Romanos 6:15 a 18 diz a palavra de Deus e daí havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei e sim da Graça de modo nenhum não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência desse mesmo a quem obedeceis sois servos seja do pecado para a morte ou da Obediência para a justiça mas graças a Deus porque outrora escravos do pecado contudo viestes a obedecer de coração a forma de doutrina que fostes entregues e uma vez libertados do pecado fostes feitos servos da Justiça Oremos pedindo a iluminação do Espírito de Deus para
que possamos compreender a sua palavra apenas o senhor pode nos dar entendimento ó Deus no sentido espiritual das palavras que o senhor revelou através do apóstolo Paulo somente o senhor pode esclarecer o nosso coração e nos mostrar de que maneira estas palavras se aplicam no nosso dia a dia nós pedimos que a exposição da tua palavra nessa noite seja usada por ti com esse propósito que todos nós sejamos edificados instruídos na verdade do Evangelho através da pregação é o que pedimos em nome de Jesus amém queridos nós estamos na terceira parte do da carta de
Paulo aos romanos a carta é dividida em várias partes na primeira parte Paulo trata da perdição de toda raça humana capítulos de 1 a 3 depois ele fala da salvação e da justificação pela fé metade do capítulo 3 até o capítulo 5 depois ele fala da Santificação de que maneira os perdidos que foram salvos pela graça de Deus podem e devem viver aqui nesse mundo que são os capítulos 678 depois ele fala sobre escatologia escatologia ou seja o papel da Nação de Israel nos planos de Deus que vai do Capítulo 9 até o Capítulo 11
e depois ele desenvolve alguns temas práticos para a vida da igreja do capítulo 12 até o capítulo 15 terminando no 16 com uma série de saudações e pessoas que ele conhecia na igreja de Roma nós estamos então bem no meio da carta na terceira parte que trata da Santificação e aqui no na metade do Capítulo 6 nós encontramos o apóstolo Paulo fazendo uma coisa que ele gosta muito de fazer É uma pergunta retórica a pergunta retórica que ele faz ele costuma fazer ele imagina uma pessoa que tá escutando o que ele tá dizendo E já
antecipa a pergunta que aquela pessoa vai fazer quando ele terminar de falar então meio que ele já esvazia os seus oponentes já trazendo Os questionamentos deles e dando uma resposta aqui no caso Paulo tinha feito uma declaração no verso 14 que nós vimos no domingo passado que era uma declaração que provocaria com certeza reação no meio da sua audiência Judaica lá em Roma ele disse no verso 14 o pecado não terá domínio sobre vós pois não estais debaixo da lei e sim debaixo da graça Então essa declaração para os ouvidos de um judeu soava muito
estranho porque aos judeus foi dada a lei de Deus e os judeus estavam acostumados a viver debaixo da lei de Deus e eles pensavam que a lei de Deus era o caminho para salvação agora Paulo está dizendo que os cristãos em Roma inclusive os judeus cristãos eles não estavam mais debaixo da lei Então esse tipo de afirmação de Paulo com certeza provocaria uma reação da parte dos judeus que diria o seguinte Mas se nós não estamos mais debaixo da lei na hora que você tira a lei você não tá tirando as barreiras e os limites
do certo e do errado você tá tirando as proibições então isso não estimula uma pessoa que houve O que você tá dizendo a viver no pecado já que ela não está mais debaixo da lei a lei diz não faça isso não faça isso não faça aquilo você tá dizendo que nós não estamos mais debaixo da lei Então significa que eu posso fazer o que eu quero ou que as pessoas pensam o que as pessoas podem fazer o que elas querem essa seria a reação que com certeza brotaria na mente dos cristãos judeus em Roma quando
essa carta estivesse sendo lida para eles então Paulo antecipa a questão e ele já traz a resposta a questão então está no verso 15 e daí isso que eu falei né não estamos debaixo da lei debaixo da graça e daí isso que eu falei significa que havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei e sim da Graça então ele tá antecipando esse tipo de reação que com certeza a sua audiência teria a essa afirmação dele que nós não estamos debaixo da lei e de baixo mas sim debaixo da graça aqui nós precisamos então entender
o que que Paulo quer dizer por esses dois essas duas expressões o que é que significa viver debaixo da Lei e o que é que significa viver debaixo da graça E por que que essa declaração teria provocado uma reação dos seus ouvintes em Roma particularmente dos judeus viver debaixo da lei o que que isso significa a lei conforme nós vemos aqui na carta aos romanos e no restante de toda a bíblia é aquela Revelação escrita que Deus deu a nação de Israel através de Moisés e que consistia em ordenanças de natureza civil cerimonial e moral
