Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil

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Profa. Dra. Tiana Borba
Pessoal, Hoje termos uma vídeo aula sobre o Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil...
Video Transcript:
é bom sentir bem de vocês hoje nós vamos trabalhar o movimento e reconceituação sede social jasim esse é um veneno que normalmente traz muitas controvérsias ex alunos normalmente esses funcionários serviço social é tem uma certa resistência o tema porque acreditam quer fiz mas a gente está aqui pra provar que não o que pode ser muito gostoso pode ser muito fácil apreensão a primeira meta do subdesenvolvimento e conceituação do serviço social se deu na américa latina inclusive no brasil e nosso recorde será um movimento e conceituação no brasil então quando é que isso vai se dar
especificamente vai se dar a partir dos anos 60 sobretudo em 64 um processo de autocracia burguesa ou seja com a ditadura militar nós estávamos vivenciando um momento histórico militar dura militar de grande repressão onde os movimentos sociais vão às ruas para lutar pela volta do regime democrático e várias categorias profissionais vão se unir vão subir essa luta inclusive o serviço social este ambiente vai levar o serviço social a repensar a sua prática profissional o seu arcabouço teórico metodológico ea sua postura é política então serviço social inicia um grande processo de repensar a profissão é ser
um grande momento e auto reflexão né inclusive no deste congresso história afinal os profissionais estavam lutando pela restabelecimento da democracia estava lutando junto aos movimentos sociais é pela volta da democracia no entanto a posição enquanto lavava os seus preceitos mais conservadores e aí os profissionais começam a perceber uma certa incoerência e passam a repensar a profissão esse grande processo de repensar a profissão vai ser conhecido como baby reconceituação do serviço social o movimento de reconstituição serviço social vai ter três grandes momentos históricos ou três ciclos stops a modernização conservadora é a atualização do conservadorismo eo
movimento de intenção no futuro então vejam momento grande amplo e muito heterogéneo vocês vão ver cada tendência dessas são muito diferentes entre si a modernização conservadora vai ser o primeiro momento que o serviço social vai se arrastar da perspectiva religiosa ou seja ele vai se tornar lacko vai haver uma separação que os serviços sociais a sua vinculação à com a igreja ele vai buscar a modernização aspas nessa modernização uma organização muito tempo e deixa técnico apenas então os profissionais vão buscar técnicas de intervenção mais sofisticadas mais modernos para o seu agir profissional junto ao está
vão-se paranóico pedra vão se para metralhar por uma lógica né funcionalista os entrevista muito calcado nas perspectivas norte americanas neste momento o serviço social vai acreditar que ele é uma porta para o desenvolvimento nacional porque neste momento do ponto de vista econômico país está buscando uma lógica de desenvolvimento econômico acreditando que se o país se desenvolve do ponto de vista econômico altamente se resume às expressões da questão social também ao tomar também se resolve os problemas sociais eo serviço social mas expirar essa ideologia vai acreditar mesmo que ele é o responsável um dos agentes responsáveis
pelo desenvolvimento nacional e atuando junto às comunidades qualificando a mão de obra na classe trabalhadora e vai estar a contribuir para o desenvolvimento nacional e também contribuindo para a eliminação dos empregos uma vez que as pessoas estarem qualificados vale lembra qualificadas apenas do ponto de vista técnico para usuários para que a população é saber executar funções é o bom e velho profissional tarefeira não é aquele que pensa reflete acerca do que está fazendo esse momento vai ser muito importante para a promoção com todas as problemáticas com todas as suas controversas até porque mesmo com essas
problemáticas é um momento significativo na promoção que o primeiro momento em que o serviço social vai se desvincular uma perspectiva religiosa então mesmo com os problemas tem aí um ponto importante que a gente deve observar mas funcionários serviços e ao mesmo momento eles não conseguem enxergar que esta qualificação cidade não para o desenvolvimento social não para melhorar as condições de vida com as trabalhadoras mas porque o capital necessitavam de mão de obra qualificada para que essas pessoas pudessem ocupar postos de trabalho nem docentes porque não há como fazer o desenvolvimento econômico fluir sem mão de
obra qualificada só que os profissionais nesse momento não tem essa compreensão e não conseguia chegar essa situação nós ficamos por um longo tempo neste nessa situação bem com uma perspectiva moderna porém tem uma lógica conservadora porque moderno ponto de vista das técnicas mas continua conservador do ponto estou pensando nele tem um pensamento positivista funcionalista que contabiliza o indivíduo continua contabilizando livro porque se ele se qualifica e ele não consegue a ascensão social e econômica a culpa é dele só não é vitor para essas pessoas nem pra esses profissionais que a lógica do capital não permite
