Como abrir uma empresa com pouco dinheiro? É isso que eu vou te responder no vídeo de hoje, com passo a passo simples, que qualquer pessoa consegue executar e ter resultado. Então, fica comigo até o final e vamos nessa!
Primos e primas, antes de eu começar a te passar o passo a passo, eu gostaria de pedir para você. . .
o quê Kaique? Não, inclusive temos um novo estagiário aqui no Primo, o Estag aqui da região da Faria Lima. Estag, pede aqui para os Primos, Estag.
Você viu que o Estag tá todo desenvolto, ta todo soltinho, não é mesmo? Mentira mas, vai ficar. Reparem.
Gravem isso que nos próximos vídeos vocês verão a evolução do Dani, ok? Conheçam. .
. Vem, vem Dani. Os Primos precisam te conhecer.
Palmas para o Dani! Esse é o Dani, olha só. Dani, você veio fazer o quê aqui, cara?
Cara, eu vim colaborar e ajudar tudo que eu posso ajudar, tamo junto! Cara, e você tá num time de futebol por acaso? Vim buscar os 3 pontos para a próxima rodada.
Professor! Respeito, né? E o que que os primos precisam fazer agora?
Dar like para ajudar a gente a divulgar mais o canal. Muito bom! É isso ai, Dani.
Então, vamos nessa. Então vamos começar com o passo a passo. O primeiro passo ele é óbvio, mas pessoas negligenciam esse passo fundamental.
Primeira coisa que você precisa fazer é usar a metodologia PMA. O que que é metodologia PMA? Pma, paixão, mercado e aptidão.
Por quê? Você precisa listar todas as suas habilidades, essa é a primeira coisa que você vai fazer. Então lista todas as suas habilidades, todo mundo tem habilidade.
Uma vez me falaram "pô, eu sou muito bom dormir", e eu falei "caramba, então me ensina dormir que eu não durmo tão bem assim. . .
imagina se você conseguir me fazer ter uma noite de sono melhor, eu pagaria para você". Então, existem várias habilidades e o que você precisa é listar todas elas e depois a gente vai ver se elas têm valor de mercado e potencial para virar negócio. Primeiro, então, liste todas as suas habilidades.
Coloca lá, pá. . .
resgistra, registra, escreve, escreve onde você quiser. Você vai ter uma série de habilidades, uma série de habilidades e você precisa fazer um filtro, você quiser passar um filtro, um pente fino nisso. Porque você precisa usar as suas melhores habilidades e como definir qual é ou quais são suas melhores habilidades?
Usando o PMA. Primeiro, você vai de todas essas habilidades, filtrar as que você tem maior paixão, aquelas habilidades que você, de fato, ama. Aquilo que você é apaixonado por fazer.
Eu, por exemplo, sou apaixonado por educar, por ensinar, eu tenho paixão por isso, não é? Então, você vai listar tudo que você tem paixão. Então imagina uma esfera aqui: paixão.
Aí, você vai ter uma outra esfera, que é a esfera do mercado, que não adianta você ter paixão por uma coisa se não existe o potencial de mercado aqui. Eu acho que existir um potencial de mercado é muito relativo, né? Porque dá para pegar dinheiro com quase tudo, né?
Na minha opinião, com tudo. Mas, tem aquelas coisas não tão obvias assim. Então, você vai pensar, em todas essas habilidades, aquelas que existem maior potencial de mercado para que você exerça elas.
Então, se você for falar, por exemplo, de ter uma aptidão por números e finanças, cara, hoje, o mercado de finanças ele é um mercado muito aquecido, no nosso país. Então, você tem muito mercado. Já outros mercados, falam um aí, Kaique, que tem pouco mercado hoje?
Caraca! Ai ó, vender limpador. .
. Não, mano. Pô!
Claro que não. Imagina quantos carros não param no farol hoje, Kaique. Besteira, né, Kaique?
Sei lá, pensa alguma coisa que não tem muito mercado. Paleta mexicana. Essa é muito boa!
Então, paleta mexinaca, sei lá. Então, você já começa a filtrar esse tipo de coisa. Então, você vai pegar o que você tem paixão e o que tem mercado.
E, depois disso, você precisa puxar o que você tem aptidão. Eu, por exemplo, sou um apaixonado por tênis, eu gosto de jogar tênis. Joguei tênis muito tempo da minha vida, joguei federado tênis, inclusive.