exemplos lei cerimonial a lei dos sacrifícios a lei a respeito do sacerdote a manutenção do templo lei civil leis referentes à guerra propriedade herdeiros herança casamento e a Lei moral de Deus resumida nos Dez Mandamentos tudo isso Deus deu a Moisés é chamada legislação mosaica foi dada Moisés no Alto do Monte Sinai depois que Moisés conduziu o povo de Israel em liberdade da terra do Egito e essa lei que Deus deu a nação de Israel ela de alguma forma imperfeita É verdade ela está gravada no coração também daqueles que não são judeus isso Paulo fala
aqui no capítulo 2 da carta aos romanos que o gentios que não conhecem a Deus eles têm contudo a forma da Lei impressa nos seus corações por isso que mesmo aqueles que nunca ouviram o nome de Moisés nunca ouviram falar de dez mandamentos nunca ouviram falar é de evangelho nunca ouviram falar de Cristo eles instintivamente intuitivamente eles têm noção do que é certo do que é errado a prova disso é que todos os povos por mais primitivos que sejam eles têm um código de ética eles têm um código de moral um código de conduta entre
eles e eles têm uma religião e eles têm a religião exatamente por isso porque eles não conseguem sabem que não conseguem viver a altura daquele padrão que eles têm e que eles precisam então satisfazer os deuses ou apaziguar os deuses então a presença da religião em todo mundo em todos os povos em toda a época a presença de códigos doutrinários e éticos em todos os povos todas as raças de etnias é uma prova do que o apóstolo Paulo diz em romanos 1 e 2 que a lei de Deus está gravada no coração das pessoas isso
quer dizer que mesmo cara mais Bárbaro mais bruto que existe lá no coração ele sabe quando ele tá fazendo errado ele tem uma consciência Ele sabe a diferença entre o bem e o mal por isso que a Bíblia diz que todos pecaram e carecem da Glória de Deus não há um justo nenhum sequer a lei de Deus quer seja escrita através das tábuas dadas a Moisés quer seja no coração coloca a humanidade toda debaixo do pecado e caracteriza o ser humano como sendo um transgressor da lei de Deus por isso que Paulo afirma aqui e
a Bíblia toda afirma que ninguém pode ser salvo mediante a guarda da Lei guardando os preceitos da Lei não há ninguém que consiga cumprir todas as demandas de Deus que seja as demandas na lei de Moisés que sejam as demandas na consciência e do coração O homem sempre se verá como um transgressor quebrando aquilo que ele acredita que é verdade fazendo aquilo que ele sabe que é errado e deixando de fazer aquilo que ele sabe ou porque tá escrito ou porque é intuitivo aquilo que ele sabe que ele deveria fazer ou por omissão ou por
comissão estar debaixo da lei portanto é a tentativa que uma pessoa faz quer seja judeu ou não de tentar agradar a Deus ou merecer alguma coisa da parte de Deus com base no seu esforço pessoal no mérito nas suas conquistas na sua dedicação na sua moralidade na sua liberalidade na sua conduta qualquer Tentativa do ser humano de agradar a Deus o coloca imediatamente debaixo da lei porque na hora que ele diz assim eu quero fazer alguma coisa para agradar a Deus o que é que eu posso fazer para agradar a Deus não terás outros Deuses
diante de mim não farás para ti mais de escultura não tomarás não se o teu Deus em vão lembra todo dia de descanso para santificar honra teu pai e tua mãe não matarás não furtarás não adulterarás não dirás falso testemunho Pronto quem pode se salvar Então na hora que uma pessoa tenta chegar-se a Deus pelo seu próprio esforço ela se coloca debaixo da lei e é imediatamente convencida pela lei de que ela está perdida de que ela fracassou e de que ela não poderá jamais chegar a Deus por si mesmo está debaixo da lei portanto
viver debaixo da lei é viver escravo do pecado escravo do mundo dominado pela carne condenado E caminhando para perdição eterna e essa é a situação de todo ser humano desde Adão que é judeus que sejam gentios a isso Paulo contraponha o viver na graça verso 15 a vemos de pecar porque não estamos mais debaixo da lei e sim debaixo da graça nós já vimos o que é está debaixo da lei Mas então o que é que significa estar debaixo da graça a graça de Deus é aquela maneira Graciosa gratuita misericordiosa amorosa e merecida pela qual
Deus justifica perdoa aceita e recebe pecadores perdidos como vocês e como eu é chamado de graça porque Deus faz isso gratuitamente sem exigir as obras da lei da parte do homem ele faz isso livremente sem impor condições aos seres humanos Exatamente porque eles não têm condição alguma cumprir Exatamente porque eles não podem satisfazer o menor dos requerimentos de Deus por isso então Deus o justifica perdoa e aceita gratuitamente então viver debaixo da graça é você já ter entendido que debaixo da lei você não pode agradar a Deus jamais satisfaz suas demandas e você humildemente recebe
