas eu vou começar né Fala voltar um pouco naquela questão de como é que a gente faz hoje estão diferentes conversar entre si
né ou para colocar a questão de moto a maneira né porque o grau de começa o habilidade que existe entre esses autores né particularmente a raro e o penal ou seja como é que a gente entender essa questão da falta de comerciabilidade né E aí o eu quero fazer referência né as formas com que eu vejo essa questão sendo tratada nos últimos talvez 20 anos atrás Um pouco mais mas que estão que chamaram mais a minha atenção que estão mais próximas Os Meus interesses e a Gabi grande parte de nós enquanto comunidade aí é o
trabalha com temas correlatos não é que é o fato de que é o inicialmente né o trabalho do Eduardo Viveiros de Castro dançando stolze Lima acontecido ameríndio é se colocou como um referencial teórico-metodológico é fundamental vai aprender essa questão da da comensurabilidade das antologias diferentes quando ela se encontram é isso na verdade tem um Sul o que acabou tendo Impacto planetário não é o você sabe que o Deus de Castro foi professor visitante em quebra de 1998 naquela aquele ano o mate roubar era durante o doutorado ali né o lado de casa acabou inclusive participando
acho que dá do comitê de doutorado do albergue e o rolo grande com alguns colegas alguns anos depois muito influenciado pelo peso de Cassius que a expressão virado oncológica e essa expressão precisa espalhou pela pelo pelos Campos antropológicos do planeta que nem fogo em palha seca não é que gerou muita reação né eu não Estados Unidos particularmente já não mudar essa negativa como o a partir de um certo ponto de vista de alguns autores que viam né o perspectivismo ameríndio tomado como um e começa a referencial teórico não vocês não exatamente no que a Tânia
e o Eduardo e os médicos propuseram mas particularmente o obra de colega só você tá na fazer com aquilo né Eu amo você apresentar aquilo com o mestre a teoria que dava conta de um bocado de outras coisas no mundo dá uma reação negativa dos Americanos é Como Michael ficha que escreveu um artigo criticando isso de maneira muito forte certo vinha ali o risco de uma de uma essencialização da diferença né da necessidade de uma alteridade muito marcada por aqui análise fizerem sentido aqui isso de certa forma assim realizava a diferença ainda que não estruturalismo
recorrentemente o Eduardo faz isso coloca aqui maneira muito clara né esse recurso metodológico né o trabalho que vale de posição e saco de uma certa maneira eu entendo que isso gerou alguns anos mais tarde a ideia de equivocação controlada na que o do Avesso de Castro pública 2004 né aí para deixar muito a inter-relação nenhuma nenhum solipsismo essa essa questão né de como o estruturalismo e verde castriano lida com essa questão da comensurabilidade de odontologia né só que mais ou menos na mesma época o mal Almeida na Unicamp né porque de certa forma em diálogo
com os de Castro particularmente ver a Manuela Carneiro da Cunha né ele tava falando bastante em coisas como encontra os pragmáticos e acordos para irmã que é é uma uma outra maneira de tentar lidar com essa questão né a questão do das mitologias que e enfim se encontro de alguma maneira daí então uma história que o Mauro Cotta repetidamente que eu gosto muito dessa história vários de vocês certamente conhecem história mas eu vou repetir aqui porque o Senhor conhece para ver se o seja uma o é muito legal né para gente ver elemento que vão
voltar depois aí na discussão a respeito da Morte isso é o uma citação de apresentação que o mal vocês a Unicamp tem uma sala da Marina Silva na verdade não é em que ela disse que aço cadeira é vira Cipó aí que o tio dela morou durante muito tempo como Xbox madeira né em desenho ali que a sua cadeira viram se pode abrir aí você dá uma foto da família brincadeira bastante assustadora aqui ferrão dela e eu se pode aberto essa foto que tá embaixo aí né E aí o que é citação dizer se a
família morresse na na Copa de uma árvore o corpo Virava a planta e as pernas viravam cipós e quando será mordidas do caderno a primeira coisa a fazer é procurar um Cipó o time ver a água porque é mantido né eu não sei se era mesmo mas ajudar a aliviar a dor e aí o moro é conta aqui na Unicamp tem um estudante natural de biologia que fazendo pesquisa na Amazônia também escutou as histórias e quem a gente a questão da família virasse pó era uma coisa que acontecia era mencionado com ele de maneira mais
ou menos sistemáticos né no universo sociocultural ali em que o Mauro fazia as suas pesquisas né porque se as conversas e biologia da Unicamp prepara um tanto o material pedagógico na para explicar para as populações e Dorinha CD seringueiros e indígenas que formiga não vi nesse pó isso é impossível né que a questão da das espécies aí é uma questão que funciona de uma maneira bastante estado regular e que esses aqui o nome da Vegetal disseram que usa como se fosse ali eu vou à vontade do seu teste de biologia de explicar o museu já
respeito disso né o acessório tem o desfecho interessante Porque alguns anos depois o publicado um artigo né que faz referência as formigas zumbi das artigo especificamente fala sobre outra Formiga em Minas Gerais tá mais aparentemente é um fenômeno que acontece com bastante frequência então que se artigo menciona é o seguinte né que a existência de um fungo que infecta formiga e toma controle do sistema nervoso da família e a sua amiga passa a se comportar com o negócio vestido né E os autores da chamada de Formiga zumbi não tinha formiga ela escala no topo das
árvores e morre lá em cima e toda família morre lá em cima né o fungo bota o cogumelo consumo Brota de dentro do corpo da família e na verdade se tiver alguma outra questão do ciclo de reprodução dos vegetais no corpo e o razão né É É isso sistematicamente pode acontecer de botar em outros vegetais de dentro do corpo da sua amiga também né E aí qual que é a questão de né de novo né o antigo especificamente fazer diferença Minas Gerais vai ser outros artigos daí parece que no instalar amazônico ali eles tinha um
bocado de coisa a equivalente no que diz respeito a um ciclo de reprodução desses fungos a ideia que o fogo seu forno com batata formiga né ele lance esporos de cima das Árvores a possibilidade dos esporos são distribuídos por uma área muito mais Ampla é maior mas do chocolate do reprodução do fundo é Então essa história muito legal né Eu acho porque né porque eu menciono ela para alunos de graduação né eu maneira provocadora faça sua pergunta no final quem é que tava certo né Eu já vamos com aquela cara de e agora que é
que tá passando mal Oi aqui é que estava todo mundo certo não tinha ninguém tava errado né E aí os alunos de graduação pergunta como é que importa todo mundo certo suas histórias abre só obviamente em compartilhe Esse é o ponto é justamente é esse né Tá todo mundo certo desde que se Aceite o fato de que os pressupostos sobre a realidade são diferentes então o ponto aqui é que o que as histórias mostra de maneira mais ou menos interessante é que a ubiquidade das narrativas sobre metamorfose é junto às populações amazônicas podem ter uma
quantidade imensa de caldo daí não vou entrar nisso aqui que isso é complexo mas que esse exemplo simples mostra que fundamentalmente conceitos comum é Vida morte por por metamorfoses a outra coisa né então eu achei a ideia de metamorfose como sendo impossível porque é e as moléculas se transforme as células se transforme os tecidos se transforme essas coisas todas que em geral como se tenta explicar né As populações que isso não pode acontecer parte do pressuposto de que o corpo é necessariamente e só que a ciência entende que o corpo é que a vida é