Mas, eu percebi que eu não tinha aquela aptidão para um dia virar um Federer, um Nadal ou um super jogador do tênis. Eu não tinha essa aptidão. Eu jogava muito bem mas, não nesse nível.
Então, não fazia sentido eu trabalhar com o tênis. Então, você precisa filtrar o que você tem paixão, o que você tem aptidão e o que tem valor de mercado. Você vai achar uma intersecção entre essas três coisas e aqui que você deve focar para começar o seu negócio.
Segundo passo é você começar pelo operacional, e porque que eu tô falando isso? Porque, cara, eu acho tão absurdo aquelas pessoas que não têm a coragem de começar de baixo, aquelas pessoas que acham que são mais do que todo mundo, falam "não, não mas, eu fiz tal coisa eu não não aceito ser um atendente do McDonald's, não aceito ser um garçom em algum lugar", elas precisam começar do alto. E, aí, eu conheço muita gente que passa anos da vida sem conseguir se colocar em nenhum lugar porque não seguiu o óbvio, não começou de baixo.
Só que, os maiores profissionais qu eu conheço começaram de baixo. Então, no meu caso, eu fui garçom, tá? E eu não vejo nada de ruim em ser garçom, pelo contrário, foi uma experiência incrível para mim.
Então, as pessoas, geralmente, elas têm que entender que quando você está começando um negócio, geralmente, você não conhece muito sobre esse negócio, então, a ideia é que você comece pelo operacional e você vá crescendo com passar do tempo. Então, poxa, você quer montar uma franquia, você tem um dinheiro, "vou investir numa franquia". Cara, para que que você vai montar uma franquia da Cacau Show direto se você pode trabalhar como funcionário de alguém numa Cacau Show, por dois, três meses para que você terceirize o seu risco e você não corra risco aqui.
Porque qual que é seu risco? Nenhum! Seu risco é ser mandado embora e se for mandado embora, cara, você tem dinheiro ou então, enfim, não faz sentido.
Terceirize esse risco. Se você quer montar uma franquia, trabalhe para alguém, se você quer montar um negócio em algum ramo específico, procure trabalhar para alguém nesse ramo, porque você vai aprender muito, você vai ter uma curva de aprendizado com quem já sabe, com quem já conhece com quem tem resultado e você vai poder ver se é isso mesmo que você quer fazer. Então um comece de baixo, comece pelo operacional.
Só que em algum momento, quando você pegar o jeito, você tem que crescer o seu negócio e você não vai crescer no seu negócio sendo operacional para o resto da sua vida. Então, você precisa pensar em dar o próximo passo. Qual que é o próximo passo?
Ser um executivo. O que é um executivo? Você vai pegar aquele operacional que você fazia, você padronizou aquilo porque você precisa pensar de forma escalável, então, você padronizou de forma que você possa, como executivo, contratar alguém para fazer aquilo.
Então, você tem lá o cara que faz hot dog, você era essa pessoa, você dá um passo para trás e contrata alguém para fazer o hot dog e desempenhar essa função. Você agora é um executivo e você vai contratando várias pessoas para fazerem isso. E, com o passar do tempo, você vai virar um estratégico que contrata os executivos para seguir um direcionamento estratégico do seu negócio, mas começe de baixo, sendo operacional e terceirizando o seu risco.
Essa é a grande sacada. Inclusive, quando você começa com operacional, você pode aproveitar esse momento para ir juntando dinheiro para o seu negócio, porque quando você trabalha em um lugar você ganha renda, não é? Mas, quando você ganha renda, você não está ganhando dinheiro apenas, a maior confusão que as pessoas cometem é confundir renda com salário e confundir renda com salário e dinheiro.
Mas, na verdade, o mais importante que você adquire quando você tá trabalhando na base não é o dinheiro que entra na sua conta, é o conhecimento. A renda é igual a dinheiro mais conhecimento. E o conhecimento é o ativo mais valioso que existe depois do tempo aqui, porque o conhecimento ele te permite ter algo aqui, que ninguém te tira, para que você possa produzir riqueza no futuro.
