Paradigma dos Sistemas

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Este vídeo apresenta uma visão geral sobre o que chamamos de paradigma dos sistemas - o conjunto fun...
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nesta sessão daremos uma visão geral sobre o que chamamos de paradigma dos sistemas o que nada mais é do que um conjunto fundamental de conceitos que apóiam a teoria dos sistemas e constitui essa maneira particular de olhar para o mundo para tentar criar uma compreensão clara faremos isso em contraste o paradigma mais tradicional adotado na ciência moderna essa sessão também funcionará como uma visão geral para o que será abordado durante o resto do curso aqui abordamos todas as principais idéias para ter uma primeira visão de como elas se encaixam juntas e claro os módulos posteriores
entraram cada vez mais em cada aspecto com detalhes para dilma um paradigma um modelo perspectiva o conjunto de idéias que formam uma visão de mundo subjacente às teorias e metodologias de um domínio específico assim o paradigma dos sistemas é um conjunto coerente de axiomas e conceitos básicos que formam a visão de mundo o perspectiva subjacente à teoria dos sistemas e ao pensamento sistêmico todo o raciocínio ou investigação científica repousa sobre um conjunto de pressuposto sobre questões filosóficas antes de realizar qualquer tipo de investigação construtiva sobre o mundo ao nosso redor uma série de questões filosóficas
precisam ser respondidas incluindo questões deontológicas básicas por exemplo qual é a natureza do ser como funciona a causalidade e etc também existem perguntas entre as tecnológicas básicas por exemplo como sabemos algo e como podemos provar isso que nós sabemos todo e qualquer corpo coerente de conhecimento precisa fornecer algum tipo de resposta para essas questões e as respostas constituíram então a base para o quadro conceitual que molda como vemos o mundo e finalmente o tipo de outras respostas que podem ser derivados dentro deste paradigma visão pré moderna por exemplo a cultura européia pré-moderna pré-revolução industrial forneceu
respostas a essas questões com base em uma fusão do trabalho da filosofia grega clássica com a bíblia cristã essa visão de mundo de pensamento medieval criou uma ontologia hierárquica de coisas que existem com base em sua proximidade com deus as coisas como anjos que eram considerados como sendo os mais próximos da perfeição de deus foram colocadas no topo da hierarquia com humanos abaixo animais abaixo deles e assim por diante até a matéria inerte que foi percebida com o mais próximo do inferno dentro desta visão de mundo autoridade ou validade e tecnológica foram derivadas da tradição
se fossem aprovados por alguma autoridade pré existentes como a bíblia o monarca ou escrita de aristóteles então eram considerados válidos isso é uma representação esquemática muito simplificada é claro mas ajuda para fins ilustrativos fundações modernas com a ascensão da era moderna a cerca de 500 anos um novo conjunto de respostas filosóficas foram formuladas para essas questões fundamentais o que ainda hoje formam a base do nosso quadro científico durante um período de intenso questionamento metafísico durante o século 17 uma série de grandes pensadores como francis button é rené descartes colocaram os fundamentos filosóficos para o nosso
mundo moderno esses pensadores perguntar e responder às questões mais fundamentais sobre a natureza da realidade e do conhecimento o que foi ainda mais desenvolvido durante o século 18 eles rejeitaram fundamentalmente a idéia de que o conhecimento do mundo que nos rodeia deveria ser derivado da escritura teologia ou autoridade esses filósofos naturais postularam que o mundo é de natureza física que o conhecimento sobre o mundo pode ser acumulada através de observações empíricas que as leis que governam esse mundo eram como que galileu galilei disse o universo está escrito em linguagem matemática e seus personagens são triângulos
círculos e outras figuras geométricas sem as quais é impossível compreender humanamente uma palavra sem estes uma pessoa estava pagando um labirinto escuro o paradigma newtoniano assim foi formado um novo paradigma e método para de levar o conhecimento sobre o nosso mundo o método científico a partir de então dados empíricos poderiam ser coletados hipótese desenvolvidas e experimentos realizados para validar ou invalidar essas hipóteses de tal forma novos conhecimentos poderiam ser acumulados e acreditava se que esse conhecimento deveria ser aplicado para melhorar a condição humana curar doenças crescer mais culturas construir pontes etc será este novo paradigma
foi expressado mais poderosa mente no trabalho de cereais é que milton que fez nada menos do que descrever uma estrutura matemática e científica completa sobre como os sistemas físicos interagem as idéias centrais era onde que a matéria em movimento causa de eventos e de que o mundo é governado por componentes discretos da matéria que interagem uma maneira de causa e efeito o sistema absoluto de coordenadas de espaço tempo de nilton é o quadro conceitual ou framework para o sistema fixo isto é universo ordenadamente previsível e determinista onde todos os eventos são conduzidos pelas interações lineares
