Olá a todos sejam muito bem-vindos o estudo de hoje vai tratar de um tema muito especial o mcan ou Tabernáculo Aquela pequena tenda no deserto que foi um santuário para o povo também um Trono para manifestação da presença divina e ainda uma cópia do mican Celestial e esse mican espiritual pode ser abordado em uma perspectiva muito maior ainda relacionado às próprias obras da criação Então hoje nós vamos analisar toda a arquitetura do mishcan toda a disposição dos seus objetos as suas funções e os seus lindos Paralelos com cada dia da criação vamos buscar nesses itens
do Tabernáculo a expressão e o reflexo das grandes obras de Adonai vamos começar apresentando a estrutura do mican O Tabernáculo é formado por três partes por uma parte externa aberta e pela Tenda propriamente que possui dois ambientes e todo esse conjunto é cercado a entrada do mican se dá pelo Pátio exterior chamado em hebraico por rser nele estão o altar onde são feitos os holocaustos essa primeira peça em formato quadrado e depois o lavatório com água nessa área onde eram feitos os sacrifícios animais a adentravam os sacerdotes e também os ofertantes logo Depois vemos A
Tenda propriamente e ela é formada por dois ambientes sendo o primeiro deles chamado por Lugar Santo ou codes em hebraico e nessa área adentram apenas os sacerdotes e na sequência após essa cortina que fecha a última área é o santo dos santos ou kodes H kodashi que é o lugar mais sagrado é o lugar mais íntimo do Tabernáculo nesse local só entra o sumo sacerdote e uma única vez ao ano no yon kipur que é o dia da expiação e ele adentra no kodes hakim exatamente para isso para proceder a expiação por todo o povo
Essa é a estrutura básica do Tabernáculo vamos agora olhar para todos os itens que compõem cada uma dessas áreas aqui temos uma visão Geral de todos os itens que compõem o tabernáculo então nessa área aberta que é o pátio exterior o rser encontramos o altar de bronze em hebraico mbe rochet também vemos aor que é um lavatório e logo na sequência já adentramos na tenda A Tenda é fechada por cortinas as chamadas iiot logo depois do lado direito está a mesa a chamada shulan nessa mesa são colocados os pães da proposição em hebraico leren ranim
do outro lado da mesa está o Candelabro conhecido por menorá aquele Candelabro de sete astes e no centro desse espaço ao fundo está outro Altar o altar do incenso chamado por mbea haketoret essa área o lugar santo ou codes Ela é formada por esses três elementos e o lugar Santo termina com o separador chamado por paret que é uma cortina que o divide da última área do michan as traduções a chamam por véu então normalmente nós temos a impressão que é algo muito Sutil mas é o contrário disso os escritos da tradição Judaica por exemplo
relatam que a parret do templo tinha cerca de uma mão de largura algo em torno de 10 cm e foi justamente essa paror que se rasgou de cima a baixo na morte de yeshua então essa parte ela ficava fechada durante todo ano e lá dentro estava a Arca da Aliança que na verdade é um objeto composto por duas partes pela sua tampa e pela arca propriamente que é a parte de baixo a caixa em hebraico é a Aron que é a parte de baixo mas a korit que é a tampa então aqui vocês vem todos
os itens que compõem o O Tabernáculo que também depois foram reproduzidos nos templos de Jerusalém com algumas medidas maiores Mas é o mesmo tipo de estrutura e a mesma função de cada objeto e mais um ponto importante do Tabernáculo são os diferentes níveis de santidade que existem em cada área começamos com o menor deles no pátio externo que fica a oeste o segundo nível inicia ao adentrar na a no lugar santo onde ficam os três primeiros objetos e passada a cortina que fecha essa área a paror está a área mais Sagrada o lugar Santíssimo ou
santo dos santos onde está a arca da aliança o nível de santidade do mcan vai então evoluindo à medida que nos aproximamos da arca que está ao leste para compreender a relação que existe entre cada um desses objetos e os dias da criação vamos analisar cada um deles sua função os materiais utilizados e os seus princípios mais importantes na verdade vamos tratar apenas dos pontos mais relevantes para compreender esses Paralelos cada um desses objetos do Tabernáculo tem muita informação e muitos simbolismos também mas os pontos que abordaremos aqui já serão suficientes para entendermos esse Grande
de arquétipo do mexican essa arquitetura como ele foi construído e que é Revelada de muitas maneiras na escritura inclusive no primeiro texto da Torá a primeira peça então o mbe ne rochet o altar de bronze é o item de entrada ele está no pátio exterior ele é uma Peça única feita de madeira de Acácia chamada chitima e revestida de bronze tendo quatro chifres na sua borda e também uma grelha que servia para a queima dos animais a função dele portanto era receber e queimar as corbano as ofertas sendo que essas poderiam ser de animais os
chamados zarim ou também de grãos as chamadas menut ao todo esse altar recebia cinco diferentes tipos de oferta sendo que quatro delas eram animais as ofertas de sangue a que apenas a definição de cada uma a chamada Olá que era oferta queimada aquela que subia como aroma agradável a Adonai a zev shamim que era oferta de paz hatat oferta de Pecado asham oferta de culpa e a minhá que é uma oferta de grãos feita de farinha acompanhada de óleo e também incenso essas cinco eram as ofertas recebidas por esse altar como percebemos então o elemento
principal que dava função a esse altar era o fogo ele era necessário para consumir todas essas ofertas de acordo com as orientações de cada uma sendo a primeira peça do Tabernáculo o misb ele estará ligado à criação do primeiro dia que no hebraico na verdade é chamado de dia um e essa como todos sabem é a criação da Luz essa luz não é essa que conhec a luz do sol pois os luminares foram criados apenas no quarto dia então nós precisamos compreender o que de fato é essa luz que foi criada no primeiro dia existe
