e nesta segunda sessão em vez de lidar com o porque Jesus contou parábolas e um conjunto bastante complexo de estruturas teológicas dentro do cano ali eu vou me concentrar em apenas uma parábola e ela é encontrada em Mateus 25 14-30 geralmente é chamado da Parábola dos Talentos e eu preciso avisar aos poucos de vocês que podem ter estado aqui ontem pelos três sermões que eu peguei aqui ontem eu preciso avisá-los que eu vou sobrepor por cerca de 10 minutos com algumas as coisas que eu disse ontem também mas para que você se não estava aqui
ontem vocês nunca saberão não é e eu vou ler a versão NV II tem duas outras representações surpreendentes que podem levantar levantar a sobrancelha de vocês a princípio mas eu comentarei sobre isso aqui Quando chegarmos ao texto com mais detalhes Oi de novo 2514 e também só não sobre o reino dos céus e também será como um homem que eu sair da de viagem chamou os seus servos e confiou eles os seus bens e a um deu cinco talentos a outro dois EA outro um a cada um de acordo com a sua capacidade em seguida
a partir de viagem o que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente aplicou-se ganhou mais cinco E também o que tinha dois talentos ganhou mais dois mas o que tinha recebido um talento saiu cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles o que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse o senhor me confiou cinco talentos veja eu ganhei mais cinco e o senhor respondeu muito bem servo bom e fiel você foi fiel no pouco e eu
o porei sobre o muito Venha e participe da Alegria do seu senhor veio também o que tinha recebido dois talentos e disse o senhor me confiou dois talentos veja eu ganhei mais dois o senhor respondeu muito bem servo bom e fiel você foi fiel no pouco eu o porei sobre o muito Venha participe da Alegria do Senhor e por fim veio que tinha recebido um talento e disse eu sabia que o senhor é um homem Severo o que colhe onde não plantou e junta onde não semeou por isso eu tive medo sair e escondi o
seu talento no chão veja aqui está o que lhe pertence o senhor respondeu servo mau e negligente você sabia que eu colho onde eu plantei junto onde não semeei então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros para que quando eu voltasse o recebesse de volta com juros tirei o talento dele e entregue no ao que tem dez pois a quem tem mais será dado E terá em grande quantidade mas aqui não tem até o que tem lhe será tirado e o lancem fora o servo inútil nas trevas onde haverá choro e ranger de
dentes e essa é a palavra do senhor vamos orar e portanto conceda no senhor nós te imploramos que as palavras da minha boca EA meditação de todos os corações podem possam ser aceitáveis aos seus olhos o senhor a nossa força e o nosso Redentor pelo amor de Jesus amém e eu me pergunto quantos tipos diferentes de espera existem no mundo e o meu filho nasceu grande e com fome e ele ainda está grande e com fome e quando ele tinha três ou quatro anos sempre que chegávamos perto da hora da refeição ele era pequena sombra
da mamãe seguindo ela absolutamente onde que aquela fosse especialmente se fosse em qualquer lugar perto da cozinha mas como minha esposa pertencia à antiga escola que não dava muito pouco lanche antes de uma refeição com medo de prejudicar o apetite de uma criança embora eu não tenho certeza se você poder estragar o apetite dele ela não for e Cia Lanches antes de uma refeição então o Nícolas continua com fome EA seguiu oi e ela dizer coisas como Nicolas são apenas 10 minutos só apenas dez minutos Mas tente transmitir a noção de gratificação a diada a
uma criança de 3 e 4 anos eles não têm ideia do que significa 10 minutos significa apenas estou com fome e o que eles querem é algo agora e enquanto isso mesmo tempo e poderia muito bem estar no meu escritório observando no meu relógio que o almoço estava faltando apenas 10 minutos e eu estava desesperado para terminar de escrever no parágrafo com qual estava finalizando por algum tempo eu finalmente tinha todas as peças na minha cabeça sabia que o que eu ia dizer esperando por toda minha vida que era minha foi passar A Favorita minha
esposa me chama para Hora do Almoço tão cedo porque se eu tivesse começar de novo sem ter terminado parágrafo então demoraria muito mais para pegar todas as peças de novo e colocar fazer uma três decente os mesmos 10 minutos e para mim esses minutos para pensar vão passando rapidamente para o faminto Nicolas é estavam de se arrastando indefinidamente o tipos de espera bastante diferentes e a espera do sol se por enquanto você se senta com a sua amada de frente para o Oeste observando a beleza esperando que isso nunca acabe e a espera pelo fim
da náusea de uma rodada de quimioterapia tô esperando que um ente querido morra tô esperando que o pior da dor passasse após isso tô esperando pelos resultados do exame tanto tipo diferente de esferas com associações estão diferentes conectados com elas bom então a pergunta que é feita em Mateus 24 e 25 É esta como você espera para Jesus E aí Mateus 24:35 Jesus usar muitas instruções a respeito do seu retorno e agora esses versos como todos sabem são muito condensados como você usa é questionado as principais linhas de pensamento podem ser facilmente definidos Mas eles
