o Olá galera boa noite hoje estamos com um convidado muito especial o André Leonardo chevitarese O André é como vocês sabem né Não só o maior especialista que mais temos sobre o Jesus histórico os cristianismos no Brasil mas também tem a alegria de tê-lo aqui por enfim ele tecido a pessoa responsável por me orientar desde a graduação e hoje ele também é meu professor supervisor lá no programa de pós de arqueologia da do Museu Nacional da UFRJ então é uma alegria enorme Seu André aqui e pra gente tá podendo construir um bate-papo sobre um tema
sabe onde é que o pessoal sempre pergunta muito quem é o Jesus histórico esse Jesus existiu Então são as questões aí que a gente vai estar conversando antes agora mas antes de eu passar fala para o André eu queria lembrar vocês que esse é um canal de divulgação Científica e para canais como esse crescerem é fundamental que vocês se inscrevam no canal deixe o like Então quem ainda não está inscrito tem ainda não deixa um like façam isso isso ajuda muito no crescimento desse espaço aqui e quem quiser ajudar ainda mais pode se tornar membro
do canal atriz categorias é só você escolher a sua tá aparecendo aqui embaixo como caso do André que tá dando aí Boa noite xará aqui do André também e é um dos membros da Pontas apoiadores aqui do canal é o André Lessa e sistematizar ele é Historiador ele é mestre em história social e Doutor em antropologia Boa noite André Boa noite Juliana você sabe que é sempre um prazer tá conversando contigo sempre bom a gente está próximos e claro não é amizade só cresce só se amplia e tá aqui na tua página para conversar sobre
um tema que é o Jesus histórico é tudo de bom né estar entre pares é sempre bom e lembrando aí galera que o André também rapidamente tem um canal tanto aqui no YouTube quanto no Instagram que eu deixei na descrição e o André é autor de vários autores do vários livros vamos besteira aqui né que eu já deixei aqui ó dicas também na descrição o Jesus histórico uma brevíssima introdução Jesus no evangelho do discípulo que Jesus amava que é o livro falando sobre a sua tese André para professor titular é isso Jesus no cinema o
cristianismo que é um livro de 2011 e foi depois revista santiado fundamentalismo religioso Cristão e ressurreição entre outros aí que eu tenho mas foram Augusto eu selecionei aqui todos eles eu deixei na descrição onde vocês podem tá encontrando é André para dar um start aqui Inicial Eu queria te fazer uma pergunta né esse bem bem geral que eu costumo fazer para todos os convidados aqui né você de fato tá encerrando a atividade do mês que eu abro oficialmente como uma coluna aqui no canal para entrevistar pesquisadores pessoas que são da área que de fato tem
a sua trajetória né no campo do Judaísmo e cristianismo antigos Mas você é começa a sua trajetória em busca e na e a cozinha sua tese é no campo você é um dos fundadores da sbec né e mas quando você pouco depois defender-se a minha memória não tá errada você eu lembro que você me contando isso que você resolve seguir para o outro tema e se torna o Jesus histórico e se torna Pioneiro que motivou a fazer essa mudança que que te direcionou para esse tema do Jesus histórico de fato é eu sou o classicismo
classe se isto é aquela aquele especialista em estudos clássicos isso é e antiguidade grega e também Romana mas eu acabei me especializando tanto no mestrado doutorado e é pós-doutorado e antiguidade grega e tive a oportunidade quando ainda era um pesquisador assim muito ácido nessa área de ir na Grécia na algumas algumas vezes E numa dessas vezes é eu comecei a me interessar por um tema que estava ali meio esquecido na que eram os estudos sobre a história do cristianismo bom então quando eu saio do Instituto de Física e vou fazer história na hora que RJ
Esse é o meu interesse era trabalhar período moderno trabalhar com esse momento de violenta ruptura paradigmática na o rompimento do heliocentrismo não é o rompimento do gel centrismo EA instauração um Copérnico do heliocentrismo e como é que isso afetavam os estudos é no campo do cristianismo da história do cristianismo mas por uma questão admite momento isso no início Zinho dos anos 80 eu vou trabalhar com a antiguidade grega em grande parte por uma professora maravilhosa que eu tive o prazer de ter sido aluno Neide temer e dali na eu acabei me me agulhando de cá
as escutas sobre democracia antiga grega campesinato antigo grego e estudos sobre cerâmica artística teve excelentes Mestres aí Ciro Flamarion Santana Cardoso Neide te meu é hi girls seriam tão foram importantes pessoas e no final já de 1997 quando estava fazendo a defesa da tese de doutorado quer um estudo sobre campesinato é antigo grego eu já estava praticamente é envolvido com estudo de uma sinagoga na ilha de Delos na uma sinagoga que eu costumava passar lá todo final de tarde e início de noite ficava lá sentado na cadeira do e não é do lado aqui ficava
um nicho onde se guardava um algum livro não era o rolo da Torá mas algum texto sagrado deles lá e eu ficava ali sentado não é muito interessado nesse estudo dessa sinagoga que acabou no posteriormente servindo para o trabalho do Vítor Almeida na porque eu recolhi muito material que veio de lá então já em 97 eu faço a defesa é terminou de publicar alguns trabalhos no campo da antiguidade grega e já entrei de cabeça nos estudos sobre a cristianismo originário esse Palio cristianismo na E claro o Jesus histórico então foi um é isso que eu
