Coh oh k oh r, Coh oh he oh oh oh h oh oh e l. Ck p C C oh l C elão enquanto Te adoramos, correntes se quebrarão; ninguém pode parar nosso Senhor. Cante: Deus é o Leão, Leão de Judá, que ruge em poder, que luta por nós todos, e se curvarão diante do Rei. Nosso Deus é o Cordeiro que se entregou para o mundo salvar. Cadeias quebrar, todos se curvarão ante o Cordeiro e o Leão. Todos se curvarão diante do Rei. Abram seus portais, está chegando o Rei dos Reis. O Deus que
vem salvar, aqui está para libertar. Ninguém de Pará, nosso Senhor. Nosso Deus é o Leão, Leão de Judá, que ruge em poder, que luta por nós, que se curva diante do Rei. Nosso Deus é o Cordeiro que se entregou para o mundo salvar. Cadeias quebrar, tudo curvarão ante o Cordeiro. Leal se curvarão diante do... Você pode declarar isso: ninguém pode parar nosso Senhor. Ninguém pode parar nosso Senhor; ninguém pode parar nosso Senhor. Ninguém pode parar nosso Senhor; ninguém pode parar nosso Senhor. Ninguém pode parar nosso Senhor; ninguém pode parar nosso Senhor. Ninguém pode parar nosso
Senhor; ninguém pode parar nosso Senhor. Nosso Deus é o Leão, Leão de Judá, que ruge em poder. Ninguém diante do Rei. Nosso Deus é o Cordeiro que se entregou para o mundo salvar. Cadeias quebrar; todos se curvarão diante do poder e do... Todos se curvarão diante do... Aleluia! Aleluia! Aplauda ao Senhor, mais forte! O nosso Deus é digno. Amém! Aleluia! Bendito é o Rei dos Reis! Separados da glória de Deus, justificados pelo sangue, feitos filhos de Deus. Cante, cante, cante! Exalte ao Senhor! Grandes são os Seus feitos entre as nações! Por trinos, línguas em uma
só voz, saudai o Rei com devido louvor. Antes, separados da glória de Deus, agora justificados pelo sangue, feitos filhos de Deus. Cante, cante, cante! Reso, Senhor! Grandes são os Seus feitos! Entra nas... Línguas temem, uma só voz; saudai o Rei com clamor! Transformou o nosso pranto. Nossa vergonha e honra nos deu novo nome para o louvor de Sua glória. Transformou o nosso... Nossa vergonha e honra em Seu novo nome para o louvor de Sua glória. É isso o que Ele faz! Com palmas, dê a Ele louvor! Ele é digno do louvor. Com Sua voz, bendito
é o Rei! Bendito seja o Rei! Louvor com palmas, louvor! Ele é digno do louvor. Com Sua voz, bendito é o Rei! Bendito é o Rei! Vem, tragam todos os cantos; louvem! Todo ser que tem fôlego, vem de Teu Rei. Todo ser que tem fôlego, vem de Seu Rei! Vem de Teu Rei! Sou digno! Te adoramos, Te adoramos! Cante, cante, cante! Exalte ao Senhor! Grandes são os Seus feitos entre as nações! Mais! Salta, Igreja! Diga! Tem uma só voz! Tem uma só voz! Saudai o Rei! Cante! E cante! Cante, cante! Exalte ao Senhor! Exalte ao
Senhor entre as nações, de toda a terra! Com nossos trinos, línguas têm uma só voz! Sauda, Pai, o Rei com devido louvor: Rei dos Reis, Filho de Davi, tem compaixão de mim, toca em meus olhos, faz as escamas caírem. Cante bem alto isso! De Davi, tem compaixão de mim, toca em meus olhos! Pois eu quero Te ver, Quero Te ver, quero Te ver, quero Te ver! Quero Tiver! Pois eu quero Te ver, quero Te ver, quero Te ver, quero Te ver! Toca em meus sonhos, pois eu quero... Aleluia! Sim, abre os nossos olhos! Queremos Te
ver! Toca em meus olhos! Quero Te ver. Essa é nossa oração aqui, Pai. Nós queremos, Pai, e precisamos Te ver! Querido, se você puder, levante suas mãos ao Senhor! Você está aqui para prestar um culto a Ele! Faça isso! Adore ao Senhor! Receba a adoração da Tua Igreja aqui, esta manhã! Senhor, Tu és digno! Senhor, Tu és digno! Pai, Tu és digno de receber a nossa adoração! Os anjos cantam! Cantem junto com os anjos, a Tua majestade prostrados aos Seus pés, Senhor! Com as mãos levantadas a Ti, nós declaramos: Tu és o nosso Rei! Tu
és o nosso Senhor! Amém! Anjos proclamam Tua majestade, prostrados aos Teus pés adorando ao Rei! E o céu cantarão uma canção que se ouvirá, declarando: "Santo!" Declare! Terra e céu! Terra e céu cantarão uma canção que se ouvirá, declarando: "Santo!" Sua glória descerá, Sua glória descerá sobre a terra, se espalhará em uma só voz, cantando e entronizando: Santo, poderoso, Deus eterno, que é, que há de vir! Tremem! Glória! É santo, santo, poderoso Deus eterno, que é, que há de vir em glória. Cantarão uma canção que se ouvirá, declarando: "Santo!" Declare bem forte! Terra e céu!
Terra e céu cantarão uma canção que subirá, declarando: "Santo!" De terra e céu! Terra e céu cantarão uma canção que se ouvirá, declarando: "Santo!" Sua glória descerá, Sua glória descerá sobre a terra! Santo, santo, poderoso Deus eterno, que é, que há de vir em glória! Ele é santo! Todo poderoso! Deus eterno, que é, que há de vir em glória! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Levante bem alto sua voz! Diga: Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Declare: Santo! Santo, poderoso Deus eterno, que há de vir em glória! Santo, poderoso Deus eterno, que há de vir em glória! Diante
de Ti, meu Rei, nos rendemos, nos prostramos a Ele que é digno, a Ele que é santo! Majestoso, o Rei majestoso! O Rei majestoso, Rei Jesus! Majestoso Rei! Majestoso Rei! Está aqui, seja adorado! Jesus! Jesus! Jesus! Majestade! Santa majestade! Santa majestade! Santa majestade! Santa majestade! Santa majestade! Você está cantando para um Rei, aquele que morreu, mas ressuscitou! Ele está vivo! Ele! Está vivo e ele é digno. Ele é digno. Deixa fluir isso na tua vida, Santa Majestade. Santa, deixa o fogo descer, deixa o vento soprar, deixa a glória cair. Deixa o fogo descer, deixa o
vento soltar, deixa a glória cair. Deixa o fundo descer, deixa o vento soprar, deixa a glória cair. Deixa-o descer, deixa cair. Ch, ch, ch, mais uma vez. Qu, queremos ver o céu descer, a terra cantar. A terra ch, ch, ch, mais uma vez. Queremos ser o céu descer. Mais uma vez, mais uma vez, queremos ver o céu descer. A terra, a terra chama, chama mais uma vez. Você está pronto para o céu descer sobre sua vida, sobre a sua casa, sobre os seus negócios, sobre o seu emprego? Se você crê no céu descendo sobre você,
levante-me em alto as suas mãos e declare isso. A terra, a terra chama, chama, chama, pai. Uma vez, queremos ver o céu descer. Mais uma vez, queremos ver o céu descer. Mais uma vez, queremos ver o céu. Isso! Vamos adorar ao Senhor! Levante sua voz a Ele. Ele é Ti, enquanto você adora, Ele vem. Ele vem para te curar. Enquanto você o louva, Ele luta as suas guerras. Enquanto nós levantamos nossas mãos a Ele, o inimigo foge. Ele foge. Quem é aquele que vem saltando sobre os montes? Quem é aquele que tem os olhos como
chamas de fogo? Quem é aquele que triunfou? Quem é aquele que vem saltando sobre os montes? Quem é aquele que tem os olhos como chamas de fogo? Quem é aquele que triunfou sobre a morte? Jesus! Quem é? Quem é? Quem é? Quem é aquele que vem saltando sobre os montes? Quem é aquele que tem os olhos como chamas de fogo? Quem é aquele que triunfou sobre a morte de Jesus? Quem é aquele que vem saltando sobre os montes? Quem é aquele que tem os olhos como chamas de fogo? Quem é aquele? Amado Jesus, sobre a
morte. Jesus, aleluia! Jesus, Jesus, Jesus. Jesus, Ele é tudo, Ele é tudo, Ele é tudo. Jesus, o nome acima de todos. Jesus, Jesus, Ele ressuscitou. Jesus, Jesus venceu a morte. Jesus, Ele venceu. Jesus, Jesus, Jesus. Jesus, p, é o nome de Jesus. Todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará que Ele é o Senhor. Obrigada porque nós podemos fazer hoje isso, Senhor, de forma voluntária e totalmente rendida aos teus pés. E nós respondemos: quem é aquele que vem saltando sobre os montes? Quem é aquele em que o nosso coração descansa e se? É
nesse Cristo bendito. Nesta manhã, amados, eu vejo o Senhor trazendo estratégias, estratégias para muitos de nós. Nesta manhã, o Senhor libera estratégias para você, para o seu relacionamento com Ele, para ir mais profundo. Consertos profundos, relacionamentos sendo reativados, reconciliados, vida sendo resgatada. O Senhor libera essa palavra sobre você nessa manhã. Aleluia! A palavra do Senhor diz assim: não vereis nem vento, nem chuva; todavia, este vale se encherá de tanta água que tereis o suficiente para ti, para os seus rebanhos e para outros animais. Isso nos fosse pouco, Ele entregará Moabe aos nossos pés. Se apropria
dessa palavra de restituição, se apropria dessa palavra de restituição para o ano de 2025, para as portas que o Senhor tem para abrir sobre você que está aqui nesta manhã. Deus, obrigada por esta igreja apaixonada que se reúne e invoca o teu nome, que está acima de todo nome. Obrigada porque o Senhor é aquele que está conosco. O Senhor é aquele que libera as estratégias do céu sobre cada vida aqui, para aquilo que cada um de nós precisa, para alinhar ainda mais o nosso coração ao teu, as batidas do nosso coração ao coração do Senhor.
