prezados amigos e amigas uma boa noite para todos nós boa noite que o Senhor nos abençoe e nos envolva na sua paz a fim de que os momentos que passaremos aqui juntos possam ser proveitosos e inspiradores para todos nós em primeiro lugar eu gostaria de agradecer pelo convite que nos foi feito né é uma alegria podermos atender ao convite termos essa oportunidade de retornar a esta casa comentávamos aqui que nesta casa em Maio de 2018 nós fizemos a primeira transmissão ao vivo para o canal do né Paulo de tars né Canal ou grupo que neste
ano completa aí já os seus 10 anos também de atividade mas lá em 2018 a gente estava fazendo a primeira transmissão ao vivo então isso ficou registrado para nós também é claro né acolhida que aqui podemos receber então ficamos muito gratos e alegres pela ocasião de estarmos aqui novamente Ainda mais participando desse mês comemorativo desse mês festivo em que eh São destacados realçados aí os 40 anos de trabalho desta casa né ficam aqui os nossos votos de muita luz de muita esperança de muita fé e acima de tudo de muito trabalho de muito serviço com
Jesus e com Kardec que muitos anos mais possam vir para todos os que fazem parte dessa família espiritual seja neste plano o dos encarnados seja no do plano espiritual que certamente comparece hoje aqui também em peso para participar conosco dessa festividade E para conversarmos então nessa noite Nós escolhemos um tema que está digamos bem vivo em nossa mente em nosso coração porque tem sido a última passagem que nós estamos estudando lá no nep Paulo de Tarso lá em São Carlos nós recé concluímos essa passagem então resolvemos digamos sintetizar aquilo que foi colhido ao longo de
várias semanas de estudo que nós realizamos em torno dessa passagem conhecida como a purificação do templo ou outro nome em que ela aparece também a depender da tradução que se utilize né da Bíblia expulsão dos vendilhões do templo é uma passagem eh muito conhecida por vezes a depender da abordagem que se tem muito polêmica porque se entra em elucubrações sobre o que de fato Jesus fez ou não nós vamos tentar trabalhar aqui buscando uma perspectiva mais Ampla claro né uma perspectiva mais elevada buscando realmente aquele conteúdo moral por detrás dos símbolos que é o que
mais nos interessa mas para iniciarmos essa jornada de compreensão da passagem da mensagem que Jesus quis nos transmitir com o auxílio do Espiritismo nós vamos começar lendo né os versículos que fazem parte dela para depois a gente ir trazendo alguns pontos que consideramos serem os mais importantes claro que aqui num esforço de síntese nós ficamos lá pelo menos um mês e meio senão dois meses né claro com reuniões semanais estudando a passagem Versículo A Versículo buscando extrair o seu conteúdo tão enriquecedor para nós aqui nós vamos tentar compilar aquilo que foi o produto dessas reflexões
é uma passagem que ela está narrada em todos os Evangelhos em todos os Evangelistas com ligeiras diferenças né a narrativa dos chamados Evangelhos sinóticos ela é mais similar tem algumas sutilezas inclusive uma dessas sutilezas é a que nos levou a escolher dentre as passagens ou dentre as narrativas no evang nos Evangelhos sinóticos aquela versão de Marcos porque ela tem um detalhezinho que a diferencia da de Mateus ou de Lucas por exemplo mas ela também está narrada lá no Evangelho de João aí um um pouco diferente a narrativa né mas a gente vê ali os elementos
em comum então nós selecionamos a versão de Marcos que se encontra no evangelho de Marcos Capítulo 11 do Versículo 15 em diante geralmente a a perícope é dividida do Versículo 15 ao Versículo 19 e está dito e vieram a Jerusalém e Jesus entrando no templo começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo e derrubou as mesas dos cambiadores ou dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam Pombas e não consentia que alguém levasse algum vaso ou utensílio a depender da tradução pelo templo e os ensinava dizendo não está escrito a minha casa será
chamada por todos os por todas as nações Casa de Oração mas vós a tendes feito covil de ladrões e os escribas e príncipes ou sumos sacerdotes tendo ouvido isto buscavam ocasião para o matar pois eles o temiam porque toda a multidão estava admirada acerca da sua doutrina e sendo já tarde ou ao entardecer O Aroldo na na tradução dele colocar o Inter decer saiu para fora da cidade a versão que nós lemos aqui é de João Ferreira de Almeida né uma das versões aí dentre as tantas que temos de João Ferreira de Almeida essa aqui
é a corrigida fiel mas eh quem tem lá a versão do do Aroldo por exemplo a tradução do Novo Testamento do Aroldo poderá conferir lá Inclusive tem algumas notinhas interessantes que nos ajudam essa em suma é a passagem que nós vamos tomar por referência para as nossas reflexões nesta noite mas como a gente já disse ao início O Nosso propósito aqui não será nos deter nesse caráter polêmico que geralmente essa passagem adquire primeiro porque seria nos determos muito no aspecto factual apenas no acontecimento histórico de H 2000 anos não é isso tanto que nos interessa
exatamente como Jesus procedeu ali se ele fez um chicote ou não enfim Essa não é a questão mais importante porque a gente poderia ficar aqui elucubrando né de várias e várias maneiras como vemos às vezes no cinema a a as cenas que são construídas em torno dessa passagem geralmente Elas vão contar ali com elemento que não estão propriamente aqui que são como que extrapolações de nossa parte Então nós não vamos nos deter nisso apenas pontuar que se o fato o acontecimento tivesse sido assim tão extravagante quanto geralmente ele é pintado Muito provavelmente Jesus teria comprado
ali arrumado ali uma complicação muito séria com os próprios Romanos nós tínhamos a torre Antônia que ficava ali anexa ao templo e qual qualquer indício de confusão na massa na multidão era logo abafada porque os romanos temiam uma rebelião que aquilo pudesse ser uma fagulha gerando um caos um problema maior então isso já nos dá um indicativo Será que foi tão extravagante assim como a gente vê às vezes na na pintura na imagem que se faz nos cinemas né Jesus exaltado gritando e tal ou será que temos aqui uma extrapolação da narrativa porque se tivesse
sido assim ao menos tudo indicaria que os problemas com os romanos teriam se eh acentuado né antes mesmo da crucificação Então essa é uma coisa que a gente gostaria de de pontuar aqui e claro pra gente entender melhor a a parábola em si a mensagem que está sendo transmitida nós vamos precisar também nos debruçar um pouquinho no contexto quando que se dá essa passagem ou esse acontecimento dentro aí do programa né da missão pública de Jesus entendendo alguns dos elementos do contexto a gente vai conseguir aquilo que é a nossa grande finalidade que é adentrarmos
