continuando depois que a gente já sabe a divisão dos componentes do músico estreado esquelético agora a gente vai classificar este músculo vocês já ouviram falar que é em carne de churrasco você tem um tipo de corte obedecendo as fibras para que a carne fique mais macia ou não então tem vários cursos aí de churrasqueiros que ensinam se você deve cortar a favor da direção das fibras ou contra o paralelo perpendicular então você vai encontrar churrasqueiro falando de um jeito de outro mas é onde eu quero chegar com essa conversa é que dá pra ver a
direção das fibras então nós vamos classificar o músculo esquelético de acordo com o arranjo dessas fibras as fibras de um músculo elas podem estar paralelas uma do ladinho da outra ou elas podem estar oblíquos quando eu falo paralelas oblíquas em relação ao tendão isso é muito importante porque olha só se você comparar essas aqui você vai falar assim mas elas também estão paralelas mas não é entre elas que eu vou comparar entre o tendão então olha essas estão paralelas as fibras do tendão essa aqui ela está na diagonal então essas fibras são chamadas de uniformes
e essas fibras são fibras paralelas então aqui a gente pode chamar de fibras paralelas ou públicos certo as fibras que são chamadas de paralelas ela ainda elas ainda têm forma então existe a forma chamada fusiforme ou longo o único longo é aquele busco que tem o comprimento maior do que a largura e espessura e as fibras são paralelas em relação ao tendão exemplo de uso músculo longo externo clay do mas toy do nome bonitinho né externo cleidson a história é um dos músculos do pescoço ele é longo e tem fibras paralelas fusiforme é uma variação
do longo porque ele tem um comprimento maior que a largura e espessura mas no seu peso médio ele é mais dilatado com o formato de barril então ele fusiforme exemplo clássico bíceps braquial existem ainda os músicos que são largo lagos são quadrados os quatro lados são muito parecidos exemplo luta o máximo é um músculo largo e por fim nós temos o lar num leque o largo em leque é um monstro que ele é o lago numa das extremidades e vai afunilando em um segmento na outra extremidade exemplo clássico o peitoral maior na extremidade medial e
largo e ele vai afunilando em direção ao braço então este é um largo leque quando a gente chega nas fibras oblíquas nós só temos dois formatos ou é um músculo bpi penado o unipê nado e aí esse nome vem do latim mesmo que significa pena porque eles lembram uma pena os músculos que são bi penados é como se eles estivessem aqui as duas barbas da pena eu músculo unipê nado é aquele que só tem uma barba da pena então a gente vai ver exemplos no corpo tá bom aqui a gente vai classificar agora estes músculos
gatos esqueléticos quanto à origem e à eu preciso então falar do conceito de tendão de origem nós votamos aqui pra essa imagem a parte branca sado é chamada de tendão formato cilindrou di nós temos um tendão superior que é proximal e um tendão inferior que é digital a gente vai chamar tendão de origem aquele tendão que fica quieto paradinho durante a contração deste músculo e tendão de inserção é aquele tendão que movimenta se junto com a contração muscular junto com o ventre então vamos pegar aqui o bíceps braquial ele tem tendões de origem em um
tendão de inserção quando eu faço a flexão de cotovelo com o ombro parado esse tendão superior na verdade são dois né os superiores eles estão parados ou eles estão se movimentando então vou fazer um movimento está a flexão de cotovelo o tendão de stall ele movimenta acompanhando o ventre muscular e os tendões proximais aqui eles não movimento então esse que fica quieta é o ponto fixo ele é chamado de tendão de origem e o que se o que acompanha o movimento é o tendão de inserção por isso ponto móvel quanto ao número de tendões de