O Senhor está liberando sobre nós nesta manhã. Nós te agradecemos, Senhor, porque nós queremos ouvir o céu em 2025. Nós queremos ouvir o céu em nossos corações, em nossas mentes, em todo o nosso ser. Não necessariamente diagnósticos, nem notícias, nem previsões, mas nós queremos ouvir o céu. Nós queremos ouvir a tua voz, Senhor, e nós nos entregamos a Ti nesta manhã. Fala conosco, cuida de cada um de nós e recebe a nossa adoração. Em nome de Jesus, amém! Aleluia! Dê uma salva de palmas ao Senhor! Aleluia! Amém, igreja! Sejam muito bem-vindos, muito bem-vindas à ALC
Curitiba! Podem se assentar. Você que está online também, seja bem-vindo! É uma alegria ter você conosco! E vamos agora aos nossos avisos, e tem muita coisa maravilhosa que o Senhor fará esse ano em nós. Amém! Olá, amada igreja, passando aqui para te dizer muito obrigado! Muito obrigado porque foi possível, através da sua generosidade, acontecer a nossa ampliação do ministério infantil. Nós estamos muito felizes em saber que poderemos colocar muito mais crianças dentro das salas, para que elas possam não só aprender a palavra de Deus, mas estar junto com os seus colegas. Então, foram muitas pessoas
envolvidas nessa construção: você, colaborador, você, voluntário, você que fez parte de toda a reforma, você que estava ali junto conosco, colocando tudo em ordem para que as crianças pudessem retornar com alegria nesse novo espaço. O nosso coração hoje se enche de alegria e de prazer em te dizer muito obrigado. O projeto tá excelente; dá para ver a excelência em cada lugar, cada sala. Agora, cada criança tem sua sala, cada idade tem uma sala dedicada, o que vai encorajar muito a gente trazer as nossas crianças. Eu achei um espaço muito bacana, um espaço amplo. As crianças
também gostaram, cada um com a sua especificidade, com atividades por idade. Eu achei muito bacana mesmo. Tudo isso só foi possível pela sua generosidade e fidelidade nos dízimos, ofertas e primícias, e que Deus possa prosperar e retribuir a vocês. Muito obrigado! Deus abençoe. Dia 10 de fevereiro, nós teremos a conferência "O Cuidado". Do corpo, as inscrições estão indo num ritmo acelerado e é importante que você não demore para fazer a sua em cuidadocomoanjo. Será uma grande bênção e, como temos dito, além de trazer o entendimento que é um encargo que Deus colocou no meu coração
sobre o que chamamos de a teologia do corpo, eu tenho dito que essa mensagem tem literalmente salvado vidas. Não estamos apenas pregando saúde; estamos falando da importância de honrar o Criador e o Redentor dos nossos corpos. Estamos falando sobre a mordomia correta do corpo, estamos falando dessa conferência sobre viver para cumprir o propósito de Deus e para todas essas coisas. Sim, saúde, mais do que uma boa consequência, é uma ferramenta importante para que a gente glorifique a Deus em todas as coisas, inclusive na maneira de comermos, bebemos e no cuidado do corpo. Te espero lá!
Não fique de fora! Garanta logo a sua inscrição. Tome nota das atividades que vêm por aí: as férias e os períodos de festas já estão chegando. Vamos ter uma ação especial, mas fique atento à nossa agenda e às datas de recesso de alguns ministérios e departamentos. Summer School é a nossa escola de verão, com aulas teóricas e práticas que te ajudarão a compreender sua verdadeira identidade como filho de Deus, de 20 a 25 de janeiro, das 19 às 22 horas, para quem tem de 16 a 30 anos. Inscrições no site. Que tal passar um dia
num parque aquático, com transporte, ingresso e almoço inclusos? Se você tem entre 30 e 45 anos, solteiro ou casado, aproveite esse tempo de descanso e se divirta com os amigos. Inscrições no site. Adolescentes e jovens, dia 25 de janeiro. Já temos um encontro marcado: noite de sorvetes e games, com jogos de mesa, infláveis, além de basquete e outros esportes, e claro, muito sorvete! E convide um amigo que não conhece a Jesus. Ingressos no nosso site. Somos uma igreja apaixonada por Jesus e que ama orar. A nossa próxima vigília será dia 31, às 23:59. Vamos receber
Luís Arcanjo. Se prepare para esse tempo especial de adoração e busca ao Senhor. Vamos juntos ler toda a Bíblia em 100 dias! Primeiro de fevereiro começaremos 100 dias na Palavra e oração. Além da leitura, separamos motivos diários de oração. Você será desafiado a orar por diferentes áreas da sua vida. Estão abertas as inscrições para o Retiro de Integração. O retiro de mulheres vai acontecer nos dias 14 e 15. O retiro de homens vai acontecer nos dias 21 e 22 de fevereiro. Para se inscrever, acesse o nosso site. Vagas limitadas! Dias Sobrenaturais estão por vir, de
28 de fevereiro a 4 de março. Reserve na sua agenda essa data e já garanta o seu ingresso. Um povo com fome que clama ao Pai recebe muito mais do que pode imaginar. Alcance Curitiba, uma comunidade reverente e relevante. Olá, Alcance Curitiba! Tudo bem com você? Tudo jóia! Que Deus abençoe grandiosamente a sua vida. A você que nos visita, que Deus esteja falando com você. A você que está online, que Deus possa falar grandemente com você. Eu queria chamar a atenção para você que está com lugar aí do seu lado vago. Eu queria te pedir:
levante a sua mão, por favor. Fique com a sua mão levantada. Os nossos voluntários têm bastante gente pra acomodar ainda aqui na casa. Os nossos voluntários vão acomodar você da melhor maneira possível, então continue com a sua mão levantada. Se você perdeu alguma coisa da nossa agenda, você pode consultar a nossa agenda na alcance curitiba.com.br e também nas nossas redes sociais. Amém! Eu quero compartilhar algo do Senhor nesse momento de ofertas e dízimos ao teu coração. O texto está lá em Lucas, capítulo 21. Eu quero ler dos versículos de 1 a 4. Eu vou ler
na nova versão Transform e o texto diz o seguinte: "Estando Jesus no templo, observava os ricos depositarem suas contribuições na caixa de ofertas. Então a viúva pobre veio e colocou duas moedas pequenas. Jesus disse: 'Eu lhes digo a verdade, esta viúva pobre deu mais que todos os outros. Eles deram uma parte do que lhe sobrava, mas ela, em sua pobreza, deu tudo que tinha.'" É um texto simples, um texto conhecido, mas que traz grandes instruções do Senhor para a nossa vida. A primeira delas, talvez a que mais me chama atenção, é que a Bíblia diz
que o Senhor Jesus observava as ofertas sendo ali feitas. O quão importante para o Senhor esse momento, a ponto dele estar ali no templo, observando a forma e o jeito que as pessoas faziam isso. Isso também remete ao nosso coração para a gente não fazer isso de qualquer maneira, mas sim da forma correta. O segundo ponto que vem ao meu coração de maneira muito forte é que não importa o valor; importa a sua consciência de fazer aquilo da maneira correta. A viúva pobre deu tudo o que ela tinha, enquanto os outros deram o que sobrava.
