Rev. Augustus Nicodemus Romanos 13.8-10 14/10/2018

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Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
Video Transcript:
quero saudar a todos com a paz do senhor jesus queremos especial receber com alegria às pessoas que nos visitam nesta noite por conta do feriado naturalmente muitos membros da nossa igreja aproveitaram para um merecido descanso e outras pessoas vieram de outras cidades para descansar recife aproveitaram e era a igreja hoje à noite então são muito bem-vindos nós recebemos com alegria também aqueles que nos acompanham pela internet a nossa transmissão ao vivo nós estamos dando continuidade à nossa série de mensagens na carta de paulo aos romanos algumas pessoas perguntam onde está o a primeira parte porque
eu comecei a expor aqui o capítulo 12 então você encontrando o meu canal no youtube e também em breve no canal daqui da nossa igreja as pregações e romanos capítulo até capítulo 11 e até o final do ano se deus quiser victor a vida nova está lançando o comentário em romanos de uma set baseado nessas pregações é o primeiro volume e o restante do romano se deve sair no ano que vem então você pode acompanhar dessa maneira hoje à noite nós temos romanos capítulo 13 no verso 8 até o resto 10 eu queria pedir que
você abrir sua bíblia e para que nós façamos a leitura romanos capítulo 13 28 o verso dez palavras do apóstolo paulo ninguém fica devendo coisa alguma exceto o amor com que vos ameis uns aos outros pois quem ama o próximo tem cumprido a lei pois isso não adulterarás não matarás não furtarás não cobiçarás esse outro e se a qualquer outro mandamento tudo nessa palavra se resume amarás o teu próximo como a ti mesmo o amor não pratica o mal contra o próximo de sorte que o cumprimento da lei é o amor até aqui a leitura
da palavra de deus queridos nós vamos orar mais uma vez pedindo que o nosso deus ilumine na compreensão da sua palavra pai querido que privilégio nós podemos cultuarte no primeiro dia da semana livremente em nosso país nos ajustarmos para o culto público sem empecilho que damos graças pela liberdade que impera no brasil hoje de forma que nós podemos sem restrição juntos como irmãos professar publicamente a nossa frente nós pediremos que faça presente em nosso meio agora pela exposição da tua palavra que tem o espírito santo o consolador mestre traga iluminação entendimento aos nossos corações mas
senhor que essa não somente isso mas que ele incline o nosso coração atingiu o bebê ser que fique claro o que é que essa passagem demanda de nós hoje o que ela nos oferece como era nos consola de que de fato ela produza frutos no coração e todo aquele que aqui veio nessa noite para te buscar com sinceridade de coração é o que nós pedimos senhor em nome de jesus amém crise nós estamos na parte prática assim chamada para a parte prática da carta aos romanos apenas para lembrar para não perdermos o contexto geral na
primeira parte capítulos de um onze o apóstolo paulo faz uma exposição das grandes doutrinas da graça ele começa primeiro falando da perdição de gentil se judeus no capítulo 1 no capítulo 2 depois ele fala da perdição de todos os homens metade do capítulo 3 ea partir daí ele fala de como deus justifica pecadores judeus e gentios mediante a sua graça pela fé no sacrifício de cristo metade do capítulo 3 até o final do capítulo 5 depois ele explica de que maneira aquelas pessoas que foram alcançadas pelo evangelho de deus que foram justificadas pela graça elas
devem viver nesse mundo capítulo 6 ele fala da libertação do pecado capítulo 7 ele fala da libertação da lei e no capítulo 8 ele fala da vida no espírito assim devem andar aqueles que foram justificados de 9/11 paulo trata da questão da nação de israel deus ainda tem um plano pra nação de israel uma vez que em cristo a lei foi cumprida uma vez que a nova aliança entrou em vigor será que ainda resta uma esperança para os judeus o fato de que maior parte dos judeus e rejeitava a pregação do evangelho significa que deus
tinha rejeitado seu antigo povo paulo trata disso nos capítulos 9 10 e 11 e aqui no capítulo 12 ele começa a tratar das implicações práticas da nossa justificação foram justificados pela graça mediante a fé em cristo jesus já não há condenação para aqueles que estão em cristo são várias declarações que o apóstolo paulo faz na primeira parte da carta agora a pergunta é de que maneira esses que foram justificados pela fé perdoados livremente como eles devem viver aqui nesse mundo é exatamente o que paulo trata nos capítulos finais da sua carta de 12 até 16
