a minha alma descanse em paz por ela finalmente ter sido reconhecida pela história da arte olá meus amores bem vindos a mais um episódio da nossa série sobre arte feminismo tem uma playlist toda aqui de mulheres maravilhosas que eu recomendo muito você assistir que bom seguindo nossos estudos de barroco vídeo também bem aqui eu prometi que faria um vídeo só de artemisa gente lesc e aqui estamos a tmz a artista mais celebrada do século 17 é uma figura feminina em um ambiente totalmente masculino da história da arte até mesmo a gente lance que nasceu em
roma em 8 de junho de 1593 era filha do pintor horácio de antilla ski de prudência de otaviano montoni a mãe morre quando ainda criança e artemisa é criada pelo pai que tinha um temperamento esquisito e que lutava para conseguir um reconhecimento artístico em roma eles não eram de uma família de aristocratas intelectual e é no ateliê do pai que ela iniciou seus estudos de pintura até me tinha só 17 anos e já era um artista apesar das pessoas nunca terem visto nem conversado com ela porque o pai primeiro queria que ela fosse freira depois
mantinha ela isolada em casa eram poucas as vezes que ela podia sair e bom pensando que a gente está em 1600 em roma esta situação não era muito estranha para as mulheres é bem nessa época os 17 anos que ela é estuprada pelo pintor agostino tá se esse homem é um criminoso ele já tinha sido acusado de estuprar e até tentar matar outras mulheres e mesmo assim ele era um pintor que recebia comissões tinha protetores e ele era conhecido do horácio diante lesc e ele teria sido incumbido de ensinar perspectiva para a artemísia bom na
denúncia que o horácio apresentou o tribunal de roma ele acusa otaci de ter deflorado a força a artemísia e que fingindo ser seu amigo causou danos à sua honra e ao seu bolso o julgamento durou sete meses a artemisa foi submetida a tortura ea questionamentos esgotantes otaci convenceu testemunhas a depor em dizendo que ela era uma prostituta mas no final das contas descobriu se a verdade ele foi condenado do mais nunca cumpriu a pena agora a artemísia bem rápido casarão ela com um pintor de florença chamado pela antônio de 20 sendo ela se muda para
lá em 1612 estabelece como pintora um longe da sombra do pai as primeiras menções à arte e mídia na história da arte vêm associadas ao caravaggio um pintor em quem ela se inspirou bastante da em 1947 ano a band publica um livro sobre a artemísia que antecipa o interesse dos movimentos feministas na artista pra ela a judith decapitando holofernes é a vingança visual contra otacílio essa pintura é mesmo tida como um emblema do confronto dramático e da vitória feminina criou-se um estereótipo da artemísia feminista que sua pinta mulheres fortes e que não se rende aos
pedidos da sua clientela mas a gente precisa ter cuidado para não simplificar a história dessa mulher que foi uma artista muito talentosa e de uma potência criativa gigantesca aos 17 anos ela pinta sua primeira suzana e os anciãos a história da susana é que um dia ela estava tomando banho de boas no jardim da casa dela chegaram esses dois caras mais velhos obrigando ela cumpre favores sexuais em que se ela se recusasse eles iam acabar com ela de toda forma dizendo que viram ela com outro cara a suzana rejeita eles eles acusam ela mas daí
um cara chamado daniel descobre a verdade salva suzana essa história foi retratada diversas vezes na pintura mas a versão da artemísia a pintura dela é vertical e da altura para os caras mais velhos pressionarem a suzana eles rodeiam a mulher indefesa nenhum outro artista interpretou a dimensão psicológica dessa história bíblica como artemísia é dessa época também a sua primeira judith de captando o fé nesse pouco se sabe sobre essa pintura se foi uma comissão ou se ela começou a pintar durante o julgamento a judith do caravaggio estava em roma nesta época e artemisa se inspirou
nela ea história de que a judite do antigo testamento arma para matar o general holofernes eles vão jantar juntos e ele fica bêbado e judith corta a cabeça ele abre é sua aliada e segura a cabeça do férias enquanto judith se debruça sobre a espada com o corpo todo em 1612 como eu contei ela se casa e vai viver em florença lá ela se afirma como uma pintora independente sem a supervisão do pai e se estabelece como pintora da corte dos médicos theatre mídia é a primeira mulher a participar da academia de desenho no período
de florença ela tem uma mudança não de estilo mas na relação com as cores que são mais brilhantes a santa catarina de alexandria a conversão de uma da lena jael e cícera tem qualidades colorista influenciada pelos neo maneirista florentinos é dessa época o auto-retrato como mártir feminino nesta pintura além da mulher marte vemos os traços de artemísia como seus lábios em arco o nariz levemente afundado e o rosto bastante parecido com o retrato dela feito pelo joão davi no auto retrato como tocador de luti a pose é quase idêntica à marte e também pode ser
