Unknown

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Video Transcript:
Olá boa noite boa noite para você que está chegando aqui em mais uma quarta-feira da nossa série cinema e psicopatologia Feliz por receber você aqui em mais uma quarta-feira e hoje a gente tem mais um episódio da nossa amada a série cinema e psicopatologia aqui no YouTube o filme de hoje é um filme sensacional que fala em linhas Gerais né sobre a origem do mal porque que uma pessoa se torna alguma coisa ou será que essa pessoa já nasce má ou será que a pessoa se torna má Então são discussões aí que o filme é
levanta e esse filme ele foi Escolhido a Dedo justamente porque é um tema que vai anteceder o início da nossa semana da psicopatologia que já começa na próxima segunda-feira a gente vai ter uma semana inteirinha de aulas em que a gente vai falar nada mais nada menos do que o lançamento do dsm5tr aqui no Brasil que aconteceu em janeiro deste ano com o conteúdo imperdível vamos falar muita coisa de psicopatologia né também do lançamento do dsm mas não só do lançamento do dsm Então fique ligado importante também o reforçar que esse é meu único evento
do ano de psicopatologia então se você ainda não se inscreveu na semana gratuita clique aqui na descrição desse vídeo e se inscreva tá essa é uma semana muito especial e você não pode perder esse conteúdo e quem a essa altura ainda não se inscreveu dá tempo mas também se você já está ligado nas novidades dessa semana é continue Atento que a gente vai ter muita coisa boa Tá bom então vamos para o conteúdo de hoje tá conteúdo de hoje é sobre um filme que é pesado né um filme muitas vezes difícil de assistir algumas pessoas
até mandaram mensagem para mim dizendo eu tentei assistir eu não consegui é pesado é difícil e de fato é o nome do filme chama-se o experimento do aprisionamento de Stanford stafford foi a universidade onde o estudo foi conduzido e a gente vai entender um pouco né qual que foi a ideia do professor do psicólogo por trás deste experimento tá uma das frases desse psicólogo né do zimbardo que é o professor e o psicólogo responsável pelo experimento Philips embardo ele diz o seguinte estamos tentando entender como uma instituição afeta o comportamento do indivíduo então ele partiu
dessa premissa o bem e o mal o certo e o errado a instituição o ambiente a afetaria o indivíduo ou o indivíduo traz isso dentro dele e independente do ambiente que ele viva ele vai manifestar isso de alguma maneira tá E aí ao longo né do filme principalmente do livro eu até peguei aqui o livro para mostrar para vocês né O livro é esse aqui o livro que deu origem ao filme né E que ele escreveu depois do experimento o livro chama-se Efeito Lúcifer e o Philips embardo então ele escreveu depois de ter conduzido esse
experimento bem depois diga-se de passagem vou falar disso então ele levanta o ponto né do que que seria o bem e o mal do que que seria o certo e o errado durante muito tempo a humanidade cresceu e se desenvolveu né a sombra dessa dualidade a sombra dessa questão filosófica e a gente passou muito tempo acreditando que as pessoas Elas seriam eminentemente boas ou eminentemente mas né E que isso estaria dentro da pessoa e os embardo então né ele vem levantar essa questão é de que talvez a linha que defina o bem e o mal
o que divide esses dois lados na gente Talvez seja uma linha muito tênue e que na verdade existam tons de cinza no comportamento humano e não um lado bom e um lado mal não é um lado positivo e um lado negativo como o senso comum acredita mas sim que a gente tem tons de cinza no nosso comportamento em relação ao bem e ao mal tá e essa essa dicotomia na verdade né adotada pelo senso comum entre o bem e o mal segundo o Philips embardo ele acredita que isso permite é que as pessoas se exilam
da sua responsabilidade porque a pessoa diz assim não eu sou boa né então o que aconteceu comigo foi uma questão que teve nada a ver mas eu sou uma pessoa boa então assim e quando a gente assume que talvez a gente tenha um lado bom e um lado não tão bom então a gente se responsabiliza pelas coisas o que aconteceu foi o seguinte em 1970 né lá pelos idosos de 1970 Philips embardo era um psicólogo é né ele tá vivo ainda um psicólogo social norte-americano e decidiu fazer um experimento na universidade experimento esse que deu
anos depois né origem ao filme e ao livro que eu acabei de mostrar para vocês que é o efeito Lúcifer a base desse experimento do zimbardo se baseou no seguinte ele dividiu um grupo de estudantes universitários voluntários né ele pegou esse esses estudantes e dividiu esses estudantes em dois grupos tá e um grupo desenvolveria o papel de policiais de carcereiros e o outro grupo desenvolveria o papel de presidiários e o objetivo principal do experimento dele era observar o comportamento desses dois grupos dentro de um espaço de tempo tá E aí ele tinha hipótese né e