no sentido simbólico que carreia consigo um conteúdo moral extremamente valoroso e atual para a nossa aplicação não nos detemos somente nesse aspecto digamos mais superficial mais histórico do evangelho que diz respeito mais ao passado do que propriamente ao presente para nos atentar aquilo no evangelho que é atemporal que é a mensagem espiritual que Jesus transmitia por aquilo que falava mas também por outras formas de ensino a que ele recorria e essa passagem é uma ótima ilustração dessa outra forma de ensinamento a qual Jesus recorria algumas vezes no evangelho e que na verdade fazia parte daquela
tradição daquele povo uma maneira de ensinar que foi muito utilizada por exemplo pelos profetas Jeremias Isaías Ezequiel vamos ver muitos desses casos eh ou dessas abordagens que seriam conhecidas como encenações simbólicas parábolas de ação ações parabólicas ações simbólicas são nomes que designam um o mesmo jeito uma mesma abordagem por vezes utilizada pelos Mestres daquela tradição tanto os profetas que antecederam Jesus a gente vai ver muitos casos eh como esse em Ezequiel por exemplo eh alguns outros eh no Novo Testamento além daqueles efetuados por Jesus em Atos dos Apóstolos por exemplo nós vamos ver um caso
conhecido do profeta agabo aquele que vai encontrar o apóstolo Paulo em cesareia quando ele está voltando para Jerusalém a pedido de Tiago ali ele faz o que é uma encenação simbólica ele colhe o cinto de Paulo se amarra a si mesmo como a dizer o que haveria de acontecer com o dono daquele cim aqui a gente vai entender que Jesus está servindo-se da ocasião para por meio daquela ação simbólica transmitir uma mensagem que diz respeito a todos os tempos a nossa experiência com o sagrado com o templo E aí vamos refletir sobre a natureza desse
templo não só naquele tempo ou naquele templo mas material mas num sentido muito mais an e quando que se dá isso aqui Jesus na sua última ida Jerusalém portanto pouco antes de ser preso e levado à crucificação é que ele realiza ele promove aqui essa ação ação esta que como a gente vê pela própria narrativa do Evangelho foi precedida por uma outra ação simbólica muito interessante que está muito conectada com essa ação chamada purificação do templo né qual que foi a ação anterior que ele realiza quando sai de Betânia com os discípulos em direção a
Jerusalém ele vê uma figueira procura os frutos na Figueira mas não os encontra apenas folhas e Então aquela Figueira quando os discípulos voltam no outro dia ela está seca depois das palavras de Jesus e ali nós temos já um indicativo do que Jesus estava transmitindo em termos de mensagem porque a figueira não era senão uma representação do povo de Israel que tendo recebido mais conhecimento espiritual deveria estar traduzindo ofertando aquele conhecimento às demais Nações aos demais povos na forma de frutos de transformação no entanto só havia folhas o brilho do intelecto né o culto da
forma exterior o apego excessivo às formas exteriores sem qualquer produção mais efetiva então a figueira é uma representação daquele povo e dos compromissos isos que havia assumido por terem recebido a primeira Revelação junto aos outros povos mas ela passa a ser também uma representação de todos aqueles em todos os tempos que tendo recebido mais recursos do alto devem corresponder também em frutificação para os seus irmãos Kardec vai comentar essa passagem depois o evangelho segundo espiritismo falando por exemplo dos Médiuns dos oradores daqueles em que há muitas e belas folhas uma copa assim né reluzente encantadora
mas que olhando mais de perto não tem produzido frutos ou seja sua vida não tem correspondido não tem transformado o conhecimento recebido em algo que possa nutrir orientar educar esclarecer outros corações Então passa a ser uma figura Imortal de Jesus e o que que é o grande símbolo né às vezes tão mal compreendido da Figueira que seca muitas pessoas verão ali apenas uma uma crueldade de Jesus uma dureza de Jesus quando na verdade é uma demonstração do que a própria lei de causa efeito nos ensina aquele que não se aproveita dos recursos recebidos encontrará mais
à frente na jornada a experiência de secar-se ou seja as dores as lutas as expiações por não ter aproveitado o solo o adubo O Sol a chuva e transformado Aquilo em fruto ou seja todos os recursos da vida a gente vivencia então a dor que nos seca que nos restringe que nos limita para nos fazer Renascer agora mais conscientes mais produtivos na Seara de Deus no Jardim de Deus então outro cuidado que a gente precisa ter na abordagem de passagens como essa a da Figueira que foi ali entre aspas amaldiçoada por Jesus ou mesmo a
da Purificação do tempo é o cuidado de não projetarmos perspectivas sentimentos nossos do Cristo porque geralmente pintamos essa cena com Jesus agressivo exasperado quase que raivoso porque é a nossa maneira muitas vezes de proceder Jesus Em alguns momentos no Evangelho se mostrou firme enérgico mas temos certeza de que no seu coração não ia nada de raiva de revolta de ódio de agressividade nós é quem muitas vezes projetamos no Cristo características que ainda são nossas então cuidados que nós precisamos ter a abordar passagens como essas um pouco mais desafiadoras às vezes até polêmicas cuidado de não
nos determos só no relato material do relato literal em si que seria ainda pura superficialidade buscarmos um sentido mais profundo que geralmente estará por detrás dos símbolos e o cuidado de não projetarmos perspectivas nossas características nossas né no Cristo e ali em colaboradores seus então então a gente já viu aqui a passagem que foi precedida por essa outra da Figueira do encontro com a figueira com do encontro com a figueira perdão em que Jesus já traz ali uma mensagem de que a sua estada em Jerusalém naquele momento e os atos que ele teriam seriam atos
como que de aferição do aproveitamento dos recursos recebidos ali ele traz uma mensagem muito direta Aos fariseus aos doutores da lei que certamente entenderam a menção Sutil que fez a eles com a passagem da Figueira e principalmente com essa passagem da Purificação do templo quando que se deu isso já falamos no final da vida de Jesus sua última ida a Jerusalém que coincidia também com uma das principais festas do povo que era a festa da páscoa né Nós tínhamos três festas principais e segundo a tradição todo judeu deveria buscar dirigir-se a Jerusalém essas três festas
