imagine uma mulher que durante 18 anos sofreu com uma enfermidade dolorosa e incurável por 18 anos essa mulher andou encurvada e humilhada dia após dia ela se levantava sabendo que não poderia olhar para o céu não poderia ter uma vida normal tudo o que lhe restava era olhar para o chão e sofrer suas dores oprimida cansada e sozinha em seus problemas durante anos essa mulher não soube o que era ter um dia sem Dor Sem sofrimento o mais intrigante é que a causa de seu tormento parecia ser um espírito que havia envergado sua coluna e
colocado um peso crônico sobre suas costas fazendo a experimentar uma dor incurável mas quem era essa mulher porque ela sofreu dessa forma e qual foi o desfecho de sua história é sobre isso que falaremos a partir de agora neste vídeo no capítulo 13 do Evangelho de Lucas entre os versículos 10 s o texto bíblico nos apresenta um momento decisivo no ministério de Jesus provavelmente durante sua última jornada rumo a Jerusalém pouco tempo antes de sua crucificação o cenário se dá em uma sinagoga num dia de sábado o texto não especifica com exatidão o local mas
é possível que fosse em alguma região da pereia embora este seja o último registro de Jesus ensinando numa sinagoga percebe-se na narrativa o profundo significado que esse fato carrega Cristo não somente apresenta sua mensagem salvífica mas também confirma seu poder divino ao realizar numa ocasião sagrada para os Judeus um milagre de libertação física e espiritual o sábado segundo a lei mosaica era o dia de descanso consagrado ao Senhor portanto todas as atividades consideradas trabalhos deveriam ser evitadas a menos que fossem absolutamente necessárias ou expressamente permitidas pela lei ao longo dos Evangelhos os milagres de cura
realizados por Jesus no sábado costumavam suscitar debates e críticas dos líderes religiosos pois eles os viam como violação do mandamento de descanso Jesus estava naquela sinagoga ensinando seja quem fosse que estivesse presente ali aquelas pessoas tiveram a oportunidade de ouvir pessoalmente as palavras de vida que saíam da boca do Senhor Jesus mas nesse contexto subitamente algo chamou a atenção de Jesus a chegada de uma mulher em condições áveis essa interrupção seria o ponto de partida para a demonstração do poder de Cristo e para a confrontação do legalismo religioso no Versículo 11 o texto bíblico descreve
uma mulher que sofria de uma enfermidade há muito tempo a Bíblia não menciona o nome dessa mulher nem indica precisamente de qual cidade ela vinha Lucas apenas descreve sua condição e aponta que ela estava nessa situação há 18 anos no original o texto literalmente fala que a mulher tinha um espírito de enfermidade essa expressão sugere que sua condição ia além do problema físico propriamente dito alguns entendem que ela estava realmente possuída outros acreditam que havia algum tipo de aflição Demoníaca que a prostrava a ponto de ela ficarem curvada sem conseguir se endireitar de fato havia
uma ação Demoníaca envolvida ali ainda que não necessariamente uma Possessão Evidente como a que se observa em outros relatos bíblicos como na história do Gadareno seja como for o texto aponta de modo muito claro que Satanás também age na dimensão física subjugando e oprimindo o ser humano contudo sem anular a soberania de Deus pois mesmo aquele mal de alguma forma se encaixava nos propósitos divinos para a manifestação do poder e da Graça de Cristo a doença daquela mulher não somente lhe causava transtornos físicos mas também lhe trazia grande sofrimento emocional e social na cultura Judaica
do primeiro século as limitações físicas costumavam levar à marginalização muitas vezes essas pessoas eram vistas com desconfiança e até associadas a algum castigo Divino na mentalidade daquele povo era comum enxergar aqueles que sofriam de problemas crônicos como mais pecadores e merecedores do juízo Divino acredita-se que a enfermidade daquela mulher tenha sido uma condição em que os ossos da coluna se fundem tornando impossível a pessoa manterse numa postura natural e ocasionando terríveis dores a duração do sofrimento daquela mulher 18 longos anos é enfatizada tanto pelo Evangelista Lucas na descrição da cena quanto pelo próprio Jesus esse
dado cronológico não é meramente um recurso de retórica pelo contrário Lucas e o Senhor Jesus trazem essa informação para ressaltar a gravidade do sofrimento da mulher e o grande Triunfo da libertação que viria a seguir o texto diz que em enquanto Jesus ensinava essa mulher encurvada entrou na sinagoga talvez ela estivesse na expectativa de ouvir uma palavra de consolo pois certamente já tinha ouvido falar de Jesus imaginemos a cena as pessoas se assentando em seus lugares e a mulher lá ao fundo com dificuldade para locomover-se e olhar ao redor devido à sua postura debilitada porém