são Versículos difíceis no entanto todos nós reconhecemos que eles tem a ver com a volta de Jesus e o fim dos tempos Mas a partir do 36 você não está mais lidando diretamente com conteúdo do retorno dele mas com as instruções sobre como esperar por esse retorno então a da metade do Capítulo 24 todo o caminho até o capítulo 25 ao final do capítulo 25 foram dadas instruções a respeito de como esperar por Jesus então meio Capítulo dado ao retorno de Cristo e um capítulo e meio dado a como esperar pelo retorno de Cristo uma
vez que você entende que Cristo está voltando bom e muito desse material está na forma parabólica seja parabólica o parábola simples de comparação ou parábolas narrativas e vale a pena seguir o impulso diz brevemente antes de virmos para o nosso em cada caso a próxima parábola avança um pouco argumento ela pega algo do que a parábola Rosa parábolas anteriores descerão e nos mostra outra nuance outro elemento do que significa esperar por Jesus Então é assim que você espera por Jesus número um espere no Senhor Jesus como quem não deseja ser surpreendido pelo retorno do seu
mestre Mateus Capítulo 24 Versículo 36 a 44 e quanto ao dia e a hora ninguém sabe nem os anjos dos céus nem o filho senão somente o pai como foi nos dias de Noé assim também será a vinda do filho do homem depois os dias anteriores ao dilúvio o povo vivia comendo e bebendo casando-se e dando-se em casamento até o dia em que Noé entrou na arca e eles nada perceberam até que veio o dilúvio e os levou a todos assim acontecerá na vinda do filho do homem agora Observe que a comparação entre os dias
de Noé e os nossos não é um grau de maldade a comparação é normal e não é que Jesus esteja negando os graus de maldade nos dias de Noé simplesmente não é o seu ponto aqui a questão é que nos dias de Noé apesar do fato de que ninguém estava construindo a arca Noé estava construindo a arca ninguém estava Crendo que ele estava sendo sabe eu sensato ele era apenas um excêntrico o idiota embora ele seja chamado de pregador da Justiça em Hebreus no final do dia ele estava completamente descrente então a vida continuou com
casamentos chás de bebês e piqueniques e férias de verão e funerais a vida continuou E é assim que Jesus diz que será Antes de ele voltar a ver a um certo grau de normalidade Sem dúvida haverá guerras e rumores de guerras mas essas coisas aconteça tempo todo todo casa mas também haverá coisas mais como se ter um se graduar o ter um filho casamento a festa de aniversário celebrações familiares e por quanto é e nós devemos estar prontos para a volta do Senhor porque não não vai ser um tipo de sinal que vai colocar um
ponto de interrogação sobre a normalidade anormalidade ainda prevalecerá bom então para que nós não percamos o ponto dois homens estarão no campo um será levado eo outro será deixado na natureza da agricultura do primeiro século é provável que tenha sido pai e filho dois irmãos e um elevado seja levado raptado removido arrebatado em julgamento realmente eu fazer uma diferença o ponto aqui é que a divisão entre eles é absoluta em todo o caminho até o nível familiar um está pronto o outro não é mas não é só para os homens duas mulheres estão morrendo no
moinho uma será levada EA outra deixada natureza do Caça provavelmente duas irmãs ou mãe e filha e em vez de um daqueles Moinhos grandes puxados por um animal em vez está aqui um Moinho de mão com uma pedra na base outra pedra no topo para no meio você coloca a semente e tem um pedaço de pau saindo do lado e as duas mulheres são agachados do outro lado esse Moinho uma puxa o pau e 180 graus e a outra ponte torno dos outros 180 graus e o primeiro aí a primeira puxa cerca de 180 graus
você continua despeja sementes e a farinha fubá continuar saindo e uma tomada EA outra não Ah e assim que será repetindo rápido e Irreversível Oi e a questão é portanto esteja pronto portanto Versículo 42 portanto Fique atento Porque você não sabe o dia da vinda do Senhor espera pelo Senhor Jesus como o administrador como aqueles que não querem ser surpreendidos pelo retorno do mestre e ainda a outra analogia que é delineada para que possamos fazer o mesmo Ponto entenda isso se o dono da casa soubesse a que horas da noite O Ladrão eu estava vindo
ele teria ficado vigiando e não teria deixado a sua casa ser invadida Então você também deve estar pronto porque o filho do homem vira na hora que você não está esperando e agora Jesus não está comparando a ética do ladrão com a ética do filho do homem em uma logia existe apenas alguns pontos que são paralelos e isso acaba sendo um ponto importante preparatório para a nossa própria parábola Observe bem isso não está recomendando o roubo pressupondo que o roubo é uma coisa boa mas uma das coisas que acontecem um em um roubo aqui acontece
quando você está despreparado para isso só fui assaltado uma vez eu não estava preparado se eu estivesse preparado garanto que seria uma maneira bem diferente e essa é a própria natureza de ser surpreendido por um roubo então rapidez de ser assaltado quando você está despreparado é comparada ao retorno rápido de Jesus é inesperado portanto você precisa estar preparado o tempo todo bom Então essa é a primeira maneira de esperar espere no Senhor Jesus como quem não quer ser surpreendido com o retorno do seu mestre em segundo lugar Versículos 45 a 50 e um esperar pelo