principais nem todos o faziam mas a proposta era essa mesmo os judeus que moravam no entorno do Mediterrâneo os chamados judeus da diáspora aqueles que não viviam ali propriamente Israel mas que durante esse período principalmente na Páscoa talvez que fosse a uma das principais senão a principal das três eles se dirigiam de modo que a população da cidade multiplicava de maneira assim impressionante e toda a festa girava muito em em torno do templo da figura do templo e dos sacrifícios que eram feitos ali no templo Então os judeus que vinham para participar da festividade cada
um deles tinha que fazer as ofertas no templo e a depender da condição monetária de cada um variava o tipo de animal que era ofertado dentro da compreensão deles à época Então os mais aqu em Ades ofertavam os Cordeiros milhares e milhares de Cordeiros eram ali ofertados no período da Páscoa no templo os menos aquinhoados ofertavam as pombas né ou as rolinhas que eram o que eles conseguiam então o templo vivia numa dinâmica assim numa movimentação impressionante especialmente ali naquela região mais exterior do templo que era conhecida como átrio dos gentios né o templo era
dividido basicamente em três partes principais um anel mais mais exterior embora fosse um um quadrado né um retângulo mas a parte mais exterior era chamada de átrio dos gentios que era utilizada muitas vezes até como um um local de passagem dentro da cidade entre uma porta e outra entre um local e outro né então uma região bem movimentada mas a internamente no templo nós tínhamos o chamado lugar santo que era frequentado pelos sacerdotes e lá no íntimo lá no interior do templo nós tínhamos o santo dos santos que só era acessado pelo Sumo Sacerdote uma
vez no ano no dia do yon kipur né no dia da expiação dos pecados lá o sumo sacerdote adentrava para ofertar uma expiação dos pecados de todo o povo mas a gente tá trazendo esses elementos contextuais históricos porque eles serão extremamente importantes para entendermos a mensagem que Jesus quer transmitir com a ação porque a grande preocupação de Jesus e aqui a gente já começa a entrar nessa abordagem dele por meio de uma ação parabólica em que a ação está comunicando algo que não diz respeito só àquele momento que está sendo vivido mas algo em relação
ao porvir também A grande finalidade de Jesus ou preocupação de Jesus ali não era propriamente com aquele templo material e com o que ali se fazia claro que a postura dos que ali estavam vai ser questionada mas a grande preocupação de Jesus não era com aquele templo porque ele sabia que aquele templo haveria de passar ele mesmo disse quando os discípulos falam da beleza das colunas do templo ele fala não sobrará Pedra Sobre Pedra e no ano 70 de Fato né Tito esmagando ali a revolta dos israelitas destrói também o templo então Jesus ele vai
se servir daquele templo das circunstâncias ali naquele tempo da postura das pessoas até dos personagens que ali estavam para nos convidar a uma reflexão mais Ampla acerca da nossa relação com o templo entendido em sentido mais profundo não os templos de pedra mas o templo para o qual todos os templos de pedra apontam na verdade Jesus por meio dessa cena que ele vai Construir ali Visa despertar para a nossa relação com o sagrado da vida para nossa relação com o templo mais íntimo para nossa relação com Deus como nos temos portado nessa relação o que
temos de fato mantido e cultivado dentro do templo mais Fundamental e o que dali precisaremos expulsar o Que precisaremos remover desse templo que é o mais fundamental de todos e nesse sentido o próprio evangelho já nos traz considerações eh muito importantes para renovar a nossa conceituação em torno que seja esse templo né o próprio apóstolo Paulo vai dizer por exemplo na sua carta aos hebreus no capítulo 13 temos um altar como a nos dizer que todos os templos de fora os altares de fora os os Altares e templos exteriores estão a serviço da descoberta do
templo íntimo é o que Emmanuel vai nos dizer comentando essa fala de Paulo no Livro fonte viva Capítulo 93 mensagem chamada Altar íntima ele diz todos os templos de pedra TM a finalidade máxima de nos Despertar a consciência para o templo íntimo para relação profunda de comunhão de Fidelidade Ao criador da vida e as suas leis por isso Paulo também acrescenta na sua primeira carta aos Coríntios Capítulo 3 Versículo 16 não sabeis que vós sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em Vós então Jesus se serve do cenário do templo
interior para nos projetar uma reflexão sobre a condição do nosso templo interior o que está ali quem está ali que não deveria estar Que tipo de posturas estão sendo cultivadas ali que não deveriam estar sendo cultivadas ele mesmo havia mencionado quando em João Capítulo 2 Versículo 19 Fala mais uma vez desse templo né E que esse templo em sendo destruído ele edificar um novo templo em três dias Jesus nos traz uma indicação muito clara de que o verdadeiro tempo não é senão o espírito porque ele faz uma referência à sua ressurreição ou seu retorno em
espírito e no fundo diz olha em três dias vos ensinarei a entender o que é o verdadeiro templo fazendo aqui uma abordagem que muitas vezes se faz no evangelho em termos temporais considerando esse um dia como um período de 1000 anos né Com base no próprio Salmo de que Simão se serve para o senhor 1000 anos é como um dia um dia como 1000 anos se a gente pensar um dia como sendo um período de 1000 anos nós chegamos onde no exato Terceiro Milênio que nós estamos vivendo após a vinda de Jesus e ele disse
em três dias ou em três milênios vos ensinarei a compreender o que é o verdadeiro templo o que o espiritismo não está a nos ensinar hoje em pleno Terceiro Milênio a realidade desse templo íntimo que uma vez descoberto toda a terra então será templo porque o espírito levará consigo próprio o templo interior estará adorando a Deus onde estiver não é por outro motivo que Emmanuel inicie o seu comentário a textos do Evangelho no livro caminho verdade vida logo no prefácio dizendo-nos o seguinte para o senhor não existem Barreiras divisórias entre templo e oficina toda a
terra é ao mesmo tempo seu tarde adoração e o seu campo de serviço percebe a dimensão do que está sendo feito do trabalho que está sendo realizado desde a vinda de Jesus no fundo um convite um incentivo um estímulo a descobrirmos esse templo em nós a purificarmos esse templo em nós para que então tudo que façamos na terra seja um ato de adoração para que então entendamos que a vida como um todo o fato de aqui estarmos encarnados todos os recursos que recebemos tudo isso é sagrado nós estamos dentro de um templo em toda parte
