Eu vou pegar sistematicamente aqui alguns pontos: os primeiros, mais amenos, e os últimos eu vou pegar pesado com você. Você vai ficar irritado bastante comigo, mas, desde que você transforme sua vida, pouco me importa se você vai ficar chateado. Quero servir você e ajudar você, e às vezes nem todo remédio é doce, né?
Ah, e o primeiro ponto que eu quero tratar é sobre as falsas expectativas, né? As maneiras clássicas nas quais nos despedimos da masculinidade: futebol, músculos, violência, UFC, por aí vai. Para mim, a única coisa que define masculinidade é viver a partir de um propósito.
Então eu concebo as variáveis de masculinidade: tem cara que não vai gostar de rock 'n' roll, vai gostar de orquestra sinfônica; tem caras que odeiam futebol e não deixam de ser homens por odiar futebol. Bom, quando a gente pensa em resgatar a masculinidade, a gente não pode estereotipar isso. Ser homem é isso aqui, ó: a não ser homem é viver pautado em um propósito de vida, em um objetivo final.
O cara, ao viver um propósito, ele tem uma preocupação de longo prazo, uma preocupação delegada. Ele não é como o rei Ezequias, por exemplo. Não sei se você já leu no livro de Isaías que ele recebeu um presente dos babilônios, ficou tão tocado, né?
Ele estava saindo de uma enfermidade e abriu os segredos do reino e os tesouros. O profeta ficou sabendo e veio com a palavra do Senhor dizendo: “Quem são aqueles homens? ” E olha, “eles me deram um presente, né?
Eu estava saindo da enfermidade, que feliz que vieram lá da Babilônia! Estou tão contente que eu mostrei tudo o que tinha. ” E o que você mostrou tudo?
“Não há nada no meu reino que eu não mostrei àqueles homens. ” Aí o profeta diz a palavra do Senhor para ele: “Nada do que seus pais construíram até agora que estão debaixo do teu governo, nem os teus filhos, nem suas mulheres serão poupados. Teus filhos serão levados como núcleos nos palácios da Babilônia e suas mulheres serão violadas por eles, e não ficará pedra sobre pedra.
” E sabe qual foi a resposta do rei? “Ah, mas essa palavra é porque durante o meu reino haverá paz e prosperidade. ” Que a palavra de Isaías está dizendo que as próximas gerações seriam punidas por aquilo que ele fez?
Ele disse: "Ah, não me diz respeito, então não sou eu quem gostou. " Ou seja, isso não diz respeito a mim, e isso é não ser um homem da maneira que Deus quer que o homem de verdade seja. Já está tomando decisões agora que interferem na igreja que vai existir para o neto dele.
Bom, então, quando eu digo: “Não, olha só! E não tem essa de ‘ah, porque você é pastor’”. No último ano, que se passou nos últimos dois meses, eu posso ter contabilizado aí oito assédios sexuais, dirigentes de igreja, de irmãs e matracas, o que não é irmã, tá imiscuído entre o povo de Deus.
Ah, eu peguei isso domingo, no dia dos pais em homem. O inimigo sempre tentará me desviar nas suas resistências por meio de um presente. Imaginem um cara feio como eu receber proposta de mulheres maravilhosas!
Qual a minha inteligência? Que eu não sou burro? Não sei se você é burra, eu não sou.
Qual é a minha inteligência? Se eu não fosse de Jesus, essa mulher não queria nada comigo, e basta uma simples reflexão: tire Jesus de mim e veja aqui que sobra, ver quem quer. Ninguém quer.
E agora, bota Jesus! Que há de melhor em nós é Jesus, irmã. Então não que eu diga: “Não, eu não quero.
” É que eu sou um homem, e o homem está preocupado com a igreja dos seus netos e com o que a minha escolha está definindo para as próximas gerações. O que os meus filhos virão a falar sobre mim e o que a história dirá sobre mim. Eu não sei se você é assim, eu detesto me arrepender e eu odeio me arrepender.
Não por causa do arrependimento, porque para mim é o arrependimento absoluto que é aquele para o Senhor. Mas eu não posso estar me arrependendo de pequenas coisas que o bom senso resolveria. E eu não quero estar dizendo adeus à minha esposa, e que alguém me perdoe, de novo não!
E eu odeio me arrepender e amo reinar. Quanto mais um homem entender isso, isso vem de uma vida de propósito: é o reino sobre os instintos, seu reino sobre o pecado, eu reino sobre as circunstâncias e eu reino sobre as situações, porque eu estou preocupado com aquilo que vai reverberar nas próximas gerações. Mas, voltando para cá, falsas expectativas, estamos aqui dizendo: “Não, agora eu estou comprometido com a minha masculinidade.
” Ah, não, irmão! Ser homem não é ter cara de homem de maneira estereotipada; é decidir abraçar o propósito de Deus para sua vida. E porque o eunuco celibatário não é homem, o padre, padre, padre, cabra macho, não é homem?