a morte é também eu tenho certeza que o corpo Apple uma nota de rodapé de que a ciência não entendi porque a vida e então é isso essa hora que exemplifica a ideia não é de acordo pragmático do todo o encontro pragmático né todo pragmático no sentido de que as duas estão certos né ainda que não exista nenhum tipo de comércio a habilidade nem epistemológica nem ontológica EA interessante mencionar isso porque uma das um dos resultados daquele laço do Robert saído colegas a respeito da da virada antológica é que isso eu gosto de muita gente
a ideia de que o lanche agora não é mais epistemologia eu acho que agora eu tô longe né então deve termologia é a nossa herança Kantiana que tem que ser abandonada hoje tem que prestar atenção é na questão ontológica é isso a parte obviamente nada da virada antológica aí é um uma dimensão importante mas o trabalho de todos esses autores que a gente está trabalhando mas um fato é que é nesse caso aqui não existe nem a intersubjetividade na dimensão mais epistemológica nem inteiro objetividade na dimensão ontológica a não ser a dimensão pragmática pragmática no
sentido de que o índio Z o vegetal brotando dentro do campo da família e o cientista também ver a vegetal aprontando dentro da sua amiga né Isso não significa que estão na mesma antologia E aí definido aqui antologia como os pressupostos a respeito da existência dos seres Então essa questão é do encontro pragmático é interessante o Mauro desenvolve isso de maneira muito legal no artigo eu gosto muito chama caipora e outros conflitos ontológicos né eu não vou dedicar muito tempo aqui mas o que ele mostra dentre outras coisas aí que quando o conhecimento ocidental eo
conhecimento dos povos tradicionais é ele tá falando ali particulamente de seringueiros é confrontado um com o outro é possível a existência de acordos pragmáticos e ele compara métodos técnicos científicos de gestão das populações de animais na floresta com o modelo que ele chama modelo da Caipora como é que é o entidade metafísica que de certa forma regula a relação de caça uma das populações humanas e não humanas em algumas regiões da Amazônia né E aí ele ele compara três teorias diferentes a estratégias diferentes de gestão de população de caça técnico-científicas com o modelo Caicó e
percebe que uma delas é compatível as outras duas são absolutamente incompatíveis uma delas que propõe da produção capitalista de animais ela é um é basicamente não um genocídio ontológico do sentido do que nem cai fora sobre a Vivo não sair né mas o modelo de fonte Sumidouro é um modelo que é perfeitamente compatível com o modelo do cartório estou ele que são o não ainda que o modelo do cartório não se reduza não seja seja irredutível aos conceitos científicos implicados no modelo de consumidor e deixa da outro exemplo né Hoje é pô de um evento
histórico e o evento aqui 90 e as manifestações contra o o óleo duto é projetado para levar petróleo né em outros derivados de petróleo do Norte dos Estados Unidos do Estado Dakota do Norte e no centro-oeste ali é um produto é enorme de cumprido e que cruza o território hostil é o trator simples também fica dividido entre da porta do Sul Dakota do Norte e portanto cruza território sagrado e não rapidamente os fios se organizaram para tentar impedir a construção desse desse lado e tudo bem fundamentados na ideia de que isso seria uma poluição metafísica
a questão do território sagrado e esse é o movimento enquanto movimento social cresceu bastante e acabou arregimentando o apoio de muitos setores das populações não e de outras regiões Estados Unidos é particularmente estrelas de Hollywood né astros de Hollywood na Califórnia certo então o Leonardo DiCaprio é um daqui participou de madeira mais ou menos ativa e se vocês vão embaixo aí eu largo homem não é o nome dele é Jason Momoa se eu não me engano e ele também se manifestou contrário à construção do oleoduto agora uma coisa interessante que tinha e isso eu tinha
outros e outros eventos da América do Norte também como alguns anos antes houve uma pessoa muito parecida com isso no Canadá relacionado a extração de Xisto betuminoso e notar serve também não servia lá populações indígenas e populações estudantes ambientalistas se manifestado juntos e um ponto aqui se você olhar asfalto ali do do Leonardo DiCaprio você vai ver que a referência vi uma referência a ideia de que o petróleo tem que ficar no subsolo E aí eu sei que a gente não precisa de mais carbono na atmosfera e a mesma coisa os dias tomou aí a
gente não precisa de mais emissão de carbono portanto toda a produção é uma resistência a própria indústria do petróleo e aí então sim colocando a maneira mais mais dicotômica do que provavelmente era situação empírica ali você tinha uma parte defendendo a sacralidade da terra outra parte defendendo a que é Inconveniente lançar mais carbono na atmosfera mas se manifestando juntos é e o ponto é que condição Leonardo DiCaprio tem para entender o que significa território sagrado possível para ver se nenhuma a mesma coisa com Jason Momoa E aí a outra pergunta aqui necessidade de um ancião
os fios têm de entender o que é a molécula de carbono quem sabe nenhuma mas ainda sim é perfeitamente possível que eles atuem de maneira sincronizada e juntos e que o resultado disso seja o resultado que nós todo mundo contente né ou seja eles podem atuar juntos é sem estar pensando a mesma coisa e acreditando está fazendo coisas diferentes e ainda assim o resultado você satisfatório tá todo mundo né no caso do Parque online não foi não foi um experiência de violência paciência estatal horrível para ser hoje todo mundo mas o que isso tudo era
um contexto em que existe uma valorização bastante grande na nesse momento agora do conhecimento indígena Como contribuição importante para pensar estratégias a mitigação da mudança climática dos demais as demais de dimensões da crise ambiental a saúde na reunião da Unesco que aconteceu o ano passado né E que a ideia Era exatamente o momento que são de como os conhecimentos indígenas e tradicionais podem ser parte das estratégias de mitigação de impactos na redução de contabilidade a mudança climática e na WII PDS que é um equivalente o ipcc mas querida com biodiversidade serviços ecossistêmicos né mas a
Manuela Carneiro da Cunha parte dessa organização é o Eduardo Gontijo tá bem eles esse artigo é um artigo muito interessante né é que fala a respeito da esses dois artigos sobre a importância do conhecimento indígena e esse daqui é um artigo bastante explícito ao position paper do próprio PBS é falando a respeito da necessidade da incorporação do conhecimento indígena tradicional sem reduzi-lo ao conhecimento ocidental é importante colocar isso daí grifar é essa ideia o que significa na contribuição do pensamento indígena tradicional sempre esse ele seja reduzido ao pensamento ocidental no pensamento de uma parte dos
cientistas que trabalham com as ciências naturais não é o da terra a ideia da do valor da pensamento ind o pensamento dele já pode mostrar alguma coisa que o cientista não tinha percebido ainda o caso por exemplo da relação entre as indústrias farmacêuticas e conhecimento é as plantas da Amazônia mais que uma vez que o indígena é mostra o cientista o que eu disse na sabe a respeito da realidade o gente vai levar esse laboratório e vai ratificar ou não se ele vai submeter à o conhecimento indígena é um teste de validação científica para saber