desde que o nosso templo esteja assim aberto né esteja ali preparado tenha sido descoberto então o cenário que Jesus escolhe para essa ação é apenas Digamos um símbolo é apenas um recurso de que ele se serve para para trazer uma mensagem muito mais profunda de repente nós saímos daquele tempo lá onde Jesus está dialogando com os cambistas com os vendedores de pombas com os doutores da Lei e estamos nos vendo agora dentro do nosso templo e percebendo que esses personagens e posturas aqui Estarão aqui estarão porque lá qual a finalidade deles como dissemos os judeus
vinham de todas as partes precisavam fazer as ofertas do tempo precisavam então trocar dinheiro para adquirirem os animais e fazerem a oferta então por isso tinham os cambistas por isso estavam ali os vendedores de pombas para aqueles que tinham menos recursos mas agora a gente vai buscar entender o que isso representa nesse templo interior e o Que Jesus quis nos dizer ao derrubar a mesa dos cambistas ao derrubar a cadeira dos vendedores de pombas ao afastar dali os animais que ali estavam naquele átrio dos gentios porque já temos aqui uma informação interessante ali em tese
deveria ser um ambiente a ser frequentado por judeus e pelos gentios pelas outras Nações seria a única parte do templo em que eles poderiam estar mas ali tinham dificuldades de estar Por quê os judeus haviam convertido o atro dos gentios num grande mercado a seu aberto vocês imagina só o cheiro o barulho ruído era uma certa estratégia até de que se serviam para não comungarem com os outros povos não davam espaço para ali eles estarem porque haviam enchido aquele espaço com outra coisa por isso Jesus mais adiante vai dizer será casa de oração para todas
as nações e o que eu estou vendo aqui uma estratégia para não acolher a todas as nações Por que que a gente escolheu a versão de Marcos porque Marcos é o único que coloca esse trechinho todas as nações e Isso aqui é uma citação gente do profeta Isaías Isaías 567 Jesus resgata uma fala de Isaías minha casa será casa de oração para todas as nações Mateus não põe a citação inteira só um trecho minha casa será Casa de Oração Marcos faz questão de pô para todas as nações o outro trechinho vocês têm Tornado ela cvir
de ladrões também é uma citação Jeremias 7:11 como a dizer que era algo antigo há muito tempo os profetas vinham alertando o povo vocês estão fazendo do templo somente um mercantilismo da fé somente uma maneira de manterem-se fechados em si mesmos não comungando com os outros povos aferrados as formas exteriores de culto e esquecidos da finalidade de fraternidade e aprendizado que ele deveria ter então a gente a partir do contexto já vai entendendo uma série de mensagens que estão ali implícitas e que quando trazidas um plano interno ficarão ainda mais claras e serão ainda mais
belas porque agora a gente vai tentar entender os personagens que estão já fizemos a transposição não estamos mais no templo em Jerusalém Jerusalém há 2000 anos nós estamos agora dentro do nosso templo interior pode ser o nosso coração pode ser a própria vida porque a vida em si é um templo gente a vida em si ela é cercada do Sagrado do divino nós é quem não temos percebido isso então nós vamos pensar agora essas posturas dentro do templo as personagens que ali estavam tínhamos os animais tínhamos os cambistas tínhamos os vendedores de pomba e temos
o Cristo que começa então a desarticular e a afastar dali essas personagens agora o que ele quer dizer com isso ele estava só preocupado com aquele tempo com aqueles cambistas com aquele dia óbvio que não ele tava falando de algo muito mais amplo Olha cuidado com esses cambistas aí dentro cuidado em conservar a animalidade dentro do seu templo cuidado com os vendedores de pombas para que o seu templo esteja purificado é preciso que daí sejam retirados e a gente vai tentar entender então o que representa cada um desses elementos a figura dos animais é mais
compreensível a animalidade em nós o próprio símbolo ou o próprio ato né do sacrifício dos animais embora hoje assim no soi né tão tão doloroso às vezes tantos animais que ali eram sacrificados mas aquilo também tinha uma certa mensagem por detrás o convite a sacrificarmos a nossa animalidade a serviço da espiritualidade removermos em nós tudo aquilo que é é material que trazemos do passado que foi útil em outros tempos mas que agora mais não não mais nos serve então o egoísmo né E as outras formas tantas que trazemos dos estos anteriores que dali precisarão ser
removidos se conservarmos no nosso templo no templo do coração no âmbito do sentimento essa animalidade outrora As Nossas ações vão refletir essas mesmas posturas então enquanto não removemos dali o templo não estará purificado renovado para refletir novas posturas porque tudo começa na base do sentimento diz mano sentindo pensas pensando realizas né por meio da fala por meio da ação e realizando criamos o nosso destino então a gente já consegue entender essa essa remoção digamos assim que Jesus vai fazer ali da animalidade daquele recinto do tempo mas e os cambistas entendamos esse personagem antes como sendo
uma postura e quando nós olhamos paraa Nossa Experiência Religiosa ao longo dos séculos nós percebemos que muitas das vezes ela tem sido essa postura de mercantilismo de troca de interesses em que não entendemos o verdadeiro câmbio a ser feito na vida porque qual a grande finalidade da Encarnação gente a gente recebe recursos materiais o corpo eh né a saúde do corpo o alimento que a gente vai comer as roupas que nos vão proteger das intempéries a moradia a profissão tudo mais a gente recebe recursos materiais para convertê-los cambios o que que é câmbio quando eu
vou fazer o câmbio lá no aeroporto eu vou trocar uma moeda em outra então a gente recebe recursos materiais para cambiarlos em Recursos espirituais mas muitas vezes nós queremos queremos fazer o quê o inverso queremos fazer de Deus o patrono das nossas ilusões dos nossos exageros dos nossos devaneios materiais queremos cambiar valores espirituais em facilidades materiais em comodidades materiais buscando fazer um câmbio invertido na lógica da vida e é então que Jesus a representar o evangelho operando dentro de nós Quando o evangelho começa a penetrar o templo do coração ele vem e derruba a mesa
dos cambistas como a dizer assim é cessada agora ou precisa ser cessada essa lógica de interesse de escambo nas trocas com Deus não tomá-lo como patrono das nossas ilusões nossos anseios de grandeza material mas antes nos colocarmos como servidores seus para aplicar o que dele foi recebido convertendo em crédito espiritual em valores do Espírito então quando nós temos o símbolo de Jesus derrubando a mesa dos cambistas é o evangelho dentro do ser derrubando esse modos operando que há muito ele viha operando só se aproximava da religiosidade do templo do evangelho para satisfazer o interesse satisfeito
