Olá pessoal vamos começando mais um vídeo e dessa vez para falar sobre a semiótica de Charles Sanders per Então galera esse conteúdo não é difícil mas vocês tem que prestar bastante atenção esse vídeo terá cinco tópicos sendo que cada tópico será anunciado aqui na tela o primeiro tópico é denominado o que é a semiótica de perc o segundo chama-se primeiridade secundidade e terceiraidade o terceiro tópico chama-se objet sign e interpretante o quarto tópico é nomeado como ícone índice e símbolo enquanto finalmente o quinto tópico será sobre qual signo S signo e le signo Então pessoal
pega aí a sua pipoca se ajeita bem na cadeira ou no sofá e aproveita o conteúdo [Música] [Música] Então pessoal vamos começando E aí eu recomendo que antes de você assistir esse vídeo você primeiro Assista o vídeo sobre semiologia soeri aqui no canal aí as coisas vão ficar bem mais simples primeiro de tudo pessoal é preciso ter em mente O que é semiótica Olha só assim como a semiologia ciriana a semiótica de pers é uma doutrina que estuda os signos ou seja ela se interessa pela capacidade que os signos têm de representar a realidade isso
mesmo essa é uma característica fundamental dos signos representar a realidade seja através de uma fotografia de uma pintura de uma cena de um filme de uma escultura de uma palavra e aí a gente poderia continuar com uma infinidade de exentos e outros tipos de signos bom mas aí vem a pergunta se tanto a semiologia do socir quanto a semiótica do pers interessam-se pelo estudo dos signos Qual é a diferença entre as teorias desses dois autores Olha só pessoal isso é bastante importante enquanto socir estudava os signos na relação que eles mantinham dentro de um sistema
de signos por se estava preocupado com o processo de Interpretação da realidade através dos signos isso mesmo Enquanto soci estava preocupado com a organização dos signos em o sistema per estava preocupado com o processo de significação feito pelo pensamento Isto é pelo pensamento né Isso mesmo pelo pensamento é pelo esse processo de interpretação feito pelo nosso pensamento resum Resumindo então semiologia socana ocupa-se do funcionamento dos sistemas de signos enquanto a semiótica persiana ocupa-se do processo de Interpretação da realidade feito pelo nosso pensamento por meio de signos agora Pessoal esse processo de Interpretação da realidade no
pensamento ou na semiose termo utilizado por pers ocorre por meio de três etapas essas etapas são a primeira idade a secundidade e a terceira idade e é sobre isso que nós vamos falar a [Música] seguir Então pessoal vamos lá entender o funcionamento do pensamento ou da semiose é algo bastante difícil já que o nosso pensamento ele é extremamente Veloz e ele também realiza operações que são imperceptíveis para nós segundo per o nosso pensamento interpreta a realidade por meio de três etapas a primeira idade a secundidade e a terceiraidade para entendermos isso pessoal vamos associar esses
conceitos a três palavras chaves a primeiridade será a impressão a secundidade será a distinção e a terceira idade será a compreensão repetindo primeira idade impressão secundidade distinção e terceiridade compreensão a primeiridade é a impressão Inicial e mais imediata que você tem em relação à realidade ela vai se referir à sensação da realidade já que quando essa impressão ela começa a se racionalizar ela deixa de fazer parte do plano da primeira idade certo já a secundidade é a distinção pois no momento em que ela em que você começou a decifrar aquela impressão Inicial você dá forma
a essa impressão diferenciando-a de outras coisas então pensa se eu não faço uma distinção ou diferenciação de uma determinada impressão que eu tenho essa impressão nunca vai tomar forma ela sempre será uma mera sensação da realidade certinho a terceira idade por sua vez é a compreensão pois após dar forma a uma determinada a um determinado objeto ou seja fazer a distinção desse objeto da realidade eu posso chegar a uma conclusão do que ele representa chegar a uma conclusão né de que sentido aquela primeira impressão da realidade que eu tive é realmente significa a conclusão né
aqui a realidade representa chegar à conclusão sobre o significado de um determinado objeto para entender isso pessoal nós temos que tentar acompanhar o raciocínio o nosso pensamento como se fosse em câmera lenta certo então vamos supor a seguinte situação vamos supor que você ouça uma campanha tocar certo vamos supor que você ouça uma campainha tocar Você tem uma primeira sensação Você tem uma primeira impressão daquele barulho certo isso é a primeiridade aquela primeira impressão que você tem é a primeira idade após essa rápida impressão certo começa o processo de distinção em que você distingue o