Claro que é! E a Bíblia diz que tem aquele que escolheu o celibato para a glória do Senhor, está lá em Apocalipse. Então a masculinidade não é definida só por quem vai se casar com uma mulher e ter filhos.
Os caras tentem escapar de mim aqui, ó, que eu falo a única. . .
Ah, o cara passou dos 30 e está morando com a mãe! Se é o seu caso, você já começou a apanhar agora. E não pode!
“Não, pastor, não! Não pode! ” E há muitas variáveis.
Tá, eu vou pegar um parêntese aqui para sair disso aqui, é porque passou a data do seu envio. Porque todo ser humano é criado por Deus para caber em um ciclo que eu chamo de três P's: proteção, provisão e plataforma. Todo ser humano é criado com a necessidade de pertencimento.
Ele pertence ao. . .
Ciclo paterno e materno, porque ele precisa, como ser humano, ser protegido, ser provido, emocionalmente, afetivamente, socialmente, financeiramente, para um dado momento que é o momento da razão, da maturidade, da plenitude; a plataforma que é o envio, que é pai e mãe, dizendo a outros o que foi dado a você. Então, quando você passa da data do envio, mesmo que escolha uma mulher numa idade tardia, a sua alma já assimilou o cuidado materno. Então, quando você é de uma mulher, você não quer mais da vida por essa mulher; você está procurando uma mulher digna de substituir sua mãe.
E é por isso que a sociedade parou de funcionar: os homens não foram enviados, são machos, têm um desempenho sexual, mas quando escolhem em casamento, não estão mais pautados no sacrifício, na honra, na hombridade, no serviço, no heroísmo em ser fronteira. Ele não casa porque quer dar a vida por alguém; ele casa elegendo uma mulher dentro do parâmetro de sua mãe, porque ele só quer substituir a mãe pela mulher, com um plus, que é o sexo que a mãe não poderia dar. Freud chamou isso de “diede pura” e eu vejo isso num ciclo vicioso sem fim: é a mãe que não foi amada por um homem, querendo amar um homem mais próximo desse que é o filho, e o filho impotente de amar a esposa, porque aceita seu marido subjetivo da sua mãe.
Bom, então, não pode, com exceção do celibato. Se você quer ser um homem de Deus, apostólico, entendeu? E não é adequado, mas também a solução é sair daqui, sair da casa da mãe, é tomar posição diante de Deus, primeiro, e arrependimento.
Um homem morando com a sua mãe dentro de uma idade que não deveria é um prejuízo espiritual, eclesiástico e social. É porque hoje nós somos uma sociedade de filhos e não somos uma sociedade de homens. Ah, e deixa eu falar algo: você também.
É por isso que você não prospera; filhos não prosperam, só homens prosperam. Filhos consomem, homens prosperam. E não, mas eu trabalho, mas eu não sei o que eu.
. . que banco.
. . a minha mãe.
Filhos consomem, homens prosperam. E prosperidade não é só o dinheiro que você ganha; é uma cosmovisão de vida. Até Jesus, o seu mestre, teve que cortar o cordão umbilical com a sua mãe, porque a sua mãe, com o complexo materno, quis impedir a vida heroica que todo homem precisa enfrentar.
O que Jesus precisou romper dentro dele, dentro dela, e nem chamou ele de mãe quando ele teve esse louco: “À mulher, disse: ‘O que tenho eu contigo? ’” Ou seja, quando um homem, Jesus, está dizendo, em outras palavras, “Maria, quando o homem em Deus entende o seu propósito, ele não precisa mais, de maneira dependente, ser um filho. ” E todo pai e mãe maduros deveriam entender isso.
“Eu sou seu pai, mas eu não posso mais intervir em seu propósito de vida”. O que Jesus está dizendo é que, quando um homem descobre seu propósito, ele não pode mais, de maneira carente, ser filho de alguém. “E eu não tenho nada contigo, mais mulher.
” O que Jesus fez, você precisa fazer, porque sempre será o lugar mais agradável do mundo onde o seio de sua mãe. E é porque a pessoa que nunca vai frustrar você—você concorda comigo—e todas as frustrações são com medidas, com o maior carinho do mundo. Bom, e porque essa não é a vontade de Deus; porque o mundo é violento, é uma selva.
Então, se você é filho, você nunca prospera, porque você não vai, violento, você sempre na retaguarda, né? Sendo pressionado no trabalho, demissão, pressionado da igreja, mudou de igreja, a mulher deu uma dura no relacionamento, ele se assusta. E aí os filhos não prosperam, só homens prosperam.
E eu não sei se você é, ou você já viu. . .
Você sabe a diferença entre um homem adulto e um filho, nesse aspecto que eu tô falando? E um homem? Você sabe que quando o homem entra no ambiente, ele ocupa um espaço sem querer.
