Estratégia infalível para eliminar a pochete. Tô falando daquela gordura que fica aqui próxima do umbigo. E de quebra a gente ainda vai reduzir aquela que fica na lateral do corpo aqui, ó, o famoso pneuzinho.
Toda essa estratégia eu vou dividir ela em tópicos para ficar mais fácil você entender e até durante o vídeo ir criando meio que planos de ação para colocar tudo isso em prática e reduzir essa pochete desgraçada aí, né? Mas antes até disso, a gente precisa entender como essa gordura toda foi parar. Aí mano, o nosso corpo tem o famoso metabolismo que sempre vai fazer todo o trabalho para que as coisas fiquem equilibradas.
Se você gasta por dia, por exemplo, 2. 000 calorias e consome 2. 500 calorias, o seu corpo entende que tá sobrando 500 calorias.
E como ele sempre vai querer equilibrar a parada, ele vai zerar a conta no final do dia, fazendo assim com que essas 500 calorias que você consumiu a mais, ele vai armazenar em forma de algum tecido. E aqui você já entendeu o que é a banha. É banha.
Essa gordura foi para aí por conta de calorias consumidas em excesso. 1 kg de gordura para ser acumulado no nosso corpo se torna necessário que você consuma calorias extra por semana. Essa gordura, ela demorou para ser instalada aí e o processo para tirá-la daí pode ser muito rápido, mas você precisa apertar todos os parafusos que eu vou te ensinar aqui.
Mas já vou te adiantar uma coisa. Você vai precisar fazer alterações no seu dia a dia, porque se você continuar a fazer as coisas do jeito que você está fazendo, eu acho que é meio básico que você vai continuar do jeito que tá, né? O primeiro é um dos mais importantes passos durante todo o protocolo que eu vou te passar, a importância da musculação no processo.
Primeiro, a musculação gasta caloria e a gente precisa fazer um trabalho de queima calórica. Eu vou explicar isso mais pra frente. Dois, a musculação vai construir músculo no seu corpo.
Com isso, você vai deixar o seu metabolismo mais acelerado. E não só isso, você vai ficar com o corpo mais bonito e ainda com mais facilidade você vai ter a definição muscular. O fato de você implementar a musculação na sua rotina se torna aí um fator muito muito importante.
E aqui vai mais uma coisa, hein? Muitas pessoas que perdem grandes quantidades de gordura acabam reganhando todo esse peso. A gente chama de reganho de peso exatamente pelo fato da ausência da musculação.
Já aquelas pessoas que conseguem eliminar quantidades expressivas de gordura treinando musculação, elas conseguem se manter magras e ainda com o volume muscular que faz com que o shape fique bonito. três vezes por semana já vai te ajudar sendo seis vezes o número melhor possível. Mas aqui vem uma grande dica minha e nem só como professor de musculação, mas sim como um grande estudioso do comportamento humano.
E aqui a gente entra em questões de disciplina, motivação e etc. Encaixe na sua rotina uma quantidade de vezes que você consegue fazer. Algumas pessoas acabam querendo fazer as seis vezes porque é o melhor possível, mas a rotina dela acaba não permitindo, fazendo assim com que na segunda ou terceira semana já comece a faltar um dia ou outro e tudo isso acaba impactando fortemente de forma negativa em todo o processo.
três vezes pra academia por semana, começa com esse número, mas não sai já de início com muitos dias, porque pode ser que você não consiga ter o que a gente mais considera importante, que é a consistência no processo. Mas sua musculação não basta para você conseguir ter resultados ótimos. É necessário também o uso dos exercícios aeróbicos.
Os exercícios aeróbicos, além deles queimarem caloria durante ali o exercício, também manter o seu metabolismo acelerado depois do exercício, eles fortalecem umas organelas do nosso corpo chamadas mitocôndrias. Essas mitocôndrias, elas são responsáveis dentro do nosso organismo por produzir energia. Elas funcionam como se fosse verdadeiras usinas, produzindo energia em forma de ATP, que é a moeda que o nosso corpo utiliza para todas as nossas funções.
A grande chave tá aqui, as mitocôndrias produzem energia pra gente viver e fazer todas as coisas através da gordura. Ela basicamente pega a gordura, pega o oxigênio, que você inspira, mistura esse negócio todo e produz energia para você fazer todas as coisas do seu dia. Todo esse processo a gente chama de aumentar a densidade mitocondrial.