Senhor Jesus como mordomos administradores devem prestar contas do seu serviço fiéis ou não esperar pelo Senhor Jesus como mordomos administradores que deve prestar contas do seu serviço fiéis ou não Vê se 45 quem é pois o servo fiel é insensato aqui se o senhor e carrega nos sua casa para lhe dar alimento no tempo devido feliz o servo a quem se o senhor encontrar fazendo assim quando voltar a garanto que ele encarregará de todos os seus bens agora isso é antecipar algo do que acontece na Parábola dos Talentos também aqueles que são fiéis aqui são
encarregados de mais depois você descobre que muitos essas palavras estão interligados elas antecipam pra frente eu começo olhar para trás garanto-lhe que ele encarregará de todos os seus bens mas Suponho que esse servo seja mal e diga a si mesmo meu senhor se E então começa a bater em seus conservos EA comer EA beber com os beberrões o senhor daquele ser virada um dia que ele não espera isso está voltando ao anterior você entende cada parábola pega lições anteriores expandir um pouco mais e virar em uma hora que não sabe e ele o punirá severamente
Ele dará lugar com os hipócritas onde haverá choro e ranger de dentes em outras palavras espera pelo Senhor Jesus como mordomos que devem prestar contas do seu serviço fiéis ou não sem dúvida isso sugere que haverá muitos ministros do Evangelho assim chamados pessoas que são amplamente aceitas como administradores mordomos responsáveis por outras pessoas no entanto foram exploradores manipuladores infiéis bom e que são rejeitados último dia e eles manejar o mal a verdade Jesus pode falar de alguns que construíram edificaram mal o apóstolo Paulo pode falar de alguns se construir um mau em primeira corrente os
três como aqueles que são salvos como pelo fogo mas tudo que eles constroem como madeira feno palha queimada no último dia nada pode aproveitar algumas pessoas com sua igreja dessa forma eles não são com versões reais não existe uma verdadeira unção espiritual tudo é construído Com base no Poder da personalidade e no canto corporativo decente e uma organização suave é mas onde o evangelho realmente se firma você está construindo algo que vai para a eternidade mas é possível construir com materiais realmente de má qualidade ou é possível se tornar manipulador Cruel explorador e Deus responsabilizar
as pessoas por esse tipo de coisa aqueles que parecem mordomos porque está no comando podem terminar o último dia para serem lançados nas trevas exteriores somos informados onde há choro e pranto e ranger de dentes em outras palavras nós estamos apenas esperando Estamos esperando mesmo quando reconhecemos que nós teremos que prestar conta do nosso serviço é assim que nós devemos esperar espera pelo Senhor Jesus como mordomos que devem prestar contas do seu serviço fiel ou não número 3 espere pelo Senhor Jesus como aqueles que conhecem a vida do mestre que pode dela é demorar Espera
pelo Senhor Jesus como aquele que conhece a vida do mestre que pode demorar 25 1 a 13 é claro que esta é a Parábola das Dez Virgens E aí Oi e para entender essa parábola é essencial saber algo das práticas de casamento do primeiro século e não era incomum na vida das Aldeias do primeiro século ter uma cerimônia para eliminar no lugar na casa da noiva que ia ser na casa do irmão mais velho a casa do pai dela ou algo sim isso seria para os familiares parentes próximos Talvez os amigos mais próximos não ia
ser para os seminários seminaristas você pode ver que foi corrompido pelo meu passado cerimônia não seria a cerimônia oficial Mas seria o tipo algo para eliminar então uma vez que essa para eliminar terminar se haveria uma procissão pelas ruas e aqueles que realmente foram convidados para cerimônias propriamente dita participariam do profissional nas ruas eventualmente chegaria à casa do noivo no lugar do noivo era onde cerimônia propriamente dita começava E se o noivo fosse muito pobre não Durava mais do que um dia e seria fora da casa o dentro da casa esse tipo de coisa se
por outro lado do noivo fosse chique ryco tivesse um pouco dinheiro então ele poderia viver em um condomínio fechado e a sua casa poderia ter um composto murado em torno dela com o portão e cinema neste caso poderia durar uma semana inteira e era responsabilidade não dos Pais da Noiva pagar para as coisas que gastar com maioria dos casamentos hoje em dia mas era a responsabilidade em vez disso do noivo razão pela qual a maioria dos homens não se casou até ficar um pouco mais velhos eles tiveram perguntar dinheiro suficiente para realmente conseguir isso então
tudo isso foi feito na casa do noivo mas porque ninguém usava relógio de pulso ninguém estava travando um relógio atômico para se certificar de que eles estavam no último Myles milésimos de segundo Portanto o tempo era mais parecido com o que às vezes é referido no continente africano como o tempo africano tem alguns amigos que não gosta dessa expressão mas se você já viveu lá por tempo suficiente você entende o que significa então você pode a sessão pela rua começasse sete horas da noite oito da noite após uma boa refeição qualquer coisa mas na verdade