Ele chega e sua presença é uma interferência; é um incômodo, é um chamamento. É assim: quem é menino perto de um homem? Assim, você sabe?
Se você já pegou jovens que são homens e você já pegou idosos que são meninos, você sabe diferenciar. E a postura é outra, pegada é outra, fala é outra, os assuntos são outros, as brincadeiras são outras. Um homem, geralmente, ele ri quando tá todo mundo chorando e ele chora quando tá todo mundo rindo.
Um homem sempre é um contra-ataque, uma contramão; ele nada contra a correnteza, porque, quando tá todo mundo rindo sem perceber o perigo, ele tá calado, porque ele tá analisando o perigo que ninguém tá vendo. Bom, e quando todo mundo tá chorando, ele tá rindo, porque ele descobriu a solução que ninguém descobriu. E é por isso que uma das minhas táticas é: nunca confie em um homem que ri demais.
Eu postei isso, e você vê a tragédia; você não pode rir! Que que é isso? E nunca confie em um homem que ri demais e ri a muito, irmão!
Eu não preciso explicar isso. Você já pegou o cara, seu brother, leviano? Entendeu?
Sempre sem firmeza, sempre sem empregada, sempre sem reverência. O assunto é sério, sempre tem que ter a piada. Não tá dando nada certo na vida desse cara.
E foi só um parênteses. Tá, as variáveis da masculinidade: a vida dos homens é mais governada por expectativas e restrições com relação ao papel que devem desempenhar do que a vida das mulheres. As mulheres estão menos preocupadas com essas variáveis.
Nós temos essa falsa expectativa. De que a nossa masculina não pode variar, ela tem que ter um padrão, riso de comportamento. Oi!
Ela não tem que ter um estereótipo, ela tem que ter um fundamento. E fundamento é Deus e seu propósito, acabou. E é para Kátia Ponta isso: o seguro ponto, medo.
Todo homem é guiado pelo medo. Há um livro de um autor chamado Larry Crabb, eu recomendo você a comprar, chamado "O Silêncio de Adão". O homem não é calado por acidente, o homem é calado por causa do trauma do pecado original cometido por Adão, e esse trauma repercute dentro de nós por meio do medo.
Violência, medo; a violência, medo; tudo é medo. Você todo tatuado é medos, e todo musculoso é medo. O carrão que você tem é medo; o dinheiro que você ganhou é medo.
Tudo é medo. Todas as nossas orfandades ganham excessos grandiosos fora de nós. Todo exagero tem um fundamento no medo.
E na Ufam, David, você ganhou dinheiro demais porque talvez passou fome, seu pai não deu a plataforma para você. Aí você quer se garantir na reserva; você trabalha como lunático para acumular o máximo de bens e ficar seguro, olhando o sal da lei, dizendo: "não vai me faltar nada amanhã". Se você tatuou o corpo todo ao ponto de tatuar a cara, é porque você tá com medo das violências do mundo.
Porque você nunca teve ninguém do seu lado para te defender, você fica mega ultra bombado, musculoso, para mostrar por fora, e o que você esconde por dentro é extremamente frágil. Por dentro, você quer mostrar que é bem resolvido por fora. A marca, você não compra roupa porque ela é boa, você compra a roupa porque a logo da roupa, cara, é grande.
Então, quanto maior o jacaré se for desse tamanho, todas essas questões são didáticas. O carro mega ultra caro, não sei se aqui tem esse costume de tunar o carro, botar um sonzão dentro do carro, tem sempre um exagero para esconder um trauma interior por causa do medo. A vida dos homens é basicamente governada pelo medo, e os homens conspiram entre si e a partir do silêncio, cujo objetivo é reprimir a verdade emocional que cada um carrega.
Dança, e olha que interessante: a doutora Nilma, uma ministra do evangelho no Brasil, psiquiatra, pastor, sentando com ela. Eu falei: "Louco, que meu Deus! Uma hora de conversa".
Ela falou que o cara que transa demais com mulheres, no fundo, é um homossexual reprimido. Olha essa foto aí! Eu falei, puxei a cadeira e disse: "Conte-me mais".
E aí, ela disse o seguinte: um homem que transa de maneira descompensada com mulheres e abandona-as é que ele está punindo a mulher por ser uma rival inconsciente do homem que ele deseja. "É, eu quero um homem", mas como eu não vou praticar isso, eu quero praticar de uma outra maneira, punindo sexualmente a mulher que é a minha rival para esse homem que é meu objetivo sexual. E às vezes está na alma do cara, mas o cara nunca abre, e não tem como Deus curar o cara de um cativeiro que ele não reconhece como tal.
E aquilo vai se potencializando, vai virando um monstro interior grandioso. É um homem especialista no silêncio porque ele se tornou especialista no medo. É porque você pode até dizer: "Como me abrir se mais uma vez eu vou ser punido, envergonhado?
