e fala galera sou cara de som conhecido também como Airton Júnior e no vídeo de hoje eu vou falar sobre o cinema mudo ou será cinema silencioso a verdade é que essas duas expressões causam um pouco de polêmica de divergência entre estudiosos e profissionais da área mas no final das contas somente uma coisa vai nos importar no decorrer desse vídeo e não entendimento do som no cinema s o cinema já pretende assim sonoro desde a sua primeira projeção e nós podemos concluir que sim porque no ano de 1895 em Paris os irmãos Lumiar contrataram um
pianista para acompanhar as primeiras projeções das Primeiras Experiências que surgiam então do cinema que conhecemos hoje E aí e o que aconteceu naquela época e que começou acontecer melhor dizendo né a partir desse período é que a música Ela foi constantemente utilizada como forma de acompanhamento as projeções porque nesse período ainda não havia o áudio em sincronia com as imagens Então para que não houvesse Total ausência de sons muitas exibições eram feitas com acompanhamento musical mas como ainda não existia uma padronização o que também ocorriam é que em algumas projeções era comum você ter grandes
orquestras com o número muito grande de músicos até com o maestro em outras locais até mais simples por questões até muitas vezes de orçamento do tamanho do local de exibição era muito provável que fosse apenas um músico que em geral seria um pianista ou uma pessoa que iria tocar órgão mas aí havia um problema como não existe a padronização e como existe ar uma diferença muito grande né Em algumas situações você tinha uma orquestra inteira com uma essa na outra você tinha apenas um musicista acontecia que além de não existir a padronização no sentido corporativo
da coisa né de e quantidade de pessoas para dar uma maior profundidade mais camadas para música acontecer também que quando pensando nessa situação de um músico solo de um pianista por exemplo era comum que esse músico iria teu contato com o filme Somente durante a projeção ou seja o público EA lá para assistir o filme pela primeira vez da mesma forma que esse pianista exigia-se né uma um grau de interpretação assim a olho nu ao vivo assim do músico ele teria que de fato assistir à projeção junto com o público consegui fazer uma devida interpretação
daquelas imagens da e se formava ali no filme e conseguir tocar uma música que tivesse condizente com a narrativa né com as imagens Então você ficava à mercê dessa capacidade interpretativa e execução do músico o que nem sempre ocorria então Caso você fosse vivo nesse período seria muito provável que você assistisse o mesmo filme em uma sala grande né Projetada ou melhor dizendo adaptada para essas condições e o mesmo filme em uma sala menor e aí nessa sala grande você poderia sair muito satisfeito com a experiência porque você é além das imagens iria ter uma
orquestra um Maestro que iria ajudar a conduzir a narrativa e na outra situação algo bem mais simples como pianista poderia ser que o que operei se tivesse executando não tivesse muito sentido narrativo com as imagens e aí você não gostasse tanto isso aí se resmungando da sala de projeção para contornar esse problema algumas a acao Fischer fotógrafa e Edson comprem começaram a lançar livro de partitura que continham sugestões de músicas para determinar os climas ou gêneros então por exemplo esse livro o músico e aoa avô tocar em um filme de comédia então teria lá a
sessão de comédia encontraria as partituras das músicas que teriam mais sentido para esse gênero mas também tinha lá nesse livro A parte de suspense a parte de romance e de diversos climas que iriam ajudar esse músico na hora de construir essa narrativa junto as imagens projetadas porém é válido destacar que nesse período em que começaram a ser lançados dessas publicações esses livros de partituras é Essas músicas que estavam nos livros geralmente eram adaptações ou não necessariamente adaptações mas simplesmente músicas extraídas que já existiam até antes do cinema e que já eram até conhecidas do público
né isso inclusive a cada que tiveram diamons colocar então músicas que o público gosta que o público conhece como uma forma também de trazer esse público para assistir os filmes Mas então nesse período ainda não existia o que nós conhecemos como música original né Então aquela música que é composta por um músico por uma Aécio por um compositor até melhor dizendo vai pensar especificamente naquela cena ou naquele filme é com caminhoneiros em ter um compositor que nós temos esse Marco registrado quando ele compôs 18 minutos de música para o filme lá assassinato de Denis e