Muitas vezes, a gente é impelido a fazer esse momento de oferta de uma maneira talvez até simplista, dando aquilo que tem nos sobrado e não fazendo da maneira correta. Um ponto que me chama mais atenção é que dar as sobras remete também à forma correta de fazer as coisas. E nós temos tentado caminhar debaixo de algumas verdades e princípios. Muitas vezes, a gente tem entregado um dinheirinho para os nossos filhos ofertarem e, às vezes, entregamos a menor moeda para que eles façam a oferta. A maneira correta é a gente entregar a eles o que tem
de melhor, para que eles não possam crescer com nenhum espírito de escassez e aprendam a fazer a oferta a Deus já da maneira correta desde o começo. Isso é o quão importante é. É importante, queridos, que, nesse momento, mais do que o coração e a consciência, a gente possa fazer o melhor ao Senhor. Assim como ela, viu aquela viúva que, já em fé, estava se lançando debaixo de uma provisão que viria. Ela deu tudo que tinha porque acreditava num Deus que é dono de toda provisão, dono de todo ouro e de toda prata. Amém? Você
recebe essa palavra? Eu queria te convidar a ficar de pé comigo, nesse momento. Nós queremos orar; nós vamos passar algumas instruções. Você já está vendo no nosso telão a forma de contribuir pelos nossos meios digitais. Também, no templo, no fundo do templo, você vai ver as máquinas de cartão colocadas. E aqui na frente nós colocaremos os gasofilastros sobre as suas finanças, e que, na hora de ofertar, você também possa fazer o seu melhor ao Senhor. Amém? Senhor, nós te agradecemos por esse tempo. Declaramos a provisão e o cuidado do Senhor sobre as nossas vidas. E,
nesse momento, nós queremos entregar o nosso melhor, não o que nos sobra, mas aquilo de melhor que o Senhor tem nos dado. Senhor, muito obrigado porque nós temos o privilégio de ofertar na Sua casa. Nós temos o privilégio, ó Deus, também de sustentar a Tua obra com aquilo que o Senhor tem depositado nas nossas mãos. E eu te peço: nos leva adiante nisso, que o nosso coração faça da maneira correta. Eu oro para aqueles que também precisam de uma intervenção financeira, de uma provisão esta manhã, e declaro as mãos do Senhor estendidas sobre essas casas,
sobre essas famílias, que eles possam experimentar o melhor do Senhor, o cuidado do Senhor sobre a vida deles. Nós te agradecemos, rendemos graças ao Senhor nesse momento, e que o nosso coração se encha de alegria ao entregarmos o nosso melhor a Ti esta manhã. Nós te agradecemos em nome de Jesus. Amém. Que Deus abençoe e que você possa fazer isso de maneira correta. Amém! É glória, Jesus! Você está feliz com Jesus? Amém! E Ele está feliz com você? Amém! Amém! Bom, para aqueles que ainda não vi no primeiro domingo, acho que ainda está em tempo
de desejar um feliz ano novo. Tem data limite para desejar feliz ano novo, não é? Então, que seja um ano abençoado, frutífero, de crescimento espiritual, de avanço em Deus, de rompimento, né, em todas as áreas da sua vida, em nome de Jesus. Amém! Antes de compartilhar a palavra que Deus colocou no meu coração para repartir hoje, já foi passado o vídeo. Tem sido exibido aos domingos, convidando vocês para a nossa conferência do dia 10 de fevereiro sobre o cuidado do corpo. O pastor estava aqui um ano atrás quando o Senhor pregou sobre isso; duvido que
ele se lembre tudo que eu falei, e nós vamos falar mais do que o dobro do que foi falado aqui. Então, vai ser assim: uma noite especial, um tempo que vale a pena. Eu realmente quero encorajar você, né? As inscrições já têm um bom volume, mas nós ainda temos vagas para que vocês participem. E a gente quer priorizar, principalmente aí, né, vocês da casa, antes que a gente abra a divulgação para o lado de fora. Então, não deixa para a última hora. Se você quiser já ser redirecionado para o link da inscrição, é só mirar
a câmera aí no QR Code. Se você quiser deixar isso para depois, só anote onde você acha o link da inscrição: cuidandodocorpo.com.br (sem o "o", sem o artigo "def" na frente) ou você entra lá no orvalho.com, vai achar um banner. Nossa sessão de eventos é a primeira inscrição, né, o primeiro evento disponível. Mas só cuide com a data: se você fizer para outra segunda-feira do dia 17, você vai ter que ir para Porto Seguro, né? Na outra, ainda Imperatriz, no Maranhão. Então, só tenha esse cuidado. E eu quero te encorajar; tenho certeza que vai valer
a pena, mesmo para quem já nos ouviu falar do assunto. O que dizer quem não? Essa mensagem está literalmente salvando vidas! Amém? Abra a sua Bíblia, por gentileza, no livro dos Salmos. O nosso texto inicial, que vai ser o ponto de partida e vai dar o tom da nossa conversa, da nossa reflexão, é o Salmo 7. Eu quero ler dos versos 8 até o 13. O texto sagrado diz assim: "Salmo 7, de 8 a 13: O Senhor julga os povos; julga-me, Senhor, segundo a minha justiça e segundo a integridade que há em mim. Que cesse
a maldade dos ímpios, e fortalece o justo, pois sondas a mente e o coração. Ó Deus, justo Deus, é o meu escudo; Ele salva os retos de coração. Verso 11: Deus é justo Juiz, Deus que sente indignação todos os dias." Vou fazer uma pausa e pedir para você repetir comigo: diga comigo: "Deus é justo Juiz." "Deus é justo Juiz." Gente, quando vocês falam forte na primeira, eu não sei o que fazer porque eu fico esperando para pedir repetir a segunda vez, e vocês me surpreenderam hoje. Então, só para eu conseguir imaginar o que é que
eu faço agora, vamos falar de novo: "Deus é justo Juiz." "Deus é justo Juiz." Melhorou! Continuar insistindo, vocês vão gritar. Ótimo! Isso é só pra gente fixar: "Deus é justo o juiz, Deus que sente indignação todos os dias." Se alguém não se converter, Deus afiará sua espada; já armou e deixou pronto seu arco. Para ele, já preparou armas mortais, fez suas setas inflamadas. Eis que o ímpio está com dores de iniquidade, concebeu a maldade e deu luz à mentira, abre a profunda uma cova e cai nesse mesmo poço; que faz a sua maldade recai sobre
a cabeça e sobre o próprio crânio. Desça a sua violência. Antes, mais nada, né? Eu quero tomar essa frase do verso. 11. Que nós repetimos: Deus é justo Juiz, e quero destacar como tema da minha mensagem hoje o justo Juiz. Eu quero chamar sua atenção para alguns fatos que o salmista aqui aborda. No verso 8, ele diz que Deus julgará as nações; ou seja, ele é juiz de todos, não apenas de indivíduos, mas de toda a coletividade, não apenas da humanidade, mas também das nações. No verso 8, ele também faz a seguinte afirmação: "Julga-me, Senhor".
Então, aquele que é juiz de todos também é o juiz de cada indivíduo isoladamente. No verso 9, ele diz que o Senhor sonda mentes e corações; ou seja, não apenas ele é juiz em relação às nossas obras, mas inclusive sobre as nossas intenções, os nossos motivos. O verso 11 tem uma afirmação principal que tomamos como título, chamando Deus de justo Juiz. O verso 12 fala de uma verdade importante: que Deus não julga antes de oferecer oportunidade de arrependimento. Ele diz que, se alguém não se converter, Deus afiará sua espada. A espada aqui é figura de
juízo, mas antes de exercer juízo, ele sempre oferece misericórdia e um chamado ao arrependimento. Dos versos 14 a 16, a Bíblia nos mostra parte da natureza desse julgamento. Como veremos, existe juízo imediato, mas existe juízo futuro. Quando falamos do futuro, é uma conversa; quando falamos do imediato, esses versos 14 a 16 mostram que os injustos, os ímpios, colherão aquilo que plantam. Então, ele usa várias expressões: diz que o ímpio está com dores de iniquidade; ou seja, o que ele está sofrendo é resultado do seu pecado. Ele diz que concebe a maldade, da luz a mentira;
abre a profunda cova, mas cai no mesmo poço que faz. A sua maldade recai sobre a sua cabeça. Em outras palavras, parte de como o justo Juiz age retribuindo às pessoas agora diz respeito a uma lei, a um princípio imutável que ele estabeleceu, que nós chamamos da lei da semeadura. Mas, condensando todas essas declarações e para não tratá-las uma a uma, para que a coisa não fique não apenas longa demais na nossa abordagem, mas que a gente consiga ter a capacidade de resumir, eu queria simplificar o que nós vamos abordar em três tópicos. O primeiro
é te mostrar que é parte da doutrina bíblica a visão de que Deus é juiz. A Bíblia apresenta Deus como juiz, não apenas como um adjetivo, mas evidentemente esse rótulo bíblico fala de uma ação divina; ou seja, há uma ênfase em quem Deus é e naquilo que Deus faz. Em segundo lugar e terceiro lugar, nós vamos pegar os desdobramentos do Deus que é juiz. O primeiro deles: nós temos dois desdobramentos. O primeiro deles será o nosso segundo tópico: Deus nos fará justiça em momentos onde injustiçados clamamos a ele, e ele vai nos socorrer, ele vai
nos defender. Mas, em terceiro e último lugar, o segundo aspecto: o mesmo Deus que nos faz justiça também nos julgará, porque não tem como ele apenas ser o juiz que me defende da injustiça de alguém, mas que não defende o outro da injustiça que eu lhe faço. Nós precisamos dessa visão. Todo esse volume de informação, e acredito que vamos resumir muito. Não está na Bíblia sem propósito; a escritura mesmo nos apresenta esse entendimento: "tudo quanto foi escrito para nosso ensino foi escrito". E, depois de construir a visão de que Deus é juiz, de que ele
nos faz justiça e nos julga, a gente tenta concluir aqui com aquilo que de prático podemos tirar e extrair em relação à nossa caminhada em Deus do dia a dia. Então, eu quero começar pelos textos e quero muito mais ler do que apenas explicar, porque os textos falam por si mesmos. E, ainda que eu não use todos os textos, eu quero que você perceba que a Bíblia fala mais do assunto do que às vezes a gente percebe. Eu quero começar dos textos que enfatizam Deus como juiz. Vou começar de uma oração feita por Abraão quando