" E aí a gente vai ganhando cada vez mais motivos de se esconder da vida do outro, de Deus. O terceiro: o poder feminino. O poder feminino é imenso na organização psíquica do homem.
O grande problema não é a mulher ser submissa, é o homem que só se sente forte, somente diante de uma mulher frágil. Esse é o que eu chamo de síndrome do diminutivo. É porque nós, homens, amamos Amélia.
Tô escrevendo um livro; tenho que lançar. Tenho um contrato para lançar novos livros até o final do ano, e um dos livros é "Qual a Vontade de Deus". Amélia ou feminista?
Nenhuma das duas! Mas baseado na análise de Provérbios 31, não tem como ler aquele texto e achar que a vontade de Deus para a mulher é uma velha. Diz que ela é comerciante, diz que a forma como o marido tem socialmente é por causa dela, e diz que o marido e os filhos andam vestidos, que ela tem servos, que ela negocia terrenos.
Olha aqui, que negócio é bom! Então, é um homem de Deus forte que não deseja ao seu lado uma mulher frágil, anulada. E por quê?
Porque nós amamos Amélia, porque somos homens fracos. E uma mulher forte evidenciaria a nossa fraqueza, é porque Amélia não questiona, Amélia não bate de frente. Oi, Amélia só aceita!
Mas a mulher de Provérbios 31, ela vai fazer perguntas. O meu casamento deu um bom quando eu usei perguntar para minha esposa se o meu desempenho sexual estava adequado. Oi, e ela disse: "Tá preparado para ouvir?
" Aí eu disse: "Estou"; nada! Hahaha! É mais: irmão, guarda essa.
Se o casal não pode ser amigo, se eles não têm amizade na cama, eles não têm amizade em nenhum outro lugar. E eu tive que ouvir, engolir o orgulho. Eu paguei; eu quero dizer não, e não me agrada.
Não é pela direita, e aqui pela esquerda faz isso, faz aquilo. Já se passaram 11 anos de casamento e uma vida plena. Bom, então não tenha medo de uma mulher forte; pelo contrário, busque uma.
Se você é solteiro, tá aqui: não busque uma mulher fraca, não busque Amélia, busque uma mulher forte. E deixa eu ajudar você. E amém, biblicamente, nem a função doméstica feminina, e não está escrito que é.
Aí eu concordo com a solicitação do feminismo; não está escrito que é. Contrário, se Eva foi criada como ajudadora, quando ela chegou, Adão já cuidava de si mesmo, e ela chegou para cooperar com o que estava sendo feito. Olha só: a sua mulher ama tanto cuidar da casa que, quando vocês prosperam, ela paga outra mulher para fazer coisas que ela adora fazer.
Se ela gostasse, ela pagaria o salário para ela mesma. Quando ela termina de lavar a louça, diz: "Vão sujar de novo só para eu lavar de novo. " E não deixa eu tentar ajudar você.
Se o exercício é pré-resgatar nossa masculinidade, julgar que a função doméstica e familiar: vamos tirar a mão. Vão tirar, irmão, a bondade da mão da ideologia. Há os caras que querem evoluir a masculinidade construindo-a?
Não, não é disso que se trata. Vamos mostrar que a nossa fé tem sentido. Vamos provar que Jesus nos resgatou, nos redimiu.
Filho, trocar a fralda não é um favor à esposa; o filho é seu também, e moramos na mesma casa. Lavar louça não causa impotência sexual. E que tal ser amigo e parceiro em tudo?
Principalmente, ela trabalha fora junto com você. Se fica em casa, amém. Mas se sai junto com você para trabalhar, "o amor vai para lá, que eu vou para cá", fica com os meninos, "vão lavar a louça"?
Não, meu bem, você tá cansado, pede a pizza. Não precisa cozinhar hoje. Porque se você for esse tipo de homem, irmão, a sua mulher potencializada será o que ela precisa ser também.
Deus, talvez você esteja cobrando para ela ser um tipo de mulher para o qual você não dá o combustível. Imagina uma mulher vendo um homem: "Não, não precisa cozinhar, pede a pizza. " Qual é a reação dela ao sair do quarto e ver você na pia lavando a louça?
"Tá maluco? Meu herói! " Meu irmão, para nós homens, o sexo começa no sexo.
Você tá aqui, para a mulher, o sexo começa às seis horas da manhã, baseado no que ela vai ver o dia inteiro. Alguém exemplificou isso dizendo que a gente é fogão elétrico e elas são fogão a lenha; demora, mas quando pega, irmão, entendeu? E imagina ela de bobeira vendo você com os meninos e com a criança; ela de bobeira vendo o barulho da fralda sendo trocada.
Ela pensa: "A nossa cara! Eu tô do lado de um cara que se importa, do lado de um cara que me ama. Eu tô do lado de um cara que crê na família.
