[Aplausos] irmãos Abra sua Bíblia em romanos capítulo 7 como o Reverendo H mencionou foi iniciado em No primeiro domingo de outubro uma série sobre identidade reformada baseada nos capítulos 6 7 e 8 de Romanos no ano passado quando Reverendo ele ainda não tinha se juntado a nós eu e Reverendo Bruno pregamos Romanos 3 de 21 a 521 então agora nós estamos fazendo parte do de Romanos e isso nos dá alegria de enxergar as riquezas dessa carta considerada por muitos a carta teologicamente mais densa do apóstolo Paulo e hoje a gente vai ler um desses capítulos
teologicamente ricos Mas eu creio que Ah nós já pedimos a graça do espírito e vamos agora esperar nele para sermos instruídos por por ele eu vou ler os versos 7 a 25 e peço que você acompanhe a leitura que eu farei Romanos 7 de 7 a 25 diz assim que diremos Pois é a lei pecado de modo nenhum mas eu não teria conhecido o pecado senão por intermédio da Lei pois não teria eu conhecido a cobiça se a lei não dissera não cobiçarás mas o pecado tomando ocasião pelo mandamento despertou em mim toda sorte de
concupiscência porque Sem Lei está morto o pecado outrora sem a lei eu vivia mas sobrevindo o preceito reviveu o pecado e eu morri e o mandamento que me fora para a vida Verifiquei que este mesmo se tornou pra morte porque o pecado prevalecendo-se do mandamento pelo mesmo mandamento me enganou e me matou Por conseguinte a lei é santa e o mandamento Santo e justo e bom acaso o bom se me tornou em morte de modo nenhum pelo contrário pecado para revelar-se como pecado por meio de uma coisa boa causou-me a morte Afim de que pelo
mandamento se mostrasse sobre maneira maligno porque bem sabemos que a lei é espiritual eu todavia sou carnal vendido à escravidão do pecado porque nem mesmo Compreendo o meu próprio modo de agir pois não faço o que prefiro e sim o que detesto Ora se faço o que não quero consinto com a lei que é boa neste caso quem faz isso já não sou mas o pecado que habita em mim porque eu sei que em mim Isto é na minha carne não habita bem nenhum pois o querer o bem Está em mim não porém o efetuá-lo
porque não faço o bem que prefiro mas o mal que não quero esse faço mas se eu faço o que não quero já não sou eu quem o faz e sim o pecado que habita em mim então ao querer fazer o bem encontro a lei de que o mal reside em mim porque no que tocante ao homem interior tenho prazer na lei de Deus mas vejo nos meus membros outra lei que querre contra a lei da Minha Carne me faz Prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros desventurado homem que sou quem me
livrará do corpo desta morte graças a Deus por Jesus Cristo nosso senhor de maneira que eu de mim mesmo com a mente sou escravo da lei de Deus mas segundo a carne da lei do pecado irmãos nós estamos falando sobre identidade reformada e eu preciso dizer idade com aquilo que já foi pregado aqui que os reformados têm uma visão profunda de Pecado teologia reformada tem um destaque maior sobre a queda e sobre os efeitos do Pecado em nossas vidas a ponto da gente usar uma expressão que muito evangélico não entende quando a gente fala assim
depravação Total nós não estamos dizendo que o ser humano é o mais mal que ele pode ser nenhum reformado crê nisso depravação total é apenas uma expressão para dizer que o pecado alastrou cada parte do nosso ser de tal forma que não tem nada que não tenha sido manchado pelo pecado Portanto o qualificativo total diz respeito à abrangência não à profundidade da maldade que nós podemos praticar Mas essa é uma característica ah dos reformados e por eles falarem de depravação Total alguns nos acusam di termos uma visão exagerada do Pecado e uma depreciação do ser
humano mas arcis pro um teólogo famoso que faleceu em 2017 ele responde a essa acusação com as seguintes palavras tenam argumentado que a teologia reformada tem a visão mais alta possível da humanidade é por termos uma visão tão alta de Deus que nos importamos tanto com aquele criado à sua imagem a teologia reformada leva o pecado a sério porque leva Deus a sério e porque leva as pessoas a sério o pecado ofende a Deus e viola os seres humanos o que ele tá dizendo em outras palavras é que a gente não fala da queda do
pecado porque a gente gosta de pecado é porque Deus é puríssimo e ele fez o homem a sua imagem e semelhança o pecado ofende a Deus e mancha a obra prima do Senhor por isso o reformado fala de Pecado com tanta ênfase e a nossa igreja defende essa doutrina portanto tratar do pecado é necessário e o nosso Capítulo revela profundamente sobre o tema do pecado eu quero relembrar aquilo que a gente já aprendeu nas duas mensagens anteriores primeira mensagem pregada pelo Reverendo H foi em cima de Romanos Capítulo 6 e romano 6 ensina que a
gente foi liberto do domínio do pecado Isto é nós somos unidos a Cristo com o propósito de não mais sermos escravos do pecado da gente ser considerado morto pro pecado são expressões usadas lá em romanos capítulo 6 isso não significa que o pecado não tenha mais força sobre nós tanto tem força que no Versículo 12 do Capítulo 6 fala não reine o pecado no vosso corpo mortal ele só daria essa ordem se ele tem algum tipo de força senão não precisava dar ordem senão não era nem necessário dar esse tipo de orientação mas o capítulo
