uma coisa mais prática do ponto de vista filosófico poderia começar a ética nos pré-socráticos mas Aristóteles escreveu um livro de fácil acesso para todo mundo se chama ética ncom é um livro que ele fez com regras em que ele entre outras coisas no diz que a virtude ética é adquirida ou seja ao contrário de Platão Aristóteles acredita na educação para o certo e para o errado e eu vou defender no início isso como primeiro princípio ético dessa palestra nenhuma criança nasce com princípios Morais Toda Criança é amoral por natureza com isso eu tomo uma opção
filosófica H pessoas que TM outras ideias nenhuma criança ao urinar ou defecar pergunta aos Pais será o momento adequado mamãe que eu defec agora Não elas fazem o que elas pensam na aqu aquele momento cabe aos adultos num processo penoso e ensinando o limite do outro lentamente o certo e o errado e começar a ensinar a virtude ética e diz também Aristóteles que nós temos capacidade de aprender logo a primeira informação ética aristotélica distinta de Platão é uma discussão longa é que nós precisamos recuperar o prazer de Educar as pessoas educar o serviço público educar
o cliente educar o cidadão educar as crianças para o que é certo e para o que é errado sem muita firula filosófica roubar é roubar não importa nenhum debate roubo é roubo gente honesta é honesta gente desonesta é desonesta e temos que voltar as coisas muito simples para poder voltar a um conceito que diz respeito a Aristóteles e a tantos outros que é responsabilidade O que acontece no meu campo de trabalho é minha responsabilidade eu faço parte deste processo nós vemos de uma cultura estudada no Brasil por grandes antropólogos Roberto da Mata por grandes historiadores
Sérgio boar que tem como característica a omissão do sujeito histórico faz 33 anos que eu pergunto aos meus alunos a seguinte ideia você está atrasado e o aluno me responde não foi o ônibus Vejam a única resposta alguém atrasado É sim eu estou atrasado e o motivo foi o ônibus mas ninguém jamais me disse isso não o despertador não tocou o celular caiu a bateria eu não ajustei pro horário de verão ninguém me diz Sim professor eu estou atrasado porque nós sempre tiramos o nosso eu os brasileiros dizem uma frase obscura muito estranha o povo
não sabe votar é muito estranha essa frase porque pressupõe primeiro lugar que eu seja o aristocrata que eu não seja povo e que eu saiba votar esta frase está apontando um dedo para alguém sem observar os três que estão apontados para mim se o brasileiro não sabe votar eu sou é a mesma questão que eu discuti no livro pecar e perdoar uma entrevista uma feita pelo ibop mostra que 95% dos brasileiros se acha alvo de inveja mas não encontraram na pesquisa um único invejoso é um mistério é um mistério todos somos invejados não sei exatamente
mas todos somos não há nenhum invejoso aliás dos sete pecados capitais é o único que você nunca encontra alguém você encontra alguém raivoso se orgulhando disso aí eu PR briga mesmo você encontra gulosos Eu gosto de comer você encontra preguiçosos mas nunca encontra um invejoso ninguém diz eu tenho uma inveja ninguém diz isso o mundo dos outros é uma definição dada pela enciclopédia francesa reforçada num pequeno texto Iluminista o limite da ética é o limite do campo alheio é primeira pergunta ética eu posso fazer isso primeira pergunta é Qual o limite que o outro estabelece
eu não posso escutar som alto eu não posso porque eu não sei se meu vizinho quer ouvir eu não posso fumar em lugares fechados não apenas porque a lei diz mas porque eu não sei se meu vizinho se sente feliz com isto é uma das coisas que eu tenho birra em quem torce por times porque eu amo bar eu toco bar toda semana me formei em música eu adoro bar mas eu nunca cheguei a janela do apartamento e gritei chupa betoven por exemplo nunca irritei as pessoas com isso mas as pessoas do futebol acham que
elas devem gritar isso aliás eu não sei exatamente o que significa este grito se é um convite a felação coletiva do outro time ou é um desejo de participar dela também nunca nunca entendi bem isso todo diálogo ético gente é um diálogo em que eu preciso estabelecer o limite do bem individual com o bem comum o bem coletivo o bem comum estudado longamente pelos filósofos da ilustração estudado pelos sociólogos do século XIX e XX é o bem que deve dialogar com o bem individual nenhum bem comum deve se sobrepor de tal forma ao indivíduo que
o oprima e nenhum indivíduo deve de tal forma se opor ou se sobrepor que oprima a sociedade Mas vamos entrar na subjetividade todos que estão nessa sala concordam que roubar do caixa da empresa ou do estado é um erro o estelionato roubo direto esta ação de retirar dinheiro especialmente grave na área pública porque prejudica toda a sociedade é uma coisa abominável Mas tirando os que estão nessa sala a gente sabe que no serviço público tem gente que leva lápis para casa a gente sabe eu já ouvi falar na Unicamp que houve numa outra faculdade alguém