mesmo ocupado em seu ensino Jesus percebeu imediatamente a presença daquela mulher e sua a condição ele interrompeu seu ensinamento para chamá-la à frente da Sinagoga e em poucas palavras num segundo colocou um ponto final naquele sofrimento que já Durava longos 18 anos Jesus não precisou fazer sensacionalismo não precisou promover um espetáculo religioso nem planejar um ato profético não precisou recitar o Salmo 91 para quebra de amarras e muito menos precisou marcar uma campanha de sete dias para a libertação Jesus apenas se dirigiu à aquela mulher com autoridade e ternura dizendo mulher você está livre da
sua enfermidade então ao impor as mãos sobre ela o milagre se concretizou no mesmo instante a coluna dela se endireitou e o peso de 18 anos de Sofrimento caiu por terra diante da congregação reunida a mulher se ergueu e glorificou a Deus espontaneamente tomada de gratidão essa cena ressalta tanto a onipotência de Cristo quanto o seu profundo amor ele viu uma necessidade se compadeceu E agiu de forma imediata e eficaz para a mulher a cura física também se tornou a ocasião para uma libertação espiritual pois a influência Demoníaca foi dissipada pela autoridade do filho de
Deus ao testemunhar esse milagre esperaríamos que todos se alegrassem e rendessem graças a Deus no entanto não foi isso que aconteceu na sequência do texto bío entra em cena o dirigente da Sinagoga figura responsável por zelar pela ordem da reunião selecionar leitores pregadores e oradores o texto mostra que ao invés de ficar Maravilhado ou grato pelo milagre ocorrido ele se indignou porque a cura foi realizada no sábado em vez de Louvar a Deus ele censurou a multidão reclamando que a cura não deveria acontecer naquele dia pois haveria seis outros dias para se trabalhar como base
para sua contestação ele usou o princípio Expresso em passagens como êxodo Capítulo 20 e Versículo 9 e Deuteronômio Capítulo 5 e Versículo 13 que dizem que durante seis dias as pessoas deveriam trabalhar deixando o sétimo dia para Descanso porém ao mesmo tempo ele ignorou passagens como a de Miqueias Capítulo 6 e Versículo 8 que ensina que o que é esperado do homem é que ele pratique a justiça Ame a benignidade e ande humildemente com Deus diante do Senhor as obras de misericórdia não são apenas permitidas mas requeridas independentemente do dia da semana aquele homem conhecia
a escritura mas a interpretava e aplicava de forma completamente distorcida sua atitude evidenciava seu legalismo para ele a aplicação rígida e inflexível da Lei era mais importante do que a compaixão pelo sofrimento de uma pessoa também é interessante notar que o líder da Sinagoga se preocupou em responder à multidão E não diretamente a Jesus talvez lhe faltasse coragem para confrontar o Senhor Jesus diretamente de qualquer forma parece que ele pensou que sua autoridade havia sido posta à prova mas ele que deveria zelar pelo bem daqueles que se reuniam para estudar as escrituras agora se tornava
um obstáculo à misericórdia sua interpretação do quarto mandamento ignorava não apenas o verdadeiro sentido do sábado mas também a interpretação correta e plena da própria Torá que valoriza o cuidado com a vida e a prática da Misericórdia a fala do líder da Sinagoga refletia a mentalidade comum nos dias de Jesus de que o homem foi feito para o sábado invertendo a prioridade bíblica que é a de que o sábado foi feito para o homem o líder da Sinagoga e seus apoiadores estavam tão preocupados com a observância ritual do sábado que não perceberam que estavam diante
daquele que é o senhor dos sábado em sua religiosidade aquelas pessoas chegavam ao ponto de pensar que podiam interferir na agenda de Deus e determinar o dia em que o poder divino poderia ser manifestado pura loucura então a partir dos Versículos 15 e 16 Jesus respondeu de forma direta chamando aquele homem e os que concordavam com ele de hipócritas em sua resposta Jesus evidenciou a inconsistência do raciocínio deles ele comentou que se era permitido desamarrar um boi ou um jumento para dar-lhes água no sábado por que seria proibido libertar uma mulher filha de Abraão de
um sofrimento que perdurava há 18 anos para aqueles hipócritas as necessidades de um animal podiam ser atendidas no sábado mas as necessidades de um ser humano aflito deveriam ser negligenciadas até o próximo dia eles estavam dispostos a permitir que aquela mulher ficasse mais um dia atormentada pelo diabo apenas para que sua religiosidade vazia fosse preservada mas com essa resposta Jesus reafirmou a dignidade humana acima de interpretações legalistas a autoridade do senhor não contrariava a lei Mas a interpretava segundo o verdadeiro propósito de Deus para Jesus o sábado não era ocasião para prolongar o sofrimento como
seus opositores queriam e sim uma oportunidade para mostrar a bondade Divina no final desse ato no Versículo 177 percebemos os efeitos do argumento e da ação de Jesus todos os adversários do Senhor ficaram envergonhados Sem palavras para rebater tamanha demonstração de poder misericórdia e sabedoria enquanto isso as pessoas simples em sua maioria exultar de alegria e louvaram a Deus não apenas pela cura daquela mulher mas por todos os feitos maravilhosos que Cristo vinha realizando em seu ministério o desfecho dessa história enfatiza uma dinm frequente no ministério de Jesus a manifestação do Reino de Deus gera