quer dizer que o pecado não tem mais domínio sobre nós agora a gente não pode dizer que o pecado é inevitável tipo assim não teve jeito foi mais forte do que eu isso é impossível porque nós fomos transferidos pro domínio de outro senhor nós fomos então exortados a viver de acordo com o senhorio de Cristo no capítulo S os primeiros seis versos Reverendo Bruno expôs domingo passado fala que a gente foi liberto do domínio da lei agora a gente não tá mais amarrado à lei e à sua condenação e a ilustração que se usa é
do casamento seria mais ou menos assim a viúva não está mais presa ao falecido marido por quê pela lei a morte rompe esse vínculo de casamento quando a gente morre em Cristo A gente não tá mais vinculado à lei e não deve mais respostas a ela e não é mais condenado por ela então assim como a morte rompe os laços matrimoniais a morte de Cristo nos livrou de sermos julgados e condenados pela lei então esses dois textos que antecederam o texto que eu li com vocês falam de libertação do pecado e falam de libertação da
Lei libertação do pecado eu acho que é mais fácil a gente entender a gente tá habituado a ouvir isso agora libertação da lei é meio estranho Reverendo erley passou o culto inteiro dizendo que a lei é boa que os reformados estimam a lei Como assim foi libertado da Lei Então eu preciso lembrar que Paulo antevendo a confusão das pessoas dizendo que a gente foi libertado da Lei ele começa o nosso texto perguntando assim Mas será que a lei é ruim e a resposta dele vai ser um enfático Não de jeito nenhum né na primeira parte
do nosso texto ele vai nos ensinar que a lei não é o problema olha o que ele diz a lei no Versículo 12 por consequente a lei é santa e o mandamento Santo e justo e bom Versículo 14 porque bem sabemos que a lei é espiritual são elogios para dizer que a lei é muito boa O problema não é lei e sim o pecado em nosso interior Versículo 13 vai dizer acaso o bom se me tornou em morte de modo nenhum é o pecado que é o problema é o pecado que é o problema a
lei faz o quê Como já foi enfatizado na liturgia a lei traz o pleno conhecimento do pecado ela avulta A Ofensa Isto é Ela traz a ofensa à tona ela mostra a nossa sujeira como o Reverendo H já disse aqui na ordem de culto a lei tem o poder de de atiçar até o pecado mais disfarçado no começo do nosso texto Paulo disse assim eu não teria conhecido o pecado se a lei não dissesse não cobiçarás e é interessante que ele tem escolhido esse pecado por quê cobiça é aquele pecado Escondido ninguém vê a sua
cobiça as pessoas veem os seus atos maus mas ninguém vê a sua cobiça cobiça é aquele pecado que você pode ter e passar desapercebido dos outros e até de você mesmo mas quando vem a lei ela mostra que a gente peca inclusive no nosso interior com as nossas próprias cobiças então a lei faz isso mas a lei não é o foco do nosso texto a lei é apenas o que traz à tona o foco do nosso texto é o pecado não a lei por isso eu quero gastar o resto do nosso tempo falando do pecado
que habita em nós Inclusive eu intitulei a essa mensagem o pecado que habita em mim o pecado que habita em mim que é uma expressão que aparece aqui no nosso texto e eu quero fazer a abordagem desse texto de três maneiras Eu quero primeiro eh analisar de quem que o o apóstolo tá falando é importante a gente entender de quem ele tá falando existe um debate acerca disso e eu quero tentar resumi-lo aqui para vocês nesse num segundo momento a gente vai falar sobre o que que ele tá enfatizando vai ser uma abordagem mais teológica
sobre a os ensinamentos de Paulo e e por último eu quero mostrar o por que ele dá essa ênfase Isto é qual é o interesse Pastoral por trás desse texto e que pode nos ensinar coisas ricas sobre esse tema do pecado Então a gente vai primeiro fazer uma abordagem hermenêutica Isto é interpretativa do do que De quem que o texto tá falando depois a gente vai fazer uma abordagem mais teológica Quais são as verdades expostas aqui de maneira rica e por último uma abordagem mais Pastoral mostrando Mas por que que isso é importante pra gente
vamos lá primeiro ponto de quem que o apóstolo está falando por que que o pastor tá levantando essa pergunta porque existe um debate de milênios de verdade de milênios desde que o texto foi escrito se o texto tá falando de crente ou de descrente Paulo tá mostrando aqui uma luta de um cristão com o pecado ou angústia de um descrente que quer fazer o que é certo mas não consegue sem a ajuda de Deus de quem quem que ele tá descrevendo é a experiência de um judeu que quer cumprir a lei tipo aquele que perguntou