um vídeo no canal nessa mesma Playlist da série O Tempo em berechit onde eu explico a partir de uma visão científica Como podemos compreender essa luz uma vez que a dona estava criando todo o mundo físico Nós também vamos compreender isso a partir dos próprios elementos naturais então aqui eu só vou trazer a informação novamente para compreendermos esse lindo paralelo que existe entre a criação da luz e o altar de bronze como falamos a luz do dia um não se refere a essa luz que conhecemos que vem do sol ou da lua toda a matéria
existente nesse universo tudo que foi criado para o mundo físico é composto por átomos Então antes que seja criado qualquer elemento qualquer coisa física é necessário que existam átomos e a luz do dia um está ligada justamente às condições necessárias para que essas partículas fundamentais da matéria pudessem ser geradas a ciência nos diz que antes de tudo existiam quatro forças fundamentais e elas estavam em unidade de plena coesas entre si e em um átimo de tempo uma medida muitíssimo menor do que um segundo ocorre a sua divisão e esse é o ponto de partida para
que existisse condições ideais para a formação dos átomos a base fundamental de toda a matéria esse processo de divisão de forças gerou quantidades estrondosas de energia e temperaturas absurdamente elevadas trilhões e trilhões de graus celus algo completamente inimaginável para o ser humano fica claro portanto que essa quebra das forças o ponto inicial dessa gigantesca explosão é exatamente aquilo que a escritura retrata como a criação da Luz um conjunto de condições necessárias à existência de toda a matéria que seria de pois criada e como estamos tratando aqui de uma explosão envolvendo forças energia e temperaturas sem
igual o elemento com o qual podemos representar todo esse processo naturalmente é o fogo o mesmo elemento básico fundamental para o funcionamento do altar de bronze um outro ponto muito interessante que nós devemos prestar atenção aqui é que nesse altar a haviam quatro chifres cada um em um dos cantos da sua borda esses chifres em hebraico Carnot Eles são um símbolo de poder e de autoridade sempre que virmos na escritura chifres elementos Associados a chifres eles trazem essa representação são símbolos de domínio governo e podem estar Associados a indivíduos reinos ou Nações e outro ponto
importante também é que são qu chifres o número quatro representa a estabilidade é um em cada ponta compreendendo esse ponto nós podemos aprofundar ainda mais a relação com esse primeiro dia da criação Afinal esses quatro chifres são uma representação perfeita das quatro forças fundamentais o eletromagnetismo a força nuclear forte a gravidade e a força nuclear fraca Essas são as quatro forças presentes que estavam Unidas de forma consolidada e nesse átimo de tempo elas se dividiram causando essa explosão de energia portanto quatro chifres o poder autoridade desse Altar estava representada aqui também nessas quatro forças fundamentais
para a criação dos átomos e portanto da matéria indo um pouco mais além nós compreendemos que esses quatro chifres que essas quatro forças estão também ligadas às próprias quatro letras do nome de Adonai o tetragrama cada uma dessas letras que representa a unidade de Adonai São essas quatro forças fundamentais que se dividiram gerando esse fogo primordial a luz do dia um da criação e aqui há outro Fato muito interessante que nos liga a primeira palavra da Torá o início de todas as coisas naturalmente está conectado à primeira palavra e no centro dela Vejam o que
nós encontramos este a palavra fogo o centro o coração da criação esse ponto inicial de explosão de onde tudo surgiu é o fogo e ele está presente também no coração da primeira palavra da Torá os detalhes detes mais profundos dessa palavra refletem de maneira exata aquilo que se passou na própria criação podemos ainda completar esse entendimento a observar o que acontece com o termo berechit quando isolamos a palavra e surge uma outra palavra dentro dela basta unirmos todas essas letras em branco na mesma sequência sem qualquer alteração para obter a expressão Brit aliança de Fogo
o início de toda a criação foi como uma Brit uma aliança forjada pelo fogo e mais a aliança é um círculo um formato perfeito onde há o equilíbrio de forças vejam como todas as abordagens nos levam ao mesmo lugar uma aliança um ponto inicial de onde as quatro forças denadas explodiram causando esse fogo primordial este o coração de berechit a luz do primeiro dia vamos agora para a segunda peça que também está no PTI externo akor neoset o lavatório de bronze akor é um reservatório inteiramente de bronze o mesmo material que recobre também o altar
a parte superior que é essa redonda e também a sua base continham água a função da kior é servir de lavatório para os sacerdotes antes deles entrarem ao interior do Santuário ao receber os animais havia todo um procedimento para sacrificá-lo colocar no altar de bronze Então aquela área era totalmente cheia de sangue dos animais então a kour ela tinha naturalmente uma função de limpeza uma função de higiene O sacerdote não poderia adentrar ao Santuário coberto por sangue mas naturalmente existe um aspecto muito mais elevado de purificação e isso é bastante Claro inclusive no nível pata
aquele nível literal do texto por exemplo em Êxodo 30 Lemos lavarão pois as suas mãos e os seus pés para que não morram e ISO lhes será por estatuto Perpétuo a Ele o sumo sacerdote e a sua descendência nas suas gerações portanto percebemos que essa Purificação essa lavagem dos pés e das mãos né Nós temos dois ambientes de lavagem aqui o superior para as mãos e o inferior para os pés os sacerdotes não poderiam adentrar ao Santuário com esse sangue senão eles seriam mortos Isso é uma indicação espiritual da Necessidade dessa Purificação então nós vemos
