eu sou mais velho que o meu pai eu vou fazer 70 anos ele faleceu com 61 parece meio inconcebível supor que você pode ser mais velho que o teu pai mas eu quando lembro dele aos 61 anos de idade ele era um velhinho e eu já deixei isso há um bom tempo Isto é já ultrapassei a vida de fato ela é curta para ser pequena pequena significa quando você e eu admitimos eu faço o que eu posso é interessante várias vezes na vida você encontra a síndrome do possível várias vezes no teu cotidiano o possível
aparece como sendo o caminho mais confortável há pessoas que quando você apresenta alguma questão para ela ela olha e diz de modo desalentado usando reticências ao final que aí eu faço o que eu posso ex gente nós temos que dar maior integração à nossa atividade eu faço o que eu posso gente nós temos que ter um ambiente menos destruído menos poluído eu faço o que eu posso gente nós temos que ter metas mais realizadas naquilo que temos eu faço o que eu posso gente nós temos de ter uma família que seja de fato mais protetiva
eu faço o que eu posso esta ideia do eu faço o que eu posso com reticências com três pontinhos ela é desistente ela é a marca da mediocridade há um outro modo de dizer viver e sentir essa frase que é no lugar de colocar reticências colocar um ponto de exclamação E aí em vez da frase ser eu faço o que eu posso ela se torna eu faço o que eu posso Isto é eu não deixo de fazer o que pode ser feito há uma diferença que não é de novo apenas de vocalidade Quando eu digo
eu faço o que eu posso eu estou abandonando a possibilidade de reforçar o que tem que fazer quando eu digo eu faço o que eu posso nós estamos entendendo que a pessoa ou você ou eu fazemos aquilo que pode ser feito e não deixamos de fazê-lo fica Clara a distinção eu faço o que eu posso aliás pessoas que dizem muito eu faço o que eu posso elas quase sempre diante de qualquer problema uso uma frase muito comum que é que horror Alguém tem que fazer alguma coisa na família na política na escola na empresa no
país que horror Alguém tem que fazer alguma coisa e quando você vira e diz a ela e você o que está fazendo eu faço o que eu posso ou vou fazer o possível interessante isso por essa perspectiva de encarnar de modo direto a ideia de uma vida pequena além de curto Ela é muito forte nós temos momentos muito grandes na história né desta nação de Portugal para nós que nascemos no Brasil e mais ainda para mim que tenho mais idade Portugal é uma referência na literatura na cultura na história né Eu estudei muito quando criança
e depois na Educação Básica o conjunto da vidaas histórias quando eu caminho a primeira vez que eu venho eu e Cláudia até aqui o porto mas Portugal não é todo lugar que a gente hoje caminhava assim que chegamos tem uma referência quando eu encontro a ideia do Infante Dom Henrique Isso faz parte também da minha trajetória quando eu encontro algumas menções da literatura mulheres e homens que viveram nesse lugar né que a gente tem acesso no dia a dia em tudo isso eu sempre me lembro né que esta é uma nação que tem uma marca
por exemplo religiosa muito forte haja Vista que na próxima semana uma parte né do país se desloca né paraa região de Fátima em função da sua crença da sua perspectiva portanto nós não podemos secundariza quando eu encontro uma pessoa muito religiosa mas que vive dizendo isso que eu tô dizendo agora que horror Alguém tem que fazer alguma coisa especialmente se essa pessoa tem a mesma origem que eu que é a formação Cristã eu digo você prestou atenção em algumas coisas de Jesus que a gente não pode esquecer e atenção Tanto faz você tem religião ou
não essa é uma escolha tua aliás tanto faz se essa religião é cristã ou não essa é uma escolha tua eu tô usando cristianismo como referência Porque é a minha Matriz né de referência também e eu costumo dizer para pessoas muito acomodadas aquela que dizem muito eu faço o que eu posso Ou aquelas que enfraquecem a ação lembrando uma coisa há uma passagem dentro do Evangelho né narrado pelos cristãos que eu acho magnífica que é quando Jesus ao ser informado que seu amigo Lázaro houvera falecido as irmãs de Lázaro vão chamar Jesus para ver se