a Jesus como é que eu erdo a vida eterna no texto que nós lemos na liturgia ou é a luta de um cristão contra o pecado eu quero mostrar para vocês que a razão pela qual esse debate é antigo ele ainda existe hoje é porque existem bons argumentos de ambos os lados eu vou tentar resumi-los aqui vamos começar com os argumentos favoráveis a interpretar tá E esse texto como sendo próprio de um descrente de um ímpio de uma pessoa que até quer fazer o bem mas não consegue fazê-lo quem entende que se trata de um
descrente Ele acha que a pessoa está tentando enfrentar o mal dentro de si somente com a lei mas não consegue porque o espírito santo que nos habilita a obediência Esse é o argumento de quem enxerga que o texto tá falando de um discr E por que alguém concluiria que está falando de um descrente eu vou mostrar três argumentos primeiro argumento é que o texto de Romanos 7 retrata a um ambiente bem egocêntrico por exemplo não há referência qualquer o espírito santo no Capítulo 7 o Capítulo 7 é o capítulo do eu eu não consigo eu
eu eu eu aparece várias vezes então o contexto é bem egocêntrico essa expressão no finalzinho do Versículo 25 que fala assim ó segunda parte do 25 de maneira que eu de mim mesmo sou o escravo da lei de Deus mas segundo a carne da lei do pecado a ideia eh dos que defendem de que se trata de um descrente é dizer que com as suas próprias forças ele não consegue obedecer a lei de Deus inclusive seguindo o texto que o Reverendo Bruno expôs no doming passado o sete Capítulo Versículo 5 descreveria o não o descrente
e o 7 se descreveria o crente então na sequência Paulo Primeiro vai falar da vida do descrente depois no Capítulo 8 falaria da vida do crente em outras palavras o argumento é de que a estrutura de Paulo favorece a ideia de que tá falando de um descrente segundo argumento é de que o Capítulo 7 tem um tom de derrota que não combina com Cristão que ele fala assim eu quero fazer mas não consigo eu quero fazer mas não consigo eu tento mas não não consigo um tom de derrota Isto é a vida cristã parece uma
vida de derrota de fracasso não de Vitória e no Capítulo oito vai dizer que nós somos mais do que vencedores em Cristo Jesus aí eles dizem tá vendo não pode ser o texto eh que fala de Cristão só pode ser um texto que tá falando de descrente então se a estrutura parece favorecer a ideia de que Paulo está falando de um descrente o Tom também parece retratar a ideia de que Paulo tá falando de um descrente um terceiro argumento é de que existem expressões no texto que parecem não combinar com cristão Eu vou citar algumas
delas ele fala assim eu sou carnal ele usa essa expressão três vezes eu sou carnal carnal é uma linguagem que frequentemente se refere ao ímpio vendido a escravidão do pecado a gente viu no capítulo 6 que o Reverendo erley expôs que nós somos libertos do pecado não somos mais escravos do pecado então se ele fala que ele é vendido a escravidão do pecado só pode estar se referindo a um descrente aqui o argumento é de linguagem então presta atenção aqueles que entendem que o texto Está se referindo a um descrente eles acham que a estrutura
o Tom e a linguagem só favorecem a leitura de um descrente mas tem gente que acha que se é um cristão de verdade um crente nascido de novo e por quê ele tem argumentos o primeiro argumento é de linguagem ele vai dizer assim olha só o que ele diz de si mesmo com respeito ao homem interior eu tenho prazer na lei de Deus quem é que tem prazer na lei de Deus o crente Por que que ele deduz assim porque em romanos o ímpio não busca a Deus é isso que diz o capítulo trê o
ímpio cogita das coisas da Carne o descrente ele Experimenta inimizade contra Deus todas as expressões de Romanos Então quem é que pode dizer eu tenho prazer na lei de Deus de acordo com Romanos parece ser realmente um cristão quando ele se refere ao homem interior essa é uma expressão que aparece em Paulo em poucos outros lugares mas sempre se referindo a um cristão jamais a um descrente então o primeiro argumento de que a linguagem fal favorece você pensar que é um cristão uma segundo argumento é que a estrutura parece favorecer que é um cristão por
quê Porque dos Versículos 7 a 13 a linguagem é no passado do 14 até o 25 é presente imagina se Paulo tivesse descrevendo assim ó eu sou eu sou eu sou e não tivesse se referindo ao tempo presente tivesse falando de um tempo anterior da vida dele ou de outra pessoa que não é ele a estrutura parece que mais confundiria do que ajudaria então A ideia é parece que tá falando de um crente afinal de contas ele muda do do da do passado pro presente então a estrutura ajuda a pensar que é um crente e
por último o Tom por quê Como é que o capítulo termina Graças porém a Cristo Jesus tem tom de Vitória no finalzinho tem um vis vislumbre de Vitória ela não termina só com derrota tem linguagem de crente aqui no final Graças porém ah por Cristo Jesus nosso Senhor graças a Deus por Jesus Cristo nosso senhor só um crente poderia falar isso nesse tom de Vitória então eu fiz questão de mostrar para vocês que dá pra gente argumentar a estrutura de um lado de outro o tom de um lado de outro e a linguagem lado de