que todos têm a mesma situação econômica não permite que haja uma vida harmônica não permita não permite que todos têm um emprego porque é da natureza do capital sem emprego porque para que o capital possa lucrar ele necessita produzir na mesma menina desemprego e miséria então vejo que não seria qualificação que eliminaria os problemas atos mas a lógica que era mito seria esta depois no segundo momento a gente vai ter a segunda vertente do movimento reconceituação ele social qual seria essa segunda vertente é a realização do conservadorismo que é um momento de retrocesso absolutamente retrocesso
o sã o que a gente tinha conseguido avançar com a modernização conservador embora com as suas problemáticas embora modernizando só do ponto de vista técnico e mantendo ainda o pensamento da filosofia a teoria conservador o que a gente conseguiu avançar foi absolutamente tudo perdido com a realização do conservadorismo aí é o momento de yingluck de retrocesso onde os profissionais voltam a perspectiva mais conservadora possível voltam ao seu atrelamento à igreja só que associado agora há um pensamento a lógica a a teoria conservadora que a gente vai chamar de fenomenologia então vai se resgatar a hoje
tá católica cristã associado a fenomenologia que seria um discurso muito pautado na lógica psicologizar quando as taxas de serviço social acabar é modificado com o flu na sua prática profissional com a prática psicologizar pautada no diálogo quando se o diálogo fosse o redentor o grande agente de transformação da sociedade veja o de álbum é importante mas ele não é mais suficiente para transformar a sociedade quando as pessoas têm condição as pernas quando as pessoas têm limitações problemáticas objetivos você só consegue é da enfrentamento essas problemáticas objetivas com intervenções também objetivas então o indivíduo está passando
fome conversar com ele é muito importante ouvir é muito importante mas ficar só no âmbito da escuta não resolverem seja de uma situação de enfrentamento objetivo ou seja de direitos sociais materiais objetivos natural dessa condição de miserabilidade mas naquele momento não era isso nossa intenção é chegar ao desacreditar que o diálogo é o agente de transformação que ouvir os poços esperam que eu ver os usuários que dá conselhos numa lógica psicologia na série dá ferramentas para tudo e vir sozinho buscar a resolução dos seus problemas na sociedade e isto não procede isso não vai funcionar
nós chegamos nesse processo com um longo tempo até que nós chegamos no terceiro momento do homem da intenção do alto paranaíba e reconceituação que é o uso médio de intenção de cultura esse momento vai ser emblemático para a promoção porque vai ser o primeiro momento em que o serviço social de fato vai romper com o conservadorismo na assembléia na o terceiro ciclo histórico oferecer o momento do movimento de num momento em que a conceituação vai ser emblemático propôs para o santos que é um movimento intenção do futuro o novo na intenção de cultura vai ter
dois momentos o primeiro momento em que nós nos aproximamos do mar se por outras fotos e nem tudo conta esta história veja nós ainda estávamos um velho momento de autocracia e books ou seja um momento bibita duras de repressão de punição então terá acesso aos referenciais marxistas levava é e provocado perdido para as pessoas né perigo de serem presas torturadas e mortas então como estratégia pra ter acesso a esses referenciais disse max por outras fontes só que essas fotos eram equivocadas não tem uma correta interpretação do marxismo então no primeiro nome é o momento de
tensão cultura vai ser muito importante mas vai ter grandes e quilos né equívocos justamente por essa interpretação equipe o equivocado do marxismo é o que a gente chama me máximo maximus em março ou a 2º lugar a e aí qual é são os nomes é uma das maiores equívocos um documento de intenção cultura com funghi dimensão política com militância política né veja claro que a militância política ela é uma parte da dimensão com link é muito importante mas não posso dizer que dimensão política é só militância política né seria um argumento simplificador que não dá
conta do real é que não é verdade não é fato e aí nós vamos ficar dentro dessa lógica é um dos grandes equívocos movimento ea conceituação e está no livro renovação conservadores da professora maria de manu na parte que trata o serviço social da natura serviço social tecnólogo grande exemplo dos equívocos movimento reconceituação e lá estão postos entre eles esse exemplo da confusão que existe militância política dimensão política na confusão e exigente é a questão a lógica do povo popular com classe trabalhadora se simplificou essa dimensão essa compreensão então trabalhava se é um projeto popular