o interesse afasta começou a sofrer de novo volta então é a lógica de um câmbio invertido com o Cristo Isso é desarticulado pra gente entrar no verdadeiro câmbio da vida recebe recurso agradece sejam eles quais forem e põe em serviço para produzir valores do Espírito para ilustrar isso gente eu me lembrei de um trechinho que está no livro Nosso Lar Capítulo 27 intitulado trabalha em fim quando André vai começar a trabalhar nas de retificação né Depois de muito tempo ali treinando esperando chegou a hora de trabalhar e ele tá com o tobias e em determinado
momento eles passam ali por alguns espíritos que haviam sido acolhidos da região do umbral né daquelas regiões sofredoras e eles estavam bem desequilibrados né bem perturbados o André fica impressionado com aquilo e tal e ele começa a conversar com o tobias sobre aquela condição deles o tobias fala que aquilo havia sido um produto das próprias escolhas deles e em determinado momento ele diz assim são contrabandistas da vida eterna contrabandistas da vida eterna Como assim né pergunta o André acreditavam que as mercadorias propriamente terrestres teriam o mesmo valor nos planos do Espírito então usaram os recursos
do Espírito os recursos recebidos melhor dizendo na matéria para angariar valores espirituais não acreditaram que o que a juntavam materialmente teria o mesmo valor após a Alfândega da Morte supunham que o prazer criminoso o poder do dinheiro a revolta contra a lei a imposição dos Caprichos atravessariam as fronteiras do túmulo e vigoraram aqui tambémm oferecendo-lhes ensejos a disparates novos foram negociantes imprevidentes Olha a figura dos cambistas dos negociantes portas a dentro do coração sua relação com Deus não é baseada numa verdadeira busca de espiritualidade mas ainda num negócio de interesses pessoais enquanto me convém busco
ao criador busco a religião busco ao Cristo ao evangelho a partir do momento que aquilo não convém mais aos meus interesses imediatistas afasto porque a minha lógica ainda é desse negócio imprevidente de quem não compreendeu a finalidade da vida e dos recursos na matéria Esqueceram de cambiar Olha a palavra que ele usa cambiar as Posses materiais em créditos espirituais Olha como fica claro pra gente o que o evangelho vai produzindo no nosso coração Jesus chega e derruba essas mesas essas posturas esses hábitos com os quais Estávamos acostumados de ver em Deus um servidor nosso e
não oposto Como diz emano quantos comparecem às casas religiosas do mundo querendo falar ao Senhor e quão raros ali comparecem querendo escutá-lo quantos dali não se aproximam já ansiosos por facilidades ou por alguma forma de comodismo né ele comenta no Livro fonte viva Capítulo 112 uma mensagem chamada que farei que é um trechinho de uma fala do apóstolo Paulo ele vai dizer o Emanuel vai dizer assim que milhares de criaturas se aproximam do evangelho para o culto inveterado do comodismo e a a gente consegue até entender Jesus derrubando a cadeira dos vendedores de pombas porque
a gente quer chegar no evangelho achar uma cadeira sentar e ficar ali de boa tranquilo só recebendo vem Jesus e tiraos a cadeira fala levanta serviço movimento dinamismo Então não é por acaso essa cena que é ali construída no fundo Jesus fala de posturas que precisam ser desativadas e é o trabalho do Evangelho dentro do ser onde antes existia muita expectativa Muita cobrança em relação a Deus ao alto agora há disposição e bo bo a vontade não tô mais aqui para exigir senhor para definir os meus moldes de serviço os critérios os requisitos que tem
estou aqui para entender os seus critérios e os seus requisitos não estou mais a buscar no evangelho isenção de lutas ou facilidade uma cadeira acolchoada para me assentar entendi que com o evangelho a cadeira é removida que é para levantar caminhar e operar é o que o Cristo vai fazendo no nosso templo interno desarticulando esse câmbio equivocado a postura de comodismo que é o que o tobias tá dizendo aqui né foram negociantes imprevidentes Esqueceram de cambiar as Posses materiais em créditos espirituais não aprenderam as mais simples operações de câmbio no mundo quando iam a Londres
trocavam contos de réis por libras esterlinas entretanto nem com a certeza matemática da Morte carnal se animaram a adquirir os valores da espiritualidade agora que fazer temos os milionários das Sensações físicas transformados em mendigos da Alma milionários de sensações de imediatismo de prazer de facilidade que de um momento para outro pela morte São transformados em mendigos da alma então por isso que o Evangelho é impactante por isso que Jesus é enérgico é energia do Evangelho dizendo Aproveita enquanto tem tempo para não chegar depois e passar por uma surpresa como essa de verse da noite para
o dia como um mendigo da alma sem nada ter ajuntado de fato para não estarmos depois na condição só para ilustrar do avô do André Luiz que é encontrado pelo próprio nas cões sombrias do mundo espiritual apegado ali em fragmentos de lama que considerava ser moedas às quais havia dado tudo durante a sua existência então um gesto que parecia assim meio sem sentido não coadunar tanto com Jesus de repente nos Transmite uma reflexão profunda ou renovamos a nossa experiência de religiosidade ou fazemos dela um compromisso de verdade com a fidelidade a lei divina com Executar
a Vontade Divina ou seguiremos nos velhos padrões de nos fazermos às vezes milionários de sensações de favores e facilidades do mundo para nos vermos amanhã mais uma vez mendigos da alma a terem de recomeçar Jesus vem desarticular tudo isso então expulsa do nosso templo a postura de cambistas esse mercantilismo esse interesse mesquinho que muitas vezes ainda partilha do nosso templo né a postura dos vendedores de pombas que representa não só o comodismo mas aqueles que vendem e compram ilusões porque quando não vivemos de fato a espiritualidade como ela nos foi proposta nós tanto nos acomodamos
em ilusões como também as vendemos para outrem quando dizemos pela nossa própria vida que religiosidade é isso aqui só frequentar só atentar para o aspecto exterior nós estamos comprando e vendendo ilusões para aqueles que nos vem é a postura do vendedor ali ó se você ofertar essa pombinha você estará kit com Deus ele vendia uma ilusão e usufruía daquela ilusão aqui ele também se aferra Ava nós não fazemos muito diferente muitas vezes ó espiritualidade é isso vai uma vez por semana lá ouve volta para casa e esquece depois o resto da semana aquilo isso é