ele queria comprovar a hipótese dele que o ambiente importava mais do que o que a pessoa traz consigo que se ele conseguisse recriar um ambiente por exemplo de um presídio situações análogas a um presídio por exemplo né como abusos como autoridade usando do seu poder de autoridade para subjugar os outros ele acreditava que isso iria você mesmo aqueles indivíduos sendo todos os colegas convivendo na universidade né eram estudantes de Psicologia alunos dele conviviam perfeitamente na universidade eram amigos e aparentemente né adolescentes normais sem histórico de uso de drogas sem histórico de problemas criminais nada tá
E aí então o que ele notou no decorrer do experimento foi exatamente aquilo que ele imaginava né aquilo que ele acreditava que pudesse acontecer ele viu que no decorrer do experimento os policiais passaram a fazer uso né de abuso de poder de violência e aí os embargo conta que ele conheceu durante a vida algumas pessoas consideradas aparentemente boas mas que acabaram fazendo coisas mas ainda que o mal para ele né consiste em se comportar para as embargo de maneira que agride usa o Mili desumanize né ou destrua outras pessoas e utilizar né da sua própria
autoridade e do seu poder para encorajar ou permitir é que outros façam em seu nome tá então o que os embargos revelou nesse estudo com a o experimento de Stanford é que muitas vezes a situação acaba sendo mais importante do que a personalidade individual como determinante do comportamento tá Então nesse estudo Pioneiro é os embardo ele ele começou a observar né que a muitas vezes essa essa violência essas essas situações elas aconteciam sobre o pretexto de uma representação de autoridade ou de uma representação de uma instituição externa em que o indivíduo está vinculado e eu
vou falar disso mais para frente a gente já viveu no mundo situações reais onde isso aconteceu tá onde Em Nome de algo maior foram cometidas violências e atrocidades né mais para frente eu falo bom o fato é que zimbardo ele recrutou 24 homens 24 jovens né estudantes da Universidade de steinford que não tinham antecedentes criminais nunca usaram drogas não tinham assim nunca usaram mas não tinham histórico de uso de drogas não tinha um histórico de comportamento violento no Campos da Universidade então ele pegou o porão do departamento de psicologia da universidade e recriou o mais
próximo possível né o mais próximo que ele conseguiu um presídio tá ele fez celas ele colocou uniformes nos prisioneiros e colocou uniforme nos Guardas O local foi alterado para aparecer o máximo possível com o ambiente prisional aqueles que com os guardas foram instruídos de como agir foram orientados pelos embargos e essa também é uma grande polêmica desse experimento porque assim os embargos disse que ele deu orientações muito Breves para os guardas mas depois né ficou veio à tona alguns inscritos dele e dos colaboradores né que fizeram estudo junto com eles e parece que essas orientações
não foram tão Breves assim né Parece que eles direcionaram um pouco mais tá mas de todo modo o experimento consistia nisso dois grupos um ambiente é criando uma prisão orientações para que os guardas mantivessem a lei a ordem né não poderiam bater e ele queria ver o que que ia acontecer ainda que quase todos os participantes né dos grupos dos dois grupos tivessem ali um comportamento praticamente igual tanto os guardas quanto os prisioneiros né eles eram um grupo que agiam basicamente da mesma forma a gente nota pequenas diferenças individuais dentro do grupo mas essas diferenças
individuais elas não foram necessárias para mudar o desfecho Tá eu vou falar dessas diferenças individuais um pouco mais lá na frente no decorrer do tempo do experimento foi possível notar que o comportamento de cada um e a mudando drasticamente até o ponto em que ficou insustentável e o experimento precisou ser interrompido pelo nível de descontrole principalmente dos guardas que passaram a exercer um poder degradante humilhante né colocavam ali os prisioneiros numa situação de fato de Humilhação a cena final inclusive né que a cena onde os embardo acorda do transe que ele tava né da cegueira
de ser um pesquisador famoso e de conseguir notoriedade e de conseguir uma uma pesquisa né e achados científicos que tornassem ele um pesquisador famoso então ele desperta desse trânsito dessa cegueira né a cena final é muito chocante porque os guardas impõem uma simulação ali né de uma humilhação sexual chamando os prisioneiros de cadelinhas né E foi aí então que ele acorda e ele percebeu que a coisa poderia ficar ainda muito pior tá muito pior Então a gente vai vendo ao longo ali do processo né dos dias em que eles ficaram presos entre aspas onde o
