GENEALOGIA EM NIETZSCHE E FOUCAULT

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Delongas
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Video Transcript:
e fala pessoal meu nome é Guilherme e hoje presente aqui mais um vídeo nosso canal delongas hoje nesse dia muito frio aqui em São Paulo a mais o tema que a gente vai falar ele não é frio não é o tema quente né é a questão da genealogia no limite e não focou um termo aí que tá bombando né sol comenta muito disso né nos grupos do Zap conversas né tema que tá Ah tá realmente na boca do do cidadão de bem brasileiro pois bem piadinhas a parte esse tema aqui da genealogia do início ficou
até um tema importante porque é um método né de pesquisa muito próprio desses dois autores o dia que para entendê-los mais a fundo é necessário fazer uma reflexão sobre esse método deles esse método de pesquisa deles entender no que consiste né Qual a busca né que o estudo genealógico pretende fazer então sem mais delongas aqui mas antes mesmo até de começar o vídeo você falar que esse vídeo até o mais ou menos uma continuação de um vídeo que eu fiz anteriormente sobre o método Arqueológico e genealógico enfocou o e ele eu disse que no método
genealógico ficou Ele bebe muito bonit né E hoje eu quero cumprimentar ainda um pouco mais a fundo né porque que essa questão da genealogia esse método de pesquisa ele importa em uma relação entre Unity e o focou depois bem Começando aqui então quando a gente fala de genealogia eu quero introduzir esse conceito E conforme foi empregado pelo MIT posteriormente pelo Socorro através é de uma imagem e é uma imagem aqui de um campo de batalha né em que há dois exércitos posicionados ali Cada um com as suas respectivas táticas de batalha Imagino que eles todo
o exército que vá se posicionar para lutar contra um adversário também adote estratégias né de combate pois bem uma luta uma batalha ou uma guerra a hora porque esse vocabulário Benny populoso ele é importante é para compreensão da genealogia tanto nunit quanto no focou justamente porque o método genealógico desses dois filósofos ele consiste justamente em buscar o conhecimento aprender um determinado conhecimento seja a respeito da moral a respeito do corpo da sexualidade como o fez o Ficou ali no campo de batalhas ali onde pela sonhos de força se estabelecem e como os conhecimentos ou saberes
que são produzidos eles se articulam nessa luta eles e são apropriados para o empate e eles se modelam também na forma de táticas de estratégias para que a a luta seja bem sucedida né pois bem é isso essa relação então entre né um saber e um poder que será é articulada por esses dois pensadores quando eles estão falando em genealogia o saber que emerge do campo de batalhas e a gente vai ver aqui então uma definição já importante é do focou em um texto que ele tá falando justamente sobre o método genealógico do nit acho
que ele dá uma definição muito boa bem condensada sobre o que ele entende por genealogy e dizer o seguinte né nessa passagem que eu trouxe aqui para vocês a genealogia restabelece os diversos sistemas de submissão não a potência antecipadora de um sentido mas o jogo casual das dominações Vejam a genealogia ela não restabelece a potência antecipadora do sentido meu Deus o que é isso O que é uma potência antecipadora de um sentido e a potência antecipadora de um sentido gente é a seria a busca pelo sentido o último verdadeiro metafísico do conhecimento das coisas né
você buscar ali por exemplo acerca do que se tenha a humanidade sobre seus valores como o bom eo mau buscar esse conhecimento mais preciso mais verdadeiro e Universal do que seria o bom eo mau a genealogia ela não quer buscar esse conhecimento último verdadeiro ela vai buscar esse conhecimento onde onde ela vai procurar ver a emergência desses conhecimento deixei aqui continuando a leitura a emergência se produz sempre em um determinado estado das forças ou seja uma determinada determinado embate né e no qual se fez necessário que alguns conhecimentos fossem colocados em práticas em prática para
que aquele embate fosse bem-sucedido daí essa metáfora e essa relação que eu fiz com a imagem de um campo de batalhas né um exército ele precisa para se sobressair ao outro de táticas de conhecimentos de tática de artilharia de Infantaria enfim toda a sorte de estratégias para se sobressair justamente é e a genealogia como essa busca não metafísica do conhecimento ela vai tentar procurar entender justamente o conhecimento em é a forma das táticas o que há por trás deles em relação não há um conhecimento metafisico mais conhecimento associado ao poder ao exercício de um poder
