Série Fundamentos: A Igreja Católica e a formação das primeiras escolas de Serviço Social.

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Profa. Dra. Tiana Borba
Oi Pessoal! Hoje nosso vídeo dá seguimento a nossa série sobre os fundamentos do Serviço Social. Es...
Video Transcript:
olá pessoal tudo bem com vocês bom hoje o nosso vídeo ele vai dar seqüência à nossa série sobre os fundamentos em social hoje nós vamos discutir a relação igreja serviço social e relações de produção capitalistas no período de gênios da profissão é o segundo capítulo do livro é o serviço social na américa latina tendo o professor manuel manny cacho é na nossa última aula trabalhou o primeiro capítulo desse livro e aula de hoje vai trabalhar o segundo capítulo dando seguimento a essa série sobre os fundamentos do serviço social antes de mais nada eu peço que
quem não conhece o nosso apoia-se entre lá no nosso apoia assim vou deixar a descrição aqui no vídeo que é um espaço de colaboração para quem deseja contribuir apoiando os nossos filhos apoiando a produção do conhecimento aqui no canal é desde já também quero agradecer à nossa primeira apoiador a anl é que tem contribuído muito com o canal que não conhece o apoia-se acesse o link aqui embaixo lá você escolhe as maneiras como você deseja apoiar o nosso conteúdo então o apoiador ele vai ter acesso a conteúdos exclusivos semanalmente e ele fala o seu apoio
mensal lembrando que o apoia assim é uma ferramenta para estimular a produção do conteúdo mas há o conteúdo aqui no youtube continua exatamente volta cef se você também não tenha disponibilidade está nos apoiando né com essa ferramenta não há problema algum o nosso conteúdo aqui no youtube continua exatamente da mesma fonte está bom dito isso nós vamos começar agora a nossa discussão a respeito segundo capítulo do livro do professor manoel um ricaço então confirmou após a vinheta [Música] é o livro não é especificamente o segundo capítulo vai iniciar dizendo que existe uma relação entre a
igreja e as relações de produção capitalistas número de genes da profissão na américa latina lembrando que se lhe esse vídeo né pautado neste livro vai discutir sangue social na américa latina ele vai dizer que a profissão ela só pode ser entendida no interior das relações sociais capitalistas e nas funções particulares de cada país então o contexto de gêneros e serviço social na américa latina vai ter em comum é que todos estão inseridos a sua génese está inserido no modo de produção capitalista serviço social nas se especificamente dentro da sociedade capitalista porém vão existir particularidades que
tem a ver com a formação social e cada país ele vai seguir dizendo que o surgimento das primeiras escolas de serviço social na américa latina vai trazer mudanças significativas no percurso histórico da profissão então nós vamos a partir daí trazer mudanças significativas para a profissão sangue social mas sim em ancorar em técnicas né pra profissionalizar a sua prática profissional no primeiro momento será uma qualidade técnica ficado aí a gente vai avançar isso na expulsão dos próximos 21 livro vai continuar dizendo pra gente pro soma rick vai dizer que as formas de combater idade será uma
forma de repitam as formas de exploração em tom do capital a necessidade de articular mecanismos preventivos e manipulação sob a forma de cuidar das necessidades dos trabalhadores não fala do professor que ele está querendo dizer com o agudeza mento das expressões da questão social com a precarização das condições de vida a classe trabalhadora vai se organizarem movimentos sociais portanto vai articular desenvolver a sua característica combativa e como reflexo como uma réplica a essa combatividade é o estádio ea burguesia vou articular situações para apaziguar essas situações e à igreja será uma ferramenta importantíssima nesse apaziguamento uma
vez que vai empreender é assistencialismo caridade e filantropia como uma forma de minimizar essas situações sob o véu do cuidado as necessidades do trabalhador não sempre terá esse mel é um cuidado nesses do trabalhador o trabalho faz parecer para o trabalhador que tem a ver com o cuidado com o mesmo mas nós sabemos que não existem interesses por trás e aí o material vai seguir o exemplo os conteúdos e as doutrinas de forte raiz cristã no interior desse processo operam como forças que funcionam que são funcionais ao estado burguês então essa doutrina essa lógica doutrinária
da igreja que vai ser utilizada pelo estado burguês e pelo capital no sentido de apaziguar de harmonizar essa estrutura de classes vai tem obviamente um forte cariz funcional os interesses da burguesia a igreja nesse sentido ela vai trabalhar no sentido da adequação da classe operária as necessidades do capital que são necessários de exigência de acumulação capitalista ele vai dizer ainda que a relação igreja e serviço social vai ter sua origem especificamente com o movimento chamado ação católica que é o movimento é dos leigos da intelectualidade leiga ou laica da igreja que vai ser estritamente ligada