gratuitamente o perdão e a salvação que Deus lhe oferece mediante Jesus Cristo porque é nessa base e nessa somente que Deus pode ser gracioso somente porque Cristo Jesus o filho de Deus um de nós nosso representante obedeceu a lei Quando ele estava aqui nesse mundo nunca quebrou um mandamento de Deus e na cruz do Calvário ele levou sobre si a penalidade a culpa e o castigo que os nossos atos merecem é que Deus pode livremente justificar o pecador e oferecer-lhe gratuitamente o perdão e aceitação é isso que significa estar debaixo da graça viver na mais
completa dependência de Deus para nossa salvação e para nossa Santificação vocês agora podem entender porque que esse tipo de declaração levanta preocupação nos judeus aqui entre nós não somos judeus não tem tradição Judaica que esse tipo de declaração de que a salvação é Graciosa é gratuita é dada somente da parte de Deus sem condições da parte humana já pode deixar a gente assim dizendo mas espera aí isso é bom demais para ser verdade ou então quer dizer que eu não tenho que fazer nada isso mesmo não é não eu posso viver de qualquer maneira que
você pode viver de qualquer maneira mas que Deus lhe oferece a justificação gratuitamente entre nós já pode gente ficar assim sem entender direito Imagine quando judeu ouvisse isso O Judeu que tinha recebido a lei que recebeu as duas tábuas da lei com os dez mandamentos que foi criado debaixo de toda aquela legislação mosaica aprendendo que ser circuncidado não comer determinados alimentos e guardar determinados Dias isso faria com que ele fosse recebido por Deus no dia do juízo final e salvo da condenação então O Judeu na hora iria dizer assim mas pera aí Paulo isso que
você está dizendo que nós não estamos mais debaixo da lei mas debaixo da graça então isso não abre uma porta para o pecado não fica assim um incentivo para o pecado e a resposta de Paulo no final do verso 15 é de modo nenhum ao contrário viver debaixo da lei me torna escravo do pecado mas é a graça de Deus que me liberta do Poder do pecado para que eu possa servi-lo é isso que Paulo vai explicar em seguida e ele começa a explicação no verso 16 citando uma regra ou um princípio uma prática que
era comum nos seus dias e que tem a ver com o sistema de escravidão Observe como ele diz no verso 16 não sabeis que daquele a quem vos ofereceris como servos para obediência desse mesmo a quem obedecer sois servos seja do pecado para a morte ou da Obediência para a justiça para que nós entendamos o verso 16 nós precisamos lembrar de dois aspectos do sistema de escravidão que estava em vigor na época do apóstolo Paulo a escravidão era muito comum no Império Romano na época que Paulo escreveu essa carta só na cidade de Corinto os
historiadores nos dizem um terço da população era escrava as pessoas se tornavam escravos naquela época ou forçados ou voluntariamente forçados eram os prisioneiros de guerra pessoas que foram compradas ou que é já nasceram filhos de escravos e não tinha como escapar dessa condição mas havia possibilidade também de uma pessoa se tornar escravo voluntariamente porque era melhor ser escravo do que ser mendigo o mendigo vivia na rua não tinha dormido a certa comida certa estava sujeito a ser assaltado morto pelos bandidos que infestavam as cidades de Roma então era frequente uma pessoa pobre se oferecer para
trabalhar como escravo pelo menos ele tinha um patrão tinha uma casa e tinha comida e às vezes um saláriozinho e ele podia juntando juntando até chegar um dia em que ele poderia comprar sua liberdade e resolver seu problema financeiro Então a escravidão voluntária era um sistema bastante conhecido naquela época há casos inclusive de pessoas que se vendiam como escravos se vendiam como escravos para pagar uma dívida que eles haviam contraído e há casos também de gente que gostava do patrão tem histórias de nos livros de antigos não é que falam de escravos que se tornaram
como que membros da família nasceram na família cresceram com os filhos do patrão eram escravos mas foram bem tratados e não acertar ocasião patrão dizia você tá livre vou te dar a liberdade não quero se você me aceita eu continuo inclusive até no antigo testamento tem uma lei de Moisés que dizia que se um escravo quisesse se o patrão liberasse um escravo e o escravo quisesse permanecer com patrão então o patrão levava o escravo para porta pegava uma chave de fenda e furava a orelha do escravo né na madeira da porta e depois ele tava