alegria e Louvor por parte daqueles que creem Mas constrange ou irrita aqueles que por orgulho recusam a palavra de Cristo e o que podemos aprender com esta história da mulher encurvada primeiro uma das lições mais marcantes deste texto é o olhar de Jesus que percebe a mulher sofredora ela não precisou gritar por socorro nem chamar a atenção para si mesma ainda assim Jesus a viu e a chamou no dia a dia Muitas vezes passamos por pessoas que como a mulher em curvada sofrem em silêncio e se sentem invisíveis aprendemos então que precisamos cultivar esse olhar
compassivo de Cristo buscando sensibilidade para perceber as dores do próximo e oferecendo acolhimento e cuidado prático em segundo lugar o texto mostra que a mulher não apenas foi curada de uma deformidade na coluna mas também liberta de uma opressão espiritual isso revela que Jesus traz libertação integral ao ser humano fisicamente e espiritualmente muitos de nós buscamos somente soluções para problemas visíveis sejam físicos financeiros ou emocionais mas nos esquecemos de que no fundo necessitamos de uma cura e libertação que só Cristo pode trazer de forma completa talvez você também esteja experimentando uma vida encurvada sentindo o
peso do pecado as dores da solidão e do desprezo vivendo dias de aflição angústia e perturbação Mas saiba que Cristo é soberano sobre todas as coisas ele cura liberta restaura corrige distorções e quebra todo julo que aprisiona por fim uma das lições mais importantes aqui é que a situação da mulher encurvada não é a história mais triste desse texto vou explicar porquê é interessante notar como Lucas 13 apresenta uma progressão de temas que culmina nesse relato sobre a mulher encurvada o capítulo se inicia com a referência ao massacre de Galileus por Pilatos ao que algumas
pessoas interpretaram como um juízo exclusivo para pecadores mais graves para aquelas pessoas os Galileus massacrados tinham merecido o trágico fim por serem mais pecadores que os demais Jesus porém advertiu que todos são pecadores e necessitam de arrependimento senão igualmente perecerão em seguida o capítulo traz a parábola da Figueira estéreo na qual um homem que possuía uma figueira que não dava frutos havia pelo menos 3 anos decide cortá-la no entanto o viticultor pede que o dono da Figueira espere mais um ano para ver se a árvore dará frutos caso contrário será cortada e talvez você esteja
se perguntando o que isso tem a ver com a história da mulher encurvada no contexto do relato do massacre dos Galileus Jesus enfatizou a necessidade de conversão já na parábola da Figueira estéril ele indicou que essa conversão essa mudança radical precisa ser urgente o tempo está passando a paciência de Deus com o pecador pode se esgotar e a conversão não pode ser adiada contudo mesmo diante desses constantes ensinamentos de Jesus sobre a graça que espera um arrependimento sincero a história da mulher encurvada revela de maneira dramática a resposta cada vez mais endurecida dos pecadores impenitentes
eles não apenas rejeitam a mensagem da Graça de Deus e os avisos de julgamento iminente mas atacam o próprio Salvador por realizar o bem por mais triste que fosse a história da mulher encurvada a situação dos oponentes de Jesus era ainda pior embora a mulher estivesse doente e sofrendo ao menos ela reconhecia sua necessidade e ao ouvir a palavra de Jesus foi alcançada pela graça já os líderes religiosos ensoberbecido e presos ao legalismo demonstravam um coração endurecido que não via a misericórdia de Deus a doença deles nesse sentido era muito mais grave que a enfermidade
daquela mulher pois mesmo testemunhando Milagres inquestionáveis permaneciam cegos e não se abriam para a verdade Libertadora de Cristo Este é um grande alerta para nós que às vezes podemos estar tão fixados em nossas convicções tradições ou opiniões que nos tornamos insensíveis à ação e ao amor de de Deus lembre-se de uma coisa não há mal pior para o homem do que um coração endurecido essa passagem bíblica portanto não apenas registra um milagre mas revela a profundidade do convite de Jesus ao arrependimento A Urgência em responder a essa mensagem e a Clara demonstração de que o
filho de Deus possui autoridade sobre toda a força do mal e faz uso dela para transformar corações revigorar corpos e conceder verdadeira Liberdade ao ser humano agora escreva nos comentários O que mais você consegue aprender com a história da mulher encurvada e se você tem vontade de crescer no conhecimento da palavra de Deus estudando a Bíblia de forma profunda e detalhada mas com uma linguagem simples e objetiva eu te convido a estudar Teologia conosco totalmente onine através de vídeoaulas apostilas e com certificado de conclusão saiba mais na descrição do vídeo ou no primeiro comentário fixado