origem nós podemos classificar o músico com a como bíceps tríceps ou quadríceps lembrando que a gente tem essa questão de tendão de origem de exceção ela não é fixa dependendo do movimento o que era a origem pode vir a inserção em outra situação tá mas aqui a gente vai pegar um ciclo estático então o bíceps braquial olha só o nome dele bíceps braquial o próprio nome do músico já pegou a classificação quanto à origem ele tem duas cabeças de origem dois tendões proximais por isso bíceps quando nós temos três é o músculo tríceps no braço
a gente tem 13 ser chamado 3-sex braquial ele tem três tendões proximais três cabeças e quadríceps é aquele que possui quatro tendões proximais como é o caso do quadríceps da coxa em relação à inserção é o número de tendão de inserção a gente tem a quando o músico só tem um tendão de inserção ele nem é classificado de acordo com a sua inserção é a partir de 2 quando o músico tem dois tendões de inserção ele é chamado de bical dado quando ele tem mais de 2 ele é chamado de polly caudado aí nós temos
exemplo aqui de músculos flexores dos dedos da mão com um ventre só e vários tendões de inserção por isso pole caudado mais de duas caudas né duas ou mais caldas enquanto o ventre muscular ventre não é a parte carnosos a pois é tem músculos que tem dois nem três ou mais sabia um por exemplo que tem 2 ventres ele chama de gástrico de gástrico é um músculo da cabeça que é importante na movimentação de mandíbula ele participa da abertura e fechamento de mandíbula ele tem 2 entre ventre anterior e o ventre posterior de gástrico existem
músicos que são pole gástricos o exemplo clássico é um músico do tanquinho famoso reto abdominal perceba que pessoas que têm baixo percentual de gordura e uma entrou hipertrofia significativa do reto do abdômen são pessoas que apresentam aqueles golos são visíveis cada gominho daquele é um ventre de um músculo então eu tenho um repto do abdômen do lado direito eo resto do abdômen do lado esquerdo e eles têm mais de dois ventrículos culares por isso ele é classificado como pole gástrico e nós também temos uma classificação funcional dos músculos e aí a gente tem que sempre
simplificar com a execução de um movimento um lucro quando ele contrário ele é o principal realizador de uma tarefa então ele é chamado de agonista quando a gente tem um músculo que tem a função contrária do agonista ele então chamado de antagonista e nós temos músculos que participam de uma harmonização de toda a execução da tarefa são músicos se registados para ficar mais claro eu vou dar um exemplo imagine aqui o imagina não vejam aqui eu vou pegar o jes então e vou levar até próximo à minha cabeça o movimento é pegar o jes e
levar próximo à minha cabeça então eu tenho aqui a flexão de cotovelo como a principal atividade do meu membro superior quem faz a flexão de cotovelo são alguns músculos não é um só nós temos aqui bíceps braquial nós temos braquial mas vamos pegar o exemplo bíceps braquial tá então o bíceps braquial nesse caso ele é o principal efetuá dor do movimento flexão de cotovelo então ele é agonista desse movimento quem é o músico que tem ação contrária a ele é o tríceps braquial logo o tríceps braquial é o antagonista ao invés dele faz reflexão o
três eps faz a extensão do cotovelo ele faz aqui olhar fácil giz da minha fácil então ele é o antagonista para cada agonista nós temos um mais antagonistas e nós temos os famosos se registros se registra são músculos que muitas vezes nem estão próximos do movimento mas que estão ativados durante uma tarefa para permitir harmonia do corpo naquela execução então quando eu levo pego giz na mesa e leva a minha face eu tenho músicas da coluna tenho músculos de membro inferior do pescoço contraindo para estabilizar as minhas articulações para que eu faça esse movimento com
harmonia porque ele poderia ser todo desajeitado como acontece como é e algumas patologias neurológicas então nós temos muito importante mente a ação dos sinergias como músculos que controlam que harmonizam o gesto motor é aula do sistema muscular é uma aula brilhante ela mal intensa e agora nós vamos tratar alguns é algumas imagens para que a gente possa fixar e estudar com detalhes músicos de regiões específicas fiquem atentos porque tem mais atividade por aí