outro agora Pastor o senhor complicou porque era para ajudar o senhor complicou em vez de o senhor assim facilitar o senhor Mas é para mostrar para vocês como gente boa às vezes opta por uma leitura gente boa opta por outra leitura e isso tem sido motivo de discórdia entre estudiosos há bastante tempo então como é que a gente resolve o debate então eu quero ensinar um princípio a vocês todas as vezes que a gente chega num texto difícil da Bíblia e a gente ouve alguma coisa que parece dizer algo e outra que é o contrário
se dizia é isso ou é aquilo a gente sempre tem que recorrer ao resto da escritura para ver como é que ela lança luz sobre aquela passagem que tá difícil de explicar como é que o resto da Bíblia nos ajudam a entender Romanos Capítulo 7 e eu quero mostrar para vocês que o resto da escritura me levam a concluir que esse capítulo só pode est falando de um cristão um cristão que luta contra o pecado e eu vou mostrar duas razões do por eu H concluo assim não é qualquer cristão no sentido de ou só
um tipo de Cristão um cristão imaturo não é o retrato de todo Cristão na sua luta contra o pecado duas razões para eu concluir dessa maneira primeiro como é que o resto da escritura descreve o descrente judeu que ama a lei e quer obedecê-la ele se enxerga como alguém falido não se você olhar pro restante das histórias em que Jesus por exemplo confronta fariseus eles sempre se acham gente obediente sempre eles sempre se vem não como falidos mas como gente que vai bem obrigado tipo assim Jesus disse pro Jovem Rico olha os mandamentos são isso
aqui ele falou já cumpri desde a minha Mocidade como quem diz essa parte eu tô bem essa parte eu não tenho dificuldades A ideia é que o o fariseu sempre se julgava correto lembra a a parábola que Jesus fez do ah publicano e do fariseu como é que ele se julgava senhor não sou como os demais é assim que Deus que Jesus descreveu o fariseu e o próprio Paulo que era um fariseu quando ele descreve a sua vida de ímpio tá lá em Filipenses Capítulo 3 ele diz que quanto à justiça que há na lei
ele era irrepreensível Se você perguntasse para Saulo de Tarso Saulo como é que você tá em relação à lei ele ia dizer 10 Portanto o que eu quero dizer é que o resto da Bíblia não me transmite a ideia de que uma pessoa descrente olha pra Lei e diz eu não consigo eu não dou conta eu quero mas eu não consigo essa não é esse não é o dilema de um descrente o descrente normalmente tem uma visão muito exaltada de si mesmo de que ele é melhor do que ele parece ser é isso que o
resto da escritura nos ensina uma segunda razão uma segund segundo argumento para eu concluir que esse texto tá falando de Crente é o paralelo de Romanos com Gálatas e eu quero que você abra a sua Bíblia em Gálatas Capítulo 5 Gálatas é a epístola que melhor que mais se assemelha a Romanos por causa dos temas tratados em ambas as cartas Gálatas é aquela epístola que vai tratar de justificação de santificação vai falar do espírito e vai falar dessa luta Olha que interessante Gálatas todo todo estudioso acredita que Gálatas está falando da luta que o Cristão
tem com o pecado Versículo 17 porque a carne milita contra o espírito o espírito contra a carne Tá vendo porque são opostos entre si então é essa luta do Cristão todo mundo lê esse versículo assim mas olha o que diz no final desse Esse verso o que que tá acontecendo nessa luta para que não façais o que porventura seja do vosso querer olha como é que Gálatas descreve a nossa luta de que o Espírito e a carne estão lutando para que você não faça o que você quer fazer lembra outro Capítulo né a linguagem do
capítulo sete eu quero fazer mas eu não consigo fazer eu quero fazer mas eu não faço o que eu quero é a mesma linguagem para que façais o que porventura seja do vosso querer além de descrever o crente não fazendo o que ele quer Paulo postula que é possível para Cristão genuínos dar ocasião à carne olha o que ele diz no Versículo 13 Gálatas 5:13 Porque vós irmãos fostes chamados à liberdade porém não useis a liberdade para dar ocasião à carne então crente também dá ocasião à carne e é por isso que crente pode ser
chamado de carnal tem mais primeiro verso do Capítulo 5 para Liberdade foi que Cristo nos libertou permanecei pois firmes e não vos submeta de novo a julo de escravidão crente foi liberto da escravidão ele pode se colocar debaixo de escravidão de novo pode Gálatas 51 diz que ele pode portanto Olha só lembra aquelas expressões que as que o pessoal que acredita que Romanos 7 fala de descrente usa diz assim ó tá falando de escravidão de canal isso é coisa de ímpio Gálatas diz Gálatas diz não isso também é usado para se referir a cristão como
é que eu posso querer fazer o bem e não fazer isso é coisa de ímpio não Cristão é assim ele a a carne nele tenta levá-lo a fazer o que ele não quer fazer Portanto o que eu quero dizer é que Gálatas 5 nos lança luz pra gente enxergar a linguagem de Romanos 7 e entender que Romanos 7 está descrevendo a vida cristã Então esse primeiro ponto é é importante para você entender o resto da mensagem se tá falando de crente então tudo que eu vou falar de agora até o final tem a ver do