poderia acontecer muito mais tarde e ninguém iria ficar surpreso então Aqueles que deveria se juntar a posição eles estavam esperando ao longo do percurso esses foi escurecer o sol estava se pondo então eles estavam ali com as costas deles a soja são alimentadas por pequenos sacos de óleo então eles carregavam um pouco de óleo Extra em outras pequenas bolsas à prova de óleo aí eles usavam o pequenos frascos para encher a tocha para que a tocha pudesse continuar acesa é quase um crachá de entrada você entende eles pertencem a procissão eles estão esperando eles não
estão invadindo a festa está esperando como convidados e eventualmente a procissão chega e já é meia-noite muito mais tarde do que Todos pensavam enquanto isso essas virgens que obviamente foram convidadas para a festa de casamento elas adormeceram dormiram e não há nada de mal nisso não é nenhuma sugestão no texto de que isso havia sido perverso da parte delas O que mais você espera disso essa coisa dura muito tempo vamos às vezes boas e às vezes mais dormiam isso não faço parte do simbolismo Além disso há aqueles que tentam fazer com que o óleo seja
um símbolo da Graça ou o dom do Espírito Santo boas obras suficientes ou semelhantes de novo esse não é o ponto aqui não há nenhuma sugestão do texto para apoiar tal simbolismo em vez disso todo o ponto diretor no de um detalhe e as sábias tem o óleo reserva e antecipa à possibilidade de um atraso as insensato não tem óleo reserva EA longa demora pega elas desprevenidos Ah então você sabe o que acontece as insensato tem que correr até a cidade para pegar mais óleo todas as lojas estão fechadas à meia-noite pelo amor de Deus
então elas Bateram na porta de algum pobre lojista acordando ele tirando ele da cama e finalmente Batendo Nas Portas o suficiente para que alguém CD se abrisse a loja e derramar um pouco de óleo elas voltaram então apresentando na fila de novo e descobre agora que todo o grupo já foi para o complexo murado os portões são fechados e elas ficaram de Fora E qual é o ponto não espere pelo Senhor Jesus pois quem sabe que ele vai vir ele pode demorar e em outras palavras se você estivesse morto certo e corretamente motos certo de
que Cristo está voltando e seis meses você diria de forma muito diferente do que se você estiver certo que ele não voltaria por mais de duzentos anos o mesmo se você for um cristão devoto e fiel você diria de maneira diferente se ele voltar em seis meses objetivo é conseguir o máximo de pessoas convertidas quanto possível e esse pessoas vivendo finalmente quanto ao Senhor antes dele voltar o juiz dos vivos e dos mortos e se por outro lado ele não vai voltar por pelo menos 200 anos então você vai começar a pensar institucionalmente como você
passa isso para a próxima geração tô pensando de algumas faculdades os seminários bíblicos para ajudar a treinar as pessoas para a próxima geração de ministério você começa a pensar institucionalmente você entende então Há muitas evidências no Novo Testamento que alertam vocês que a vinda de Cristo pode demorar muito mil anos para o senhor pode ser como um dia os seus olhos Pedro nos lembra disso em sua primeira epístola ah e também aqui espero pelo Senhor Jesus pois aquele que conhece a vinda do mestre sabe que pode demorar não sabemos quando ele veio mas não sabemos
quando ele não vem Então temos que estar prontos Mas pode demorar muito E então chegamos a nossa parábola e depois da nossa parábola A mais uma que eu não vou tocar nela agora eu toquei nisso em uma das sessões de ontem então se vocês quiserem saber mais sobre a Parábola das ovelhas e dos bodes então vocês podem olhar para essa série assim que ela tiver no ar para Nosso propósito no entanto chegamos ao que costuma ser chamado da Parábola dos Talentos Versículos 14 a 30 deixa eu dizer a você escolher o ponto Então vamos descompactá-lo
com alguns detalhes não espere pelo Senhor Jesus como escravos comissionados para crescer e as atividades do seu mestre espere pelo Senhor Jesus como escravos comissionados para crescer as atividades do seu mestre e agora existem vários detalhes nesta nesta parábola aqui nós precisamos entender para ter sentido dessa parábola é o primeiro diz respeito a palavra talento E isso tem sido tradicionalmente chamado da Parábola dos Talentos porque a palavra grega usada é talentone e parecia a maneira mais fácil para interpretar isso como talento mas qualquer um que tenha verificado sabe que um talento em grego é uma
unidade de peso especialmente o peso de medir o dinheiro algumas versões anteriores tem na nota de rodapé valia mais de 1000 dólares Com todo o respeito e se chama subestimação é um Denário valia cerca de um dia de pagamento para um trabalhador um talento equivalia 6 mil denários o ou seja cerca de 20 anos de Salários para um trabalhador agora o que parece Depende de onde você está no país mas digamos de $800000 a 1 milhão de dólares algo dessa ordem muito dinheiro e isso se for prata se for um talento de ouro vale muito
mais do que isso milhões e milhões e milhões cada Saco de Ouro vale essa quantia é por isso que a versão da n v i 2011 realmente há mais de Parábola das bolsas de ouro e então assim você precisa entender isso não aconteça ou seja é uma história a respeito de Como investir dinheiro e agir com responsabilidade em relação a ele agora sua aplicação na vida cobre mais do que dinheiro mas a própria história é de um talento não talento essa é a primeira coisa que precisa ser entendida e o segundo detalhe que precisa ser