naior dois aspectos o primeiro que é o aspecto básico físico da higiene e o segundo que é o aspecto espiritual de purificação e assim o elemento principal da kior era a água e o que se dá no segundo dia das obras de Adonai nós vemos a criação da raquia que é chamada por expansão e a divisão das águas Lemos em Gênesis 166 edice lorim a jaria expansão no meio das águas e seja dividido entre águas e águas águas acima da raquia e Águas abaixo dela o termo raquia vem do verbo Rac que significa expandir espraiar
espalhar ou estender inclusive estender batendo como se fosse uma folha de metal onde o artesão vai batendo aumentando a extensão dessa folha e esse verbo é utilizado em uma passagem em Jó que faz um paralelo perfeito com isso que estamos vendo essa palavra grifada em azul é tarqui uma flexão do verbo racar e Esse verso diz o seguinte estenderia Adonai com você os céus ou as nuvens firmes como um espelho fundido algumas traduções incluem também um espelho de metal ou um espelho de bronze fundido isso é apenas para dar uma ideia mais clara do texto
Então esses dois textos em Gênesis e Jó nos dão vislumbre muito nítido do paralelo entre essas duas estruturas no segundo dia a donai criou uma estrutura com os mesmos Moldes e funções da kior como um artesão ele estendeu a arquia fazendo a ser como uma expansão celeste E também um divisor de águas das Águas acima os céus e das águas abaixo os mares Rios oceanos e lagos Adonai trabalhou como um grande artesão Celeste para produzir essa belíssima obra do segundo dia que depois foi imitada na Terra ao se produzir a korne rochet o lavatório de
bronze a terceira peça do mxc a chamada chulan a mesa que é a mesa dos pães da proposição ela já está dentro da tenda no lugar santo é uma mesa feita de madeira madeira de Acácia ou chiam coberta de ouro com uma moldura ao seu redor e todos os seus utensílios tigelas Conchas potes e jarros são feitos inteiramente de ouro a função dessa mesa era receber os 12 pães da proposição que eram dispostos em duas pilhas de seis cada uma esses pães de acordo com a tradição oral eram eram dispostos em prateleiras de ouro então
eles não são exatamente como essa imagem que vocês veem mas havia ainda uma estrutura que segurava cada um desses pães que inclusive não eram também exatamente com esse formato mas aqui é apenas uma imagem ilustrativa o importante é sabermos que esse objeto era a mesa e que Ela recebia esses 12 pães e esses pães eles eram colocados pelo sacerdote sempre antes do chabat e trocado semanalmente e era um alimento também para os sacerdotes então de semana a semana eles eram trocados e diz a tradição também que nenhum deles se estragava ou amolecia todos se mantiam
perfeitos ao longo de todo esse tempo esses pães no hebraico são chamados Por leren ranim que literalmente significa pães das faces existem muitas explicações para esses pressão e uma delas é que esses pães estavam sempre diante da face de Adonai por isso receberam esse nome e uma informação muito importante aqui os pães não eram pães comuns mas matzot aqueles pães sem fermento um pão sem fermento ele precisa ser assado em até 18 minutos para que a massa não levede esse pão inclusive é aquele utilizado na celebração de pessar e em todos os sete dias que
segu onde já se celebra Justamente mazot a festa dos pães sem fermento nessa semana não se come nada fermentado e os pães as mazot elas devem ser produzidas dessa maneira elas devem ser feitas e colocadas no forno em até 18 minutos porque a partir desse momento surge o levedo na marça a fermentação e essa fermentação ela tem uma alusão espiritual com o pecado eu já tratei desse tema em alguns vídeos do canal se você tiver interesse dê uma pesquisada aí também há estudos em vídeo e há estudos escritos não vamos nos ater aqui aos detalhes
mas é apenas importante saber que os pães dessa mesa desse local Sagrado do Tabernáculo naturalmente eles não poderiam conter levedo fermentação que é um símbolo associado ao então eram matzot e como vemos aqui o elemento principal dessa mesa trata de alimento os grãos trabalhados na forma de pães no terceiro dia da criação acontece a criação do reino vegetal a terra produz Relva plantas e árvores cujos frutos tenham semente Então está sendo criada a base do ecossistema para que depois surja a vida animal ou seja todo o alimento necessário a vida animal está sendo criado aqui
no terceiro dia percebemos então uma ligação muito nítida com a mesa dos pães o alimento todos os vegetais todos os grãos tudo aquilo que a terra produz e está aqui representado na obra do terceiro dia da criação a quarta peça do mexican está também no lugar santo é a menorá o Candelabro de sete braços Ela é Uma Peça bem elaborada tem grande ornamentação E apesar disso ela foi forjada por inteiro sem emendas e feita totalmente de Ouro Puro realmente é uma obra arquitetônica essa menorá com tantos detalhes e forjada de uma única peça sem qualquer
emenda e isso principalmente quando nos atentamos para o seu tamanho que é cerca de 1,60 m o tamanho de uma pessoa tendo sete braços com acendedores em cada extremidade e diversos embelezamentos nós vamos ver aí citação de flores botões também chamados de frutos e copos com formato de amêndoas em flor todos esses elementos são altamente significativos Em algum momento nós vamos apresentar aqui na mesma playlist do mcan AM menorá e todos os itens do Tabernáculo em seus detalhes significações espirituais enfim cada peça realmente precisa de um vídeo específico para si mesma então aqui novamente vamos
apenas nos pontos principais a função da menorá era iluminação era a única luz que estava dentro do mican todo o restante era absolutamente escuro e ela também é uma representação da presença Divina a Lu que ilumina as trevas Na verdade essa função básica de iluminação ela tem um nível muito mais elevado também não é exatamente apenas iluminar fisicamente o ambiente e isso novamente Nós também vemos no nível simples do texto em Êxodo 25:37 Lemos também lhe fará sete lâmpadas as quais se acenderão para iluminar diante de sua face o que isso significa o que está
