Olá, meus queridos seres logísticos! Sejam muito bem-vindos a mais uma vídeo-aula. Hoje é uma pergunta, foi inspirado esse vídeo aqui por uma pergunta feita no nosso Instagram.
Eu abri uma caixinha de perguntas na sexta-feira e houveram várias perguntas. Eu não consegui responder todas, mas essa em especial eu vi que ela poderia se tornar um vídeo e que achei muito legal. Essa pergunta aqui.
Eu não segurei o nome da pessoa para poder agradecer, mas certamente ela vai se identificar aqui. E essa pergunta, então, está gerando esse vídeo. Para mostrar para vocês como a opinião de vocês é importante para nós aqui.
A gente está sempre atento no que é relevante para atingir o nosso maior desafio aqui, o nosso maior propósito, que é elevar o patamar da logística no Brasil através da educação. Então, se a gente conseguir ajudar-los com mais esse vídeo, podendo ajudar várias pessoas, nossa felicidade está garantida. E óbviamente tu vai nos proteger aqui com seu Like, com a sua inscrição.
E eu já vou pedindo para quem trabalhar na área de logística, nós estamos fazendo uma pesquisa de cargos e salários aqui, no primeiro link da descrição e esse link é muito importante, você vai lá e preencha, para a gente saber a questão de valores de cargos e salários atualizados, agora após. . .
Já estabilizando a questão da crise sanitária, para vocês nos ajudarem ali e nós vamos fazer uma devolutiva com as informações para quem responder o questionário. Nós vamos, sim, entregar uma resposta mostrando como é que você está em relação o resto domercado. Essas informações são confidenciais.
Ou seja, nós não vamos dividir com ninguém, mas você vai saber como você está em relação ao todo. Beleza? Vamos ao que interessa?
O nosso vídeo de hoje. Então, cinco dicas para quem está começando a cursar na área de logística. O que eu, ser logístico, digo para vocês.
Que infelizmente na minha época não tinha ninguém para me dizer isso e hoje eu posso ajudá-los aqui nesse negócio. A primeira grande dica. .
. Então, fica até o final para pegar todas as cinco dicas. A primeira.
. . Obviamente, eu vou deixar a melhor dica de todas para o final.
A primeira dica que eu vou dar para vocês hoje, ela é com relação aos estudos. Não estude somente e em sala de aula. O que significa isso?
Normalmente o aluno de hoje, ele vai para o seu EAD, ele vai para sua aula, com o seu celularzinho e ele vai lá recebe as informações, vai embora e acabou. Terminou por aí. Então, esse é o perfil médio de um aluno.
Mas você quer ter um emprego, uma remuneração média ou uma remuneração acima da média? Quem tu quer ser dentro da área de logística? Alguém que tenha relevância ou alguém médio?
E o médio podia ainda estar um médio para baixo, né? Então, o que você tem que fazer? Você também tem que se dedicar acima da média.
Então, não adianta chegar lá pegar e não estudar. Então, tive uma aula hoje com meu professor sobre determinado tema da área de logística, cara, vai e busca mais referências sobre isso. O canal do Ser Logístico aqui, tem mais de 200 vídeos.
Centenas de vídeos disponíveis para vocês, para aprofundarem mais. Busquem mais conteúdo, aprofundem os estudos, não fiquem só no que é dado em sala de aula. Isso vai me remetendo para o segundo ponto, que é a questão da leitura.
Que também tem muito a ver com a anterior. Que é. .
. Cara, não fica só no que é dado em sala de aula, vai lá e leia. Então, por exemplo, nós aqui já montamos 3, eu acho que foram 3 ou 4 vídeos falando sobre literaturas.
Livros que vocês tem que ler, sobre a questão técnica, sobre a questão atitudinal, comportamento, sobre negociação, sobre a atitude. Então tem uma playlist aqui, com quatro vídeos sobre livros que são importantes para vocês. Mas antes, eu não acho que vocês devam olhar apenas aqui.
Livros. Mas, principalmente, artigos. Porque artigos?
Por quê o artigo, ele vem antes do livro. Então, quando alguém está buscando alguma pesquisa, está desenvolvendo alguma coisa nova, a primeira coisa que ele publica é um artigo. E depois que esse artigo teve uma boa repercussão de mercado, ele pode se constituir num livro mais detalhado.
Então, livro nunca é algo, assim, contemporâneo, alguma coisa de inovativa. O livro, ele demora para aparecer no mercado. As novidades estão na academia.
lá nos mestrandos, nos doutores que estão estudando sobre algum tema na área de logística e esses caras desenvolvem, portanto, artigos. Eu já passei por isso, já fiz muito artigo. Então, esses artigos aqui, normalmente, é assunto top de linha.
Inclusive, houveram perguntas sobre isso também no Instagram e eu estou dizendo para vocês, olha, essa semana, de segunda a sexta-feira, todos os dias, eu vou postar no nosso Telegram, que tá aqui, legendado aqui, para vocês nos seguirem lá, e vou colocar artigos de logística todos os dias lá, para mais conteúdo, para vocês começarem a enxergar o artigo como uma fonte de estudos para quem está começando dentro da área de logística. E o terceiro ponto, é uma questão bem importante. Os profissionais que eu estou acostumado a lidar no mercado de hoje, se eu chegar numa determinada reunião e tenho aqui cinco, seis pessoas da área de logística e vamos discutir sobre um determinado o ponto.