Então você já começa a perceber que o aeróbico ele não é só interessante para você ver ali no painel as calorias que você tá gastando, mas sim pelo que ele transforma dentro do seu organismo. Essas mitocôndrias fortalecidas, elas vão fazer esse processo de redução de gordura pra produção de energia em 24 horas do seu dia. Eu vou falar pra você que eu, pelo fato de ter o meu aeróbico em dia, eu estou nesse momento aqui batendo um papo com você e reduzindo gordura ao mesmo tempo.
Não adianta também subir numa esteira, ficar lá que nem uma lesma, ir para uma bicicleta e ficar super devagar mexendo no celular. Eu já vi até gente assistindo série, acaba fazendo um exercício com uma intensidade muito baixa e dessa maneira sabe todo aquele processo de deixar as mitocôndrias mais fortes e tal. Então ele não acontece de forma legal, não precisa ficar super respirando pela boca, sabe?
a gente chama de hiperventilação. Você precisa pelo menos estar ofegante. Ofegante pelo nariz já funciona, não pode ser uma intensidade muito baixa.
Agora, sobre o aparelho que você vai usar para fazer esse exercício, esteira, bike, elíptico, escada, bater corda, enfim, existem uma diversidade gigante. Tanto faz, mano. O importante é que você faça esse exercício, porque ali o que vai est sendo exercitado efetivamente é o seu sistema cádiatório.
Logo, se você tá numa esteira, numa bike, numa escada ou no elíptico, o seu corpo nem sabe direito o que tá acontecendo. Mas tem uma coisa aqui que pode sabotar todo esse aeróbico que você tá fazendo e você acabar não conseguindo reduzir gordura ali daquela região debaixo do seu umbigo, a famosa pochete e os pneuzinhos. Eu não sou gordo, tenho ossos grandes.
A gente já fez vídeo aqui no canal falando que o aeróbico é uma péssima estratégia pra redução de gordura. Exatamente, porque se não estiver acompanhado de uma dieta com o famoso défic calórico, não vai funcionar. Eu disse que as mitocôndrias são grandes usinas de produção de energia através da gordura, certo?
Mas se o seu corpo tiver energia abundante, por qual motivo a mitocôndria vai derreter a gordura para produzir energia? Você entendeu? Se vocês estiverem déficit calórico, gastando, por exemplo, 2.
500 calorias e consumindo 2. 000 calorias, fazendo assim com que falte 500 calorias, o seu corpo vai ficar na carência de 500 calorias todos os dias. Dessa maneira, as organelas chamadas mitocôndrias vão derreter a gordura e te entregar essas 500 calorias que você ficou devendo.
Aí sim o negócio começa a acontecer. Aí a sua pochete começa a reduzir e o pneuzinho também. Lá lá, como eu faço para colocar esse déficit calórico na minha vida?
esse negócio aí que você tá falando de ficar devendo as calorias pra eliminar o a recomendação dos nutricionistas, e aqui eu vou falar especificamente do meu time de nutricionistas que presta todo o suporte pros nossos alunos do Musle 60D, inclusive dieta personalizada, é que você coloque um dé calórico de 300 a 500 calorias por dia. Isso já vai ser o suficiente para você eliminar em média kg de gordura por semana. Legal, né?
Dona que bacana. Como você vai fazer isso? Eu vou te ensinar da forma mais simples possível, porque o ideal mesmo seria você se consultar com o nutricionista e ter ali uma dieta prescrita, de forma personalizada para você.
Você tem noção? O nosso time elabora a dieta até levando em consideração a rotina da pessoa e os alimentos que ela gosta e que ela não gosta. Mas enfim, eu vou te dar um passo aqui muito mais simples e custos zer.
Você vai baixar no seu celular de forma completamente gratuita um aplicativo que você vai colocar seu peso, idade, altura. Ele vai calcular tudo para você. Vai chegar uma hora do aplicativo e ele vai te dar a quantidade de macronutrientes que você precisa ingerir por dia.
Carboidrato, proteína e gordura. E aí é só você ir colocando no aplicativo tudo que você come. Café da manhã.
Por exemplo, ah, eu comi seis ovos e dois pães franceses. Você coloca lá e ele vai calculando. Esse aplicativo é um aplicativo da Grow.
Ele é 100% gratuito. Eu vou colocar o link dele aqui embaixo na descrição. É só você baixar e usar.