livre significa um escravo com a orelha furada significava que ele era um escravo voluntário ele quis ficar com o patrão o resto da sua da sua vida então havia essa possibilidade é de onde vem um antigo brinco né mas o ponto é que havia a escravidão voluntária Então esse esse é o primeiro ponto que a gente tem que entender que está por detrás do que Paulo está dizendo aqui uma pessoa podia se oferecer voluntariamente como escravo para servir algum patrão se o patrão quisesse então ele estava empregado e se tornava escravo daquela pessoa tem um
segundo aspecto da escravidão que está por detrás aqui do que Paulo está falando que era a questão da exclusividade uma vez que você se tornava escravo de alguém você pertencia completamente ao seu dono todos os momentos da sua vida de escravo você não teria tempo livre para servir a outro patrão isso é meio estranho para nós aqui eu posso ter um emprego de manhã à tarde eu posso trabalhar no outro lugar e à noite eu posso tocar violino na orquestra Municipal de Goiânia posso ter três fazer três coisas diferentes mas o escravo no Império Romano
ele era de dedicação exclusiva ao seu patrão todos os minutos do seu dia pertencia o seu patrão ele não tinha disponibilidade para servir a dois patrões por isso que Jesus Cristo disse aquela frase que se ficou famosa e virou provérbios um provérbio ninguém pode servir a dois senhores isso era resultante desse dessa característica do sistema de escravidão uma vez que você era escravo de alguém você não tinha disponibilidade para servir a outro patrão era aquele e somente aquele cada escravo tinha somente um patrão e a esse patrão ele dedicava sua vida seu tempo sua força
seus esforços seu bem seus bem seu corpo tudo que tinha e era pertencia aquele patrão exclusivamente ele não podia ser demais ninguém são esses dois princípios que nós encontramos aqui por detrás do verso 16 onde Paulo Então faz a aplicação ele quer dizer o seguinte se você se oferecer ao pecado como sendo seu patrão você não vai ter disponibilidade para servir a Deus você vai servir ao pecado e você vai receber o salário do pecado que a morte Enquanto você for escravo do pecado você não tem tempo nem condição de servir a Deus porque você
já tem um patrão e o patrão é o pecado e o pecado vai lhe dar a sua recompensa que é a morte da mesma forma se você se oferece a Deus como escravo de Deus Deus será o seu patrão e você não terá disponibilidade para servir a outro patrão o pecado você vai levar sua vida como servo de Deus e de Deus você vai receber gratuitamente a vida eterna a justiça que são os dois resultados que Paulo coloca aqui então Vamos ler outra vez o verso 16 tendo agora todo esse pano de fundo em mente
aí o verso vai ficar claro Paulo pergunta esse não sabeis é retórico né porque eles eram cidadãos Romanos os seus leitores certamente estavam bem familiarizados com isso é como estivesse assim vocês não se lembram né vocês não se lembram vocês não sabem que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência desse mesmo a quem obedeceis sois servos é aquele princípio que eu falei da Dedicação exclusiva você se oferece Você obedece e agora Paulo faz a aplicação seja do pecado para a morte ou seja se você se oferece ao pecado para obedecer o pecado você
só pode servir ao pecado e no final você vai ganhar a morte seja da Obediência para a justiça ou você se oferece para obedecer a Deus e aí você vai servir somente a Deus e no final você vai receber a justiça justiça aqui é não somente a justificação o perdão de Pecados que Deus dá aquele que se oferece a ele mas também a justiça prática uma vida justa uma vida reta e Santa haste o pecado ele paga a morte é o salário que o pecado dá o seu escravo a morte aqui nesse mundo a morte
espiritual e a morte é eterna que vem depois da morte física você percebe aqui dois pontos eu quero destacar dois pontos ainda aqui no verso 16 o primeiro deles é que Paulo enfatiza Paulo enfatiza que essa entrega ela é voluntária Note que ele diz aqui ele usa o verbo oferecer eu me ofereço Ou seja é uma atitude da minha parte é uma é uma ação minha eu me ofereço ao pecado é como se eu chegasse para o pecado e dissesse eu quero ser o seu escravo eu quero fazer a tua vontade pecado como é que
você quer me usar use e use como você quiser e o pecado não diz a princípio mas no final você vai descobrindo quando chegar no fim do mês quando chegar ao contracheque você vai ver o que é que ele vai pagar tá dizendo aqui que o pecado vai pagar a morte é o seu contracheque no final do mês quando você se oferece ao pecado como sendo o seu patrão então é uma atitude voluntária de entrega mesma coisa com relação a Deus segundo ponto que eu queria que você notar se aqui o contraste que Paulo tá
