[Música] você já sentiu como se estivesse apenas existindo como se cada dia fosse uma repetição do anterior sem um sentido Claro sem um propósito real talvez em algum momento tudo o que parecia certo começou a perder o significado as certezas desmoronaram as respostas que antes pareciam suficientes já não servem mais e aí surge aquele incômodo uma sensação difícil de descrever mas impossível de ignorar como se algo dentro de você estivesse perguntando insistentemente por que estou aqui qual é o propósito da minha vida Essas foram as perguntas que assombraram um dos maiores escritores de todos os
tempos lev tolstoy autor de clássicos como Guerra e Paz e Ana carien ele era considerado o cormac mccar de sua época tolstoy possuí uma grande propriedade uma família linda e era casado com uma esposa que o amava mas apesar de tudo isso algo mudou quando ele chegou aos 50 anos tolstoy passou por uma profunda Crise existencial na meia idade um período em que questionou radicalmente o sentido da vida de repente pensamentos nilas o atingiram cheio e toda a felicidade que ele havia encontrado antes pareceu desaparecer ele chegou a enfrentar pensamentos Suicidas e para superar esse
tormento mergulhou em uma busca espiritual que transformaria sua visão de mundo e influenciaria gerações um homem que sempre viveu intensamente fazendo tudo o que lhe dava prazer agora se via questionando a própria existência Mas por que isso aconteceu e como ele enfrentou essa crise Neste vídeo Vamos explorar a luta pessoal de tolstoy e como ele buscou respostas para essas questões existenciais tão Profundas desde jovem tolstoy era profundamente cético em relação ao cristianismo a perda precoce dos Pais o deixou com um forte sentimento de abandono e desilusão a igreja em particular lhe causava uma impressão negativa
ele chegou a dizer a doutrina religiosa aceita pela fé e sustentada pela pressão externa aos poucos se desfaz sob a influência do conhecimento e da experiência de vida que entram em conflito com ela sua infância marcada por tragédias e dúvidas preparou o terreno para as crises que enfrentaria no futuro ainda jovem participou da guerra da Crimeia uma experiência que o marcou profundamente e reforçou sua aversão à violência e à autoridade estatal ao retornar Da Gu guerra tolstoy passou a se dedicar intensamente à Literatura e Suas Obras logo conquistaram notoriedade casou-se com Sofia tsta em 1862
teve 13 filhos prestígio literário e uma propriedade Próspera em iasnaia Poliana onde escrevia e mantinha contato com intelectuais e artistas da época no entanto por volta dos 50 anos algo mudou tolstoy Começou a sentir uma angústia existencial crescente o peso de seus pensamentos era tão intenso que o sono se tornou sua única fuga um alívio temporário do bombardeio constante de perguntas sobre propósito e existência em seu ensaio uma confissão tolstoy revelou que durante esse período Precisou se convencer a não tirar a própria vida o niilismo havia consumido sua mente e ele se via como uma
criança pequena repetindo obsessivamente as mesmas perguntas Qual o sentido da vida se no fim todos morremos o que acontece depois da morte qual é o valor da riqueza ou da fama e das conquistas se tudo é passageiro ele descreveu essa sensação com uma frase marcante se não for hoje será amanhã se não for amanhã será em 30 anos isso faz alguma diferença esse pensamento capturava perfeitamente a desesperança que ele sentia a angústia o levou a um estado de desespero Total Mas em vez de desistir tomou uma decisão diferente embarcou em uma jornada em busca de
significado diante dessa crise tolstoy tentou buscar respostas na ciência filosofia e diversas ideologias um dos momentos mais marcantes dessa busca foi quando ele refletiu profundamente sobre uma parábola que mais tarde incluiu em uma confissão a história falava de um homem que fugia de uma fera selvagem e acabou caindo em um poço abandonado no fundo do poço porém havia um dragão de boca aberta esperando para devorá-lo no desespero o homem se agarrou a um galho que crescia na parede do poço tentando evitar sua queda enquanto estava pendurado ali percebeu que pequenas gotas de mel escorriam das