ele está intercedendo por Sodoma e Gomorra, antes da destruição, questionando a Deus: "Se houver tanto justo, Senhor, vai destruir a cidade com o justo?" Ele diz "não", e vai mudando a quantidade, mas, num determinado momento, em Gênesis 18:25, Abraão diz assim: "Longe de ti fazeres tal coisa, matar o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti! Será que o juiz de toda a terra não faria justiça?". O questionamento de Abraão diante do Senhor é: "Será que o juiz de toda a terra…”? É assim que Deus é chamado por
Abraão, e a escritura faz questão de nos revelar isso. Será que o juiz de toda a terra não faria justiça? Salmo 75:7: "Deus é o juiz; a um ele humilha, a outro exalta." Como falamos, tem juízo imediato, tem juízo futuro. No que diz respeito ao agora, muitas vezes são retribuições circunstanciais. Em 1 Pedro 4:5, o apóstolo, falando acerca dos ímpios, diz: "Terão de prestar contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos." De novo, a ideia de julgar vivos e mortos; a ênfase bíblica é que mesmo quem morreu não deixou de existir. Então, quando
Jesus defende a ideia do conselho de ressurreição em vez do fim de existência, ele diz que quando Deus se revela e diz: "Eu sou Deus de Abraão, de Isaque e Jacó", ele diz: "Deus não é Deus de mortos, mas de vivos." Então, para Deus, mesmo os que já passaram dessa vida seguem vivos. O rótulo de Deus vai julgar vivos e mortos está dizendo de gente que ainda está aqui e de gente que já foi, porque tem juízo que é agora e tem juízo que se manifestará depois. Hebreus, capítulo 12, verso 23: "Vocês chegaram a Deus,
o juiz de…". Todos essa ênfase, né, também aparece muito: Deus vai julgar a todos, não há exceção. Tiago, capítulo 4, verso 12, né, um só é legislador e juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; mas quem é você para julgar o seu próximo? Então, nós temos muita ênfase não apenas no caráter de Deus, que é justo, mas de um Deus que, além de justo, aplica a justiça. Então, quando a Bíblia fala dele como juiz, não é apenas ele sendo justo, mas é ele fazendo justiça. Agora, algo que normalmente a gente não presta atenção: eu,
em toda a minha caminhada cristã de décadas, não vi muita gente falar sobre isso, é que a Bíblia também apresenta Jesus como juiz, né? Isso é importante ser destacado, principalmente em uma época onde as pessoas estão tentando sugerir uma pregação de uma graça distorcida, né, onde Deus era severo, impaciente, no Antigo Testamento, mas que ele se converteu e, depois que Jesus veio revelar a graça, agora ele é bonzinho, não julga mais ninguém. Quando a Bíblia apresenta Cristo, que a expressão, a revelação da graça vem no tempo específico como juiz, não dá para negar que a
graça não anula o juízo divino. Em Atos, no capítulo 10, verso 42, o apóstolo Pedro, pregando na casa de Cornélio, afirmou acerca de Cristo: "Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que ele, ele quem? O Jesus que nos mandou pregar, ele foi constituído por Deus como juiz de vivos e de mortos." De novo, a ideia: juiz de vivos e de mortos. Em Atos 17:31, o apóstolo Paulo está pregando em Atenas, o maior palco da filosofia do mundo em seus dias. Detalhe: tanto a pregação de Pedro está sendo dirigida a não crentes como agora a
de Paulo. Essas verdades sobre Deus como juiz, juízo futuro, já eram anunciadas quando o evangelho era pregado. Hoje em dia a gente não ouve isso nem quando o evangelho nos é exposto nem depois da gente abraçar a fé. Mas Atos 17:31 diz: "Porque Deus estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça por meio de um homem que escolheu." Quem é esse homem? E deu certeza disso a todos, ressuscitando dentre os mortos. A ênfase está em Jesus. O próprio Cristo declarou em João, capítulo 5, versos 26 e 27: "Porque assim como o Pai tem
vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo, e lhe deu autoridade para julgar, porque é Filho do Homem." Em Romanos, no capítulo 2, verso 16, Paulo, falando sobre o seu evangelho — evangelho que ele pregava, não que o evangelho fosse dele — diz assim: "No dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos das pessoas, de acordo com o meu evangelho." Interessante ele dizer que Deus não vai julgar só obras, não só intenções, mas ele diz que os segredos das pessoas serão julgados; ou seja, nada que é
segredo será segredo permanentemente. Em Segunda Timóteo, capítulo 4, versos 1 e 2: "Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos pela sua manifestação e pelo seu reino, peço a você, com insistência: pregue a palavra; inste, quer seja oportuno, quer não; corrija, repreenda, exorte com toda paciência e doutrina." Mais adiante, Paulo vai dizer ao seu discípulo: "Pregue a tempo e fora de tempo." Por que tem que pregar a tempo e fora de tempo? Porque tem que instar, exortar, corrigir, né? E exortar as pessoas com paciência, porque elas precisam saber que
haverá um juízo, né? E ele está dizendo: "Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pregue a palavra, proclame essa verdade." Então, precisamos reconhecer esse elemento ligado não apenas ao atributo de Deus, de um ser justo, né, mas de como ele vai aplicar a sua justiça. Ele julgará cada ser humano. Dito isso, precisamos distinguir que, dentro de Deus exercendo o seu juízo, aplicando a sua justiça, há dois aspectos distintos, e serão meus dois próximos tópicos. Primeiro lugar: ele vai julgar quem nos faz mal; ou seja, Deus nos fará justiça.
Mas, em segundo lugar, o segundo aspecto, ele também nos julgará por aquilo que fazemos. Então, eu quero começar falando a respeito de Deus que nos fará justiça. Evangelho de Lucas, no capítulo 18, Jesus conta a partir do verso 1 o que nós passamos a denominar de parábola, né, ou alegoria do juiz iníquo. Depois de falar de um juiz que acaba atendendo uma mulher pela sua insistência, mas não porque ele tivesse nenhum padrão de justiça; ele é chamado de iníquo, mas só para se livrar do incômodo, né? Jesus que está fazendo não uma comparação, mas um
contraste com Deus que é justo, diferente do juiz que é ímpio. E diz assim: Lucas 18, verso 7: "Será que Deus não fará justiça aos seus escolhidos que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo a vocês que depressa lhes fará justiça." Então, aqui Jesus está falando de Deus fazer justiça aos escolhidos que clamam a ele noite e dia. Clamam pelo quê? Não está falando que fazem orações aleatórias e Deus faz justiça; está falando de gente que clama por justiça. Esse é o paralelo da parábola, né? A viúva vai apresentar sua
causa e diz: "Olha, preciso de alguém que me defenda de uma injustiça que está sendo feita." E a Bíblia está dizendo que Deus fará justiça. Às vezes, pode parecer para o meu e o seu timing, para a nossa ansiedade, que ele está parecendo demorado, mas Jesus diz: "Pode parecer demorado, mas na perspectiva de Deus, ele faz justiça depressa." Às vezes, eu e você nem estamos percebendo o que Deus está fazendo ou construindo, mas ele está sempre agindo. E o próprio Jesus nos apresenta esse conceito, né, de que temos um Deus que nos faz justiça. Olha
para a história de Davi. É evidente que Deus havia rejeitado Saul, a quem Ele estabeleceu como rei sobre Israel, por conta do pecado da rebeldia e da desobediência de Saul. Deus anuncia que iria substituí-lo, e Saul começa a encher-se de ciúmes em relação ao escolhido de Deus, que tomaria o seu lugar, que era Davi. Ele começa a perseguir Davi, tentando matá-lo. Davi nunca fez nada, nenhum tipo de mal, e Saul não fez nada para merecer aquilo, mas, por conta do ciúme e da inveja de Saul, agora a vida dele está em risco. Ele está fugindo.
Há um momento em que os dois se encontram. Haviam tentado convencer Davi a matar Saul, e ele diz: "De modo nenhum, eu vou tocar no ungido do Senhor; isso é problema de Deus. Quem resolve isso é Deus." E olha o que ele fala para o próprio Saul: "Primeiro Samuel 24:15: Que o Senhor Deus seja o meu juiz e julgue entre nós dois; que Ele examine e defenda a minha causa, me faça justiça e me livre das mãos do rei." Davi aqui está expressando a fé no entendimento de quem Deus é: Ele me fará justiça, Ele
será juiz entre eu e você, Ele vai me livrar das suas mãos. Eu não preciso me defender, eu sequer preciso lhe atacar; eu sei quem é o justo Juiz. E várias vezes nós temos esse tipo de relato incluído na Escritura, não de forma aleatória, mas intencional, para que a gente tenha um entendimento, né? O entendimento de quem Deus é e que aquilo que Ele faz é uma extensão daquilo que Ele é. O profeta Jeremias, que para anunciar e condenar o pecado do povo, para proclamar as consequências que viriam, agora está sendo ameaçado de morte pelos
líderes, pelos governantes, pelos religiosos dos seus dias. No livro de Jeremias, em Jeremias 11:20, diz assim: "Mas, ó Senhor dos Exércitos, justo Juiz, que provas o mais íntimo do coração, permite que eu veja a tua vingança contra eles, pois te confiei a minha causa." Basicamente, Ele está dizendo: "Eu espero que o Senhor expresse aquilo que o Senhor é e sabe fazer bem, né? Que o Senhor vá para cima deles e defenda a minha causa." Isso não significa que a gente vai carregar nenhum espírito vingativo; daqui a pouco vou falar um pouco mais sobre isso, mas
fala de uma atitude de confiar num Deus que é justo, a ponto de defender a nossa causa quando nós estamos sendo injustiçados. Quem está entendendo, diga amém. Amém! Agora, a orientação bíblica é clara: esse Deus que é o justo Juiz, que quer aplicar sua justiça divina, também nos orienta a não atrapalhá-Lo no processo. Pastor, como assim não atrapalhá-Lo? Vamos lá: Tiago 1:19 e 20: "Sabei, sabeis isto, meus amados irmãos: todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." Normalmente, ao contrário, né? A gente é pronto para falar, a gente é pronto
