Ora, muito bem! Esta aula agora é muito interessante porque é uma pergunta. A pergunta é: por que muitos primogênitos nunca foram resgatados?
E vou afirmar para você que muitos não vão ser. Existem vários motivos pelos quais eles não foram resgatados e eu vou explicar nesta aula. Olha que interessante: o meu povo perece por falta de conhecimento.
E não estou conhecendo esta parte, mas o restante do versículo está dizendo: “Porque tu, ó sacerdote, rejeitaste seu conhecimento. Eu também rejeitarei vós e os vossos filhos, para que não sejas sacerdote diante de mim, uma vez que rejeitaste a minha lei. Eu também rejeitarei vossos filhos.
” Olha só, o primeiro motivo pelo qual a gente não é resgatado é que os filhos não são santificados. O outro é porque não têm conhecimento; não se aprofundaram na palavra. Eu posso fazer uma pergunta para você e você pode responder para si mesmo: quantas vezes você já leu a Bíblia de capa a capa?
Quantas vezes você pegou a Bíblia para dizer: “Agora eu vou buscar algo aqui até Deus me dar uma revelação”? Quanto tempo você passou? Qual é o seu recorde de leitura da Bíblia?
Como você pode dizer que ama a Bíblia se não passa tempo com ela? Isso vai refletir sobre você e sobre os seus filhos. A Bíblia está dizendo: “Porque tu rejeitaste conhecimento”, e está dizendo isso para o sacerdote.
“Eu também rejeitarei vós e os vossos filhos”, ou seja, depois de vocês não terão sacerdote, porque vocês não amam a minha lei. Porque quem ama quer ficar perto, quem ama quer ficar junto, quem ama quer compartilhar, quem ama chora, sorri e se alegra. Então, se você ama a palavra de Deus, tem que passar tempo com Deus buscando a palavra de Deus.
Então, um dos primeiros motivos pelos quais não foram resgatados é que não sabiam. Aí alguém disse assim para mim outro dia: “Pastor, eu fico vendo isso que o senhor está falando e me dá tristeza na alma, porque os pastores não explicaram isso durante tanto tempo. Nunca falaram isso pra gente.
” Olha, tem outra situação: a gente tem que entender que para cada tempo há uma revelação, e esse é um tempo de revelação. Nessa hora, esse tempo dessa revelação que estamos tendo agora é um tempo maravilhoso, incrível demais. O evangelho, até onde chegou, serviu para fazer o que fizemos.
As pessoas, praticamente alguns deles, não tinham estudo direito, mas sabiam orar e jejuar. Deus curava, Deus mudava, Deus transformava lugares. Quase nações inteiras não foram transformadas.
Mas agora, a Bíblia diz que andamos e prossigamos em conhecer o Senhor. Por que a gente não começa a continuar agora fazendo a obra de Deus? Falta de conhecimento.
Mas tem outro motivo, agora, mais grave do que esse: a pessoa ama demais o dinheiro. Duas coisas impedem: a pessoa que ama demais o dinheiro só faz por dinheiro, e a pessoa que ama tanto dinheiro que não coloca uma oferta para morrer no lugar dele. Vou ler um versículo para vocês em 1 Timóteo, capítulo 6, versículo 10: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males.
Nessa cobiça, alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores. ” Então, vamos lá, vamos agora traduzir o versículo de trás para frente, tá? Você pode ler ele depois e traduzir de maneira diferente.
Olha só, vamos ver o versículo de novo: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males, e nessa cobiça, alguns se desviaram da fé porque amaram mais a cobiça do que à fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores. ” Por que se transpassaram a si mesmos com muitas dores? Porque desviaram da fé.
E por que desviaram da fé? Por causa da cobiça. E por que tiveram cobiça?
Porque amaram o dinheiro. Então, o processo é: ele tem um mal em casa porque amou o dinheiro e, com isso, desviou da fé, e com isso, se transpassou de muitas dores. Então vou explicar de novo para você: a pessoa ama tanto o dinheiro que não coloca o dinheiro para morrer no lugar daquilo que está atacando ou daquilo que está morrendo.
No dia que seu filho nasceu, você teria que pegar uma oferta e levar lá, como já disse. Mas você vai dizer que não sabia. Falta de conhecimento que o sacerdote me ensinou.
Beleza, você está sofrendo a mesma, mas agora você sabe. Você diz: "Mas agora eu sei que não tem dinheiro. " Isso não é verdade.
Por que isso não é verdade? Você deve estar assistindo esse curso por um computador, você deve estar assistindo esse curso por um telefone. Você não ganha, você gastou dinheiro para isso.
Você deve estar sentado na cadeira, deve ter um sofá, deve ter uma televisão, deve ter coisas em sua casa. Você deve ter jóias, deve ter ouro, deve ter prata, deve ter alguma coisa. Você não deve estar morando na rua.
Se você estivesse morando na rua, nem esse curso você tinha comprado. Então, significa que você não está tendo prioridade, mas dinheiro tem. Sabe, queridos, às vezes nós achamos: “Eu vou ter que vender as coisas para fazer isso.
