a educação no mundo ante o mandante o grego para pensar pra falar é de sistemas de imprensa nos tipos de educação que vigoraram no mundo onde o grego e também é na concepção dos fundamentos da finalidade educação segundo os gregos quanto aos tipos de educação a gente já vê lá os tipos de educação que ainda hoje vigoram mais ou menos um outro estado contemporâneo por exemplo é a educação técnica à educação ética e educação política educação técnica é que a educação profissional profissionalizante que visa preparar o indivíduo para exercer desempenhar um senhor que eu fiz
uma certa função então na antiguidade grega como ainda hoje é muitas muitas vezes é ensino serão feitos de dois modos de uma maneira informal de uma maneira formal e de uma maneira formal numa escola no âmbito de uma escola em que o indivíduo interessado e aprendi uma série de disciplinas para adquirir uma série uma certa competência poder exercer posteriormente ofício no ambiente informal quer dizer um mar tesão um artífice que conhece o seu ofício ele tenha do ladrão aprendiz que de olhar emita vai tentando pôr a certeza fazer até aqui ele aprende com o outro
concelho que o aquele que já sabe vai dando a ele essas duas maneiras de aprender o ofício que vigorava na grécia antiga é claro vigor ainda hoje a grande diferença porém é que hoje com o tempo isso foi acontecendo hoje é o que a gente tem muitos ofícios né é com o tempo foram sendo ensinado de maneira especializada no ambiente formal de uma escola de uma instituição de ensino não é é como por exemplo a medicina é o sujeito se prepara para ser um juiz é ofício do arquiteto do engenheiro não é verdade pois bem
a diferença é que no mundo grego antigo eram poucos muito poucos os ofícios é que se aprende um ambiente formal por exemplo a ser médico na grécia antiga se aprende num ambiente informal a partir já do século 5 de cristo havia as escolas de medicina the kill definido porém muitos outros ofícios que hoje não é necessitam de uma formação especializada na escola na universidade na grécia não por exemplo para desempenhar a função de juiz não é hoje o sujeito se formar numa faculdade no curso de direito não era assim no mundo grego antigo os juízes
eram o cidadão simplesmente não é com convocados para participar de um julgamento e daí julgada a sua opinião seu veredito não é depois de ouvir as duas partes se pronuncie a taça uma grande diferença qualquer maneira aos dois modos de aprender o ofício informalmente ou formalmente isso quanto a esse tipo de educação que a técnica o segundo tipo de educação a educação ética e educação moral aquela que visa a em colocar o indivíduo na criança né certos valores propriamente moraes já religiosos é que a sociedade preza e cultiva claro antes de mais nada na grécia
e ainda hoje isso é o que se faz normalmente no ambiente familiar quer dizer os adultos que cuidam das crianças pais avós tios irmãos mais velhos adultos que cuidam das crianças né aos poucos aqui e ali vão encurtando na criança esses valores por meio de observações repreensão repreensões que fazem a criança tentando é fazer esse corpo comportar de alguma maneira têm uma maneira que de acordo com alguns critérios princípios valores fundamentados em valores a é então que essa é uma maneira mas é na grécia os valores como eu disse propriamente morais mas também religiosos também
foram é transmitidos por uma gente especializada desde sempre antes de tudo pelos poetas mas a partir de um certo ponto na virada do século 4 de cristo por gente que vai concorrer com os poetas os filósofos e aí em escola quer dizer um ambiente formal quanto aos poetas basta pensar em um mero exigido não é eles foram é como eles mesmos foram chamados na antiguidade os educadores a grécia quer dizer se a gente pensa na ida não decidiu o mérito dele vários valores né disse moraes e também religiosos que são é é defendidos é por
exemplo o cuidado com os mortos é um valor máximo da ele né o respeito e acolhida dos estrangeiros é o valor máximo dos hotéis então esses valores são ilustrados por veio por meio de várias cenas narradas nesses poemas homéricos em resíduo os trabalhos de dias de êxito né ela o que ele defende é a chamada à justiça mas ele fala de dois tipos de competições entre os seres humanos uma que ele julga nem faça outra que ele julga positiva é fácil aquele sujeito que tendo trabalhado e adquirido frutos oriundos do seu trabalho é aquele outro
que vem e rouba esses frutos esse tipo de competição desejo de morrer por inveja mas ele disse a positiva aquela outra competição em que o sujeito de ver alguém trabalha e frutificar pensa vou trabalhar mais e melhor do que ele e vou adquirir os meus próprios frutos de uma maneira até mais abundante do que ele mesmo então ele acaba por defender assim o fim o cabo e zildo o valor do trabalho não sem dizer claro que ele não se encontrar um dois ou três mitos é que explicam que mal ou bem não é o trabalho