Então, o grande objetivo de você trabalhar com operacional e um negócio que te interessa é você absorver conhecimento para que depois você possa materializar isso em muito mais dinheiro e em muito mais riqueza para você. Agora, deixa eu falar um negócio, Primos. Aqui em cima tem uma parada escrito, não sei se vocês conseguem ver, tá escrito thiago.
nigro e tem o logo de uma rede social muito importante, que eu não vou falar para o YouTube não ouvir e derrubar esse vídeo aqui mas, tem uma rede social muito importante, então, eu sugiro que vocês cliquem, não aqui, mas que vão nessa rede social e me sigam, porque eu tô falando business, de empreendedorismo aqui e no Instagram eu falo muito mais sobre isso. Inclusive, abro o caixa de perguntas nos meus stories e que eu respondo perguntas quase todos os dias dos Primos que são empreendedores ou que querem melhorar os seus negócios. E, acredite, são dúvidas respondidas por mim de uma forma, muitas vezes, técnica e que já ajudou muitas pessoas a fazer melhores negócios.
Então, me sigam la no Instagram, Primos. E o terceiro passo é tenha um MVP. Dani, você que entrou agora o que que é um MVP?
Peguei, né? Gui, o que é um MVP? No NBA pode ser.
Kaique, o que é MVP? Nossa! Caraca, velho.
. . Você pesquisou aí?
Dani! Estagiário esperto. É o que?
Ele leu o roteiro que você fez, né, Hugão? Tem alguma coisa errada aqui. Porra!
Mínimo Produto Viável, Kaíque. Não, Minimum Viable Product. Cara, quando você vai começar um negócio.
. . Tem um conselho que eu recebi do Carlos Wizard uma vez, ele disse o seguinte: Thiago pense grande e comece pequeno.
E começar pequeno tem a ver com você montar um MVP. Um MVP é você montar o mínimo produto viável para que você começe o negócio e experimente. Então, por exemplo, sabe aquela empresa que, antes de começar, a pessoa quer deixar tudo perfeito, montar um business plan gigante.
"Não. . .
Antes de começar eu quero montar uma sede gigante, eu preciso ter um plano, preciso ter conta no banco, preciso investir, preciso ter branding, preciso ter marca, preciso ter todos os cadernos com o meu branding já, preciso fazer um monte de coisa". Cara, espera aí, cara. O que você faz?
Você vende brigadeiro? Então, porra, pega seu fogão. .
. Como faz brigadeiro? Nem sei como que.
. . Olha que foda, eu dou aula de MVP mas, não sei fazer brigadeiro.
Como que faz brigadeiro, Kaique? Então você pega o chocolate, leite moça e um negócio aí e, cara, faz um brigadeiro, cara, e vai vender para ver se faz sentido, entendeu? Isso é um MVP.
Pô, montar um app. . .
"Não. . .
Vou montar um super app maluco que conecta tudo". Cara, espera aí! Qual que é a função principal do seu é app?
Lança, só funciona esso daqui para ver se faz sentido e vai evoluindo. Esse é o conceito de MVP, porque te poupa tempo e te poupa trabalho. Porque, às vezes, você tá apostando em uma direção que não faz sentido e você gastaria muito dinheiro nisso.
Então, você acaba economizando muito dinheiro também. Então, comece com o MVP do seu negócio, independente do que seja. E o quarto pronto é um divisor de águas.
Por quê? Porque você vai ter que tomar decisão se você quer que seu negócio expanda, que ele cresça, que ele se profissionalize ou se você quer que isso daqui seja um passatempo que te dê um dinheirinho mensal ali. Então, quarto ponto serve como CAPEX.
O CAPEX é muito importante mas, ele precisa ser estudado. Por quê? Porque a gente fica numa coisa de que, poxa, eu preciso crescer, preciso investir dinheiro.
Mas, não da onde que eu invisto esse dinheiro? Eu tiro do meu bolso? E se eu não tiver dinheiro no meu bolso?
Eu não invisto? Eu trago um sócio? Eu pego dinheiro emprestado?
Então, existem muitas dúvidas aqui quando você vai utilizar um investimento no seu negócio para que ele cresça. E aí, o que que a gente esquece? Que quase todas as empresas na Bolsa de Valores, elas têm dívidas.
Só que são dívidas saudáveis. O problema das dívidas não é você ter dívidas, é você ter um dívida ruim, esse é o grande problema. Então, se você for puxar aqui Magalu, se você for puxar Renner, se você for puxar várias empresas na bolsa, da uma olhada na dívida líquida dessas empresas.