Simples assim. É interessante que você pese a sua comida para colocar lá, porque senão, como que você vai conseguir mandar a informação pro aplicativo, fazer os cálculos de quanto que você tá comendo? Ninguém vai conseguir grandes resultados se não fizer esse monitoramento.
E se você fizer tudo certo, você vai entender porque que o Protein é um dos suplementos mais vendidos do mundo. Porque bater a quantidade de proteína é um pouco mais delicado. Vai chorar a proteína que você consegue ingerir a partir de carne, leite, peixes, ovos e etc.
O E também entra nesse jogo. Ela tem um efeito de proporcionar para você uma maior saciedade. Já entenda bem isso, porque você vai precisar.
Na hora que começar a colocar tudo ali direitinho e na hora que você for ajustando as quantidades para ficar dentro dos números propostos pelo aplicativo, você vai ver que trabalhar com essa questão de saciedade vai se tornar muito importante. E agora eu quero falar do tiro no pé que a grande esmagadora a maioria das pessoas fazem quando querem eliminar a gordura, principalmente a pochete e os pneuzinhos, que é o carboidrato. Eu gosto de ler carboidrato.
Carboidrato é uma fonte de energia pro nosso corpo. E aí as pessoas falam: "Não, quero emagrecer, vou cortar o carboidrato, vou tirar o carboidrato, vou reduzir pela metade. " Sim, isso até acontece a curto prazo dela perder peso mesmo, porque o carboidrato ele tá aqui dentro do músculo em forma de glicogênio muscular.
Logo, se você tirar o carboidrato da sua dieta ou reduzir drasticamente, vai reduzir drasticamente a quantidade de glicogênio dentro do seu músculo e, por sua vez, carrega água com ele. Vai perder muito glico e água. Logo o peso da balança vai sofrer um impacto gigante.
E, ó, muito rápido. Mas no final das contas, ela tá perdendo gordura, mas muito pouco. Tá perdendo em grande quantidade massa muscular.
Mas não só isso. Pelo fato do carboidrato ser energia, essa pessoa começa a ficar mais sem motivação, sem energia, sem vontade de fazer as coisas. O treino, por sua vez, começa a ficar cada vez mais xoxinho, sabe aquele treino fofo?
E aí, no final das contas, é o que eu disse, é um grandissíssimo tiro no pé. Então, mantenha o carboidrato, porém tome cuidado, porque consumir grandes quantidades de carboidrato vai fazer com que você engorde. E consumir esse carboidrato é muito fácil.
Esse tópico é o grande segredo do sucesso, do emagrecimento e da redução dessa gordura chata. Mensurar o progresso. Sabe aquele negócio de se ficar olhando no espelho todos os dias, não vê a diferença?
Muito provavelmente, se você tá com essa gordura chata aí na sua barriga, você não percebeu ela crescendo nessa região. Faz sentido? Eu já ouvi de várias pessoas a seguinte frase: "Eu, quando eu percebi que eu tava gordo, a pessoa vai engordando, engordando, engordando e ela não se liga.
Ela vai trocando roupas, pegando roupas mais largas e vai embora. O que que a gente vai fazer aqui? vai mensurar a sua evolução.
Se você começar a ver o resultado, isso vai te motivar cada vez mais a seguir o plano. E aí é uma coisa maravilhosa que quanto mais resultado você tem, mais motivado você fica. Quanto mais motivado você fica, mais resultado você tem.
Uau! Seguinte, existem várias maneiras de você mensurar a redução de gordura. O que eu vou te passar aqui é a mais simples de todas.
Primeiro tira foto. Eu não quero que você tire uma foto super produzida, com iluminação. Não precisa ser a mais fácil possível para você.
Faça isso uma vez por semana. O que eu sempre recomendei, tanto pros alunos do Musle 60D, quanto pros meus alunos na época que eu era personal, faça essa foto na segunda-feira de manhã. Segunda-feira você vai acordar, vai no banheiro, vai fazer suas coisas ali no banheiro e aí depois você vai lá e pau, tira a fotinha.
Se você quiser tirar a foto até depois do banho, que aí você já dá uma arrumada no cabelo, né? Já saiu aquela cara de sono com as remela grudada, você pode fazer isso porque isso vai te obrigar a cuidar mais o seu final de semana. Essas são ferramentas para você ter melhores comportamentos durante todo o processo.
Essa mensuração, ela é muito bacana. Se você quiser dar um passo à frente e fazer um processo um pouco melhor, você pode adquirir uma trena de medição corporal. E aí a ideia é que você me umbigo.
