Então vamos lá. Bom, nova ferramenta aí interessante. Que que é a ferramenta?
Ferramenta de destruição de empregos em massa. Ferramenta de destruição de empresas em massa também. Taxa Selíica é 14,25% ao ano, né?
A maior taxa de juros que a gente tem nos anos mais recentes. Lá atrás, tá? A gente já chegou a ter taxa de juros acima dos 20%.
Então você, jovem mancebo, fique calmo também, não é lá o fim do mundo. E eu já tinha falado que isso aconteceria lá atrás, já tinha mostrado para vocês o que aconteceria, né, quando a taxa de juros atingisse esse patamar. Tem um vídeo que eu fiz, tá aqui no canto, que você pode ver, onde eu mostro que nesse volume de taxa de juros já fica praticamente inviável a maior parte dos negócios no Brasil.
Mas eu disse também nesse vídeo que em toda a guerra a gente tem vencedores e perdedores, né? E também na taxa de juros é assim, a gente tem perdedores, toda a população brasileira com a taxa de juros nesse patamar, porque nesse momento a gente não consegue mais empreender, não consegue mais crédito, não consegue mais financiar nada, o varejo não consegue vender. A gente tá numa economia praticamente sufocada.
é muito difícil você conseguir ter um crescimento, né, com um país com uma taxa de juros nesse patamar, principalmente considerando o tamanho da nossa inflação aí, que também está em crescimento. Então, a gente tem talvez dos piores cenários recentes aí da história do Brasil, pelo menos economicamente. É claro, a gente teve um crescimento fora da curva no ano passado, a gente vem apresentando alguns números interessantes uma linha ou outra, muito puxado pelo agronegócio, mas agora a situação deve se complicar e pelo menos a inflação deve dar uma tranquilizada.
Ao menos é isso que a gente espera, se essa taxa de juros conseguir ter o impacto esperado, senão a gente pode precisar de uma taxa de juros ainda mais alta, o que significaria uma derrota ainda maior pra maior parte da população, que já tá sangrando bastante, né? É necessário, mal necessário. A gente tem aí a inflação dos alimentos superando todos os números aceitáveis.
E eu vou mostrar nesse vídeo aqui o que que pode ser bom nesse momento para você investir, quais são as estratégias que podem te render um bom dinheiro aí se você for esperto. Antes de mais nada, quem é um sardinha raiz vai deixar o like na confiança. Se você não é um sardinha raiz ainda, segura seu mãozinho.
Considere deixar o seu like e se inscrever aqui nesse canal. Se eu realmente te ajudar, se eu te der alguma informação que você não tinha, se eu te agregar alguma coisa, esse negócio tá aí dando like em tudo quanto é coisa, não calibra bem seu e algoritmo e depois você fica recebendo vídeo que você não quer ver. Então, gostou do vídeo, tal, dá like, aí você se inscreve, senão não precisa, tá bom?
Então, o que que a gente tem aqui nesse momento? A primeira coisa que você precisa entender é o seguinte: o mercado financeiro, ele já sabe dessa informação há muito tempo. Quando e ela chega para você, ela já foi amplamente discutida em todas as mesas, em todos os lugares.
Então, a taxa de juros dos CDBs, a taxa de juros das LCIs, LCAS, Cris, Crash, elas já vinham reajustadas ali até do próprio tesouro, né? que a gente já sabia que a taxa de jus ia subir, então você já emite esse título um pouco acima do que tava pagando naquele momento. Só que como ainda não se sabe se esse é o limite, a gente tem agora uma nova margem que pode ir para mais longe ainda.
Então eu não sei qual plataforma de investimentos você usa, mas você pode ir aí na parte de investimentos, né, no produtos de investimento e vai na renda fixa que você vai encontrar algumas coisas aqui. Eu vou conversar primeiro sobre a renda fixa privada e depois a gente vai conversar um pouquinho sobre a renda fixa pública. Aqui eu tô na própria plataforma da UVP Capital, né?
Então, a gente vai dar uma olhada aqui que a gente encontra aqui. Você tá tendo a a taxa já equivalente a CDB. Por quando você olha aqui a taxa CDI, você vai perceber 88% do CDI.