sendo dito aqui é que essas luzes elas não são exatamente para iluminar o tabernáculo mas para iluminar diante da face da menorá e a face da menorá é essa aste Central dela e os sábios dizem que os pavios desses outros seis braços eles eram arranjados de modo a iluminar a chama Central é isso que significa iluminar Diante da sua Face então então esses pavios desses seis braços externos eles não ficavam exatamente elevados mas voltados para o centro o centro da menorá é a sua parte mais importante por assim dizer é a parte fundamental dela então
todas as demais luzes se voltam para a luz central e futuramente no vídeo sobre am menorá Nós Vamos explorar isso em muito maior profundidade então fechando esse com junto aqui nós vemos que o elemento principal desse item do Tabernáculo é naturalmente a luz e qual foi a obra do quarto dia a criação dos luminares o sol a lua e também as estrelas e os grandes luminares foram feitos para separação entre o dia e a noite o Sol governa o dia e a Lua governa a noite também foram criados para sinais e para Estações conhecidos por
moedim as celebrações bíblicas são também determinadas por esses ciclos do sol e da lua e também para a contagem do tempo em dias e anos então vemos aqui que a função natural desses luminares é justamente para determinar o tempo e os seus ciclos tudo isso é contabilizado a partir da movimentação desses astros do sol e da lua Além disso o texto também nos mostra que não é apenas o nível físico temos ainda esses luminares para iluminar a terra e fazer separação entre a luz e as trevas luz e trevas são também referências para aquilo que
é bom e aquilo que não é bom as obras do bem e as obras do mal então os luminares nesse outro nível de entendimento eles tratam também de uma luz espitual que faz divisão entre aquilo que tem luz e aquilo que está em trevas e o próprio termo menorá ele vem justamente dessa definição da Luz também menorá vem de ner e ner significa uma vela uma luz uma lâmpada A menorá é então esse conjunto de luzes então no quarto Dia da Criação vemos também a mesma função para os luminares eles são para iluminar dar luz
e para definir os ciclos para o ser humano são exatamente os mesmos aspectos que existem na menorá a função de luminar e também uma estrutura que alude aos ciclos de tempo já Vimos que a menorá é o luminar do Tabernáculo agora vamos entender como ela reflete o aspecto temporal como encontramos nela os ciclos de tempo eles estão representados justamente nos seus braços nessa quantidade de braços e luzes que ela possui Afinal sete é Um Ciclo Básico de tempo que inclusive está representada na primeira frase da Torá com as suas sete palavras esse Ciclo Básico então
que tem sua fundamentação no número sete ele é visto no tempo semanal ele é visto no tempo dos moedim das celebrações que são sete ao todo cada uma delas tem sua representação em um dos braços da menorá também é o tempo que foi dado para o ser humano antes do olan rabá que é o mundo vindouro ou seja nós temos seis milênios mais o shabbat milenar Então são 6.000 anos mais 1000 anos são 7.000 anos ao todo antes da mudança para a eternidade que é um outro ciclo de tempo então o número sete ele está
presente não apenas aqui nesses exemplos mas em muitos outros ao longo de toda a escritura sete é o número básico da contagem de tempo e aqui ele está representado de forma magnífica nessas sete luzes da menorá então novamente nós vemos um padrão perfeito em cada item do Tabernáculo com a criação que foi feita no seu dia específico agora chegamos à última peça do lugar santo que é a quinta do Tabernáculo o misb ketoret o altar de incenso essa peça ela também é produzida com madeira de Acácia shim e revestida completamente por ouro e como o
altar do holocausto ela também possui quatro chifres na sua borda e esse altar tem duas funções a primeira delas é queimar o ketoret que é o incenso duas vezes ao dia pela manhã e pela tarde o incenso produzido especialmente para o Santuário sempre que o sacerdote iria cuidar da menorá enchendo novamente os cálices com óleo retirando as cinzas e acendendo as luzes ele também cuidava do altar do Incenso E a outra função é que no yon kipur esse Único dia do ano o chamado dia da expiação o sumo sacerdote também fazia uma expiação sobre esse
altar com o sangue dos corbano os animais ofertados no primeiro Altar vamos agora falar um pouquinho sobre o ketoret o incenso que era utilizado nesse altar ele era composto por 11 diferentes tipos de ervas e especiarias quatro delas são discriminadas na Torá e sete passadas de forma oral tendo sido transcritas no talmud então para se produzir esse incenso que é era algo exclusivo para esse altar eram utilizadas muitas ervas e muitas especiarias é dito também na tradição que o aroma desse incenso era algo muito especial muito agradável Mas também sabemos que a função dele não
era simplesmente perfumar o ambiente e no próprio texto Nós lemos uma indicação desse aspecto Espiritual do incenso dessa queima e da Fumaça que se elevava dele exatamente como os outros objetos onde o texto mostra de forma bem clara bem literal que não existe exclusivamente um aspecto físico em todos eles Lemos aqui em Êxodo 30 37 a 38 o incenso que fareis conforme essa composição considerando aí pesos e medidas não o fareis para vós mesmos Santo vos será para Adonai o homem que fizer tal como este para o cheirar será extirpado do seu povo então esse