Folhas do Galho Então apesar do perigo iminente ele esticou a mão e provou o mel esquecendo-se por um momento da tragédia que o cercava tolstoy viu essa parábola como um reflexo da própria vida ele percebeu que estava preso entre dois extremos o medo da existência a Fera e a inevitabilidade da morte o dragão no meio disso os pequenos momentos de prazer e alegria eram como as gotas de mel Breves distrações mas não respostas definitivas decidido a não se entregar à desesperança tolstoy mergulhou no estudo de diversas filosofias mas nenhuma teoria conseguiu preencher o vazio que
sentia ele também voltou seu olhar para a ciência mas encontrou pouco conforto ali a visão darwinista por exemplo lhe parecia profundamente niilista como se os seres humanos fossem apenas acidentes cósmicos meros aglomerados de energia sem propósito real destinados ao esquecimento quando nossas células envelhecesse para tolstoi a ciência explicava os mecanismos da vida mas não respondia à grande pergunta por que viver desiludido com a filosofia e a ciência ele voltou-se para a observação das pessoas ao seu redor Depois de muita reflexão concluiu que havia quatro formas principais pelas quais as pessoas lidavam com o absurdo da
existência a partir daqui há um paralelo interessante entre tolstoy e Albert camu Especialmente na forma como ambos enxergavam o absurdo da vida liev tolstoy observou que uma das formas pelas quais as pessoas lidam com a absurdidade da vida é simplesmente ignorando-a elas não fazem nada a respeito não pensam demais sobre isso a vida é absurda e daí elas apenas vivem Albert camu também argumentou que em vez de sucumbir ao desespero ou ao nilismo diante da falta de sentido deveríamos adotar uma atit de desafio e rescia oo está em manter uma mentalidade de E daí e
daí se você não CONSEG encosta espos porst Não acredit essa fosse comoé perman ignorante quando tem mente funcional que constantemente o Empurra a refletir sobre sua existência a perda de entes queridos ou as dificuldades pessoais tornam essas reflexões ainda mais difíceis de evitar mais cedo ou mais tarde o peso do niilismo se impõe e o absurdo Já não basta como resposta assim embora reconhecesse que muitas pessoas lidavam com a vida dessa forma tolstoy não via isso como um caminho para uma paz verdadeira ele então identificou um segundo grupo de pessoas que buscava Refúgio de outra
maneira através do cismo tolstoy percebeu que muitos se voltavam para uma vida de prazeres tentando preencher o vazio com distrações buscavam riqueza relacionamentos e entretenimento para escapar do medo da morte e da falta de sentido no entanto ele criticava essa abordagem pois acreditava que era no máximo um alívio passageiro o prazer pode ser doce por um momento mas não resolve as questões mais profundas da existência para ele viver apenas em busca de prazeres era como o mel na parábola do homem no poço delicioso por um instante mas incapaz de mudar a Dura realidade ao redor
o terceiro grupo que tolstoy identificou era composto por aqueles que diante das dificuldades da vida não encontravam forças para continuar Mas tinham força suficiente para acabar com tudo sentiam-se esmagados pelo absurdo da existência e não viam saída tolstoy ele próprio chegou a flertar com essa ideia mas nunca Aceitou como solução ele via algumas pessoas chegarem ao extremo de considerar tirar a própria vida mas acreditava que isso não resolvia o verdadeiro problema e aqui vale um parêntese se você está passando por uma Crise existencial não deixe que ela o consuma continue caminhando as respostas podem não
surgir imediatamente Mas elas aparecem com o tempo ele então observou um quarto grupo aqueles que se encontravam presos em um Limbo existencial essas pessoas após reconhecerem o sofrimento e a falta de sentido da vida ficavam estagnadas entre dois extremos sabiam que a existência era repleta de dor que a morte era inevitável e que não havia um propósito inerente mas não tinham forças esperança ou energia para agir diferente dos que buscavam prazer encontravam conforto na fé ou cogitavam desistir de tudo esses indivíduos simplesmente não faziam nada eles não rejeitavam a vida mas também não a abraçavam
permaneciam em um estado de resignação passiva tinham plena consciência do problema mas se sentiam exaustos demais para enfrentá-lo não era uma decisão ativa de continuar vivendo mas sim uma espécie de sobrevivência automática uma exaustão espiritual que os deixava presos entre a existência e a inércia para tolstoy essa era a forma mais fraca de viver pois não oferecia resolução nem Progresso o indivíduo estava ciente do Absurdo e do sofrimento da vida mas permanecia paralisado sem qualquer possibilidade real de encontrar paz ou significado ao longo de sua jornada para compreender o sentido da vida tolstoy estudou diferentes
