A História prova a Bíblia?

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Estranha História
Sobre os personagens bíblicos mais antigos que aparecem em outros textos e artefatos históricos e ar...
Video Transcript:
a Bíblia é cheia de histórias e personagens muito marcantes como Adão e Eva Noé e o dilúvio Moisés o Êxodo né saída do Egito José do Egito e por aí vai mas será que essas histórias né esses personagens são realmente históricos T outras atestação outras evidências que comprovem né corroborem pelo menos a existência desses personagens ou a ocorrência desses acontecimentos em alguns casos não alguns eventos e personagens aparecem exclusivamente na Bíblia mas em outros casos a gente tem sim o outros documentos de outros povos às vezes escritos em outras línguas que corroboram sim a existência
e a ocorrência de certas histórias bíblicas e aqui nesse vídeo eu vou trazer aqui os três artefatos arqueológicos mais antigos pelo menos três dos mais antigos que trazem nominalmente inclusive referências a personagens bíblicos e eles são a Estela de mecha ou pedra de Moab pedra moabita a Estela de tudan e o Obelisco negro de Salma ser terceiro então eu vou a gente vai ponto a ponto né objeto a objeto pra gente ver o que que a gente encontra ali que corrobora ou que Diverge também de histórias que a gente encontra na Bíblia mas antes disso
eu queria só agradecer a insider que tá apoiando esse vídeo com vários outros vídeos aqui do canal a insider vocês já conhecem é quem faz astech t-shirts faz outros produtos roupas né com tecnologia antiodor que não precisa passar que também é super confortável prática né eu sempre uso e recomendo fortemente então então vou deixar o link na descrição do vídeo e no primeiro comentário fixado vocês já abram aí de uma vez para deixar para olhar depois e usem o cupom se decidirem pela compra usem o cupom estranha ou estranha 15 não sei exatamente como é
que tá mas testa lá se vocês entrarem pelo link já te leva direto pro site com o cupom e vocês dessa forma conseguem também ter acesso às roupas deider que são excelentes e é uma forma de apoiar o canal também mas dito isso vamos lá pros Três artefatos mais antigos que mencionam personagens que também aparecem na Bíblia então começando pela pedra moabita Esse é um artefato do 9º século antes de Cristo também chamado de Estela de mecha porque ele é uma pedra uma Estela é esse tipo de monumento parece uma lápide de de pedra e
tem uma uma série de inscrições nele aqui se a gente amplia né a gente consegue ver algumas inscrições em moabita em escrita moabita que é muito parecida com o hebraico antigo né com páleo hebraico e nessa pedra moabita ela é uma pedra produzida no reino de Moab Então não é um documento produzido pelos povos ali os protagonistas da do Antigo Testamento por assim dizer e ele conta os grandes feitos de um rei um rei de Moab chamado mecha e esses feitos incluem a resistência de Moab contra o domínio de Israel algo que também aparece no
segundo livro de Reis Então a gente tem essa uma mesma história contada em documentos diferentes por povos diferentes em línguas diferentes inclusive que conferem consequentemente Grande plausibilidade a ocorrência Histórica de fato dessa desse conflito entre Israel e Moab e da existência dos personagens citados aí como o próprio Rei mecha que é o protagonista aí da pedra e os reis que ele enfrenta então só para situar isso melhor num mapa aqui a gente tem a o reino de Israel o reino de Judá e aqui o reino de Moab e o que acontece é o seguinte segundo
os textos que a gente encontra no segundo livro de reis e na pedra de Moab o reino de Moab pagava pesado os tributos para Israel nos tempos em que Israel era governada por um Rei chamado omri Então esse rei ele dominava forçava Moab pagar tributos a ele né ele exercia influência aqui então nessa relação de de poderes assimétrica né dominava Moab E aí quando o Rei omri morre e depois o filho de omri que é acabe morre o Rei de Moab que era mecha decide tentar a sorte e se livrar dessa desse Julgo que o
reino de Israel impunha sobre o reino de Moab então ele faz uma revolta para expulsar esse domínio israelita de Moab E aí jorão Josafá e o rei de Edom formam uma coalisão e tentam invadir Moab para reestabelecer o domínio sobre esse reino só que eles são vencidos por mecha E é isso que a Estela moabita narra né ela conta essa vitória sobre esses reinos só que ela conta da perspectiva moabita Então o que ela diz é o seguinte que o o reino de Moab tinha sido entregue na mão dos israelitas pelo próprio Deus patrono de
Moab que era kemos então o Deus kemos insatisfeito com seu povo abandona esse povo entrega esse povo nas mãos dos estrangeiros que no caso são os israelitas os israelitas tomam esse território mas depois o o o Deus kemos volta a favorecer o seu povo levanta o rei Mea e o rei Mea Graças aos favores de kemos consegue vencer os israelitas e os seus AL E aí faz uma série de campanhas ergue uma série de Palácios faz obras como e cavar Possos né e coisas desse tipo e tudo isso tá narrado aí na pedra moabita no