até que nós vimos que como conclusão o como implicação de tudo que foi dito de 1 11 nós devemos primeiro apresentar nossos corpos adeus em culto racional capítulo 12 s1 devemos ser transformados pela renovação da nossa mente capítulo 12 versu2 devemos pensar de nós mesmos com moderação de acordo com os dons espirituais que recebemos capítulo 12 de 3 a 8 devemos exercer amor para com deus os irmãos e os inimigos capítulo 12 de 9 a 21 e devemos obedecer às autoridades constituídas romanos 3 21 7 que foi exatamente o sermão de domingo passado como parte
da obediência às autoridades que paulo ensina em 13 de uma 7 ele menciona o pagamento de impostos e tributos ele terminou aquela parte das autoridades dizendo assim no verso 7 pagar a todos o que é devido a que em tributo pago o tributo àquele imposto pago o imposto a quem respeito de respeito a quem honra preste honra e isso leva então o apóstolo paulo a retomar o assunto por que ele tinha falado em 12 de 9 21 como sendo a única dívida que o cristão deve ter a única dívida é o amor é a única
dívida que o cristão está autorizado até é o amor aos irmãos e ao próximo e aí então ele retoma o assunto do amor que é exatamente aquela passagem que eu acabei de ler dos irmãos aqui mais uma vez é importante sempre lembrar o contexto a situação em que estas palavras foram escritas por que isso nos ajuda a entender qual o objetivo do espírito santo aqui com essa passagem lembremos que a igreja de roma a qual paulo escreve essa carta era uma igreja composta de judeus e gentios e que havia no primeiro século uma tensão natural
entre judeus e gentios quando eles pertenciam à mesma igreja os judeus se convertia entrava na igreja ou não judeu se convertia entrava na igreja de repente tinha um convite no sábado vamos nos reunir para um almoço fraterno e urgente o trazia cara de pouco o brasil a galinha cabidela bicho que foi morto de qualquer forma e um judeu chegar a prisã eu não como isso é proibido na lei de moisés ao menos olhar para esse tipo de animal como é que a igreja podia viver em comunhão se tinha restrições de etárias da parte de um
da parte de outro ou então alguns judeus que exigiu mais no sábado deus mandou descansar no sábado porque nós vamos ter uma actividade no sábado então igreja de judeus e gentios tinham tensões entre si isso vai ficar mais claro para enxergar no capítulo 14 caiu apóstolo paulo vai atacar esse assunto de frente ele vai dizer vai falar sobre essa questão do calendário essa questão da dieta se pode comer sangue se não pode com a linha de cosme e damião no inter em festa de são joão todas as coisas ele vai entrar nessas questões no capítulo
14 mas por enquanto paulo está falando do amor como sendo o princípio que deve governar a vida da igreja e é o que ele trata aqui então a gente tem que lembrar que era uma igreja que a tinha essa tensão interna que precisava ouvir da necessidade de a em si ou de se amarem uns aos outros e também não esqueçamos que a igreja de roma além de ter essa tensão interna sofria pressão de fora dos pagãos dos judeus não convertidos dos romanos e já inicialmente das autoridades romanas que começaram a perceber o cristianismo como uma
ameaça ao poder imperial então nesse contexto é nós entendemos porque paulo dá tanto destaque ao amor que deveria haver naqueles irmãos dentro dessa situação que eu acabei de dimensionar permito me fazer mais uma observação antes nós entrarmos no texto meu objetivo é preparar um contexto para que quando a gente entrar no texto o seu significado fique claro na primeira parte da carta aos romanos paulo tinha lido muitas coisas sobre a lei de moisés aquela lei que deus deu a israel através do do grande moisés no alto do monte sinai e as leis que deus deu
a moisés referente ao culto que são aquelas leis que nós chamamos de lei cerimoniais e também aquelas leis referentes à nação de israel que são aquilo que a gente chama de leis que no que a gente chama de lei civil todas estas leis elas são vista por paulo aqui na carta como tendo já o seu cumprimento na pessoa de jesus então o cristão não oferece mais sacrifícios como estava o antigo testamento nós não temos mais um local único de adoração com o templo construído com a arca dentro a não ser aquela que falar em são
paulo é feita pela universal mas nós não temos mais nenhum lugar um único de adoração feito naquelas medidas para adorar a deus nós adoramos a deus hoje espírito e verdade em todo lugar em todo lugar nós também não temos mais restrições do tipo assim no toque nessa comida num toque naquela outra é se você tocar uma pessoa que está morta você tá proibida de adorar deus tão todas estas leis que chamamos de lei cerimonial e leis civis que eram lei referente à guerra prisioneiro transmissão de propriedade herança de filho a e tudo mais essas leis