à hierarquia é da igreja ou seja a ação católica movimento dos intelectuais produzidos pela igreja católica que vão se organizar é para proporcionar para contribuir com o processo de re triste organização da sociedade e aí o professor manuel cacho existe uma discussão sobre o serviço social na américa latina só que isso vai ter um pouco em comum com o serviço social no brasil também está claro que o sangue social compõe a américa latina é obviamente mas vamos trazer o exemplo do do caso específico de sangue social no brasil tanto no livro relações sociais serviço social
no brasil da professora maria mamou e raony carvalho quanto no livro serviços sociais filosofia das origens araxá e no livro eu sou morri tarso nós temos uma situação que é muito similar a situação é essa é o serviço social vai surgir never na américa latina nos países que compõem a américa latina e no brasil especificamente em com esse movimento o movimento chamado de ação católica que seria um movimento que marca e colar os leigos da igreja que seriam os leigos são uns a pé não são os cristãos são os católicos que não são sacerdotes que
não são padres é que não que não desenvolvem nenhuma função clerical na igreja uma inscrição é religiosos que são pessoas que entendem da junta - da igreja estão lá pra contribuir bom então a gente vai ter a ação católica vai ser um projeto de recuperação da hegemonia ideológica da igreja tendo como suporte assim cíclicas papás né então a igreja dentro nesse novo contexto ela está perdendo os seus fiéis né perdendo um pouco da sua influência e ela deseja essa recuperação então ela vai usar esse movimento chamado movimento e ação católica para esta recuperação da sua
então aproximando se das grandes massas e ganhando seu universo mental através desse movimento e ação católica a igreja vai alimentar a fé né ea o intelectualidade desse movimento dessas pessoas que compõem o movimento e ação católica para conquistar as man is para conquistar meu lado subjetivo da classe operária para que eles façam o processo de ar lesão à igreja católica dentro deste processo nós vamos também tem uma forte luta contra a secularização ea racionalidade que acompanho a expansão do capitalismo vejo com a expansão do capitalismo vocês sabem que o capitalismo nas se surge com a
revolução francesa é que vai trazer ideais muito progressistas liberdade igualdade e fraternidade vai ser o advance o advento da ciência da tecnologia nós vamos substituir uma lógica teu cêntrica por uma lógica antropocêntrica ou seja saímos da lógica de deus é justifica ilegítima todas as situações para uma lógica em que os homens justifica o elegi mudam a razão e ao 100 e do mundo os homens quando a gente fala aqui é a ciência nas respostas que os homens produzem nas sociedades esse contexto muito forte secularização ameaça igreja então a igreja vai promover essas situações como as
encíclicas né ea ação católica para recuperar essa influência perdida ok e aí as duas insígnias fundamentais do movimento de ação católica serão as seguintes á primeiro a rerum novarum o que vai ser divulgada pelo papa é o treze em 15 de maio de 1891 ea segunda a 40º ano e vai ser divulgada pelo papa pio 11 em 15 de maio de 1931 então são essas as duas inscritas fundamentais que vão da base que não dá suporte à ação católica lembre que o movimento de ação católica o movimento na intelectualidade cristã católica ea intelectualidade cristã católica
vai ter como suporte e filosófico as encíclicas papais essas especificamente a renovar é mais ninguém em duas partes a primeira a solução proposta pelo socialismo e segundo a solução proposta pela na solução proposta pelos socialistas a em seguida vai ter sim uma forte crítica colocando isso como extremamente negativo mas dizem inclusive que quando os socialistas lutam contra o estado eles operam contra a justiça natural né porque eles acreditam que a esse processo de desigualdade entre as classes é um processo natural é um processo dado por deus por uma relação de 20 da área que não
deve ser alterado no mínimo máximo minimizar que estão inclusive a igreja não vai reconhecer a contradição que existe na sociedade entre tapa trabalho vai dizer que isso não procede não deve ser estimular que a insee que ainda vai mencionar a necessidade de tocar no cerne da questão social e que esta tarefa de tocar no cerne da questão social é uma tarefa d'aires só que a igreja vai tocar neste cerne das problemáticas sociais na questão social dentro de uma perspectiva moralizar bem com uma perspectiva que culpabiliza em divino e dentro de uma perspectiva que naturaliza as
desigualdades sociais certo a encíclica coloca que deus considera considera é que as terras elas são dadas para todos mas não de forma equitativa ou seja que não atacaram o desenho está consagrando o direito natural propriedade privada então deus deu tem raça todos mas não de forma equitativa alguns têm mais terras do que outros e quem por ventura não tiver terra aqui inclusive a citação aspas não há nem mortal que não viva do que a terra produz os que carecem de capital tem seu trabalho fechados então para aqueles que não têm essas situações mas ele tem
a sua força de trabalho tem o seu trabalho né ou seja a igreja está colocando que a propriedade privada ea loja de desigualdade entre ricos e pobres em capitalistas e proletariados é uma situação natural ea igreja vai dizer portanto que o direito à propriedade privada o supremo direito né então obviamente ela vai se colocar contra qualquer perspectiva que seja contrária a essa lógica a desigualdade aqui é natural e necessária e necessária o que a variedade de talentos eu fiz só que aqui é uma confusão ele acha a igreja acha nesse momento que a desigualdade é