de uma submissão de uma dominação certo é trouxe aqui uma passagem do nit também né na sua no seu livro em que ele vai evidentemente empregar esse método genealógico que a genealogia da moral é uma passagem Como eu disse aqui da primeira dissertação da janela hoje na moral né possui três na verdade no prólogo da da genealogia namorava ele diz o seguinte é por Fortuna logo aprende separar o preconceito teológico do Moral e não mais busquei a origem do mal por trás do mundo que é isso ele não mais buscou origem do mal por trás
do mundo que ele tá dizendo a Justamente que ele se afastou a para tentar compreender os conceitos de bom e mau ele se afastou do método teológico é o que o lógico moral que tenta buscar esse conhecimento né desses valores é fora do mundo tenta buscar um sentido metafísico para eles Unity ele não quer fazer isso ele quer entender esses valores Mas onde onde ele vai procurar né o continuar a leitura aqui alguma educação histórica e fisiológica juntamente com inato senso seletivo em questões psicológicas em breve transformou meu problema em outro sob que condições O
Homem inventou parasse o juízos de valor bom e mau sob que condições soube que estado de necessidade de enfrentamento em uma batalha em uma relação de força os homens inventaram e vejam os homens eu paro esses valores não são também é próprios da personalidade humana não ele foi inventado Unity quer procurar justamente em que condições em que relação de força esses valores foram inventados Essa é a genealogia do nit trouxe mais uma passagem agora sim da primeira dissertação né que ele diz o seguinte todo respeito portanto aos bons espíritos que acaso habitem esses historiadores da
moral mas infelizmente é certo que eles faltou o próprio espírito histórico que foram abandonados precisamente pelos bons espíritos da história todos eles pensam como é velho costume e filósofos de maneira essencialmente a-histórica ou seja eles buscam mesmo quem pretende fazer uma isso a moral como desunidos eles buscam esses valores de bom e mau onde fora da história na metafísica e Unity vai buscar dentro da história e dentro da história emergindo a partir de uma relação de forças Como ele reconhece né é onde então ele vai reconhecer a emergência desses valores de bom e mau Bom
primeiramente a partir de uma relação uma relação do que repito de forças entre o senhor aquele que domina né aquele que está numa posição aristocrática de domínio senhorial sobre os escravos ou aqueles a quem ele comanda limite identifica que os valores de bom e mau aquilo que se caracteriza como a boa moral a boa adulta a boa a boa ação né valores identificados como virilidade é como virtudes da Coragem coisas desse gênero foram valores que são próprios de uma moral aristocrática dos Senhores e a qual e é imposta né é esses valores são definidos impostos
aos as demais pessoas né É mas que partem historicamente dessa relação entre o senhor né E aquele aqueles comando né senhor-escravo bom e que posteriormente também na história a gente não vai para a metafísica esses valores do Bom como a coragem como a virilidade e o mal comum a covardia coisas desse gênero Eles foram transvalor ados e para valores ascéticos valores que foram apropriados por uma classe eclesiástica na classe de sacerdotes e que portanto os valores de bom passaram a ser outros valores o valor da caridade o valor da entrega o valor da Penitência valores
judaico-cristãos que isso cê sobrepuseram também historicamente também a partir de uma relação de forças posto que a classe sacerdotal ela adquiriu o poder não é verdade e ali esses outros valores valores ascéticos passaram a se sobrepor aos a isso a outra relação do Senhor e do escravo é mas vejam que na genealogia da moral do nit os valores bom e mau estão sempre ali situados historicamente e emergem a partir de determinadas relações de força pois bem é Unity ele estava interessado realmente é na questão da moral né O que é bom o que é mau
o focou quando ele faz a sua genealogia o que está no centro do interesse dele é a questão do corpo né do corpo seja o corpo a partir da sexualidade ou corpo que está aprisionado nem presídios em sanatórios lembrem-se que ficou escreveu livros com história da loucura que apesar de não ser exatamente e genealógico dele mas que diz respeito também obviamente é o corpo do das pessoas que têm desvio considerado um desvio mental escreveu vigiar e punir né Ele fala bastante sobre o corpo disciplinado docilizado de quem se deve organizar ali no sistemas de utilidades