acho que foi no momento certo sabe Juliano nada nada é por acaso então ali foi o momento certo eu tinha um conhecimento muito bom sobre cultura mediterrânica culturas greco-romanas conhecia bem E os autores clássicos tanto latinos quanto gregos então a transição para os estudos de Novo Testamento isso tudo acabou sendo muito fácil né e eu encontrei um terreno fértil por quê Porque muitos colegas que trabalhavam com esse cristianismo originário como academicamente a gente chama de Palio o cristianismo é eram bons especialistas em Novo Testamento mas deixavam muito a e é esse conhecimento mais amplo onde
se inserem os cristãos tipo o império romano então eu pude agregar muito vai trazer muitas contribuições nessa área e acabou que foi um uma trajetória também muito perto é isso bom e é André de lá para cá você tem formado muitas pessoas né Eu acho que eu só primeira orientadas é a minha memória também não falha foi a Mônica seu vá se né e enfim você tem aí hoje muitos formados que estão atuando não somem ensino superior mas também no ensino básico pesquisadores como Daniel justi Roberto Alexandre na e outros que não necessária também necessariamente
também foram os seus orientando-os mas que bebem do seu material bebe ainda sua pesquisa e também tem desenvolvido aí no campo como é que você avalia hoje assim o cenário atual da pesquisa do Jesus histórico e você há dois anos aí tem feito né um importante trabalho também de divulgação Científica nas redes sociais do qual eu me inspiro é eu e e também você enfim avalia esse campo mais 20 anos de pesquisa que é o tempo que você desenvolve o trabalho você ver quais são os desafios você vê essa área consolidada a choques Afinal de
contas já tinha gente aí também falando outras coisas que não são acadêmicos sobre essa figura de Jesus como você analisa esse cenário aí contemporâneo os desafios que nós pesquisadores temos aí pela frente Oi Juliana você melhor do que ninguém sabe como eu relutei para estar nas redes sociais não é eu sou um cara de academia Tainá toda hora me diz o quanto eu fico super feliz alegre até mesmo participando de o presidindo processos de seleção de Mestrado doutorado seja na psicologia seja na história não é de fato eu me sinto muito bem no mundo acadêmico
não é eu acho que ali É de fato o lugar que eu eu gosto muito de estar bom e foi muito difícil fazer essa transição academia redes sociais não e talvez o grande o grande senão grande mal-estar que ainda me causa é de estar nas redes sociais já daqui a pouco falo do que é de bom não é mas é o yin poder amento que as redes sociais dão a pessoas absolutamente Medíocre a pessoas que não teriam não é a menor condição de falar a dentro da academia salvo se submetessem a um processo que eles
não querem se submeter isso é não é estudar fazer pesquisa bom então um indivíduo lê um livro é um livro que a gente já sabe que é de baixíssima qualidade intelectual esse afora a partir desse livro que leu a falar coisas e a sugerir caminhos EA inventar hipótese que são absolutamente possíveis nas redes sociais e incrivelmente encontram aderente encontram pessoas que sustentam esse tipo de fala então academia por mais elitista que seja ela não permitiria de forma alguma Esse é um tipo de indivíduo tão empoderado assim quer dizer o empoderamento na academia vem por trabalhos
publicados pela sua capacidade de produzir não é textos livros se submeter ao controle dos pares e assim sucessivamente não orientar muitos trabalhos muitas teses Então o que há de de ruim e acho que dificilmente vou superar isso é encontrar muita gente mente Lucca nas redes sociais muita gente empoderada falando só sandice o segundo ponto que eu acho também um pouco difícil e com e complicado é são os novos cruzados mas isso e cruzadas os indivíduos que estão revestidos com a armadura de Jesus com a lança de Jesus com cavalo de Jesus não é e sem
nenhuma e sem nenhum chão sem agredindo não é as pessoas a mim tão particularmente é todos os dias algum Cavaleiro algum cruzado ué aparece na minha página para me agredir pelo simples fato de eu ter postado uma ideia então em vez se responder uma ideia com ideia não se responde uma ideia não é com cavalices com coisas com grosserias isso tudo esses cavaleiros da imensa maioria dos casos não é são homens de Deus é bem bem isso mesmo né São pessoas que vivem do altar que vivem no Altar pessoas absolutamente não é Os Terríveis que
estão ajudando dia após dia na a a jogar pá de cal no cristianismo ao menos aqui no Brasil então esses são os dois pontos que eu avaliam muito ruim nas redes sociais absolutamente ruim e que é difícil mesmo de conviver agora tem coisas boas as coisas boas são na milhares de pessoas super disposta sem querer crescer querer aprender querer trocar então o para cada um cavaleiro cruzado está me vendo como não é o muçulmano controlando Jerusalém ele precisa tomar essa Jerusalém é existem milhares de pessoas que todos os dias estão comigo super super super super
ali interessadas no crescer né E tem também aquelas coisas assim muito maneiras se descobrir tenho um jovem que eu conheci e não é bate um papo com ele e já deixamos mais ou menos alinhavar Oi tá dependendo mais de mim do que dele é uma live que é o Jonathas Martins na é um jovem Historiador que se dedicou muito mais tempo e se preparou a está nas redes sociais e faz um trabalho absolutamente bacana na muito legal muito muito honesto muito sério né então você tem coisas boas tem aquelas situações que eu já relatei de