tradições filosóficas e religiosas e observou atentamente as pessoas ao seu redor mas foi ao olhar para os Camponeses que ele ou um divisor de águas em sua busca ele percebeu que apesar das dificuldades extremas que enfrentavam os Camponeses mantinham uma fé inabalável em Deus e essa crença lhes dava propósito e resiliência Mesmo Diante do sofrimento Em contrapartida tolstoy mergulhado em sua própria Crise existencial sentia-se completamente desconectado dessa fé a convicção simples porém profunda dos Camponeses contrastava fortemente com suas dúvidas intelectuais e sua turbulência interior ele tinha riqueza status e sucesso intelectual mas nada disso lhe
trazia satisfação a razão e a lógica que antes pareciam prometer respostas acabaram apenas aprofundando seu desespero isso refletia os momentos mais sombrios de Levin personagem de Ana kenina cuja busca por sentido parecia igualmente frustrante E inconclusiva no entanto ao testemunhar a fé dos Camponeses tosto começou a enxergar sua crise so uma nova perspectiva ele percebeu que a vida não poderia ser compreendida apenas pela razão era preciso acreditar em algo maior que o mundo material essa compreensão marcou um ponto de virada em sua jornada mesmo que sua mente racional enxergasse a fé como um salto sem
provas concretas ele começou a entendê-la como a única maneira de transcender as limitações do mundo finito o sofrimento humano era passageiro mas a presença de Deus oferecia um propósito que ia além da existência efêmera a fé deixou de ser apenas um conceito intelectual e se tornou um caminho para suportar Os desafios da vida e encontrar sentido no meio do sofrimento e embora sua razão continuasse Resistindo tolstoy finalmente aceitou que essa era a única resposta capaz de lhe trazer paz e propósito a partir desseo momento sua vida passou por uma profunda transformação ele percebeu que o
sentido da vida estava não na busca por Glória riqueza ou conquistas individuais mas na compaixão na humildade e no serviço ao próximo inspirado por essa descoberta tolstoy passou a viver de maneira mais simples adotando uma rotina mais próxima a dos Camponeses e rejeitando muitos dos luos da aristocracia no fim sua vida antes dominada por crises intelectuais encontrou sentido Justamente na fé que ele havia rejeitado por tanto tempo no entanto tolstoy não encontrou conforto na Igreja Ortodoxa russa que considerava corrupta e distante dos verdadeiros ensinamentos de Cristo em vez disso passou a estudar diretamente os Evangelhos
e encontrou no Sermão da Montanha um conjunto de princípios Morais que o ajudaram a reorganizar sua visão de mundo essa transformação também se refletiu em seus escritos em uma confissão ele narra sua Crise existencial e o caminho que percorreu até encontrar a paz interior na espiritualidade a mudança de tolstoy não foi bem recebida por sua família especialmente por sua esposa Sofia ela não compreendia sua nova filosofia de vida e se opunha veementemente ao desejo do escritor de doar suas propriedades e renunciar aos direitos autorais de suas obras os desentendimentos entre o casal se tornaram cada
vez mais intensos levando tolstoy a uma situação de grande sofrimento emocional em 1910 aos 82 anos tolstoy decidiu fugir de casa em busca de uma vida ainda mais simples e afastada da opressão da sociedade e dos conflitos familiares ele saiu secretamente de iasnaia Poliana em uma noite fria de outubro acompanhado apenas de seu médico e de sua filha Alexandra sua saúde porém já estava debilitada durante a viagem ficou doente e acabou morrendo dias depois em 20 de novembro de 1910 na pequena estação ferroviária de astapovo seus últimos momentos foram marcados por uma profunda serenidade apesar
das dificuldades e dos conflitos tosto partiu deixando um legado não apenas literário mas filosófico e espiritual inspirando milhares de pessoas a refletirem sobre a simplicidade a justiça e a busca por um sentido maior na vida a Crise existencial de tolstoy e sua busca por um propósito mais profundo Deixaram um impacto duradouro seu exemplo mostra que mesmo diante da angústia existencial mais profunda é possível encontrar um novo caminho e ressignificar a própria vida tolstoy encontrou na espiritualidade e no serviço ao próximo uma resposta para suas inquietações transformando não apenas sua própria existência mas também a de
milhões de leitores ao redor do mundo