para se irar, mas tardio para ouvir. Ele está dizendo: "Pega leve, ouça, processe, segure o que você quer falar, o seu sentimento." Mas, depois de dizer isso, ele entra com uma explicação. Nós temos aqui no verso seguinte, o 20, que começa com a palavra "porque", uma conjunção explicativa. É o elo de ligação entre o raciocínio que está sendo construído e a explicação que vem depois. "Tiago 1:20: Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus." Basicamente, ele está dizendo: "Se você se irar e quiser resolver as coisas, você está excluindo o justo Juiz
do processo." Concordam com isso? As palavras de Paulo, que escrevendo aos romanos, ele diz em Romanos 12:11: "Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor." Tem muito crente, eu falo isso depois de pelo menos 31 anos de pastorado, que tem uma dificuldade enorme com o perdão, por causa do seu senso de justiça. Eu vejo muita gente reclamando, protestando: "A pessoa fez o que quis e agora fica por isso mesmo." Falei: "Não, a Bíblia
não está dizendo que fica por isso mesmo." A Bíblia está dizendo que, se você se irritar, se você tentar fazer justiça, a justiça de Deus não vai ser operada. Aí você está por conta de um padrão limitado de justiça, mas quando você prefere entregar ao justo Juiz e não se meter, não atrapalhar, Ele é que vai agir. O fato de que você perdoa alguém não diminui o que a pessoa fez, não destrói essas emoções, e não significa que Deus não vai tratar as coisas com justiça. Quem está entendendo? Nós precisamos saber sair de cena e
dizer: "Deus é contigo." Nós precisamos aprender a importância de crer e nos entregar ao justo Juiz, aquele que julga retamente. Olha o que o apóstolo Pedro diz em 1 Pedro 2:21-23: "Para isto mesmo vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo para que vocês sigam seus passos." Você pode repetir isso comigo? Diga: "Deixando exemplo." Deixando exemplo para que vocês sigam os seus passos. Então, nós sabemos que Cristo é o nosso referencial, o nosso modelo, é o padrão de caráter e de comportamento. O cerne do Evangelho nos remete exatamente a isso:
1 João 2:6: "Quem diz estar nele deve andar como ele andou." Filipenses 2:5: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus." 1 Coríntios 11:1: "Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo." Cristo é o padrão, é o modelo, e aqui o apóstolo Pedro está nos orientando e dizendo que Ele deixou o exemplo pra... Gente, seguir os seus passos, que exemplo! Ele está falando aqui e diz: "Vocês foram chamados porque também Cristo sofreu." Eu estou falando de exemplo de sofrimento agora. Que sofrimento ele está falando? Do sofrimento da cruz para redenção dos
pecados dos outros. Não, isso eu e você não podemos fazer. Não há chance da gente ir para uma cruz como ele foi para querer expiar os outros. Então, que sofrimento é esse? Os seguintes versículos explicam. Vamos lá: 22. "Ele não cometeu pecado." Nós sabemos que em momento nenhum Cristo pecou. Mas do que ele vai falar agora? Diz assim: “Nem foi encontrado engano em sua boca.” Outra versão diz “dolo.” Como assim, pecado na boca? Verso 23: “Pois ele, quando insultado, não revidava com insultos; quando maltratado, não fazia ameaças, mas se entregava àquele que julga retamente.” É
nisso que Cristo está sendo apresentado como modelo: quando difamado, não retribuía com difamação; quando maltratado, não retribuía maltratando. Significa, por isso, que fica por isso mesmo? Não significa que ele dizia: “Eu não preciso exercer Justiça, eu me entrego ao que julga retamente.” São verdades que nós precisamos entender, confiar e aprender a viver. Há um tempo atrás, eu estava reunido com um grupo de pastores, amigos próximos, e, por conta de uma série de informações, um deles olhou para mim e disse: “Não vai falar nada?” Eu falei: “Não.” Ele olhou para mim e falou: “Quem cala consente.”
Eu falei: “Você vai fazer de um ditado popular algo absoluto que rege sua vida espiritual?” Falei: “Eu prefiro ficar com a Escritura. A Bíblia diz que Cristo é o meu modelo, que ele, quando difamado, não retribuía com difamação, que ele não fazia ameaça a ninguém; se entregava ao que julga retamente. Agora, eu sou errado por obedecer a Jesus? Não me defender de alguma forma? Nós estamos abraçando padrões que não fazem o menor sentido para quem é regido por esse código de conduta." Daqui a pouco, nós também vamos falar do inverso, de que Deus vai nos
julgar. Então, assim, nós vamos cometer a insanidade de achar que qualquer má intenção, qualquer coisa, qualquer mentira, qualquer prática pode ficar escondida, escapar dos olhos do justo juiz? Sem chance! Agora, eu e você somos chamados a entender que precisamos dar espaço para ele. E, para dar espaço para ele, nós não podemos interferir ou atrapalhar. Quem está entendendo isso? Não significa que nunca ninguém, jamais, possa ter qualquer tipo de defesa. Eu lembro de uma ocasião em que alguém falou: “É, mas o senhor já viu Paulo falando ele mesmo, usando essas palavras: ‘A minha defesa diante das
pessoas’?” Eu falei: “Não, só ouvi isso.” Eu te digo: “Em 1 Coríntios, capítulo 9, versículos 3 a 5, diz assim: ‘A minha defesa diante dos que me questionam é essa: será que nós não temos o direito de comer e beber? Será que não temos o direito de levar conosco uma mulher crente como esposa, como fazem os demais apóstolos, irmãos do Senhor e Cefas?’” O tema “Aram” se refere a Pedro. “Ou será que somente eu e Barnabé não temos o direito de perdão? Ou será que somente eu e Barnabé temos de trabalhar para viver?” Agora, Paulo
está dizendo: “Minha defesa é para com os que me questionam; gente que chega perto e pede explicação.” Ele diz: “Eu posso me explicar agora; não preciso ficar retribuindo difamação pública, né?” E, muito menos, acreditar, gente! Em tempos modernos, nós precisamos parar de acreditar que o fórum de discussão das coisas seja a internet. Para tudo que se faz, nós temos um justo juiz. Se necessário, existem parâmetros de um tribunal humano, e a gente não precisa tornar tudo quanto é causa pública. Eu fico aborrecido de ver o quanto o cliente quer ficar discutindo as coisas na internet,
de tudo que acontece, e achando que quem não faz é porque está devendo, escondendo alguma coisa. Os parâmetros bíblicos são outros, e nós precisamos ser regidos por aquilo que a Palavra de Deus diz e ensina. Quem está entendendo? Amém! Agora, nós temos um momento onde Paulo vai bater o pé em relação a dizer: “Me tratem com os meus direitos de cidadão romano e não passem por cima disso.” Isso também não está na Bíblia à toa. Quando foi que isso aconteceu? Em Atos 16, Paulo está pregando na cidade de Filipos. Ele expulsa um espírito de adivinhação
de uma certa mulher, que a Bíblia diz que, enquanto estava debaixo da influência daquele espírito, dava grande lucro aos seus senhores. Os caras ficam doidos, movimentam os magistrados da cidade que fazem um julgamento sumário. Não apenas vão açoitar Paulo e Silas, mas os prendem sem nenhum tipo de julgamento. Depois, chega a notícia para Paulo. Em Atos 16, versículo 36 a 39, diz assim: “Então, Ciro comunicou a São Paulo, dizendo: ‘Os magistrados ordenaram que vocês fossem postos em liberdade. Portanto, vocês podem sair, vão em paz.’” Paulo, porém, lhes disse: “Sem ter havido processo formal contra nós,
nos açoitaram publicamente, nos jogaram na cadeia, sendo nós cidadãos romanos? Querem agora nos mandar embora sem maior alarde, tipo na surdina, sem retratação, nada disso?” Eu lembro que eu li essas coisas e pensei: “Está maluco! Paulo, vaza, some da prisão, engole o seu orgulho e vai embora.” A questão não é orgulho. Paulo está mexendo em questões de Justiça. A Bíblia diz: “Nada disso.” Pelo contrário, que eles venham e pessoalmente nos ponham em liberdade, tipo: “Vão se retratar.” Os oficiais de Justiça comunicaram isso aos magistrados, quando eles souberam que Paulo e Silas eram cidadãos romanos, ficaram
com medo, porque a hora que pensaram “deu ruim”, o que nós fizemos será exposto. O texto diz que então foram até eles e pediram desculpas, né? Há momentos e situações onde você vai ver o apóstolo Paulo batendo o pé e dizendo: “Me tratem nos padrões da lei, porque diz respeito somente a mim e a você.” Certos comportamentos... Vão gerando jurisprudência na sociedade, então, sem ter esse absolutismo de que nunca ninguém jamais possa se defender, né? Ou seja, para uma pessoa que pede explicação ou mesmo ir para o fórum, certo? Em vez de ficar defamando alguém
publicamente, é defender os seus direitos, mas sem excluir essa possibilidade. Para não tentar exagerar de um lado, nós precisamos entender que o coração do cristão precisa ser de alguém que se entrega a Deus, porque tem hora que o crente lê lá: "Se alguém te bater na face, dá a outra"; "Se te obrigar a caminhar uma milha, vai a segunda"; "Se quiser tomar a tua capa, entrega também a túnica." E alguns acreditam que isso é viver só de forma passiva, tipo: a gente não reage, a gente não se defende de forma alguma. Não é basicamente isso
que a Bíblia está dizendo. Eu e você precisamos olhar sempre o todo, né? Mas, embora o cristão não tenha sido chamado para esse lugar de passividade, nós temos no coração a convicção de que o outro tem a um justo Juiz. Ele nos defende e Ele vai fazer justiça. Amém! Então, isso precisa nortear o meu e o seu coração. Então, quando somos injustiçados, precisamos lembrar: há um justo Juiz. Mas, na hora de tratar os outros, para que a gente também não cometa injustiça, o mesmo Deus quer que eu e você nos lembremos. Ele também vai nos
julgar. Eu e você também seremos julgados por qualquer injustiça que façamos aos outros, assim como alguém que nos faz injustiça será julgado. E a ênfase bíblica também é clara sobre isso: Eclesiastes, capítulo 12, versos 13 e 14. Eclesiastes é aquele tipo, né, de material a autoria atribuída a Salomão, um homem que viveu tudo intensamente e que, no final, faz um balanço de como muitas coisas que corremos atrás são vaidade, acabamos perdendo a essência. Ele termina, são as últimas palavras, os dois últimos versículos do livro: Eclesiastes 12, versos 13 e 14. Ele termina dizendo: "De tudo