É bem possível que esses cinco, seis profissionais de logística tenham opiniões diferentes e cada um vai dizer o seguinte "Ah, eu acho isso" "Eu acho aquilo". . .
Todo mundo acha sobre alguma coisa. Mas isso não é logística. Nós precisamos ter alguma metodologia que quantitativamente nos entregue uma resposta exata.
Eu não posso achar nada. Isso, inclusive, tá num dos nossos valores aqui, dentro da consultoria, que a gente não pode trabalhar com achismos, eu tenho que ter um modelo matemático que me leve a resposta ótima e por isso que vai dar resultado. Então, "Ah, por que não é aquilo?
", "Por que não é esse? ". Por quê que as opiniões não podem ser usadas?
Porque, a gente não pode trabalhar com achismos. A gente tem que saber o que vai dar resultado baseado é em alguma melhoria quantitativa. Por exemplo, "Ah, o meu estoque, deve ser quanto?
". Nós temos modelos matemáticos que dizem quanto tem que ser o teu estoque. E não tem eu acho.
Ah, põem para cima, põem para baixo. Cada um vai botar um número. Por isso que precisa ter um modelo matemático de base.
E, eventualmente, vai usar mais do teu feeling e vai ajustar isso. , mas sabendo que a resposta matemática é aquela. Então, é isso que eu quero dizer com relação quantitativa.
E aí, na parte das literaturas aqui, o único livro que sai do conceito e que vai realmente para prática é o livro do Ballou, que tá lá nas nossas sugestões de literatura para vocês. Vou deixar o link aqui abaixo, da Amazon, para vocês também aproveitarem ele. O quarto ponto aqui, referências.
Isso aqui é muito importante. As referências. Ou seja, o teu professor, ele é uma referência já.
O livro cria uma outra referência. Mas aqui, na referência que eu estou especificando, é uma referência inclusive de empresa, de melhores práticas da operação, de cases de sucesso que alguma empresa tenha, dentro da área de logística, obviamente, para que você se inspire, para você usar isso como sua referência. Então, na vida toda, gente, é importante trabalhar com referências, né?
E sempre olhando para cima, buscando uma referência maior que você, maior do que onde você trabalha e assim por diante. Eu sou um cara que incentivo muito. Claro, nós estamos falando aqui para quem está começando o processo.
Mas na medida que tu vai evoluindo dentro da área, você fazer Benchmarking. Ou seja, visitar outras operações para buscar as melhores práticas que já se encontraram no Brasil, no mundo, porque não, né? E assim poder trazer isso para onde você atualmente trabalha.
E o quinto um ponto e talvez um dos mais importantes. Porque, o que a gente falou aqui, né? Estude, estude, estude, estude, estude.
Basicamente, o que a gente está dizendo aqui, várias formas de você estudar, mas na logística é muito importante a experiência prática. E eu vou te dizer que eles deveriam estar quantificados, mais ou menos, meio a meio. 50% quanto eu estudo, 50% em termos de experiência Porque na hora do vamos ver da entrevista e tal, as empresas vão exigir um cara experiente e com conceitos.
Que tenha vivências de outras operações, que não somente aquela, que possa contribuir com a atual prospecção de emprego, através da experiência que ele já teve em outros cases ou outros cases que já estudou. Então, isso complementa o profissional de uma forma de excelência e se diferencia dentro da área de logística. Que você sabe, tem bastante gente, hoje a disputa por um emprego é grande.
Então, tem que buscar se diferenciar. Então, aqui é trabalhar, né? Começar a trabalhar cedo.
Cedo. Tem que começar a trabalhar cedo. E aí, vou te dar um outra dica.
Tu tá começando, então, tu tem que buscar referências boas aqui Eu não vou te dizer uma coisa dura, mas acredito nisso. Escolha onde você quer trabalhar. E não pegue qualquer um emprego, porque você precisa ter boas referências agora.
Você vai precisar mais do que nunca trabalhar numa empresa que possa te dar bons níveis de gestão, uma empresa que possa te dar, principalmente, condições de aprender o que é certo, uma empresa que investe na área de logística, que perceba logística, a relevância que ela tem na estratégia de execução de qualquer empresa. Então, tu tem que buscar uma empresa neste nível. Que te dê, principalmente, na parte de tecnologia.
Então, uma empresa que não investe em tecnologia não vai ser uma boa referência para você trabalhar nela. E aí, eu vou te dizer, atratividade da empresa tem que tá aí. Não no salário, porque você tá começando.
Tu tem uma jornada se desenvolvendo. Tu tem que pensar a longo prazo. E a longo prazo, só vai conseguir ter sucesso o cara que trabalhar em empresas que, realmente, busquem aqui tecnologia, inovação, que busquem se diferenciar no mercado através do serviço prestado pela logística e isso vai ser muito importante para ter uma base boa na tua carreira e no teu futuro.
Beleza? Espero ter contribuído. Espero que vocês tenham gostado do vídeo.
Se alguém tem dúvida, por exemplo, de onde trabalhar, nós temos um vídeo de muito sucesso aqui também, que indica quais são as verticais de negócios que são ideais para você trabalhar. Então, na sequência já vê esse vídeo aqui, beleza? Era isso por hoje.
Beijo no coração para vocês. Até o próximo vídeo. Valeu!