A dívida líquida, quando ela está positiva, significa que eles têm um grau de endividamento maior do que eles têm em ativos aqui em caixa. Então, olha só como as empresas têm dívidas. Elas usam esse dinheiro para crescer, só que o grande ponto que as pessoas precisam olhar, quando forem investir um capital, é que o ROIC, ou seja, o retorno sobre o capital investido, tem que ser maior do que o seu custo de capital, para que isso daqui faça sentido.
Então, se você se enquadrar nesses moldes, aí pode fazer sentido para você. Se não, aí não faz nem sentido você investir no seu negócio. E para você ter uma noção de tudo aqui, você precisa fazer uma simulação.
Inclusive eu sempre recomendo aqui no canal a Creditas. A Creditas é um parceiro muito sério do Primo, já participamos junto com o CEO em podcasts aqui, já conversei com eles entrevistando eles há uns 3, 4 anos atrás, no Código da Riqueza. Já falei várias vezes deles aqui, porque eles tem uma modalidade de crédito que ela é muito melhor do que a maioria das outras, porque ao invés de você ir lá e pegar dinheiro emprestado e, geralmente, você paga uma taxa gigante, você pode deixar ativos em garantia, né?
Então, você tem uma casa, você tem um carro, você pode deixar eles aqui em garantia por que dá mais credibilidade e eles te emprestam um capital a uma taxa menor e ajuda essa conta fechar. Então, por isso que eu recomendo que você vá lá, vou deixar o link na descrição para você fazer uma simulação e ver se faz sentido para você. E, se não fizer sentido para você, tudo bem!
Você pode ir atrás de outros tipos de capital, mas esse costuma ser um dos que tem o maior grau de qualidade, tanto em relação à taxa quanto em relação a várias outras coisas, tá bom? Link na descrição. Eu fiz, inclusive, aqui um exemplo de uma TIR, que é uma taxa interna de retorno, para você ver se faz sentido você pegar um capital emprestado para investir em alguma coisa, né?
Então, veja só, vamos supor que você vai pegar um empréstimo aqui a uma taxa de 1,59% ao mês para o seu negócio, se você for investir R$20. 000,00 no projeto, ou seja, você pegou R$20. 000,00 emprestados, você vai investir R$20.
000,00 agora, né? No d0. Investiu R$20.
000,00. Daqui a um mês, vamos supor que você ganha R$150,00 aqui com esse dinheiro que você investiu, daqui a dois meses, você ganhou mais R$1. 000,00, daqui a três meses mais R$5.
000,00, daqui a quatro meses mais R$10. 000,00 e daqui a cinco meses mais R$12. 500,00.
O que você precisa fazer agora aqui? Você precisa trazer o fluxo de tudo isso daqui ao valor presente, né? Eu já trouxe.
Para facilitar a conta, vai dar um valor presente líquido de R$6. 825,93 e uma TIR de 9%. Se a TIR é 9% e é maior do que o seu custo capital aqui, que seria esses 1,59%, logo, esse negócio tende a fechar a conta.
Então, é mais ou menos assim que você precisa fazer o cálculo também no seu negócio. E o quinto e último passo, e o mais importante, especialmente para que você tem a perenidade no seu negócio, é você ficar atento aos feedbacks. E é difícil!
Eu digo isso como alguém que já gerenciou alguns negócios. A gente começa a ser muito guiado pelo viés da confirmação, então, a gente acredita que era uma direção que a gente tem que ir e a gente ouve os clientes que apoiam a gente, os clientes que estão felizes Mas os clientes que estão bravos, que estão putos, que passaram por algum grande problema, a gente geralmente acha que a culpa é do cliente. Eu vou te dizer que, muitas vezes, a culpa é do cliente.
Mas, nem sempre. Muitas vezes a culpa é sua. Muitas vezes a culpa foi minha.
Então, ficar de olho e de ouvidos abertos aqui para os feedbacks e responder rápido é muito importante. E mais importante ainda é você conversar cara a cara com esses clientes, porque quando você conversa com esses clientes você consegue entender o outro lado da moeda. E, no final das contas, não importa como você olha para o seu negócio, o que importa é como as pessoas olham para o seu negócio porque são eles os seus clientes, seus consumidores e as pessoas que vão sustentar o seu business.
Tchau! Tchau!