elas se cumpriram elas não têm mais validade para nós hoje contudo há uma parte da lei que o apóstolo paulo deixa claro que ainda tem domínio sobre novos ainda em vigor sobre nós é aquilo que nós chamamos da lei moral de deus e que reflete a sua santidade ea sua vontade eterna para todas as épocas e todos todas as pessoas em todo lugar e que se encontra resumida nos dez mandamentos paulo faz por exemplo declarações como essa no capítulo 7 a lei tem domínio sobre o homem enquanto ele vive a lei aqui não é a
lei do sacerdote do levita do sacrifício dos animais da comida mas é a lei moral de deus aquela lei condensada nos dez mandamentos ou ainda no capítulo 3 vs 31 paulo diz por acaso o evangelho anula a lei resposta dele não de maneira nenhuma antes confirma a lei o ponto de paulo aqui é que essa lei de deus ela demanda que nós amamos o nosso próximo e que como a lei é eterna e ela tem domínio sobre nós enquanto nós vivemos essa é uma dívida que nós nunca vamos conseguir pagar então essa é a porta
de entrada aqui para o texto tá certo paulo tinha falado de submissão às autoridades ele disse que nós temos que pagar imposto e ele aproveita para dizer o crente não pode dever nada a ninguém se ele não pode dever imposto não e aí ele disse tem uma coisa que ele nunca vai conseguir pagar o que é o amor com que ele deve amar os seus irmãos e ao seu próximo e aí ele entra mais uma vez nessa questão do amor como sendo a vontade eterna de deus para nós e uma dívida nunca paga então queria
ver com vocês aqui e se tem cinco pontos aqui na passagem que eu queria ver com vocês na expectativa de que deus abençoe essa exposição na sua mente no seu coração e que ele ajude a ver aquilo que você precisa mudar e que encoraje a você continuar a fazer aquilo que você já está fazendo certo de qualquer forma que você saia aqui nessa noite encorajado animado corrigido pela palavra de deus então o primeiro ponto está no verso 8 paulo diz assim a ninguém fiquei devendo coisa alguma quando ele diz a ninguém ele está disse referindo
não só aos irmãos como aos aos que não são irmãos ninguém ninguém crentes e descrentes não fica devendo nada a ninguém não devam nada a pessoa alguma todo mundo sabe o que é ficar devendo é você deixar de pagar algo que é reconhecidamente devido você deve alguma coisa e você deixa de pagar aquela coisa como por exemplo impostos as autoridades é esse o contexto é só ver ciclo anterior empréstimos que você tomou penhores empenhos promessas o salário dos seus empregados salário da sua doméstica não fique devendo a ninguém nada que você legitimamente está comprometido a
pagar o dar o fornecer não faça isso isso porque paulo disse isso que um o crente não pode ser devedor ele não pode dever nada a ninguém porque num ambiente em que os cristãos de roma moravam é interessante apesar do paganismo filósofos e autores daquela época eles condenavam com muita clareza as pessoas ficarem devendo por exemplo o famoso plutarco ele escreveu uma obra inteira sobre nunca fique devendo nada a ninguém é o nome da obra escrita por ocultar pagam então a da própria sociedade romana via com maus olhos o cara que ficava devendo caloteiro não
vão usar a expressão todo mundo inteiro caloteiro era mal visto na sociedade agora imagine uma pessoa se dizer cristão e sem caloteiro parece estranho né não eu conheci é contado em goiânia a esposa de um dos pastores da nossa equipe pastoral ela trabalhava em um banco de financiamento de crédito e de vez em quando ela ela dizia se passou o senhor não acredita adivinha quem são os piores pagadores que a turma que deve mais clean e no sentido que eu já sei a resposta que os evangélicos pastor é quem mais deve é que é mais
difícil você conseguir pagamento é problema na época que eu fui pai estou aqui a primeira vez em muitos anos eu fui alugar um apartamento aí a pessoa queria um fiador tinha fiador não você não tem fiador não qual a sua profissão sou pastor o evangelho não precisa não tranqüilo é pastor sou ano seu fiador não tá tudo bem hoje se eu for lugar no apartamento e eu disser que eu sou pastor ela vai querer os dez vereadores para poder alugar apartamento pra mim né na verdade pois é isso mesmo já na época de paulo paulo
está dizendo não devam nada a ninguém é necessário que os cristãos tivesse um bom testemunho para com os de fora é importante notar que o apóstolo paulo não está proibindo que o cristão contraia empréstimo não é não está proibindo que você tome um dinheiro emprestado para comprar um carro pra abrir a comprar uma propriedade ou para qualquer outra necessidade o que está sendo proibido aqui é que você fique devendo que você não pague aquilo que foi acertado não fique devendo coisa alguma alguém então esse é o primeiro ponto da passagem segundo ponto a única exceção