Por que Paulo nos ensinou as coisas que ele ensinou então no segundo bloco eu quero falar do que que o o que que o apóstolo tá falando isto é o que que ele tá explorando aqui por que que é tão importante ele explorar esse tema do Pecado em Romanos 7 se Paulo tá falando do Cristão então ele nos dá um vislumbre do os efeitos do pecado sobre a vida de todo homem inclusive do cristão ele fala muito da natureza do pecado aqui ele aprofunda isso nesse capítulo e eu quero chamar a sua atenção pra primeira
lição importante teológica a desse Capítulo eu não sei se você prestou atenção na minha leitura do Capítulo 7 mas você não ouviu nenhuma vez pecados no plural porque Paulo sempre fala de Pecado no singular por qu é porque Paulo não tá falando dos atos que você comete ele tá falando da fonte de onde vem os atos que você comete quando Paulo usa pecado no singular ele não tá se referindo ao que você faz ele tá se referindo ao que tá dentro de você e que leva você a fazer o que você faz isso em Teologia
a gente chama de pecado original é o que levou Davi a dizer assim eu nasci na iniquidade e em Pecado me concebeu minha mãe disso que ele tá falando ele tá falando dessa inclinação que e existe dentro de nós e eu quero mostrar como esse pecado no singular que existe dentro da gente ele é impressionantemente abrangente e devastador eu vou apontar Cinco características desse pecado que habita em nós cinco que aprofundam a nossa percepção do pecado primeira delas o pecado obscurece a percepção de nossos desejos maus o pecado obscurece a percepção de nossos desejos maus
veja o que diz o versículo 7 voltando para Romanos Versículo 7 diz assim queos pois éi pecado de modo nenhum eu teriao peado médio da Lei pois não teria eu conhecido a cobiça se a lei não dissera não cobiçarás o que que Paulo tá dizendo aqui ele tá mostrando que o pecado que habita em mim ele é uma espécie de uma nuvem uma neblina que esconde o pecado de mim mesmo se a lei de Deus não mostrar eu não enxergo é isso que ele tá querendo dizer aqui eu não teria conhecido Pecado Se a lei
não me mostrasse em outra carta Paulo falou do pecado como sendo concupiscências do engano porque pecado tem essa habilidade de enganar de obscurecer a nossa percepção já percebeu como você tem mais facilidade de enxergar o erro dos outros do que o seu você é craque nisso não é eu sei que você é porque o pecado obscurece a Sua percepção de si mesmo por isso que eu preciso de pessoas na minha vida e você precisa de pessoas na sua vida para mostrar o seu pecado é verdade que a gente não gosta quando critica muito a gente
fala aqui né Eu preciso de ti querido irmão aí ele fala muito fala assim ó fica quieto que aí você já tá irritando já porque a gente gosta mas não muito também a gente quer ajuda mas não a tal ponto que escancare o nosso podre Olha só como a gente reage presta atenção eu eu não consigo enxergar a minha maldade A não ser que ela lei de Deus mostre para mim sabe e e ela incomoda tanto que Normalmente quando alguém te faz uma crítica que você não gosta você diz assim você não me conhece por
que que você não reage assim Deus será que eu não me conheço Será que até eu tô sendo enganado pelo meu próprio pecado Por que que você não reage desse jeito é porque o pecado ele anuvia oscurece a Sua percepção dos seus desejos maus segunda coisa que esse texto nos ensina que o pecado antecede e gera concupiscências o pecado antecede e gera concupiscências Versículo 8 diz assim mas o pecado tomando ocasião pelo mandamento despertou em mim toda sorte de concupiscência Olha que interessante o pecado desperta concupiscência Engraçado que concupiscência é desejo mal se a gente
toma pecado como ato ninguém fala que o ato desperta o desejo mal desejo vem antes do ato né mas aqui o pecado não é ato lembra que eu falei O pecado é aquilo que jaz em nós mora em nós de tal forma que é ele que desperta desejos malignos Tiago disse a mesma coisa com outras palavras ele disse assim quando alguém for tentado não diga que você é tentado por Deus você é tentado pela sua própria cobiss a cobiça é que gera a tentação e isso concebe ao final o pecado Olha que interessante quando Tiago
diz pecado no final ele quer dizer o ato pecaminoso Mas qual é o início dessa cadeia a cobiça ele chamou o que tá dentro de você de um nome de Pecado a cobiça gera a tentação que dá luz ao pecado entendeu o ato que você pratica errado ele vem de algo o mal que existe dentro de nós então Paulo tá usando esse mesmo conceito só que ele tá chamando isso que habita em nós não de cobiça mas de Pecado Não ofendemos e aqui é uma aplicação importante que eu preciso dizer com calma e explicar a
você a gente tem a impressão quando a gente vai confessar os nossos pecados que a gente deve confessar apenas aquilo que a gente comete E se a gente não comete nada assim muito horrendo a gente diz dis Senhor graças eu obrigado pela semana que foi assim não perfeita porque nem é perfeito mas uns nove talvez se você pensar só em Atos é possível que algum dia você tenha a ousadia de dizer que a sua semana foi 9 9:30 mas quando a gente entende que a nossa inclinação interior já é pecado Então você sempre tem algo
