E aí o Olá pessoal bem-vindos a segunda vídeo aula do nosso curso teoria antropológica é hoje eu vou falar sobre os primeiros passos da institucionalização da antropologia enquanto disciplina então só lembrando que aula anterior Oi meio que o contexto de como em qual momento histórico onde surgiu a antropologia e como esses teorias antropológicas começaram a ser desenvolvidos diz e hoje seria o momento seguinte um momento em que a antropologia encontra disciplina começa a ser institucionalizado e as teorias antropológicas começa a se desenvolver a partir dessa tentativa de institucionalização como a gente conversou na aula anterior
na vídeo aula anterior e também na nossa aula assim crônica 5 ano é a ideia das vídeo-aulas do nosso curso é ajudar no entendimento das leituras e a gente vai discutir depois na aula cintura Então hoje eu vou falar principalmente sobre o contexto no qual esse autor é a dor Tailon escreveu um dos seus trabalhos principais e foi o livro chamado cultura primitiva Então o texto que a gente vai discutir na próxima aula 5 lá se chama a ciência da cultura e esse texto é o primeiro capítulo do livro O próprio estilo é só para
dar o contexto geral da coisa ou Éder Taylor ele é britânico nasceu em Londres nos anos 30 e passou a maior parte da vida dele devia número e esse livro contratar motivou foi escrito em 1831 foi um dentre muitos outros livros que escreveram mais esse foi o que teve contribuições mais substanciais para a teoria antropológica e foi o que digamos console e como sendo um dos fundadores da antropologia em quadra SP é Então vamos pensar aqui no contexto histórico em que essas idéias se desenvolveram então está lembrando que eu acabei de falar ou Thaila nasceu
e viveu grande parte da vida dele em Londres e vamos pensar um pouco o que significava viver em Londres na época porque na época não existia Luz elétrica então eles realmente escreveu esse livro com luz de velas ou então usando algumas peças de iluminação a gás EA óleo e também nas ruas O que usar Paraíso iluminação a óleo e você podia imaginar aqui para acender os postes da rua e aqui Alguém toda noite vir ascender no cortes um nos mexer Luz elétrica com a correntes que você apertavam um botão e acende José Gilmar Monteiro a
bom então Além disso hoje Londres é uma cidade grande europeia tudo bem mais uma cidade grande europeia com várias outras e hoje Londres é a capital do Reino Unido Ou seja a capital da Inglaterra Irlanda do Norte Escócia e País de Gales na época Londres parecia degraus ter muito mais do que isso porque era a capital não sobra Reino Unido mas era a capital do império britânico e ela cidade na época mais populosa do mundo é é é bom a gente contextualizar também a situação política da época porque esse momento da história dentro da terra
do final do século 19 foi chamado de era vitoriana e eu não sei se você já ouviu essa expressão antes mas era vitoriana se chama dessa maneira por conta da época em que a Rainha Vitória e Renata na o império britânico Então esse foi um período marcado por uma uma certa estabilidade política na Inglaterra e acompanhada de grande prosperidade Econômica lembra aquela conversa que a gente teve na nossa aula anterior e foi acerca que houve a consolidação de fato dos avanços trazidos pela Revolução Industrial e a industrialização na Inglaterra até Essa época estava rendendo muitos
lucros não só os empresários como também o governo militar e acompanhada isso houve também o ácido imperialismo na África na Oceania tem como a gente conversar anteriormente e é bom lembrar só para a gente ter uma dimensão do que significado de faço imperialismo enterro G certeza chegando a Inglaterra na expansão do império britânico na época e mais de um quarto do território africano foi ocupado e incorporada ao império britânico e a gente tem que considerar também que eles países territórios gigantescos como Austrália e Índia e também faziam parte do império britânico nada então a gente
está falando aqui do final do século 19 Mas tente pensar algumas décadas depois do início do século 20 Foi a época que o império britânico era chamado de o império onde o sol nunca se põe e vocês com certeza de ouviram essa expressão e o império britânico era chamado dessa maneira porque quando era noite essas partes do mundo era de em outras partes e sempre seria dia e algum dos territórios portanto é porque está espalhada no outro é então como esse período da história britânica ficou conhecido como era vitoriana antropólogos da sua época como o