” Pastor, eu não estou dizendo isso. Estou dizendo que você tem, o que você não colocou foi prioridade no lugar. Qualquer coisa, por exemplo, a casa em que você mora, vale 100 mil dólares, 100 mil reais.
Se o dono chegasse e dissesse: “Sempre feliz para você, eu te vendo por 10 mil dólares, 10% do que está valendo”, sabe o que vai acontecer? Você vai se virar e vai comprar essa casa, mesmo não tendo dinheiro. Vai pegar emprestado com alguém, vai poder pagar o dobro.
Você vai na J e vai pagar 10% ao mês. Não tem problema, 10% ao mês de 10 mil, né? Daqui a 10…” Meses, eu tô pagando 20; eu vou vender a casa por 100 mil.
Anos, eu pagaria de boa; qualquer um de nós compraria, mas ninguém teria coragem de pegar. Talvez um dinheiro que é tão pouco. Daqui a pouco, na próxima aula, nós vamos falar os valores.
É tão pouco, mas ninguém pegaria um dinheiro emprestado para poder fazer uma oferta de resgate, porque isso seria um absurdo. Deve ser o filho no caixão, pobre, trabalhando feito um escravo e não fazendo propósito que Deus deixou estabelecido. Isso é que é caro.
Caro é ver os meus filhos trabalhando de sol a sol e não dando nem para comer. Caro é ver outros mandarem nossos filhos como se manda no indigente; que nem isso poderia acontecer, tratando deles como se não fossem nada. Isso é que é caro: ver as mãos cheias de calo, meses após meses, e não ter dinheiro para comer uma pizza.
Não ter dinheiro para passear, não poder tirar férias, ter esposa que nunca tirou férias, que nunca saiu para o hotel, que nunca tiveram um tempo para comer uma carne de boa qualidade. Nunca comeram uma carne boa, nunca sorriram, nunca saíram. Eu tive nenhuma qualidade de vida, mas aí, porque estão vivendo uma vida de escravo, eles estão ilegais no mundo espiritual, porque não colocam em um dia aquilo que Deus deixou estabelecido.
Eles amaram tanto dinheiro que, no dia da luta, no dia que na sua criança, eles não têm coragem de colocar. O dinheiro passou, mas eu já disse que era coisa que não tinha informação e agora que está tendo, fica sempre procrastinado. Eu tenho pessoas que sabem disso já há muito tempo e dizem: "Quando eu tiver condição", mas ele não tem fé, porque se ele tivesse fé de verdade, ele batia o joelho no chão e dizia: "Deus, isso é verdade!
Traga essa oferta para mim que eu vou fazer". Então, esses motivos que impedem, falta de conhecimento é mais que a questão do dinheiro procrastinado. Então, nós precisamos entender que tudo aquilo que você coloca em prática daquilo que Deus deixou estabelecido, tudo muda.
Agora é tarde e quantos milhares de pessoas que essa mensagem nunca vai chegar a eles! Então, Deus dá oportunidade para alguns que recebem a mensagem; eles aprendem a mensagem, eles ouvem a mensagem, mas não colocam em prática. Aí, a Bíblia é clara: “Esse povo me segue, me adora com os lábios, mas o coração deles está longe de mim”.
Sabe, querido, todo homem e mulher de sucesso tem que ter um bruxo do lado ou tem que ter um sacerdote para o seu sacrifício. Eu sei que essa palavra vai pegar tão forte para você, mas eu vou dizer de novo: não existe nenhum homem de sucesso que não tenha um sacerdote ao lado, seja ele de Deus ou um sacerdote maligno. Você precisa de ter um homem de Deus ao seu lado para ele receber o seu sacrifício e você, que recebe, pastor, você que vai fazer isso, antes de você fazer, deve fazer primeiro pelo teu filho ou por você ou pela tua esposa.
Tem casal que os dois são primogênitos; tiveram três filhos primogênitos. Eles passam pela luta travada, porque estão bombardeados, querendo tirar toda a riqueza deles. Então, antes de fazer, pastor, procura alguém que saiba e faça primeiro.
Pastor, mas eu não sou primogênito, minha mulher não é primogênita e nós não temos filhos. Então, faça uma oferta de santificação para você e uma santificação para o seu casamento. E aí, vocês tenham filhos; quando tiverem filhos, você resgata.
Então, quando você coloca tudo estabelecido, princípios de Deus estabelecidos, tudo muda. Daqui a pouco, nas próximas aulas, nós vamos falar sobre ofertas, santificação e também sobre consagração, e vai ser algo muito bom. Isso vai mudar sua vida, sua casa, sua família.
Essas aulas que eu estou explicando para você, eu estou citando que é possível, todos aqueles que souberem resgatar, porque o valor não é tão alto assim. E na próxima aula, eu já falo sobre os valores. Então, se você sabe que não tem condição, pede para Deus, pega uma joia, vende alguma coisa por esse dinheiro e conserta, porque agora você já está sabendo.
Peça a Deus para trazer o cordeiro para você, a oferta no valor de um cordeiro ou cinco moedas de prata, que daria 101 gramas de prata e mudaria a vida tanto sua quanto dos seus filhos e também as ofertas de santificação. Mas isso não falamos nas próximas aulas. Deus abençoe!
Até lá.