fazendo aqui no final do verso 16 é entre o pecado e a obediência ele diz você pode se oferecer ao pecado e aí Traz morte ou você pode se oferecer a obediência pressupõe-se que a obediência a Deus isso traz a justiça o que mostra que a essência do pecado é a desobediência O pecado é a desobediência Clara voluntária consciente sabida e conhecida alguma lei de Deus Ou seja quando a pessoa se entrega ao pecado ela não tá fazendo isso inocentemente ela tá fazendo isso como um ato de rebelião contra Deus porque como nós já dissemos
a pessoa tem consciência do certo e do errado ela sabe o certo e o errado muito mais nós que vivemos num país Cristão onde temos acesso a Bíblia a palavra de Deus nós sabemos o que é o certo de errado portanto quando nós nos entregamos ao pecado como escravos nós estamos cometendo um ato de desobediência aquela verdade que já nos foi revelado que tá gravada no nosso coração um passo mais adiante Paulo agora Agradece a deus que os seus leitores que Paulo pressupõe que são crentes verdadeiros Eles mudaram de senhor aqui no verso 1718 Paulo
agradece a Deus porque os crentes em Roma antigamente eram escravos do pecado viviam debaixo da lei Mas agora eles foram libertos e são servos de Deus e eu queria ver com vocês então como é que isso aconteceu Paulo tá dando graças a Deus por isso e de que maneira ele explica essa mudança de escravos do pecado para escravos de Deus tá aí no verso 17 18 Vamos ler mais uma vez mas introduzindo o contraste né Graças a Deus porque outrora escravos do pecado contudo viestes a obedecer de coração a forma de doutrina a que fostes
entregues e uma vez libertados do pecado fostes feitos servos da Justiça antes eles eram escravos do pecado antes de conhecerem a Jesus Mas agora eles foram feitos servos da justiça como é que isso aconteceu achei eu achei difícil contar essa mensagem saber por onde a gente entra nessa passagem eu gostaria de ser como alguns pregadores famosos que parece que eles tinham Martelinho de Ouro que eles pegavam o texto e fazia assim bem ao texto se abria em todas as suas partes né então eu queria ter um martelinho desse para eu pegar num texto e fazer
bem aí o texto se abre e você compreende que às vezes a gente rala para tentar entender o que é que Paulo tá dizendo aqui eu vou tentar explicar da seguinte maneira o que Paulo tá dizendo aqui no verso 17 que é o Ponto Central do que ele nos transmite aqui é que Deus entregou aqueles crentes há uma forma que é o molde ou a forma de doutrina que é o evangelho e como resultado eles obedeceram de coração aquilo que eles tinham ouvido tem vários várias coisas tem que explicar aqui nessa passagem Paulo fala do
Evangelho como se fosse uma doutrina veja que ele diz aí no verso 17 que vocês vieram obedecer de coração a forma de doutrina a que vocês foram entregues que doutrina é essa é o Evangelho é o ensinamento de que somos pecadores mas Deus mediante Cristo nos justifica gratuitamente essa doutrina essa doutrina ela funciona como uma forma a palavra que tá aqui fostes entregues viestes a obedecer de coração a forma de doutrina essa palavra forma na língua grega é a palavra tipos de onde vem tipográfico tipologia e todo mundo sabe que é um tipo os mais
antigos pelo menos né o jornal antigamente todo mundo sabia como tinha gente que trabalhava nisso montava um jornal colocando as letras as letras eram pequenas formas né que eram organizadas palavras eram montadas e depois passava a tinta e jogava no papel branco E aí a forma o tipo ele imprimia o papel e deixava a letra Então essa palavra tipo vem da palavra grega tipos que está aqui e que foi traduzido como forma mas pode ser traduzido como molde como tipo ou que Paulo está dizendo é que a doutrina do Evangelho ela é como um tipo
é como uma forma ela molda o coração das pessoas ela ajusta ela encaixa o coração das pessoas dentro daquela doutrina terceira coisa que nós temos que notar aqui é que Paulo diz que Deus entregou aquelas pessoas a este molde é como se Deus pegasse o nosso coração e trouxesse para debaixo da tipografia e o tipógrafo né aí marcou o coração da gente montou o coração da gente fez uma mudança no nosso coração de acordo com a doutrina ó veja só veja se não é isso que ele tá dizendo graças a Deus porque outrora escravos do
pecado contudo viestes obedecer de coração a forma de doutrina a que fostes entregues quem é que nos entregou Deus ao que ele nos entregou a forma da doutrina essa palavra aqui o verbo entregar você já conhecem tá lá no capítulo 1 naquele Capítulo Tenebroso né em que Deus fala da desgraça da raça humana veja o que o que tá aqui ó no capítulo 1 verso 24 por isso Deus entregou Tais homens a imundícia pela concupiscência do seu próprio coração depois no verso 26 por causa disso os entregou Deus a paixões em fames e no verso