muita gente diz preparada e tem os religiosos de plantão esses que vieram de cursinhos não é disseminar vizinhos teológicos de baixíssimo nível e que será foram donos do conhecimento é isso Oi o André deve aula Ana Luzia que você fez É bem isso mesmo né Eu Bem melhor escala tenho que ir também aturar esses caras né meia hora ou outra eu até outro dia Marquei a a seguir Alves Costa né porque perguntas chegando que Paulo é Apolônio né não sei da onde estão tirando isso eu esses anos todos nunca tinha ouvido falar nisso caiu Até
marquei a Primeira Vez pelo trabalho ela falou olha também foi igualmente prima Nunca tinha visto isso não é uma ideia acha ideia genial e coloca não precisa provar nada entendi nada e não precisa provar nada e não mas é André entrando agora Mais especificamente no tema né o personar personagem se que você tem se dedicado não só isso né você é um intelectual muito frutífero né você também abriu depois para a área do Rio de Janeiro mas enfim é eu queria remontar aqui para fazer a pergunta uma entrevista que eu gosto muito dessa entrevista e
ela até hoje ela ficou a nas redes sociais que quando você está vai no Jô no programa do Jô falando dessa da primeira versão desse livrinho aqui era aquela capa verde não sei se você se lembra foi quando assim que nasceu a editora aquele né E também é o ano que eu te conheço Ah e você tem uma fala que ele guardou né até hoje eu lembro muito dela e eu acho que ela é muito interessante para questão aqui você diz usou que nós temos sombras desse Jesus histórico Então essa é a documentação já já
permite então garantir com toda a certeza que não só Jesus existiu Mas algumas coisas também eram possíveis dizer sobre essa personagem em Minas Gerais né você daquela entrevista para cá você já vê algumas mudanças é possível falar mais do que Sombras o que que Minas Gerais a gente pode dizer quem é esse Jesus histórico né Então olha que coisa maneira é um trabalho é arqueológico que já adorava quase uma o e-mail é ele ele começou a aparecer ali no no início da década de 10 do Século 21 já começaram a aparecer os primeiros relatórios parciais
não é em alguns artigos e no final de 2022 1021 é é o autor que é o Dark na é o primeiro nome agora também fugindo eu tenho aqui ele pública é os trabalhos arqueológicos sobre Nazaré não Kendrick km de Renda ele pública é dois livros um em 2020 e outro em do Em ambos ali em outubro novembro de 2020 outubro novembro de 2021 o e pela primeira vez não nós temos um resultado muito sistemático de dados sobre Nazaré no século um na e nesses dados juntamente com uma outra arqueóloga israelense nós passamos a conhecer
casas do século um e principalmente o aparecimento numa quantidade bastante significativa depressiva é de um tipo de vasos em pedras calcárias que foram produzidos é também na Galiléia em que far Ananias né que fala aí é aldeia Aldeia de Ananias né que é farra Ananias ó e esses vasos que são encontrados em diferentes áreas rurais da Galileia é são consumidos é exclusivamente por grupos judaicos camponeses e judaicos é que são muito tradicionais em termos do Judaísmo isso é são judeus alinhados ao templo de Jerusalém São judeus que procuram seguir não é estritamente a as regras
alimentares da Pureza ritual então o quadro que aparece dos trabalhos arqueológicos publicados Por que andar aqui em 2020 2021 mostra o quadro mostra de forma inequívoca que Jesus na vende uma mísera aldeia mas cuja e não no judaísmo é muito tradicional e isso de alguma maneira é é algo novo né porque porque hoje nós temos muitos usos e abusos nos retratos de Jesus Ele vai vai desde um louro né de branco de olhos azuis até um negro não é de de óleo hoje é pretos e e como se fosse um africano por exemplo né então
esses embates um grande espectro produzem vários retratos de Jesus mas é sempre um Jesus sempre Liberal ou um Jesus não é muito relacionado depende aí de quem tá bom é o retrato nesse caso não nesse caso é a formação que ele teve a julgar pela materialidade não é da lá de Nazaré principalmente os vasos em pedras calcárias não deixam dúvida que era uma uma aldeia muito tradicional e aí vem as questões mas o que que acontece que no processo é de formação de vida de Jesus o que que acontece que ele se torna alguém é
uma liderança Campesina ele se torna uma importante referência e para um projeto de instauração do Reino de Deus não tão isso o autor propriamente não discutir que andar que ele é um arqueólogo mas isso me abriu uma série de questões estão sendo apontadas no livrinho que eu tô escrevendo juntamente com meu amigo Moaci iguais e quando soube que eu tava escrevendo a biografia de Jesus Ele falou Dedé Olha só é tô entrando aí nesse projeto porque eu já quero roteirizar para uma futura peça na e claro Moacir sempre ele é parceiro lá e E aí
a gente tá fazendo esse trabalho por isso vai ter um pequeno atraso mas vai ficar um texto muito legal E eu então tô discutindo ali em algumas personagens importantes que vão ajudar Jesus a ganhar um novo Contorno desenho desde ser um cara na apenas e tão somente preocupado com se não é se abre para se preocupar com outro tão figuras como Judas O Galileu tem um papel muito importante nas histórias que Jesus ouviu é a figura de Eliseu O Profeta um pouco também de Elias não é a contribuem na formação de Jesus e claro grande