Tyler é a São frequentemente chamados de antropólogos Vitoriano uma referência esse contexto Então se vocês ouvirem essa expressão por aí é por conta dessa nessa situação política da Rainha Vitória doméstica e é interessante pensar que se o time estava escrevendo sobre o que a gente vai discutir daqui a pouco na sobre culturas dando os primeiros passos na Apologia encontra disciplina é também Existiam os geólogos geógrafos historiadores e até poeta chegamos e também escreviam sobre esse mesmo contexto do imperialismo então é interessante pensar eu vou compartilhar minha tela com vocês aqui para mostrar isso e um
dos grandes poetas da época era o odiar Kipling você certamente já tem alguma referência sobre o clipe lamente Por que ele foi Quem escreveu o livro da célula e foi o livro que deu origem ao Mogli e você certamente assistiram o filme da Disney sobre módulo então ele ainda escreveu o livro da selva e vários outros poemas e ensaios e textos sobre de alguma maneira e contextualizados no na situação do imperialismo ele também escreveu esse poema que foram os poemas que mais grossinho de mais de um conteúdo mais politizado y&t tornar tornou ele bem famoso
assim eu vou ler aqui as duas estrofes com vocês na versão em português o fardo do homem branco tomar o fardo do homem branco enviar e vossos melhores filhos e de quando é mais seus filhos ao exílio para servirem aos vossos raios para esperar com chicotes pesados o povo agitado e selvagem vossos cativos triste os povos metade demônio metade de criança eu tomei o fardo do homem branco continuar e pacientemente ocultar a ameaça de terror e veja Os espetáculos de altura ao discurso direto e simples uma centena de vezes explicado para buscar o lucro de
outrem e obter o grande outro E então percebo aqui como pela poesia e também se veículo lava essas percepções do que significava o imperialismo essa expansão territorial do império britânico vence tantos outros governos europeus se esconde no todas as partes do mundo é pelo que escreveu aqui a gente percebe que por exemplo Mogli pode ser percebido como muito fofinho muito bonitinho mas ele também foi escrito pelo mesmo pessoa que escreveu isso que eu acabei de ler e o que eu fico não tá fazendo com esse poema entre tantos outros escritos pele e o Livro da
Selva inclusive é trazer uma justificativa o monetária tem para o imperialismo porque tudo bem O Imperialismo pense aspecto explorar recursos naturais de ampliar território isso na visão de autores como Kipling são uma consequência do imperialismo mas o objetivo principal teria que ser de acordo com ele o disse bilizar o homem selvagem e dessas colônias europeias na África na Ásia bom então vamos pensar aqui que o fardo do homem branco afinal de contas nessa percepção é justamente educar esses cativos Esses povos tristes e só metade demônio metade criança Então essas pessoas esses seres selvagens precisam da
educação e dá uma relação dos europeus para eles aprenderem e se tornar um dia talvez civilizados encontro povos não necessariamente o quanto indivíduos é e nesse contexto então de prosperidade expansão territorial e desenvolver desenvolvimento científico e todos esses elementos vão servir de base para essa história que eu vou contar para vocês hoje e essa hora onde o Taila se criou eu peço a minha vida ele se originou e além desse contexto todo ainda tem duas diferenças pessoais que influenciaram muito o Hebert Lom é a primeira deles é que a família dele era coisa então sendo
educado nesse meio uma consequência de ser que ele acabou se tornando agnóstico depois ao longo da vida e essa relação dele com religião fez com que ele acabou acabar se focando muito na religião como sendo um dos focos principais da exemplificação dos argumentos dele então quando ele fala sobre questões relacionadas à cultura é evolucionismo ele vai trazer religiões do mundo como se fosse um dos grandes elementos para embasar ilustrar os argumentos dele sobre essas questões e um e outro aspecto também interessantes da biografia dele que foi muito influente é que a família dele era de
industrias ricos da Inglaterra no contexto como eu falei anteriormente em que a Revolução Industrial já tinha se consolidado então isso significava que em algum momento ele provem precisaria se ocupar dos negócios da família mas quando ele ainda era jovem com 20 e Poucos Anos de idade Ele teve tuberculose e em casa um pouco avançado e sério e os médicos devem aqui não tinham tantas tecnologias e medicamentos para tratar ele enviaram ele é falaram para eles de mudar temporariamente um lugar um pouco mais quente ele recuperação de ler e foi nessa que ele passou um bom