de componentes discretos da matéria criando uma visão mecanicista para o mundo o que é chamado de paradigma newtoniano em uma publicação recente de maurizio e acari no intitulada ciência e cultura ele escreve sobre o desenvolvimento deste novo paradigma científico como tal a ciência deve cada vez mais forte influência na cultura européia no século 19 a palavra chave para a ciência era ordem cientistas descobriram que o movimento das estrelas é previsível e que todos os fenômenos terrestres e celestiais seguem as mesmas leis científicas como relógio eles acreditavam de acordo com a visão de galileu que o
livro da natureza estava escrito na língua da matemática com personagens representados por objetos geométricos a missão da ciência era descobrir as leis da natureza e assim explicar todos os fenômenos naturais essa fé na ciência deu origem ao movimento o filosófico chamado positivismo o que levou uma confiança generalizada na ciência e tecnologia influenciou a teoria social este paradigma que apoia a ciência moderna foi praticamente incondicionado até o início do século 20 quando a física quântica ea relatividade geral mostraram que seus pressupostos básicos eram limitados no início da segunda metade do século um novo paradigma foi gradualmente
sendo formulado este novo paradigma pode ser chamado de paradigma dos sistemas ele tem um número de conceitos centrais ou axiomas que funcionam de maneira a equilibrar os pescoços tradicionais da nossa idade moderna subjetivo e objetivo o paradigma tradicional da era moderna os tornou uma forte economia entre o subjetivo e objetivo desde antes da formulação de rené descartes sobre uma filosofia baseada em uma dicotomia mental e corporal a ciência moderna tem sido fortemente focada no objetivo mundo material perguntas relativas à dimensão subjetiva do observador foram amplamente excluídas a favor de uma análise quantitativa de componentes de
material objetivo interações lineares isso resultou desde o início em uma forte divisão entre a ciência e interpretações mais subjetivas do mundo com uma religião ou muitas formas de filosofia o paradigma dos sistemas quebra essa barreira afirmando que a dimensão subjetiva do intérprete deve ser de igual importância para a nossa compreensão do mundo o pensamento sistêmico ver qualquer conhecimento do mundo como um produto de uma interação entre o sistema conceitual utilizado pelo indivíduo ou comunidade e os fenômenos objetivo sendo observados assim para obter uma compreensão mais completa do mundo é preciso questionar e desenvolver a estrutura
subjetiva que está sendo utilizada bem como o que está sendo estudado para fazer isso é importante que os pressupostos o paradigma e os modelos utilizados em uma investigação estejam totalmente explícitos de modo que todos possam examinar os pressupostos e vieses que podem disse o processo o pensamento sistêmico coloca grande ênfase em perguntas como como veja o mundo como outras pessoas vêem o mundo como esses modelos e pressuposto que todos nós mantemos formam em criam nossas interações e o mundo ao nosso redor um dos princípios centrais do pensamento sistêmico pode ser resumido na afirmação simples nós
conhecemos o inimigo e ele é nós mesmos isso é um reconhecimento de que como vemos o mundo cria maneira pela qual agimos nele isso cria um mundo que nos rodeia o que em seguida volta para nos apresentar desafios que são o produto da nossa interpretação subjetiva assim em pensamento sistêmico é necessário um equilíbrio entre a ênfase nos modelos e pressupostos subjetivos e a investigação objetiva em que estamos envolvidos síntese e análise o pensamento sistêmico baseia se em um processo de raciocínio muito diferente do nosso paradigma científico tradicional o paradigma newtoniano entendido principalmente como reducionista o
que significa que todos os sistemas são vistos como redutíveis a uma avaliação de suas partes constituintes o reducionismo como pressuposto fundamental leva a um processo de indagação chamado análise a análise é um processo de investigação que procede de maneira quebrar sistemas e tentar compreender o tudo em termos das propriedades e interação entre as partes elementares isoladas do seu ambiente o método analítico tem sido central para a ciência moderna e responsável pela maioria de seus sucessos através do isolamento de sistemas sua decomposição ea procura por interações lineares de causa e efeito o pensamento sistêmico é caracterizado
por ser o que chamamos de holístico o que significa que ele sempre refere se a todo o sistema o ambiente como o quadro de referência mais apropriado para entender algo para entender a algum componente o sistema devemos compreender o contexto do qual ele é parte a sua interação ou os sistemas esse é o funcionamento dentro do ambiente como um todo o processo de raciocínio que surge disso é chamado de síntese a síntese é o oposto da análise na medida em que significa colocar coisas juntas a síntese o método de pesquisa utilizado dentro da abordagem holística