Quanto que 88% do CDI em um LCA que é isenta de imposto de renda, quanto que ela representa em taxa equivalente de CDB? Então, seria equivalente a um CDB pagando 113,55% do CDI. Se você olhar para esse número aqui, você vai falar: "Caramba, Raul, tá bom para caralho".
Por quê? Porque você vai vir aqui e vai fazer o seguinte, né? Se eu tô tendo aqui 113% de 14,25%, né, você tá tendo uma rentabilidade de CDB de 16,10%.
Agora, o que que eu vou te dizer? É um erro pegar esse tipo de título para longo prazo, por esse título aqui tá OK, 74 dias, né? A taxa de juros não vai começar a ser cortada antes disso.
Então você vai realmente receber uma rentabilidade de 16% ali. Agora, qual seria o problema, né? Não é porque tá 88% do CDI, não.
Ele tá pagando 88% de CDI, só que de forma líquida. Não vai ter o imposto de renda em cima, né? Então, por isso que ele equivale a um CDB pagando 16%.
O erro não é esse. O erro é que se você pega isso aqui e trava pro longo prazo, você vai ficar amarrado e depois quando começa a ter corte na taxa de juros, você vai continuar com título ruim lá atrás. Então o ideal é você entender o seguinte, você precisa esperar aqui a taxa CELI tá baixa, porque você consegue encontrar quando ela tá baixa até 120, 125.
Tem gente aí que tem 130, comenta aí para mim que tem 130% CDI. E aí cara, quem tem 130% CDI em título que travou lá, ó, nos ídros antigos, você imagina o quê? Você tem aí, ó, agora 14,25%, né?
E você tá com um título que pagava 130% disso. Você tá pegando aí o título a 18,52%. É outro patamar.
Tem gente que tá com título a 140% do CDI, 150% do CDI, que eram títulos normais quando a CELIC foi a dois, quando ela foi a quatro, quando ela foi a seis lá atrás. Então o que você precisa entender é no momento agora mais vale para você seguir a ideia de pegar pré-fixados de longo termo ou esses títulozinhos, né, que são de mercado secundário, que estão pagando muito acima da média aqui para poucos dias. Lógico, isso aqui vale a pena porque você vai receber aqui.
Agora, o que que você tem que ficar atento? Então, para onde você tem que ir? Olha, olha as belezinhas que você encontra aqui, ó.
Um, um título de 194 dias, 8. 50 mais IPCA, tá legal, né? Agora, para onde você tem que ir, então?
Você tem que encontrar, né, aquele título que ele vai te abastecer em outro momento. É que eu cheguei tarde, infelizmente eu tô gravando ao mei:40 e você já não consegue encontrar mais as boas oportunidades. Melhores oportunidades de renda fixa, pessoal, é na abertura do mercado.
Já falei isso aqui para vocês várias vezes e são títulos que você não vai conseguir pegar de baldada. você vai ver, eles vão aparecer na plataforma e sumir. Esse horário aqui é só o restolho, tá?
Já rodou o mercado duas, 3 horas, você já não consegue mais encontrar títulos grandiosos. Mas aqui o que que você tá tentando procurar? Você vai tentar procurar títulos de longo termo.
Olha só, aqui a taxa não tá boa, tá? Eu eu esperaria para uma taxa até melhor que essa, mas aqui, olha só, você vai procurar títulos de longo termo que você esteja travado com a taxa Selic atual, por ele tá pagando 3,81. Se a taxa lá na frente ela vai ser cortada, porque uma hora a inflação vai dar um fôlego, lá na frente ela vai ser cortada, esse título ele vai continuar com rentabilidade excelente.
Então vamos supor que a gente desce agora a inflação pros três, quatro e a gente começa a ter uma taxa Selic que tá operando em 10 ou oito, você tá ganhando acima dela. Então você vai tentar procurar títulos pré-fixados que estejam travados em taxas maiores. Ó, 14.
89. Então aqui, ó, 15. 20, né?
Você consegue para um ano. 15. 14.
Você vê que ninguém quer travar esses por mais tempo, né? 15. 05.
Você consegue pegar esses títulos e segurar uma taxa pré-fixada alta no momento que a taxa que tava alta. Por quê? Porque o título pré-fixado ele vai ser emitido com a taxa mais alta no momento em que a taxa de juros esteja mais alta.