tempo morando no México e no México ele teve em contato contato em primeira mão com esses ditos povos selvagens e entrar em contato com os selvagens do território mexicano e ele começou a se interessar pelo estudo das sociedades humanas entre acabou tomando essas diferenças dele no México essa percepção em primeira mão Que ele teja dos pobres e vídeo naquela região e estou isso aos relatos os dois exploradores missionários Aventureiros que ele olhando ao longo da vida e foi acumulando esse material para estudar sobre povos não inglesas para estudar os diretores outras Ah é Então já
que a gente tem uma percepção agora mais clara do contexto histórico e dor da biografia do time de onde você deve cheiro vamos imaginar agora o paralama intelectual dos anos 1870 já que ele escreveu cultura primitiva em 1871 1859 ou Charles Darwin lançou o livro origem das espécies e nesses anos 1870 a as primeiras influências da origem das espécies começaram a ser percebidas nos meios intelectuais europeus EA interessante observar também o meu sempre volta nessa questão da da importância da língua de origem das espécies foi Originalmente publicado em português não em inglês então o impacto
Inicial desse livro foi os meios intelectuais de língua inglesa entre eles Óbvio Inglaterra o ponto de partida do time é na na antes da do time de escrever a cultura primitiva antes do Darwin lançar a origem das espécies na primeira metade do século 19 as ciências naturais na Inglaterra estava muito ligadas à igreja anglicana então O que é existe aquela ideia trazida pela igreja e que havia uma espécie de abismo digamos separando os homens dos animais já que afinal de contas os homens foram feitos à imagem e semelhança de Deus e os Animais não foram
feitos é mais mais a origem das espécies O livro é Desafio esse preceito mostrando que existia uma conexão evolutiva entre humanos e animais e que Vejam Só para surpresa as pessoas devem os homens também eram animais Então essa ideia de evolução biológica entre as espécies de como ao longo de muitas muitas muitos anos o os macacos demais foram se diversificando se adaptam a diferentes ambientes e tudo mais a Em algum momento foram original no que hoje exterior pelos humanos que não é porque você que nos seres humanos e é também foi um impulso forte para
ser estamos distanciar o pensamento da igreja anglicana do pensamento científico nesses contextos históricos da Serra e é bom lembrar também ti bem a difícil desde o século 18 estava acontecendo também o iluminismo e o áudio que eu acabei de falar interior é um momento que eu tô apresentando agora mas o Iluminismo mesmo já tinha promovido um afastamento entre a produção científica EA igreja mais esse movimento do Iluminismo se deu principalmente em oposição ou em reação à igreja católica esse na Inglaterra eles tinham a igreja anglicana é lógico que o Iluminismo também mudou muita coisa na
relação entre a ciência EA igreja a gritar mas ainda havia o diabo um diálogo forte entre sente-se estética e a sua igreja no contexto ou inglês e o Darwin é separar uma coisa nesse sentido e o Tailor acabou entrando um pouco Nessa onda o time mas não foi tão diretamente influenciado pelo darvel quantos autores que a gente vai discutir na aula da semana que vem mais interessante observar que enquanto tarta não tá causando transformações radicais nas ciências naturais as ciências humanas nessa época Ainda estavam dando seus primeiros passos no final do século 19 e acabou
aquele ciências naturais serviram como uma das bases fundamentais para as ciências humanas formularem então método científico Ah é Então já temos acabou de falar sobre o Iluminismo por existiram duas ideias centrais do Iluminismo influenciaram o time a primeira delas foi a questão que o cientificismo se eu punha ao chamado obscurantismo da igreja então as consequência disso é que a ciência propagar essa ideia de que não havia nada que não pudesse ser explicado por método científico pela aplicação desse método científico e o segundo elemento do Iluminismo na influenciou Thaila foi a percepção de que o ser
humano é universal é um pouco aquela ideia que a gente curtiu na semana passada sobre o universalismo bom então a forma como Tailor expressou essa influência do Iluminismo na obra dele foi ele argumentando que cada sociedade humana tem a sua cultura e também tá na sociedade vídeo sobre como são diferentes e se adaptar de uma maneira própria ao ambiente em que ela se desenvolvem mais afinal de contas Apesar de todas as diferenças todos somos igualmente seres humanos e Compartilhamos da mesma humanidade e somos dotados da mesma razão razão no sentido racionalista da coisa da capacidade