que se ouviu, a conclusão é essa: tema Deus e guarde os seus mandamentos, porque isso é o dever de cada pessoa." Basicamente diz: no frigid dos ovos, avaliando a vida toda, no final das contas, só tem uma coisa que importa: tema Deus, guarde os seus mandamentos. Esse é o dever de cada pessoa. O verso seguinte, por aí, nós temos a palavra de ligação: "Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, não algumas, não a maioria, todas, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más." E nós precisamos entender que isso é
fundamento bíblico doutrinário, né? Aliás, quando a gente lê Hebreus, capítulo 6, que fala sobre os rudimentos da doutrina de Cristo, nós temos lá: juízo eterno; haverá juízo com repercussões por toda a eternidade. Isso é parte dos fundamentos, do rudimento da doutrina de Cristo. E não é só o Antigo Testamento que fala isso: essa revelação que eles tinham de um Deus justo que vai julgar todas as coisas, até as que estão escondidas. Ou seja, pode se esconder dos homens, mas ninguém esconde nada de Deus. A Bíblia diz que Moisés, antes de matar aquele egípcio que estava
maltratando um hebreu, a Bíblia diz que ele olhou de um lado e de outro. Por que você acha que ele fez isso? Se tivesse testemunha, você acha que ele teria matado? E muitas vezes a forma como eu e você decidimos agir, viver, será que estão vendo? Será que vão saber? Quando eu era garoto, meu pai contava as histórias bíblicas. E pouco depois, o cadáver do egípcio que ele matou, enterrou, veio à tona; a situação foi exposta. Meu pai dizia pra gente, quando éramos crianças, que Moisés cresceu o dedão de um dos pés do egípcio que
enterrou para fora da areia e alguém descobriu. Gente, eu acreditava tanto nisso que quando comecei a ler, fui ler na Bíblia e não achava isso. Perguntei pro meu pai: "Mas onde tá?" Né? Meu pai dizia: "Isso é na brincadeira!" Eu acreditava tanto que era parte das Escrituras. Foi frustrante descobrir que não tinha um dedão para fora. Agora, nós não sabemos como o fato foi descoberto, mas no livro de Números, Moisés, o mesmo Moisés, diz: "Não sabeis que o vosso pecado é de vos achar?" Lá na frente, na Nova Aliança, nós encontraremos Jesus dizendo: "Não há
nada que esteja oculto que não há de ser revelado. Não há segredo, não há nada que vai permanecer escondido. Um dia haverá prestação de contas." E Paulo, em Colossenses, no capítulo 3, versículos 23 a 25, diz assim: "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. E quem fizer injustiça receberá em troca a injustiça feita, e nisto ninguém será tratado com parcialidade." Se você olhar os versículos anteriores, Paulo está
falando da maneira como os servos deveriam servir os seus senhores. Hoje, a gente contextualiza, aplica assim como, né, o empregado deve tratar o patrão ou o chefe. Mas, ali, gente, nós estamos falando de pessoas que estavam numa posição sem nenhum direito. Mas Paulo diz nos versículos anteriores: "Não sirva somente quando você está debaixo de vigilância, à vista. Quando ninguém está vendo, existe um Deus que está vendo." E nós fazemos tudo que fazemos com a maior dedicação e empenho. O que tudo que nós fazemos deve ser feito para o Senhor, deve ser feito para Cristo. E
Ele também declara, né: "É Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. Portanto, vocês vão receber do Senhor a recompensa da herança." Deus vai retribuir todas as coisas que fazemos, boas e más. Paulo diz em 2 Coríntios, capítulo 5, verso 10: "Importa que cada um de nós compareça." Perante o tribunal de Cristo, nós mencionamos antes Jesus como juiz. Isso é uma ênfase enorme do Novo Testamento para que cada um receba tudo aquilo que fez por meio do corpo. Deus vai julgar boas obras; Deus vai julgar as más obras, né? E o texto diz: ninguém será tratado
com parcialidade, assim como na hora de nos fazer justiça para alguém que foi injusto conosco. Deus é imparcial. Na hora de nos julgar, Ele também será igualmente imparcial. Em Romanos, no capítulo 14, de 10 a 12, nós lemos assim: você, porém, por que julga o seu irmão? E você, por que despreza o seu irmão? Pois todos temos de comparecer diante do tribunal de Deus. Essa palavra traduzida todos, um dos seus significados é todos, mas ela também significa cada um individualmente. Ou seja, "todos" aqui é a soma de cada indivíduo, mas uma tradução ainda mais acurada
seria "cada um", porque cada um de nós será, no final, todos serão, mas não é prestação de contas genérica coletiva, é individual. O texto diz: pois todos temos de comparecer diante do tribunal de Deus. Deus tem um tribunal porque Ele é o justo Juiz. Como está escrito: "por minha vida", diz o Senhor, "diante de mim se dobrará todo o joelho; toda a língua dará louvores a Deus". Verso 12 de Romanos 14: assim, pois, cada um de nós prestará contas de si mesmo diante de Deus. Hebreus, capítulo 4, verso 13: não há criatura que não seja
manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem temos de prestar contas. Não só a Bíblia está enfatizando que haverá prestação de contas, né? Mas a Bíblia diz que não há uma criatura que não seja manifesta, revelada na presença d'Ele. O texto insiste e diz que todas as coisas – uma tradução mais antiga diz "nuas e patentes" – estão descobertas e expostas aos olhos daquele a quem vamos prestar contas. Quando Moisés olhou de um lado e de outro, ele estava pensando: ninguém está vendo. Se ninguém está
vendo, logo... eu preguei no final do ano passado: "dá nada, não". Agora, se eu e você acordássemos a cada santo dia pensando: "tudo que eu faço está sendo vigiado e filmado", você acha que mudaria a sua maneira de se comportar? Pois eu quero te dizer que a cada dia você está sob vigilância. A Bíblia diz que os olhos do Senhor estão em todo lugar, né? Não há absolutamente nada que eu e você façamos que fuja ao olhar e aos registros divinos. Eu lembro que, quando ainda adolescente, fui muito impactado por uma história de um certo
ministro que havia tropeçado, cometido um certo pecado. Ele foi chamado pela liderança dele para um momento de conversa. Eles disseram: "Olha, nós sabemos que você está envolvido nesse tipo de prática; nós sabemos que não é uma única vez e nós queremos restaurá-lo, nós queremos recuperá-lo, mas não existe a menor chance de você ser restaurado espiritualmente sem admitir o que fez, e nós estamos te chamando para dar essa oportunidade". Ele disse: "Não, não fiz nada". Então eles disseram: "Nós sabemos que você fez". Ele, ainda cinicamente, disse: "Se por acaso eu realmente tivesse feito, ainda negando, vocês
não teriam a menor condição de provar". E quando ele disse isso, um dos líderes que presidia a reunião falou: "E aí é que você se engana". Eu imagino a cena dramática que foi aquilo. Alguém entra na sala de reunião com um carrinho desses com roda móvel, que na época tinha uma televisão grande de tubo, e um aparelho de videocassete, e alguém colocou uma fita de uma gravação que ele não sabia que existia, expondo tudo o que ele tinha feito. Imagino o choque; nem tinha muita audiência, era uma equipe pequena e reduzida. Mas eu lembro que,
depois dessa história, eu ficava pensando no tribunal de Deus, quando um dia todos vamos estar lá. E, de alguma forma, a Bíblia não fala isso, mas eu passei a acreditar que ia ter um telão. Meus filhos um dia disseram: "pai, você fez a gente acreditar que ia ter telão". Eu falei: "eu nunca disse que ia ter telão". Quando a Bíblia fala dos registros, fala: "abriram-se os livros"; era a linguagem deles na época, era tudo registrado à mão. Eu falei: "imagine o registro da nossa época em vídeo". Pode ser que nós cheguemos lá e a tecnologia
vai ser surpreendente; vai ser um holograma em 3D completo, né? Você virando a tela, enxergando de todos os ângulos. Mas haverá prestação de contas; nada ficará oculto. E aí precisamos ser norteados por esse tipo de entendimento, ou seja, não é apenas tratar bem alguém, preocupado com o que as pessoas estão vendo ou pensando. É eu e você, a cada dia, lembrando: "Há um Deus que está vendo todas as coisas". O nosso maior desejo deveria ser de agradá-lo. Mas, além do desejo de agradá-lo – como eu preguei no final do ano passado, quando falei aqui –,
nós precisamos do temor de Deus. É por isso que o livro de Eclesiastes diz, né? "De tudo que se ouviu, conclusão: essa, tema Deus". O que, ao longo das escrituras, Ele está revelando? Que vai nos julgar porque Ele quer que a gente ande com essa consciência. Então, alguém pode achar que cobriu os seus rastros; alguém pode negar, né? "Não, não aconteceu isso". O apóstolo Pedro confronta Ananias: "Diz-me, você e sua mulher venderam o campo por esse preço?" Ele diz: "Sim", e está dando a chance, a oportunidade do cara admitir. Mas, de alguma forma, ele está
acreditando que ninguém vai saber. E Pedro diz: "Por que é que você resolveu mentir ao Espírito Santo? Eu já tinha descoberto toda a situação". Você tem um Ananias sendo julgado. Olhando para as escrituras, eu percebo que essa consciência começa a definir a minha... E a sua forma de andar em Tiago, no capítulo 5, no verso 9, a Bíblia diz assim: "Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que vocês não sejam julgados. Eis que o juiz está às portas." Que juiz é esse que ele está falando? Nós lemos Tiago 5:9, e você lê os versículos
7 e 8; ele está falando da vinda de Jesus. De novo, ele está apresentando Cristo como juiz, dizendo que o juiz está às portas, vindo julgar tudo. Não se queixem uns dos outros. Ele não está nem entrando no mérito de você ter razão ou não no que está se queixando. Normalmente, quem se queixa acha que tem razão; ele pode ter distorcido a história, pode ter uma perspectiva incompleta, pode ter se convencido de algo. Mas todo mundo que está se queixando acha que tem razão. Agora, por que ele está dizendo "não se queixem uns aos outros"?