experimento aconteceu o experimento era para acontecer por 14 dias né mas foi interrompido no sexto a gente vê ali que alguns prisioneiros ele se descontrolaram eles eles não conseguiram e eles pediram para sair né era feito um tribunal totalmente falso né eles podiam sair no momento que eles quisessem aquilo ali não era uma prisão era um experimento Mas mesmo com a saída dos colegas os outros não pensavam eu também posso sair eu também posso fazer o mesmo eu também posso gritar né eu também posso dizer que eu não quero mais ficar aqui isso é um
experimento isso não é uma prisão Tá mas eles não fizeram isso eles esperaram que o colega que saiu voltasse para libertar eles eles continuaram calados aguentando as humilhações sendo que eles estavam inclusive em vantagem numérica em relação aos guardas um dos prisioneiros chega a falar isso nós somos mais do que eles eles só são três né E nós somos em mais quantidade então a gente pode a gente pode inverter o jogo mas ele simplesmente se mantiveram ali naquela condição então foram seis dias de experimento com diversas atividades e dificuldade criadas ali pelos guardas é e
humilhações e situações extremas que levaram a finalização do estudo nesses seis dias que era para durar 14 né gerando um estado ali emocional bastante degradado bastante difícil né dos dos homens que participaram ali daquele experimento desembardo afirma no livro inclusive né que ninguém sofreu maiores problemas sequelas e que ele inclusive o departamento de psicologia da Universidade de Stanford se colocaram à disposição para um acompanhamento psicológico desses meninos mas que não foi necessário porque ninguém após o encerramento do experimento teve consequências maiores tá bom o objetivo da pesquisa desembardo né E aí a gente pode pensar
isso para vários outros aspectos era entender o quanto que o indivíduo quando está encarcerado quando está numa situação ali é hierarquicamente inferior o quanto muitas vezes ele pode ser passivo né o quanto muitas vezes ele tem dificuldade de fazer mudanças no comportamento dele para que aquele ambiente mude né para que ele consiga ali sair daquela situação difícil tá E aí desembardo ele ele vem trazer para gente uma ideia né que é bastante difundida na psicologia e que faz a gente pensar muito sobre muitas coisas inclusive da vida né um conceito que eu queria trazer aqui
para vocês os embardo ele vai dizer o seguinte que muitas vezes a gente está numa situação da nossa vida onde a gente poderia sair mas a gente não sai porque a gente aprendeu em algum momento da vida que a gente deve ficar ali e que a gente deve obedecer aquela condição os embardo vai trazer um conceito de um outro psicólogo chamado Martin celleman que é um conceito talvez todo mundo que é da Psicologia aqui né que seja me ouvindo falar vai vai conhecer vai lembrar que se chama desamparo aprendido eu vou te explicar um pouco
como é que surgiu esse conceito para depois a gente entender o que que acontece aqui não experimento como esse do de Stanford e o que que acontece inclusive muitas vezes na nossa vida tá o conceito de desamparo aprendido surgiu assim ao acaso o céliman esse outro psicólogo ele tava fazendo um experimento com cães e esses cães eles estavam numa caixa onde o chão dessa caixa era tinha eletrodos né E esses E esses cães eles levavam choque tá antigamente gente esses experimentos eram permitidos hoje não são mais permitidos né hoje até Os experimentos com ratos que
são muito comuns numa área da Psicologia que estuda o comportamento animal que se chama etologia até ratos e camundongos vem sendo questionados né o uso desses animais é para experimentos hoje tem sido usado peixes em alguns experimentos e até programas de computadores né que estão simulando o comportamento animal mas naquela época aí a gente está falando aí da década de 50 60 esses experimentos infelizmente eram permitidos tá então Abstrai a que são cachorros e foque aqui no que eu quero no que eu quero te ensinar Tá bom então ele viu que é esse animal tava
numa caixa tá tinha um anteparo aqui ou seja tinha uma espécie de mureta e do outro lado tinha uma outra caixa tá E aí o animal tava aqui tomando choque o cachorro tava aqui tomando choque e esse anteparo essa mureta ela tava fechada certo e ele ficou ali um tempo tomando choque depois de um tempo essa mureta Foi retirada e o animal que estava ali tomando choque Ele simplesmente poderia mudar para outra caixa que estava do outro lado mas ele não mudava ele continuava ali tomando choque E aí céliman né fez essa esse estudo que