se aquele deve ou não ser levado a sério o que se ativam aqui sugerem que isso não deve ser feito isso deve ser evitado de qualquer maneira que é preciso construir formas de relacionamento entre conhecimento ocidental eo conhecimento científico que não impliquem nessa redução tá bom Oi e aí a gente se encaminhando mencionei não pensei que eles haveria ainda a questão a ideia de equivocação controlada depois da ideia de encontros pragmáticos moro Almeida que acontece aqui quando a gente chega a gente como aro e o Arthur a gente tá falando de um contexto que é
diferente porque é um contexto em que a ideia de composiciones smo é uma dos eixos fundamentais aí né e os seus composiciones nesse sentido o sentido de que é muito difícil separar a realidade em dois opostos que se é retroalimentação de alguma maneira o livro jamais fomos modernos é um Manifesto com outras na verdade né e é por isso que a relação do laço duas vezes de Castro que sempre foi uma relação importante né é uma relação curiosa também né é porque o quando o invés de Castro na faz uso do beleza é como ele
faz de madeira mais ou menos sistemática Não beleza mesmo vez de Castro é um deles Realismo naturalista da maneira geral ao passo que a gente a gente olhar outros venezianos dentro deste universo como o que é mengo por exemplo o time em gozo ele é um desejando que não é estruturalista então a ideia de composiciones motor em inglês também tem muito mais imediata o próprio Reino de recorrentemente diz que ele ele não gosta do Conselho de deontologia né ele ele prefere muito mais conceito de ontogênese é que você jeito que os músculos estão se criando
estão se modificando constantemente da e que portanto a própria ideia de polos que se relação de alguma maneira é uma ideia que nós conveniente na visão do em Gold e ele tem um texto Não vem querer comprar pão e a formiga com aranha esse texto a verdade é uma crítica ao largo né que ele acha que a abordagem do a teoria do ator-rede era era estruturada Demais Dá para para o tipo de composição mesmo que eu lembro que defende o ato né ou a gente fez deram aí na no segundo capítulo do livro da Harley
é a Harley estranhou não é que o um composiciones tá acumular turu tenha apresentado que o problema agora é um problema que se resume a um certo embate de forças entre terranos e humanos é como se fosse o passo atrás desse esforço composiciones tanta e enfim aqueles que aceita bastante Clara né da da radial Arthur então É nesse sentido que o a Harley e o canal aparece de maneira interessante aí falando coisas que podem existir Tá bom só um encontro pragmático muito interessante né mas eventualmente até o movimento é displicente ano né de agenciamento para
coisas maiores que que é interessante da tô falando especificamente no antiessencialismo Radical da arwen e na ideia de que o realidade se compõe através de relações multiespécies em linhas e o dever E aí eu estou usando uma expressão que é mais propriamente em Gold Ana né mas que ela é recorrentemente usa também nesse livro é particularmente com a imagem de figuras de corda né e seguras de corda Springer inglês é é um aumentar para que é utilizada para muitas coisas esse livro né mas uma delas é essa ideia de que é preciso entender o processo
de modificação da maneira como o série se agenciam mutuamente e olha dá para os capítulos do campeonao que eu sugeri como leitura tem um bocado de coisa ali né boa parte fundamental ali as referências a morte a ideia de que o banco não sabe morrer e o que exatamente o campeonato está dizendo quando ele disse que o branco saboreia pra gente volta nisso né mas é mas é bastante claro que a compreensão do copenal a respeito do que é o Xamã não fica tão claro isso se estende aos demais seres mas particularmente O que é
o Xamã buchaman sendo um namorado é de agências não-humanas e agências espirituais mas que se manifestam e compõe o chamado então a bandeira como ele descreve a forma como ele teve que passar por um desmembramento metafísico aí foi reconstruído só que essa reconstrução na reconstrução o que ela é fundada na nos poderes de agências específicas de Gaza um chá Pênis de animais específicos de modo que o todo chamar né fosse um uma maranhando dessas agências e que isso é é o alguma coisa dinâmica na relação do chamar com a realidade né está quase também então
o o que eu quero na verdade é argumentar é que se a gente analisar essa esse caminhada nesses últimos anos né No que diz respeito a como entender essas diferenças ontológicas não é o particularmente No que diz respeito à raro aí mas desse jogo na nessa nessa nesse nessa dança para o raro é de uma certa forma o que está se propondo aí é um caminhar que vai dar diferença que é constitutiva a contaminação seja Dilma dê uma diferença que queria tem sonhos produtivas no mundo né a ideia de que na verdade o mundo é
um murgo e compostagem não é o mundo de agências que se é que se que se o que constituem seres e mais que os seres são ao mesmo tempo parte de processos na informação e compostagem de outros seres no círculo infinito daí E aí amplo para além da capacidade dos seus de entender e quais são os processos de recompor-se com outros seres em que um ser participa Então esse caminhada diferença contaminação é um dos elementos interessantes aqui né Mas e aí o não é o que que eu antes de falar um pouco mais sobre as
ideias da Harley né O que eu o Só Para retomar um pouco a contribuição dos plantão né esse plantão que é um professor de Literatura 10 trabalha com estudos de literatura dá para ver um pouco da atenção esses que ele coloca no texto dele ele ele fala a respeito do fim da civilização e da maneira como ela acordou para essa experiência militar dele eu que ele foi ele foi para o virar né No começo dos anos 2000 e ele observou da dissolução do mundo iraquiano em função da invasão norte-americana e alguns anos depois ele viu
alguma coisa se virar acontecendo em Nova Orleans quando o furacão Katrina afetou magolandia e a ficha dele caiu ele falou nós estamos caminhando para que seja com leite Então seja porque eu vi embarque da que eu achei que é uma questão militar e agora eu tô vendo isso com uma questão climática e se você coloca isso em contraposição Afonso previsões científicas é o que parece e daqui aquilo que aconteceu em Nova Orleans nos dias imediatamente posteriores ao furacão Katrina é o que nasceu 40 inteiro e se seus piores cenários se manifestar né e os piores
cenários de 2005 não eram fazer altamente profissionais que a gente tem hoje né mas de qualquer maneira o que ele coloca de uma maneira bastante Clara ali né Não que seja contribuição mais genial que a literatura pode dar nesse dia ele coloca de maneira clara a o quanto a nossa percepção do problema está enraizado né dá no nosso vínculo com com esses regimes de existência e de modos de ser e estar no mundo do como nós fazemos parte quando ele fala da necessidade do luto seja o existe uma civilização que vai ficar com atrás de
maneira intencional ou não ela vai colapsar e nós vamos sermos vítimas do colar é ou nós vamos ser capazes cidade de alguma maneira propor uma alternativa que nos Tire o aliviar a condição de vítimas do colapso qualquer uma dessas alternativas e isso implica o Face do abandono de regimes de resistência que nos configuram inclusive a orgânica é afetivamente então é isso eles são um ponto importante que eu acho que eu quis discutir nesta altura do nosso do nosso pulso né e por isso a provocação do esporte tão aqui não é E aí eu acho que
a Harley o canal tem Tem movimento interessantíssimo nesse sentido mas só pra colocar não é o uma provocação dos cartão é a questão de não se trata e os cantores que era tão eficaz nisso né porque ele acaba caindo no humanismo o meu multiculturalismo no final do livro mas o ponto aqui é não se trata simplesmente de que isso seja uma decisão consciente e vocês não com seja não se trata de conscientização a ideia nessa botar bastante claro né em pesquisas feitas nos Estados Unidos é por profissionais da psicologia e da própria economia a respeito
