olá pessoal a disciplina está chegando ao fim vocês fizeram várias atividades assistiram as vídeo aulas e nós recebemos uma série de questões dúvidas é problematizações encaminhadas por vocês o intuito desta desta apresentação é tirar algumas dúvidas é agrupar as questões que vocês encaminharam e tentar responder da melhor maneira possível para isso nós fomos à la nessa obra documento de identidade do pai tomás da silva onde ele dá visibilidade a essa categorização que nós usamos a disciplina teorias tradicionais críticas e pôs críticas o currículo como algumas das questões que vocês encaminharam procuravam situar o debate em
torno do tempo histórico e até das mudanças sociais penso que recorrer a essa obra é pode nos ajudar eu também lembro que esse esse livro está disponível na biblioteca virtual ou seja todos vocês podem acessá-lo sem problema algum esta organização é nossa né o autor não fala disso mas eu tentei é na medida em que as dúvidas apareceram tentei é fazer uma uma apresentação que procurar se situar no tempo mas vocês verão o que eu vou dizer lá no final sobre essa idéia de cronologia é nós vivemos alguns desenhos sociais ao longo desse tempo não
conheci disse que a escola ela surge a escola como a gente conhece ela surge por volta do século 16 ela é uma invenção desse grupo que aparece na elipse superior é um pequeno grupo que obviamente não é uma sociedade agrária exportadora numa sociedade é teocrática numa sociedade a destoca trata uma sociedade totalitária em uma sociedade monárquica é o grupo que controla todas as produções do grupo que controla aquilo que naquele momento era chamado como cultura e havia uma grande massa de pessoas que estavam ali basicamente para ajudar o grupo de cima a sobreviver é o
tempo passa é a sociedades se atualizam nós deixamos de ser é a grade os portadores agrários né agrícolas é viver no campo e nos tornamos as sociedades industriais na sociedade industrial a escola vai fazer vai ocupá vai desempenhar um papel bastante diferente não seja se a escola na sociedade é dividida em castas a escola era uma instituição que beneficiava exclusivamente os filhos e os representantes das elites sociais na escola de classes você tem uma outra preocupação aparece a promessa de ascensão social aparece a escola com uma agência importante na disseminação dos códigos que interessam à
sociedade e aparece a escola como uma instituição que se quer cada vez mais democrática as razões nós estudamos a disciplina e vamos sintetizadas no encontro de hoje e finalmente temos também o desenho da sociedade em rede nessa sociedade de rede assim o grupo mais beneficiado o grupo que dispõe de poder pra terminar os códigos os valores e seus significados esse grupo aparece no centro da da rede enquanto que aquelas pessoas mais a as margens nem mais atrás laterais elas estão menos beneficiadas pela produção que está à disposição que deveria estar à disposição da maioria das
pessoas bom considerando esse desenho considerando esta as teorias curriculares elaboradas por márcia da silva nós temos uma primeira a concepção que se tornou conhecida como a pedagogia tradicional quer seja na sua vertente lycra ou na sua vertente religiosa cujo intuito é a transmissão era o cultivo de certos valores e conhecimentos para aqueles grupos sociais e é beneficiado pela escola é e que aparece aquilo que mais tarde os outros vieram chamar de pedagogia tradicional mas na opinião de tomás assim uma pedagogia tradicional é uma daquelas que vai dar base para aquilo que chamou teorias tradicionais e
currículo e você tenha que o rácio estou de ouro quero currículo da dos colégios jesuítas tinha uma certa divisão uma certa lógica uma certa distribuição mas é apostar hawa na em convocação na transmissão de conhecimentos e valores o tempo passa a sociedade se transforma vem industrialização ea urbanização obviamente que estou falando né no mundo ocidental predominantemente e aí você tem uma sociedade de classes e você tem uma nova é um novo desenho escolar é nesse contexto que as idéias de frede e manutenção área de controle é colocam a criança no centro do processo é o
jovem adulto você processo é desenvolvem metodologias ativas a preocupação com aprender sempre com aprender a aprender ea base na psicologia principalmente na psicologia do desenvolvimento da psicologia da aprendizagem é nesse contexto que surgiu essa vertente pedagógica chamada escola no ritmo que vai apostar nos interesses das crianças que vai apostar na ação na pedagogia ativa que vai apostar nos estudos meio na pesquisa nelas nas aulas que é e nas atividades que colocam a criança como protagonista do processo mas nesse mesmo contexto nessa mesma sociedade é acontece uma série de questões que agora não vem ao caso
