O ESTOICISMO, DE ZENÃO A SÊNECA

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Parabólica
o Estoicismo, de Zenão a Sêneca. Canal de lives: http://twitch.tv/parabolicaonline Link do nosso D...
Video Transcript:
E aí gente tudo bem sejam bem-vindos e bem-vindos a mais um vídeo do parabólica eu sou o Pedro Renó professor do parabólica falando já falei no vídeo de ontem tava com saudade de fazer vídeos de conteúdo e hoje é um vídeo muito legal porque vamos falar de uma corrente filosófica que já me pediram bastante que é o estoicismo eh a gente vai falar de alguns filósofos aí dos estoicismo principalmente o cerneca e vai ser muito bacana porque isso pode ajudar em redação pode ajudar inclusive na vida estoicismo ele tem uma importância para a vida assim
tá bom então para redação do próximo Enem ou de outro vestibulares e para fazer questões também então já se inscreve no canal se ainda não for inscrito curte esse vídeo porque se ajuda demais canal a crescer tem muito conteúdo aqui eu tô aqui sempre com vocês produzindo muito conteúdo tô sempre aqui em redes sociais lembrando também que as minhas redes sociais estão aqui no comentário fixado ou na descrição vamos lá então começar conceito de estoicismo é uma corrente filosófica os estoicos eles formam corrente filosófica e é uma corrente filosófica com bases helenísticas faz parte do
das filosofias helenísticas E aí se você já estão ligados só ajeitar aqui dê uma parada aqui se você já estão ligados sobre o helenismo você sabe que o helenismo é uma corrente filosófica que surge aí a partir do da dominação do império macedônico no mundo grego que aí é o período que a gente chama de helenístico certo então o fim da Autonomia das cidades-estados tal então os filósofos helenistas os helenísticos eles não não discutem mais por exemplo as políticas em relação por exemplo as políticas das cidades-estados gregas não há essa mais essa discussão tão forte
porque ali tudo Há Um Domínio do império macedônico como discutir democracia grega sendo que não existe mais a democracia grega da democracia conveniência né então eles buscam outro objetivo é ataraxia a ausência de inquietude ou felicidade buscar uma vida plena tranquila o estoicismo ele está nesse nesse ramo nesse nesse nesse meio e ele é fundado por um filósofo é o zenão de sítio ali na ilha de Chipre que tá ali perto da Grécia um pouquinho a leste ao leste das províncias das penínsulas gregas no mar mediterrâneo no grande mar mediterrâneo e qual que é a
ideia Central antes da gente falar por exemplo de Séneca ou cênica como vocês quiserem chamar qualquer ideia central do estoicismo buscando ali ataraxia é que esse mundo que a gente vive ele é composto por questões Racionais tudo é racional nós que vivemos a natureza tudo tem uma questão racional envolvida Deus nada mais é do que a fonte de todos os princípios desse mundo e não tem como você fugir do mundo não tem como você sair desse mundo porque esse mundo é o lugar que você tem é o lugar que nós temos então por exemplo que
ao morrermos a gente só dissolve nesse mundo não tem esse negócio de ir para outro lugar não tem a sua vida está aqui o mundo é esse então é um dos aprendizados do estoicismo aprender a viver nesse mundo e se adequar a esse mundo tá bom gente não tem poderes para alterar a ordem Universal da natureza segundo os históricos a gente não tem esse poder a gente não pode alterar mas através do estudo através da filosofia a gente consegue fazer o quê é diferente do que alterar a gente consegue compreender a ordem Universal dessa natureza
desse mundo que existe que a gente está inserido e compreendendo a gente consegue se adequar melhor e podemos a viver desse mundo certo Então essa é a o debate dos estoicismo é aprender a viver buscar aqui a sua ataraxia o caminho para a felicidade dentro da compreensão desse mundo sem necessariamente ter que alterado porque ele existe ele é assim a gente precisa de aceitá-lo é nosso dever segundo estoicismo aprendermos a viver mas como assim aprendermos a viver se a gente não pode alterar aí a gente entra numa questão ética que que a questão ética questão
de busca por felicidade lembra que no mundo antigo a ética é a busca por felicidade é a sua vida como viver essa questão ética a gente precisa passar para os históricos Por uma questão a gente precisa ter uma vida de austeridade que significa que é que vocês devem estar se perguntando o que que você tá falando austeridade austeridade a gente está falando de uma vida direta grosseira radical eu tenho alguns momentos mas a gente está falando de uma vida de tentar viver de maneira direta simples objetiva sem excessos tá a gente precisa ter uma austeridade
moral e física desprender de valores materiais físicos então sempre viver com o necessário Esse aí que os históricos estão pregando sempre viver com o necessário resistir ao Sofrimentos da vida entendendo Quais são esses Sofrimentos que eles são importantes eles existem então resiste ao Sofrimentos a gente tem que ter coragem rente ao perigo a gente precisa ter a indiferença rente à riqueza material É uma vida de austeridade E aí a gente chega em um dos grandes nomes junto com Zelão talvez mais até famoso do estoicismo que já é um período mais à frente ele é o