ele algo faz e na crença Cristã Jesus vai e faz com que Lázaro volte à Vida portanto que ele vença né exatamente o fim da vida e uma das ideias mais marcantes que aparece em duas das narrativas do evangelho em relação a esse ponto são aquelas que dizem que Jesus ao se aproximar do túmulo em que Lázaro estava colocado diz levanta-te e anda eu digo olha essa é uma das mensagens mais fortes que eu acho que a gente pode absorver do cristianismo que é levanta-te e anda para gente que diz muito eu faço o que
eu posso e que tem algum tipo de relação com o Mundo Cristão tem que lembrar que Jesus falou levanta-te anda ele não falou levanta e senta mais um pouquinho levanta e dá uma descansada levanta e cochila que tá na hora a frase é de avocação de convocação levanta-te e anda Isto é vá pra gente não encarnar num dos heterônimos do Fernando Pessoa né quando diz de maneira direta depois de amanhã depois de amanhã aliás Fernando Pessoa lembrava por intermédio de Álvaro de Campos na véspera de não partir nunca ao menos não há que se arrumar
malas na véspera de não partir nunca ao menos não há que se arrumar malas Ou seja eu não quero ter trabalho eu faço o que eu posso nesta hora eu volto há um ponto no mundo das religiões há algo a ser pensado insisto numa noção você e eu temos religião ou não por escolha não é uma questão do Estado é do poder público Ela não é uma questão que um governo Deva interferir protegendo ou prejudicando é o que se chama de fato de um estado laico um estado laico não é um estado ateu um estado
laico é aquele que nem favorece nem impede que as pessoas façam as suas escolhas mas as religiões do livro e Portugal é uma nação em que essas religiões se entrecruzaram que é o judaísmo o cristianismo e o Islamismo essas três religiões que tem um livro como referência e esse livro tem narrações que se ent cruzam seja a narrativa dentro do Judaísmo seja a Bíblia dos cristãos seja né O Corão dos islâmicos essas três grandes religiões falam de uma coisa para você e eu pensarmos as três Dizem que quando a gente se for e você se
vai e eu também que quando você se for ou eu me for haverá um Juízo Final O que me assusta na ideia de juízo final não é ser final é ser juízo dizem essas religiões que quando a gente se for a divindade vai nos chamar num canto e falar vem aqui para uma conversa Senta aqui comigo e aí na tua vida enquanto Vivo estava Ou viva estava Por que que fez o que fez e por que que não fez o que não fez e por que é que fez o que fez como fez e por
que que deixou de fazer o que devia ter feito você sabe que tem gente que deixa para procurar as respostas só quando não dá mais tempo e é interessante porque a parte a ideia de que você pode crer ou não nisso mas a noção de uma vida que sendo curta não seja pequena ela nos coloca tarefa de naquilo que fizermos que a gente faça o melhor e uma vida pequena é aquela que é mediocre e a mediocridade é exatamente o abandono da procura do melhor naquilo que se deve fazer não o melhor do mundo o
teu melhor eu Cortela não quero ser o melhor do mundo eu quero ser o meu modo de ser o melhor Cortela que eu possa ser eu não quero ser melhor do que você eu quero ser o meu modo de melhor ser não é uma questão de arrogância de petulância não é uma questão de elevar né o queixo naquilo que se chamaria de soberba ao contrário eu não tenho o desejo de ser melhor do que você a menos que seja uma disputa H morada como acontece num jogo num jogo de cartas num concurso numa partida de
futebol isso traz ali a marca da brincadeira a marca lúdica Mas na vida eu não quero ser melhor do que você eu quero ser o meu melhor naquela condição lá no Não nascemos prontos eu coloco uma questão que aparece de maneira muito intensa dentro das práticas das três grandes religiões que tem um livro como referência as três grandes religiões que TM um livro Como sua fonte de inspiração e o entendem como sendo um livro divino que são o judaísmo o cristianismo e o Islamismo esses três grandes grupos de religião na história marcam-se por ter uma
fonte né descrita seja a Bíblia Hebraica seja a Bíblia Cristã seja né as escritas do mundo islâmico que é O Corão e uma das coisas interessantes é que essas três grandes religiões elas falam de uma coisa que entanto faz você tem religião ou não religião é uma coisa privada mas que vale pensar essas três grandes religiões dizem que no dia que você se for a verá um Juízo Final O que me assusta na ideia de juízo final não é ser final é ser juízo dizem essas religiões que no dia que você se for a divindade