na verdade era para estudar outra coisa E aí ao acaso ele acabou né chegando nesse conceito que a gente conhece hoje por desamparo aprendido e os embardo ele baseou né parte da explicação do que aconteceu no experimento de Stanford É nesse desamparo aprendido tá então o desamparo aprendido é a experiência de resignação e até de uma certa depressão né de uma certa tristeza que se segue a fracassos e punições recorrentes então não importa o que você faça em determinado momento você não consegue sair daquela situação e você Então aprende que não tem mais jeito e
você se mantém ali para sempre mesmo quando tem jeito entende então quando essas punições esses fracassos Eles parecem arbitrários né Não importa o que você faça você não vai conseguir sair dali Então isso acaba gerando esse sentimento essa se de desamparo apreendido Eu fico ali porque eu já tentei de tudo e eu não consegui sair então mesmo que depois de um tempo haja uma saída eu não saio mais tá na verdade o estudo de céliman ele dividiu os animais em três grupos né ele pegou três grupos de cachorro um grupo que não tomava choque o
segundo grupo que tomava choque mas que com o focinho conseguia desligar o choque em um determinado botão e o terceiro grupo que foi esse que eu citei anteriormente que independente do que esse terceiro grupo fizesse o choque não parava tá então esse terceiro grupo é tinha choques e interrupto não era um choque suficientes para para machucar nem para né matar o animal mas era um choque incômodo e um animal ficava ali se debatendo correndo pulando é rolando é apertando qualquer coisa e nada nada absolutamente nada do que ele fizesse parava o choque tá E aí
no início desse experimento como eu falei nos três grupos tinha uma barreira entre as caixas e os Animais não podiam pular ou passar depois de algum tempo né o grupo que não tomava choque o grupo que tomava choque mas podia desligar e o terceiro grupo que não adiantava o que fizesse continuava tomando choque esse anteparo essa barreira Foi retirada e eles podiam pular para outra caixa onde eles não tomavam choque e aí o que aconteceu foi o grupo 1 claro já não tomava choque mesmo então ele ficou né ali na caixa que tava e ia
na outra caixa voltava para ele não fez grandes diferenças o grupo 2 que podia desligar o choque quando o anteparo é retirado a maioria dos cachorros pula para outra caixa onde Não precisava desligar nada não tinha choque na outra caixa e o grupo três que era o grupo que o choque não parava por nada esse grupo simplesmente não pulava tinha a outra caixa aqui não tinha nada impedindo que esses cachorros viessem para cá mas eles simplesmente continuavam ali tomando choque isso talvez né lembre alguma coisa na sua vida lembra alguma situação que você viveu né
então isso aí é muito comum esse conceito de desamparo aprendido muitas vezes a gente vive isso em algumas situações da vida né muitas pessoas por exemplo passam por relacionamentos difíceis e sofrem muito e muitos relacionamentos né e não podem sair não conseguem sair porque tem filhos ou porque dependem financeiramente daquela pessoa né que estão ali naquele relacionamento E aí enfim é passa um tempo e aquela pessoa já não tem mais aquela condição os filhos já cresceram ela já não depende mais financeiramente daquela pessoa que humilha que faz mal que faz ela sofrer mas ela permanece
ali e aí você questiona essa pessoa não é mas por que que agora você não sabe né seus filhos já são maior de idade Você já conseguiu sei lá passou no concurso conseguiu emprego já não depende mais integralmente dessa pessoa e por que você permanece e ela nem sabe dizer ou ele nem sabe dizer porque está ali naquele relacionamento Então esse é o conceito de desamparo aprendido você foi submetido a tantas situações né vergonhosas humilhantes que nada do que você fazia era capaz de parar aquela situação Então você aprendeu a viver naquele desamparo tá então
quando o animal é o ser humano Enfim voltando aos cachorros lá do célima né quando o animal ele aprende que não importa o que ele faça não importa o quanto ele se esforce ele não consegue sair daquela situação mesmo quando a barreira não existe mais ele se mantém ali sem sair isso é desamparo aprendido sempre que se fala de desampara aprendidos faz uma metáfora que é muito interessante a metáfora é a seguinte você pega um elefante bebezinho bem pequeno e você Isso não foi um experimento não tá isso é uma metáfora e você pega esse
esse Elefantinho um bebê e você a correta ele numa árvore por exemplo E aí O Elefantinho cresce ali no início ele faz de tudo para se livrar daquela daquela corrente ele tenta ele corre né mas a corrente prende ele puxa ele para trás e ele não não consegue sair e ele vai crescendo ele vai crescendo vai crescendo o tempo vai passando e depois de um tempo ele vira um animal gigante né um elefante imenso que talvez se ele puxasse ele derrubaria até árvore né que Dirá quebrar a corrente mas ele se mantém ali ele se