histórico mas é um período histórico já não mais no período helenístico ele já tava inclusive no período do Império Romano vivendo dentro do império sendo importante dentro do Império Romano a gente tá falando de Luciano vocês podem chamar de um homem que vocês quiserem tá gente eu já vi muita gente falando Seneca ele tem uma vida a gente antes uma rápida biografia dele ele era uma das pessoas teve uma herança familiar muito grande ela no escritório advogado e era um foi um pedagogo inclusive de um dos grandes imperadores famosos do Império Romano que é um
Nero Imperador e depois de ser tecido um pedagogo na juventude né na Mocidade de Nero o Sêneca ele se tornou inclusive o conselheiro já quando Nero se torna Imperador ele se torna Conselheiro do dela inclusive sendo uma pessoa rica daqui a pouco a gente vai tentar debater sobre isso na filosofia dele é importante Ah mas como que ele é rico mas ele é um histórico inclusive o que ele tinha sido acusado já por um outro Imperador antes o cláudios de ter relações de ter de ter tido relações com a esposa dele e tal ele teve
que ser exilar inclusive mas depois ele retorna depois a morte de cláudios ele retorna a Roma e aí ele passa toda essa história com o Nero mas a gente sabe que a história de Nero por exemplo é uma história que foi conturbada inclusive Nero juntou muitas riquezas né o irmão João muito cartucho teve uma política de arbitrariedade o Nero foi um com muita autoridade foi o Imperador que mandava muito e aí o Sena que ele fala que o ele fez para o Nero tudo que ele pode mas o Nero se desvirtuou depois dos Pensamentos ou
dos ensinamentos históricos que são a base do que a gente já falou agora lá na frente um Nero vai condenar o cnk a morte ele vai lutar ele vai vai vai ser o inimigo do cérebro porque o cérebro vai fazer uma crítica a essa política essa acumulação de riquezas do Nero tá bom E aí você como eu falei vocês devem estar se perguntando Mas como uma das pessoas mais ricas durante o seu tempo do império romano pode ser um histórico para o cérebro que é isso não é um grande problema Até mesmo porque ele buscava
ataraxia que então lembra uma ausência de inquietude através de uma vida de austeridade uma vida regrada Uma vida sem excessos sem exagero sem apelos materiais mas ele tinha uma riqueza muito grande para o cérebro eu tô falando tá a gente tá falando da obra dele e eu deixo aqui também inclusive na descrição que eu acho que é interessante para vocês para o Séneca você deveria buscar essa felicidade é não Não tem necessariamente que abdicar na sua riqueza material porque para ele Isso não é um grande problema caso tá caso a sua riqueza a riqueza de
um sábio por exemplo fosse conquistada de forma honesta um sábio e para ele ele era um sábio imperfeito segundo ele até mesmo por conta dessas contradições ele era um sábio perfeito mas mesmo assim ele falava sabe não estava a condenado a viver uma vida de pobreza desde que a sua riqueza ou seus ganhos fossem feitos de forma honesta e para ele gente é para poder chegar nessa felicidade é preciso superar superar então é deixar para trás os afetos Como assim ele tá falando de cobiça de vontade esse essas questões a inveja mas os sentimentos devem
prevalecer o amor a paixão esses devem prevalecer O que que a gente tem que deixar para trás são os afetos a cobiça extrema vontade de conquistar algo tá bom para ele não tem como a gente evitar essa relação entre bem e mal Isso é inerente a natureza inerente ao ser humano então para ele por exemplo um criminoso o criminoso consegue fugir um cara que matou alguém por exemplo fez uma maldade roubou alguma coisa ele ele consegue fugir da lei da punição da lei porque ele pode se esconder ele pode fugir mas ele não consegue fugir
da punição da sua própria consciência então não tem como evitar isso a punição da sua própria consciência a sua consciência te persegue ela anda com você ela é sua então você pode fugir da punição da Lei mas da sua própria consciência você não foge então aí é uma questão que se faz uma reflexão para a atualidade aquele que comete algum delito alguma coisa comete algum uma maldade digamos assim porque a gente não vai entrar nessa questão também assim né Mas será que ele tá fora da punição uma pessoa que mata a outra por exemplo uma
pessoa que mata a outra por a maldade mata outra para conquistar ou matar só pode ser nesse sentido assim que a gente está falando tá não que eu sou a favor jamais Tá mas matar nesse sentido de Matar por maldade com Vingança vou conquistar uma herança lembra matou o pai para pegar herança sabe essas questões que a gente tá falando foge da punição da lei a gente não tá também tratando com a questão mental Tá mas a consciência persegue tá a consciência uma pessoa plena de sua consciência tá quando a gente tá falando de uma
pessoa plena de sua consciência a sua consciência percebe e a sua consciência diz que o que ela fez não foi legal não foi certo tá segundo o cérebro não sou eu que tô falando isso tá bom bom então para ele a questão do pecado entra na questão do pecado o pecado ele é necessário todos os sábios filósofos pecam e o pecado é necessário porque através da experiência do pecado de lidar com a sua consciência você se torna uma pessoa você se torna um homem fala logo né você se torna um homem na concepção do cênica