mentor João cognominado o batismo é uma isso tudo tem nos dado uma oportunidade absurda de falar um pouco desse Jesus da história não Jesus da fama e não é maravilha André Então nesse sentido então a gente pode dizer que a cultura material então ela tenha colaborado para redesenhar esse Jesus é e eu acho que é interessante também que você chama muita atenção a essa esse olhar transdisciplinar né que é uma coisa que de um modo geral o pessoal fica muito restrito aos textos do novo chamado Novo Testamento nem sequer pensam por exemplo numa a literatura
Extra canônicas que também é faz parte desse dessa chamada literatura cristã mas pensando ainda a figura do próprio Jesus uma questão que também Chega bastante aqui no canal É sobre o letramento de Jesus né como se nesse processo é de Jesus a ver esse candidato messiânico ou já visto né como você vou pegar aquela sua metáfora né os cruzados já chegou que ele é o mês é o próprio deu então é como se Deus não puder ser né analfabeto ele tem que ter um pós-doc pelo menos um pós-doc em Harvard nem pode ser uma instituição
brasileira né tem que ser logo uma uma estrangeira com o espírito espírito vira-lata né É como é que vai ser né encara Essa questão aí do letramento eu sei que você já explorou essa questão no anexo do livro Christiane não realizam Jesus histórico mas fala um pouco aí para gente sobre essa questão do letramento e é eu acho que de imediato é quando a gente se refere aos cruzados na é isso é gente muito pequena de estudo de cabeça não só um indivíduos muito mal formados muito mal preparados que só sabem agredir mas ao um
time de teólogos assim de grande quilate aqui no Brasil gente obviamente que não pode ser comparada igual alada a esse cruzados aí não é gente nossa senhora muito ruim muita gente incompetente bom a questão do letramento é e letramento de Jesus é o seguinte é os treinos oferece uma dimensão muito interessante de análise é a sociologia são e sociólogos estudando sociedades camponesas no longo processo histórico que já tem observado desde os anos 40 50 do século 20 lá é que uma das características marcantes da sociedade de uma sociedade camponesa é a não necessidade de ler
e escrever na absolutamente né camponeses é são basicamente analfabetos e isso é no caso da Galileia tem sido mostrado nos mais diferentes relatórios Arqueológico das mais diferentes áreas não é rurais da Galileia você não encontra não encontra de forma alguma para o contexto do século 1 as inscrições Cafarnaum não tem Nazareno não tem inscrições é você não encontra um grafite um único grafite não tem você não encontra o único fragmento de qualquer coisa que pudesse suspeitar da papiro não tem você não encontra nada que cheire não a cultura helenística também não tem então culturas camponesas
sociedades camponesas elas não precisam de forma alguma é de de ler e escrever não é no seu na sua experiência cotidiana então é as taxas de analfabetismo são extremamente altas absurdamente altas e são as elites basicamente quem detém o conhecimento do ler e do escrever acontece Deus os nossos cruzados na gente muito pequena e só sabe agredir esse pessoal tem um cartãozinho no bolso então eles fazem assim ó puxa o cartãozinho do bolso né e dizer assim não é e é não isso não pode ser verdade porque o menino aos 13 anos de idade ele
faria iria fazer o bar mitzvah dele então ele precisaria ler atorar não é ele seria capaz de ler atorar então o cruzado pega hoje a realidade hoje não é e anacronicamente o nosso cruzado Joga lá no século 11 na e um cruzado ele não se preocupa em se perguntar quanto é que custa né a Torá quanto custa E qual é o valor de uma toro a e qual é a capacidade que as aldeias é da Galileia teriam para comprar uma Torá não é e onde elas foram colocariam ator am já que sinagogas também disseminados pelas
áreas rurais da Galileia no século um praticamente inexistem né então com os cruzados além de ser agressivos são extremamente anacrônicos eles estão acabando com o cristianismo no Brasil não é por ter porque são indivíduos e não estão minimamente preparados para fazer em qualquer pergunta então eles pegam lá Lucas onde Jesus abre o rolo do profeta Isaías e lê na nunca se perguntaram o que Jesus leu é porque se conhecessem não é os textos proféticos saberiam que o que Jesus leu lá na sinagoga de Nazaré Esse é um pouco ri Lucas faz uma montagem é de
passagens de Isaías e faz Jesus ler na Então esse é o primeiro. O Isaías que Jesus leu nunca chegou até nós nunca e nunca chegará por quê Porque é uma montagem de Lucas uma montagem segundo Nazaré foi escavada não tem sinagoga lá pô não tem absolutamente não tem sinagoga na o argumento poderia ser sinagogas é uma assembleia onde dois um dois ou mais o Deus estão reunidos não é então ali tá tá tá uma sinagoga tá uma assembleia não é mas daí terem em mãos na o rolo do profeta Isaías podia ser um profeta menor
mas o rolo do profeta Isaías ser a rede caro para se ter uma mísera mizera não é Aldeia de Nazareno de Nazaré quer dizer não faz o menor sentido nenhum sentido então é a gente muito muito fraca muito muito ruim de cuca e anacrônico porque pega as realidades contemporâneas e joga para lá na isso aí a gente já conhece bem porque quando é para sistematizar e meia dúzia de palavras o que é um campo religioso para além do cristianismo eles acabam das cristinas dele não é e diz é um bando é isso o Candomblé e