som que você ouviu o som que você percebeu de outros sons como o som do ma chaleira o som do telefone o som do sinal do microonda isso é você D forma a impressão que você teve distinguindo-a de outros de outros sons semelhantes de outras impressões semelhantes isso pessoal é a secundidade certo uma vez que você deu forma esse som que você fez uma diferenciação entre ela você pode chegar a uma conclusão Ou seja a terceiridade n a conclusão de que ocorreu um barulho vindo da da campanha ocorreu um barulho vindo da campainha é claro
que como o teu pensamento não para essa conclusão de que há um barulho vindo da campainha gera uma outra impressão distinção e conclusão porque aí imediatamente você começa a pensar Bom Há alguém tocando a campainha e aí você começa a pensar bom quem será que está tocando você começa levantar hipóteses de quem seja e o teu pensamento n continua o teu raciocínio continu continuo certinho Pessoal esse processo ocorre porque há uma realidade que através do signos pode ser representado no nosso pensamento sendo que esse processo permite chegar nos permite chegar a conclusões em relação a
essa realidade Ok esse processo se dá né através da semiose ou do pensamento e ele se organiza através de uma um signo e um interpretante e é sobre esse tópico que nós vamos continuar a [Música] seguir Olha só nós já falamos que os signos tem a capacidade de elaborar representações da realidade essas representações podem ser mais falsas ou mais verdadeiras Mas o importante é que a capacidade essencial do signo representar a realidade assim pessoal se nós é sempre importante né que a gente faça separação do que é realidade e o que é pensamento parece bastante
simples mas inúmeras vezes nós acabamos achando que a realidade é sinônimo de representação da realidade por não fazer essa distinção Então vamos a essa distinção existe uma realidade e existe um processo de semiose ou um processo de penso que constrói representações dessa realidade se existe uma realidade concreta existem objetos nessa realidade esse objeto da realidade será chamado dentro da semiótica do persse de objeto dinâmico pessoal então o objeto da realidade é chamado de objeto dinâmico Ok bom observem que esses objetos da realidade Eles serão ados dentro do nosso pensamento para que isso aconteça é necessário
um signo que de forma a representação desse objeto dinâmico Isto é a representação desse objeto da realidade certo esse signo nós vamos chamar de signo pessoal isso mesmo de signo certinho bom esse signo pessoal ele irá projetar dentro do nosso pensamento um objeto da da representação certo e esse objeto projetado será chamado de objeto imediato Olha só não confunda o objeto imediato com o objeto né com que é o objeto projetado no nosso pensamento com o objeto dinâmico que é o objeto da realidade certo então não confunda objeto imediato que é o objeto projetado no
nosso pensamento com o objeto dinâmico que é o objeto da realidade por fim pessoal para que você consiga interpretar a representação da realidade é preciso de um outro signo certo de um signo que permita essa interpretação esse signo pessoal é chamado de interpretante certo Olha só não confunda interpretante com o termo intérprete como eu falei o interpretante ele é um signo que permite a interpretação portanto não tem nada a ver com intérprete certo bom agora que já fizemos aqui as marcações conceituais vamos adiante pessoal Olha só há um objeto dinâmico certo e esse objeto está
relacionado aos objetos da realidade certo quando uma pessoa entra em contato com qualquer objeto da realidade e imediatamente há um signo certo há um signo né no seu processo de pensamento ou semiose e esse signo gera a representação do objeto né gera a representação do objeto da realidade esse objeto gerado pelo signo é chamado de objeto imediato certo e esse processo se consolida através de um terceiro signo que se chama interpretante que auxilia na interpretação ou na compreensão do objeto representado vamos voltar ao exemplo da campainha certo Olha só há um fato na realidade há
um fato na realidade de de alguém ter tocado efetivamente a campainha certo esse é o fato da realidade Isso vai ser o nosso objeto dinâmico Ok à medida que você percebeu o som da campainha certo você projetou em sua mente n que havia um som Possivelmente da campainha e que estava vindo da porta agora imagine que você estivesse marcado por exemplo de ter se encontrado com um amigo naquele horário certo você marcou de encontrar-se com um amigo naquele horário certo e essa informação signo né de ter marcado com um amigo naquele horário seria o nosso