de pensar racionalmente então acaba que esses três elementos que acaba se sobressaindo como os rizomas palavras-chave desse pensamento da época eram o universalismo razão e Progresso Ah é Então voltando à questão da relação entre as ciências naturais as ciências humanas ou o time estava procurando analogias entre essas duas formas de fazer ciência em toda a obra dele e isso é uma coisa bem perceptível nesse texto que vocês ligam para sala é então o que eu tava está propondo na como ele explica não é uma história dos povos mas aquilo que ele chama de uma ciência
da cultura essa da cultura justamente o título texto que vocês terão e a proposta dele que a ciência da cultura não seja tão abrangente quanto a história mas que se foque e que consiga explicar e dá conta da evolução das sociedades humanas Ah é Então consegue central da obra dele o conceito de cultura mas é importante observar aquele parte do pressuposto de que só existe uma cultura EA cultura humana e que afinal concepção universalista não se esqueçam disso e que essa cultura que vai evoluir digamos assim por conta disso o que ele faz é chamado
de evolucionismo cultural então ele passa esse conceito que de cultura que extremamente universalista a cultura é uma coisa só que alguns povos têm mais outros menos Então os povos civilizados e nós o quando ele fala sensibilizado ele pensa nos João de Lima separe ciências Britânia Ingleses franceses por exemplo ou alemães em alguns casos os povos realizados são aqueles que têm mais cultura e os primitivos e bárbaros são aqueles que têm menos futuro bom então como nós todos somos igualmente seres humanos e aí essa humanidade comum é a base do universalismo é a todos nós somos
dotados de razão mas o que acontece aqui cada povo cada sociedade Humana o pai cultivar a razão e as faculdades mentais e uma maneira diferente ou então em níveis diferentes e é isso que vai estabelecer cada sociedade humana é estando em um estágio diferente desenvolvimento nessa linha evolutiva cultural bom então para a gente a pensar essas várias etapas evolutivas entre as sociedades humanas e também para se criar uma disciplina no caso a ciência da cultura e Se dedique a Esse estudo de várias bebe semanas é preciso que a ser disciplina seja uma ciência comparativa e
essa preparação se deve justamente já levar em consideração a forma como cada sociedade humana utilizar razão ele lida com o realmente é só volta e ela mora valores costumes práticas e elabora suas maneiras também de contar sua própria história e elaborar digamos da sua história os seus mitos as suas maneiras de se explicar como as coisas acontecem de uma determinada maneira e não de outro então a forma é como Tailor propõe de sistematizar a ciência da cultura ou digamos Nossa tecnologia atual a antropologia é e as espécies da disciplina nessa tentativa nesse esforço comparativo entre
os povos e entre os estágios de desenvolvimento da cultura usada pouco então é essa percepção de Cultura de evolução é o que ele chamaria de ele chama de evolução cultural linear então a sociedade se desenvolveriam de acordo com a Sua percepção da sociedade mais simples Até as sociedades mais complexas EA por isso que alguns antropólogos eu estou nutrientes não se sentem confortáveis com essa tecnologia até hoje nutrologia e chama as nossas sociedades sociedades complexas porque afinal de contas estão as peças de sobrevivência de continuação de uma tecnologia evolucionista no final das contas porque isso por
e nós vidros e são poucos os povos ocidentais representam o compõem as sociedades complexas é porque existe um também sociedade Simples então se nós somos os complexos quem seriam Sim certo já perdi Viana e ela estava antropologia Então existe essa evolução cultural linear da sociedade simples para a sociedade complexas essa esse conceito de cultura que a gente está trabalhando aqui é um conceito eu vou no serviço e não é o caso do conceito de cultura que a gente vai ser nas aulas seguintes a partir do culturalismo norte-americano é Oi hoje então existem de arroz ter
uma coisa que vai se desenvolver com o tempo de gracinha longo da história e existem diversos estágios da cultura Então os povos progridem ao longo de vários estágios dos mais inferiores que seriam selvagens depois passando os bárbaros e dos bárbaros personalizados e é importante considerar sempre e esses estágios é continuo sempre evoluindo e evolução é um processo constante logo que lógico que não para no momento que eu tava ficar escrevendo sobre isso então naquela época na percepção dele por exemplo os londrinos e os presentes representariam o estágio mais avançado dessa desse desenvolvimento das culturas mais