necessária graças à variedade de ofícios e talentos nem tá confundem desigualdade com diversidade é claro que a sociedade é diversa diferente mas ser diversa ser diferente é completamente contrária à desigualdade social desigualdade social tem a ver com produção e de distribuição da riqueza não tem a ver com as diferenças e as particularidades de cada um aqui há uma confusão nessa compreensão ok e aí a igreja vai promover um assistencialismo muito forte utilizando a ótica da conciliação entre as classes né ricos e pobres precisam viver em harmonia precisam ser uma relação é muito dócil uma relação
pacífica e para isso quer que se coloca os ricos naqueles que tem mais terras nem ou por toda a terra ele precisa moderar um pouco no seu processo de exploração ou seja é você pode explorar mas não explore demais né então utiliza da mão de obra do trabalhador mas não à exaustão né a igreja vai dizer que os patrões não devem utilizar se do seu poder para escravizar os seus operários mas em nenhum momento se toca que a desigualdade é bom que a exploração não deve acontecer lá pode acontecer mas em níveis toleráveis né e
por sua vez a classe operária deve entender e aceitar com resiliência colou no modo acif a sua condição de entender que se ela está nessa posição é pela vontade de deus então portanto é importante aceitar situações que deus coloca porque dentro desse pensamento da igreja é o pensamento é contestatório pensamento questionador o pensamento revolucionário é considerado negativo isso faria mal ao espírito porque o espírito que se revolta não seria o espírito em harmonia com deus o espírito em harmonia com deus seria espírito pacífico resiliente que aceita as situações que já na segunda encíclica a 40º
ano ela vai trazer um novo apelo aos cristãos e qual seria esse novo apê na página 54 leu uma citação para vocês aos aspas aos nossos muito amados filhos eleitos para o para tão grande obra recomendamos que se entreguem totalmente a educação dos homens que lhes confiamos e que nesta tarefa verdadeiramente sacerdotal e apostólica usem oportunamente todos os meios para os mais eficazes para os meus mais eficaz da educação cristã ensinar aos jovens institui associações cristãs e fundar círculo registo ou seja aaa a encíclica está sugerindo que o operariado a sei que muito bem as
atividades do movimento e ação católica nesse processo de regionalização da sociedade e ele continua o caminho que se deve trilhar está traçado pelas atuais circunstâncias como em outras épocas da história da igreja temos junto então mundo que em grande parte retrocedeu quase ao paganismo os primeiros e mais directos a postos dos operários serão os operários mesmos buscar com a afã esses apóstolos seculares tanto operários como patrões e escolher os com prudência consegue a vós e ao vosso poeta então aqui em si que está se colocando de forma né muito curto bem que os trabalhadores devem
aceitar as orientações do movimento de ação católica tendo em vista que o contexto é um contexto do organismo ao qual deve se é ser combatido por que então a proposta central é enfrentar esse paganismo e essa secularização essa encíclica ela se desenvolve no espírito 1 no espírito mais radical porque a gente vai ter um contexto histórico internacional enfim um pouco depois da revolução russa e da primeira guerra mundial e aí a igreja está tentando trazer aspectos de recuperação da sua influência através também da recuperação de técnicas para eficiência no seu trabalho assistencial mas essas técnicas
serão conservadoras pautada na filosofia da igreja no brasil espécie também pautada na filosofia lição tomar já quem o toma smo e o elton mesmo né a visita de conclusão agendas dos emmy social na américa latina ela vai depender de um contexto e vai estar muito articulada um contexto de luta de classes onde essa luta de classes vai trazer um descontentamento para as elipses para bourguese para o estado com o seu principal agente e aí eles vão precisar em mecanismos para minimizar essas situações a igreja vai ser usada como esse grande mecanismo movimento e ação católica
vai ser utilizado dentro dessa lógica para minimizar esses conflitos numa tentativa de harmonizar o capital nós sabemos que isso não é possível não é possível humanizar algo que é desumano quem humano mas a tentativa que é de humanizar a estatal para promover uma reforma social uma reforma social pautada numa lógica moralista né de culpabilização do indivíduo de moralização do custo nos costumes e na lógica moral especificamente religiosa e é nesse contexto que o serviço social aos poucos vai surgindo serviço social vai emergir dentro deste movimento de ação católica então espero que vocês tenham gostado nem
nas nossos próximos vídeos vão dar continuidade ao ciclo dos estudos sobre os fundamentos do serviço social então se vocês gostaram o favor curto é muito importante que vocês curtam o vídeo para que nós possamos saber o que é que vocês gostam compartilhem se você não se inscreveu ainda no canal o favor se inscreva muito obrigado a todos vocês e um beijo grande
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