Olá tudo bom com vocês Espero que todos estejam bem no dia de hoje sem desejo s intenciono é Hoje venho com mais uma aula do livro a coragem da Verdade Michel Foucault e hoje eu venho com a aula do dia 14 de Março de 1984 que é a segunda hora dessa aula nessa aula o fou ele vai continuar né análise que ele faz da vida cínica e ele havia indicado que ex extia eh quatro aspectos né da do do sinismo que é a vida não dissimulada a vida independente a vida reta e a vida Soberana
Senhora de si então é sobre isso e essa aula de hoje né ele vai tratar sobre esses aspectos no sinismo E também como era tratada eh em alguns filósofos da antiguidade nas outras escolas filosóficas e assim eh ele vai dizer que em cênica a vida verdadeira a vida não dissimulada é aquela vida que não tem nada a ser ocultado né não tem nada a esconder então é como se tivesse eh aposta ao olhar né mas ao olhar do amigo o amigo aquele a qual cênica endereça suas cartas suas correspondências o olhar desse amigo eh a
qual ele troca cartas né é aquele que vai vai endereçar e tudo que que ocorre em sua vida né tipo um olhar vigilante onde ele pode ouvir conselhos e opiniões né então é por aí que a vida não dissimulada para cênica em epíteto Foucault vai dizer que é aquele que é aquela vida que se Desenrola né ao olhar mas não do amigo como in cênica sim é o olhar do diamond né olhar do Logos da Alma O Divino o Divino em si né epíteto ele ele ele vê a vida se desenrolar perante esse olhar né
então é viver diante desse olhar interior né dessa vigilância interior e e essa essa vida não dissimulada assumiu diversas formas né em diversas escolas filosóficas daquele período Mas entre os cínicos essa vida dissimulada ela era mais intensa porque era era aquela Vida Vivida né ao olhar de todos por exemplo dióis ele escolheu Corinto para morar né então ele morava eh não tinha intimidade né não tinha uma casa ele vivia ao olhar de todos e sendo assim né ele não ele não não considerava mal e aquilo que a natureza nos nos deu né nos nos pôs
a fazer então todas as suas necessidades eh ele fazia ao olhar de todos ele ficava nu ele se masturbava em público ele não ligava para As convenções sociais né no cinismo era assim que que se dava a vida não dissimulada e e ele carava que tudo que é natural do do do ser humano deveria ser praticado sem Convenções né sem dissimulações sem sem princípios convencionais então por exemplo eh kats ele aceitou se casar com uma moça que decidiu viver da forma cínica e dessa maneira eles transava em público né Pois para o sinismo aquilo que
tá escrito na nossa natureza não pode ser um mal em segundo lugar existe a vida sem mistura né A vida sem mistura é aquela vida independente que que não pode por exemplo Deixar elementos externos afetar né mas para o platonismo Por exemplo essa vida se mistura é a vida é sem perturbação da Alma né sem sem sem estar ligado ao que é material O que é corporal aquilo que pode trazer agitação a alma perturbação né então para o platonismo é a libertação do do que é material né já para os estóicos a a vida se
mistura tá ligado ao autossuficiência a autarquia né ou seja ficar completamente Independente de elementos externos de acontecimentos eh externos que possam eh perturbar né é uma atitude de despreendimento aos acontecimentos so as quais não se tem poder né é uma atitude eh indiferente né e na na na linha dos cínicos a vida se mistura né Ela é também parecida com a com essas outras linhas da filosofia entretanto ele vai eles vão mudar o valor da moeda Ou seja a vida se mistura para os cínicos é uma vida radicalmente outra né é uma dramatização da vida
material É uma vida de pobreza né uma uma vida radicalmente de pobreza física corporal né e não tem nenhuma Dependência em relação a a bens materiais né Eh isso era uma uma prática que não só ocorreu no sinismo mas como em outras filosofias né ao redor do mundo essa questão da pobreza né não foi uma questão assim muito fácil eh na cultura grega antiga nem também eh na cultura Cristã né porque para a cultura grega antiga havia uma valorização Assim como para cênica também né uma valorização do daqueles que eram poderosos daqueles que tinham educação