de uma coisa que você sempre vai ficar devendo é o amor entre os irmãos não devo nada a ninguém - o amor isso aí é dívida impagável é dívida impagável é uma dívida permanente é o amor com que vos ameis uns aos outros 10 18 é como se dissesse assim que nenhuma dívida fique pendente a não ser a dívida inacabável de 1 do amor de uns para com os outros o amor é a única dívida que vocês devem ter é a dívida de amar uns aos outros paulo já tinha falado desse amor nós vimos isso
em sermões anteriores no capítulo 12 10 19 paulo disse o amor seja sem hipocrisia no verso 10 ele diz que o amor ele usa de cordialidade preferindo os outros em vez de si mesmo no capítulo 12 verso 13 ele disse que amar é a mesma coisa de ajudar os irmãos nas necessidades e praticar a hospitalidade o amor se alegra com quem se alegra e chora com quem chora e também é humilde uns de uns para com os outros versos 16 ou seja é isso que é o amor o amor entre nós e como irmãos em
cristo nós estamos sempre em dívida nesse ponto uns para com os outros porque essa aqui uma dívida impagável a razão é aquilo que eu disse no início é que além de deus demanda que nós a menos o próximo como a nós mesmos e essa lei ela tem domínio sobre nós enquanto nós vivemos por isso que é uma dívida impagável mas há uma razão maior é que nós mesmos fomos alcançados pelo amor de deus como paulo diz lá em romanos capítulo 508 deus prova o seu amor para conosco pelo fato de que cristo morreu por nós
sendo nós ainda pecadores nós somos alvos do amor de deus quando ele deu seu filho para morrer em nosso lugar sendo nós pecadores e injustos ora pessoas que experimentaram o amor de deus se sentem eternamente endividadas para com seu próximo para com seus irmãos em cristo jesus a dívida do amor decorre da exigência da lei e do fato de que eu já fui amado perdoado acolhido abençoado por deus então me sinto em dívida para com todas as pessoas ao meu redor portanto é nosso dever socorreu os irmãos sempre que há necessidade e demanda sempre que
a oportunidade surge e o momento requer essa é a única dívida nesse mundo que você paga e continua devendo para o resto da vida a gente paga os juros mas a dívida continua todo mundo com essa experiência não é você tirou emprestado mil reais e o tempo passa você não tem dinheiro para pagar os mesmos reais mil reais mas se consegue pagar os juros né então você vai pagando juro vai pagando um juro enquanto mulher vendo mil reais está pagando juro então é isso aqui o amor quanto mais você paga mais você deve se continua
devendo seja nunca você vai pagar essa dívida que você tem para com os irmãos em cristo jesus é única dívida que você está desobrigado não é que tá perdoado se você não conseguir pagar porque cepag continua devendo a razão que paulo coloca aqui pela qual o amor é a única coisa que a gente fica devendo os irmãos aqui é o meu terceiro ponto ainda está no verso 8 final do verso 8 primeiro ele diz a ninguém fiquei devendo coisa alguma foi meu primeiro ponto segundo ponto exceto o amor com que vos ameis uns aos outros
nós vimos isso e agora o terceiro ponto pois quem ama o próximo tem cumprido a lei pois isso não adulterarás não matarás não furtarás não cobiçarás etc tudo se resume no mandamento do amor então aqui paulo dá a razão pela qual a razão pela qual há o amor é o cumprimento da lei quem ama o próximo tem cumprido a lei aqui você percebe que ele agora estende essa dívida do amor para o próximo porque até aqui ele parece estar falando entre irmãos porque acompanha comigo há ninguém fiquei devendo coisa alguma exceto o amor com que
vos ameis uns aos outros essa reciprocidade indica que paulo está pensando na igreja porque só isso amar se mutuamente é uma coisa que acontece apenas entre os cristãos mas aí no final do verso 8 eles pois quem ama o próximo tem cumprido a lei a palavra próximo ela já é mais abrangente não é só os irmãos mas as pessoas que estão ao meu redor então a partir do final do verso 8 paulo amplia o alcance desse mandamento que nós vamos ver a razão logo em seguida quando ele disse isso é final do verso 8 quem
ama o próximo tem cumprido a lei é evidente que ele está se referindo àquela lei moral de deus porque logo em seguida ele cita quatro dos dez mandamentos não adulterarás não matarás não furtarás não cobiçarás a lei de deus como nós sabemos ela foi gravada no coração de cada pessoa e na consciência de todos paulo disse isso em romanos capítulo 2 e depois ela foi dada de forma escrita a nação de israel em duas tábuas através de moisés no alto do monte sinai e essa lei de deus gravada no coração e na consciência de todos