a confessar mesmo quando você não fez bobagem porque você tem pecado em você você sempre tem algo a confessar Nossa inclinação má já é pecaminosa por isso a gente tem que confessar ao senhor como o Davi que falou assim o meu Pecado está sempre diante de mim o seu pecado tá sempre diante de você terceira coisa que Paulo nos ensina nesse texto o pecado invalida a utilidade da lei o pecado invalida a utilidade da Lei Olha o Versículo 10 e o mandamento que me fora para vida Verifiquei que este mesmo se tornou para morte Olha
que interessante como assim o mandamento que me fora para a vida A ideia é que a lei de Deus foi dada como caminho de retidão para levar você à Vida Reverendo leu leu aqui Levítico 18:5 em que Moisés conduziu o povo aprender que quem cumpre a lei tem vida faz isto e viverás foi assim inclusive que Jesus respondeu aquele mestre da lei que lhe perguntou sobre os mandamentos sobre como ter vida eterna então a lei ela é boa mas o pecado tornou a boa lei em algo repulsivo porque a lei não tem poder para mudar
a gente quantas vezes eu e você não ouvimos o Congresso Nacional estabeleceu leis para direcionar e a gente vai dizer assim só pras pessoas quebrarem mais lei para poder ser transgredida porque a gente sabe que a lei ela não tem força para mudar as pessoas e olha como o mundo ele não percebe isso as pessoas querem fazer campanhas e estabelecer leis para conscientização você já não viu essa palavra várias vezes porque as pessoas acham que lei pode fazer alguma coisa por esse Brasil não tudo que a lei faz é mostrar a nossa sujeira o nosso
pecado então o pecado faz isso ele faz com que a lei não tenha força mas o problema não tá na lei a lei é boa a lei é boa ela é amável Salmo 119 que o Reverendo lei o comecinho mas lá no meio diz assim quanto eu amo a tua lei salmista fala quanto eu amo a tua lei Mas o pecado faz o quê ele repudia que é doce como se fosse amargo o pecado abomina o bem como se fosse mal assim como o pecado fez com que as proibições divinas no Jardim do Éden fossem
sufocantes parecessem sufocantes Você lembra do que eu tô falando deixa eu fazer pausa aqui antes de eu concluir meu pensamento quando nós pregamos em Gênesis Capítulo 3 eu expliquei a vocês que a na tentação Eva já demonstrou uma certa um certo desconforto com a lei de Deus porque quando a repente perguntou assim é verdade que você não pode comer nenhuma árvore do Jardim ela falou não a gente pode comer das outras Mas essa aqui a gente não pode comer nem tocar nem tocar não tava na proibição de Deus mas é assim é quando você dá
aquela arrochada na proibição para dizer que foi má foi insensível foi exagerada não é assim que o filho da gente faz com a gente ele fala assim pai você não é sensível você não quer que eu saia com os meus amigos não é o pecado faz com que a lei que é boa e às vezes a sua proibição que é muito sábia de pai de mãe que sabe o que pode fazer e o que não pode fazer o pecado faz com que enxergue a sabedoria como sendo tolice entendeu o pecado faz isso ele torna aquilo
que é bom em algo aparentemente mau ele invalida a utilidade da Lei quarta lição pecado ainda tem força sobre nós quarto lugar o pecado ainda tem força sobre nós Versículo 14 do nosso texto diz assim porque bem sabemos que a lei é espiritual eu todavia sou carnal vendido à escravidão do pecado eu disse que a expressão carnal e escravo são usadas em Gálatas para falar de crente então eu creio que Paulo esteja usando essas expressões para dizer ele não tá dizendo assim ó eu sou um incrédulo ele tá querendo usar uma analogia para falar da
força que o pecado ainda tem nós mesmo depois de convertidos a gente não tem total controle sobre ele por isso que ele diz o querer o bem Está em mim não porém o efetuá-lo essa linguagem não é pra gente e nos desculpar do pecado não é como se o Pecado Fosse mais forte do que nós eu disse há pouco isso é mentira Paulo disse em primeira Coríntios 10 que não nos sobreveio tentação maior do que as nossas próprias forças então você não pode dizer não deu impossível não pode porém a força dele é tamanha que
Paulo ainda usa essa linguagem forte por quê Porque ele quer nos alertar a não pensarmos pouco sobre o pecado pecado não é só um resquício você já viu essa expressão fala assim ó Jesus Cristo não redimiu mas ainda existem resquícios de pecado resquício da impressão assim que são só uns uns pozinho que tem só um só um pouquinho não pecado é muito mais do que só resquício a linguagem Paulina é forte porque a luta ainda é ferrenha e por isso que eu preciso vigiar e orar Olha só o salvador da Glória convidou convocou os seus
discípulos na hora da dor vigiai e orai para que não entreis em tentação quem tá falando isso é o todo puro que estava discipulando alguns homens há 3 anos ele não tá falando com gente relaxada ele não tá falando com gente que não ia pra igreja que não amava a lei de Deus ele tá falando com gente crente dizendo vigiai e orai porque ele sabe que a cobiça no coração daqueles homens pode levá-los ao pecado pecado ainda tem força sobre nós quinta e última lição o pecado não é um mero acidente mas ele ainda é