Então você vai passar a fita aqui por trás e tal e aí toma cuidado pra fita ficar retinha e aí você mede na linha do umbigo. Uma vez por semana você pode fazer essa medição, mas você vai ver uma diferença mais acentuada da segunda, terceira semana pra frente. Pessoas que conseguem passar por esse processo, a cada roupa que não serve mais é uma grande vitória.
Conheço uma pessoa que tá passando por esse processo aqui mais próxima de mim, que fica super feliz em tirar roupas do seu armário para doar, porque elas não servem mais. E por que que ele faz isso de doar as roupas? que a mentalidade dele virou num nível que ele não pensa mais em ter reganho de peso.
Na cabeça dele é: "Mano, daqui é só pra frente, velho. " E é isso que eu quero que você aprenda, essa chave que eu quero que vire na sua cabeça. Pr você ter noção, eu levo isso tão a sério que dentro da nossa plataforma tem um curso inteiro chamado mente blindada.
E a gente tá fazendo todas as semanas encontros do muscle mentality para falar sobre disciplina, determinação, motivação e etc. Porque se não mudar aqui, o seu corpo não vai mudar também. Afinal de contas, ele só é um reflexo do que tem dentro da sua cabeça.
Existem formas de otimizar esse processo, fazer com que ele aconteça de forma mais rápida e mais intensa. Dentro desse tópico, eu vou elencar algumas coisas. Primeiro, exercícios para o abdômen.
Calma, deixa eu explicar. Os exercícios para o abdômen fazer com que a gordura se reduza. Tudo bem?
Não é fazendo abdominal que a gordura derrete. A gente já falou bastante sobre isso e eu acredito que não precisa mais aprofundar essa ideia. Se você fortalecer a musculatura do seu abdômen, toda a sua barriga vai ficar mais controlada e isso já vai te trazer um efeito visual muito bom.
Sem contar que se você tiver com a musculatura do abdômen desenvolvida, com facilidade, esse músculo vai ficar aparente, porque ele vai desenhar com mais facilidade. E ainda tem um outro ponto aqui. Existe um exercício que é específico para você ter o seu abdômen mais controlado.
E aqui a gente tá falando das manobras de vácuo. A gente já fez vídeo aqui no canal ensinando como fazer isso. E também tem a famosa prancha ventral, que fortalece músculos internos do seu abdômen, que também vão contribuir para você ter uma parede abdominal mais controlada.
Ou seja, sim, é interessante fazer exercícios para você ter o abdômen mais bonito, porém não confunda isso achando que eles vão reduzir gordura do sua barriga e também esses caras vão melhorar a sua postura. Você já parou para pensar que uma postura ruim você perde peitoral e ganha barriga? Uma postura boa você ganha peitoral e reduz a barriga?
Os exercícios de abdômen vão te ajudar nessa questão também. A gente tá falando do quanto que vai contribuir para a estética do seu abdómen. E para turbinar todo esses efeitos, alguns suplementos acabam sendo interessantes.
Primeiro eu vou falar para você do Protein, porque sim, bater a quantidade de proteína no dia se torna um desafio por vezes e ele acaba entrando aí maravilhosamente bem para suprir essa necessidade. Pré-treino é um produto que vai te dar mais ânimo para treinar. Principalmente naqueles dias que você não tá tão afim assim, né?
Creatina vai potencializar o crescimento muscular. Você entendeu lá no primeiro tópico que esse negócio é interessante. Esses suplementos você encontra no site da Grove.
tem cupom de desconto, fica à vontade. E tem um outro cara que poucas pessoas utilizam e eu vejo como uma peça fundamental nesse processo, mas aqui eu vou falar de um manipulado da oficial Farma que se chama sossegarte, para deixar o seu sono melhor. Potencializando assim o sono, você potencializa tudo, sua relação hormonal, sua disposição, até melhora cognitiva acontece.
Cuidar do sono é muito importante. Existem estudos mostrando que a privação de sono ou um sono de baixa qualidade está totalmente relacionado com aumento de gordura. Então é importante você dar atenção para essas coisas.
E para te ajudar com isso, eu vou te deixar esse vídeo aqui, ó. Se liga, apenas um exercício para fazer em casa para te ajudar a ficar com a barriga chapada. Então clica nesse vídeo agora porque eu quero que você já comece a fazer ele hoje mesmo.