O segredo de uma ILUMINAÇÃO cinematográfica e como fazer em QUALQUER lugar

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Video Transcript:
Como criar uma iluminação cinematográfica e profissional somente com uma luz antes de qualquer equipamento É A iluminação que vai diferenciar um vídeo amador de um vídeo profissional e não adianta a gente ter a melhor câmera do mercado o último lançamento se a gente não sabe iluminar uma cena E além disso você não precisa de três pontos de luz para ter uma imagem profissional o que você precisa é do conhecimento para usar a iluminação que você tem disponível ao seu favor e essa ade de usar essa luz a seu favor que vai te proporcionar aquela imagem
de cinema e a gente precisa que você entenda que o objetivo de uma iluminação artificial é dar a entender que ela não existe naquela cena é isso que o cinema Faz constrói uma atmosfera cinematográfica com luzes artificiais para que você não perceba que elas estão ali e é a partir dela que a gente cria naturalidade profundidade pra nossa cena que a gente consegue aproximar a nossa audiência da nossa história visual que a a gente quer contar e isso tudo que eu acabei de descrever para vocês nada mais é do que a direção de fotografia e
é justamente esse olhar de direção de fotografia que a gente quer passar para vocês hoje a técnica mais famosa do cinema para iluminar uma cena se chama iluminação motivada Essa é a técnica que a gente mais usa para iluminar qualquer cena em qualquer locação de qualquer vídeo que a gente for fazer e nesse método a gente utiliza as luzes que já existem no nosso ambiente ao nosso favor para criar uma atmosfera e posicionar as nossas luzes artificiais a partir dessas luzes já existentes essas luzes já existentes são chamadas de luzes práticas e normalmente elas vão
aparecer no seu cenário são as luzes que você vai visualizar na cena mas não são elas que iluminam propriamente a nossa cena e a função da minha luz prática é justamente dar motivo dar coerência pra minha luz principal que é quem realmente vai iluminar minha cena e que não vai aparecer no meu quadro e foi a partir dessa técnica que eu criei a atmosfera cinematográfica dessa cena utilizando somente uma única luz e de cara olhando para essa cena nitidamente a gente já consegue ver qual que é a luz prática que está motivando a minha luz
principal e essa luz principal que eu tô usando nessa cena é a socan 100x mais um soft box e é uma luz super prática e portá e eu consigo fazer qualquer tipo de vídeo somente com essa única luz e a gente sempre vai querer que a nossa luz principal seja uma luz difusa O que seria uma luz difusa a luz difusa é uma luz suave uma luz uniforme ela faz com que sua cena o rosto de quem você tá filmando tem um brilho natural sem dar a entender que existe uma iluminação naquela cena e essa
é a qualidade de luz que a gente sempre vai buscar para produzir um vídeo para criar nossas cenas principalmente para iluminar rostos ou falas como eu tô aqui agora e o contrário da Luz difusa seria a luz dura uma luz que a gente quer fugir que vai criar sombras marcadas sombras fortes uma luz que se não usada corretamente vai distrair a sua audiência e vai tirar a estética cinematográfica do seu vídeo essa luz basicamente ela grita para todo mundo ouvir que ela está ali e é justamente isso que a gente não quer a gente não
quer que as nossas luzes fora da cena gritem que elas existem ali e Como que você pode conseguir uma luz difusa se você não tiver um soft Box Como é o nosso caso você pode rebater a sua luz principal ou colocar uma superfície entre a sua luz e quem você tá filmando uma toalha branca um lençol um papel manteiga ou até mesmo rebater essa luz no teto toda vez que a gente rebate essa luz ela vai chegar na sua superfície de uma forma mais suavizada e uniforme o isopor é uma excelente forma para você rebater
a sua luz principal tem vezes que a gente até abre dica do nosso softbox para utilizar o isopor porque ele rebate de uma forma linda e suave a nossa luz principal próximo passo dessa cena vai ser configurar a exposição da nossa câmera como que a gente deve expor a nossa imagem para trazer essa suavidade em todas as luzes que aparecem na cena a dica principal dessa técnica É você sempre Expor a sua câmera de acordo com a sua luz prática então eu vou expor a minha câmera de acordo por exemplo com abajur dessa cena para
eu ter certeza de que eu não vou perder nenhuma informação de luz desse elemento então a gente liga a nossa câmera expõe ela de acordo com abaju E aí sim a gente liga a nossa luz principal faz os mínimos ajustes necessários para que a gente tenha uma cena equilibrada entre luz e sombra e o posicionamento Dessa Luz principal vai ser super importante pra gente finalmente amarrar toda essa estética cinematográfica e antes de eu dizer onde vai vai ser o posicionamento da minha luz eu preciso falar para vocês sobre o patrocinador oficial desse vídeo que é