No momento que ela tá mais baixa, eles começam a cortar. Mas e aí se eu travar ia subir mais? Não, você vai ter que pegar a média, né?
Lógico, pode travar agora e pode subir mais dois bips, mas não vai subir muita taxa porque ela tem uma expectativa do mercado. Quando o mercado precifica que vai começar a ser cortada, a taxa de juros cai muito antes. Então ela não subiu tanto com essa porrada.
Você tinha títulos até melhores antes da concretização. Eu cheguei a pegar 17 e tem de manhã ainda tem. Cheguei a pegar 17, cheguei a pegar 18.
Então você tem que prestar atenção nisso aqui para você compreender essa lógica do mercado. Não adianta você pegar pré-fixado no momento que a taxa de jur tá baixinha. Teve gente aí que tá na carteira também, pode comentar aí, né, quem tá na carteira com título que ele pegou contra taxa ali que tava oito.
Aí ele pegou título de 10%, tá segurando até hoje, fica ruim. Se ele tivesse pegado naquele momento um CDI, 130% CDI, né, ou 140% de CDI que tava rolando, nesse momento agora ele estaria com essa rentabilidade mais alta. É compreender essa dinâmica do mercado de quanto que é a hora de pegar préfixado e quanto que é a hora de pegar pósfixado.
Agora é a hora de pegar pré-fixado. E aí tem mais uma sacada que algumas pessoas não conseguem perceber. Então agora nesse momento, se você vai no tesouro também, você vai encontrar algumas coisas muito interessantes.
olha só, tesouro pré-fixado a 14. 20% ao ano, né? Então qualquer título que esteja pagando menos que isso já não compensa você pegar, tá?
CDB, por exemplo, LCI, LCA, lógico, porque é isento, mas aqui você tem o tesouro pré-fixado pagando 14. 56% ao ano. Que que significa isso?
Você tá pegando nessa taxa. Se a taxa de juras for cortada depois lá na frente, você vai conseguir dar aquela porrada com marcação a mercado. Então você vai conseguir, tem um vídeo marcação a mercado, quem não entende do conceito vai ter que assistir, porque aqui já é um pouquinho mais técnico.
Então que que acontece? Você pegou esse título aqui agora, peguei um pouquinho dele aqui para mim. Esse pré-fixado aqui, você pega ele a 14.
56%, quando a gente tiver, né, um aumento da taxa de juros, você vai perder dinheiro nele. O que que vai acontecer? Se ele subiu a taxa de juros, se subir a taxa de juros que o tesouro tá oferecendo, seu título vai marcar o contrário.
Então, se bater depois 15, 16, você vai ter ali esse título para baixo. Agora, 14% historicamente é uma média muito segura pro Brasil. Você pode até ter a taxa Selic muito mais alta que essa, mas não é comum.
Então, em algum momento ela vai ficar abaixo disso. Como o título é para 2032, qualquer janela que ele me der de barrigada ali de 7% alguma coisa, você vende ele antecipado, pegou dinheiro. Então é basicamente distribuição de graça de dinheiro, né?
Então, o governo tá fazendo uma campanha de redistribuição de renda aí pro pessoal que é investidor. Você vem aqui agora e participa da campanha redistribuição de renda pegando o dinheiro da galera, né? Tá ruim para todo mundo, tá ruim para quase todo mundo.
Para quem é investidor e sabe mexer com a marcação a mercado, quem sabe travar um contrafluxo de título, nesse momento você se beneficia. Então não tem motivo para você ficar chateadinho, para você ficar magoado, para você levar pro coração, porque isso aqui tá bacana. Isso aqui é um momento muito interessante para você aproveitar a renda fixa e a renda variável também vai ter promoção.
Caiu o problema. O problema que fica aqui no momento é saber com que que você gasta seu dinheiro, né? Tá tudo em promoção.
Eu sou daquela, né? É melhor prevenir do que remediar. Então eu adoro a renda fixa.
Hoje em dia a maior parte da minha carteira, no Brasil de agora, a maior parte da minha carteira tá em renda fixa. Você pode ver aqui, ó, até mostro para vocês. No momento que a gente tá vivendo, ó, aqui, ó, 66%, porque tem um dinheiro que eu recebi também, não deu tempo de alocar, né?