expressa nos dez mandamentos ela ela revela a santidade de deus e seu eterno querer para o homem daí vem a pergunta em que sentido final do verso 8 quem ama o próximo com pri a lei porque paulo passou onze capítulos de romanos os primeiros 11 capítulos dizendo que ninguém é capaz de cumprir a lei e que a lei na verdade não foi dada para a nossa salvação a lei na verdade ela condena ela mostra o pecado romanos capítulo 7 mostra a luta do homem debaixo da lei eu sei o bem que eu tenho que fazer
mas não faço mas não faço não consigo fazer a lei não salva a lei não perdoa a lei exige a lei não consegue nada daquilo que ela pede a lei porque ela foi dada como expressão da santidade de deus é um povo caído marcado pelo pecado então em que sentido quem ama o próximo tem cumprido a lei a razão é que a lei uma outra função além de mostrar o nosso pecado nos condenar e indicar que nós precisamos de um salvador que não seja nós mesmos uma salvação que vêm de fora de nós e essa
esse uso da lei é chamado norma de gratidão a lei também é colocada pra nós como sendo a maneira que deus deseja que aqueles que foram perdoados e alcançados pela graça vivam lutero tem uma frase que eu gosto muito que explica bem isso a lei me leva a cristo para a salvação de cristo me manda de volta à lei para a santificação expandir o pensamento a lei diz não ter a outros deuses de antime não parece para mim mas de escultura honra teu pai e tua mãe é não adulterarás não matarás não dirás falso testemunho
eu olho os mandamentos eu digo deus estou perdido porque eu não consigo cumprir nada disso o senhor jesus disse que basta olhar para uma mulher com intenção e pura já quebrei o sétimo mandamento diz que se no meu coração tiver raiva de um irmão eu já quebrei o mandamento não matarás então estou perdido é preciso de um salvador aí a lei aponta pra cristo aí eu vou tangido pela lei eu vou pra cristo e em cristo encontra o perdão justificação remissão dos meus pecados só aceito por deus perdoado e não há mais condenação nenhuma pra
mim e de tudo aquilo que a lei exige cheio de gratidão me ajoelho adianta o meu salvador e digo senhor jesus morreu na cruz por mim tu pagaste a minha dívida diante da lei porque eu não posso cumprir aqueles não podia cumprir aqueles mandamentos eles me condenavam mas o senhor tomou na cruz o meu lugar o que eu posso fazer para te agradecer a resposta de jesus não terá outros deuses diante de mim não faz parte mais de escultura honra teu pai e tua mãe não adulterarás não dirás falso testemunho e assim por diante de
que maneira eu expresso meu amor a deus por ele ter me salvado gratuitamente resposta onde nos mandamentos os mandamentos são a norma de gratidão é a maneira pela qual aquela pessoa que foi salva vive aqui nesse mundo é nesse sentido e somente nesse sentido que paulo está dizendo aqui no final do verso 8 quem ama o próximo tem cumprido a lei ou seja quem ama o próximo está vivendo de acordo com a vontade de deus aqui nesse mundo que é expressa nos dez mandamentos que é o nosso próximo ponto o quarto ponto a razão o
quarto ponto é esse que a razão para essa declaração que quem ama o próximo tem cumprido a lei é que todos os mandamentos se concentram no andamento só que é amarás o teu próximo como a ti mesmo que é exatamente o que paulo diz aqui depois de ter dito quem ama o próximo tem cumprido a lei ele diz no verso 9 pois isso não adulterarás não matarás não furtarás não cobiçarás e se qualquer outro mandamento existe tudo nessa palavra se resume quando ele fala nessa palavra é ele está aqui refletindo costume hebraico nós chamamos os
dez mandamentos né mas os judeus chama as 10 palavras então ele está pensando como judeu quando ele fala a palavra aqui é mandamento então ele disse que qualquer outro mandamento a tudo nesse mandamento nesta palavra se resume amarás o teu próximo como a ti mesmo deus já que dado a israel este mandamento de amor ao próximo você encontra esse mandamento não leve tico 1918 e vôlei aqui pra você não teve lugar às não guardar a ira contra os filhos do teu povo mas amarás o teu próximo como a ti mesmo eu sou o senhor deus
disse isso à nação de israel através de moisés então mandamento de amar ao próximo como a si mesmo não é invenção do apóstolo paulo mas na verdade é uma citação de levítico capítulo 19 verso 18 o próprio jesus citou esse mandamento duas vezes uma vez uma pessoa perguntou pra jesus nem qual a que mandamentos deveria guardar para entrar no reino de deus resposta de jesus não matarás não adulterarás não furtarás não dirás falso testemunho honra teu pai e tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo matheus 19 18 a 19 mais adiante
um escriba chega pra jesus e pergunta méxico é o grande mandamento da lei resposta de jesus mateus 22 36 em diante amarás o senhor teu deus de todo o teu coração de toda a tua alma de todo o teu entendimento esse é o grande primeiro mandamento segundo semelhante a esse é amarás o teu próximo como a ti mesmo nestes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas e o que é interessante é que paulo esse mesmo paulo antes de escrever a carta aos romanos ele escreveu uma carta aos gálatas e na carta aos gálatas