aquilo não é e o bar mitzvah obriga as Crianças judaicas A saberem ler aturar eu não sei onde eles leram isso Sinceramente não sei Ah mas eu não quero falar disso porque isso me chateia mas tem a Segunda passagem que é linda então além de Lucas Bom dia Lucas Quatro né 16 a 19 você não estou enganado aí 16 a 20 você tem a passagem de João da mulher adúltera pega em flagrante Adultério que Jesus se abaixa e com a mão lá no chão ele escreve no chão e e por mais que eu expliquei mil
vezes que essa passagem entre o século um e o século 10 nenhum nenhum grande teólogo nenhum grande Padre da igreja é é cristão oriental nunca teve contato com essa passagem nunca dos inúmeros comentários que foram feitos vai pela parte mais rica do cristianismo no na área do Mediterrâneo oriental e para além dele pensando por exemplo Síria lá Egito Turquia atuais é nenhum intelectual Cristão entre o século um e o século 10 tiveram contato com essa passagem joanina né Então essa passagem ela só vai aparecer em comentários a partir de Jerônimo Eusébio portanto século quatro em
diante e na parte ocidental o que mostra que ela é uma interpolação feita por um copista na parte ocidental do Mediterrâneo e mais do que isso ela aparece em primeiro lugar no Evangelho de Lucas é isso no século 5 só no século 5 que ela aparece Mas se a primeira o século quarto só você quer pelo quatro em diante que ela aparece em Lucas e no século 11 ela vai migrar para o evangelho de João onde ela permanece até hoje então a interpolação apesar de ser uma belíssima passagem ela é uma interpolação mas adianta dizer
isso para os cruzados não não adianta porque eles não estudam Eles não sabem nada então agora o público que a gente tem o nosso público esse sim merece todo todo o nosso respeito então a gente explica é para esse público não para o sabe-tudo esses caras não tem salvação não e para vir me André eu até tava lembrando aqui de um trabalho eu não lembro o nome dele agora me diz capa do sniffy não é um morte de medo não mas que ele também analisando a trajetória do bem ativa ele fala também que ou seja
um cara nada preocupado em falar de Jesus Mas estudar esse judaísmo ele fala que não há nenhuma evidência de possibilidade de escolas de um ambiente de educação formação e escolarização para ambientes rurais judaicos então O Judeu lá na área rural essencialmente ele eram o indivíduo analfabeto então a gente também de novo a necessidade de lembrar o contexto que esses camaradas aí passam longe agora o indivíduo analfabeto mas não quer dizer que o indivíduo o burro na há uma diferença gigantesca aí E no caso da figura de Jesus do pouco que nós somos capazes de acessar
não é ideias que possam estar não é relacionadas a ele é um cara genial né é tão genial que vinte séculos depois a gente tá falando dele deve então eu não se pode confundir ser analfabeto com ser burro porque porque nós temos muitos cruzados alfabetizados mais absolutamente despreparados para ler um texto neotestamentário na e é isso diferente Jesus que não sabia ler não é mas ao ouvir não é dava inúmeros sentidos absolutamente Geniais não é as leis judaicas quem é André a gente está chegando aí já passou né de mais de 40 minutos de Live
e esse é o momento que a gente costuma abrir para galera né as perguntas aí que a galera enfim ao longo aí das perguntas que eu fiz para você desse bate-papo aqui foram pensando antes de perguntar abrir as perguntas lembrar aí que galera não se esqueça de se inscrever no canal de deixar o like Esse é um canal de divulgação Científica é nós estamos trazendo aqui as segundas-feiras pessoas pesquisadores de trabalho O André é uma grande referência no Brasil eu até duas vezes um pouco mais é em Chico né e falo pô é um dos
maiores nomes aí da América diria que é o André e o grossa então é uma é o que tá aqui no canal para estimular o crescimento desse canal para ter mais pessoas falando sobre pesquisa e não cruzaram né meu aproveitando de novo da metáfora do André Então estimular em crescimento vocês também podem se tornar membro estão três categorias só acessar aqui embaixo e para ajudar também pessoal da produção aqui já projetou né quando em superchete chique tudo isso em são formas de ajudar na manutenção e no crescimento aqui do canal Mas vamos lá para a
primeira pergunta a primeira pergunta do canal Cristão comum examinando as escrituras no Brasil o que há de pior na política ainda de braços dados com o que há de pior na real na religião cristã que ele abreviou perdão cuja tônica é o Jesus teológico isso de alguma forma acaba atrasando o avanço do assunto nesse campo e aí eu diria o seguinte do ponto de vista histórico é religião e ela ela ela não se dá no ar ela não se dá no céu ela se dá na terra somos nós os humanos que é e criamos não
é as regiões ela não vem então do céu para Terra ela sai da Terra para o céu se é isso não existe em qualquer parte do planeta Terra uma religião dissociada da política não existe política religião elas se inserem na e sistemas culturais próprias de cada região de cada lugar de cada espaço tão tanto o que nós chamaríamos não é o campo mais conservador quanto o campo mais Progressista é eles lançam mão ou procurou estreitar diálogos na com um grupo de religiosos é indiscutivelmente e nem sempre as coisas são tão distantes assim por exemplo que
há de pior na política anda de braços dados com o que há de pior na religião Cristão na é também importante referências no campo da esquerda andaram de braços dados com que há de pior na na religião Entendi então é eu acho que é são conjunturas que explicam muitas dessas relações elas eu nós vejo como congelados então por exemplo nesse momento eu diria que o que há de pior na política anda de braços dados com o que há de pior na religião cristã é mas amanhã o vento político mudando e mudando aí o presidente eu