entendido é que esse seu escravos não servos agora o motivo pelo qual precisamos entender isso ficará Óbvio em alguns minutos mas você não pode entender esta parábola Se você pensa que essas pessoas a quem o dinheiro foi atribuído são trabalhadores sindicalizados ou empregados pessoais eles são escravos ou então história não faz sentido mas isso não justifica a escravidão mas do que a parábola anterior sobre ladrões justifica o roubo a uma pelo em outras palavras há uma certa convenção social daquela época a fim de fazer uma analogia veremos o que é isso no devido tempo Mas
por intermédio de separar para você deve pensar em escravos ou no devido tempo você será pq não será capaz de entender isso então agora vamos seguir a linha um pouco adiante e aqui e também será como um homem que ia sair de viagem chamou Seu servo e confio eles os seus bens é aonde eu cinco talentos a outro dois EA outro um a cada um de acordo com a sua capacidade eu das palavras do próprio mestre faz uma avaliação do potencial de cada escravo ó e aqui Vale lembrar que a escravidão no primeiro século como
instituição era muito mais complexa do que a escravidão Neste País Neste País todos os homens e mulheres negros inicialmente e apenas homens negros e mulheres mulheres inicialmente eram escravos não havia escravos brancos bom e todos eles se tornaram escravos inicialmente por serem capturados na costa oeste da África seja por brancos ou por outras tribos negras que os capturaram e vendendo eles para os blocos depois transportados através do Atlântico então a escravidão em outras palavras estava inevitavelmente ligada a ser negro foi etnocêntrico estava ligado a uma raça e particular e tudo por intermédio da captura de
seres humanos que eram transportados inicialmente mas o mundo Romano não era assim no mundo Romano havia escravos negros da África e havia homens negros da África livres e havia nobres negros da África havia também escravos italianos homens italianos nobres Livres havia escravos Ingleses Ingleses nobres e Livres havia escravos judeus e judeus Livres Então embora a escravidão fosse estatisticamente longe muito muito mais muito comum do que na América ainda não entendo o etnocentrismo da maneira como era na América além disso a escravidão no mundo Romano poderia ser trazida Sobre muitas razões diferentes muitas vezes era por
causa da escaramuça os militares ou aquisição de outra parcela da terra pelas legiões romanas algumas pessoas eram capturadas e trazidas de volta como escravos mas às vezes acontecia porque não Havia leis e falências não havia Capítulo 11 navio Capítulo 13 então se você pedir seu dinheiro emprestado porque a economia era muito boa e você ir investir ganhar algum dinheiro então a economia ia de barriga para cima e você perdia tudo você não tem outro recurso não você se vender ele Talvez a sua família como escravo Então como resultado alguns escravos eram trazidos nos tempos de
Economia difícil em vez do cativeiro militar um grupo de assalto ou algo parecido isso também significava que às vezes os escravos eram pessoas muito talentosas e educadas agora muito trabalharam e claro muito trabalharam ou fizeram as batatas o limpar as latrinas o que isso fosse escravidão nunca E aí inevitavelmente os escravos fariam a maioria dos trabalhos é assim que ia ser mas por outro lado se você fosse o empresário realmente muito talentoso depois prender esse dinheiro talvez até sem culpa por conta própria se tornar-se escravo de alguém tá você pode realmente poderia se tornar o
escravo que era o gerente negócio do seu dono e de repente você poderia ser escravos com mais educação mais perspicaz e financeira do que os próprios Mestres E então nessa parábola que o Mestre está fazendo uma avaliação de cada habilidade do escravo o que eles poderiam fazer com ele como eles lidariam com um milhão de dólares ou se for ouro como lidaria com 20 milhões de dólares em um saco de ouro ou 100 milhões como ajudar e com isso e vou fazer uma avaliação e ele distribui a sua riqueza de acordo com a sua avaliação
das suas habilidades individuais você entende esta imagem que você deve ter em mente eles são escravos bom então nós somos informados que ele fez uma viagem o que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente a um certo Alerta aqui de compromisso para ir continuar essa tarefa aplicou e ganhou mais cinco agora você deve entender que não havia nas daqui não havia índice Foot se não havia Down de ônibus não havia Mercado de Ações todas as coisas e invenções muito posteriores então quando somos informados de que ele colocou o dinheiro para trabalhar e significa que ele teve
que ir comprar uma fazenda vou comprar uma lugar de pesca compra na padaria vou fazer alguma coisa e gradualmente contratar pessoas iniciar um negócio em outras palavras não era alguém sentado do lado e investindo nos canais certos mas sim isso é colocar o dinheiro para trabalhar em investimentos na construção de empresas estruturas e se for o tipo de dinheiro em que estamos pensando milhões e milhões e milhões não é fácil investir milhões e milhões e milhões e milhões e muitas Pequenas Empresas é mas não é como se você tiver 100 milhões e jogasse tudo na