residente que eu quero dizer Versículo 21 olha só então ao querer fazer o bem encontro a lei de que o mal reside em mim eu quero pegar essa ideia de reside em mim para dizer que pecado não é só uma coisa que acontece de vez em quando tem tem pregador que às vezes diz que o pecado é um acidente de percurso mas acidente de percurso dá a impressão de que é algo esporádico a linguagem de Paula de que o pecado reside em mim residia uma linguagem de uma coisa que permanece mais tempo que que isso
significa eu gostaria que saísse logo mas não sai não é seria ótimo se fizesse aquela oração Senhor purifica-me aí você sai purificado aquele pecado 35 anos atrás nunca mais e o outro 34 anos atrás nunca mais e o outro 33 anos já não aparece mais em mim ess aqui tem um mais de 30 também não sei quanto tempo Seria ótimo Não seria se orava por cada pecado ia limpando limpando que p não deama nenhum ou talvez uns dois ou três mas assim pecado é uma droga que reside em mim eu não consigo me livrar dele
facilmente ele permanece por isso que a nossa trajetória de santificação não verá a maior parte dos nossos pecados sumir com facilidade eu não tô dizendo isso para desanimar você para conscientizar você a gente pode vencer pecados pode e alguns deles a gente pode dizer assim graças a Deus Pastor não sou mais tentado nessa área louvado seja o senhor mas na maioria das vezes eles não vão assim eles permanecem conosco quanto nós menos vigiamos eles dão o ar da sua graça que eu quero que a gente aprenda aqui é que o conceito que a escritura nos
dá sobre o pecado é muito mais profundo do que nós ouvimos por aí e é por isso que a gente precisa se debruçar nele eu vou terminar na terceira parte com eh com algumas aplicações pastorais muito rápidas por causa do nosso tempo nessa terceira parte eu quero mostrar o que que o apóstolo Paulo tá nos ensinando que que a gente pode trazer aqui de aplicação Pastoral primeiro lugar a gente aprender que a nossa necessidade de Cristo vai além do que a do início da vida cristã da obra Inicial sabe se Paulo tivesse falando de um
descrente nesse texto que eu expliquei para vocês hoje à noite você diria assim a gente foi justificado capítulos 3 4 5 a gente foi santificado Capítulo 6 AG ag Paulo tá dando uma ré falando da vida do descrente não aí você só diria assim graças a Deus não é a minha realidade já passou Águas Passadas mas a verdade é que Paulo tá avançando aqui Capítulo 7 não tá fora de ordem ele tá depois do justificado depois do santificado para dizer que ainda existe pecado se ele está descrevendo a vida cristã de qualquer Cristão Genuíno então
ele ensina que mesmo depois de justificados mesmo já iniciado o processo poderoso de santificação nós Ainda temos necessidade de Cristo nós Ainda temos necessidade de Cristo mesmo você dizendo Já fui liberto do pecado Amém você ainda Precisa de Jesus porque o pecado não vai embora segunda lição que eu vejo é uma lição humilhante já vou adiantar Eu e você somos um poço de contradição um poço de contradição Olha o Versículo 15 porque nem mesmo Compreendo o meu próprio modo de agir pois não faço o que prefiro e sim o que detesto 19 porque não faço
o bem que prefiro mas o mal que não quero esse faço você já se pegou dizendo assim eu não sei por que eu faço já falei para Deus senhor não quero senhor mas eu faço porcaria e é por isso que faz sentido ele colocar uma expressão de de espanto eu nem compreendo como é que é assim eu nem entendo por que eu faço isso Observe pecados são contradições que muitas vezes a gente não consegue entender mas eu não tô dizendo com isso quando ele fala assim eu quero eu faço o que eu não quero fazer
Paulo não tá dizendo que o pecado não traz nenhum prazer ao pecador a Bíblia fala de de prazeres transitórios do pecado só que Paulo Tá ensinando que o eu dele Cristão quem ele é em Jesus não tem prazer nessas coisas e ainda assim ele as faz isso humilha a gente mas eu quero dizer para você que isso é saudavelmente humilhante eu e você não somos tão coerentes como a gente gostaria de ser a gente ainda é um poço de contradições a quarta lição é que o nosso peado não é a nossa identidade isso aqui é
muito importante você ouvir o nosso pecado não é a nossa identidade você percebeu como ao longo do texto ele fala assim não eu mas o pecado que habita em mim a carne eu quero fazer o bem mais a carne quer fazer o mal dá impressão de que tem dois duas pessoas ali dentro de que Paulo é um esquizofrênico Não não é isso que ele tá tratando ele tá fazendo uma distinção entre Esse princípio dentro dele pecado e a sua em Cristo Paulo não tá fugindo de responsabilidade eu quero que você entenda isso que que é