vai te chamar num canto e falar assim vem aqui para um particular e aí enquanto viveu Por que que fez o que fez e por que que não fez o que não fez e por que é que fez o que fez como fez E por que que deixou de fazer o que devia ter feito você sabe que tem gente que deixa esse último momento para achar a resposta e não dá tempo às vezes e há pessoas que passam uma vida buscando ter resposta para isso portanto dar contas responder aquilo que é o que que você
fez com a tua vida é forte essa ideia mas das três grandes religiões que tem o livro como referência e que falam em Juízo Final a mais marcante nisso é o cristianismo que tem um livro Só sobre isso que é o livro da Revelação ou o livro do apocalipse dos 27 livros da parte exclusivamente cristã da Bíblia chamado Novo Testamento o último deles fala do fim esse livro o livro da revelação do apocalipse relata aquilo que seria o fim dos tempos e ao mesmo tempo conta ali algo especial que é o que eu quero trazer
à tona e que é algo a ser pensado eu digo de novo Tanto faz você ter religião ou não essa é uma escolha tua a ideia tem que ser muito pensada porque lá no livro do Apocalipse Capítulo 3 3 Versículo 15 e 16 os cristãos escreveram Deus vomitará os mornos Deus vomitará os mornos Aliás a frase mais completa é porque tu não és quente nem frio Ei de vomitar sabe gente morna gente que não é quente nem fria gente que não cheira nem fede gente morna morna no trabalho morna no casamento morna na amizade morna
na igreja morna na política morna morna não é quente nem fria eu faço o que eu posso que horror Alguém tem que fazer alguma coisa morna olha que coisa di Deus vomitará os mornos água quente para beber da ância de vômito essa água tá fresquinha Você gosta de cerveja quente Você já imaginou água quente para beber que coisa café morno tem gente que gosta eu não às vezes eu chego num lugar e me oferece um café falo toma café não obrigado não mas foi feito na hora falei sei na hora que a mulher levantou às
4 da manhã aqui hoje não nossa que recepção né coisas de várias coisas né God coisa genial coisa boa gente morna amizade morna casamento morno empresa morna dedicação morna e aí como é que você tá na religião Ah eu sou mas não sou praticante Então não é isso é uma coisa que religião supõe é prática aliás é por isso isso né que é chamado de religião e não apenas de sentimento interno é interessante essa ideia porque entre outras coisas Deus vomitará os mornos Já pensou você conhece gente morna gente que é mora no casamento e
aí como é que tá o casamento ah ruim com ele pior de tem ele gente que é morna na amizade quando a gente ao encontrar as pessoas podia abraçar com tanta tranquilidade Às vezes você ia dar a mão pra pessoa ela dava só a pontinha do dedo para você apertar você pegava aquela minhoca desmilinguida na hora de abraçar a pessoa ela te abraçara meio de lado Parecia que tava com nojo com asco morna gente morna morna no trabalho e aí como é que tá lá da empresa Ah vamos levando né vamos ver o que que
dá a guerra na Ucrânia morna morna na convivência morna na ação morna no Afeto morna no trabalho morna morna morna na religião eu conheço gente você também que vai a um culto ou uma missa e escolhe o horário da missa ou do culto pelo tamanho rápido que tenha aí eu vou à missa das 10 do Domingo que o padre faz uma missa curtinha Então vai para quê você acha que teu Deus é tonto você chama ele de todo poderoso ele não sabe que você escolher uma missa curta é um Deus Deus vomitará os mornos mas
eu faço o que eu posso cuidado de novo Ruben Alves gaiolas e asas gaiolas e asas a gaiola é aquilo que te aprisiona a mim aquilo que me retém no solo aquilo que me constrange e amarra quando alguém me disse você é o máximo eu não era como não o sou mas eu tinha como referência o máximo por isso que o eu ctei Ruben Alves ou Paulo freira ou outras pessoas na área de educação escolar eu embora não seja por quero selo eu me inclino naquela direção para isso eu tenho que fazer um esforço e