de porque a ciência ambiental é tão pouco e ficar em pautar política norte-americana né E aí o a ideia que é muito recorrente na cabeça dos cientistas particularmente nos climatólogos é desrespeito a falta de educação a falta de alfabetização científica que acontece que existe uma quantidade grande de pesquisas que mostram que não é esse problema né O problema não é de não conservador que se opõe a qualquer tipo de política pública que leva em consideração a crise climática e continua na falando sobre a a indústria do petróleo que tem que tirar todo o pessoal do
solo etc não é que ele não entendi a gente se esse é um pouco importante não é só o ponto importante os veículos e quais são as estratégias que estão disponíveis para gente e qual exatamente a mensagem da árvore e do tô penal nesse título ou seja o que significa compreender alguma coisa de acordo com as ideias da Harley e o que significa o penal a dizer tão frequentemente dos bancos não entendem nada e o pelo menos que os fracos não entendem a dimensão mais fundamental da existência desse planeta que é a dimensão espiritual então
é esse é um ponto importante E aí é importante lembrar que o modelo de Castro Débora danowski no livro deles a mão do Cruzeiro eles Cola com uma uma questão interessante no visão por causa de coisa importante aquele mas quando as questões que interessante é a seguinte é a pergunta de o que que nos leva a crer que nós efetivamente temos as ferramentas conceituais para dar sentido ao desafio que se nos apresentam pelo propôs e no Ou seja quando a gente olha e as discussões em torno da própria ideia antropoceno esse antropoceno é mais conveniente
ou menos conveniente do que Capítulo são os o que plantei estão sendo o do que todos os anos é que foram propostos com exceção de costura Luciano que eu vou chegar já né mas esses outros cenários propostos evidenciam que existe ali né uma busca pelo conceito ideal tem o conserto mais eficaz em termos explicativos Olá seja explicando a natureza da crise seja explicando a causa da crise o trave a mente antropoceno descreve a natureza do problema o parmesão estou postando dos geólogos né diz que a natureza do problema enquanto os capitalocene plantei estão sendo o
descrevem a origem do problema né E aí o que agora da nova tirou do ar dentro de casa eu coloco é da onde é que vem essa certeza de que nós efetivamente possuímos os recursos conceituais e cognitivos para dar conta do desafio ou colocando de outra maneira é possível que nós não tenhamos os recursos conceituais ela dá conta do desafio e Aqui é aqui que eu acho que é tão importante o conserto de custo Luciano que a dona raro E propõe e eu vou fazer uma coisa que é só um raio tivesse aqui ela não
ia gostar né porque porque ela propôs que o seu Luciano e depois ela teve fazer uma ginástica tremenda para dizer que não tem relação nenhuma com lovecraft meu novo coração um escritor na virada do século 18 e 19 o século 20 né e ele é um cara que fez muito sucesso mas que era assim estão super mas está Branco liso age no e uma coleção Messenger de outras questões na Morais e políticas e ele escreveu um texto quanto que chama o chamado de título O que acontece se eu votar nulo no Google imediatamente que aparece
por aí minhas memórias das pessoas é o ponto do lápis então no segundo capítulo do livro ela teve que criar uma história bem longa né para mostrar que o fundo dela não tem nada que ver o que sou eu lavo para efetivamente é uma história absolutamente races é como se refere tem as populações não brancas dos Estados Unidos inclusive fazendo referência a Nova Orleans então assim é difícil de ler essa história mas tem uma uma questão interessante na história que é o fato de que no final do ponto alguns marinheiros é encontram efetivamente o monstro
que é o solo monstro mitológico agora morre né quem não morre fica né enlouquece mas tem um cara para nós um cara que descreve Como foi esse encontro e ele fala uma coisa interessante eles descer desce numa ilha que era uma ilha do monstro mas eles não conseguem entender o que eles estão vendo porque aparentemente aquele mundo ele funcionava de acordo com a geometria não o clipe não é o que Diana todos não conseguimos seguir nem sequer se uma coisa que eles viam era uma porta ou não era uma porta e eu fecho nessa essa
referência ao longo plante aí efetivamente o logo Pela Esperança enterrado né e dentro do esquecimento que fala o que é mala Mas o que eu acho interessante deixa aspectos do ponto essa possibilidade de que nós estejamos frente algo sem temos condições cognitivas de entender do que se trata é E aí é o ponto aqui é se a gente precisa como é que a gente desenvolve uma compreensão e se a gente precisa ou não de conversa compreensão Então essa é uma questão que a terra rara enquanto o campeonato tem coisas interessantes a falar a respeito do
que significa estar vivo significa conhecer dentro do da questão de estar vivo e o que é um regime epistemológicos nas ciências uma das pesquisas que eu faço diz respeito a JAM Engenharia e já Engenharia Esse é o meu a ideia de intervir na atmosfera com grandes esquemas tecnológicas para mudar a composição nega estratosfera no sentido de refletir parte da radiação solar de volta do espaço e só tem outros esquemas também mas isso sistematicamente a denunciado como uma loucura porque nós é nós não conhecemos o sistema terrestre EA biosfera com o detalhamento e com Roubos e
suficiente para conseguir prever quais seriam os efeitos colaterais de você mexer na composição química da estratosfera esses efeitos colaterais podem ser muito Gramado se você mexe no regime de chuvas das Monções do sudeste da Ásia do Sul e Sudeste da Ásia ou seja se disse Sem explicar os uma seca imensa na Índia você coloca bilhões de pessoas em risco de fome é simplesmente por ter colocado no esquema tecnológico funcionando então é essa ideia de que nós não conhecemos suficientemente né o funcionamento da biosfera para poder usar coisas como a JAM Engenharia Qual a resposta para
isso paciência vamos continuar pesquisada Porque eu moro gente vai conseguir entender então essa ideia de que se a gente não entende uma hora a gente vai entender isso é parte do Regime fundamental de como não é o naturalismo científico funciona e aí o que talvez seja interessante a gente ia acordar eu vou contar Zinho dois minutos é significa conhecer no mundo Ariano O que significa conhecer no mundo do copenal né conhecer nesse sentido no sentido de vasculhar os detalhes do funcionamento da realidade no sentido de poder intervir é como encontro dominação e o a contraposição
do coisas como já engenharia tô com posicione ZTA da Harley e do o penal a mostra o quanto o conhecer na sua viagem ocidental é um conhecer para controlar e dominar e a gente está no esforço planetário para conhecer para controlar e dominar o certo regime ligado à micro-organismos na depois a gente volta mesmo faz o ponto aqui quando os cartão fala a gente precisa deixar as para trás a gente vai nele também deixará para trás mas precisa viver o luto se a gente não Vendendo muito disso a gente não consegue caminhar e talvez isso
Se reflita em vários de vocês como se reflete em mim na forma de melancolia o sentido de o que eu devo fazer para evitar entrar em desespero e eu encontrei o quê Por quê que eu desespero se coloca enquanto alternativa é E aí o a questão da vivência Do Luto interessante no sentido de pensar que viveu no grupo Talvez seja se livrar do desespero E é porque esse desespero pode estar ligado a maneira como nós estamos molecularmente organicamente assertivamente conectado com o regime de funcionamento da realidade que tá todinho importado por transferências e por ter