já perdi a fé quer dizer vão colar também no futuro Presidente seja ele quem for o que há de pior na política na religião não é então esse estão sempre bem não estão sempre bem nós aqui estamos sempre mal não é a cada presidente que vem a cada presidente que vai na E essas lideranças religiosas não estão sempre muito bem abarrotadas de dinheiro e o rebanho obviamente nunca para de crescer é perfeito a prefeito André tem o temos aí uma nova pergunta e É do Sérgio Islã e é professor chame tarelli Boa noite como o
senhor interpreta explica volta aí que mudou pergunta e como seu explica o mito da reflexão em que contexto foi inventado e porque essa não é uma pergunta muito muito simples de se responder mas o importante é lembrar o seguinte é entre os anos 30 primeira metade dos anos 30 com Jesus é ainda vivo Oi e a primeira metade dos anos 50 E quando aparecem os primeiros textos que falam de Jesus na que falam sobre Jesus É nós já temos uma uma clara evidência de que é é um Jesus que ressuscita não é uma um olhar
é para todos os cristãos ao contrário ele se faz presente nas cartas Paulinas mas de forma alguma o Jesus que ressuscita aparece por exemplo não é naquela parte de Thomé uma primeira versão de Tomé e é ali não fala nada sobre Jesus ter ressuscitado ao contrário Jesus é aquele que vive não é ele nunca morreu e no Evangelho o que é sequer é mencionado morte de Jesus sequer não é a que não menciona é Jesus é ser crucificado nem fala sobre isso então dos documentos mais antigos que nós possuímos não há uma ênfase que posso
te dizer é universal nos anos 50 que falasse olha Jesus ressuscitou e todos crerão nisso não isso é muito mais de um campo do cristianismo de um campo do movimento de Jesus Sem Jesus isso vem principalmente é de judeus helenizados de judeus que já estão dando essa informação isso é bem verdade não é é a partir da segunda metade dos anos 30 que é quando o nosso Paulo ele ele ele adere ao movimento então é uma mensagem antiga é mas é uma mensagem que se a gente parar para ler com cuidado o material Paulino nós
iremos encontrar muito mais o campo da visualidade o Jesus que foi visto do que um Jesus que alguém tocou na então nos anos 50 Você tá no campo da experiência do ver o Jesus ressuscitado por parte daquele Campo criado e a ressurreição de Jesus mas não é uma Ressureição carnal como vai aparecer mais adiante Aonde Jesus depois de atravessar uma parede pede para comer um peixe Tá certo então isso já é um outro estágio Então eu acho que o melhor caminho aí não é irmos para os Evangelhos é a gente vê coar para os anos
50 Então esse é um primeiro dado nos anos 50 três leituras totalmente distintas entre si onde duas delas sequer menciona que Jesus ressuscitou Então não é um ponto de partida vaso dizer que que nos anos 50 os cristãos criam que Jesus havia ressuscitado o segundo. É não esquecer que o material Neo testamentário e ele é uma invenção do século 4 e não antes do século quatro Então os textos que condensam e formam um novo testamento é resultado de nicéia de Constantinopla e não obviamente de um livro que Jesus jogou lá do céu na cabeça de
alguém no século um né então os textos que estão no novo testamento é óbvio que vão falar de um Jesus que morreu e ressuscitou no terceiro dia por quê Porque isso já é decisão conciliar lá no século 4 mas inegavelmente já existe assim uma fala de cristãos que mencionava que Jesus havia ressuscitado ainda nos anos 30 do século e ninguém interessante né André porque é só narrativa da refeição ela também forma um discurso de poder um discurso de autoridade né que serve aí para que muitos relutam hoje ainda hein por exemplo para admitir o apostolado
feminino mas é esse é um dos principais argumentos que vai sustentar nessas primeiras gerações justamente o apostolado não só feminino mas tantos outros né Como o próprio de Paulo que ninguém tem book daí a gente não é o Paulo era Apóstolo mas no caso quando os barra com as mulheres já se torna um problema muito Embora esteja escrito no texto na de mulheres que são chamadas de Apóstolos Então nesse ponto o cara pula linha né e a gente aqui em Interpol no texto a gente aqui de Turbo o texto Então quando você diz de apostolado
feminino não é o cruzado de você tá bem o texto lá mas você não está inventando você simplesmente está lento o que está escrito no texto Nada Além disso mas o cruzado acha que o papel da mulher pelo menos na igreja dele é mesmo no fim do culto limpar o salão para deixar pronta para o culto que vem a seguir é isso nunca mulheres no altar É uma loucura perfeito André tenho acho que o seu xará mandou o superfetch Foi isso mesmo o André Andrade Obrigado aí pelo Super Chef André ô André também é membro
do canal Tão brigado aí podemos dizer que Jesus é um personagem dinâmico ele coloca entre aspas que assume características e atitudes de acordo com a cosmovisão e crenças de quem escreve sobre ele nos Evangelhos e é eu em vez de dizer a palavra dinâmico eu diria que Jesus é uma figura polissêmica na então é como ele não escreveu nada e tudo que nós temos sobre Jesus foi escrito não é pajem por quem nunca viu Jesus na nunca viu Jesus Então o que nós temos é uma polissemia que pode ser percebida nas diferentes formas de se