esse esforço não pode ser aidade e é gostoso lembrar que os gregos antigos e eu como da área de filosofia tenho sempre que retomar essa perspectiva eles davam um nome para felicidade o nome em grego antigo para felicidade é eudaimonia eu daimonia você sabe que o prefixo eu em grego significa bom por exemplo uma pessoa que tem uma boa origem é chamada de Eugênia ou Eugênio Daí vem uma palavra Horrorosa que é eugenia né que significa em vários lugares uma forma de preconceito discriminação brutalidade com a separação mas ainda assim a palavra em si não
tem a origem negativa uma pessoa que fala bem a gente diz que é ealia alguém quer chamar deol Lalo significa aquele que fala bem Veja quanta coisa inútil você não sabe mas eu sei em compensação já imaginou quanta coisa que você sabe eu não sei quanta coisa você conhece eu não conheço ainda bem sorte sua e sorte minha se nós soubéssemos as mesmas coisas nós íamos ficar nos repetindo o tempo todo nesse sentido essa multiplicidade de pessoas de origens de idades de lugares de religiões outros que não têm pessoas que têm escolaridade diversa ela aumenta
nossa capacidade de na vida no nosso trabalho com os propósitos que tivemos elevar a nossa condição por isso uma das coisas que os gregos usavam para falar de felicidade é a expressão eu daimonia porque eu como eu disse é o bom aquilo que é Aprazível e Diamond agora vem uma coisa interessante Diamond é um espírito interior dentro da mitologia grega clássica havia espíritos tal como no mundo árabe a palavra que se usa seria o gênios né a gente falava do gênio da garrafa o Gênio da Lâmpada espíritos que circulam na mitologia grega esses espíritos que
estavam em nós e estariam nas pessoas eles eram chamados de Diamond por isso um bom espírito é o eimon a eu daimonia quando que você fica feliz quando você tá com um bom espírito você tá com um espírito elevado vitalizado no entanto a palavra diamond do grego antigo que significava esse espírito interior que tinha uma dupla característica eram espíritos que poderiam ser maus e B ao mesmo tempo e por isso você era feliz quando em você estava só o bom espírito e curioso porque a expressão Diamond do grego antigo acabou gerando em latim depois no
nosso idioma a palavra demônio claro que isso tem a ver com a afirmação ocidental que vai adotar uma religião né como sua frente né de ação uma religião monoteísta uma religião que será majoritária como é o caso né na história do cristianismo de se poder afastar aquilo que identificava outras formas de vivência religiosa uma delas era pegar o que os gregos chamavam de Daimon e dar a ele o nome de um mau espírito o demônio os hebreus Isto é os judeus usavam uma outra expressão para demônio que é Satã Satan no hebraico antigo significa o
adversário Aquele que nos persegue nos afasta nos desuni e é curioso porque essa expressão acabou tendo duas formas dentro do nosso idioma e eu falo tudo isso sobre demônio né sobre Satã porque eu quero chegar a uma expressão mais forte que é diabo diabo a expressão ela vem para nós do grego antigo os gregos tinham uma expressão de que é Balo ou bola que é lançar por exemplo aquilo que você lança várias pessoas aqui estudaram balística né você tem a percepção daquilo que é Balo ou bola que é aquilo que é lançado há dois prefixos
que nos ajudam nessa reflexão um prefixo grego antigo que é sim que significa juntar e o outro prefixo que é dia que significa afastar por exemplo diacrônico o tempo que se afasta né diastático ou a ideia de diafragma e assim por diante e uma das expressões é a ideia de síntese a noção de síndrome e uma expressão maravilhosa que é símbolo o símbolo é aquilo que une o diabólico é aquilo que afasta o simbólico agrega une junta o diabólico recusa afasta separa Isto é o diabólico é aquilo que joga separado e no teu trabalho na
tua vida muitas coisas podem ser diabólicas podem ser e algumas pessoas dizem e lá onde eu trabalho é Infernal Esta cidade é Infernal ou se diria alguns esse país é Infernal ou esse casamento é Infernal Isso é coisa do diabo e eu tô dizendo isso de propósito por uma razão porque a melhor obra no Brasil no campo da literatura sobre a presença ou não do diabo e uma negociação com o diabo é a obra de um estupendo médico escritor pensador Mineiro Guimarães Rosa que nasceu no dia 27 de junho de 1908 Guimarães um homem genial