mantém preso a corrente porque porque durante muito tempo ele tentou sair ele tentou romper a corrente e ele não conseguiu então ele entendeu que não havia o que Ele pudesse fazer que ele quebrasse aquela corrente então hoje ele é um animal gigante né ele poderia derrubar a árvore mas ele fica ali preso numa correntinha fina porque ele aprendeu quando ela quando ele era bebê que não havia o que Ele pudesse fazer para se livrar daquela situação Hoje ele conseguiria se livrar de maneira até fácil mas ele se mantém preso ali aquela correntinha fina tá então
isso é desamparo aprendido E aí Claro os embardo ele vai fazer né esse paralelo com o que aconteceu lá no experimento de Stanford ou seja os presos Eles tentaram né de alguma maneira entendeu que tava acontecendo e tentaram né sair daquela situação tentaram pensar em alternativas mas ele simplesmente desistiram eles entenderam que não importava o que eles fizessem se eles obedecessem ou se eles não obedecessem se eles comessem ou se eles não comessem se eles entregassem o colchão Ou eles não entregassem o colchão se eles fizessem flexões Ou eles não fizessem flexões não importavam que
eles fizessem ele seriam humilhados De toda forma então eles desistiram e eles iam dia após dia se tornando mais passivos Então é os embardo ele vai apresentar para gente né nesse experimento alguns processos psicológicos que em maior ou em menor grau tem o poder de sujeitar indivíduos aparentemente normais a cometerem atos né até então impensáveis contra outras pessoas e aí ele vai trazer uma coisa que antes desse estudo dele antes desse experimento né do aprisionamento de Stanford a gente não não tinha isso mapeado tá os embardo vai trazer por exemplo que a primeira coisa que
faz com que você Cometa atrocidades com que você cometa maldades tá é o fato de existir um fenômeno chamado desinividuação foi o termo que zimbardo criou a desinividuação significa a perda da individualidade então todo mundo com roupas iguais todos os prisioneiros com um vestido bordado com o número nada que torne aquela pessoa única especial o cabelo é escondido pela touca de meia né para não ter uma diferença do corte de cabelo da cor de cabelo então todos os todos mais iguais possíveis essa individual é individuação essa perda da individualidade faz com que a gente é
deixe de ver aquele outro ser humano como alguém único como alguém especial tá Outro ponto que pode fazer você cometer atos né de maldade é para outras pessoas é por exemplo a obediência a autoridade tá então vem alguém que tem uma autoridade sobre você no caso ali era os embargo que era o professor deles e disse faça isso mantenha a ordem na minha prisão Pronto foi uma uma ordem que desembardo deu Então é só obediência a autoridade também pode levar você a cometer atos de maldade tá outra outra outro fenômeno que os embardo observou né
que pode levar as pessoas a cometer esses atos seria a passividade perante ameaças Ah então por exemplo eu estou sendo ameaçado mas por conta desse desamparo aprendido Eu já tentei sair dessa situação eu não consigo sair dessa situação Então você me ameaça e eu fico quieta eu não faço nada tá mas os embardo vai dizer que a desumanização né Essa desividuação como ele chamou é o processo central dessa modificação de comportamento uma vez que diminui os outros a condição de seres inferiores e por isso merecedores de Sofrimento de Aniquilação tá E é o que a
gente vê acontecer ali com os guardas Eles foram orientados a se comportar de uma forma em que eles fossem superiores aos presos Eles não eram mais colegas ali eles eram os superiores agora e a gente vê também essa individuação nos guardas Eles foram todos vestidos iguais todos receberam óculos escuros iguais para não fazer contato visual com os presos então todos eram exatamente iguais e naquele momento superiores então diante disso né embargo ele foi concluindo que a situação importa muito o ambiente importa muito as circunstâncias na maior parte das vezes na nossa vida inclusive e lá
no experimento de Stanford também as circunstâncias elas são diretamente responsáveis embora a gente não perceba é pelo que vai acontecendo com o nosso comportamento tá E aí eu vou chamar aqui para discussão né um outro psicólogo muito famoso também o pai da Psicologia comportamental que é o Spinner o Skinner ele dizia inclusive que o livre arbítrio não existe que o livre arbítrio é uma ilusão criada né pelos homens que na verdade você acredita que você está escolhendo Mas você está sendo o tempo todo influenciado pelo ambiente nas mínimas coisas você tá aqui assistindo essa aula
e aí de repente passa aqui embaixo uma propaganda do YouTube é de um hambúrguer né de um refrigerante E aí então você decide pedir no aplicativo o hambúrguer o refrigerante você decide até a cozinha e pegar um refrigerante para beber você acha que você decidiu você acha que você tomou essa decisão tá é mas na verdade você foi influenciado pelo ambiente Então até numa situação como essa né Onde está todo mundo obedecendo Você acredita que o certo é obedecer e você obedece também então você perde né Essa de escolha por conta do ambiente por isso