É porque eu vou mandar para fora. Mas aqui, 66% da carteira do Brasil tá em renda fixa aí, ó. E não tô querendo mexer, não, tá?
Tá aqui público para vocês, ó. 33% em renda variável, né? 66% em renda fixa, que é só da carteira nacional.
Por quê, cara? As melhores oportunidades que a gente tá, você também tem mais paciência para fazer seus investimentos, porque o dinheiro que tá parado no tesouro Selic, por exemplo, tá rendendo 14,25%. Você vai se preocupar com alocar isso aqui para quê?
Só loco na hora que aparece coisa boa. Apareceu um crib bom, um cra bom, um LCI bom, um LC boa, beleza, a gente vai colocando agora de restante você vai movimentando aqui muito mais devagar, né? Isso aqui é porque eu recebi os últimos três meses aí, não tava alocando, então ficou tudo aqui parado, tá tudo aí na renda fixa.
Eu vou mandar pro exterior, né? tava esperando um bom momento para enviar pro exterior. Então isso aqui é o detalhe.
Quem pegar isso aqui agora, só comentar comigo depois. Vocês sabem, você estavam comigo lá na pandemia, né? Quando eu falei: "Pô, não mexe com título pré-fixado agora, porque depois essa taxa de juros vai subir aqui, vai dar problema".
Era isso que eu tava falando, é esse tipo de momento que a taxa CEL fica muito alta, compensa você ir alocando, ó, e lá naquela época só compensava CDI, né? Por isso que é bacana. Quem fez a VP, já tem aula de contrafluxo, vocês estão nadando de braçada, né?
Comenta aí quem fez AVP e tem 130% de CDI na carteira aí, só para deixar os outros com inveja. E é isso. E se você quiser se tornar aluno na VP para começar a entender melhor esses movimentos de mercado, olha só, vai lá agora, entra aí a.
com. br, clica aqui nesse botão, faça sua análise de perfil. Que que é isso aqui?
É só um formulariozinho onde você vai me responder algumas perguntas sobre você, sobre as suas intenções para ver se a gente tá alinhado. Por quê? Porque na UVP a gente tem um sistema diferente dos outros.
A primeira coisa é que você tenha as suas aulas ao vivo direto comigo mesmo. Você tem acesso à comunidade, você tem acesso a uma plataforma de investimentos com taxas diferenciadas, você recebe cashback em todas suas negociações. Então você vai ter acesso a uma plataforma, ah, aqui eu estaria ganhando X de spread lá que o BTG ia me pagar.
No caso vai direto para você. A gente não cobre isso de você na UVP, né? Então você recebe o cashback de todo o investimento que você faz.
Isso aí, cara, tem aqui na gente, muito legal. Você recebe acesso a essa plataforma, você recebe acesso a todo o ambiente de aulas, ao módulo avançado que a gente lançou agora, né? A gente tem várias coisas, tudo gratuito para você que se torna aluno.
E aí, o que que eu faço aqui? Para ter certeza que faz sentido para você entrar na UVP, porque depois você vai pode pedir o dinheiro de volta, né? Então, para ter certeza, eu pego esse formulário, você vai conversar com um especialista, ser humano mesmo, o cara vai lá trocar uma ideia com você ou uma pessoa vai trocar uma ideia com você, vai entender os seus objetivos, falar: "Cara, estamos alinhado para caramba".
É isso aí. Então, a gente tá bem alinhado, faz sentido para você entrar na UVP e aí você entra e vai ser um prazer para mim ensinar investir no Brasil e no mundo inteiro. Agora tem alguma outra escola aí de investimentos que devolve 100% do seu dinheiro depois que você conclui o curso, se você não ficar satisfeito, se você não aprender a investir, porque tem cara que fala: "Ah, eu devolvo na garantia de 7 dias, isso aí não significa nada.
Como é que você vai fazer um curso, adquirir conhecimento, etc? , em 7 dias. " É o que a lei manda, né?