falava dezenas de idiomas ou tinha noções alguém que que formado em medicina saindo da sua cidade Cordisburgo e vindo viver em Belo Horizonte mudou-se aqui uma época e depois voltou entrou aqui na faculdade de medicina com 16 anos de idade formou-se médico mas não seguiu o tempo todo essa carreira atuou na Polícia Militar teve contatos diretos com o jelin Kubichek que o levou Porque também era médico militar né para outras ações e entrou no campo da diplomacia o Geni alg Guimarães Rosa Guimarães que morreu jovem 59 anos de idade Ele morreu né no dia 19
de novembro de 1967 faz um bom tempo já 50 né E5 quase 56 anos da morte do Grande Guimarães Rosa mas ele deixou uma obra que é considerada por muitos e eu também não sou alguém que avalia isso não é minha finalidade uma obra uma delas um livro que é uma referência do Sé século XX do nosso idioma e em todos os países que falam língua portuguesa que é Grande Sertão Veredas Grande Sertão Veredas que fala de uma conversa com o diabo e um eventual pacto com o diabo portanto Olha que curioso nós estamos aqui
agora para pensar um pouco algo que nos auxilia Isto é que nos leva a ter de pensar um pouco também sobre em relação à nossa vida nosso trabalho nossos propósitos e o que é que a gente faz e o que que a gente deixa de fazer para que as coisas sejam íntegras descentes que elas gerem felicidade no lugar de desespero que elas sejam capazes de lidar com aquilo que são as intemperes as turbulências mas que nós tenhamos nitidez de que nós não podemos perder né a nossa identidade Nossa integridade por isso olha só você sabe
que o livro Grande Sertão ão Veredas ele não só é inovador como ele tratou de um sertão que em princípio lugar inóspito difícil com rarefação né de recursos naturais com ausência quase de humidade e é provável que Guimarães tenha situado ele não deixa claro isso no livro esse lugar como sendo parte do que é o norte do Espírito Santo desculpe do de Minas Gerais na fronteira com uma parte da Bahia portanto aquela área em Minas Gerais mais acima que tem sim né uma organização da natureza de outro modo e talvez várias pessoas aqui saibam a
expressão veredas que no nosso dia a dia significa uma passagem né uma alternativa uma saída para algum lugar quando você acha uma Vereda mas no campo da construção e produção da vida e do mundo da roça Vereda é quando você tem um lugar onde tem água onde onde você tem uma mata que possa mesmo de minuta ajudar a que a vida siga onde há humidade aquilo que se chama de Oasis em outras palavras no meio do sertão ou de um outro modo no meio do deserto tem um lugar onde a vida habita cresce onde há
um Oasis o mais interessante é que a obra Grande Sertão Veredas ela fala sobre o propósito a personagem principal do livro vocês se lembram quem leu quem não leu Assistiu ao filme viu minissérie é riobaldo riobaldo aliás é alguém que passa boa parte da obra dizendo de modo persistente uma frase absolutamente verdadeira que é viver é muito perigoso viver é muito perigoso é interessante porque a última vez no livro que ele diz essa frase seria mesmo a última para qualquer um de nós porque a última vez a frase é viver é muito perigoso sempre acaba
em morte Olha que coisa sabedoria sabedoria da Roça do interior minha mãe Emília que faleceu com 93 anos usava uma frase muito interessante ela dizia filho cuida do corpo direitinho que se você cuidar do corpo direitinho dura a vida toda tanto super R escreveu obra magnífica que é o Pequeno Príncipe uma obra que é uma obra sobre vida sobre convivência sobre afeto ali ele coloca ideias percepções que são mais do que aquilo que eleva santex super que foi capaz como alguém que combateu durante a segunda guerra mundial ele francês era Aviador Ele nasceu no ano
de 1900 e seu avião enquanto ele produzia uma missão de espionagem sobre as tropas nazistas né no sul da Itália o avião em que ele estava e que ele pilotava foi Abatida exatamente em 31 de Julho né de 1944 tinha ele 44 anos de idade e eu não posso esquecer o quanto que Santo super Perri nos inspira a várias coisas ele escreveu várias obras a mais conhecida como sabem porque você provavelmente já viu é o Pequeno Príncipe Mas ele tem livro sobre aviação tem livro sobre a paz e ele antes de mais nada foi alguém
que foi capaz e Nós lembramos isso hoje de dar a vida por um ideal essa ideia de dar o sangue colocar-se por inteira ou por inteiro naquilo que vai fazer ser capaz de não escapar né do que nos conseguiria elevar no lugar de buscar aquilo que é mediocre aquilo que é pequeno aquilo que nos reduz dentro da nossa condição nessa hora não é casual o título desta palestra faça o teu melhor claro que o mundo digital ele traz também a possibilidade de nós fazemos melhor aquilo que já fazíamos desde que a gente tenha cesso crítico