que levou um lápis para casa aquele bloquinho aquelas folhas tá tão caro folha né o toner tem tanto no almor xarifado ou eu posso imprimir meu trabalho da faculdade aqui porque aqui tem tanto né E esse governo rouba tanto da gente que é bom n tirar um pouco ou eu posso ficar no Face hora horário que eu estou roubando daquilo que eu sou pago para trabalhar aí Nós entramos no campo de qual é o tamanho que forma um ladrão é claro que no ladrão na ponta eu tenho certeza disso mas o ladrão da base é
aquilo que eu disse uma vez no Jornal da Cultura não é o caso do meu dentista mas a maior parte dos dentistas fica uma hora escrachando seus dentes reclamando da falta de ética do governo qual eu os apoio inteiramente e ao final perguntam se eu vai querer recibo ou não e não vem em nenhuma relação entre uma coisa e outra o tamanho da infração talvez tenha a ver com um fato terrível nós admiramos a força o empreendedorismo das pessoas que infringem a ética nós admiramos isso o bad boy é sinal de força por exemplo a
esquerda vocês direita vocês veem um príncipe herdeiro da Inglaterra que é bom moço pontual casado com dois filhos nãoé absolutamente discreto culto excelente aluno bom marido um porre absoluto Deus faz a empresa perfeita chamada Éden limitada coloca dois funcionários que ele próprio Fez na própria empresa do barro da empresa e das costelas dos funcionários a segunda funcionária Adão teve que dar o sangue para formá-la Deus sabe tudo estabelece o lugar perfeito e diz a empresa só tem uma regra não pode comer essa fruta Eles foram lá e comeram Deus não conseguiu controlar os funcionários como
é que eu posso esperar na minha repartição Este controle expulsos do Paraíso eles têm dois filhos um mata o outro 50% de homicídios na primeira família da história 50% de homicídios mais sete gerações e Deus afoga todo mundo no dilúvio ou seja não dá para reclamar né Não dá não começou bem não começou bem essa história mas Adão e Eva só são o que são humanos porque desobedeceram porque quebraram a norma dada pelo criador a Bíblia teria terminado no Capítulo 2 do Gênesis se eles não tivessem desobedecido todos os dias eles continuariam felizes esse trecho
do paraíso perdido um poema do século 1 John Milton diz uma coisa muito interessante nesse poema que narra queda do homem o demônio atirado na terra pelas forças do arcanjo Miguel e seu General Satanás pergunta que coisa terrível ele diz essa frase eu prefiro reinar no inferno do que servir no paraíso é essa rebeldia que é admirado pelas pessoas é essa rebeldia não se enganem professor do ensino médio fundamental que tem aquela aluna em geral chamada Cândida que senta na primeira fileira com tecidinho branco de organdi com cadernos organizados e tá feliz ai Professor tô
louco para começar a matéria é uma perturbada essa menina ninguém pode estar louco para começar a matéria gente não aos 12 anos de idade e aí você entra na semana seguinte o senhor parou aqui eu estudei em casa morra né Nós não gostamos Espalhe isso mas os professores têm simpatia pelos Rebeldes do Fundão porque eles parecem mais cheios de vida do que a cândida com vestido de organdi casinha de abelha jovens mais uma palavra casinha de abelha anotem que o Tio depois faz um vocabulário a leitura biologizante de que nós somos quase 98% do nosso
código genético é animal nós descendemos de símios somos parentes de orangotangos e gorilas estamos ainda em processo de evolução os orangotangos os gorilas os chipanzés os macacos bonom que são nossos primos diretos eles passam um dia dedicado ao seu prazer reprodução alimentação sono defecam e no dia seguinte a mesma coisa não desenvolvem discurso moral mas no mundo contemporâneo essa leitura biologizante tornou-se essa espécie de tradição é característico do nosso mundo que a vontade querer fazer algo significa poder porque não há mais impecílio ético a minha ação querer é poder eu dou um exemplo de um
homem que eu li a biografia autorizada por ele logo concluo que ela é correta no qual este empreendedor Steve Jobs recém-falecido diz que começou fazendo dinheiro quando ele inventou uma uma máquina que roubava o sinal interurbano da empresa de telefone ean nos Estados Unidos e ele vendia essa máquina por ó para as pessoas fazerem interurbano de graça e ele coloca na biografia dele o orgulho diante disso De que o primeiro dinheiro que ele fez foi com a chamada caixa mágica ele se orgulha de um ilícito e coloca na biografia e os jovens leem e louvam
este empreendedor que passou por cima das regras quando ele se descobriu portador de um câncer ele decidiu vencê-lo não com o que os médicos diziam quimioterapia decidiu tomar suco de tomate fazer meditação e se tratar com terapias alternativas como o câncer não é muito homeopático nem alternativo ele morreu porque até o câncer ele quis ser inovador ele quis fugir da regra a ética gente é acima de tudo uma capacidade de eu estabelecer de não existe sociedade civilizada no qual não haja diálogo me preocupa e não depende da posição política das pessoas não é uma proposta
política o que eu vou dizer me preocupa quando uma pessoa diz algo e a outra bate panela porque aí não tem mais diálogo bater panela é uma todo protesto é válido e as críticas ao governo são bem-vindas é importante na democracia mas eu devo ouvir a uma proposta e dizer não aceito Não concordo nós não ouvimos mais eu me sinto casado com o governo não ouço e não tem sexo é um casamento Total não ouço nada e não tem sexo