Porque nossa queixa não tem que ser levada para os outros. Há um justo Juiz. Quem é você? Podemos clamar noite e dia, e muitas vezes nós simplesmente usamos o direito de sermos defendidos por um Deus que é justo para quebrar outros princípios Dele, praticando a deformação. Outro dia, uma pessoa falou para mim: "Eu não te entendo. Fulano vive falando mal de você, e eu sempre vejo você falando bem dele." Eu falei: "O que Fulano faz revela o que ele é; o que eu faço precisa revelar quem eu sou." Nós precisamos ter algo que seja claro
diante de Deus. Não dá para brincar com Ele, nem em relação a se queixar. Se eu acho que preciso de fé... Então, tá. Dizer "não se queixe" é algo que mexeu muito forte comigo, anos atrás. O Espírito Santo, um dia, me fez pensar em coisas de um ângulo que eu não tinha olhado. Ele me fez parar para pensar e trocar de lugar. Se eu estivesse no lugar de Deus e tivesse que enviar meu filho Jesus à Terra, chegaria como um garoto que precisaria de um pai adotivo que o orientasse, que o educasse, que fosse modelo
e padrão. Quais seriam as virtudes que eu esperaria nesse pai? Quando pensei nisso, eu peguei uma folha de papel e fui fazendo colunas. Gente, enchi a folha toda, todas as colunas com adjetivos, com boas qualificações do que eu procuraria, né? Encontrar naquela pessoa que seria o meu representante, que seria o pai do meu filho na Terra, se eu estivesse olhando para a importância do plano de redenção. E pensando nisso, depois de eu ter feito toda essa avaliação e essa análise, o Espírito Santo falou comigo: "Agora vá conferir o que a Escritura diz a respeito da
pessoa que eu escolhi." Mateus, capítulo 1, verso 19, diz assim: "José, com quem Maria estava para se casar, sendo homem justo e não querendo difamá-la, resolveu deixá-la sem que ninguém soubesse." O cara está noivo, mas descobre que a mulher está grávida. Você acha que a primeira coisa que passou na cabeça dele foi "obra do Espírito Santo"? Isso nunca aconteceu, nem antes nem depois. O cara vai supor isso? A primeira coisa que ele pensa é "me trolaram, me passaram a perna, bola nas costas", chame como quiser. Agora, pela lei de Moisés, se ele expõe, diz: "A
mulher está grávida e eu não sou o pai", porque nem poderia ser pai, nós nem casamos, Maria poderia ser executada, apedrejada em público. A Bíblia diz que ele resolve deixá-la secretamente. "Não vou expor a maldade que eu acho que ela fez." Por que ele agiu assim? A Bíblia diz que era um homem justo. Deus me disse: "Essa é a minha lista para o homem que eu escolhi." Uma das coisas que Deus mais valorizou, talvez esteja entre o que nós menos valorizamos, porque a gente gosta de ter a linguinha bifurcada, de destilar o veneno no canto
da boca e fritar todo mundo, principalmente se a gente achar que foi injustiçado. Esse homem, sentindo assim, diz: "Alguém que julga retamente." Eu preciso manter um coração alinhado com o justo Juiz. Quem está entendendo isso? É Evangelho, gente! E nós precisamos entender e praticar esse tipo de coisa. E, à medida que a gente vai compreendendo essa visão de Deus como justo Juiz, precisamos, só quero falar uma última coisa aqui, entender que falei várias vezes desde o início: tem juízo imediato e tem juízo futuro. Em Primeira Timóteo, capítulo 5, versos 24 e 25, o apóstolo diz
assim: "Os pecados de alguns são notórios mesmo antes do juízo." Ele está falando de um juízo final, mas os de outros só se manifestam mais tarde. "Do mesmo modo, também as boas obras se evidenciam, e aquelas que ainda não são evidentes, ainda não são manifestas, não poderão ficar escondidas." Então, não é só coisa ruim que não vai ficar escondida. Toda boa obra que foi feita em segredo, onde as pessoas agiram de maneira que uma mão não saiba o que a outra está fazendo e não fizeram publicidade, também não vai ficar em segredo, porque Deus vai
julgar todas as coisas. Só que a Bíblia diz que os pecados de alguns, né? Isso é claro: de alguns, não de todos, são notórios mesmo antes do juízo. De alguma forma, Deus tem motivos, e honestamente eu não sei quais são os critérios para expor algumas situações antes. Deus tem motivos; eu não sei quais são os critérios, mas Seu caráter justo é inquestionável para tratar algumas coisas depois. Então, quer seja agora, quer depois, Ele fará Justiça. Isso basta. Mas eu também preciso lembrar que isso não inclui apenas quem resolve fazer algo contra mim, mas inclui a
mim, inclui cada um de nós. Então, como deveria ser a minha e a sua forma de viver? Por que nós somos... entender Deus como justo Juiz é essencial. Antes de Eclesiastes apresentar que Deus vai julgar todas as coisas, não vai ficar nada escondido e diz: "Tema a Deus." Justo. Juiz, deveria produzir no meu, no seu coração, temor. Falamos recentemente isso aqui: que o temor do Senhor nos guarda de pecar e de praticar o mal. Curioso é que você vai observando, ao longo dos textos bíblicos, que essa mentalidade se traduz nesse comportamento prático. Gênesis 39:9, quando
a mulher de Potifar, já dei esse exemplo aqui antes, está assediando José, o posicionamento de José para rejeitar a mulher não é: “Dona, me desculpa, só não faz meu tipo.” Qual foi a resposta dele? “Como cometeria eu tamanha maldade contra Deus?” Ele está dizendo que a aventura que ela se propõe não justifica cuspir na cara de Deus. “Eu temo a Deus.” A injustiça não é só contra o seu marido, que ela só está querendo passar a perna; isso seria uma injustiça contra Deus, contra os padrões de Deus, o Deus que me abençoou, que me chamou,
que me escolheu, que tem me guardado. Por que eu faria isso contra Ele? Agora, a consciência dela está garantindo que nós dois vamos aprontar algo aqui; ninguém está sabendo. Está esquecendo de algo: existem os olhos de alguém. Eu não temo apenas pela vigilância de fazer algo errado; eu quero agradá-Lo, eu quero honrá-Lo, mas eu também não sou louco de brincar com Ele. Porque Gálatas, capítulo 6, versos 7 e 8, como a gente apontou na mensagem anterior aqui, diz: de Deus não se zomba; tudo que o homem semear, isso também se fará. Então, assim, quando nós
somos regidos por esse tipo de entendimento, a gente vai ser louco de brincar com Deus. A gente vai ser louco de achar que podemos encobrir pecado e que, no final, tudo bem; não tem jeito de terminar bem. A única forma de diminuir essas consequências é quando existe arrependimento e conserto, porque Deus sempre começa, primeiro, oferecendo arrependimento. Lembra quando nós lemos o texto inicial? E aqui eu encerro: verso 12, a Bíblia diz: se alguém não se converter, que primeiro Deus vai dar chance de mudar. A ideia de conversão fala de fazer uma meia-volta, uma reviravolta. Se
Deus afiar sua espada, já armou e deixou pronto o seu arco; para Ele já preparou armas mortais, seis setas inflamadas. Deus está dizendo: “Eu tô pronto, ainda tô te dando chance para se converter.” Isso vale para o crente e vale para o não-crente. Vamos começar pelo não-crente, aqueles que talvez possam estar no auditório ou nos assistindo e ainda não entregaram sua vida a Jesus. O livro de Tiago diz que a misericórdia triunfa do juízo. Antes de aplicar juízo, o justo juiz sempre oferece misericórdia primeiro, sempre a oportunidade para arrependimento e restauração. Olha o que o
apóstolo Paulo pregou em Atenas; eu sempre faço questão de destacar isso. O maior palco da filosofia do mundo dos seus dias, gente que pensava, e diz: Atos 17:30 e 31. Deus não levou em conta os tempos da ignorância, mas agora Ele ordena a todas as pessoas, em todos os lugares, que se arrependam. Porque Deus estabeleceu um dia que julgará o mundo com justiça por meio de um homem que escolheu, e deu certeza disso a todos, ressuscitando dentre os mortos. Antes, apresentar Jesus como juiz e diz: Deus não leva em conta os tempos da ignorância. Você
estava nas trevas; estava sem revelação. Isso não significa que o pecado cometido na ignorância não foi pecado. Mas, diz: “Agora manda que todas as pessoas, em todos os lugares, se arrependam.” Tem que se arrepender, porque foi pecado. Mas eu não levo em conta. Deus está dizendo: “Eu não estou deixando de considerar que você pecou; eu só estou oferecendo misericórdia porque você fez isso na ignorância e estou te dando oportunidade agora, ter luz, para que você se arrependa e se conserte.” Isso Deus aplica para o não-crente e Ele aplica para o crente. Outro texto que eu
apresentei aqui, eu vou repetir intencionalmente. Tem coisas que a gente faz aqui intencionalmente, batendo na mesma tecla, para ajudar no processo didático de aprendizado. O apóstolo Paulo escreve aos Filipenses: “Eu não me canso de vos dizer as mesmas coisas.” O livro de Hebreus diz: “Importa que nos apeguemos com mais firmeza às verdades ouvidas.” Como qualquer pai e mãe sabe que educar filho, você não adianta apenas falar uma vez, porque o que ele precisa não é de informação; ele precisa de ênfase até que ele abrace aquilo, incorpore aquele princípio e aquele valor na conduta dele. No