que o Skinner dizia aqui o livre arbítrio não existe esquina dizia também que a liberdade individual ela só existe quando o indivíduo discrimina os seus comportamentos e as variáveis que os controlam Ou seja a liberdade Ela depende do nosso autoconhecimento então se eu não me conheço se eu não conheço o ambiente que eu vivo se eu não penso se eu não reflito sobre isso é você para achar que eu estou tomando decisões mas na verdade eu não estou eu decido comprar alguma coisa porque eu sou influenciada pelo ambiente em que eu vivo né eu decido
comer alguma coisa porque eu sou influenciada pelo ambiente que eu vivo tá E hoje a gente tá falando aí da década de 70 mas hoje isso já é muito claro né hoje a gente já tem muitas pesquisas falando sobre isso Inclusive a gente já tem um termo né que se chama por exemplo o ambiente obesogênico que é quando a gente tem um ambiente onde todo mundo come mal onde todo mundo se alimenta mal e você acaba então você passa a se alimentar mal como aquelas pessoas que estão ali no seu ambiente influenciada por esse ambiente
e você acaba engordando também tá então isso hoje já é bem conhecido né mas na época que o Skinner falou isso que os embardo falou isso enfim não era não era tão claro né como os estudos hoje né então eles foram os precursores dessas ideias tá então num dos livros mais conhecidos do Skinner né que além da liberdade e da dignidade ele rejeita essa noção de livre arbítrio e Ele defende que todo o comportamento é determinado pelo ambiente embora essa interação né não seja completamente passiva a gente pode interferir também nesse ambiente e modificar esse
ambiente Mas se a gente não interfere se a gente não conhece se a gente não modifica E se a gente não entende o nosso próprio comportamento que foi o que o esquina chamou ali em última instância de autoconhecimento Então a gente vai ser sempre refém desse ambiente tá E aí o próprio zimbardo ele levanta essa questão do livre arbítrio no seu livro e muitas falas né em uma das falas ele diz o experimento nos mostra que a natureza humana não está totalmente sujeita Ao livre arbítrio como gostaríamos de pensar mas que a maioria de nós
pode ser seduzida e se comportar de maneira totalmente atípica em relação aquilo que acreditamos que somos e foi isso que a gente viu no experimento de Stanford né a gente vê inclusive no final do filme alguns dos guardas e dos presos dando um depoimento ali são atores né não são eles de verdade o experimento foi filmado todo filmado e eu acredito e espero que um dia essas filmagens né os embardo ali ele não liberou essas filmagens mas ele não vai ver para sempre né ele já já tem idade avançada ele acho que ele já tem
uns 80 e poucos anos e eu acredito que depois da morte dele essas imagens sejam liberadas na íntegra né ele liberou algumas coisas selecionadas por ele Claro tem algumas fotos também do experimento real mesmo né dos Estudantes mesmo reais no livro mas as filmagens na íntegra ele nunca liberou ele nunca disponibilizou Então eu imagino que em algum momento isso vai vira à tona A não ser que ele destrua também né A não ser que ele enfim é que ele tenha se desfeito né disso Mas então né é o experimento ali do dos embardo foi basicamente
isso e ele queria na verdade na minha humilde opinião os embardo ele tinha duas duas motivações né para fazer o experimento a primeira era de fato conhecer entender o comportamento humano frente a determinada situações mas o que movia mesmo os embardo e a gente vê isso muito claramente no filme né é um ego né é uma um desejo uma vontade né de ser um grande pesquisador de tornar aquelas ideias ali é novas e enfim e de alguma maneira imprimir o seu nome ali na história da Psicologia no filme para quem viu tem uma cena muito
interessante que é uma cena onde ele tá no corredor né do experimento e um colega na faculdade tá de férias então tem pouca gente circulando na faculdade mas tem um outro professor né um outro colega professor de Psicologia que aparece no Campus para pegar um livro na biblioteca E então encontra os embargos no corredor e aí Pergunta para ele ou tudo bom que você tá fazendo aqui e tal ele falar é o experimento ah é verdade eu experimento como é que tá indo aí os embargos tá querendo muito que o cara vai embora né se
tá tudo bem tá tudo bem a gente conversa depois E aí o cara interessado né pesquisador e tal querendo saber um pouco mais falar e qual é a variável dependente do seu estudo né E aí os embardo fica irritadíssimo é bastante grosseiro com um colega Manda ele embora diz que não tem tempo para saber variável dependente de estudo e ali naquele momento assim a gente vê né o quanto ele fez a coisa meio assim de qualquer jeito né ele teve uma ideia achou essa ideia brilhante e disse vamos pegar as pessoas e botar aqui e