comprar uma ilusão e vendê-la aos outros ó espiritismo é isso seguir o Cristo é isso olhemos para a história do cristianismo quantas ilusões como essa já não vendemos ó compra o seu lugarzinho lá faça isso aqui aspecto exterior ritual exterior e estarás garantido no céu Isso é a cadeira dos vendedores de pombas dos acomodados que vendem acomodação uma religiosidade à moda da casa aquilo que me convém começou a incomodar começou a dar trabalho não isso não tira isso é vender ilusão os verdadeiros seguidores do Cristo jamais Venderam ilusão olha pra vida de um Chico olha
pra vida de um Eurípedes vê se eles estavam assentados na cadeira Vendendo as pombinhas não Estavam estavam apresentando o que de fato é seguir a Jesus é luta é esforço é movimento Então isso é a mensagem implícita no ato de Jesus mas ele faz mais o versículo seguinte diz que ele impedia os queam pelo tempo transportando vasos utensílios que que ele quer fazer o que que ele quer dizer com isso né de novo tudo que nós temos na matéria não é senão o qu utensílio material didático recurso para aquisição dos verdadeiros valores acontece que tem
muita gente na matéria Pass pelo templo apegado aos utensílios e Esquecido da verdadeira finalidade da existência Porque nessa nova compreensão a gente falou do templo como espírito como coração mas a própria Encarnação a terra em si não é um templo tudo que nos CCA aqui não é sagrado não é Divino não deveria estar a serviço do nosso Progresso da nossa evolução agora tem milhares e milhões de criaturas que passam pela existência sem reconhecerem o Sagrado do tempo das possibilidades das oportunidades dos recursos da natureza passam distraídas apegadas aos utensílios e esquecidas da sacralidade daquilo que
lhe cerca não conseguem ver que estão dentro de um templo um exemplo quantas e quantas criaturas todos os dias não fazem não convertem o seu lar ao invés de um ambiente de paz e de Harmonia num ambiente de disputas de azedume de palavras menos felizes essa criatura ela está dentro de um tempo sem conseguir ver porque o que se processa num lar gente na reunião de espíritos que são colocados juntos no âmbito de um lar é algo do mais sagrado que nós poderíamos conceber o processo de Misericórdia envolvido na reaproxima a de espíritos é algo
de uma grandeza que nós não temos condições de aquilatar só que tem criaturas que passam por isso por esse local por esse recinto todos os dias apegadas aos utensílios preocupadas com o carro com a roupa com a conta sem olharem para o templo em que elas estão distraídas com utensílio esquecidas do tempo que Aerca da oportunidade Sagrada que as envolve Então é isso que Jesus está dizendo ele começa a impedir os que passavam pelo templo com os seus utensílios como a dizer assim uma vez que o evangelho entra na nossa vida ele chega e faz
assim para para e Analisa para onde você tá indo onde você está por onde você tá passando e a que você está dando mais atenção e valor Sabe aquela da vida que às vezes surge na forma de uma enfermidade na forma de uma dor é Jesus entrando no templo da nossa existência falando para meu filho você tá tão apegado ao utensílio que esqueceu da finalidade do por você tá passando aqui você tá passando dentro do templo e não tá vendo a vida é o templo você tá cercado de possibilidades sagradas e não está enxergando é
isso que o evangelho faz conosco um para e pensa para e reflete você vai dar tudo ao utensílio toda sua atenção vai ficar para utensílio pro corpo pro emprego pra roupa pra vestimenta pra conta é isso mesmo que você vai fazer ou você vai aproveitar o utensílio dele serviço mas sem deixar de ver o que o cerca sem perder a visão de conjunto é isso O que o evangelho vai fazendo conosco o eman tem uma mensagem muito bonita que ilustra bem isso ele vai comentar um versículo de Atos dos Apóstolos Capítulo 10 Versículo 15 que
é aquela frase que Pedro ouve numa visão mediúnica que ele tem pouco antes de ser convidado a visitar o Centurião Cornélio né ele ouve lá da espiritualidade não tornes tu comum o que deus purificou essa frase ela tem lá o contexto do os alimentos eh que ele considerava puros aqueles que não eram e dizia respeito também ao fato dele ainda ter preconceitos contra os gentios porque ele seria convidado por Cornélio que era um Romano a ensinar o evangelho e ele não iria porque um judeu não entraria na casa de um Gentio mas ele ouve essa
frase e ele então entende quando chega o convite olha Jesus tá me dizendo que eu não posso tornar impuro não posso diminuir o valor daquilo que Deus purificou é tão importante para Deus os os gentios os romanos são tão importantes para Deus como a nossa nação Como o povo de Israel mas Emanuel vai pinar essa frase e trazer para um contexto ainda mais amplo e ele vai dizer Capítulo 23 do Livro fonte viva ante o Sublime O Homem Comum está rodeado de glórias na terra entretanto considera-se num campo de vulgaridades incapaz de valorizar as riquezas
que o cerco Então você tá caminhando vida fora tão aflito por isso por aquilo outro que é problema do mundo que é questão de relação Ainda não bem trabalhado você tá tão aflito por por aquilo que é tão mais imediato e tão mais rasteiro e esquecido de vislumbrar as glórias que te cercam cego diante do espetáculo Soberbo da vida que lhe é mold desenvolvimento tripudia sobre as preciosidades do mundo sem meditar no paciente esforço dos séculos que a sabedoria infinita utilizou no aperfeiçoamento e na Seleção dos valores que o rodeiam Então você olha para uma
árvore por uma flor se olha pro sol se olha pro firmamento se olha pro mar você olha para tudo aquilo que nos cerca temos da natureza da obra divina séculos ali estão envolvidos de investimento do amor e da sabedoria divina para compor o cenário da nossa evolução então nós estamos cercados desse amor nós estamos cercados da presença do Divino do que é sagrado estamos tão preocupados com melindres com rusgas zinhas do cotidiano com aspectos secundários ou mais acessórios da vida material apegados ao utensílio esquecidos da grandeza que nos cerca e ele traz né várias perguntas
quantos milênios para a formação das rochas quantos ingredientes se harmonizam na composição de um raio de sol Quanto quantos séculos terá empregada a paciência do céu na estruturação da complexa máquina orgânica o nosso corpo de que o espírito se serve né em que o espírito se manifesta tudo isso gente é sagrado a nos envolver para o qual não atentamos tão ovidos que estamos tantas vezes pela vida material vem o evangelho e diz para olha melhor para o seu entorno perceba a presença o Amparo os recursos que te TM sido ofertados não caminhe pela vida distraído