texto do livro de Reis no segundo livro de Reis a gente encontra também isso só que ela tem é contada da perspectiva dos israelitas E aí o que diz é o seguinte que na verdade o que aconteceu é que quando essa coalizão foi invadir Moab eles estavam vencendo até que o rei de Moab sacrificou o seu próprio filho em cima de uma Muralha E aí uma cólera se abateu sobre os exércitos e aí eles bateram em retirada e Moab conseguiu ficar livre e aí isso é uma história até meio curiosa porque parece que esse sacrifício
ao Deus de Moab deu certo né e fez com que os israelitas recuassem Então a gente tem um mesmo evento contado em documentos diferentes de povos diferentes o que dá enorme plausibilidade para que realmente tenha acontecido esse conflito geopolítico e que as figuras de omri que é citado na pedra de Moabe e seu filho que provavelmente é uma referência a acab de fato existiram e o próprio Rei Mea que é citado na Bíblia também tem existido já que ele é citado também na pedra de Moab né então é importante dizer o seguinte que não é
que as informações da Bíblia não podem ser aceitas sem comprovação externa e as informações da pedra de Moab podem não os dois documentos devem ser lidos criticamente né Os dois têm um lado muito Claro na história que eles contam e consequentemente podem estar moldando a história a favor da mensagem em que eles especificamente querem passar então a questão aqui não é a Bíblia comprovar a pedra de Moab nem a pedra de Moab comprovar a Bíblia a questão é que como a gente tem esses dois documentos a gente tem uma múltipla atestação a gente tem um
evento mencionado em dois documentos diferentes e personagens mencionados em dois documentos diferentes então isso corrobora a historicidade básica desse evento e desses personagens né mas os detalhes que aparecem só em um ou em outro documento e a Interpretação teológica desses eventos né Por exemplo se yahvé favoreceu Israel no conflito Como diz a Bíblia ou se kemos favoreceu Moabe Como diz a Estela de mecha isso continua sem comprovação histórica uma coisa é confirmar que o conflito entre Israel e Moabe aconteceu outra coisa é confirmar que ele aconteceu exatamente conforme narra a Bíblia ou como narra a
pedra moabita então é importante separar essas coisas e a gente passa para um segundo documento que também é do 9º século antes de Cristo que é a Estela de tudan um artefato de basalto e ele tem uma série de inscrições aqui também dessa vez em aramaico e aqui qual que é a história contada na Estela de tudan é um rei arameu então de Aram vamos voltar lá no mapa aqui reino arameu aqui em cima né então na região de Aram e esse rei arameu não tem o nome dele na Estela conta que venceu alguns inimigos
Entre esses inimigos e aqui o texto da Estela de tudan Na verdade ele é bem complicado de ler tem muita controvérsia em torno da leitura desse texto pelos especialistas que estudam esse artefato porque é é difícil reconstruir realmente a o texto presente aí ele é muito fragmentado e tal mas ele fala que esse Rei arameu venceu dois Reis que seriam jorão e Osias então jorão de Israel e ocozias de Judá então ele fala sobre um conflito voltando pro mapa dessa vez de Israel e Judá contra Aram também chamado de Damasco porque era a capital né
e na Bíblia também no segundo Liv de Reis a gente encontra também esse conflito geopolítico sendo colocado e nele a gente tem que o rei arameu seria o razel Então esse talvez seja o nome realmente do rei arameu que mandou produzir a Estela de tudan Em sua homenagem né como uma espécie de monumento de propaganda política e aí é interessante também esse a Estela de tudan né aqui é um um decalque Zinho da da das inscrições presentes nessa Estela esse documento é interessante porque ele se refere a um dos personagens ou ocozias né de Judá
como sendo da casa de Davi e aí a gente tem a menção ao personagem Davi só que Davi não é um personagem da história contada na Estela de tudan ele é só colocado como o iniciador a figura de referência da dinastia da qual o ocozias fazia parte e tem outra dificuldade que é que essa escrita casa de Davi ela também é muito disputada entre os especialistas Porque alguns dizem que na verdade poderia ser casa do Amado ou casa do tio casa do pote ou do bule poderiam ser nomes de lugares também mas a leitura majoritária
até hoje é realmente casa de Davi então Osias como sendo da casa de Davi e faz sentido como já que Davi era da tribo de Judá né segundo os cestos bíblicos também mas beleza então a gente tem esse documento que é a Estela de tudan e finalmente o terceiro documento aqui que também traz nomes de personagens bíblicos fora da Bíblia os esse artefato também do 9º século antes de Cristo então todos esses artefatos mais antigos que trazem nomes de personagem que também aparecem na Bíblia os mais antigos são do 9º século e nesse caso é
o Obelisco negro de sal manassero sal manassero é um rei assírio e esse monumento tem algumas inscrições em acádio e tem algumas imagens né como vocês podem ver aqui ele tem cinco níveis que aparecem os personagens aqui em cenas entregando tributo demonstrando o seu respeito né jurando lealdade ao soberano ali que é o salman Nasser ter esse Rei poderoso da assíria e é interessante esse monumento porque o personagem que aparece nele é um personagem chamado jeú jeú aparece também no segundo livro de reis e ele era segundo a Bíblia um comandante do Rei jorão então
