A gente vai falar um pouco dos efeitos adversos. É, pra silden fila, tadalafila, meio parecido, tá? Só que alguns deles têm algumas características.
Por exemplo, para, vamos falar agora de tadalafila, só tadalafila, o mais comum é dor de cabeça, tá? Mais ou menos 10 a 12%. E essa dor de cabeça dura quanto tempo?
Ela pode durar mais ou menos entre duas a 3 horas, 4 horas, depende do paciente, tá? Mas assim, o bom é que você pode tentar tomar, por exemplo, um analgésico, uma de pirona de 1 g para ver se dá uma melhorada, porque tenho muito paciente que ele chega na consulta e fala: "Puta, eu não consigo tomar tadalafila porque tem muita dor de cabeça". E aí a gente sempre pergunta: "Você já tentou tomar algum remédio para tentar melhorar?
" Então, já faz um combozinho da tadalafila com já sabe que é, já toma um remédio com a dor de cabeça, um de pirona, um paracetamol. Tem alguma interação de medicação que eu tenho que tomar cuidado ali com essas mais simples do dia a dia? Não, só interação, a mais importante o nitrato, né, que a gente até vai falar sobre isso, que o nitrato é, você sabe muito melhor do que eu, que é uma medicação que faz, abaixa muito a pressão, né?
Então, se você toma uma medicação que abaixa a pressão e toma mais uma tadala, um tadalafila, então realmente é muito perigoso pra saúde. Então, por isso que sempre que a gente recomenda e que o paciente passa em consulta primeiro corologista, cardiologista, entendeu? Isso importantíssimo, tá?
sair tomando assim porque o Dr Luiz falou que é para tomar e beleza, mas é um remédio que eu consigo comprar sem receita médica hoje. É, não tem receita, você pode comprar livre na farmácia. Então é um risco, né?
Acho que a quem tá assistindo tem que ficar esperto porque tá muito fácil para comprar, mas não necessariamente é um remédio tão simples assim e bobo. Exatamente. Que é perigoso.
Exatamente. Tá. E de efeitos colaterais, mais o que que a gente vai ter?
Então vamos lá. A gente tava falando os mais comuns é dor de cabeça, tá? Já aconteceu.
Congestão nasal também pode acontecer. Tá, isso que entupidão. Exatamente.
Pode acontecer uma vermelhidão na face, tá? Atenção à galera que tá na academia, tá? Uma galera que fica meio vermelha, que tá conversando com você, saiu para adiantar, ficou meio vermelho, ficou meio com gesto, tá?
É um sinal que que que a galera tá tá tomando, tá? Não entrega não. Mas o quê?
Congestão nasal, um rosto bem vermelho, nada pouquinho, bem vermelhão, para não entregar os colegas. É aquela clássica, né? Eu sou assim, tá?
Desculpa, eu tô tô meio tímido, né? Fica boa, boa. Não, depois eh pode ter dor muscular também, tá?
Como quando você vai na academia, sabe? Aquela caimbra assim, pode ter um dor muscular, dor articular. Exatamente.
Pode acontecer, tá? Também melhora bastante com analgéssico e eh problemas gastrointestinais ou mais como aia, tá? Que pode acontecer.
E tem paciente também que não toma porque tem muita azia, mas a gente fala: "Pô, você já tomou alguma coisa para melhorar aia? Um panto praz? " Não.
E já eu já tenho paciente na consulta que fala: "Ó, dá azia, mas já sei, eu já tomo pantoprzon no dia que eu vou tomar e tá tudo tranquilo, tá tudo suave". Sen não é importante isso, Luía, esse negócio de ter um médico associado, né? Porque às vezes o paciente desiste de um tratamento, de um de uma coisa tão importante por conta de falta de informação.
Inclusive a gente tá aqui para isso mesmo, tá? E você chamou atenção para algo muito interessante. Tem muita gente que usa para esse pump, para esse fortalecimento muscular, por e o remédio faz uma vasodilatação, né?
Melhora a circulação, inclusive melhora a circulação muscular. Então se espera isso. Ex.
Exatamente. Tem um pessoal tomando para fazer musculação. Que que você acha disso?
Olha, eu vou ser bem sincero com isso e a gente já sabe que não tem muita melhora. Eu já vi muito paciente, chega muito paciente na consulta que tem todo tipo de manipulado, tem desde tado lá filo de 20 mg numa fórmula que o nutrólogo passou que e que o nutricionista passou e assim, né? Tem 20, tem seis, tem cinco, tem tudo.
Eu já vi, já vi muita coisa e assim, dá para manipular inclusive. Então, dá, dá para manipular. É uma molécula que é muito boa para manipular tanto em comprimido, tanto em spray, né, que esse aqui, por exemplo, tem um spray, então a galera manipula também.
Muito bom. É um spray que é oral, né? Você tá tá falando aí mais cedo.
Legal. Ex. Dá um de prescente para você inclusive aí.
Pode deixar que fica tranquilo. Isso vai ter uso não. Uhum.
Bem, então atividade física, então assim, eh, a gente sempre eh não recomenda tomar pra academia, porque o que acontece realmente um medicamento que produz vasodilatação, mas ele não vai produzir tanta vasodilatação no músculo, então assim, não vale a pena, entendeu? Ele que aí vai entrar nos seus riscos aí que você Exatamente. Por que que acontece?
Se você começa a tomar com o tempo, né? Se você realmente precisa, você você passa dos 40 anos, você cai naquela faixa que problema que tem problema de função ertico, talvez não faça efeito, talvez eu precise de doses maiores para você. Acontece isso nesse remédio, uma certa adaptação do corpo a precisar aumentar dose e tudo mais.
Exatamente. Acontece assim, a todalafila não vicia, tá? Não, não, não é uma medicação que vicia, é uma medicação igual a hipertensão arterial.
Você tem hipertensão arterial, você toma um remedinho para pressão. Mesma coisa com a disfunção erétil, você toma tada da lafila, com o tempo a doença pode piorar e você precisa doses maiores de tada lafila. Se você já tá tomando de que era novo e não precisava, pode ser que com o tempo teu organismo já tem já esteja meio acostumado e a doença tá tá tá forte e funciona mais.
Aí eu preciso fazer dos medicações maiores, preciso fazer outras coisas, injeção, cirurgia e mais, né? Tem muita coisa. Sim.
Aí você começa a dificultar mais sua vida por causa de uma de uma atitude que, pelo jeito, cientificamente não melhora a capacidade muscular. Então, exatamente assim, não tem trabalho mostrando que isso vai melhorar muito assim a tua capacidade muscular. Nossa, até já escutei também que melhorou muito a recuperação, eles falam também assim, mas não tem alguma coisa forte que fale que conta da lafila, tipo, você vai crescer, não isso não.
Balança da medicina, risco, benefício. Às vezes o risco tá lidando com risco muito maior do que o benefício que pode trazer. Examente.
Exatamente. Muito bom. Essa era uma dúvida de um de um ouvinte aí também.
Eu não faço academia a esse ponto.