não caminhe pela vida sem olhar de fato para as coisas e sem saber para onde você vai e o que você busca por isso ele acrescenta mais adiante não te esqueças meu irmão de que o Senhor te situou a experiência terrestre num verdadeiro paraíso onde a semente minúscula retribui na média do infinito por um e onde águas e Flores solo e atmosfera te convidam a produzir em favor da multiplicação dos Tesouros eternos ó o verdadeiro câmbio aqui câmbio do material para o espiritual e não o inverso cada dia louva o Senhor ou seja adora faz
da tua vida um tempo templo onde fore todo dia louvo o senhor que te agraciou com as oportunidades valiosas e e com os dons divinos E aí ele conclui mais adiante não suponhas comum o que Deus purificou e engrandeceu Então isso que representa o fato de Jesus ter parado os que simplesmente andavam pelo tempo apegados aos seus utensílios sem perceberem o que estava acontecendo sem perceberem o que o cerca e aí entra o momento talvez mais firme de Jesus quando ele volta-se né para lá os doutores da Lei os escribas e dizem a minha casa
será casa de oração para todas as nações e vocês a têm Tornado um covil de ladrões que que Jesus tá dizendo gente já falamos aqui fundamentalmente onde é a casa divina ou onde ela dá estar onde ela deverá ser encontrada Paulo já não disse não sabeis que vós sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em Vós então o seu coração purificado dessas coisas interesse pessoal orgulho vaidade apego à matéria ele vai se tornar o que ele deve ser uma casa de oração ou seja um um ambiente onde verdadeiramente a presença
divina se manifesta um portal por onde o criador pode realmente atuar no mundo para que Deus aqui o preencha é preciso primeiro expulsar esse espírito de mercantilismo de comodidade de apego à matéria de distração de inércia feito isso o nosso coração vai se fazendo de fato Morada de Deus casa de oração porque orar aqui é muito mais do que simplesmente expressar algumas palavras bonitas orar é fazer de tudo serviço a Deus né A oração é tratada no Livro dos Espíritos dentro da lei de adoração e a lei de adoração é orar a Deus ou adorar
a Deus é aproximar-se dele fazermos instrumentos dele então será Casa de Oração o nosso coração precisa ser de tal modo purificado que a partir de um determinado momento tudo que nele existir todo sentimento será uma oração a Deus le diz assim numa obras chegada a uma certa altura Todo pensamento se torna uma oração chegada a uma certa altura a criatura converte todo o pensamento seu num ato de adoração a Deus de oração quando a gente purificar o coração tudo que aqui passar será um ato de louvor de oração a Deus transformada em Ação transformada em
realização e mais ele diz para todas as nações a gente já explicou um pouco disso aqui os judeus lá naquele tempo usavam essa estratégia Vamos encher o Ato dos gentis de bicho de confusão tal que é para não ter Gentil nenhum ali não para caber mais ninguém agora isso não tão não está tão distante do que nós fazemos Quantas vezes a gente não enche o nosso coração de certas coisas para nos justificarmos de não acolher certas pessoas de não sermos doces e brandos a menos com certas pessoas então quantas vezes por guardarmos aqui dentro ainda
certos melindres certos ressentimentos certos interesses expressões de orgulho de vaidade a gente não vai excluir certas pessoas desse convite à comunhão fraterna um exemplo fulano de tal tem essa visão de mundo esse espectro político com ele eu não converso com ele eu não comungo agora Jesus está falando assim seu coração deve ser uma casa de oração a receber todas as nações em outras palavras todo e qualquer espírito porque as nações aqui representam as mais diversas condições espirituais todo e qualquer espírito deve encontrar em você alguma manifestação do divino que seja o silêncio que seja uma
prece mas ele deve ver no seu coração um templo onde Deus se manifesta ele pode pensar o exato oposto de você vocês podem não coadunar al em nada nenhuma ideia mas ele é seu irmão então que seu coração expresse para ele pelo menos um acolhimento um olhar respeitoso uma oração ou o silêncio então não feche o seu coração a ninguém Tod as nações devem encontrar no seu coração algo do divino por mais equivocado seja o espírito por mais ele tenha se mergulhado no crime nos desvios que no seu coração ele possa ter o primeiro contato
talvez depois de muito tempo com algo do divino é isso que Jesus tá dizendo nós teremos transformado o nosso templo em casa de oração para todas as nações no dia em que todas as pessoas que conosco travaram em contato de nossa presença sairia um pouquinho mais próximas de Deus aí nosso coração terá sido convertido numa casa de oração para todas as nações para os espíritos de todas as condições de todas as etnias de todas as visões políticas de todas as condições sociais é fazer do coração um templo aberto de serviço de acolhimento embora possam existir
naturalmente as divergências visões distintas mas nunca disse ão Como diz bezer poderemos divergir poderemos debater Mas dissentir jamais porque nada deve afastar de nós o espírito de comunhão fraterna então a estratégia que eles usavam lá para se manterem fechados insulados em si nós muitas vezes fazemos hoje não eu penso assim então os que pensam fora tá fora da minha vida não quero nem ver não quero nem papo uma coisa são os laços de Simpatia você vai ter mais simpatia com determinados espíritos que já estão em faixas de busca de interesses mais próximos agora que todos
encontrem em você algo de Nobre algo de elevado algo de Divino algo do amor é isso que Jesus diz porque se assim não fazemos o que que nós nos tornamos ladrões entende porque que logo depois ele fala vocês transformaram isso num ouu de ladrões porque Deus alcança a criatura por meio da criatura agora quando uma criatura que recebeu tanto dele em termos de conhecimento resolve não servir o que que ela tá fazendo furtando Quando a gente se furta de servir de ajudar por preconceito por orgulho por vaidade por ressentimento nós transformamos o que deveria ser
uma casa de oração para todas as nações nunc ouviu de ladrões porque existem Furtos das mais diferentes naturezas gente o mandamento não furtará a semana vai comentar livro justiça divina Capítulo 3 e ele diz assim existirão muitos que não furtaram mais Bens Materiais dos do próximo no entanto furtaram alegria Esperança equilíbrio confiança se chega uma criatura passa por mim desanimada desalentada e eu não me proponho de disponho a servir minimamente com um olhar com um abraço que seja porque Fulano pensa de tal modo porque Fulano fez isso ou aquilo Porque Fulano é de tal lado