Aqui não, a gente faz muito além do que a lei pede. A gente, ó, você emite seu certificado, fica com todo o conteúdo que você aprendeu e eu devolvo 100% seu dinheiro. Isso não tem quem faça.
Então, por isso que a gente precisa tomar um pouquinho mais de cuidado aqui, ter essa cautela maior, né, de pedir os dados da pessoa, de entender com quem que a gente tá falando. E a gente pode te recusar, falar: "Olha, não é para você, nesse momento, não faz sentido. Isso aqui é para quem ganha mais de R$ 4.
500 por mês, no mínimo, né? Você ganha R. 000, R.
000, não tem problema. Agora 10, 15, não tem problema nenhum. Agora quem ganha menos de 4500 não faz muito sentido fazer a VP, a não ser que você more com seus pais, que você não tenha conta para pagar.
Porque você não vai aproveitar, né, esses investimentos que a gente tem. A o VP se paga a partir de R$ 4. 500.
Então, se você quiser, vai ser muito legal pra gente, pode pesquisar o nome da VP no Reclame aqui. Pode pesquisar no Jus Brasil. Você nunca vai encontrar ninguém que vai falar assim: "Olha, é mentira, o Raul não devolve o dinheiro, isso aqui não é verdade.
" Então esse compromisso a gente tem aí há muitos anos aqui. E é exatamente por isso que a gente é tão diferente dos iguais, né? Agora vou ver se vocês não fizeram nenhuma pergunta aqui para mim.
Tem um problema do vídeo de ontem. Teve o que vocês estavam falando, só vou explicar aqui para vocês o que aconteceu. O vídeo de ontem ele é muito legal, só que eu gravei ele no aeroporto, eu comprei, a gente tava usando um Hooland, que é um microfone muito legal, só que na hora de gravar ficou para dentro a parte do microfone.
Eu nunca tinha usado esse modelo da RL, só tinha utilizado o outro e coloquei o microfone do lado contrário. E daí ele ficou mudo em alguns lugares. Agora você vi aqui, é porque vocês gostam normalmente de ouvir sem ver, né?
Mas você vi aqui no português legado automaticamente, você vai perceber que a legenda fica certinha, não dá muito problema não. Ele dá pr você compreender perfeitamente o que eu tô falando com a legendinha. Aí teve gente comentando para eu regravar e tal.
Cara, o vídeo tá com mais de 100. 000 views. Não faz sentido nenhum.
Tipo, regravar um vídeo com o mesmo conteúdo por causa de um minuto que não fica audível, né? Ao longo do vídeo inteiro vai dar tipo assim, vários segundos, é 5 segundos e meio da frase, 5 segundos e meio do outro, dá menos de 1 minuto. Então dá para compreender perfeitamente.
A gente assisti o vídeo de novo e tal e tá tudo certo. E também dá para fazer leitura labial. Que que é isso?
É, quem não consegue fazer uma leitura. Tô brincando. Vai.
E aqui tem uma pergunta do Lu Borges, né, que ele falou o seguinte: "Ess tais ricos vão para onde? Porque o mundo inteiro está em crise. Todos os países mais ou menos, estão caros para se viver.
R$ 50. 000 vai dar no mesmo, até mais no curso de vida de morar em outro país. Fora quem pode ir embora do Brasil não foi ainda por idiotícia e pura.
Isso disse o Luigi Borges a respeito do assunto taxação de dividendos, que é esse vídeo que tá com áudio ruim. Então, Lui, é que na verdade não é muito do jeito que você pensa. Quando você fala em sair do Brasil, você pode dar saída fiscal do Brasil, por exemplo, e fazer o recebimento do seu dinheiro pelo Paraguai e continuar vivendo aqui normalmente.
Não é proibido com o cidadão do Paraguai que deu saída fiscal do Brasil e que agora é cidadão do Paraguai, que ele viva no Brasil, né? A gente tem o acordo do Mercosul, então ele pode ficar aqui durante 180 dias, voltar um dia para lá e ficar aqui mais 180 dias e ele gastaria muito menos dinheiro de tributo e não pagaria nada. Por que que ele vai pagar se ele pode não pagar?