28 por haver em desprezado o conhecimento de Deus O próprio Deus os entregou a disposição mental reprovável notou veste 24 Deus os entregou o verso 26 Deus nos entregou verso 28 Deus nos entregou Deus entregando as pessoas alguma coisa aqui no capítulo 1 Deus Está entregando a humanidade Rebelde aos desejos maus do seu próprio coração mas aqui no capítulo 6 Ele está entregando seus eleitos ao evangelho é o mesmo Deus entregou vocês não aos seus corações não ao seu próprio pecado não a sua corrupção mas Deus entregou vocês ao evangelho [Música] que coisa maravilhosa é
por isso que ele começa o versículo dizendo graças a Deus porque porque isso é obra de Deus Deus podia entregar você ao seu próprio coração não podia mas se você tá aqui nessa noite conhece a Deus e conhece o Evangelho é porque Deus um dia ele entregou ao evangelho e o evangelho mudou o seu coração por isso que ele começa a frase dizendo Graças a Deus que Deus nos entregou não a nós mesmos mas a doutrina do evangelho que molda que transforma que muda que ajusta o meu coração e note qual é a reação Qual
foi a reação então que Paulo diz que aconteceu verso 17 graças a Deus porque outrora escravos do pecado contudo viestes a obedecer de coração vocês notam aqui Deus e o homem trabalhando juntos conseguem perceber como eu estou vendo aqui por um lado Deus entrega o nosso coração a doutrina como uma forma e a reação é que eu passo a obedecer de coração e talvez aqui seja um momento bom para falar da soberania de Deus e da responsabilidade humana muitos irmãos que estão começando a descobrir a fé reformar eles ficam meio que paralisados com isso né
como é que eu faço para relacionar a soberania de Deus é responsabilidade humana na salvação sou eu que dou o primeiro passo ou espero Deus venha atrás de mim e como é que eu faço na oração eu espero que Deus me dê vontade de orar ou eu oro e na Santificação eu espero assim que Deus mude o meu eu faço já uma mudança que eu tenho que fazer tem alguns irmãos ficam meio que paralisados quando eles começam a descobrir um pouco mais da soberania de Deus e como relacionar isso na prática aqui é um dos
muitos exemplos na Bíblia em que essas duas coisas aparecem juntas sem qualquer explicação do apóstolo Paulo Deus entregou vocês a forma de doutrina e aqui indica um ato soberano um ato Divino Deus pegou vocês e entregou não é que Deus disse assim ó vem cá você quer ser entregue a forma de doutrina você quer não Deus não tá perguntando se você quer Deus entregou você ao evangelho e o evangelho mudou o coração e qual foi o resultado você obedeceu de coração voluntariamente Alegremente gloriosamente Coração em bandeirado feliz da vida dizendo que Glória Agora eu entendi
agora eu compreendi A misericórdia de Deus agora eu compreendi o evangelho Mas foi porque Deus lhe entregou ao evangelho senão seja mais compreenderia mas quando você compreendeu você compreendeu voluntariamente você compreendeu de toda a alma e de todo o coração ver com mais duas coisas andam juntas você ora Deus e diz Deus por favor faz isso por favor faz aquilo por favor faz aquilo outro eu tô orando porque o senhor mandou que eu orasse eu sei que o senhor já decretou tudo antes da fundação do mundo mas o senhor disse que quer que eu Ore
como meio de realizar os seus planos e você sai dali você olha para trás e depois que veio a resposta você disse Deus eu sei que o senhor respondeu as minhas orações mas isso Era exatamente que o senhor já tinha planejado antes da fundação do mundo a mesma coisa na Santificação no dia a dia Deus já me transforportou do reino das Trevas para o reino da luz do seu filho ele já me amou me elegeu me chamou antes da fundação do mundo mas ainda assim é o meu prazer o meu deleite o meu dever andar
em santidade e dizer não para o pecado fazer o que é correto fazer o que é certo andar em justiça praticar o que é bom evitar o pecado amar o meu próximo honrar a Deus respeitar a todos as duas coisas andam juntas e aquilo que Deus uniu que o homem não separe quando você tenta entender as duas coisas separadas ou você cai no Hiper calvinismo sem enfatiza tanto a soberania de Deus que você fica paralisado você não evangeliza não ora não se santifica não faz mais nada ou você vai cair no outro extremo de enfatizar
tanto a responsabilidade de Deus que Deus se torna um marionete das decisões humanas um Deus que fica esperando um homem decidir se o homem quer ou não quer um Deus que só vai até onde o homem permite que só faz aquilo que o homem pede que só AGE em resposta à oração esse é outro extremo isso não é o Deus da Bíblia Deus da Bíblia é grandioso é criador é senhor é soberano todo poderoso onisciente onipotente onipresente nada resiste ao seu querer ele é senhor de tudo e de todos então nós temos que manter essas