Ford ou algo assim não existe eles empresa desse porte no antigo Israel e seria pegar uma pequena empresa aqui uma fazenda ali o rebanho leiteiro aqui assim por diante você entende isso exigiria muito trabalho árduo e supervisionar tudo isso mas é isso que ele faz ele sai com esse dinheiro bem ele coloca ele para trabalhar dizer ganha mais cinco sacos assim também aquele que tinha os dois talentos ganhou mais dois mas o que tinha recebido um talento saiu cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor agora essa é a configuração para
o que acontece a seguir e depois de muito tempo o que essa frase está fazendo é uma volta a parábola anterior ela está lembrando você do retorno do Messi que ele pode demorar muito você entende Nós não sabemos mas em cada caso cada parábola volta e pega uma uma ou mais ponto das palavras anteriores depois de muito tempo depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e Acertou quantas com eles o mestre dos escravos voltou o homem que havia recebido cinco talentos trouxe os outros cinco edição senhor o senhor me confiou cinco talentos veja
eu ganhei mais cinco você não detecta um certo orgulho Gentil no sucesso ver ele trabalhou muito e ele dobrou capital Oi e a um certo orgulho no seu sucesso sendo escravo ou não mas o que é realmente surpreendente é o que o Mestre diz e existem dois elementos do que o Messi diz que são absolutamente surpreendentes eles quebram todas as nações de escravidão muito bem servo bom e fiel o escravo você foi fiel no pouco eu o porei sobre o muito Venha participe da Alegria do Senhor bom então e quando você sai do mundo da
parábola e sugere que quando Jesus retorna aqueles que foram fiéis com algumas coisas aqui e lá vai ter muito mais trabalho muito mais responsabilidade E na verdade a linguagem é impressionante e seu talento pelo menos de prata talvez ouro esse homem foi confiada a ele milhões e milhões e milhões e milhões e milhões e milhões e agora o mestre se refere aí se você recebeu algumas obras é o que sugere a riqueza inimaginável deste mestre a e agora eu vou te dar um emprego de verdade você só tinha 100 milhões para trabalhar agora eu vou
te dar um emprego de verdade o que deve nos lembrar O que as imagens de que a existência Ressurreição no Novo Céu e na Nova Terra serão muito variados e e não devemos reduzir a existência do novo cê na Nova Terra se assentarem nuvens fofas e com camisolas brancas às vezes é retratado como 10 mil vezes 10.000 ao redor do Trono e algo Espetacular arranjos orquestrais cantando louvores aquele que senta dessa no trono do cordeiro às vezes é tratado como descanso Às vezes aqui é tratado como um trabalho e que provavelmente você está crescendo e
investindo e treinando e construindo para o futuro não vejo razão para pensar no Novo Céu e na Nova Terra como sendo estático e plano eu me pergunto Quanto vamos crescer nos primeiros bilhões de anos ou mais Oi e a outras imagens que antecipam o Novo Céu EA Nova Terra como pertencente a uma cidade a água do Trono de Deus saindo proporcionando vida eterna a todos que devem dela com as árvores da vida Em ambos os lados do Rio a ejacular mente nós vemos que a existência da resolução como uma ressurreição do corpo como o corpo
da Ressurreição de Cristo vocês entendem as imagens estão bem no limite da nossa visão periférica de compreensão mas não se esqueça de se componente dessa visão trabalho ardo mas divertido responsabilidade alegria prazer e se levarmos Apocalipse 21 e 22 a sério lscan sem cansaço sem fadiga Sem Pecado sem irá sem superioridade pessoas trabalhando duro e gostando disso É mas o segundo elemento do que o Mestre Diz ao escravo É talvez ainda mais surpreendente ele diz vem parte de alegria do senhor isso não é o que os mestres dizem os escravos e não importa se são
escravos americanos ou escravos Romanos ou escravos na China antiga ou em qualquer lugar não existe uma grande civilização no mundo que não tem escravos a ali até o século 19 o e todas eles o senhor não fala os escravos eu ver aí compartilha a felicidade do seu Messenger o que ele diz acabei de chegar em casa prepara o meu jantar trago os meus chinelos você pode jantar depois que me servir não é isso que dizem aos escravos os escravos Vão buscar eles fazem o que deve fazer eles servem a um mestre a felicidade do mestre
proeminente o trabalho deles a fazer umas feliz mas não conhece mestre e este messages venha e participe da Alegria do Senhor não existe uma dinâmica diferente Ah pois na verdade o Novo Testamento os cristãos são regularmente concebidos de como escravos de Cristo e no Novo Testamento você é um escravo do pecado ou você escreve descrição você um escravo de si mesmo ou escravo de Cristo mas a ironia que quando você me chama de Cris vocês estão realmente uma pessoa livre se o filho libertar então você vem na minha mente é livre mas o mesmo Aposto
que escreve que insiste que não somos escravos escravos de Cristo na verdade a escravidão de Cristo é uma das imagens mais comuns nas cartas Paulinas para devoção genuína a crise para discipulado fiel a Cristo e a maioria de nossas traduções em inglês evita e usa servo em vez de precisamente é porque a escravidão tem suas ações são ruins na história americana aqui sua avisamos em vez disso usamos a palavra servo eu posso entender porque eles fazem isso mas a palavra ainda escravo cada vez que você encontra dores no Novo Testamento grego e significa nada mais