falar de Jesus disse ler Jesus então o de uma maneira muito rápida para marcar essa polissemia O que é encontrar no próprio material neotestamentário dados do tipo em Paulo e se Jesus não ressucitou van seria ferro de qualquer um a dele não é EA dos que vieram depois dele van seria fé então Paulo tem uma dimensão de um Jesus muito porte fascal não é de um Jesus que ressuscitou é isso que vale be é um autor seguinte que que está lhe escrevendo não é uns 20 anos depois de Paulo o autor do Evangelho de Marcos
está trabalhando na mesma perspectiva importante é que Jesus ressuscitou mas olha é o Marcos é a partir do Versículo do Capítulo 16 Versículo 9 porque até o Versículo 8 não era importante ter ressuscitado não sabe porque ninguém viu Jesus ressuscitado as mulheres vão sepulcro e controlar uma umas figuras e elas fazem o pacto entre si dizendo a nos vamos falar nada para ninguém assim termina o evangelho de mar mas eu ainda tô sendo até bondoso né o Marcos do Capítulo 16 Versículo 9 até o Versículo 20 vá você vai ter a informação de um o
resultado na João Jesus que está vivo então reparem que já tem uma diferença né é a mulheres que viram já tem uma testemunha sair oculares não é já tem homens que estão ali naquela expectativa dos anos 80 vai aparecer um outro autor que a gente no meio de Mateus esse já está informando ressuscitou e a importante mas não é o elemento decisivo quem faz Jesus não é tanto a sua ressurreição é o ato não é da Encarnação né de um Deus que se faz homem o e por fim passando por Lucas para não perder tanto
tempo o autor do evangelho que nós chamamos de João que divisórias e ressucitou se não ressuscitou isso não é desse Vivo se nasceu em Belém Nazaré no Rio de Janeiro não é decisivo o importante é que ele preze Esse é o ponto Então vão vendo no mesmo corpo Neo testamentário visões muito diferentes não é sobre qual é a verdadeira natureza de Jesus o que faz ser quem ele é na Então isso é polissemia né dimensões é de autores nos seus tempos e nos seus espaços específicos vai dando sentido e significado ao Jesus de acordo com
as suas próprias experiências suas próprias crê E aí é a vida é teve alguém que também mandou um chique é para agradecer coloca projeto aí por favor a brincadeira isso foi o marco Rodrigues Obrigada Marcos próxima pergunta e do Eduardo os milagres a escuras que o Jesus histórico realizou é uma crítica social política e religiosa utilizar essas passagens podemos fazer uma crítica no tempo presente bom então Eduardo é milagre curas e exorcismos é são são ações que estão contidas nas narrativas evangélicas e que são atribuídas a Jesus e quem te fato gozaram de uma importante
actividade missionária é na própria expansão do movimento de Jesus e Jesus mas isso nada tem a ver com Jesus histórico e o Jesus histórico a busca pelo Jesus histórico é nós não estamos muito nem um pouco interessado nos milagre nas curas na isso não não entra nas nossas narrativas não entra nas nossas preocupações não é muito embora do ponto de vista teológico é isso tenha desempenhado um papel absurdamente é importante no processo de disseminação do movimento de Jesus afinar os deuses operam Milagres os deuses operam curas não é seria uma loucura achar que que o
deu Jesus não operasse milagre não operasse puras quando você olha O que é os dez votos nos santuários de asclépio que é o Deus da cura por Excelência no mundo é dos Pony teístas é gregos e latinos é o 6 fotos são e inscrições São exatamente muito do que a gente vê no nas ações Jesus dicas e as crédito também é opera Milagres opera curas isso é inclusive objeto de discussão é no material joanino não é se não estou enganado o João João quatro vai agora me fugiu que é Betesda né Que nada mais era
um grande debate does André Capítulo 4 é o grande confronto e entre Jesus e asclépio não e o redator ali tá no século 21 escrevendo isso aí então isso eu sei que é decisivo que é importante mas os limites da disciplina história é não não nos permite entrar por esse viés de alguém que era cego de nascença e que foi curado por Jesus entende isso é a passou a enxergar por mais que eu reconheço a importância desse tipo de ação num processo de disseminação do movimento de Jesus Sem Jesus eu te diria que os pesquisadores
na área do Jesus histórico não entram nessa área não não vinculam o Jesus de Nazaré como sendo um milagreiro na melhor das hipóteses O Exorcista II só mais uma pergunta o do Douglas Carneiro o Douglas tá perguntando o seguinte depois de 300 anos de pesquisa sobre Jesus histórico é possível e além das Sombras de Jesus de Nazaré bom as pesquisas têm avançado na indiscutivelmente nesses 300 anos as pesquisas têm não apenas avançado mas se consolidado o que é o mais importante e eu digo que aqui no Brasil é ao menos nos nos vinte e poucos
anos eu me lembro ainda no início de falar do Jesus histórico e alguns teólogos sérios que eu conheci na estrada não é é entenderem o que estava sendo discutido mas em é conto sem em eventos e esses encontros e eventos pela área histórica pela área é teológica sempre existiam um certo mal-estar né mal-estar Por parte dos meus pares historiadores achando que o tema Jesus não é da história isso ainda teologia e os teólogos achando que o Jesus histórico não pode ser separado do Jesus da fé que eles seriam uma única unidade uma única coisa então