que ele italianas foram mencionadas ao longo da disciplina e e duas propostas curriculares esboçados por franklin bope por rap tyler elas vão extrair do mundo laboral e do mundo social vão extrair os objetivos de aprendizagem os objetivos educacionais melhor dizendo àqueles que precisariam ser alcançados na escola para que a escola se mostrar eficiente para que as pessoas pudessem ser inseridas na sociedade e nela desempenhar um bom trabalho é nesse contexto que uma pedagogia bastante específica chamada é cronista é o tecnicismo educacional aparece com bastante força e nós professores somos esvaziados na nossa possibilidade de pensar
nos conteúdos de pensar naquilo que seria é é aquilo que ensinar íamos nesse contexto nós nos transformamos em pessoas que sabiam dar aula sabe organizar um espaço pedagógico sabiam dar conta daquilo que seria ensinado então termos como método temos como avaliação não termos como planejamento ensino-aprendizagem eficácia se tornam irrelevantes o professor ea professora são aquelas pessoas aqueles profissionais que dominam técnicas de ensino para fazer o possível para que aqueles conhecimentos elaborados pensados é basicamente a partir do centro de pesquisa já que os conhecimentos fossem transmitidos a todas as pessoas bom é tanto as pedagogias apenas
de internacional quanto escola mesmo quanto o tecnicismo educacional são considerados por thomas adams silva como teorias tradicionais de currículo mas nesse mesmo contexto nessa mesma sociedade alguns autores no brasil é na frança nos estados unidos começam a fazer críticas a essa escola denunciando que essa escola capitalista promovia eper pedal essa escola prometia a ascensão social mas na verdade o que ela fazia era promover reproduzia a desigualdade social como ela fazia isso através do seu currículo através daquilo que ensinava através das práticas através dos valores que eram cultivados e sobretudo através da dificuldade que as camadas
populares têm tinham naquele momento melhor dizendo tinham desapropriados conhecimentos dominantes são transmitidos daquela maneira estes autores ajudaram 1 o grupo interessante de professores e professoras no brasil fora do brasil a pensar numa uma pedagogia que é desistir se descortina se é desocultar se a toda aquela ideologia que estava embutida nos conhecimentos esse grupo apostava que uma pedagogia crítica uma pedagogia que se situasse só se historicamente os conhecimentos uma pedagogia que denunciasse como os grupos dominantes se beneficiavam é da escola através das práticas que a escola é disponibilizar o desconhecimento que a escola oferecia eles apostavam
que essa pedagogia poderia empodera desculpe aí né a repetição que ela em poder aria as camadas populares na sua luta pela transformação na sociedade é nesse momento que parece as teorias críticas de currículo e nós na disciplina discutimos um pouquinho as idéias e maicon apple de rigi roo e mesmo as idéias é de paulo freire e outros autores das da nesse momento importante da educação e nesse momento importante do debate da escola na sociedade mais ampla o currículo passou a ser entendido como forma de controle social e não mais como forma de organização e disseminação
do conhecimento bom o tempo vai passando a sociedade nessa sofre outras mudanças é vivemos para alguns autores uma sociedade marcada pela globalização e pela é santificação do mercado e por um novo sistema econômico não é que recupera algumas ideias do liberalismo mas que ele se estabelece como mel liberalismo em linhas gerais de forma muito apressada todos esses elementos é o mercado a globalização e neoliberalismo e vice é atravessam todas as relações sociais inclusive as relações pedagógicas obviamente vamos contaminar também os currículos e aí aparece aquilo que devam ser yane chama como neo tecnicismo educacional uma
preocupação muito grande com a com a uma escola que ajude no desenvolvimento de competências e habilidades novamente se esvazia o conteúdo e aí se aposta na formação de pessoas que possam se ajustar às demandas do mercado se ajustar às aos lugares de trabalho pessoas é que não sejam formadas para fazer uma leitura crítica da sociedade mas que sejam formadas para ocupar os postos de trabalho de uma forma aligeirada entendendo elas mesmas crianças precisam se manter a vida toda em constante processo de aprendizagem porque afinal de contas na sociedade e amor e ea é é as
novas tecnologias e o processo de mudança social é tão intenso que aquilo que em entre aspas né você aprendeu ontem perde rapidamente o sentido perde rapidamente o valor você precisa aprender uma coisa nova porque é assim que a tecnologia o exige esse discurso ajuda fundamental uma escola um currículo uma proposta pedagógica voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades e por aí vai nesta perspectiva obviamente se a linha também as teorias tradicionais de currículo no entendimento de uma série de autores e finalmente né é aparece entre a última década do século 21 o momento que