é do que escrevo não significa outra coisa significa outra coisa significa escravo e nessa parábola como Veremos em um momento você não pode mudar ela para servo Não faça isso é muito firme bom então o segundo escravo vem ele foi confiado com a uma grande quantidade mas não tanto quanto o primeiro de acordo com a avaliação do mestre da sua habilidade ele vem diz a mesma coisa a parábola estruturada um tanto artificialmente de propósito e o que ele faz é dobrar a continha do primeiro dobrada que eu tinha mas é uma quantidade menor do que
mostra aqui a dificuldade Extra em Dobrada continha quando é uma continha menor você desde então Estavam certos em ver aqui a parte do desafio era como você investe lucrativamente tanto dinheiro quanto tudo isso esse homem tem uma quantia menor mas ainda cima fonte fantástica de dinheiro para o primeiro século e veja se eu me confiou dois sacos de ouro Ganhei mais duas ele dobrou com tia e o seu Messi responde a ele exatamente com as mesmas palavras usadas a ao primeiro e ainda com os mesmos dois temas chocantes muito bem servo bom e fiel você
foi fiel no pouco eu o porei sobre o muito vem participar da alegria do senhor bom então o homem que havia recebido só uma bolsa de ouro veio mestre disse ele eu sabia que o senhor é um homem Severo que colhe onde não plantou e junta onde não semeou por isso eu tive medo sair e escondi o seu talento no chão veja aqui está o que lhe pertence E agora se você pensar neste homem como um servo que pode renunciar a seu posto se quiser e arranjar um emprego em outro lugar ou um trabalhador fechado
que tem o direito de retirar de sentir o seu trabalho tem direito então o que ele diz de fato tem um certo tipo de sentido para isso você começa a ter um certo tipo de simpatia por ele a acusação levantada por este homem contra o mestre é que o Mestre é um explorador que bravo e que usava o trabalho dos outros para seu próprio benefício e talvez até vez colocando um homem em uma posição hostil supõe aqui esse homem Pegue um milhão de dólares se for prata ou talvez 15 milhões ou 20 milhões Esse é
o ouro e investe e prova ser bem sucedido é de quem será quando ele terminar é o do mestre ele não ganha nada com isso ele não possui nada disso é Suponha que em vez disso ele Vista Oi e o mercado Vá à falência se você tem dois ou três anos de seca em uma economia agrícola que que acontece depois bem então ele não tem nada para mostrar ele perdeu o capital e se ele falhar em algum sentido ele ainda será responsabilizado então ele pensa consigo mesmo eu prefiro me retirar do trabalho objetivo do serviço
vou simplesmente enterrar no chão bom então começando a sentir uma certa simpatia por ele É mas o que ele esquece é que nesta história ele não é um trabalhador fechado não serve não escravo Oi de novo isso mas não justifica a escravidão como instituição mas é a única coisa que tá sentindo analogia como escravo ele deve fazer o que lhe é ordenado ele recebeu esse dinheiro e se comprometeu foi ordenado que realmente investir dessa maneira é isso que ele deveria fazer Oi e o mestre do escravo tem o direito de realmente executar ele e se
ele for Infiel e fugir agora de novo essa escravidão não é mais indicativa do que a anterior da palavra do roubo EA justificativa mas no entanto essa analogia que é usada essa relação a natureza da relação entre o mestre eo escravo acontece que a gente Messi é o Messi supreendentemente Generoso vejo que ele faça os dois primeiros É mas esse homem é na verdade tem verso e preguiçoso porque ele não obedece como ele deveria obedecer como escravo ele não corre nenhum risco ou arrisca ele não cuida dos bens do seu Messenger Esse é o seu
trabalho você trabalha melhorar os ativos do seu mestre é para isso que existe é para isso que existe bom então Messi responde seu escravo mau e negligente E se o seu raciocínio estivesse certo diz ele é o escravo se o seu raciocínio estivesse certo Você sabia que eu colho onde não Plantei e junto onde uns Emer então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros por aqui quando eu voltar se eu recebesse de volta com juros se de fato você realmente estava sendo motivado principalmente pelo terror de que eu pudesse é muito duro com
você então pelo menos você deveria ter ganhado algum de juros com esse dinheiro mas a evidência de onde está o coração desse homem é que ele enterra o dinheiro no chão para que o Mestre não receba nenhum centavo a mais nem um centavo a menos o escravo chama isso de justo e na verdade Está apenas encobrindo a sua própria maldade preguiça e a sua desobediência como escravo e tire o talento dele entregue ao que tem dez posso confiar mais nesse ele sabe o que fazer com essas coisas ele sabe como melhorar os meus ativos Ah
pois aqui tem mas se era dado ou seja tem mais neste negócio e multiplicar os meus ativos tem um histórico de multiplicar os meus ativos ele vai receber mais E terá mais confiança mas aqui não tem até o que tem lhe será tirado e lance fora o servo inútil nas trevas onde haverá choro e ranger de dentes Então qual é o ponto não espere pelo Senhor Jesus como escravos comissionados para crescer nas atividades do seu mestre e agora vamos testar isso um pouco experimentalmente antes de concluirmos e como esperamos por Jesus a nossa tarefa enquanto