então todos são todos Nós Somos imperfeitos eu acho interessante trazer também a bibliografia eu deixo sempre aqui para vocês na descrição Eu tenho algumas obras aqui para vocês sobre o estoicismo Tá eu vou deixar aqui ó por exemplo sobre os estoicismo são são obras interessantes aqui ó inclusive foram recebidos né o ser histórico eterno aprendiz o pequeno manual histórico tá Que eu acho que são obras interessantes eu quero destacar aqui para vocês são são obras bem legais eu deixo todos na descrição aqui tudo que a gente vai utilizando também quando eu recebi essa obra eu
recebi ela com alguns exemplares por exemplo desse olho isso aqui é o olho grego na verdade ele se chama olho turco porque ele não foi na Grécia mas a Turquia era uma província grega né antigamente e esse olho por que isso aqui é uma questão atual tá não é que os históricos Eles faziam isso esse olho aqui ele foi utilizado como símbolo diversas religiões Acho que até o Islamismo já chegou a usar o olho grego a gente chama de olho grego mas é olho turco né a gente chama de olho grego aqui o que que
é o olho grego o olho grego se você conhece um pouquinho de maneira bem Geral de maneira bem simples ele é para espantar uma olhada tá aqui ó vou pegar ele aqui ó veio o marcador de página aqui do olho grego ele é para espantar o mal olhado Tá bom olha o grego aqui é esse olho grego ele ele tem tudo a ver com estoicismo logicamente que esse é um símbolo que foi colocado posteriormente não pelos pelos históricos né se eu não me engano Tá mas ele é como é um olho que espanta o mal
olhado ele espanta todos esses afetos né da cobiça da Inveja a vontade de um sobre o outro sabe esse exercimento da vontade de um sobre o outro então é por isso que ele é colocado hoje por exemplo no livro que a gente tem olha só o olho grego tá como um símbolo histórico é justamente por conta disso é interessante isso de se destacar não é não agora vamos falar sobre uma realidade do mundo antigo tanto do mundo grego Quando é o mundo do zenão de sítio quanto o mundo de cênica que é no mundo Romano
que é a escravidão a escravidão era uma realidade para aquele tempo uma triste realidade para aquele tempo os históricos dizer não a a sênica tendem tá a recusar ou a criticar uma escravidão por natureza como assim para eles para eles olha só o que que se define o valor das pessoas vem das suas virtudes vem das suas qualidades a sua capacidade de entrega de fazer algo de valorizar sem algo e não pela sua condição de nascimento não pela sua condição de natureza e aí eles vão bater de frente eles vão fazer essa crítica por escravizar
uma pessoa por sua condição natural pela sua condição de nascimento tá quando não é condição natural mas uma condição de nascimento mas pobre mais fraco nesse sentido tá mais fraco de uma sociedade cobra uma sociedade mais fraca que não consegue se se defender eles fazem essa crítica que é errado você ter um controle sobre uma outra pessoa aí eles vão bater de frente por exemplo com pensamento de um filósofo muito importante a gente já falou sobre esse tema dentro desse filósofo várias vezes aqui já no canal através da sua obra política que é o Aristóteles
ou Aristóteles já defendia que a escravização de pessoas a escravidão de pessoas era necessária do Forte sobre mais fraco do com do rico sobre o pobre o Aristóteles defendia e mais que isso ele julgavam o escravizado ele tratava escravizado como um ninguém como um zé ruela certo para o Aristóteles o debate sobre escravidão era irrefutável e era imortifrável para os históricos não eles criticam essa condição de natureza porque eles falam como que uma pessoa pode se julgar ter uma natureza melhor do que a outra o valor de uma pessoa deve ser julgado pelo pelas suas
qualidades pelas suas virtudes mas não Por uma questão de natureza então há um debate é um ponto Lembrando que o Seneca por exemplo viveu no período de escravização de pessoas em Roma Então seja começa a entender ele foi Conselheiro de Nero mas batia de frente com Nero por exemplo ah por conta dessa política lembra que o escravizado ele não deixa de ser uma propriedade de alguém e aí O Sene que ele bate de frente com isso que ele é contra essa questão de vantagens materiais tá bom espero que vocês tenham curtido espero que vocês tenham
gostado foi o vídeo muito legal de se fazer foi um vídeo legal de preparar links aí na descrição o que que eu puder colocar para vocês bibliografia deixa aqui nos comentários engajamento é muito importante ainda mais agora em final de ano que a gente precisa desse engajamento para o YouTube olhar para a gente fala assim ó o pessoal tá produzindo mesmo em época que as provas reduziram então eu peço para que vocês curtam esse vídeo e comentem nem com qualquer comentário aí sugestivo Ah um carinho é sempre muito importante uma crítica construtiva acho que é
muito importante pra gente vou ficando por aqui amo vocês de coração grande beijo fui
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