E aí E aí [Música] e além do uso da música ao vivo também existiram tentativas de se produzir sound effects por trás da tela de projeção vou pegar aqui O protótipo assim não é nem exatamente a máquina de alho Nem teria como ser só que na verdade é uma máquina de produzir são diferentes para filme de terror suspense ela produz um sons meio esquisitinhos que aí ligando no computador colocando os efeitos de lei verbo eu consigo fazer esses sons que dão um certo medo mas o que eu quero trazer assim como ela com ela assim
é para vocês terem uma ideia de uma máquina né que possui diversas trakitanas como Roldana uns uns tubos é umas coisas assim que em geral eram utilizadas para produzir esses efeitos de som como por exemplo um som de trovão som de chuva até tentativas de fazer fora em né de Passos então ficavam pessoas atrás a tela movimentando essas traquitanas era uma máquina muito grande e isso inclusive foi o que tornou esse essa ideia praticamente inviável porque com a questão da música ao vivo né Eu mencionei era muito complicado você conseguir manter a padronização de numa
mesma sala tem uma orquestra na outra também tenho que não acontecia imagina então produzir artefatos ter todos esses equipamentos essa trakitanas atrás Então primeiramente precisaria de dinheiro né para conseguir Construir tudo isso e precisaria ser uma sala muito grande para conseguir comportar essa máquina mas é importante falar isso né porque foi também um momento histórico de já nesse período começar a tentar produzir esses efeitos de sons que hoje são muito fáceis é para gente fazer um download Ah tá mas que naquela época Ainda não era então eles tentavam fazer realmente essa execução ao vivo além
dessa tentativa né da máquina de Alelo existirão também algumas tentativas de se dublar os atores da então ficavam pessoas atrás das Telas fazendo dublagens de momentos específicos ou tô fazendo opção mas isso realmente era algo assim muito pontual essas tentativas essas questões que eu venho levantando elas foram feitas né como realmente uma forma de tentar levar mais imersão e conseguir levar aqueles sons que seriam naturais para o nosso dia a dia mas que não estavam presentes por causa da sincronia foram tentativas o que de fato nesse período a gente pode consolidar foi a utilização da
música bom Eu imagino que fique bem claro Com todas essas evidências que eu trouxe que o cinema ele pretendia se sim sonoro o que não existia era uma maneira tecnológica capaz de colocar as imagens em sincronia com o som então é por isso que eu particularmente eu Airton prefiro adotar a expressão cinema mudo porque o cinema pretendia-se sonoro só não existia um meio tecnológico ainda naquela época capaz de realizar esse feito e o silencioso eu prefiro utilizar na Conde e quando você tem a capacidade de ter o áudio com as imagens em sincronia Mas você
escolhe não ter som então eu prefiro até usar esse termo pensando no seguinte quando uma pessoa fala vou fazer um voto de silêncio significa que a pessoa tem a capacidade de fala Mas escolhe por alguma razão não falar então dessa forma eu prefiro cinema mudo para dar esse período de cinema silencioso como uma escolha que a pessoa possa ter para não colocar som fora isso né a gente viu que a música foi realmente o fio condutor e que até hoje a música está fortemente presente não só no cinema como em diversos meios do audiovisual é
mas é válido também dizer que nesse período vocês podem perceber que as tentativas de se levar o som para o cinema foram muitas seja atrás das Telas seja com músicos seja como for né e é evidente também que nesse período muitas tentativas muitas pesquisas foram feitas para conseguir resolver esse problema da sincronia Só que essa parte do vídeo vai ficar para um outro dia se você gostou do conteúdo que viu até agora e quiser continuar sabendo mais sobre a história do som no cinema fica aí inscrito no canal porque aí você vai ser avisado quando
a gente publicar e aproveita se você gostou também e curta esse vídeo para mostrar que ele é relevante e a gente poder levar conhecimento para mais pessoas hoje eu fico por aqui forte abraço [Música] E aí E aí [Música] E aí E aí