quando jorão e o cosias são derrotados pelo Rei arameu segundo conta o segundo livro de Reis eles fogem para uma cidade para se retirar e se recuperarem porque o jorão especificamente tinha sido ferido na batalha e o ocozias vai visitar ele lá e nesse meio tempo um general de jorão que é o jeú recebe a visita de um profeta que unge o jeú como novo Rei Então na verdade ele tá provocando ali um golpe basicamente né pro jeú derrubar o jorão e se tornar efetivamente o rei de Israel com a bênção de yavé segundo o
texto ali do segundo livro de reis e aí o jeu Então vai até onde o jorão e o Osias estavam refugiados mata os dois mata a família dos dois mata a Jezabel que era mulher de acabe pai de jorão faz uma armadilha para matar também os sacerdotes de Baal enfim ele promove um massacre gigantesco na região para consolidar né garantir a esse golpe para que esse golpe realmente sobreviva né e ele realmente se consiga se consolidar como rei de Israel e é exatamente esse Rei absolutamente Implacável né violento que aparece no Obelisco de São maner
io beijando os pés do rei assírio porque assim uma coisa é você ser valent ali nos pequenos reinos de Israel de Judá de Edom outra coisa é você bater de frente com a potência gigantesca Como eram os assírios ou em outros contextos Como eram os egípcios né então aqui o rei jeú aparece se prostrando diante de sal maner terceiro e trazendo com ele também uma cometiva que leva uma série de presentes e de tributos pro rei assírio Então esse é outro personagem que a gente também encontra na Bíblia jeú e é mencionado no Obelisco negro
sar ncer terceiro como jeú da casa de omri O que é estranho porque segundo o texto de Reis o jeú é um usurpador ele não era da dinastia do omri ele não é um descendente de omre ele não é da família consequentemente de acabe nem de jorão mas os assírios o chamam de da casa de Ombre isso talvez seja ou por um erro dos escribas né dos dos escribas assírios que podem ter confundido ali já que eles não talvez não se importassem tanto com os detalhes familiares ali da do reino de Israel ou pode ser
que eles soubessem que o jeú não era da dinastia de omre mas Para efeito de legitimidade o chamavam dessa forma para não dar na cara a questão de que é um usurpador ou talvez casa de omre fosse uma referência meramente local uma expressão só para dizer que jeú era de Israel Independente se ele é ou não é da família do Ombre de fato mas enfim são várias as possibilidades o fato é que a gente tem mais esse documento do 9º século antes de Cristo que traz uma figura que também aparece na Bíblia né então são
personagens que t a sua historicidade né a sua veracidade factual histórica corroborada por documentos Extra bíblicos inclusive produzidos por outros povos E aí é importante destacar só o seguinte né Isso significa que a história prova a Bíblia ou a arqueologia prova a Bíblia que muitas vezes ess essas discussões acabam indo para esses chavões né ou que a história nega a Bíblia desprovidos historiadores e arqueólogos é um entre vários documentos da história antiga Então as coisas que estão na Bíblia elas devem ser eh lidas tão criticamente no esforço de pesquisa histórica quanto o que está fora
dela não é nem mais nem menos não se deve ser nem mais nem menos crítico em relação à Bíblia se a gente compara sei lá com texto como Estela de Moab o que a pesquisa histórica e arqueológica permite fazer é calcular né estabelecer certas probabilidades de coisas que são muito prováveis tenh acontecido ou personagens que Muito provavelmente existiram e outros personagens ou eventos que talvez não tenham existido ou que ten uma baixa probabilidade de terem acontecido então assim a história não prova a Bíblia porque a Bíblia é uma coisa grande demais é um conjunto muito
heterogêneo de textos com infinidade de personagens situações interpretações e opiniões sobre esses personagens e sobre esses acontecimentos e para saber se um personagem ou um evento bíblico é plausível historicamente tem que ir caso a caso não tem como né então assim você vê por exemplo uma imagem de guu num documento assírio não confirma Adão e Eva ou o Êxodo do Egito são coisas que não t relação direta né então é preciso ir caso a caso mas fica aí esses exemplos interessantes de menções nominais né explícitas a personagens bíblicos fora da Bíblia as mais antigas de
novo datam então do 9º século antes de Cristo né muitos séculos depois dos tempos em que se passam por exemplo as histórias de Moisés ou dos patriarcas Mas isso não significa necessariamente que essas histórias mais antigas sejam 100% ficcionais e nem que elas sejam 100% reais né de novo a gente tem que ir caso a caso inclusive se tiver algum caso específico que você queira saber se tem comprovação fora da Bíblia ou qual que é a plausibilidade daquilo ser verdadeiro ou não deixa aí nos comentários que a gente faz uma análise aqui depois também em
vídeos futuros mas por enquanto é só as referências como sempre vão estar na descrição aí do vídeo muito obrigado como sempre por assistir e até o próximo falou
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