ele disse assim toda lei se resume em um só prefeito a saber amarás o teu próximo como a ti mesmo toda a lei se resume num preceito sol amarás ao teu próximo como a ti mesmo e de água ele chama esse mandamento de lei rege a evoluir o que thiago diz no capítulo 2018 se vocês contudo observarem a lei rege a segundo a escritura que é amarás ao teu próximo como a ti mesmo farei bem lei régia quer dizer a lei rainha a principal das leis então todo novo testamento diz que esse mandamento amarás o
teu próximo como a ti mesmo resume toda a vontade de deus para nós aqui nesse mundo toda lei se resume nesse mandamento exatamente como paulo está dizendo aqui agora em que sentido é todos os mandamentos se concentram nesse sol a resposta está no verso 10 quando paulo diz o amor não pratica o mal o próximo é por isso que o mandamento do amor ele é o resumo de todos os outros mandamentos porquê porque o amor não faz mal ao próximo se não vejamos não adulterarás quem ama o seu próximo não vai se deitar com a
esposa dele não vai se deitar com o marido dela não vai trair o seu próprio cônjuge é o próximo mais próximo que ele tem vai fazer tudo para proteger o casamento dos outros vai proteger o seu próprio casamento não é não adulterarás se você ama você não vai adotar a porque o adultério vai contra o casamento do seu próximo e ou vai contra o seu próprio casamento e seu cônjuge não matarás quem ama não vai atentar contra a vida de alguém não vai abrigar sentimentos de ódio e de vingança e irá tomar todas as medidas
para preservar a vida do seu próximo logo quem ama cumprir o mandamento não matarás o próximo que paulo cita não furtarás quem ama o seu próximo vai ser justo honesto e transparente com ele quando fizer negócio quando vendeu um carro quando vendeu a propriedade quando vendeu um negócio quando fizer uma parceria quando fizeram qualquer tipo de negócio se você ama seu próximo você não vai furtar e você não vai enganar lo nas negociações você não vai enganar lo em qualquer coisa você fizer com ele você será generoso bondoso para com as necessidades dos outros você
não vai se apropriar indevidamente daquilo que pertence ao seu próximo e vai respeitar a propriedade dele o carro dele os bens dele tudo que ele tem então quem ama cumprir o mandamento não furtarás ou por exemplo não cobiçarás que é o mandamento que paulo cita aqui que amo seu próximo não fica com inveja dele quando ele prospera quando arruma um emprego melhor do que o seu quando um povo um carro melhor do que o seu quando arruma uma namorada mais bonita do que a sua né você não fica com inveja sempre fica com raiva e
frustrado dizendo deus porque ele não eu então quem ama cumprir a lei é claro isso quem ama cumprir a lei por isso paulo diz aqui peço 10 o amor não pratica o mal contra o próximo aqui é preciso que eu faça duas explicações a primeira delas se você for esperto e percebendo tem duas coisas diz ser explicado aqui a primeira paulo não citou os mandamentos referentes a deus são quatro andamentos referentes a deus que são os quatro primeiros não é isso não traz outros deus de antime no país para imagens cultura no brasil no seu
entender o desenvolvimento do dia de sábado de descanso para o santos ficar ea razão é que paulo considera que esses mandamentos estão implícitos no amor ao próximo se você amar ao próximo como você ama a si mesmo você estar amando a deus de todo o teu coração de todas as suas forças de todos eu querer e todo seu entendimento porque é esse deus que passou essa lei e essa regra essa norma e esses mandamentos que regulam o nosso relacionamento aqui nesse mundo a segunda coisa que você deve ter notado é que dos seis mandamentos relacionados
com um homem paulo citou apenas quatro e mesmo assim não na mesma ordem esses quatro andamentos sobre o próximo que ele cita aqui nós alterar as não matarás não furtarás não cobiçarás a paulo citou provavelmente porque eles são os mais conhecidos ele deixou de fora o falso testemunho o rapaz mãe e é interessante que eles inclusive uma ordem diferente da ordem que aparece na sequência dos dez mandamentos eu creio que é apenas porque ele está citando de memória não há nenhuma intenção aqui né não adianta procurar uma intenção oculta nesse fato aqui ele está citando