certamente seremos chegar sentiu pensam da mesma maneira Os londrinos Atuais representariam um a produção acima do estágio de evolução dos números da canela Então esse esquema dele é senti muito dinâmico em que as determinadas sociedades progrediram e alcançaram determinado o estágio mas essa sociedade também podem experimentar uma determinada a decadência digamos assim e cair no estágio inferior de Cultura assim como sociedade simples que saem dos casos anteriores da cultura podem progredir também e por isso também justificava-se nesse e como um dos Passos do homem branco essa questão de você levar a civilização até os povos
primitivos com a expectativa de que você ensinaria a cultura a Esses povos que teriam - cultura e os europeus Esses povos adquire a nossa cultura aprenderia sobre isso e acabariam evoluir com tempo é e como e vocês vão perceber que lá a casa do texto vocês leram o Tyler vai da definição dele do que seja cultura Mas então ele busca pensar em alguns elementos mais expressivos mais concretos vamos assim que possam ser explicadas por meio de cenografia analisados este não graficamente e que possa servir de base para a gente montar as nossas nosso material de
uma gráfico para entender as diferenças os diferentes estágios de evolução das culturas então ele vai estar algum desses elementos como se ano por exemplo religião moda é arte utensílios domésticos como eu digo as facas ou lanças ou a própria corda mesmo então técnicas de preparo de alimentos e esses são alguns dos elementos e processos que os antropólogos devem olhar para geralmente para poder pegar umas evidenciar as linhas que conectam os diferentes estágios de evolução e a cultura de uma sociedade humana para outro então o exemplo que ele vai dar nesse sentido Por exemplo pensando sobre
moda é que ou então sobre arte e todas as sociedades de anos o mundo e sociedades que ele observou diretamente o que ele leu sobre palavras sobre algum tipo de pintura corporal e alguns algumas sociedades você pintura corporal estaria relacionada a questões Estéticas e outras é uma questão hierárquica para mostrar quem é superior aqui na pela sociedade em outros contextos pintura corporal é vista mas não aspecto a riscos texto ou então para outras sociedades é uma questão pouco mais religiosa mas que todas ou muitas sociedades humanas tem pinturas corporais é a pintura corporal também evolui
com são parte da cultura então alguns povos gonsalves pinturas nas primitivas para objetivos mais caros e outras vão usam as cores mais elaboradas o bichos mais sobrinhos e é ele dá uns tapa muito forte como eu falei inicialmente para religião nesse sentido ele propõe o estudo das religiões a partir de uma perspectiva etnográfica não teológica então não importa para ele se determinados rituais religiosos São vários ou não se funciona ou não e ele também não tá questionando aqui se determinada religião Tá certo ou está errado mas o que isso seria de acordo com ele a
as funções da teologia e conta disciplina não da Ciência da cultura então a ideia dele havia como as crenças e religiosidade é as as crenças religiosidade de uma forma mais aula e como elas se desenvolvem dos estágios mais primitivos aos Estados mais civilizados Oi e ele fala que existe essa tendência humana da cultura sempre progredir em relação à civilização mas não significa que um determinado povo que alcançou um estágio muito avançado de civilização não possa de cair porque ele fala sobre alguns dos processos e provam e que exemplificam a evolução da cultura que são Progresso
que seria o progresso quase que natural diga você mas também existem degradações sobrevivências a Nascimentos e modificações então ele dá um exemplo de algumas formas de religiosidade por exemplo interior da França e não são típicas daquele estágio civilizatório de evolução cultural e a França atingiu mas que aquele determinado tipo de religiosidade em determinadas regiões no interior da França seriam sobrevivência de Estágios anteriores da evolução da Cultura bom então existe essa tendência de progressão das culturas sempre evoluir mas não nem sentir o acontecer assim porque a degradação sobrevivência Renascimento e com notificação também são processos possíveis