incenso ele tinha uma composição única e específica para o tabernáculo ninguém poderia compor essa mesma mistura para fins particulares era um incenso exclusivo para donai exclusivo para o Santuário Além disso nós vemos uma anotação sobre o incenso também no livro de Apocalipse em dois capítulos onde essa fumaça que se eleva da sua queima é uma representação das orações dos justos que sobem como perfume agradável a Adonai uma outra informação importante é que essa mistura esse incenso Ele deveria ser reduzido a pó para ser queimado elevando a sua fumaça e o aroma dentro do mican então
toda aquela mistura de ervas ela deveria ser bem triturada bem amassada até se reduz ir a pó e aí sim o incenso estaria pronto para ser queimado e toda essa fumaça que se elevava dele não era simplesmente para perfumar o ambiente também nós vemos em Levítico 16 por exemplo que exatamente no yon kipur nesse dia da expiação onde esse altar também era utilizado com essa função um objetivo a mais dessa fumaça e porá o incenso sobre o fogo perante Adonai e a nuvem do incenso cobrirá o propiciatório a tampa da Arca da Aliança que está
sobre o testemunho para que não morra Então nesse único dia do ano o yon kipur no qual o sumo sacerdote precisava adentrar no santo dos santos logo depois do altar do incenso então essa fumaça que se levava desse Altar ela cobriria o outro ambiente ela cobriria a tampa da arca e e a presença de Adonai então que se manifestava nesse local ela não causaria a morte do Sumo Sacerdote Então como vemos havia uma outra função importante também para a fumaça desse incensário então resumindo essa informação os elementos principais que nós vemos nesse item do Tabernáculo
é o pó aí simbolizado por uma grande variedade de elementos triturados Todas aquelas especiarias E além disso a fumaça que além de ter um aroma agradável também servia como uma espécie de proteção para o sumo sacerdote agora vamos analisar o quinto dia da criação nesse dia foram criados animais aquáticos e também as aves Lemos em Gênesis 1 20 a 23 que a natureza foi preenchida de vida animal tanto nas águas quanto nos céus antes até o quarto dia não haviam animais apenas o reino vegetal a partir do quinto dia surge a vida animal nas águas
e nos céus Lemos ainda e abençoou-os Elohim dizendo sede frutíferos multiplicai e enchei as águas dos mares e multipliquem-se as aves sobre a terra então além de criar Esses animais Adonai os ou dando uma ordem para que eles se multiplicassem e enchessem todo o ambiente onde eles viviam Então nesse quinto dia nós vemos surgir a vida tanto abaixo quanto acima nesses dois ambientes E além disso há uma bênção para sua multiplicação Como podemos compreender o paralelo que existe entre o altar do Incenso E as obras do que qu dia Vimos que nesse dia foi criada
a vida nas águas nas águas de baixo que são os mares rios lagos todo o corpo de água da terra e também a vida nas águas de cima que são os céus todas essas águas foram preenchidas de vida e qual é o paralelo que se faz com o altar de incenso aqui também vemos dois elementos o que está emb baixo que é o incenso a ura de especiarias e aquele que está acima a fumaça que se eleva quando o incenso é queimado e essa fumaça como vimos não é simplesmente uma consequência da queima mas um
outro elemento que tem funções bem específicas dentro do Tabernáculo assim esses dois elementos um que está na parte de baixo e outro que está no ar fazem um paralelo com toda a faa que está abaixo da terra nas suas águas e também as aves que voam nos céus Além disso Adonai também abençoa Esses animais para que eles frutifiquem e se multipliquem essa é a parte que cabia a eles no altar de incenso isso é figurado também na parte que cabia O sacerdote no preparo do incenso ele deveria triturar esse incenso reduzi-lo a pó fazer dessa
mistura uma multiplicidade de partículas os animais deveriam fazer-se também como o próprio pó dispersando-se e preenchendo todo o ambiente Aquático e também os céus Inclusive essa mesma expressão multiplicar-se como pó da terra é utilizada até mesmo para o próprio homem quando Adonai fala com avraham ele diz que a sua descendência seria como o pó da terra incontável e espalhada por todos os lugares Vale ainda lembrar que a própria diversidade de espécies usada na mistura do incenso que eram 11 especiarias ao todo também podem ser comparadas a grande diversidade de espécies animais que a donai criou
então mais uma vez fa um paralelo perfeito entre as obras de Adonai e os maravilhosos itens do mexican e para finalizar o altar de incenso eu queria mostrar mais uma perspectiva muito interessante toda a arquitetura do mishcan ela é absolutamente precisa calculada tem um significado enorme em cada um dos seus detalhes nada absolutamente é irrelevante e o que vemos aqui nessa construção é o seguinte existem três eixos horizontais na posição dessas peças um acima onde nós vemos a mesa dos pães da proposição a linha do Meio Central onde ficam quatro elementos e a linha de
baixo Onde fica menorá então esses itens do ambiente externo estão na mesma linha do altar de incenso o último item do pátio é aior o lavatório e à medida que se abre a cortina do tabernáculo Logo em frente estará o altar de incenso isso traz uma conexão também entre esses dois elementos Afinal um está de frente para o outro e existe uma correlação interessante também em relação a esse paralelo que estamos fazendo com os dias da criação pois no segundo dia representado aqui na kior no lavatório a donai fez a separação das águas as águas
acima e as águas abaixo os céus e as águas da Terra e no altar de incenso que faz paralelo com o quinto dia Adonai povoou essas águas Ele criou vida tanto nas águas de cima as aves dos céus quanto nas águas abaixo todos os peixes e seres aquáticos Então esse olhar que aior faz com o altar de incenso também é um olhar que existe entre o segundo e o quinto dia da Criação em um Adonai separa as águas e no outro ele Povoa essas águas chegamos agora ao santo dos santos a última área do mican