de memória os citou os quatro andamentos mais conhecidos é que refletem as atitudes pecaminosos mais comuns do ser humano começa com adultério néam pec tem a ver com pecados na área sexual e aí então ele disse que se a outro mandamento e ele sabe que a lei e todos os outros que eu deixei de citar tudo se resume nesse mandamento amarás o teu próximo como a ti mesmo esse é o ponto do apóstolo paulo aqui o amor não faz mal ao próximo e aí meu quarto ponto último ponto é a conclusão de paulo no capítulo
13 verso 10 quando no final do verso ele diz de sorte que o cumprimento da lei é o amor mais uma vez o cumprimento da lei aqui não é o cumprimento para a salvação mas você cumprir a lei como norma de gratidão como maneira de viver nesse mundo pra agradar a deus é expressão do amor é assim que nós expressamos amor então o cumprimento da lei é o amor é a conclusão de paulo em outras palavras ele está dizendo que o que nós fazemos a vontade de deus aqui nesse mundo nós que eu me refiro
é nós que foram justificados gratuitamente pela fé no sacrifício plano completo de cristo jesus nós fazemos a vontade de deus aqui neste mundo movidos por gratidão quando nós amamos o próximo nesses pontos quando nós respeitamos o seu casamento respeitamos o seu nome respeitamos a sua autoridade respeitamos os seus bens respeitamos a sua vida e tudo isso a partir de um coração que não cobiça absolutamente nada que pertença ao seu próximo é isso que o apóstolo paulo assinando nessa passagem e eu quero aqui fazer algumas aplicações a primeira delas eu acho que ficou claro apesar de
nós não estamos mais debaixo da lei ou seja não estamos mais debaixo da condenação da lei nós não seremos mais condenados ao inferno porque nós quebramos todos os dez mandamentos de todas as maneiras possíveis e imagináveis apesar de que nós não estamos mais debaixo da condenação da lei contudo a lei permanece para o cristão como regra de fé e prática como expressão de como ele vai viver aqui neste mundo segunda coisa que nós aprendemos fica claro por essa passagem que amor não é um sentimento mas amor é uma atitude o amor é obediência aos mandamentos
de deus com relação ao meu próximo o que é amar o meu próximo é respeitar o casamento dele a propriedade dele o nome dele a vida dele tudo que pertença a ele é isso que é amor não é sentimento então mesmo que você não gosta de uma pessoa você está em dívida com ela lembra que amor é dívida isso significa que você vai tratá la dessa maneira não vai querer nada dela não vai querer a esposa não vai querer os bens não vai querer o nome dele não vai querer a honra dele e nem a
vida dele mas vai respeitar e na verdade positivamente se vai fazer tudo para que o casamento dele o negócio dele a vida dele o nome dele prospere seja bem conhecido seja uma bênção sucesso é assim que a gente deve viver no mundo como quem foi perdoado gratuitamente por deus a terceira coisa que nós aprendemos é que amor é a única dívida que depois de paga você continua devendo eu queria que você sair daqui essa noite com isso gravado no seu coração você nunca vai pagar essa dívida de amor para com seu próximo significa que toda
vez que a demanda se apresentar toda vez que a necessidade surgiu a casa ocasião se impor você deve ajudar você deve contribuir você deve apoiar você deve fazer o que for possível e estiver ao seu alcance para abençoar e ajudar o seu irmão ou seu próximo é isso que significa que o amor é uma dívida que nunca paga aqui neste mundo e eu faço algumas aplicações aqui primeiro eu sei que tem gente que confunde amor compaixão sexual inclusive isso é assim que o mundo pensa hoje quando fala em amor tanto é que a famosa expressão
vamos fazer amor não sabe o que é amor virou é sinônimo de relação sexual paixão sexual coisa desse tipo é evidente que essa não é uma essa não é uma definição bíblica e se cristãos pensam assim eles estão muito equivocados e há muitos jovens cristãos eles confundem uma atração não é pessoal é sexual a erótika por por uma pessoa como sendo o amor como sendo o amor mas não é necessariamente porque o amor não é um sentimento amor é uma atitude eu queria que você pensasse nisso por exemplo se você ama sua namorada se vai
respeitar a virgindade dela não vai se vai respeitar a intimidade dela você não vai querer forçá-lo a constranger ou qualquer coisa desse tipo que não vai querer fazer isso isso é que é amar amar no casamento é você ser fiel à sua mulher isso que você sempre por uma pessoa fora do seu casamento não é amor não se você sente alguma coisa por uma pessoa fora do seu casamento isso não é amor porque o amor ele não vai para o lado do adultério então não confunda amor bíblico compaixão um desejo com a o fogo da
paixão sexual são duas coisas completamente diferentes também é possível que haja pessoas aqui que têm a idéia errada de que a maré gostar de alguém e a gente sabe que né na vida tem pessoas que a gente gosta mais do que as outras duas pessoas que são fáceis da rede gosta simpáticas alegres estou sempre presente um chato viu bem encaixado daí a gente tem dificuldade a gente não consegue se não tem química sinto que estou dizendo é por isso que vocês não todo mundo aqui é amigo de todo mundo mas tem os amigos é que