na evolução dos povos e ao longo da história e outra coisa interessante tem observado no Tailor é que ele não era racista da forma como ele se entende hoje de assistir uma partida para ser isso discriminação então ele falava que todos nós Compartilhamos a mesma natureza do sentido de compartilhar mesmo humanidade e a mesma capacidade de pensar racionalmente mas como eu falei anteriormente nós enquanto povos estão as em estágios diferentes da cultura e ao mesmo tempo é ele não se referia ele falava que as raças humanas estavam separadas a partir do estágio delas na evolução
cultural mas é a perceber que ele não se referia a as no sentido que a gente dá atualmente de diferenças com fundamentação biológica mas raças como se fosse uma evolução e depende da forma como cada sociedade humana vai usar a razão e as suas faculdades mentais em cada contexto específico bom então nós adquirimos Cultura a partir do nosso meio social das relações que a gente vai desenvolver e isso seriam os elementos purificar justificar imperialismo no sentido do fardo do homem branco porque o contato desses povos primitivos ou os civilizados no caso com Os Invasores quando
você poderia fazer para resposta primitivos evoluísse mais rápido e adquirissem essa cultura mais rapidamente Ah é Então como eu falei tem a questão também da sobrevivências culturais e são os elementos dos estágios anteriores e quantos não existe uma nas sociedades humanas mais evoluídos mas esse é um dos temas quentes vai discutir mais do casamento na aula ciclo É então já caminhonete para o encerramento dessa vídeo aula é importante eles têm mente e só revisar um pouquinho que o evolucionismo cultural proposto pelo Tailon e se baseia nessas 10 e universalismo uma definição muito específica de Cultura
uma evolução de progresso na uma concepção de progresso e evolução e também que a ciência da cultura ele está propondo e seria uma das possíveis bases para a antropologia e da ciência é é que a ciência seja acima de tudo comparativa e a partir do momento que a gente é capaz de comparar dados sobre sociedades humanas diferentes em diferentes momentos históricos diferentes lugares do mundo é a gente pode entender como casa sociedade humana se enquadra nesses estágios básicos envolvimentos que ele não e superior como eu falei geriu três estágios básicos desenvolvimento da cultura que são
e selvagem Os Bárbaros E civilizados e essa ideia da Ciência da cultura você comparativa também é essencial para que a gente usa o conhecimento quem está adquirindo sobre esses outros sociedades humanas para explicar como as mesmas então um dos objetivos ginásio digamos assim do trabalho dele é que o conhecimento que ele tava ajudando a constituir e a sistematizar sobre sociedades humanas em diversos momentos históricos em diversas partes do mundo serviria também para trazer algum tipo de benefício para a sociedade britânica dela e esse conhecimento sobre os outros povos Periferia a sociedade britânica e explicaria mais
sobre o funcionamento daquela sociedade dita civilizada E então eu queria saber encerrar com algumas questões para vocês pensarem para quem não leu o texto ainda algumas das questões para vocês descansarem ao longo da Leitura que vocês vão fazer esse teste e para quem já leu o texto algumas das questões que a gente vai discutir na próxima aula a primeira delas além desse aspecto comparativo emoji e motivaria a ciência da cultura antropologia Quais são os outros aspectos centrais do método científico e o Tyler a profunda para o estudo das sociedades humanos é uma segunda pergunta como
funcionariam os métodos indutivos e dedutivos nascimento do comparativo já que vários parágrafos do texto está falando sobre essa questão da sinalização da indução dedução é o que que o Tailor Diniz sobre explicar determinado a sociedade humana a partir de generalizações porque ele fala sobre Onde comprar a diversas áreas humanas mas tem que olhar cada sociedade humana individualmente a gente tem que perceber os indivíduos que compõem elas e existe uma um processo de generalização frente delimitação pelos determinada sociedade humana e a pergunta é o que ele diz sobre o papel da generalização para esse tipo de
explicação e a outra pergunta qual o papel da história nessa perspectiva do evolucionismo cultural e seria o evolucionismo cultural uma sugestão de tomar a uma abordagem histórica ou completamente baseada história ou nenhuma coisa nem outra bom então esse é basicamente o contexto no qual o pensamento tá ela surgiu e ganhou importância e eu tentei ao máximo ele tá entrar diretamente do texto para vocês trazerem para próxima aula a sua leitura específica do texto pretende discutir a partir desse certo é só tá Obrigado por assistir mais esse vídeo nos encontramos na tua sala boa semana