aquela mais reservada de maior Santidade e lá estão Aron redut a Arca do testemunho ou Aron rrit Arca da Aliança esse último é o nome mais conhecido porém Aron raut ar do testemunho é a expressão muito mais usada na escritura a arca da aliança é composta de duas partes e cada uma delas é descrita separadamente possui funções diferentes e também uma certa diferenciação no seu material a primeira delas é chamada de Aron é a caixa é a parte de baixo da arca e a outra é a korit que é a sua tampa também chamada por
propícia depois nós vamos entender o porquê desse nome cada uma dessas partes possui funções bem diferentes porém ambas são uma unidade nós não podemos separar a Arca da Aliança ela sempre tem que estar completa com sua tampa sobre a caixa vamos seguir a ordem da escritura e falar primeiramente sobre a Aron a caixa é uma caixa de madeira de Acácia também todos os materiais do mexican onde é utilizada a madeira é sempre chitin madeira de Acácia essa madeira ela é revestida de ouro tanto por dentro quanto por fora e ela também possui suas ornamentações então
a estrutura da caixa é mais ou menos como um sanduíche a madeira está dentro e existe um revestimento de ouro por dentro dessa caixa e também por fora dela e a função dessa caixa é guardar redut o testemunho Ou seja a Torá esse texto aqui ele é repetido por duas vezes em Êxodo 25 e você porá na arca o testemunho que eu lhe darei Adonai está fazendo uma referência a toda a escritura a toda a palavra a sua Torá que ele daria a moché E aí Esse testemunho primeiramente no formato de duas pedras que foram
gravadas pelo próprio dedo de Adonai elas estariam dentro da arca do testemunho Esse é o objetivo e essa é a função da Aron guardar a Torá e o que aconteceu no sexto dia da criação foram criados os animais terrestres e também o ser humano a criação mais importante do sexto dia o ser humano criado à imagem de Elohim ele vai ter uma representação nos próprios elementos da Aron vamos ver sabemos que ela foi construída com madeira e também com ouro são dois materiais completamente diferentes entre si um do reino vegetal e outro do reino mineral
Como podemos enxergá-los na representação do ser humano primeiramente a madeira é um ento orgânico ela é viva está ligada ao meio físico aos aspectos materiais da existência a sua correlação com o homem portanto é com o próprio corpo a parte material do ser humano já o ouro tem uma constituição completamente diferente ele é do reino mineral é um metal nobre e esse metal ele tem uma representação na escritura com aquilo que é elevado com o reino espiritual tudo aquilo que é nobre que não perece que não é como os elementos orgânicos que tem um tempo
definido de vida eles crescem amadurecem e depois vão se deteriorando com o ouro não acontece isso por isso ele é uma representação das coisas espirituais onde não existe deterioração e no ser humano ele representa a própria alma o nosso ser espirit aquela parte mais elevada que veio diretamente do sopro de Elohim vejam que a composição da arca esses dois elementos eles representam com precisão essas duas instâncias do ser humano também tanto o seu corpo físico que é destinado a perecer quanto a sua alma que é destinada a ter vida eterna Como eu havia comentado a
composição da arca ela é como um sanduíche sendo a madeira o miolo dela então ela tem o ouro que reveste externamente e o ouro que reveste também por dentro da caixa internamente pelos olhos humanos parece não fazer muito sentido revestir de ouro internamente essa caixa uma vez que ela estará sempre fechada e ela funciona apenas como um reservatório o recipiente que guarda a Torá Mas as coisas a aos olhos de Adonai são completamente diferentes vamos entender então O que significam todos esses revestimentos como nós podemos associá-los também ao próprio ser humano sabemos que o miolo
de tudo isso a madeira essa parte orgânica ela representa também a nossa parte orgânica o corpo físico o ouro interno como acabamos de ver é representação da Alma A parte espiritual de cada indivído seu caráter sua mente sua essência e esses a exemplo da arom devem ser como ouro Celestial puros íntegros e incorruptíveis o ouro externo trata daquilo que vai para fora do homem ou seja as suas ações a sua manifestação no mundo e essas ações e comportamentos devem ser feitos do mesmo elemento do seu interior o ouro o o caráter do homem deve ser
refletido em suas ações Precisamos ser ouro por dentro e ouro por fora e como fazemos então para alcançar esse equilíbrio sendo ouro por dentro e ouro por fora na verdade só alcançamos essa mesma substância por dentro e por fora quando temos o mesmo objetivo da Aron que é guardar a Torá assim quando o ser humano se espelha nessa Caixa na Aron R codes uma representação de si próprio que está no local mais sagrado do mican ele consegue alcançar o seu mesmo objetivo ele consegue ter uma função tão nobre quanto essa caixa guardar a Torá guardar
a palavra do Altíssimo em seu coração e expressá-la no mundo também refletindo em si próprio o ouro Celestial chegamos agora à sétima e última peça a koret que é a tampa da Aron e essa tampa ela já é completamente feita de ouro não tem mais madeira nela apenas o ouro apenas esse reflexo do mundo espiritual Já percebemos então que a tampa da arca ela tem um sentido mais elevado do que a sua caixa além disso a korit possui dois queruvim o termo em hebraico para querubins cujas asas se tocam e Eles olham para baixo a
sua face o seu olhar está voltado para a korit para a tampa da arca esses queruvim tem uma forma bastante diferente daqueles vistos por Ezequiel nos Capítulos 1 e 10 eles se manifestam aqui na arca com uma outra disposição a tradição Judaica aponta que esses seres foram forjados como duas crianças um menino e uma menina ambos com asas para entendermos o porqu disso de duas crianças nós precisamos ir ao hebraico e aqui está a explicação a palavra queru no hebraico ela faz uma associação com o termo quavi no aramaico e esse termo ele quer dizer