o tecnologias transcendentes ou para colocar em cima da maneira mais direta possível né a nossa nossa nossa consciência pode ser completamente composiciones ista pós-humanista com postiça Ariana é mais um bocado das nossas na nossa memória celular afetiva Ele tá esperando o progresso resolver o problema é [Música] e e bom e ver as evidências repetidos de que o progresso não vai resolver o problema escolar com frente a frente com a inevitabilidade do desespero e e é que interessante no sentido de que aparentemente não se vê desespero lugar nenhum do copenal e a dona raro e diz
que tanto o desespero quanto a o antivírus não te vejo que ela usa né Então tá Esperança como desespero são coisas absolutamente incovenientes da nossa nosso momento atual é é mas aí o fim para fechar essa parte da fala qual que é o ponto aqui o ponto a gente entender que a gente não está se relacionando com o problema nós mundo ocidental do mundo ocidental Lloyd como somos nós na quase ocidentais e quase não ocidentais enfim o o que fazer com ferramentas conceituais tão interessantes e produtivas como extinguir o atura aruena o próprio corpo canal
é desse contexto em que aparentemente a gente tá preso Dois Mundos ao mundo em que a gente não larga quando quer é porque as coisas corporais não acontecem quando a gente quer isso nos lembra que nós temos corpos e deixa eu Talvez um ponto Interessante não existe o otite na academia daqui a forma de piada desse dia que é que a função do corpo para levar a cabeça de uma conferência acadêmica para outra né e a gente antropologia faz piada com isso porque a gente tá o tempo inteiro falando de cor né mas talvez uma
questão para reflexão Nossa é até que ponto a gente tá ou não está liberto disso efetivamente dela do fato de que a gente tem coloca todas as nossas fichas em conceitos revolucionários o no desenvolvimento esperando o próximo livro maravilhoso que vai revolucionar todas as ideias né É e é isso aí vai aí o as inscrição do copenal a respeito da iniciação xamânica é muito impressionante nesse sentido impressionante o sentido de que tipo de transformação corporal ele teve que sofrer é ir para tomar água né parou de comer tem que esperar toda a comida do estômago
sair do estômago né sentir fraqueza corporal para usar né temos também são acidentais inadequados para apresentar colocar ele num contexto em que a que a consciência a funcionar em outra maneira senão estado alterado de consciência em função do mar quebra muito radical de regime alimentar de regime de hidratação e infinidade de outras coisas ainda Com Adição do pó da yakoana Ah e ainda assim ele mostra o quão difícil foi para ele efetivamente ser capaz de construir relações com Charlie da pela primeira vez sofrendo horrores muito magro né desidratado odor etc lá ele não conseguirá ver
o chapeiro isso deu uma dor dele uma quantidade imensa de esforço de um treinamento não era um uma força de vontade de Tremembé e aquilo eram ela parte do treinamento se desfazer organicamente dos regimes anteriores de existência para se refazer de outra maneira né E se nós não somos só conceito que tipo de desfazimento orgânico e refazimento orgânico a gente precisa homem a gente tem coisas que a gente não é capaz de fazer é um dos filmes que o o penal ajudou a produzir um filho chamado shappire né Olivetti Garcia dos Santos foi um dos
produtores o Roberto é isso esse é um filme que foi filmado na aldeia maturity muito interessante Imagino que esteja disponível na internet para vocês verem eu a vez conversando com o lainetti eu perguntei para ele pelo momento em que um bocado de gente aqui em transe não porque ela é uma seção chamada coletiva uma coisa que o teu corpo é mala Começou a organizar no motor it porque ele se viu na necessidade de começar a formar uma quantidade muito maior de xamãs do que os processos mais ordinários de construção de Chavantes não tem lá dá
uma sessão xamânica coletiva A Grande hoje muita gente entra em transe eu perguntei pela net que uma netinha o carro que admira muito grande beijo tchau então cima do verbo obedecer da Margarete me chama Fest em dessa embale dança e transe embale que eu fui muito interessante queria terminar bom então um ritual que ao mesmo tempo religioso e teatral e vai ser um determinado momento que praticamente todos os participantes entram em transe sem nenhum tipo de substância todos entramos e E aí a vaga timid que tá narrando diz o seguinte sempre que esse ritual é
performado sempre todos os participantes em transe E aí a pergunta na vez que eu vi esse escutei Eu pergunto quando foi a última vez que eu fui um bocado de gente entrar em transe eu não sei lá estou nunca vi um bocado de gente está entre as ao mesmo tempo é porque é que nunca vi um monte de gente atrás ao mesmo tempo né Oi e aí Johnny bota nosso contexto de vida é qual aconteça aqui um bocado de gente entrar em transe ao celular talvez lá no encontro evangélico de uma tradição um pouco mais
onde é a questão do trânsito você faz presente né É em cultos afro-brasileiros obviamente isso acontece mas existe obviamente uma questão de rede mentação de tempos espaços e de preparação de regimes corporais que estão apartados dos regimes hegemônicos da Assistência Social de modo que a gente não vê pessoas entrando em transe o que eu acho que isso é importante é nos mostrar que nós vivemos em um determinado tipo de regime de resistência de resistência em que sejam de existência na parte da nossa reflexão é até que ponto da região de resistência é um dos elementos
que vai ter que ser usado para trás e Soul nós temos que viver um luto então o ponto nada ele aqui na verdade já caminhando para apontar as questões mais fundamentais Aarão e sistematicamente para viver e morrer bem mas ela não diz o que é morrer bem e isso é uma coisa né que eu vou discutir na aula que vem que na questão da Harley né que é a ideia de contaminação de fazer esse junto da Harley esbarrar em limites são limites ontológicos bastante Claros ali no sentido de que ela consegue interagir com os Navarro
pela cita de maneira tão frequência inclusive um dos jogos de cordas que aceitar dos na vão mas ela não consegue interagir com o conceito de morrer bem associado aos nova colar não consegue interagir com o conceito de morrer bem associado a outras em tradições oncológicas não ocidentais e tem um bocado de tradições mitológicas na ocidentais no mundo em que a ideia de morrendo bem uma ideia é simples cotidiano é parte do sistema funcionamento né o os budistas tibetanos tem um livro tibetano dos mortos que é fundamentalmente a ter uma boa morte o ponto o processo
para gente aqui é o fato de que um grande parte do mundo que gerou o antropoceno e a crise o conceito de boa morte é uma contradição interna e E aí a falta de especificidade da Harley O que diz respeito ao que exatamente uma boa morte mostra aqui é ela não consegue engajar com os animistas é de maneira Profunda o suficiente para que isso passe e coloque a questão da Morte tomou um possível modo desistência E aí o fato de a gente está três dias do Dia dos Mortos é interessante né porque em países como
o México por exemplo né o Dia dos Mortos é uma festa Nacional monumental é e pelo mexicano médio né inclusive alguns acadêmicos né mexicanos dizer que a morte e chega o modo de assistência bem não achava Nature Ana mesmo de modo desistência ele não tava durante o bispado a ideia de que a morte é um modo de existência e a passo que isso é inconcebível no mundo arturianos tem de Ariano e talvez variando eu não sei né Deixa isso para gente conversar eu não sei talvez alguém queira falar até ideias a respeito disso é e