o motion Array o motion Array basicamente vai ser o seu melhor amigo na edição Tanto para você editar mais rápido quanto para você editar de forma mais criativa ele é uma plataforma repleto de materiais que vão te auxiliar a engajar mais o seu vídeo lá dentro a gente vai encontrar animações templates de vídeo letterings estilizados texturas sound effects músicas sem direitos autorais tudo para facilitar aí o seu workflow da edição e todos esses elementos animados da minha cena são do motion Array e é um alívio não ter que correr para o After Effects ou ter
que fazer manualmente cada animação que vocês estão vendo nesse vídeo aqui no primeiro link da descrição vai ter um link onde você vai ganhar até R 200 de desconto no plano anual do moay além de ter a oportunidade de testar gratuitamente todas as ferramentas da plataforma clica aqui embaixo baixo corre lá e confere então onde será que eu devo posicionar a minha luz principal para que faça sentido com a minha cena para que ela fique a mais natural possível isso mesmo ao lado do abaju lateralizada ao nosso personagem e uma luz mal posicionada é impossível
de não perceber e é tudo isso que a gente não quer se a sua audiência perceber isso ela com certeza não vai engajar com o seu vídeo e às vezes até ela nem vai entender o por que o seu vídeo não atraiu o olhar dela é a mesma coisa de tocar um instrumento desafinado quem tem um ouvido treinado quem toca quem estuda quem gosta de música Vai imediatamente perceber quando alguém não canta no Tom quando alguém canta desafinado quando a bateria tá fora do tempo e a mesma coisa no cinema quando a luz tá fora
do lugar com certeza as pessoas vão perceber e depois de posicionar a minha luz principal no lado adequado a gente precisa igualar as temperaturas de luz das minhas luzes práticas com a minha luz principal o meu abajur ele tem uma luz mais quente mais tungsten então eu preciso igualar essas temperaturas para que essa harmonia fique mais natural ainda então eu vou ajustar a temperatura da minha luz principal e igualar com a minha dua baju vou diminuir a minha temperatura de cor ali pelos 2800 k que é a luz mais amarelada isso com certeza vai trazer
todo charme pra minha cena E aí sim eu vou ter amarrado esteticamente a minha cena usando uma única fonte de luz e se você acha que acabou agora é que vem a cereja do bolo o nosso objetivo com qualquer cena que a gente for filmar é criar contraste e profundidade e quem cria esse contraste e essa profundidade é a alternância de padrão entre luz e sombra não queira eliminar as sombras do seu ambiente da sua cena A não ser que você tenha um propósito com isso vídeos de produtos ou vídeos de beleza a gente vai
querer sim atenuar as sombras para tirar as imperfeições por exemplo da nossa pele ou para tirar ali uma sombra que possa atrapalhar a visualização do meu produto Fora isso as sombras são nossas amigas são nossas principais aliadas pra gente contar uma história pra gente entreter com a nossa audiência Pra audiência se conectar com a gente quando a gente faz esse movimento de lateralizar a nossa luz principal a gente automaticamente cria um lado de maior som e é esse lado de maior sombra que a gente quer que a nossa câmera esteja apontando filme pelo lado da
sombra e você vai ter muito mais tridimensionalidade na sua imagem muito mais cinema porque é isso que o cinema Faz Ele filma na maioria das vezes sempre pelo lado da sombra e é sempre bom Esclarecer aqui que o lado da sombra não é o lado da ausência da Luz onde não vai existir luz é somente o lado menos brilhoso a gente precisa Sim ainda ter informações nesse lado da sombra para que a gente tenha uma qualidade de imagem e um equilíbrio entre luz e sombra justamente pra gente trazer naturalidade profundidade e cinematografia pros nossos vídeos
e essa é a técnica da iluminação motivada utilizada pela maioria dos grandes filmes filmes renomados de diretores de fotografia super famosos uma técnica que eu sou fã que eu sempre utilizo e que eu busco utilizar na nossa linguagem se você cur C esse vídeo se inscreve curte compartilha comenta o que achou e se você quer ter mais conteúdos como esse ao longo da sua semana se inscreve aqui embaixo na nossa newsletter toda semana a gente envia oito insights criativos sobre criatividade olhar de cinema como você pode impulsionar aí o seu olhar evoluir mais rápido e
aprofundar os seus conhecimentos já são aí mais de 1000 pessoas junto com a gente semanalmente nesses insights e a gente queria fazer esse convite para vocês participarem também se inscreve e a gente se no próximo [Música] vídeo
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