" E porque deixa provocar. Você tá. .
. a provocação que eu faço à igreja evangélica brasileira é que nós batemos de frente contra a ideologia de gênero; todos nós devemos fazer isso. Mas o efeito colateral?
Ué, não adianta dizer que a ideologia de gênero tá acabando com as nossas famílias se a gente não está sendo família. É porque às vezes o outro, cego, não tira de nós o poder de ser homem. E aí, e o pecado dele é um.
Mas talvez a gente esteja produzindo pecados dentro das nossas famílias, focando um problema e não gerando solução dentro de casa. O que o teu filho pode dizer na tua ausência? O que tua esposa pode dizer na tua ausência?
Em Delphi, um grande evangelista de Deus disse: "Quando você quiser afirmar que o homem é um verdadeiro cristão, não pergunte ao seu pastor, pergunte à sua esposa. " Nós vamos sair daqui com esse exercício: não precisa abraçar tudo que eu estou falando. A função doméstica é familiar e já a melhor maneira também de criar os filhos é treinar os meninos em: "Se sujou, limpa.
Sua mãe não é tua empregada. Vai lavar! Tire dali, coloque lá no cesto.
" Se você parar, o próximo. . .
A violência é. . .
a vida dos homens é violenta porque suas almas foram violadas por causa do pecado de Adão, que nenhum homem descobre assim mesmo se não for batizado pela Bárbara. E a violência e ódio, depois que você encontrar seu nome na ênfase, você consegue santificar a Bárbara e o ódio. Às almas violadas, vamos lá: não tem como você não estar em estado de violência.
Você, homem, ser humano no geral, está em estado de violência porque a nossa semelhança divina foi interrompida drasticamente. Imagina, Deus criou você dizendo: "Você é minha representação idêntica na terra. O céu é a minha morada; e a terra eu te dei como um presente para tua habitação.
" Tô indo embora. A gente se encontra de vez em quando. Aí vem a tua mulher e arrebenta todo esse planejamento.
E você tá aqui: "Oi, como é que você fica assim? " Ó Deus, ser amigo de Deus, ver Deus face a face. Deus te cria como Ele é e diz: "Eu moro no céu, tu moras na terra.
Eu te vejo de vez em quando. Tá bom," e consegue viajar, aí de um dia para a noite, a tua mulher arrebenta tudo isso. Você não é mais amigo de Deus.
Você não é mais igual a Deus. E agora, o mundo que você tinha domínio, você se torna escravo. Senhor do dinheiro, escravo agora, senhor do sexo, escravo agora, a Deus sobre os animais.
E agora, os animais querem matar você. E não tem como você estar em estado de violência, irmão! Qual é, uma violada!
Bolado, como diz na rua, chateado da vida. E sabe por que você faz o que você faz com a mulher? Deixou, agora, um dos textos dos meus livros é essa análise poética que o feminismo odeia.
Se você odeia, inconscientemente, a mulher, porque você quer vingar o seu pai Adão do que ela fez contra ele. E os filhos de Adão se reúnem. Eu peguei cinco filhas de Eva.
Eu peguei dez filhos de Eva. Eu pego quem eu quiser. Aí vem uma ainda, puro filho de Adão, dizendo: "Tô apaixonada por uma filha de.
. . " Eva, aí o filho de Adão do mal dizendo: “Já peguei, é só para punir.
É um comportamento masculino, é uma punição social do rancor do acontecimento do Éden. ” E quanto mais Adão punia Eva, mais ele se sente vingado do que ela fez contra ele no jardim. Por isso, Paulo disse: “Não foi Adão quem pecou, foi ela quem pegou.
” E é por isso que você se apaixona, pega três ônibus em frente ao pastor, à igreja, ao diabo, à família. Tudo quando você transa. Não vou pedir para levantar a mão porque quatro, todos nós já passamos por isso.
Quase todos aqui não têm escapatória. Meu Deus, que mulher! Vem, apaixonou.
Irmão, sono assim: ó, perdeu o rumo e foi atrás, foi atrás, foi atrás, foi atrás, vou atrás. Quando transou com aquela mulher, esquema macumba gospel assim: o bumbum voa. Você fala: “Cadê, velho?
” O caramba! Transou, morreu o afeto que você achou que tinha! O caramba, e a mulher que estava difícil agora está fácil.
Você disse: “Oh, Deus abençoe, até uma próxima” e sai fora. Se você não é maluco, cara, nem eu, e já passamos por isso! Tipo, o que é isso, cara?
E essa vingança? E você continua apaixonado pelo corpo de Eva, pelo sexo de Eva, pela beleza de Eva, mas você não quer mais assumir a responsabilidade moral de a mala. Você quer o sexo dela, mas não quer casar com ela.