aquele pessoal mais íntimo que você convidou para sair para comer pizza de noite depois do cupe você não vai convidar todo mundo se convida aquele grupinho né que você anda mais você se aproxima mais não é verdade mas então não confunda isso com amor porque você é obrigado a amar mesmo aquela pessoa pela qual você não tem simpatia afinidade ou química não é uma questão de sentimento amor é uma dívida que você tem para com seu próximo em pó quem seja jesus deixou isso muito claro na parábola do bom samaritano quem é o meu próximo
meu próximo àquele que precisa de mim ainda que eles sejam judeu eu seja um samaritano é isso sentido da parábola de jesus contou e por último a minha palavra para aqueles que estão aqui nesta noite e que como eu muitas vezes percebem que o coração tá seco o coração está vazio ea última coisa que a gente tem pra dar é amor o deus que é capaz de cumprir esse mandamento como pagarei a minha dívida senhor se na verdade meu coração tá amargurado meu coração está frustrado eu estou de mal com a vida e com toda
a humanidade como eu posso fazer isso ainda bem que o nosso deus misericordioso e bom ele nos dá tudo aquilo que ele exige de nós e você pode nessa noite chegasse diante de deus e dizer assim deus eu tô vendo pelo que foi dito aqui que talvez não seja nem crente porque minha vida toda voltada pra mim eu só tô pensando naquilo que é meu é meu direito meu prazer meu plano meu direito de ser feliz meu direito disse daquilo eu não me preocupo com as pessoas ao meu redor o trato com 10 nem com
indiferença eu não procuro ajudar quem eu sei que está precisando não tem uma palavra de conforto de apoio e encorajamento para pessoas que eu sei que estão passando por uma crise talvez a razão é que você ainda não conheceu esse amor que vem de deus e eu queria que você pensasse nisso hoje à noite você examinar sua vida a partir dessa passagem e que você como eu se chegue a deus e deus que é capaz de amar dessa forma e aí a resposta tauá em romanos capítulo cinco pessos 5 quando paulo disse o amor de
deus é derramado em nossos corações pelo espírito santo que nos foi dado deus derrama o seu amor em nossos corações para que nós possamos amar ao próximo talvez seja disso que você esteja ano desse batismo de amor nesse momento com deus em que deus vai mandar o seu coração de amor de gratidão onde você vai ver o amor de deus refletido na cruz e você pode vai dizer deus como é que eu posso viver somente pra mim eu quero viver para os outros amar ao próximo como a mim mesmo porque isso é o resumo da
tua vontade e do seu querer para mim aqui nesse mundo se essa palavra falou seu coração nós temos os pastores da igreja à disposição durante a semana você pode marcar um horário para conversar pastor cláudio pastor luciano como essa semana estou viajando na onde estou por aqui mas se deus falou seu coração e você sente deus eu preciso de uma mudança de vida realmente a luz da tua palavra eu eu estou julgado pela tua palavra aqui a equipe pastoral está pronta para ajudar você procure auxílio porque nós estamos falando de coisas sérias que tem a
ver com a sua eternidade que tem a ver com sua alma e com sua vida melhorar com vocês pai querido nós queremos nos ajoelhar diante de ti nessa noite e pedir que o senhor despeje derrame com abundância o amor do espírito santo em nosso coração que nós vejamos a deus a tua graça tua misericórdia manifestado em nosso favor é que nós possamos vencer a barreira da frieza da indiferença da mágoa contra aquela pessoa com quem a gente não fala tanto tempo para que a gente possa perdoar é que a gente possa parar o relacionamento errado
que a gente possa voltar a ser honesto sincero verdadeiro nós pedimos o deus uma mudança em nosso coração e nossa vida tudo originado no teu espírito santo operando e derramando o teu amor em nós perdoa ao senhor enche-nos com tua graça em nome de jesus amém amém queridos nós iremos agora cantar o hino 368 despedida depois nós o traremos mais uma vez encerraremos com a bênção apostólica eu sou o sport perder o céu [Música] dependendo do céu [Música] a arte caroço [Música] chegando o pórtico no céu [Música] o que penso o time o trabalho do
leão [Música] o tempo cel [Música] o que meus esmaltes receber a bênção irmãos que a graça do nosso senhor e salvador jesus cristo que o amor de deus nosso pai que a comunhão ea consolação do espírito santo seja com o povo de deus aqui presente agora e para sempre amém [Música]
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