mais o ano que diz respeito ao copenal é Nessas questões que eu tô colocando primeiro ponto fundamental que eu acho importante ali é que dá mais uma maneira como da na da história da família do Cipó vida de morte contra outra coisa importante metamorfose outra coisa é tipo penal a morte outra coisa e aí o que exatamente É lógico penal e eu não faço a menor ideia eu não sei não eu digo do controle nao é um livro denso e ele faz muita referência a questões específicas de maneira repetida nós não é repetição a verdade
que explica para gente que exatamente aquilo repetição cria a gente problemas em mim não é a circularidade a repetição queria um modo de leitura que que então o regime de leitura diferente da eu não sei o que tem um 13 chamar e com mais é eu acho que a repetição sistemática que o campeonato faz o pelo menos que a edição do grupo Alberto faz leva um pouco filme do ai Merck Sharp e mostra também é uma certa repetição mas o fato é o corpo e não a sincera ideia de morte sistematicamente como a ideia de
conexão com o mundo espiritual então para o uma pessoa se transformar em Xamã ela precisa aprender a virar outra ouvir a espírito Oi e essa expressão sistemática que ele usa ao longo do dia E além disso ele fala tudo para poder shappire os olhos tem que morrer e aí a mente tem que abrir sem a morte dos olhos do chá mão chamando o consegue dizer os aquele né E e aí não aprender a morrer no na sala do kopenawa sistematicamente recorrentemente aparecem ali como é um aprender a se conectar com uma dimensão da existência que
é uma direção da existência que não está acessível as condições normais de resistência eu já é uma dimensão especial de precisa passar pela nossa organização xamânica né mas precisa de ajuda das plantas etc mas é a dimensão fundamental da existência Então seja não existe a Leo a ideia de natureza comou e não um cursos e processos que acontecem de maneira automática mas o universo ele acontece em função das relações perpétuas das agências que existem Aline e no pensamento do copenal né e é sempre sempre interessante especial que exatamente o crescimento do copenal porque ainda que
eu não sou sou sequer etnólogo lá e imagina especializado em Alumar Aparentemente o crescimento do canal e não é compartilhando né porque a etiologia diz respeito 12 anomaly né mas está bastante claro que eu pegar uma pessoa especial não especial não só um sonho sua história de vida não é no quarto ele conhece por exemplo do mundo na número dos bancos para poder elaborar essa narrativa vai para o Zap Mas também da própria genialidade dele mesmo então mais difícil por isso estou falando o pensamento com penal e não o pensamento do ser humano que eu
não tenho como saber se o pensamento ficou penal é amplamente compartilhado pelos seus colegas de arrumar mas a questão não é do ano comprei lá é assim é o funcionamento do Cosmo do universo ele no na sua expressão material de uma certa maneira ele é Reflexo da dos agenciamentos e das relações que acontecem na dimensão espiritual Então as referências repetidas a por exemplo ao fato de que a relação do caçador com a caça é mediada né pela pela relação do Xamã com o shaper e associado a castração longo Capítulos dessa semana existe a descrição disso
ele como e é negociações cosmopoliticas que acontece na dimensão espiritual elas acabam se precipitando como fenômenos materiais mas a definição última é fundamental de como as coisas acontecem é a cidade nesse nessa dimensão espiritual a metafísica aqui um pouco a gente tem acesso e a qual o Xamã ele não participa como um pesquisador que tá é colecionando conhecimento para poder gerar explicações sobre a realidade não a vida ela é perigosa é difícil né no da forma como o canal a descreve o seu universo o que todas as relações são relações perigosas né então o mundo
do Xamã não é um modo de conhecer a realidade de conhecer no sentido psicológico dos regimes ocidentais do conhecimento como uma revelação como abertura de uma é pois é é muito mais ou até acesso a um nível de negociação mais alto e muito mais perigoso também né E participar desse necessário negociação mais alta a melhor maneira possível ser garantia nenhuma de que o chamar tá efetivamente entendendo tudo que tá acontecendo ali só resta a ideia de não está entendendo tudo que está acontecendo ali não só é uma ideia importante do pensamento do corpo é mau
mas a menina também fundamental da própria ideia do perspectivismo ameríndio a forma como as perspectivas são relacionadas aos corpos o que necessariamente é barra ao ser que tem um determinado corpo Qual é seu mundo da maneira como o senhor conhece e é o reconhecimento de que uma perspectiva não é ontologicamente superior a outra então se a anã a unidade Odontológica de uma perspectiva por exemplo dos humanos em relação a perspectiva das onças E cria um contexto de conhecimento aí e que claramente é impossível o conhecedor indígena conhecer tudo portanto as relações de vida tem que
ser construídas na ausência do conhecimento completo bom e é nesse sentido que isso é uma interpretação que eu faço nesse sentido que conhecer ao invés de se materializar é como se materializa no mundo ocidental na forma do acúmulo de descrições denotativas da realidade passa a ser e de uma maneira na de maneiras complexas da mundo ocidental constrói a ideia de cuidar da natureza da cuidado Ecológico como sendo é um dos subprodutos SUS do conhecimento da natureza então a gente precisa conhecer primeiro para encontrar forma cidade organizar esse conhecimento de modo que ele acabe-se se manifestando
na forma de proteção ecológica Esse é o tipo de coisa que o canal hum compra como não compra nenhum dos dois tecidinhos essa ideia de conhecimento leva a cuidado é o ponto interessante né Dalton logia é do copenal Da maneira como combinar o descreve o seu universo é que eu cuidado tem que existir na ausência do conhecimento tirou O original não eu não amei nunca vai conhecer de maneira efetiva a maneira que uma onça entende o mundo portanto não vai haver não uma revelação desvelamento da Perspectiva da Onça para o chamar e a nome mas
ainda assim eles estão ligados em relações de predação não existe essa dimensão pragmática né para voltar a ideia de encontro pragmáticos que a dimensão pragmática de dizer que cuidar sem conhecer porque as relações são todas muito perigosas e é bom e E aí que eu queria eu tô encerrar a minha sala ué dizendo o seguinte não é tanto as ideias composiciones estas da raro ele é de que somos todos compostagem que A grande questão é constituído nos com outros seres e relações muito específicas que somos todos holobiontes e que é o conceito de aluguel o
conceito mais importante que é a dimensão de unidade ecológica de referência em que os seres se constitui em programação e simbióticos etc né Isso é diz entra a ideia de sujeito que é a ideia de sujeito que caracteriza um dos pilares fundamentais da civilização que criou antropoceno Então esse sujeito descentrado nesse Sul é uma coisa que na verdade nada mais é do que a estabilização temporária de processos de Constituição multa que acontecem de maneira constante isso é define a maneira como a Harley entende da existência dos seres e É nesse sentido que o encaminhamento que
ela sugere para a questão do antropoceno é é um caminhamento em que os seres tem que se constituir de maneira mutuamente e os humanos têm que participar dessa constituição é um movendo as condições para o florescimento da vida e para o florescimento das condições de viver bem morrer bem o responsabilidade Ou seja a probabilidade de resposta o o o papel da da simbiose nisso né da relação que ela chama de simbiogênese alguma coisa que a gente vai discutir na é porque inclusive ela propõe um conceito que é que é mais ainda é bizarro que é