interpretante por quê Porque essa informação signo certo nos ajudaria a interpretar aquele som da campainha nos levando à conclusão de que bom aquele som era né Dev estava ocorrendo devido ao fato de que um amigo chegou até a porta e esse amigo estava tocando a campainha Ok esse esse processo né entre objeto signo interpretante é o que segundo pur constitui a dinâmica do nosso pensamento certo agora vem uma outra questão importante o signo pode projetar representações da realidade por diferentes formas que conforme o purse são três o signo pode representar o objeto como um ícone
como um índice ou como um símbolo certo e é sobre isso que nós vamos falar agora na sequência [Música] Então pessoal quando nós falamos da maneira com que o signo pode representar o objeto nós dizemos que o signo pode representar o objeto como um ícone como um índice ou como um símbolo para entendermos vamos novamente associar esses conceitos a algumas palavras-chaves o signo representará o objeto como ícone quando estabelecer uma relação de semelhança ou de aproximação com esse objeto ele representará o objeto como índice quando estabelecer uma relação causal com esse objeto e finalmente ele
irá representar o objeto como símbolo quando ele estabelecer uma relação convencional com o objeto assim pessoal por exemplo uma imagem uma pintura uma fotografia São Alguns alguns exemplos por exemplo de sinais de trânsito são signos que possuem uma relação icônica com o objeto representado pois eles se definem por uma aproximação por uma semelhança com o objeto representado já o caso do índice é opera numa relação bastante diferente os signos que representam os objetos como índice estabelecem uma relação causal por exemplo o signo pegadas na areia identifica uma causa que é o fato de que alguém
caminhou por ali a fumaça é índice de fogo pois o fogo é a causa da Fumaça a marca de batom na camisa do rapaz é o índice de que alguém o estava beijando porque essa é a causa da marca estar ali na camisa do rapaz certinho galera finalmente pessoal o último tipo é quando o signo mantém uma relação de convenção com o objeto isto é ele não possui nemuma relação de aproximação nem uma relação de causa nós temos a representação do objeto por um símbolo de modo que o símbolo é essencialmente convencional pessoal desse modo
um signo religioso político as palavras de maneira geral representam as coisas de maneira convencional e não por uma relação de semelhança portanto um signo religioso político ou as palavras são símbolos pessoal bom além de manter uma relação com o objeto o signo exprime uma relação de sentido consigo mesmo certo podendo expressar uma qualidade uma existência e uma lei e é sobre isso que nós trataremos na última parte do vídeo [Música] finalmente pessoal chegamos à última parte desse vídeo certo para dizer que o signo expressa uma qualidade uma existência e uma lei quando exprimir uma qualidade
nós temos um qualico quando exprimir uma existência nós temos um signo e quando expressar uma lei nós emos um leg signo para entender essa situação deixa eu contar uma historinha que um aluno me contou uma vez o sobrinho pequeno desse meu aluno um certo dia resolveu colocar o dedinho na tomada e obviamente ele tomou um choque só que quando ele tomou esse choque estava passando estava voando ali por perto uma borboleta então ele acabou achando que não era a tomada que dava choque elétrico e sim eram as borboletas que davam choque Então pessoal a representação
da borboleta para esse menino é ao mesmo tempo uma qualidade uma existência e uma lei uma qualidade porque toda vez que o menino vê a borboleta ele tem uma sensação ruim ou seja há uma qualidade negativa associada a esse signo Isto é Quad signo a qualidade do signo em qual signo ao mesmo tempo pessoal O menino consegue distinguir diferenciar a representação da borboleta de outros insetos voadores Portanto ele reconhece esse signo como existente se ele reconhece esse signo como existente ele dá existência a esse signo Isto é um sim signo Ok e ainda ele concluiu
que todas as borboletas davam um chal elétrico isso é ele tornou n essa conclusão uma lei é a conclusão desse fato uma lei por isso ele andava fugindo das Borboletas como esse signo se tornou uma lei ele é considerado também como um leg signo muito bem pessoal chegamos finalmente à conclusão desse vídeo eu espero que vocês tenham gostado se você gostou deixa aí o seu gostei comenta aí as suas dúvidas avalia os vídeos nos comentários e não esquece de se inscrever no canal muito obrigado por ter nos assistido até o final e eu vejo vocês
numa próxima tchau