das prisões dos Cárceres e história da sexualidade sobretudo seu primeiro volume em que ele fala da sexualidade também ela como um dispositivo histórico né a partir do qual a relações de poder de saber de poder que tentam enredar o corpo a partir da sexualidade pois bem pensando nisso e focou né é ele vai entender aqui a genealogia ainda nesse mesmo texto sobre Nietzsche a genealogia ele vai falar sobre as importância que para ele o corpo assume quando ele busca essa compreensão genealógica dos conhecimentos ele diz o seguinte ficou o corpo superfície de inscrição dos acontecimentos
enquanto que a linguagem os marca e as ideias os dissolvem lugar de dissolução do eu que Suponha que mera de uma unidade substancial volume em Perpétua pulverização que Quimera é essa da unidade substancial é que a unidade metafísica da qual tanto Unity quanto focou estão tentando escapar eles estão querendo escapar dessas unidades substanciais na metafísica onde ele quer encontrar né aí um dos hábitos continuo com a genealogia como análise da proveniência está portanto no ponto de articulação do corpo com a história assim community já havia dito anteriormente que a moral estava aí em articulação com
a história né ela deve mostrar o corpo inteiramente marcado de história e a história a ruim Nando o corpo né então vejam o corpo através de uma série de dispositivos históricos de tecnologias de conhecimento do corpo de análise de disciplina do tempo do trabalho tempo que nós devemos passar no trabalho a nossa hora do almoço o tempo que nós devemos passar ali na escola as nossas posições as nossas é a Sexualidade para onde ela deve ser direcionada em paz fingindo né A questão da análise dos desvios os desvios da sexualidade que devem ser analisados clinicamente
para que se descubra ali onde a possíveis desvios enfim o corpo e todas as tecnologias todas as ciências que vão é surgindo ali para saberes né que vão surgindo para controlar para disciplinar o corpo né o corpo vai se a ruim vindo ali por esse saberes históricos né Essa unidade substancial fica ruim nada por esse saberes contingentes históricos eu trouxe mais uma passagem aqui já para encerrar sobre a formulação da genealogia do cocô e o que ele diz a respeito do corpo né Ele diz o seguinte corpo se tornou aquilo que está em jogo numa
luta vejam palavra luta né própria da ideia de genealogia que é de onde emergem saberes numa luta entre os filhos e os pais entre a criança e as instâncias de controle A Revolta do corpo sexual é a contra revolta desta ofensiva como é que poderia responde através de uma exploração econômica talvez ideológica da erotização desde os produtos para bronzear até os filmes pornográficos como resposta a revolta do corpo encontramos um novo investimento que não tem mais a forma de controle e repressão mais de controle estima e fique no mas seja magro bonito bronzeado tô aqui
o cocô ele traz a questão desse conhecimento dessas tecnologias de estimulação do corpo próprias aqui da Publicidade e da propaganda Mas também ele menciona o conhecimento das ciências se né a psicologia psicanálise que tenta conhecer o corpo abstraído ali do corpo a a sua os seus todas as suas pulsões das suas libidos e de alguma forma Esses são saberes saberes que emergem historicamente né eu fico identifica a emergência desses saberes que tentam disciplinar controlar o corpo sobretudo ali nas passagens do século 17 18 não é com ali também a formação dos estados-nação moderno quando aquele
poder soberano aquele direito de má e ele passa a ser ao latinamente substituído por um poder que não é tão da não é tanto da intervenção direta mas do controle da vigilância das técnicas de vigilância controle exame né do do corpo depois bem E essas técnicas né todas as técnicas de vigilância são saberes são saberes que relacionam ao poder né o poder de controle que exerce algum domínio sobre os corpos e essa relação saber poder é o que justamente insere também ficou dentro desse desse método de pesquisa esse método de pesquisa e genealógico que for
ali introduzido pelo leite na no nos seus escritos ali no século 19 né sobretudo nesse livro A genealogia da moral Ah pois bem gente espero que tenha ficado claro essa ideia da genealogia como a busca dos saberes no campo de batalha onde saber se relaciona o poder e busca o saber e se relacionou uma tática uma estratégia de domínio de submissão né e os saberes né que emergem disso a busca pelos saberes que emergem disso a uma busca genealógica segunda compreensão do nítido fogo e caso vocês tenham gostado tenho que ficar esses conceitos tenham ficado
Claro sair para vocês eu peço que vocês se inscrevam aqui no canal né bem Aquele joinha Maroto Se quiser também não dá joinha ou darão dá um joinha pode dar também se quiser comentar comente Compartilhe o vídeo que assim a gente vai tentando levar o debate adiante Muito obrigado é mais um próximo vídeo do Deus
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