capacidade de reflexão que nós não sejamos manejadas ou manejados por coisas que saem né às vezes da nossa capacidade de controle aquilo que sem dúvida nos perturbará encantará emocionará e assustará nos próximos 5 anos que é o mundo né da Inteligência Artificial sem dúvida e é claro que você e eu sabemos o quanto que isso tem que ser melhor para cada pessoa e todas as pessoas e não melhor apenas para uma parte das pessoas e não apenas para que haja por exemplo a presença do poder que domina em vez de ser o poder que serve
do poder que maneta que aprisiona no lugar de ser o poder que consegue libertar corações mentes para usar um termo mais antigo às vezes me perguntam e fizeram isso a semana retrasada Professor o que que o senhor pensa da Inteligência Artificial aliás Pedro e eu fizemos um episódio ele lembrou aqui da grande fúria do mundo sobre isso e eu nessa hora gosto de citar minha avó italiana Rosária vovó Rosária ela em vários momentos na vida quando era criança Claro nos alertava dizendo filho tudo que não souber desligar não ligue tudo que não souber desligar não
ligue porque claro que o risco é forte e nós temos de pensar de fato o que é que nós queremos ligar nas nossas coisas no nosso caminho né no uso da tecnologia e ao mesmo tempo sem afastar nossa capacidade de controle de percepção de consciên de maneira que a gente concretamente seja capaz de fazer o nosso melhor na condição que a gente tem e é interessante essa ideia porque a mediocridade ela é exatamente a recusa a dar um passo além do Óbvio a mediocridade é quando você e eu nos resignamos a ficar naquilo que dá
o pro gasto D conta eu nasci na cidade de Londrina no Norte do Paraná embora viva em São Paulo há 55 anos na capital paulista e uma das coisas boas e isso Sempre eu lembro foi da formação que tive de meus pais meu pai Antônio minha mãe Emília ambos já faleceram e ambos foram capazes de nos formar né com a necessidade de nós termos algo decisivo que eu falarei um pouco aqui hoje e que você ve outra vz nas redes sociais eu fazendo menção que é Capricho Capricho não Capricho como milind não Capricho como soberba
Capricho como a capacidade de não ser medíocre Capricho como a capacidade a necessidade de não ficar dentro daquilo que é morno Capricho como a urgência de ir além daquilo que é o Óbvio uma das coisas que me lembro em relação a isso é que quando criança na cidade de Londrina não havia Claro mundo digital eu vou fazer 70 anos tanto o mundo digital é muito recente né no meu caminho e na escola na escola algumas pessoas aqui com mais idade devem se lembrar disso na sua vida a gente não tendo o mundo digital nós tínhamos
um boletim com notas e faltas ou como é o caso que eu vou mencionar uma caderneta uma pequena caderneta na qual se registrava nota a cada bimestre se registrava as faltas e a nota era de 0 a 10 naquele momento sendo que cinco era a nota limite para ser aprovado ou reprovado A cada dois meses nós recebíamos o boletim que ficava na escola na secretaria e tínhamos de levar pros nossos pais ou responsáveis para eles lerem e darem ciência tinham que assinar Aliás se você não levasse a caderneta assinada Você não entrava é por isso
que vários e vários de nós desenvolvemos uma habilidade grafológica é imensa e quando não dava para exercer essa habilidade vez o outro eu chegava pro meu pai ou paraa minha mãe com o boletim da escola ou no caso a caderneta e às vezes eles dizia assim filho Poxa cinco em língua portuguesa 5 e me em História cinco em matemática que é isso filha e eu respondi ah pai deu para passar medíocre Medíocre é quando você se contenta com o menor no momento em que é capaz de fazer de mais elevado forma mediocre é aquilo que
é morno sabe gente morna gente que não é quente nem fria gente mais ou menos mais ou menos competente mais ou menos amiga mais ou menos casada mais ou menos ábio mais ou menos cidadã mais ou menos dedicado morna gente que reduz aquilo que faz ao suficiente mínimo Isto é que não dá o passo além e portanto recusa a busca de uma coisa decisiva que é de ultrapassar se Y