esperamos é melhorar crescer os ativos do mestre não os nossos eu não vejo de que outra forma você pode entender essa parábola e esse é o papel de um escravo e nós somos escravos de crença e o nosso trabalho bem o quanto não será confiado pode variar Bastante algumas pessoas são confiadas com tipos de personalidade por educação com o tipo de dons de oratória de unção de viver em um determinado tempo em um lugar onde abundam as bençãos e outros em vez disso recebe o tipo de perseverança que os tornaram Mártires pela causa da Verdade
ou sem virar como meu pai fez em um pequeno Coral em uma pequena Aldeia no mundo desconhecido e pouco cuidado pelos outros mas cada um cada um de acordo com a sua habilidade pois o senhor atribuiu a ele seu lugar e atribuiu a ele o que ele o que ele tem para investir Oi e a cobrança é ser fiel e melhorar os ativos do mestre com o que o senhor da é você essa é a acusação e o seu trabalho enquanto você espera por Jesus é esperar por Jesus como escravo comprometido em melhorar os ativos
do seu Messenger e em segundo lugar e o pressuposto na parábola é que os seguidores de Jesus os seus escravos reconhecem com alegria as suas funções e responsabilidades a sua conduta é diferente da de outros escravos se não for diferente eles não podem ser escravos de não irmos eles vão ser como o fósforo mordomo que é um explorador que não leva a sério sua responsabilidade na segunda parábola e se torna exploradores manipulador e assim por diante eles podem vir a ser falsos escravos que foram expulsos no último dia o ou pode simplesmente ser bem tudo
que foi dado a mim é do Senhor não vou fazer nada por ele vou apenas viver minha vida própria como o terceiro escravo aqui e não não o pressuposto da parábola é que os verdadeiros seguidores de Jesus os seus escravos reconhecem Alegremente seus papéis e podem até ser um determinado tipo de Orgulho piedoso e quieto no último dia quando dizem o mestre Veja isso é o que o senhor me deu e isso é o que em sua graça eu trouxe à luz o senhor me deu cinco Saco de Ouro eu tenho 10 agora e o
senhor me deu um lar Cristão e uma igreja cristã sabe eu não sou melhor Evangelista do mundo mas existem essas pessoas aqui que são cristãos por causa do meu testemunho e ofereço a ti eu tentei melhorar seus ativos se você se entendem o e terceiro as virgens e sensatas pensaram que a parte dela seria fácil demais então elas não fizeram nenhuma provisão o escravo insensato aqui falha em pensar que a sua parte muito difícil e ele nem tenta é Mas acima de tudo o número 4 estão esperando a volta do Senhor Jesus isso nunca será
meramente passivo tô só esperando o tempo passar até que ele venha nós temos a obrigação de melhorar os ativos de Jesus E agora aparece diz varia enormemente de pessoa para pessoa você sai do mundo da parábola e não estamos mais falando sobre sobre Deus dando a nós 20 milhões de doses ou algo parecido para investir ele pode dar alguns de nós algum dinheiro para investir então a questão suja OK OK o que fazemos com dinheiro que Deus nos dá lembrando-nos do Conselho de Charles Wesley ganha o máximo que puder doe o máximo que puder é
mas podemos inferir como isso parecer apenas a partir da teologia de Mateus muito menos do resto do novo testamento a por exemplo no capítulo 10 nós já temos uma missão de Treinamento preparando pessoas para pregar o Evangelho estender o reino e o livro termina como a grande comissão para fazer discípulos de todas as nações como você melhor os ativos do Messi você evangelismo Você planta igreja você faz discípulos você ensina a verdade você em cima evangélicos entendi isso que você faz para melhorar os ativos o seu Messi mas também Depende de uma vida que se
transforma para reler o sermão do Monte existem normas de como você vive debaixo do reino o reino traz consigo a estrutura EA ética da eternidade já trazida a voltando ao tempo para que amemos o nosso próximo como a nós mesmos que amamos até mesmo aqueles que nos odeiam e noção de maldade e vamos ser como próprio Deus que manda sua chuva sobre os justos e sobre os injustos importante seremos imparciais Corrêa um de nós e aqui não gosta de nós vimos vamos até melhorar os bens do Senhor refletindo algo do Senhor do caráter dele nossas
próprias vidas estaremos acumulando tesouros do céu estaremos antecipando o do mestre muito bem escravo bom e fiel no último dia viver na luz da eternidade faminto por sua aprovação e bênção não aprovação e bênção de nossos colegas ministeriais essa palavra nos diz tudo sobre como melhorarmos os recursos do mestre e o que ele faz é estabelecer o fato de que é isso que Deus espera de nós bom então a partir desse profundo compromisso encontraremos maneiras de avaliar tudo que o senhor colocou em nossas mãos e confiou em nossa enquanto tentamos pensar a respeito de O
que significa ser um escravo fiel de Jesus melhorando os seus bens enquanto Esperamos o seu retorno o objetivo final é compartilhar a felicidade deste mestre obtendo a sua aprovação Então realmente recebendo mais responsabilidade na presença de Deus no reino Consumado mesmo assim venha Senhor Jesus e vamos orar