nós vivemos agora aparecem surgem várias barras teorias que vão oferecer outras formas de análise da sociedade outras formas de análise do contexto que vivemos são elas como nós vimos na disciplina eu posso turismo jornalismo pós modernismo esculturais teoria com eles todos os gêneros e fez a diferença e tantas outras é explicações que nos ajudam a entender a sociedade que nós vivemos mais como linhas gerais elas não apostam na fixação das identidades elas questionam as promessas da modernidade elas é problematizam as verdades do discurso científico vão dizer que são apenas regime verdade elas é entendem que
precisamos fazer uma educação uma sociedade a favor uma sociedade que valorize as diferenças elas trabalham com outras lógicas outros conceitos como de cultura identidade e diferença subjetividade gênero diria religião saber poder ela se agrupam em torno de um conceito de cultura que nada mais é do que a luta que pela validação significados elas entendem a cultura escola e currículo como esse campo de disputas e que tudo que estava currículo poderia não estar só está no currículo porque um determinado conjunto de forças atuam para que aquilo estivesse e ensinando forma as pessoas de uma certa maneira
e não de outra este campo teórico é estes campos teórico ajudaram neo tomás faria da silva a pensar naquilo que ele vai chamar nas teorias pós críticas do currículo ou seja o que nós temos hoje são propostas pedagógicas das escolas propostas oficiais documento culturais sociais políticas curriculares muito influenciadas também por essas idéias então você vê uma preocupação de alguns estados com um bom atendimento aos jovens e adultos que não tiveram a chance de freqüentar a escola do seu tempo considerado adequado e agora estão na escola você tem propostas curriculares sensíveis à presença de outras comunidades
nas escolas então temos comunidades quilombolas e comunidades indígenas e das comunidades temos uma população imigrante que frequenta as nossas escolas e aí você tem um sem número de práticas pedagógicas que professores e professoras têm feito para incluir e ajudar as crianças jovens e adultos que freqüentam a escola pertencente aos grupos modelo minoritários entender como que operam as lógicas sociais de maneira produzimos como diferentes então há toda a preocupação é todo em movimento que a sociedade brasileira tem feito para incluir as pessoas com deficiência na escola para melhorar claro as formas de atendimento para garantir que
elas façam o percurso é tão legítimo quanto todos os outros percursos é um dos traços dessas teorias com as críticas então as teorias críticas elas têm múltiplas facetas e de alguma maneira elas influenciam sim a sua prática pedagógica o currículo da escola onde você trabalha e currículo da cidade ou é do nosso estado de são paulo é interessante a gente perceber gente que embora tenhamos apresentado esta ideia linear como eu já havia apresentado no começo é problemática muitas dessas propostas sobretudo a perspectiva tecnicista e sobretudo a perspectiva crítica anel tecnicista e após críticas convivem seria
um equívoco dizer pra vocês que atentar à onu foi uma coisa depois de tauã outra coisa depois da outra coisa então algumas questões que nós recebemos nesse sentido não pedindo um ano mas pedindo à época é interessante a gente diga a idéias que predomina um momento há idéias que se diz e que se disseminam ea idéias que eram fortes numa época elas perdem sua força porque novas explicações aparecem explicações que se tornam mais interessantes ou mínimo mais convincentes lembra aquela concepção de campo de lutas pela validação de significados então as promessas da escola dos anos
60 70 e 80 da escola tecnicista e em muitos lugares elas se esvaíam mas é verdade que hoje nós temos muitas escolas e às vezes numa escola várias realidades né mas não temos muitas contas que se alinham a perspectiva tecnicista temos muitas escolas muitos sistemas que se alinha perspectiva a meta é conhecida temos propostas críticas e temos também propostas pós críticas o que é importante pra você que cursa a a licenciatura que se tornará a professora o que já é professor está fazendo uma segunda licenciatura é que você perceba como que essas questões aparecem na
escola e se você se torne uma pessoa profissional capaz de fazer essa leitura do que está acontecendo na escola da população que está chegando na escola e como você pode sua escola se reunir com seus colegas com as suas colegas e elaborar as melhores propostas pedagógicas possíveis para essas pessoas que agora estão chegando bom gente nós encerramos por aqui esse resumo essa síntese e nos colocamos à disposição para outras questões que vocês queiram encaminhar muito obrigado