antes de mais nada medicamente falando origem do trabalho é um castigo dos deuses não é uma punição divina bom de qualquer maneira como eu disse né os poetas que são a gente especializada com mary êxito e tantos outros trágicos é por meio de seus poemas nessas européias suas tragédias veicularam defender uma série de valores é é morais religiosos e também políticos mas na virada do século 4 veio muita gente chamada filósofos nessa escola de filosofia em ambientes então é formais dessas escolas a escola acadêmica de padrão escola peripatética de aristóteles né revêm uma série de
valores é que são partilhados pelos cidadãos né e ao fazer essa revisão é podem é justificar esses valores mas às vezes podem discordar desses valores e propor novos valores nos lugares de lugar de cissé que são os vigentes então os filósofos não por acaso na grécia antiga disputaram com os poetas o espaço o educador não é por acaso que platão por exemplo na república no livro 2 e 3 à época no livro 10 e também no diálogo do yom não é por acaso que platão nesses diálogos é briga com os poetas não se trata só
de uma questão teórica filosófica é também uma questão prática política platão como filósofo disputa o espaço que os poetas até então ocupava de educador da grécia bom isso conta a educação técnicos quanto à educação ética quanto educação política e claro não é no mundo grego antigo cabe lembrar a vários ambientes de acordo com as idades não é o ambiente pode ser uma cidade monárquico então rei um governante o único numa outra stokr a tyco e não a outra como em atenas nas cidades da região da ática o ambiente é democrático então é claro que é
uma de uma educação política que prepare o o o sujeito pra ser um governante depende se é numa cidade em que o regime é monárquico é essa educação só cabe para o indivíduo que aquele que se prepara para suceder o atual rei que futuramente será o rei da cidade não tem porque ensinar outros indivíduos a não ser é claro que se pense também naqueles que são sempre ali ao lado do reino fazem parte do custo do ric são os conselheiros esses também é bom que tenha alguma formação um preparo para exercer essa função de conselheiros
do rei mas então é um pouco um pequeno número de gente a quem interessa educação política nesse ambiente do ambiente aristocrático é um pouco assim também quer dizer é aquele grupo mais numeroso do que um só o rei e seus conselheiros a mas qualquer maneira ainda se um grupo de cidadãos a que interessa não é a educação política preparar essa gente para governar a cidade então é evidente que num ambiente democrático na repito em atenas nas cidades da região ártica que é a educação ganhou importância é mas maior digamos mais coletiva porque são ambientes em
que quem delibera das coisas da cidade toma as decisões depois executa são todos os cidadãos não são todos todos têm de se preparar para deliberar corretamente acerca das coisas da cidade e para governar bem a sua cidade então nesse sentido a educação num ambiente democrático a é do interesse coletivo eu lembraria agora já passando tem que falar desse tipo de educação para é os fundamentos ea final da educação uma coisa quer estoques disse no último livro 8 de uma obra da chamada política em que ele fala justamente de educação ele disse que s justamente nesse
ambiente democrático em que os cidadãos todos né e deliberam executam enfim governam a sua cidade s é nesse ambiente é necessário que os cidadãos é se entendam e tem uma compreensão do que são os valores é importante para aquela cidade como um todo né ali só apresentam disse é assim seria bom não é que houvesse uma educação que fosse mais ou menos a mesma para todos os cidadãos porque ele faz observação porque até então no mundo grego a a a educação e mesmo nesse ambiente democrático a educação é era feita como é em ambientes privados
quer dizer ou era uma quando havia uma escola de um gramático de um retorno era uma escola que era freqüentada que ele por alguns alunos mas cada professor de gramática de retórica ensinava a sua matéria como ele bem entendia é não haver um programa nacional e se eu quero dizer que ensina as ou então eram pais que contratavam professores particulares para ensinar o seu filho mas um professor ensinando uma casa uma coisa o professor ensinando outra casa outra coisa e ao fim ao cabo muita gente podia ter educação mas cada um tem uma educação mais
ou menos diferente do outro história a questão que só temos que colocar essa num ambiente democrático citou sim governar pelo mesmo somos muitos mas o de governar pelo mesmo que são os princípios mesmos né que todos nós partilhamos nesta cidade então chega à conclusão que seria do interesse da cidade que houvesse um ensino que fosse o mesmo para todos e portanto não esse ensino particular de de um outro professor em sua escola o ensino particular de um pai contratou um professor não mas o ensino é que a cidade ofereceria para os cidadãos é veja nesse
sentido o ensino público vamos chamá-lo assim marca é disso que se trata não é um favor que a cidade faz os cidadãos mas é o que ela faz em ter esse próprio então se você se interessa por essas coisas do mundo grego antigo do mundo romano antigo por essas antiguidade as coisas da filosofia da poesia antiga da política da história política do mundo antigo que também é a nossa história nossa história do mundo ocidental inclusive contemporâneo assine o canal pra casa do saber [Música] [Música]