considerando que projeto popular seria sinônimo de classe trabalhadora na verdade não era o conselho publicou ele é tony classes time incluindo o povo brasileiro morre tudo envolvem trabalhadores envolve burgueses não seria um conceito tão coerente tão adequado já que eles 50 muita prestação equivocada eles achavam que o povo era sinônimo de classe trabalhadora quando na verdade o povo é um concelho podem classista envolve todas as classes sociais segundo é o livro da professora maria de amorim e inovação e conservadorismo existe nestes equívocos de interpretação essas simplificações esses reducionistas que dava abertura da dupé passou a
equivocada do mar se depois a gente vai chegando aí final dos anos 70 e nos 80 o serviço social vai começar a se apropriar de março mas porque nós estamos no momento em que volta de ré estabelecimento da democracia logo não oferece mais risco para as pessoas se apropriarem se as maciças o que facilita esta questão certa e aí os profissionais de serviço social não se aproximar agora nesse momento no segundo momento do movimento invenção cultura vão se aproximar demais por março ou seja um acervo clássico e agora eles vão ter a correta interpretação barcelonista
e não conseguir corrigir os equívocos do primeiro momento momento intenção de cultura uma grande intelectual respeitabilíssima e que nós é tempos um profundo carinho respeito e admiração que vai trazer a sua grande contribuição do imóvel é normalmente vai ser a postura mario mauro que vai ser a primeira intelectual do serviço social que vai trazer a correta interpretação do marxismo para um serviço social isso quem está dizendo não sou eu sou é bom na época o livro editado de serviço social no trecho que ela vai bem ele vai trabalhar especificamente da reconhece da professora marilda emmanuel
fé e na professora maria vai ser fundamental porque vai nos trazer essa correta interpretação do marcílio e é esse segundo momento do movimento intenção de concluir que o serviço social se acha agora nós já sabemos que a nossa perspectiva é então que nós rompemos com o conservadorismo e que nós fazemos uma opção consciente do ponto de vista político do ponto de vista ideológico ponto de vista teórico e épico uma opção pelos referenciais pelo referencial crítico pautado no direcionamento dado pela filosofia pelo pensamento marxista então serviço social vai assumir uma posição ele vai se colocar abertamente
como profissional crítico que bebe é da filosofia do pensamento de marx ea partir desta aproximação que o serviço social começa a se reconhecer enquanto classe também ele começa a se perceber enquanto o az trabalhador você perceber enquanto classe trabalhadora ele vai também fazer uma opção pela defesa de um serviço específico qual é o segmento a classe trabalhadora e aí nós vamos ter na construção do nosso projeto é público e vai se dar por um momento emblemático processo se chama congresso da virada se dá em 1979 que é quando o serviço social marca nada mesmo da
produção por isso no congresso caminhada porque a virada porque o primeiro momento serviço social rompe com o conservadorismo adota perspectiva atrito e adota são diferenciais nas ilhas e é neste congresso ea gente vai ter é a construção nosso projeto é o livro do serviço social que se demitiu em três dimensões kobe época de 1993 lei de regulamentação da profissão e diretrizes curriculares em todos esses documentos agora vai ficar claro perspectiva pública ea adoção dos referenciais marxistas isso vai ser um grande avanço para a promoção inclusive está posto no nosso código de ética lá claramente a
defesa da classe trabalhadora ou seja nós agora assumimos uma posição nós não somos neutros nós somos profissionais que nos colocamos num determinado ponto na perna situação desde um segmento que é a classe trabalhadora por nos reconhecemos também quanto às trabalhadoras ea partir daí o serviço social é começar a construir sua história do ponto de vista clínico com o amadurecimento intelectual significativo e que vai impactar a produção até hoje nós hoje profissionais se bebemos na perspectiva crítica só os frutos do movimento intenção cultura bom o movimento reconceituação sbb nestes três momentos eu espero que tenha ficado
claro espero que a gente tenha conseguido mostrar que não é difícil os fundamentos serviço social em que é e que também não é difícil momento reconceituação pelo contrário é muito gostosa soleto dele é muito importante pra gente combina como funciona o sam que a gente convida como se deu todo o percurso histórico que a gente inclusive possa materializar uma prática mais eficaz uma prática mais qualificada viagem inclusive posta defender o nosso posicionamento crítico quando alguém nos perguntavam suscitar então espero que tenha ficado claro muito obrigada a todos vocês na próxima pergunta a próxima semana teremos
outro filho né é e espero que vocês tenham gostado que curtam e compartilhe e deixem sugestões de vídeo por baixo o favor eu quero sempre ouvi as aos comentários de vocês muito obrigado e até a próxima
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