ver o que que vai dar né Vamos tipo um protótipo de Big Brother assim né vamos ver o que que vai acontecer aqui né e não tinha muito assim né não tinha muito não houve cuidado nenhum na verdade né no mundo de hoje um estudo desse jamais passaria jamais naquela época nem tinha comida de ética né mas hoje é essa ideia jamais né jamais passaria num comitê de ética como estudo desse nunca né poderia ser feito mas embargo ele não foi o primeiro a fazer isso Acredite você ou não uns dez anos antes do do
experimento de Stanford ele se baseou na verdade num outro experimento que aconteceu na universidade de eu chamado de experimento milgram e nesse experimento o que que aconteceu as pessoas elas foram avaliadas de maneira individual e no experimento do zimbardo ele queria avaliar o comportamento de grupo tá então é nesse experimento milgram por exemplo o que aconteceu foi o seguinte o pesquisador né que era o nome dele era milgram ele pegou grupos dois grupos né do mesmo jeito que a os embargo fez e ele nesses dois grupos ele é dividiu entre um grupo que levaria o
choque e um outro grupo que daria o choque e nesse experimento então ele dava comandos né ele dava sugestões para as pessoas que estavam dando os choques e a pessoa que tava recebendo choque gritava pedia para parar né e com as instruções do da autoridade ou seja do pesquisador a pessoa que estava dando choque ela não parava de dar o choque mesmo ouvindo né mesmo vendo a outra pessoa sofrendo tá Então esse foi um primeiro estudo assim né que foi feito nesse sentido e os embargo ele se baseou muito e teve essa ideia né a
partir desse estudo que foi feito na universidade de e o estudo desembardo ele já começou complicado controverso né porque ele conseguiu Guardas guardas de verdade mesmo policiais da Califórnia que foram buscar os meninos em casa né eles deram acusações variadas né assalto a mão armada furto enfim e era carros mesmo carros de polícia e a princípio até a gente vê ali no filme alguns meninos achando engraçado divertido né sendo Algemado sendo colocado no carro sendo revistados enfim e aí dentro da suposta prisão a gente vai vendo ali né O que vai acontecendo com eles essa
despersonalização Eles foram vestidos com roupas né para que eles perdessem a masculinidade nas palavras dos embargo né eles usavam vestidos na prisão os prisioneiros porque zimbardo na ideia dele ele queria Justamente que essa masculinidade fosse perdida pelo amor de Deus não sou eu que tô dizendo né usar vestidos significa perder a masculinidade eu estou usando as palavras dos embardo tá ele fez isso com este objetivo eu não tô dizendo que isso acontece ou não né vou explicar porque as coisas às vezes tomam contornos complicados aqui na internet então Quem disse isso foi o Philips embardo
tá os guardas também todos despersonalizados com a mesma roupa com cacetetes né com aqueles bastões de madeira óculos escuros para que não tivessem contato visual com os prisioneiros né e os embargos supostamente teria dito para eles vocês podem criar nos prisioneiros a sensação de tédio um alto grau de medo e um sentimento arbitrário de que suas vidas são controladas por nós aqui no presídio pelo sistema que eles não têm qualquer vamos tirar suas individualidades em vários níveis e geralmente isso leva uma sensação de impotência né o tal do desamparo aprendido que eu falei vai ser
ou seja nessa situação nós teremos todo o poder enquanto eles não terão poder nenhum tá então é os guardas foram designados não houve não é como os embardo fez parecer ali para os guardas e para os prisioneiros uma escolha é proposital de quem seria a guarda e quem seria Prisioneiro isso foi aleatório ele jogou uma moeda para cima né ele sorteou quem seria a guarda e quem seria Prisioneiro ele ele diz aos guardas que eles foram Escolhidos por características individuais e disse a mesma coisa para os prisioneiros mas não foi verdade tá eles os guardas
proibiram os prisioneiros de sair da sua celas obrigavam a fazer exercícios faziam ondas noturnas sem nenhuma razão aparente impediram os prisioneiros desvaziar né as suas tirar as suas necessidades ali e deixando ali o suposto presídio num estado de deteriorização de condições sanitárias precárias em 36 horas o primeiro preso teve um colapso né gritando é muito perturbado emocionalmente e foi retirado do experimento tá os guardas Eles foram no escalada de crueldade né se tornando Cada Vez Mais Cruel retirando os colchões da cela aplicando diversas formas de punição obrigando os prisioneiros a dormirem diretamente no concreto impedindo