a fusão de simbiogênese com animismo Então ela chegou de cima hemogenese Partiu falar sobre isso na hora que vem que o antigo para discutir anime mesmo de uma maneira mais claro mas o ponto fundamental da raro aí por que que é qual que é o ponto aí o ponto é que se a gente dizem Kula dessa ideia de que o indivíduo é o indivíduo liberal e ao indivíduo daqui compõem o corpo social que que é ordenado e organizado por forças molares na para os poderes instituídos etc e tira a verdade o que dá o que
dá autoridade para esses poderes instituídos são ideias transcendente a e do respeito a ciência do Progresso esse essas condições de necessariamente desembocam em reações de desespero e de indignação Oi e aí O o que a rádio está sugerindo é se você gente abandona toda essa estrutura moderna liberal e passa a constituir Nossa resistência e sem arregimentação transcendente molar dos poderes instituídos mas numa relação para usar o termo Veneziano é muito mais molecular de Constituição conjunta e mútua e relações de responsabilidade sem estar sistematicamente caindo na armadilha de achar que antes de a gente precisa conhecer
e com esse direito em uma vez conhecendo direito a gente vai agir isso aí vai resolver o problema dele não dá tempo porque a gente sequer é capaz de ter um conhecimento minimamente acertavam os padrões científicos das relações que a gente tem o tempo inteiro que nos mantém vivos então é como se fosse um certo da minha compreensão não que ela está propondo como se fosse um certo o ajuste existencial alguma coisa que já acontece conosco tempo inteiro mas de certa forma desconectando da inércia existencial esses poderes molares e dessas dessas entidades liberais para que
efetivamente as pessoas passem a de maneira consciente inclusive com investimentos do afeto a fazer parte da de maneira intencional desses processos de decomposição multa prova que vem a gente valeu último capítulo do livro tipo último capítulo é um exercício de ficção científica e de especulação de Realismo especulativo em que ela propõe exatamente uma situação absolutamente bizarra a respeito disso O que significa é o uma história né de infecção em que mostra ali o que significa conectar-se em relação existe biose simbiogênese é o esporte suficientes para que o resultado de dar uma quantidade muito grande de
ações moleculares nesse sentido efetivamente acabe afetando O todo sem a necessidade de fazer recurso novamente da ideia da ação molar Ou seja eu preciso me organizar e juntar minhas forças para consultar as forças do outro poder molar no embate de forças que é na verdade é lucro a semente cai no modelo político tem um modelo político a gente tem né e sistematicamente reproduz essa ideia de onde desespero ou de integração e aí eu fiz uma consulta com meus colegas tecnólogos né porque além do livro do cão e tu tem nenhuma referência havia o campeonato indignado
e nas poucas contato que eu tive com o dever dos indígenas inclusive em situações de conflito real porque essa mencionei da Aldeia Paranapuã que existe dentro no parque de conservação Estadual São Vicente existe uma tentativa do secretário do ambiente expulsao.de diz atenção do Pai então vocês estão vivendo uma situação difícil lá mas deu momento atitude a atitude de Integração eu fiquei pensando né até que ponto a própria indignação e é fruto da maneira como a nossa composição de regime orgânico com ele tiver assertivo ainda tá ligado à espera o a a consideração a pressuposição da
existência de uma ordem transcendente então se a indignação é algo você pode haver uma quantidade infinitas indignações em graus e naturezas diferentes da Mas o que eu tô me referindo a indignação que se materializa no pensamento de não é possível que está acontecendo porque isso não deveria estar acontecendo agora tirei está fazendo nada para que isso aconteça a única razão pela qual isso não deveria estar acontecendo é que existe uma ordem transcendente é tipo um outro tipo de funcionamento das coisas e aí as coisas não funcionam de acordo com a saúde transcendente isso é inaceitável
e gera em mim a reação de indignação então o nesse sentido que a raro a falar é nem a esperança de indignação são atitudes que são válidas Na verdade o que são úteis desse nesse momento né é isso na verdade não é o canal ele materialize os tempo inteiro é o próprio levitron na epígrafe do livro coloca aqui atitude com penal ela é tão impressionante que era quase incompreensível né que ele faça um esforço monumental que ele fez e continua fazendo né para sair do universo dele para mim falar aos bancos sejam os brancos de
todas as cores né e e o próprio se escreve com Custoso isso é essencialmente um pouco sobre perna inclusive de disse para não ficar relação que ele tem por vários do chá pênis Associados a ele e cujo processo de associação é um processo difícil mas que esse investimento em contato com os bancos é um um investimento tempos tudo é que mesmo assim não é uma questão não é de apresentar um grande poder molar que vai se contrapor aos grandes Poderes instituídos qual que é o ponto Então no que diz respeito a culpa não e aí
houve um debate Na depois da publicação do livro em português sobre o que exatamente a esse livro aí né quando saiu do em português Viveiros de Castro e sugere na no prefácio uma coisa muito interessante né Ele fala eu tô botando coisas palavras é esqueci o naturalista não é parte dos gêneros discursivos dos Romanos nem os pontos haveria de maneira geral não existem outros a comunicação com não esse gênero de vou descrever aos brancos de maneira descritiva é usando linguagem denotativa Como é o meu mundo né é mais o próprio o penal faz referência aos
gêneros de comunicação que tipo de forma de comunicação existem no seu mundo e como ele se prepara para cada uma delas e como ele encara encarou falar aos brancos como uma outra forma importante de comunicação E aí o ovo de baixo no mundo tecnológico brasileiro o Renato participou desse debate né uma tentativa de dizer o que exatamente é esse livro é sobre a dor de um relato diz que vai dar o chão tem o estrutura narrativa de um dos discos discursos dados dos é é mas as pessoas entre os homens importantes de grandes homens da
levo como eu tenho o que o campeona usa né mas o verde classuda Entender no seu prefácio que dentre outras coisas esse livro é uma tentativa de tratar xamanica mente a mente dos mapas e dos nomes indígenas e esse é isso dado o fato de que tratará xamânica mente é obviamente uma uma das formas de comunicação uma das obras está no mundo é mais sinceramente ligados a própria o próprio estável o uso do campo penal não é isso parece ser uma coisa interessante né mas então é o o o que significa aceitar forma de tratar
xamanica mente no uzap Via livro naquele tá dizendo a gente tem que se diz que construir reconstruir sem o fetichismo da mercadoria O que é o que nos vincula tão fortemente a necessidade de recursos naturais que acabam gerando na a dispersão da Floresta né É então né e é nesse sentido a gente vê o acordo dos pragmáticos encontros diagnóstico interessante com que a raiva ele tá falando né mas tem uma coisa que ele coloca que de novo não é isso gera uma uma atenção um vácuo entre a morrer antes de ajuda raro trem O problema