encarada santa catarina ea conversão de madalena essa pintura estava no inventário dos médicos eo raio x feito recentemente revela a presença de uma cabeça feminina invertida debaixo da manga esquerda uma indicação de que a pintura foi refeita na conversão de madalena os pecados mundanos estão representados nas roupas e nos brincos de pérola grandes ao mesmo tempo ela está em redenção afasta com a mão o espelho que é um símbolo da vaidade e por favor reparem a técnica deslumbrante com que a artemísia pinta o vestido da madalena o auto-retrato como santa catarina de alexandria foi comprado
pela national gallery por 3.6 milhões de libras à santa catarina foi torturada presa em uma roda e salva por um milagre divino no autorretrato artemísia assegura roda quebrada e é um retrato forte ela também sobreviveu a um episódio doloroso e judith sua criada judith e abra estão o que parece ser a tenda de holofernes depois de terem decapitado o homem e elas parecem reagir algum barulho agora segura a cabeça dele um cesto e a judith a espada artemísia pinta essa cena bem de perto em florença artemísia ficou grávida quatro vezes mas só uma criança sobreviveu
nesse período também o marido adquiriu dívidas e ela escreve para o cosmos segundo de médicos que ela vai fazer uma viagem para roma em uma tentativa de se recuperar de indisposições e de problemas com a família e que também ia passar um tempo com os seus conhecidos não se sabe se ela encontrou o mesmo o pai em roma nesta época ou se eles desencontraram mas ela vai a roma fica por 16 anos lá ela também viaja para veneza em roma ela tem um sucesso limitado não se sabe exatamente por que mas ela era uma mulher
trabalhando em um ambiente totalmente masculino em tão poucas chances dela conseguir comissões para igrejas por exemplo e tinham muitas igrejas sendo construídas naquela época por conta da contra-reforma e tal a gente falou isso no vídeo do barroco e talvez a outra questão é por que ela se estabeleceu como pintora de outros temas como nos femininos por exemplo a tmz tentou uma vênus dormindo ea vênus está literalmente dormindo nua com um lenço ao redor do corpo bastante passiva o nosso olhar o cupido tá ali também abanando a mãe com uma pena de pavão o azul do
tecido do sofá e indica que a pintura deve ter sido condicionada por alguém bem rico porque esse azul era caro e como a gente está acostumada com as heroínas tão fortes da artemísia e de repente uma vênus ali tão vulnerável e objeto de desejo masculino agora não tem nem como julgar porque ela estava nesse ambiente totalmente masculino de patronos homens que faziam esse tipo de pedido e ela precisava pagar os boletos né nessa época ela pinta outra judith decapitando holofernes em que a heroína é mais refinada em seu vestido e bracelete dourados e o arco
de sangue saindo do pescoço do fénix que brilha junto do tecido vermelho que cobre o seu corpo também desse período são o retrato de bom falou neiro lucrécia penitência de madalena e outra cena da judith com abra em 1629 30 ela se muda para a polícia estava sendo controlada pelos espanhóis e ela tem uma boa relação com o patrono os espanhóis artemisa se salvou da praga que assolou o norte da itália em 1630 e também da erupção do vesúvio em 1631 ea tinha uma habilidade de encontrar apoiadores e começou a trabalhar logo que chegou em
nápoles que naquela época era uma cidade bastante sofisticada o seu primeiro trabalho é uma anunciação onde os contrastes de luz e sombras são mais acentuados que no período romano ela tentou outro retrato de madalena dessa vez no final da vida da santa quando ela vivia isolada em uma gruta sozinha em um ambiente escuro ela apóia mão direita no peito e com a esquerda segura uma caveira madalena renunciou totalmente a vaidade ela pinta três telas para a catedral de pozzuoli onde ela indica do drama barroco por uma imagem reconfortante da bênção do santo ela colabora com
vários artistas em nápoles como máximos tangioni com quem ela pinta cinco cenas da vida de são joão batista do nascimento de são joão batista o naturalismo da artemísia influenciado pelo classicismo que emerge nápoles na época ela também trabalha com cavalinho em outra cena de suzana e os anciãos onde ela provavelmente pintou a suzana ela era muito sensível essa dinâmica de troca de influência e estilo entre artistas não trabalhou reclusa e teve um papel muito importante no desenvolvimento da arte napolitana é na fase de nápoles o seu auto-retrato como alegoria da pintura ela não encara o
espectador de frente em uma mão segura o pincel e na outra a paleta de tinta artemisa uma devota da pintura e fez isso com a coragem de alguém que está muito à frente do seu tempo à minha alma descanse em paz por ela finalmente ter sido reconhecida pela história da arte ela e tantas outras mulheres que a gente fala que nesse canal por isso se inscreve aproveita tem muita já a essas mulheres e um beijo pra vocês em falta mas