como uma criança pequena que Ravi como uma pequena essas duas palavras estão no singular Então como a ordenança de Adonai é para o plural são dois queruvim Portanto o termo toma o mesmo sentido que vimos anteriormente é a letra CF isolada como uma partícula representando a palavra como mais o termo ruvim que significa crianças pequenas aí está no plural sendo que essa palavra queruvim ela também significa uma multiplicidade de coisas então está aí a explicação do porqu esses dois seres Celestiais com aparência infantil que ruvim como crianças pequenas Vamos agora falar sobre as funções da
korit a primeira delas a mais básica de todas é cobrir a arca proteger o seu conteúdo ser um ambiente fechado ess Essa é a função básica desse item o segundo é ser um veículo para a presença Divina através do qual Adonai se manifestaria de sobre capor dentre os queruvim nós vemos isso descrito nesses dois textos aqui tanto para moché quanto a Haron o sumo sacerdote através da tampa da arca através da korit no meio debaixo das asas do os queruvim E aí que se manifestava a presença de Adonai a voz de Adonai com instruções para
moché por exemplo moché não era um sumo sacerdote ele não adentrava no mexican mas ele se colocava à porta e desse local de sobre a capor Adonai falava com ele já com a Haron que era o sumo sacerdote Aaron estava presente aí no ambiente da arca durante yon kipur e é por essa mesma razão que a fumaça do incensário cobria a Haron para que ele não fosse fulminado pela presença divina e por fim a outra função da arca é receber o sangue dos cor banot em okur justamente o dia da expiação onde era realizada a
expiação de Pecados de todo o povo Então nesse único dia o sumo sacerdot a Haron na época do mican ele adentrava no santo dos santos e sobre a capor ele esparda um pouco do sangue dos corban que foram sacrificados para essa finalidade Então temos aí três funções importantíssimas para koret por fim uma informação complementar o termo koret vem do verbo cafar que significa fazer expiação cobrir também no sentido de cobrir pecados reconciliar essa reconciliação é uma reaproximação com Adonai Quando o homem decaiu de seu estado original pelo pecado houve um afastamento da presença Divina assim
a expiação dos pecados é o meio pelo qual o homem pode se reaproximar do Criador uma vez que a sua alma estará limpa dos pecados assim a capor é aquela que que cobre tanto no sentido literal como uma tampa quanto no sentido figurado de cobrir os pecados por esse motivo também é chamada por propiciatório que é justamente esse veículo que propicia a expiação o nome desse dia onde é realizada a expiação também vem da mesma raís yon kipur dia da expiação na escritura ele é utilizado apenas na na forma plural yon hakipurim Resumindo Então os
objetivos da capor eção proteção para aquilo que está dentro da arca ela é também um Trono para a presença divina e ainda propicia a reconciliação com Adonai mediante a expiação de Pecados a korit vai fazer um paralelo com o Sétimo Dia da Criação o Shabat que é o dia onde Adonai cessou as suas obras e também o santificou abençoando como um dia de repouso Qual a relação que existe então entre a koret e o shabbat muitas na verdade todas todas as funções da tampa da arca estão refletidas no próprio Shabat a primeira delas a proteção
a capor é a proteção da arca aquele elemento a fecha e guarda protege o seu conteúdo o Shabat é a mesma coisa ele representa também para o ser humano uma proteção uma proteção para sua saúde física e mental um descanso para a alma sempre que o homem dá essa pausa semanal da sua rotina deixando de lado tudo aquilo que é mundano e se volta para as coisas espirituais do reino ele está trazendo pouso para sua alma ele está revigorando tanto seu corpo quanto sua mente o chabat funciona para o ser humano exatamente como a capor
sobre a arca fechando a parte de baixo dela e como vimos o ser humano pode ser representado nessa parte de baixo da arca então no Shabat quando a capor repousa sobre nós ficamos tampados como a arca da aliança nos alimentando apenas daquilo que está dentro dela ou seja da Torá da palavra de Adonai Além disso Shabat é o dia da presença Divina justamente por deixarmos de lado toda a materialidade e buscarmos mais de Adonai estarmos em contato com a sua palavra com tudo aquilo que lhe agrada Estamos também mais próximos dele e essa presença do
shabbat ela também está representada na presença Divina que repousava sobre a capor de entre os querubins de onde Adonai se manifestava e por fim temos também a reconciliação no Shabat o homem está próximo da presença ele se reconcilia com Adonai e na capor também acontece essa reconciliação mediante a expiação pelo sangue que é er espargido nesse local então a capor retrata com muita fidelidade esses grandes aspectos do Shabat a proteção para o homem a presença Divina repousando na sua vida e essa reconciliação a aproximação Não há nada sem organização sem ordem sem um padrão nas
obras de Adonai e cada um desses objetos do mican expressa lindos Paralelos com toda essa criação objetos que foram colocados dentro de uma simples tenda no deserto mas Vejam a grandiosidade de simbolismos e de toda a representação que Adonai colocou em cada um dos seus elementos e nós estamos tratando aqui com pontos principais mas cada um desses objetos é um universo em si de significações de níveis proféticos e claramente com muitos aspectos da vida do filho do criador todos esses objetos cada um dos seus detalhes tem um paralelo na vida de yeshua no seu caráter
na sua obra e aos poucos se assim a donai permitir nós vamos apresentar aqui todos eles e para fechar esse estudo eu gostaria de mostrar uma última perspectiva aqui que ela também se volta para as obras de Adonai porém de uma forma mais condensada é uma outra maneira que podemos olhar para esse grande arquétipo do mican dentro da primeira frase de berechit aqui na abertura da Torá vocês vem demarcadas as duas grandes obras de Adonai No princípio criou Elohim os céus e a terra temos dois grandes elementos aí que são completamente diferentes entre si essas