fugir de responsabilidade é a gente usar desculpas para dizer que não era gente Você já viu pessoas que ficam iradas e falam assim me perdoe não sou eu como não é você al tomou seu corpo não é possível né mas tem gente que diz assim como se fosse fosse assim um outro ser não não fui eu descubre não sou eu eu não sou assim como não é assim acabei de ver você fazendo assim Então não é isso que Paulo tá fazendo não tá fugindo de responsabilidade ele tá mostrando que a quando ele faz a a
distinção entre o pecado e ele que quer fazer o bem ele tá tentando mostrar que o pecado não é a sua essência não é a sua identidade gente isso é muito precioso porque ainda que o pecado resida em nós ele não define quem eu sou como cristãos a gente não pode assumir a identidade do nosso pecado é por isso que não existe Cristão gay assim como não tem Cristão mentiroso Cristão adúltero ou Cristão ladrão porque eu não estou dizendo que eles não praticam pecado só estou dizendo que eles não podem assumir a identidade de Pecado
graças a Deus um dia você não vai ser mais pecador e você será tão você quanto você é hoje Isto é o pecado vai sair de você e você continuará sendo exatamente você porque o pecado não te define última lição só a percepção profunda do pecado nos faz clamar por Cristo só a percepção profunda do pecado nos faz clamar por Cristo Paulo fala tanta coisa tanta coisa eu quero fazer mas eu não consigo quero fazer mas não consigo bem que eu quero não faço no final disz assim ah desventurado homem que sou quem me livrará
do corpo desta morte esse grito expressa bem o sufoco de quem quer expressar amor ao Senhor Mas parece que não consegue Mas que coisa linda que o grito não termina o capítulo ele dá uma resposta que nos traz alívio ele fala graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor o grito de desespero é necessário para você é a necessária reação a ter entendido o pecado de maneira profunda mas nós não somos gente sem remédio sem médico ou sem Salvador graças a Deus por Jesus Cristo nosso senhor é a feiura de Romanos 7 que faz a
gente querer desejos ouvir Romanos 8 porque Romanos 8 é alívio pastor Heber só trouxe um monte de peso para nós hoje domingo que vem outro pastor vai dizer assim a mas eu preciso que você entenda uma coisa o alívio não faz sentido até que você sinta a dor de Romanos 7 querido eu não conheço você tem muita gente visitando a ippn e tem gente que já tá na ippn num tempão e Mas eu não conheço o que se passa dentro de você não conheço mesmo e por isso eu queria desafiar você a enxergar esse pecado
dentro de você e a clamar por Jesus Cristo hoje à noite Clamar mesmo por salvação Senhor Jesus me livra disso senhor Jesus eu eu não quero essas coisas Paulo só deu esse grito de desespero porque ele expôs a profundidade do pecado ele enxergou enquanto a gente não enxerga a gente não clama então Clame a Jesus peça por salvação hoje à noite por salvação da sua vida por salvação da sua família por salvação do seu casamento por salvação da sua alma faça esse Essa oração peça isso a ele eu te garanto que ele vai te ouvir
peça com sinceridade de coração peça que ele mude você que ele te dê Graça sobre Graça H vocês que amam a Cristo mas se identificaram com a mensagem de hoje eu queria que você soubesse que virão outras não nessa série mas virão outras isso é necessário sabe por quê Porque se a gente não expuser o pecado nas mensagens que eu Reverendo er Reverendo Bruno pregamos aqui a gente não aprofunda a nossa percepção a gente não enxerga eu acho que a gente fala algumas coisas sem Entender a profundidade delas a gente fala é pastor a gente
é pecador mesmo né ah pecador gente é pecador gente é pecador senhor perdoa os meus pecados em nome de Jesus amém tão vazio tão superficial a razão pela qual a gente repete essas coisas é porque você precisa aprofundar suas percepções porque só assim que o seu Paladar vai ser aguçado a querer mais a Cristo é como se as mensagens de Pecado te dessem sede e Cristo fosse a sua água que sacia essa sede é só quando você sente Sede de Deus que aquele água é insubstituível impagável outro momento não é tão valioso mas quando você
sente Cede de deus aquela água desce como se valesse todo o dinheiro desse mundo é assim é quando Deus aprofunda a nossa percepção de pecado que Cristo é como água da vida pro nosso coração vamos orar ó senhor que Capítulo amargo como ele mostra as feiuras do que ainda reside em nós nós queremos ser libertos dessas coisas e por isso nós ansiamos o dia em que o senhor terminará a boa obra que o senhor começou em nós Até lá nós clamamos por Cristo Jesus nosso senhor como sendo o nosso substituto como sendo o nosso a
nossa justiça a nossa santidade nós queremos que o teu espírito nos transforme de glória em glória para que a gente não experimente a impressão de que estamos sendo derrotados nessa vida nós somos mais que vencedores e nós iremos aprender mais disso no domingo que vem mas até lá Senhor faz-nos clamar por Cristo como Quem tem sede dele como quem o Anela mais do que os guardas pelo romper da manhã ó senhor dá sede aqueles que aqui estão desperta neles o Anseio por ti nós Oramos em nome de Jesus [Aplausos] amém l