ou do outro lado eu estou me furtando a servir estou portando furtando daquela pessoa a esperança o alento que ela poderia ter se eu me convertesse num instrumento de Deus daquilo que deveria ser uma casa de acolhimento para todas as nações eu fiz um covil de Um Ladrão daquele que prefere se entocar ainda no egoísmo e no orgulho a servir por isso covu uma figura bem interessante o interesse pessoal esteve acima do desígnio divino então eu furtei de Deus o tempo porque ele me deu o tempo com o propósito servir ele me deu os talentos
com o propósito multiplicar se eu não faço eu me torno o quê alguém que furta do próprio criador alguém que usurpa do próprio criador é is O que Jesus está nos dizer falando em suma do coração a grande meta é isso gente no dia que conseguimos olhar para cada criatura seja qual for a sua condição como irmão e algo ofertar por meio do coração a ela Então teremos alcançado o templo purificado que é a meta do evangelho em nós e é o que o Cristo está operando viu todos os dias ele tá derrubando cadeiras e
mesas aqui todos os dias ele está afugentando animais ou a nossa animalidade todos os dias ele está exortando os escribas e doutores da lei que aqui ainda vivem convidando-nos a fazer deste recinto uma casa de oração para todas as nações sem preconceitos sem Barreiras Sem Limites sempre passar por outras vidas deixando um traço do divino deixando um rastro de Jesus Naquela vida e aí o que que acontece depois com era de se esperar escribas e doutores da lei o sumo sacerdote se reúnem para matar a Jesus ora Gente o que que acontece quando a gente
quer viver o evangelho resistência em dois planos resistência exterior Basta ver todos os que se propuseram a seguir Jesus ao longo dos séculos enfrentaram lutas outrora muito maiores hoje já são mais amenas Quais as lutas enfrentamos hoje às vezes a incompreensão de um familiar de uma pessoa conhecida que não entende ainda os nossos ideais ou propósitos às vezes um sarcasmo ou uma ironia né a gente enfrenta isso vez por outra as perseguições exteriores da outrora eram muito mais difíceis mas qual a principal resistência a ser enfrentada dentro de nós existe um padrão no evangelho que
várias vezes se repete entre o discípulo o coração que busca o Cristo e o Cristo surge a multidão Zaqueu em busca de Jesus o paralítico na maca em busca de Jesus a mulher hemorroíssa em busca de Jesus o cego de Jericó em busca de Jesus entre todos estes o que apareceu entre eles e Jesus a multidão E o que essa multidão representa primeiro num aspecto exterior a resistência que encontraremos no mundo que cultua vaidade e orgulho ser humilde terá um preço no mínimo seremos por vezes taxados de tolos de ingênuos por queremos fazer as coisas
adequadamente com a consciência conforme o dever Ah mas todo mundo faz diferente é a multidão que quer te impedir de seguir ao Cristo isso fora mas principalmente dentro a multidão de pensamentos de hábitos infelizes há muito consolidados que farão de tudo para abafar o Cristo Nascente em nós se erguerão entre nós e o Cristo que buscamos dizendo Ah mas para que isso para que todo esse esforço não volta a fazer aquilo a sua vida tava tão mais tranquila antes disso por que que você foi abraçar essa coisa mexer com esse trem de espiritismo trabalho evangelho
acordar cedo domingo perder horário de sono para que isso volta tá tranquilo você tava bem antes a vida tava em paz né a paz do mundo M não nos enganemos quem quer que se proponha a seguir o Cristo diz emano o seu campo íntimo se converterá em zona de batalha porque o velho eu erguerá todas as suas armas a fim de Como fizeram aqui os escribas e os doutores da Lei os sumo sacerdotes abafar o Cristo que vem remexer esse templo interno derrubar os velhos padrões as mesas as cadeiras aventar a animalidade renovar a nossa
relação com Deus para que não seja mais de interesse pessoal mas agora de oferta de Entrega Total em serviço e em boa vontade na Seara do Senhor então a passagem que poderia ser simplesmente analisada do ponto de vista histórico foi isso ou não Jesus pegou um chicote ou não isso ou aquilo outro de repente ganha uma plena atualidade para todos nós porque vai no cerne do nosso ser que é a nossa relação com o Divino tudo mais é moldado a partir disso Enquanto essa relação e digamos essa ambientação mais íntima não forem renovadas o templo
a começar pelo sentimento tudo mais ainda refletirá os velhos padrões que temos adotado há séculos uma relação com Deus baseada nas conveniências e nas facilidades nos interesses e nas comodidades e que por isso mesmo não nos tem levado à paz tão esperada quem busca ainda cambiar valores recebidos para serem convertidos em espiritualidade busca trazê-los ou transformarlos apenas em mais facilidades na terra estará ainda fazendo aquela velha aquele velho modelo de câmbio equivocado que conduz-nos fatalmente a essa condição que André Luiz pode ver lá no mundo espiritual espíritos que lá aportaram transformados em mendigos das transformados
de milionários das sensações em mendigos da Alma que o evangelho portanto possa realmente chacoalhar noos o templo interior que o Cristo em nós a ideia do Cristo bem viva em nós ainda mais amplificada e explicada pelo espiritismo possa enfim remover mesmo colocar no chão todas essas mesas e essas cadeiras às quais temos nos habituado para que então este recinto se faça livre aberto renovado para receber em sua pujança presença divina para que o nosso coração E assim a nossa vida se convertam numa presença de Deus onde estivermos numa casa de oração para todas as nações
e que tenhamos a coragem a força perseverança de seguir adiante mesmo sabendo que Principalmente dentro de nós os velhos escribas a representarem a vaidade né o intelecto superficial e frio bem como sumo sacerdotes a representarem o interesse pessoal o orgulho se erguerão tentando abafar todo o comedimento todo o empreendimento do Cristo Nascente mas aquele que souber perseverar disse-nos Jesus este será salvo salvo no sentido de encontrar-se ar renovado e transformado com como presença viva de Deus e do Cristo no mundo a converter e a despertar outros corações para o sagrado que nos cerca e para
o qual tantas vezes temos estado distraídos ou mesmo cegos que o Senhor nos abençoe a todos e que possamos sair daqui com essa proposta remexidos por dentro mas também com o tempo cada dia mais purificado muita paz e muita luz a todos