E aí? É uma forma de punição porque a sua alma está violada. Então, você precisa encontrar na sua natureza adâmica.
Agora, estou falando de homem para homem. Esquece Jesus e redenção, vou falar de humanidade. Na sua humanidade, sem a redenção de Jesus, existe dentro de você, no âmago, o que a gente vai chamar de velha natureza.
Isso, de alguma maneira, está violado por alguma questão do passado, e enquanto os caras mais tímidos são os mais violentos, eu gosto dos pá vira-das, igual eu sou, que já mandam na lata. Assim, eu já bom, botou o câncer para fora, mas não é porque você é tímido e reprimido; é repressão da violência. Esse cara tímido, assim, geralmente os nerds, não.
Aquele cara ali não tem nenhum trauma. Não, ele entra no cinema com a metralhadora e mata todo mundo! O tom com a minha recomendação para quem quer se tornar um homem de Deus é: encontre dentro de você o lugar de violência, o rancor e o ódio de alguma coisa.
Você tem mão de um bullying, de um trauma do seu pai e da sua mãe, de uma buzo de um pastor, de alguma coisa. Oi, você é filho de Adão! Então, essa raiva dentro de você está em algum lugar.
Enquanto você não achar esse lugar, a Deus não pode ter curado o que você não sabe que é doença. E quando você achar, aí sim, a nova natureza em Cristo te dará ferramentas para batizar a violência. Ódio e rancor não têm santidade, pastor.
Sem violência, e para dizer sim a Deus, tem que ser: eu tenho que reverter a polaridade da violência. É por isso que Jesus viu Paulo no time do inimigo, e disso é o cara certo. Ele estava matando o crente, irmão, no time do inimigo, mas Deus disse: “É a coisa certa com o valor errado.
” Ele é radical, ele é apaixonado, ele é intenso, ele é violento. Quando eu pegar ele, levar ele para o outro polo, ele vira um revolucionário bom! Então, ele não escreveu setenta por cento do Novo Testamento sem violência.
Quando ele dava uma preguiça, ele diz: “Não preciso escrever os meus irmãos. ” Ele não evangelizou o continente asiático em menos de três anos com uma pequena equipe missionária sem ser violento, sem ter ódio. Santificado, Jesus não virou a banca dos mercadores; gentilmente, violência santificada.
Então, quando a gente ouvir palavras como essa, a gente pensa no pejorativo, mas vamos pensar no adjetivo pejorativo. São esses sentimentos em Adão, violência, ódio, barbárie na mão de Adão, é Adolf Hitler destruindo o mundo. Mas nas mãos do Espírito Santo, viram propósito de vida!
Irmão, se você vê, irmão, eu não sei, um livro “Saia de casa na terça, voltava na segunda,” ficava em casa, segunda sair até essa, voltava na outra segunda, e fiquei assim três meses, cansado, perdido, nem o link. O hotel acordava naquela semana, meu corpo, facilmente frágil, espírito suscetível. Eu fui para Niterói lançar o livro.
Uma mulher me procura no Instagram, “De onde que a belezura é de Niterói? ” E se eu ficar no hotel de dia e vou pregar à noite, ninguém sabe o que eu faço de dia. Ok, pastor, não fica lá, não bota ninguém para me vigiar.
Então, eu posso muito bem ir para qualquer lugar do mundo, como eu estou pregando. Saio daqui, esses dias vão para a Espanha, me hospedo lá, ninguém sabe, ninguém precisa saber, só prego à noite e faço o que eu quiser de dia. Você está aqui?
Irmão, se você vê a mulher… e eu falei: “Rapaz, deixa eu ver se não é um petista disfarçada aqui. ” E aí, é porque foi na época das eleições, eu me posicionei sobre o candidato que eu ia votar e aí eu fui atacar de tudo que é lado. Eu falei: “Deve ser alguém querendo ir no ermo, que mulher espetacular!
” Ah, e eu não tenho, hum, não tem um problema de dizer que talvez fisicamente é uma mulher que a minha nunca será. O que mexe com nosso brio, que permite com que o diabo chegue para nós e nos… Você está na moda, irmão! Se você é um bichão da vez, a marca o gol!
O que eu parei? Disse: “Senhor da glória! ” Aquela hora que o coração… o que você fez, pastor?
Não tem como dizer não sem ser violento! O que a violência negativa que eu tive um dia… Hoje, ela é positiva. Não tem como ser santo sem ser agressivo, e não tem como ser santo assim.
Vai, se Deus quiser, não é violência para se apoderar do espírito de fé, da santidade, da palavra, do propósito do Senhor. Oi, e a primeira coisa que você fez. .
. eu nem minha esposa para ver já quebra o poder. Oi, e a segunda, bloquear.
Vou ficar ali, entendeu que pecado não é um acidente, é uma construção, é uma paquera, entendeu? E aí, encontrei a sua violência e deixo o Espírito Santo santificá-la. Um homem sem violência não é homem.