Reino de Deus não é diferente. Então, me permita, intencionalmente, ser repetitivo. Carta ao anjo da igreja de Tiatira, em Apocalipse 2, o Senhor se dirigindo à mulher a quem Ele denomina Jezabel, “dei-lhe tempo para que se arrependesse, porém ela não quer se arrepender da sua imoralidade. Eis que farei com que fique a camada; trarei grande tribulação para os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita; matarei os seus filhos, e todas as igrejas saberão que Eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês segundo
as suas obras.” Deus diz: “Dei-lhe tempo para que se arrependesse." E a gente tem falado que isso é longanimidade, paciência. O problema é que alguns confundem longanimidade com impunidade. Dá nada! Não, não tem jeito do justo juiz deixar barato. Ele normalmente oferece oportunidade de conserto. Mas se a misericórdia não for abraçada, o juízo inevitavelmente se seguirá. E Deus diz: “Se eu não conseguir recuperar o meu temor no seu coração para salvar você, eu te uso de exemplo para salvar os outros, mas eu vou para cima de você.” E quando a gente entende essas coisas, eu
vou repetir: não tem como eu e você não repensarmos a forma de viver. Não há menor chance. A pessoa pode adotar um estilo de vida de fachada, um discurso; pode negar um monte de coisas. E daí, quando tiver diante de Deus, que... Que vai adiantar esse discurso? Depois, então, entender Deus como Justo Juiz pode afetar de forma significativa a maneira como eu e você caminhamos. Mas também, não só isso, vai nos impedir de fazer injustiça contra Deus e os outros. Mas também, quando somos injustiçados, a gente lembra: Ele é Justo Juiz para uma coisa e
para outra, e nós podemos confiar Nele. Você recebe essa palavra em nome de Jesus? Amém! Vamos ficar em pé para parecer que está acabando. Meu Deus, eu oro com cada um dos meus irmãos e irmãs que se encontram nesse local de culto, com aqueles que nos acompanham pela transmissão da internet ou mesmo por meio de uma gravação posterior. É que o Teu Espírito traga aplicação personalizada da Tua Palavra ao coração de cada um. Sabemos que o propósito da instrução da Tua Palavra não é trazer condenação, ainda que às vezes precisamos de correção. Sabemos que o
Senhor mesmo, por meio dessa orientação, está nos oferecendo misericórdia, não só um chamado ao arrependimento em áreas onde tropeçamos, mas vindo para que o erro, com a ajuda de Deus, com Seus recursos, como a própria graça, o auxílio do Espírito Santo, para que nós possamos evitar o tropeço. E Pai, nós oramos que o temor do Senhor encontre lugar nos nossos corações, que possamos entender com clareza que, no final das contas, o que realmente importa é isso: Temer a Deus e guardar Seus mandamentos, porque o Justo Juiz há de trazer juízo sobre todas as obras, até
as que estão escondidas. Nós oramos que essa clareza de entendimento seja não apenas uma compreensão intelectual, mas que se torne uma revelação que nos marque, como marcou a vida de José, que também se distanciou do mal e do pecado por essa consciência. Nós oramos que a Tua boa Palavra opere em nós de acordo com a necessidade de cada um, com aquela aplicação prática que só o Senhor pode produzir, mas que ela cumpra o propósito para o qual tem sido enviada. Que aquilo que ouvimos não nos seja roubado, como o Senhor falou na parábola do semeador,
pelas aves do céu. Nós oramos que essa semente encontre lugar de compreensão e, dessa forma, não apenas germine, mas frutifique para a Glória de Deus. Nós oramos em nome de Jesus. Amém! Amém! Graças a Deus. Queridos, em 1 João, capítulo 2, verso 1, está dito assim: "Filhinhos, essas coisas vos escrevo para que não peçam. Se pecarem, porém, temos um advogado: Cristo Jesus, o Justo". Além de um Justo Juiz, olhando e julgando as nossas questões, a Bíblia nos diz que esse Juiz também executará o Seu juízo. Mas apresentar-se diante de um Juiz sem um advogado é
algo extremamente temerário e arriscado. Por isso, a Bíblia diz que não apenas há um Juiz que julgará com justiça, mas há um advogado para te defender, para defender as suas causas. Há um advogado sobre a sua vida que te representa diante do Pai, e é o próprio Jesus. Quando nós nos convertemos a Ele, quando eu entrego a minha vida a Cristo, quando os do Senhor passam sobre mim, eles já não me veem, mas vem Jesus, vem o Seu sangue, vem a Sua vida, a Sua cruz sobre a minha vida. E quando nos apresentarmos ao Senhor,
o juízo que haverá sobre nós é o juízo que já foi aplicado sobre Cristo. A Sua pena, a Sua condenação, já foi imputada em Cristo Jesus. Por isso, agora a justiça está sobre você. Mas para Jesus ser o nosso Justo Advogado, é preciso render e entregar as nossas vidas a Ele, sob risco de nos apresentarmos a um Juiz por nós mesmos e não sobre Sua Justiça, e não sobre esse Advogado. É por isso que nós queremos encerrar este culto, encerrar este tempo aqui, abrindo oportunidade para você que ainda não rendeu a sua vida a Cristo.
Para você que ainda não tem Cristo Jesus como seu advogado, e se você entendeu esta palavra debaixo dessa consciência agora e quer render e entregar a sua vida a Ele, a sua causa a Ele, por favor, acena para nós, dá um sinal, levanta a sua mão. Nós queremos identificar você e orar com você. Nós queremos apresentar a sua vida a Jesus. Há alguém aqui? Levanta a sua mão e, se quiser, já pode vir à frente. Mas essa é também uma hora de reconciliação, uma hora de cura, uma hora de retorno para casa. E você que
tem andado afastado dos caminhos do Senhor e reconhece que nessa hora há um convite, uma oportunidade de retornar aos Caminhos do Senhor, nós também queremos orar com você, estar com você. Alguém que gostaria agora de reconciliar a sua vida, reconciliar o seu coração, por favor, levante uma das suas mãos ou já vem até aqui à frente. Nós queremos orar com você, abençoar a sua vida e celebrar esse tempo, essa hora, e reconhecer que Jesus está fazendo a Sua obra. Essa palavra caiu em boa terra e você não está abrindo mão dessa oportunidade. Alguém? Você quer
vir à frente enquanto nós oramos? Se você entender, você pode vir para cá, nós vamos orar agradecendo ao Senhor por esse tempo, por essa palavra. Peço que os nossos líderes fiquem atentos, caso alguém venha à frente, para atender essa pessoa. Vamos orar. Pai, nós louvamos e Te agradecemos, Senhor, porque a Tua palavra foi aberta diante de nós, porque a Tua palavra foi ministrada a nós, porque a revelação do Espírito Santo, Deus, trouxe entendimento sobre essa palavra. E nós não iremos, Pai, sair deste lugar, sobre ignorância ou sobre juízo, e acusados por esta palavra. Nós vamos
sair deste lugar, Deus, decididos a corresponder e a transformá-la, Pai, em vida, que em nome de Jesus. As nossas decisões, as nossas ações, Pai, tudo... Aquilo que nós vamos viver de agora e nesta semana, pai, seja influenciado, seja impactado por esta palavra. Que os nossos pés estejam em lugares firmes, que os nossos olhos estejam em lugares puros, que os nossos lábios estejam submetidos a Ti. Que, em nome de Jesus, vivamos para o louvor da tua glória; vivamos, pai, para alegrar e agradar o teu coração. Agora, pai, ao nos despedirmos desse lugar, eu quero abençoar a
tua igreja, abençoar os teus filhos e filhas. Pai, que toda ansiedade, preocupação e inquietação sejam agora, pai, substituídos por um descanso, por uma confiança inabalável num Deus que é fiel, um Deus que tem um compromisso com a sua palavra, pai, e faz cumprir os teus desígnios sobre cada um de nós. Abençoa os casamentos, os lares, as questões de saúde, as financeiras; e que, em nome de Jesus, em tudo o seu povo, pai, seja abençoado por Ti. Nós oramos e nos apresentamos, pai, agradecendo e gratos por esse dia, em nome de Jesus. Amém. Deus abençoe a
sua vida, seu coração. Que você tenha um excelente domingo. Eu quero deixar aqui um encorajamento muito especial: a nossa vigília, dia 31, é na sexta-feira, às 23:59. Então, nós vamos entrar na madrugada do sábado. Você pode separar toda essa experiência da meia-noite praticamente às 6 da manhã, ficar todo o período, ou separar um período de tempo: 1 hora, 2 horas, 4 horas, 30 minutos, que seja. Mas não deixe de participar; não deixe de tirar esse tempo, porque na sequência já iniciaremos o nosso próximo propósito de 100 dias na palavra. Vamos, mais uma vez, ler a
palavra de Deus, ter vigílias de oração durante 100 dias. Será uma bênção! Vá em paz, vá com cuidado. Tenha uma ótima semana e os pastores e a liderança estarão aqui, à frente do palco, do púlpito, à sua disposição caso precise de algo. Senão, vá e descanse. Vá em paz, em nome de Jesus.