né que em detrimento à multidão então havia o problema da da pobreza como componente da vida verdadeira né não era simples no pensamento antigo né nem no no pensamento cristianismo medieval F vai dizer né mas a a pobreza cínica era uma pobreza efetiva né era uma pobreza material eh é um desprendimento total né da alma do corpo eh não é assim um por exemplo uma pobreza da da mediocridade por exemplo eles vão fazer uma crítica ao Sócrates né que tinha uma casa que tinha esposa que tinha filhos né que se contentava com uma existência Medíocre
né a pobreza cím não era assim ela era visível era uma forma de resistência né uma coragem uma operação e uma elaboração de si em relação a dependência de tudo que era material né é uma vida de uma condulta e efetiva de pobreza então assim nada que que que que é supérfluo é aceito né na vida cínica então por exemplo existe uma anedota que o vai falar aqui né onde diores tem uma tigelinha né uma cuia e ele a usa para beber água mas quando ele percebe que uma criança está usando um garotinho né bebendo
água com as mãos ele percebe que se apegou a um algo superflo ele não precisava daquela cuia né daquele elemento superflo então ele se desfez eh da cuia para eh ter uma vida totalmente despojada certo totalmente rude de total de Total miséria né então isso estava na na prática do cínicos então não era fácil né Essa vida Rude dos cínicos para a cultura greco-romana antiga né Eh porque era uma sociedade apegada à plástica do Corpo à beleza do corpo apegada ao gesto né a atitude a estética da existência estética corporal e essa vida Rude dos
cínicos não era não era bem vista de forma alguma né Principalmente é porque ser pobre dessa da forma como Diógenes vivia trazia algo que os gregos não gostavam nem um pouco que era escravidão né então Diógenes ele foi vendido como escravo né E aí eh tinha essa má reputação não era considerado um valor era algo muito era insuportável para o olhar greco-romano então Eh os índios os índios os cínicos eles eles tinham assim eles tinham eles eles sofriam humilhações né eles eram eh eles passavam por situações de deshonra só que para o cínico a desonra
é considerado eh é considerado algo de valor né eles dão um valor a a desonra né o Foucault ele vai mencionar um artigo né de um livro que vai tratar exatamente da influência né que a Índia ela el pode ela trouxe pode eh pode trazer né para algumas práticas né Eh porque grupos religiosos hindus tinham essas mesmas práticas né havia essa prática da extrema pobreza e da valorização da desonra e o esse valor da desonra era visto como algo positivo então eles os os cínicos buscavam né eles tinham uma buscativa pela desonra pela humilhação e
assim conta né né que a intenção é é dessa desonra é inverter né inverter a humilhação Então conta né que Diogenes ele aparece no banquete e jogam lhe um ouço né já que ele é um cão Então nesse momento ele vai embora né e depois ele volta e mija nos convidados né então ele inverte a desonra e ele retoma o controle né no cristianismo também existia essa essa questão da desonra da humilhação né como um valor positivo mas a ideia era renúncia de si né o objetivo era um renúncia de si já no no cinismo
é o contrário né Essas práticas er eram eram práticas que levavam ao exatamente o controle de si a soberania sobre si né passava por testes de de humilhações com provações para ter controle de si para ter exatamente se afirmar em suas soberania a vida a vida reta para os filósofos eh antigos né era uma vida conforme a natureza né conforme o Logos eh era uma vida mas também era uma vida conforme as leis né conforme as regras e os costumes sociais já a vida cínica a vida reta para os cínicos é uma vida totalmente eh
considerada ligada à natureza né É totalmente conforme a natureza é aceita somente a partir daquilo que que se Age de forma animalesca né animalidade Tem um valor positivo como modelo de comportamento e aí né ele se recusa a qualquer tipo de Convenções sociais como casamento família né trabalho né não é uma vida totalmente livre com como os animais vivem né uma vida selvagem e uma vida de cão né e e por exemplo e tem um um momento né que Diógenes Ele come carne crua né Assim como os cães também comiam era uma vida eh somente
esse essa vida animal é tin um valor positivo bom gente eu finalizo por aqui esta aula logo estarei com outras eu agradeço porque assistiu muito obrigada