Jesus foi violento para Ele vir à banca dos mercadores. Né? Você me dá licença, aí foi virar a sua banca.
Não imagina Jesus entrando no shopping e quebrando as lojas. É porque não tá escrito, irmão. Os caras foram para cima de Jesus e, às vezes, Jesus, irmão, meteu o louco mesmo.
Mas a Bíblia diz que Ele não pecou, porque Ele não pecou. Chesterton, que é um teólogo católico, diz que o guerreiro não odeia quem está diante dele; ele ama quem está atrás dele. E aí, eu acho que o zelo, não sei se raiva, mas Ele usou uma palavra específica ali.
Vocês não lembram que está escrito que a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos? E Ele usou a palavra "gentilidade". Então, a raiva de Jesus não foi o comércio, foi a exclusão social.
Então, desde a lei, foi prometido por Deus que Ele ia progredir de Israel até todas as nações, coisas que os apóstolos não cumpriram em Atos dos Apóstolos: Jerusalém, Judeia, Samaria, confins da terra. Então, o judeu clássico não queria se misturar com as nações por inúmeros motivos: ritualistas, espirituais e teológicos. Paulo, veja, chutou o pau da barraca: ele foi o único apóstolo, dos 13, que não teve zelo judaizante.
Ele rompeu, de fato, com Moisés, Abraão e a lei. Foi o único. Então, o templo era subdividido em vários átrios ou pátios: o da mulher, o nome do sacerdote de Israel, e a parte exterior que era o átrio dos gentios.
O gentio não podia entrar no templo para adorar; ele só podia ouvir adoração da parte, como se fosse a calçada do templo. Quando Jesus, como judeu, foi para o templo para adorar, o comércio estava sendo feito no ateliê do gentio. Então, a raiva de Jesus é uma raiva sociológica.
Não sobrou nada para os pagãos, e o pouco que sobrou, vocês judeus ainda querem roubar. E aí, Ele foi um homem, Ele foi viril. É isso que você tem que guardar: Jesus é gentil e viril.
Por isso, Ele é cordeiro e leão. Então, ser violento não é pecaminoso. Por exemplo, você muda essa poesia, porque às vezes você tá pensando: "Aí, eu discordo, porque Jesus era gentil.
" Você vai sair desse culto? Se você voltar para casa e mexeram com sua mãe, sua esposa e seus filhos, você não vai orar e nem ligar para mim, não, irmão. Você vai agir, sim ou não?
O pai para de brincadeira. Bom, Jesus é gentil e viril; é tão viril que tomou uma decisão para proteger a sua família. O inferno é uma decisão viril de Jesus e para uma proteção eterna do seu povo.
A morte não mais tocará o seu povo. Então, Ele é gentil no "ide". Ele foi estar amando todos os seres humanos, sim ou não?
Mas um dia, Ele vai ser viril, que vai dizer: “Apartem-se de mim, malditos! ” Vocês não responderam a minha gentileza, agora vocês vão ter que lidar com a minha virilidade. Bom, então nós, homens, temos que aprender isso: gentis, dóceis, tratáveis, amáveis, simples, disponíveis, mas firmes, com pegada.
É igual mulher que é homem gentil, mas que é homem e tem que ser dócil de mais perto de uma mulher, ou ela te abandonou, ela te domina. O que mulher quer? Sensibilidade, a lembrança da data, gentileza: “A porta, meu amor, meu bem, beijo, eu te amo”, mas ela quer pegada.
É por isso que os machistas, bom de cama, continuam dominando mulheres, porque eles não são gentis, mas têm pegada. Pegada, aquelas gostam do neném e da roupa. Mulher gosta disso e gosta de homem.
Uma mulher não quer uma outra mulher. Então, não confunda a gentileza de Jesus com falta de virilidade. Jesus é leão e é cordeiro.
E aí? Eita, irmão! E eu acho que eu vou deixar essa aqui.
Oi, pera aí, essa aqui é pesada. Essa você fica chateada. Já falei um pouco dela.
Ferida, é porque sua alma é ferida. De acordo com o nosso texto anterior, você escolheu eternamente viver debaixo do complexo materno que Cauê, um psicólogo contemporâneo de Freud, chamou de "incesto involuntário". Olha que pesado!
É uma relação afetiva, subjetiva, inconsciente, não desejada, que beira a sexualidade. Quando um homem é demasiadamente apaixonado por sua mãe, ao ponto de não conseguir afirmar o seu amor por sua amada, tendo sua mãe sempre como um parâmetro, isso impede ele de dizer radicalmente a uma mulher: “Eu te amo”, porque ele é prisioneiro da relação materna que tem com a mãe. E eu pergunto para você, não te trombei dois segundos: se você tivesse que escolher agora sua esposa ou sua mãe, quem você escolheria?