Essa pergunta que você tem que se fazer, né? Aí você pode dizer: "Não, o Brasil pode romper com todo o Mercosul, beleza? O Brasil pode encerrar com o Mercosul, Argentina, Uruguai e tal, encerrar as fronteiras e aí sim a gente fica aqui isolado, sem fazer comércio com ninguém.
Pode ser uma opção também. Então, quando você fala da saída fiscal, você não tá falando de sair fisicamente de um país. Quando eu pego meu dinheiro e eu invisto nos Estados Unidos, por exemplo, ou quando eu pego meu dinheiro e eu invisto nas ilhas virgens britânicas que não cobra imposto nem nada, eu não preciso necessariamente sair fisicamente do Brasil, tá?
Quando a gente fala sair do Brasil o dinheiro, não estamos falando sair o corpo físico do Brasil. São coisas muito diferentes. E isso aí só se o Brasil quisesse isolar completamente, não fazer negócio com mais nenhum país do mundo.
E nesse caso, a gente quebraria ou a gente viaria algo próximo a uma Cuba ou uma Venezuela, que são países mais fechados. É, ali. Aí também é um caminho viável.
Muita gente acredita que seja. Pode ser que talvez é essa a sua opinião. Roberto Morais 7373.
Isso impacta os FI ou somente ações? Desculpa a ignorância, eu comecei a investir há pouco tempo. Então, nas legislações falaram de ações, não chegaram a mencionar os fundos imobiliários.
Acho que é porque tão tentando fazer passar, mas eu acho muito difícil de passar mesmo. Eu falei que não precisa de renda muito grande para dar saída definitiva pro Paraguai, né, cara? Eh, a pessoas que ganham aí 15.
000 por mês já conseguem hoje em dia se beneficiar da política fiscal do Paraguai e de alguns outros países, tá? O mãozinha 07 falou: "Por que as únicas formas de pagamento da AVP são à vista por cartão de crédito? " Pergunto isso porque tenho vontade de fazer, mas não consigo pagar a vista e não tenho cartão de crédito.
No entanto, é, posso pagar mês a mês sem a necessidade do cartão. Bom, tem algumas razões. Não faz sentido uma escola de investimentos negativar nome de ninguém.
A gente aceita devolver o dinheiro depois da conclusão. Então, se a pessoa começa a pagar as parcelas ali e não paga, a gente teria que ter um time de cobrança. Aí a gente vai ter que ter um time especializado em ligar pras pessoas e lembrar elas de pagar parcela.
Isso aí, para mim não faz sentido nenhum, cara. Não vale o desgaste. Simplesmente isso.
Se você não tem condições, não é a UVP para você. Porque qual o sentido de alguém que não tem pelo menos esse valor de limite no cartão ou à vista de fazer uma escola de investimentos que custa tão caro? Então, talvez faz mais sentido para você assistir os vídeos gratuitos aqui do que fazer isso.
É, é exatamente isso. É, é um impeditivo muito grande para você, né? Você alienar uma parcela, um negócio que você não tem nenhum limite do cartão para fazer, não tá fazendo muito sentido, entendeu?
Então, a gente não quer vender se não faz sentido para você. E eu acredito que se você não tem nesse limite ou não consegue dispor esse dinheiro, faz muito sentido. Beleza?
Às vezes ele consegue juntar o dinheiro rapidinho também. É porque é uma coisa que você tem que se preparar e tal, mas é porque não faz muito sentido mesmo vender se a pessoa não vai ter dinheiro para pagar ou se ela não vai ter dinheiro para investir ou se a gente vai ter que fazer uma cobrança das parcelas dela. Acho que não combina com escola de investimentos.
Tem gente que faz isso, mas eu não, sinceramente, cara, eu acho muito sem sentido, né? Eu tô te ajudando a melhorar sua vida financeira. Aí do nada você tá recebendo a ligação de cobrança porque você não pagou uma parcela do negócio de investimento.
Não, não vejo muito nexo. Acho que curso de investimento tem que ser vendido de forma que para quem pode pagar, da maneira que a pessoa pode pagar e para quem vai se beneficiar. Se for uma coisa que só vai me beneficiar, eu acho que não é muito legal.
Eu sei que falando nisso, posso perder algum cliente, ficar magada. Ai Raul, mas sei lá o quê, mas a verdade é essa, né? Um beijo para vocês.