pelo qual olha se as relações entre as coisas e como quando as combinamos obtemos o surgimento de novos níveis de organização linear e não linear uma parte central do paradigma analítico é a idéia de causalidade linear o principal esforço da ciência moderna tem sido o controle de variáveis externas isto é o isolamento de uma ou duas variáveis de entrada que se pensa causar algum efeito no sistema essas relações de causas e efeitos são codificadas em equações e tomadas com uma descrição de como o sistema se comporta o objetivo central do paradigma analítico é ignorar as
influências mais fracas do ambiente e desenvolver um modelo que se baseia no que é considerado observações chávez que por sua vez são as principais variáveis de condução que causa mudanças no estado do sistema a causalidade linear segue uma ordem sequencial onde uma ligação direta entre causa e efeito pode ser desenhada com o início claro em um fim claro no tempo os efeitos podem ser então rastreados até uma um número limitado de causas este paradigma estendido para o raciocínio geral e que as pessoas vêem os eventos como um produto de alguma interação linear de a para
b de b para c por outro lado o pensamento sistêmico é focado na causalidade não linear onde múltiplos fatores afetam o resultado à medida que eles trabalham em conjunto de forma sinérgica e em rede para gerar um resultado combinado maior ou menor que a soma de seus efeitos isolados uma ideia central aqui é a de emergência com a emergência um evento pode não ter causa direta dentro do paradigma dos sistemas muitos eventos são vistos como fenômenos emergentes isto é eles não são causados por qualquer coisa em particular ao invés disso eles mergen de muitas coisas
interagindo de forma horizontal paralela ou em rede do mesmo modo o pensamento sistêmico procura uma causalidade circular ou mútua em outras palavras como duas coisas afetam umas às outras e como cada efeito retroalimentação sua fonte ao longo do tempo componentes e relações a teoria dos sistemas baseia-se fundamentalmente em uma visão relacional ou internacional do mundo isso significa que as conexões entre partes são explícitas dadas as presidências odontológicas para as próprias partes no sentido geral um sistema significa uma configuração de peças conectadas por uma rede de relações inter dependentes ao falar sobre qualquer sistema aí fazia
tipicamente em conexões e interdependências com uma característica de definição para a organização o paradigma relacional do pensamento sistêmico enfatiza como conexões independências e contexto moldam as partes componentes do sistema e não vice-versa como faz a sua posição mais tradicional o paradigma analítico tradicional é fundamentalmente baseado em componentes a análise é focada nas propriedades das coisas em isolamento e como essas coisas causam mudanças através de interações diretas essa perspectiva nos deixa com uma visão do indivíduo o componente como ator afetando mudanças dentro de seu ambiente ela também minimiza a influência das conexões e contexto em afetar
e mudar as partes individuais o pensamento sistêmico ajuda a concentrar se em como a rede de conexões em torno das partes individuais afetam e moldam o sistema como um todo essa perspectiva se torna especialmente relevante quando o sistema chega ter um alto grau de coletividade dinâmica a abordagem analítica atipicamente baseada na exclusão de um ambiente dinâmico como o descrito pelo termo ceteris paribus o que significa que todas as outras coisas permanecem constantes dessa natureza estática para as variáveis ambientais permite repetir experimentos de modo a isolar e detectar interações estáveis causa e efeito que se acredita
serem os drivers de mudança o que por sua vez leva resultados previsíveis desde que seja possível manter o ambiente constante isso contrasta com o paradigma do pensamento sistêmico que por natureza é orientado o processo adota se uma visão dinâmica do mundo onde tudo se vê fundamentalmente em mudança e essa mudança geralmente não é percebida como iniciada por qualquer uma das partes específicas da organização ao invés disso ela é conduzida por processos que possuem padrões inerentes que conduzem e moldam os eventos individuais que os constituem os ambientes são vistos como complexos e evoluindo constantemente como um
produto de muitas variáveis interativas levando ao surgimento de novas formas de organização ao longo do tempo os processos de mudança podem ser conduzidas pelo nível macro os processos de mudança podem ser conduzidas pelo nível macro loops de retroalimentação que criam certas dinâmicas e padrões de mudança no nível macro o que são chamados de arquétipos do sistema devido a retroalimentação e emergência a mudança dentro do paradigma dos sistemas é vista como um processo evolutivo ao invés de um processo mecanicista surgem novos fenômenos que não poderiam ser previstos a priori devido à interação não linear entre as
partes entre as partes de seu ambiente e por causa de eventos passados que se alimentam de si mesmos todos esses fatores tornam o futuro é essencialmente imprevisível por natureza
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