duas palavras podem ser entendidas dentro de um conceito mais ampliado hasham os céus aqui marcado em azul reflete Toda a realidade espiritual a realidade mais Sutil aquela que não está limitada à matéria não apenas a esses céus que nós vemos que está dentro da natureza mas os céus como toda essa parte imaterial onde existem outros seres essa realidade espiritual por outro lado raret a terra ela trata da realidade física Toda a realidade que é circunscrita a limites ao espaço e ao tempo não simplesmente da nossa terra como a conhecemos que é parte dessa realidade física
mas de todo esse ambiente que também foi criado por Adonai então Existem duas grandes realidades uma que foi criada antes hasham a realidade espiritual imaterial que não é limitada pela matéria nem pelo tempo nem pelo espaço e outra realidade que é haits essa sim onde estamos inseridos atualmente que representa toda essa realidade física que está circunscrita a tamanhos pesos medidas aos próprios corpos que toda a vida homens animais plantas tudo isso está circunscrito dentro desse ambiente e também sujeito ao espaço e tempo então Existem duas grandes realidades e nós podemos olhar também o mcan dentro
dessa perspectiva e aqui nós seguimos exatamente a mesma ordem Estamos tratando de uma ordem de criação onde os céus foram criados antes da terra e o mishcan como esse grande arquétipo ele também retrata isso temos duas grandes áreas no mican como explicamos no início do vídeo uma que é externa e outra que é a tenda A Tenda possui uma divisão porém ela é um conjunto completo hasham o céus estão portanto representados na área inicial do mican aquela que que vem antes que está a céu aberto que não tem cobertura exatamente como são os céus para
nós onde não vemos os seus limites por outro lado rets a Terra é aquela área circunscrita fechada pela Tenda exatamente como é a nossa realidade circunscrita por limites fechada dentro da matéria assim é a tenda do mican então nesses dois ambientes do mexican aberto e fechado vemos a mesma realidade da criação rachamim os céus e raets a terra maravilhoso não mas vamos aprofundar um pouco mais vamos olhar primeiramente para a representação de rham a área externa do mishcan onde se encontram o Mis Bear o altar de bronze e a korne rochet aquele lavatório também de
bronze e o próprio termo hasham incrivelmente ele vai fazer alusão a esses dois elementos a palavra hasham Ela está acrescida de um artigo definido a primeira letra dela a letra R é apenas o artigo definido os portanto a palavra em si é sham céus e a palavra shamai é composta de duas partes também eu não me me refiro aqui a gramática S raízes mas a uma compreensão mais elevada aquilo que eu costumo chamar de o hebraico além do hebraico todas essas composições que ele nos permite ver dentro do termo shamai nós vemos a letra xim
mais o termo mai a letra xim ela é representativa de uma palavra da palavra e fogo e por outro lado a palavra mais significa água então dentro de shamai nós encontramos fogo e água ou seja os céus essa criação de Adonai literalmente dentro da própria palavra eles são compostos de fogo e água e o que vemos no mican exatamente a mesma coisa até mesmo na mesma ordem o o primeiro Altar o Miss Bear o seu elemento principal é o fogo ele é um altar para queimar as ofertas por outro lado aor o lavatório é um
ambiente para as águas assim dentro dessa área aberta do mican temos de novo um fractal da criação de Adonai hasham a própria palavra Demonstra o que existe nessa linda arquitetura do mican os céus que são feitos de fogo e água e por fim um olhar mais atento a parte fechada do michan que se refere a raret a terra a realidade física portanto aqui nós vemos uma representação muito precisa da terra como o ambiente fechado do mã a terra ela está sob todas essas limitações da matéria do tempo é naturalmente um ambiente fechado para a vida
o ser humano ou os animais ninguém consegue sair desse ambiente Podemos viajar milhas acima nos céus ou milhas abaixo nas águas porém estamos fechados dentro dessa realidade nós não acessamos os céus de Adonai essa realidade espiritual enquanto somos carne e sangue portanto a Terra é de fato um ambiente fechado para a vida assim como a tenda do mican Além disso um ponto muito interessante a terra está apoiada em quatro direções Norte sul leste oeste são os quatro cantos da terra que inclusive são citados na escritura por muitas vezes é o nosso orientador espacial e até
mesmo o mican ele é organizado de acordo com os pontos cardiais e curiosamente mas não por por acaso dentro dessa representação da tenda do mican temos também quatro itens nesse caso a arca é vista como o único elemento Porque de fato ela é uma unidade nessa perspectiva nós estamos olhando para cada conjunto em si Então temos quatro elementos dentro da Tenda e ainda mais podemos olhar para a própria palavra que representa essa área harit e Vejam Só ela é formada exatamente por quatro letras sendo quatro um número que simboliza Justamente a materialidade o número quatro
ele tem esse apoio nos quatro cantos e ele está relacionado diretamente com o reino material nenhum detalhe escapa na criação tudo é um conjunto perfeito cada detalhe nos traz uma informação a mais um complemento a toda essa grandiosa e maravilhosa obra de Adonai que se reflete em perfeição em tudo que existe e aqui somos agraciados por poder enxergar um pouquinho dessa grandiosidade dentro da sua palavra E de tudo que ele construiu encerramos aqui o nosso estudo Eu espero que você tenha gostado e que ele também tenha feito seu seus olhos brilharem por poder enxergar a
majestade do nosso criador em tudo que ele faz essa é a sua assinatura e ela é belíssima e sem igual obrigada a todos e até o próximo Shalom [Música]