coisas juntas pela graça dele ele nos entrega a doutrina do Evangelho e nós reagimos obedecendo de coração por isso que Paulo começa esse versículo dizendo graças a Deus graças a Deus e aí a conclusão no verso 18 uma vez libertados do pecado fostes feitos servos da Justiça de que maneira Eu Fui libertado do pecado pela Doutrina do evangelho que mudou o meu coração pela graça de Deus e a qual eu respondi de coração obedecendo as demandas de Deus obedecendo a voz do Evangelho O que que significa obedecer a doutrina que a doutrina diz Creia e
quando eu creio eu estou obedecendo Creia e eu creio e isso significa obedecer a Deus deixe-me fazer aqui algumas aplicações práticas de que maneira esse tipo de ensino aqui pode me ajudar no dia a dia eu pensei em algumas situações uma delas eu já apresentei quando você se sente meio que paralisado tentando entender a soberania de Deus e sua responsabilidade tipo assim salvação na oração e na Santificação Então essa passagem ela lhe ajuda a ver que a bíblia apresenta essas duas verdades juntas Deus Opera em nós tanto querer quanto o realizar não é interessante que
nessa passagem que está lá na carta aos Filipenses Paulo diz assim operai a voz desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor porque Deus é quem opera em vocês tanto querer quanto realizar casadinho juntinho Desenvolva a sua salvação porque Deus é quem opera em você o desenvolver a salvação as duas coisas andam juntas na hora que você tá orando Deus está agindo na hora que você está obedecendo Deus está agindo tão juntas as duas coisas não é assim do tipo primeiro eu faço a minha parte Deus faz a parte dele o Deus faz a parte
dele eu faço a minha não não são juntas Sempre quando você tá fazendo o que é certo Deus está fazendo com você quando você está orando a soberania dele está acontecendo e realizando também quando você está evangelizando pregando a palavra de Deus ele está chamando os seus eleitos através da pregação tudo se harmoniza essas coisas andam juntas então um conselho Não fique paralisado tentando entender tem gente que dá um curto circuito e surta mesmo já encontrei gente surtada Neo calvinista surtado novo calvinista absolutamente surtada não sei o que fazer não consigo mais orar pastor não
consigo mais fazer nada porque eu não sei quem é que começa se é Deus ou se sou eu gente não é não fica eu vou dizer quando eu me entendo Não não fique esperando por Deus não ele já disse o que é que ele quer ele quer ser Ore quer que você evangelismo quer que você seja Santo na hora que você fizer isso ele vai estar com você ele vai estar com você Essa é uma aplicação prática segunda quando você se sente tentado a pecar e a fazer alguma coisa errada não busque forças em você
mesmo porque na hora que você fizer isso você vai se colocar debaixo da lei e vai cair debaixo do domínio da carne e vai ser pior ainda na hora que você se sentir tentado a fazer o que não presta e você sabe do que é que eu tô falando você sabe o que é que eu tô falando você deve recorrer a graça de Deus porque é graça do começo ao fim você deve recorrer a esse Deus que em Cristo Jesus já lhe perdoou já lhe recebeu já lhe Aceitou ele livrou do domínio do pecado Você
lembra que agora você é servo de Deus e que como escravo de Deus você não tem disponibilidade para atender as demandas do antigo patrão você já foi alforriado você não pertence mais um antigo patrão Você pertence agora Deus portanto você não tem tempo você não tem disponibilidade para atender ao pecado por isso você pode dizer não não e não eu não tenho que lhe obedecer porque eu sirvo ao Deus dos céus ao Deus gracioso pagou o meu preço e a quem eu pertenço se você caiu em Pecado Se você fracassou isso não significa que você
deixou de ser servo de Deus porque às vezes servos de Deus são indolentes preguiçosos e descuidados e às vezes eles traem o seu patrão com o patrão anterior isso que acontece quando você cai em pecado e você ofende ao seu patrão que é Deus e você se oferece o seu antigo patrão é alguma coisa que desagrada o coração de Deus sem dúvida de quem entristece o espírito santo de Deus mas isso não significa que você não é filho de Deus e servo de Deus a maior prova de que você continua sendo servo de Deus é
que você vai se levantar você vai pedir perdão a Deus você vai reconhecer os seus pecados você vai se reconciliar com quem você prejudicou quem você ofendeu ou com quem você errou e você vai voltar o caminho da justiça porque a graça de Deus lhe levanta e lhe permite isso Lembrando que a graça do começo e ao fim ao fim por último quando o pecado parecer para você uma coisinha irrelevante pequena e justificável como acontece durante o nosso dia a dia determinadas coisas erradas né é a gente faz porque a gente acha que é pequeno