E a maioria responderia: “Mãe, sem dúvida. ” É porque primeiro você tá comparando moralmente as duas. Sua mãe nunca falhou e nunca vai falhar.
Seu esposo já falhou muito e deu motivos para você nem ser marido dela. Mas o que você aprendeu hoje? Que a sua esposa também é a reação do tipo de homem que você é.
E aí? Bom, e se Deus dissesse que a relação com a sua mãe é a relação mais importante da nossa existência, não haveria um texto bíblico que afirmaria que vocês são uma só? Carne com a sua mãe é, mas não há.
E a relação com a esposa é a relação social afetiva mais importante da existência humana. Você não é uma só carne nem com seus filhos; casado, sua esposa é a pessoa mais importante da sua existência, acima de seus pais e acima dos seus filhos. Você só dá certo como um homem - um homem casado - se você ama sua mulher de maneira tão legal que esse amor por ela é mais eficaz que seu amor pelos seus próprios filhos e por seus próprios pais.
Enquanto você não chegar a esse lugar de revelação, você nunca exercerá a sua plenitude masculina. E aí, o ferimento da nossa alma é necessário, porque os homens precisam abandonar a mãe, transcender o complexo materno. Como eu disse, Jesus abandonou Maria e você precisa abandonar sua mãe.
Esse é um evento drástico; não vai ser fácil para você, e muito menos fácil para sua mãe. Mas você tem que fazer análises. Veja o motivo pelo qual sua esposa não te admira: sua mãe sempre interfere na sua vida e até no seu casamento, como se ainda tivesse direito.
E você deixa. E por que você deixa? Sua mulher nunca te respeita como homem, porque não te considera um homem; considera filho.
E, como eu disse, filhos não prosperam, só homens prosperam. É como se sua esposa respeitasse você; você é filho e não homem. É porque, no mínimo, um homem diria à sua mãe: "Mãe, eu te amo de maneira profunda e leal", mas, a partir da ordem que Deus deu por meio da sua palavra, a senhora já não é mais a mulher mais importante da sua vida.
Peço com muita gentileza e delicadeza que a senhora se limite a ter uma opinião sobre mim, sobre a minha casa, sobre os meus filhos, na sua casa. Na minha, não mais. Porque, na minha casa, existe uma outra esfera de autoridade.
Dentro da minha casa, eu não sou mais o teu filho; eu sou teu filho na tua casa. Na minha casa, eu sou rei, profeta e sacerdote. Ela vai ficar alguns meses sem falar com você, mas é a melhor coisa que você pode fazer pelo seu casamento, por você e pela sua mãe.
Porque, como eu disse, no ciclo da morte, seu pai talvez não esteve lá, e, se esteve, não amou a sua mãe de maneira profunda. Porque os meandros da feminilidade são uma complexidade afetiva, emocional e sexual. Como eu já pontuei, a mulher tem muitas lacunas a serem preenchidas: quando ela diz "às vezes fique aqui", ela está dizendo "saia daqui"; e, quando ela diz "saia daqui", ela está dizendo "fique aqui".
Não tem como entender sempre a mulher. Então, às vezes, sua mãe foi essa mulher que criou vocês em paz. Ou, se seu pai esteve presente, ele não foi um homem pleno.
Então, sua mãe continua com carências afetivas, e ela vai entregar essas carências a um homem mais perto dela. Bom, e quem é o homem mais perto de sua mãe? É você, o filho.
E por que o filho não consegue amar a esposa de maneira efetiva? É porque o filho aceitou o papel de marido emocional da mãe, é porque a mãe não teve o cuidado que deveria por meio do seu pai. Bom, então, a partir disso, nós nos tornamos a sociedade, a geração dos homens que são casados sexualmente com suas esposas e emocionalmente com suas mães.
Ah, e só vai dar certo quando você romper o complexo materno, porque, como eu disse, é o lugar mais seguro do mundo: o colo materno. E sua esposa não quer lidar com o filho; ela quer lidar com um homem. Bom, uma mulher, guarda isso, só quer seguir um homem que tenha plena certeza para onde está indo.
O problema da mulher não é a submissão, por incrível que pareça; é o destino. Uma mulher só quer seguir um homem que tenha plena certeza de para onde está indo. Uma mulher faz tudo; ela dá até seu braço e o arranca para te dar, mas ela precisa olhar para você e saber que você tem certeza de quem você é, porque você tem certeza do seu Deus e você tem certeza para onde está levando ela.
E, se ela tiver dúvida disso, ela se revela em qualquer mulher, qualquer um, até Jezabel. Porque Jezabel só falou a partir do silêncio de Acabe, e a voz de Jezabel era o silêncio, e Acabe não era um homem. É uma mulher que deseja seguir, mas ela quer saber para onde você está indo.
Você sabe para onde você está indo? E não cobre submissão se você não tem uma missão.