eu eu posso dizer Douglas com muita segurança de vinte e tantos anos depois é o que nós temos já é uma certa compreensão e por parte de um número maior de historiadores e de um número maior de teólogos né que entendem o objeto Jesus histórico então sim 20 anos já teve esse avanço que tirar quando a gente considera 300 anos de Pesquisas não reimarus está deixando os seus originais e o primeiro dele está sendo publicado dos seus manuscritos em 1778 1778 então há de convir que de lá para cá 300 e poucos anos é isso
é conta é essa 340 anos 350 anos nós temos avançado muito E isso tem tirado sim o Jesus de Nazaré das sombras na aqui no Brasil como vocês podem ver em alguns contextos os cruzados ainda nos mantém o tento nos manter numa idade média muito sombria mas como eu sou muito ligado o pessoal do programa de estudos de mídia vai então eu sei que aquela Idade Média tem muita luz não é então eu tô naquela outra idade média de muita luz e não das trevas que esses cruzados querem nos impor Essa é a gente já
vai aí para uma hora e dez de Live e como a gente está em feriado para não ficar estendendo muito eu queria primeiramente André te agradecer desejo novo que eu fiquei muito feliz você tá aqui no canal É você sempre foi essa pessoa que enfim me apoiou muito sempre acreditou em mim e eu só tenho agradecer essa confiança há mais de 10 horas que você tem depositado em tudo que eu faço você sempre tá aí né apoiando não vai vai embora né você sempre o conversa eu vou embora então eu só tenho que te agradecer
dizer a galera aí que também acompanhou muito obrigada porque eu não tinha esteja acompanhado lembrar que quem caso alguém ainda não se que o André eu deixei os canais dele tanto do Instagram quanto do YouTube aqui na descrição ir E aí os locais que vocês podem encontrar os livros do André né Então galera aqui não quer dar ouvidos aos cruzados já que foi a metáfora da Live né acessem a esses links adquiriram esses livros que vocês estarão bebendo não de um cruzado de um pseudocientista né estamos falando de um cientista sério Historiador alguém que tem
um olhar transdisciplinar que trabalha com o tema aí é o pioneiro é o cara no assunto então não veio né povo não tem referência né Tem tem uma referência assim então é o André Leonardo chevitarese a nossa é grande referência nacional e também para pararem de sua citar autores estrangeiros né que parece que aqui no Brasil é só tem mato ninguém escreve nada ninguém pensa né então tem esses problemas aí que a gente precisa Superar minha expectativa é um trabalho que você tem feito agora nas redes sociais André e outros que também estão entrando né
inspirados em você com outros colegas que também estão trabalhando em outras áreas que a gente possa também tem uma maior valorização da ciência brasileira que eu acho que tá faltando um pouco isso enfim falei demais só queria agradecer e agora eu passo aí né a bola para você Juliana você tem feito um trabalho muito bacana nas redes sociais você tem feito um trabalho de divulgação Científica que é de fato Pioneiro também e acho que a respeitabilidade que você vem ganhando dia após dia nas redes sociais porque do Conde Vista acadêmico você já tem a sua
respeitabilidade consolidada mas nas redes sociais dia a Bom dia não você vem realizando um trabalho absolutamente Fantástico na como eu você vem do mundo acadêmico você trabalha de maneira muito séria você trabalho de maneira muito responsável e por causa disso tanto você quanto eu compro um Daniel quanto outras pessoas que fazem um trabalho sério encontro muitas pedras pelo caminho era muito mais fácil a gente está falando não é besteira e crescendo de vento em poupa do que falar coisas sérias E por falar coisas sérias muitas vezes é ter dificuldade de compreensão de entendimento mas eu
não tenho dúvida lá que pra galera que se interessa a todos séries sobre o Palio o cristianismo o cristianismo originário sobre Paulo sobre o autor de Atos sobre mulheres sobre Jesus mas uma das melhores páginas para Se estar é a sua seja no Instagram seja no YouTube eu vi que você tá no Tik Tok no telegram você tá aí em todos os lugares Então é isso mesmo lá é para mostrar que existe pesquisa séria no país na área que existe gente séria trabalhando e você é uma dessas pessoas extremamente sérias e que vale a pena
muito a gente apoiar um beijo no teu coração Juliane muito obrigado pelo convite por estar aí com teu público e Valeu André ir o último recado obrigado aí com esse ar galera Lembrando que as inscrições ainda estão abertas abertas para graduação é a de de ciências da religião essa é a primeira graduação né totalmente online tá constituída por pesquisadores do laboratório de história das experiências religiosas que o André é o fundador é eu hoje tô como uma das coordenadoras dando continuidade ao projeto esse projeto é muito bacana sempre perguntam né André povo queria fazer uma
graduação Então lembrem-se as inscrições estão abertas o tem polos espalhados pela pelo país todo não é um curso está sendo feito pelo une senhor é-lhe tão tá aí o contato e vocês podem estar se inscrevendo tá não mais e quer falar alguma coisa André não dizer que em vez de gastar gastar dinheiro em cursinhos de teologia de muito baixa qualidade poder fazer um curso na de ciências da religião ou gente competente é o melhor do mundo já e olha quer saber é até mais barato do que esses coquinhos não é que de porta de cadeia
que andou por aí de teologia é isso Fala galera uma boa noite aí para todos é todos e até a próxima sair