é justificado é uma um menor e uma série de outras coisas lembre que diante de Deus não não existe essa distinção é claro que existe uma distinção entre você adulterar e matar alguém e você contar o que a gente chama de uma mentirinha Branca né mentiria branca não existe né mas o pessoal chama às vezes de uma mentirinha aparentemente inocente O que que é uma mentirinha aparentemente inocente e um assassinato tem em comum Eles são diferentes com relação aos efeitos e as consequências Não há dúvida disso mas eles têm em comum que Ambos são quebra
da mesma lei de Deus porque o mesmo Deus que disse não matarás é o mesmo Deus que disse não dirás falso testemunho então nunca O pecado é irrelevante nunca ele deixa de ter a sua gravidade e a seriedade E você já aprendeu aqui nesse texto que o salário do pecado é a morte é isso que o pecado vai lhe dar no final do mês no seu contracheque a morte é isso que você vai receber dele do seu empregador ao passo que se você serve a Deus e resolve fazer o que é certo Deus lhe dará
graciosamente a justiça o perdão de Pecados e a Santificação aqui nesse mundo como é que tá a sua vida nessa noite queria que você examinasse o seu coração palavra de Deus é como espelho e a medida que ela é ensinada ela é exposta você se vê na pregação se você de fato veio ouvir a palavra de Deus nessa noite a medida que o texto ia ser explicado e a Bíblia sendo lida você ia fazendo uma comparação isso que a Bíblia está dizendo E a minha vida e a comparação funciona mais ou menos assim não isso
aqui eu já experimentei isso aqui é verdade ih meu Deus eu tô falhando nisso ai meu pai é essa mensagem é para mim isso foi para o meu coração é verdade isso que tá dizendo é para mim a pergunta é o que que você vai fazer nessa noite depois que aqui nessa noite Deus falou o seu coração e ele deixou muito claro diante de você Qual é a vontade dele o que é que ele faz mediante de Jesus Cristo os dois sistemas de salvação qual o caminho que você vai seguir nessa noite porque se você
sai daqui nessa noite após ter visto no espelho da Bíblia o Estado Real da sua alma e você não toma Providência nenhum você vai ser igual aquela pessoa que na segunda-feira de manhã acorda para ir para o trabalho vai no banheiro Se olha no espelho o cabelo todo desarrumado a maquiagem toda borrada os olhos cheio de remela babando pelo Canto da Boca simplesmente olha e vai embora e não faz nada de que que adianta olhar no espelho que que adianta ouvir sermões que é que adianta ouvir a palavra de Deus se você hoje à noite
não decide lembra do oferecer-vos a uma responsabilidade que é colocada a nós se você hoje à noite um disse Senhor eu quero me oferecer a ti completamente eu não quero mais me oferecer ao pecado para ser instrumento da maldade da impureza mas eu quero me oferecer aqui por tua graça e misericórdia liberta o meu coração hoje à noite quando você chegar em casa eu podia convidar você para fazer isso aqui hoje à noite mas geralmente a gente evita fazer isso porque a gente quer que as pessoas tomem decisões sérias sérias às vezes elas fazem isso
no calor do momento mas então eu digo volta para casa e nessa noite diante de Deus junto com teu marido com tua esposa com tua família com quem for ou sozinho no seu quarto mas você procura Deus e diz eu quero viver como teu servo eu quero viver como servo de Deus liberto do Poder do pecado quero viver uma vida santa e reta diante de ti não porque eu tenho forças mas porque o Senhor promete aqui porque o Senhor promete aqui na tua palavra faça isso e Deus haverá de ouvir a sua oração e abençoar
sua vida oremos te damos graças ao pai porque não nos entregastes a nós mesmos mas porque nos entregastes a doutrina ao evangelho de Jesus Cristo teu filho nos entregaste a este esta forma esse molde que gravou indelevelmente no nosso coração a tua graça a tua verdade selada com Espírito Santo da promessa estamos graças porque a tua misericórdia dura para sempre mesmo quando caímos falhamos o senhor se compadece dos que são teus dos teus escravos fracos e dos levanta e os trata como filhos mais do que escravos como filhos iremos a tua misericórdia para aqueles que
estão aqui nessa noite que tem caído e que tem se comportado como escravos do pecado embora Profecia Pedimos que os seus ajude a entender a gloriosa Liberdade dos filhos de Deus que eles possam experimentar esta Liberdade do domínio do pecado no viver uma vida santa e reta aqui nesse mundo oro pelos que estão sendo tentados Senhor ajuda-os a olhar para cruz e para ressurreição para graça que o senhor revelou em Jesus para quem encontra em forças nas tuas promessas pela fé e não em si mesmos abençoe essa igreja que ela seja feita não de pecadores
que se justificam mas de pecadores salvos pela graça Humildes que amam sabem perdoar porque foram perdoados não críticos ou juízes mas irmãos e amigos é o que nós Te pedimos em nome de Jesus amém amém