é duplo primeiro problema é o fetichismo da mercadoria do Branco segundo problema é o branco não sabe a morrer Oi e aí significa não saber morrer O que significa não se não tem condições de entender e se conectar com essa dimensão espiritual que é o que regula não é as as relações mais importantes o que se desenvolve o que acontece com o morro Então você já isso cria não o uma falta de compasso aí entre raro aí e ficou penal e esse aqui é uma questão interessante que na hora que ganhou eu vou voltar nisso
né porque a sua interessante no sentido de que Eu mencionei soltando um comentário né que eu fiz depois da aula do Renato Villar cai sobre o que é magia sem espiritualidade né Eu quero magia com espiritualidade e o que que a magia da estão em guerra na e inclusive o anime mesmo da haruhi mesa do Artur né são só ne mesmos e eles vazios espiritualidade ao passo que a mensagem do campeonao é metade do programa exatamente o fato dos bancos não serem capazes de se conectar com dimensão da espiritualidade Que tipo de desafio é esse
para o panorama intelectual tanto brasileiro quanto internacional é pessoalmente a respeito disso que o tempo está dizendo sobre espiritualidade não existir o antropólogo dinamarquês chamado News bufantes ele é um pessoa que falar agora o colaborar bastante coragem na chima Eris ele é um dos editores daquele livro the art of Living anandamide plano tiram dos auditores e Ele publicou um uma revista na Dinamarca em inglês lá no não deixar de árvores em que ele lida com a questão do secularismo da antropologia e em que medida o secularismo que existe enquanto a dimensão normativa da antropologia internacional
é uma limitação No que diz respeito à capacidade de lidar com o problema do antropoceno ou isso enfim tô falando isso uma conta vez só que a gente fora do Brasil e ao próximo tem no Brasil da Brasil tem essa questão de da da quantidade imensa de traduções é que envolvem em regimes de assistência [Música] integrada de uma maneira conflitualidade e O que é finalmente para concluir é senão como é que a gente faz torno te desesperado né então não tem designação Eu contei né isso obviamente a questão difícil porque eu realmente estou convencido desse
argumento discreto naquele o um bocado de coisa tem que ser Deixado para trás e Inclusive das nossas programações orgânicas do que a gente também pensa com outras partes do corpo e não só um sistema nervoso e a gente também peça com os afetos a Então aquela imagem do copenal a passando por uma transformação corporal tão dura que ele conseguir ganhar né as habilidades xamânicas às vezes eu penso que a gente tem que pensar em nós velho para a gente poder construir um outro mundo de habilidade de resposta uma beleza a árvore de tornar-se com relações
muito esperto e inteligente é capaz de bebê e morrer bem né pô vendo del Nem volta e operava não força da vida é que tipo de transformação a gente precisa passar o e talvez a primeira questão mais fundamental eu acho ela é dentro da gente se ver aonde é que tá aqui na ascendência daí ontem que a transferência tá trabalhando e eu acho que o exemplo é tanto da área aí quanto ficou penal a mostra um pouco é isso a questão é se existe um problema e a pessoa se dedica a trabalhar no problema o
tempo inteiro E desde que as suas energias e seus afetos para lidar com problema bom ouvir isso se você sem sem a solução transcendente né do da crise Talvez isso e sugere algum tipo de reprogramação na reprogramação no sentido de a que a vida seja se a vida e o corpo não é esse indivído Liberal não esse esse indivíduo indiviso né é a vida é outra coisa vida é só relações o lobo óticas Talvez o amor a morte seja outra coisa também E aí se um dia a gente efetivamente passar a entender isso e aceitar
isso o desespero frente a moto G individual seja menor Voce viu É mas o ponto aqui é a ideia de ação molecular constante da que consome o tempo e energia aí que acaba se colocando como consentido não sentido que vem de uma transcendência mas o sentido que vende cultivo permanece o tempo inteiro é o a o ativismo do corpo e na lá é a construção de algum tipo de imanência que os nossos modelos de políticas fazem terrível conseguir entender muito bem né E aí ganha prêmio fica instalado enfim tal tentativa a louca de enquadrar ele
se encontra forma né de modelo ocidental vai ser E literalmente como se fosse um ativismo de imanência mesmo não ativismo que o sentido da coisa estar na ação cont E aí e talvez seja o ponto o sentido da ação contínua né é o que significa que vocês vão abordagem mais molecular e significa que o a dimensão molar época importante é de alguém eu vou falar com você mais bem especificamente com relação a galera como eu vivo isso obviamente não é menos importante eu trabalho com climatólogo né e com Engenheiros Eu sou professor de uma escola
que forma Engenheiros e faz pesquisa confirma como os engenheiros São pessoas que tenham a chance de tremenda de algum momento de concentrar muito podemos olar nas suas mãos os economistas também né os advogados vão ocupar os espaços de poder no os médicos para falar coisas que tem a ver com a Harley com atingir os agrônomos é aqui que Diogo de alguma maneira eu possui uma representação do mundo está toda asfaltada nessa ideia de transcendência e do Poder do exercício do Poder molar talvez essa atividade de atividade de Monet constante que dê sentido à existência é
no nosso contexto possa ser literalmente né uma atividade de contaminação a contaminação de quem contaminação do centro de irradiação dos padrões destrutivos das forças molares que eu tô querendo dizer com isso o grande e por isso que o curso realmente vou terminar e é muito importante né a gente é participar do processo de desenvolvimento conceitual da análise do problema né e da construção de ferramentas etc muito importante a gente como raro e o aturo o canal vejo de Castro mas o fato é o seguinte a gente precisa ser capaz de contaminar os engenheiros os advogados
sem ser capaz de contaminar os médicos de economistas os agrônomos com isso I love u a pregar para convertidos é efetivamente uma coisa que não vai nos ajudar né Talvez nos ajude no sentido de sentir comunidade é mas eu acho fundamental agora é uma contaminação molecular um daqueles que vão ocupar os espaços monaris você já a gente precisa encontrar uma maneira de fazer os engenheiros do Futuro A quem tá na Faculdade Engenharia hoje a fazer um que essas pessoas sejam capaz de participar eu tenho vontade de participar desse debate mas é que que essa contaminação
existe porque a ideia de vamos abandonar a transferência E focar todo o nosso nossa atenção na molecularidade das coisas a gente não pode desconsiderar o fato de que os poderes grandes poderes Moraes vão continuar existindo E vão continuar determinando um bocado de coisa no mundo né mas é certamente não foram os grandes poderes molares que fizeram com que no ano 2020 e o prêmio de intelectual do ano jucapato fosse coração Senac AM Olá seja né eu achei que na minha vida nessa nessa vida eu não veria o telefone já vendo creme de transporte o único
então é existe uma combinação entre entre o investimento da energia de transformar o mundo através de ações moleculares é mas existe a importância de reconhecimento de reconhecer a existência dos dos molares e maneira como eu vejo isso é a gente precisa contaminar os focos de radiação de vou demorar é contaminar num sentido mais geral que pode existir né então mexendo que eu acho que a gente precisa fazer na verdade é projeto de extensão infinitos envolvendo os engenheiros advogados médicos economistas e agrônomos do futuro é um tempo para quê o que a gente conta mesmo não
para que esse processo de Constituição almoço lá aconteça minimamente das formas como a água Aí descreve e abordando ver novamente os problemas que o coopena ontem obrigado E aí [Música]
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