eles de dormirem durante a noite essa privação de sono né era muito gerava inclusive uma confusão mental neles Eles não sabiam mais quantos dias eles estavam ali alguns eram obrigados a andar nus pela prisão tinha um que ele chamavam de buraco né que era um armário apertado que era como se fosse uma solitária né da prisão eles o rosto deles para andar pela prisão era coberto com um saco né como se fosse aquele saco de pão aquele saco Pardo então assim era um diversas crueldades e essas crueldades foram se escalando né começou ali com um
exercício cinco apoios passou para 15 passou para 20 passou para vai fazer apoio até o seu colega fazer tal coisa e as coisas foram se escalando numa velocidade muito muito grande Tá e aí esse experimento né de Stanford nos faz questionar e fez o zimbardo questionar faz as pessoas agirem da forma que elas agem e esse questionamento dos embargos como eu falei não veio à toa né veio do experimento de um outro pesquisador que chamava-se Stanley milgram que provou que uma vez que as pessoas são colocadas na condição apropriada as pessoas elas podem fazer coisas
que elas não acreditam serem capazes de fazer nesse experimento do milgram ele concluiu que 65% dos voluntários da pesquisa submeteram pessoas desconhecidas a choques cada vez mais altos cada vez maiores infringindo dor a essas pessoas que eles nunca tinham visto na vida sem nenhum motivo aparente no experimento meio foram recrutados 40 homens com idades entre 20 e 50 anos e homens normais homens comuns também assim como no experimento do de stenford tá E eles receberam quatro e 50 pelo experimento né no experimento dos embargo os meninos receberam 15 dólares por dia no início do experimento
milgram Eles foram apresentados para outro participante que na verdade era um cúmplice do experimentador né um cúmplice da da pesquisa eles sortearam papéis né que seria o aluno E quem seria o professor e aí a esse esse pesquisador vestido de jaleco cinza né era interpretado por um ator na verdade e as salas do laboratório da Universidade de eu foram usadas então e um aluno né uma pessoa do experimento um voluntário ficava sentado numa cadeira elétrica e o outro o outro voluntário né que tava na condição de professor era o gerador do choque elétrico tá E
então esse esse aluno né esse como é que fala esse Voluntário da pesquisa era amarrado numa cadeira com eletrodo então ele ia recebendo choques na medida em que o outro voluntário e é dando tá E aí tinha desde uma variação de 15 volts que é um choque bem pouquinho desses Quando a gente encosta assim alguma coisa até uma variação de 450 volts tá Ou seja que é um choque que já dói bastante e aí o professor né a pessoa responsável pela pesquisa dava três estímulos não quatro estímulos na verdade né o primeiro estímulo era por
favor continue o segundo estímulo era o experimento requer que você continue o terceiro estímulo era é absolutamente essencial que você continue e o quarto estímulo era você não tem outra escolha a não ser continuar então a medida em que o choques iam sendo dados a pessoa que tava dando choques e ouvindo esses estímulos tá E aí caso o participante é se negasse a fazer ele disse não eu não vou mais dar choque nessa pessoa né não me recuso a fazer isso tá ele podia parar e aí ao final né do experimento 65% das pessoas chegaram
até a voltagem mais alta de 450 volts e todos todos os participantes foram até 300 volts Ou seja é muito total de 15 volts chegaram até 300 todos absolutamente todos 65% foi até a voltagem mais alta 450 tá então o milgram né esse outro psicólogo Ele estudou o poder da autoridade individual Então tinha ali uma figura né de professor de pesquisador que me dizia continue é importante que você continue o estudo requer que você continue tá E os embardo então ele pegou essa ideia e ele resolveu avaliar a influência da instituição tá então o estudo
de desembardo segundo ele próprio trata-se sobre o poder da instituição E aí desembardo ele vai explicar é que a maldade é uma questão de poder quando eu imponho né quando eu inflingio mal alguém seja esse mal psicológico ou físico eu me torno de certa maneira poderosa para aquela pessoa eu passo Ou pelo menos eu posso passar a controlar aquela pessoa de alguma maneira aquela pessoa ela se torna mais suscetível tá E aí ele levantou né alguns pontos que tornariam uma pessoa mais suscetível a cometer alguns alguma maldade né a fazer mal para os outros tá
E aí o primeiro primeiro ponto né que ele vai trazer como o passo 1 digamos assim para você se tornar uma pessoa má né para você começar a fazer mal para os outros é dar um pequeno passo sem pensar normalmente algo insignificante né algo que abre portas digamos assim para abusos cada vez maiores como um choque por exemplo de 15 volts em algum momento você acha que é razoável você pega outra pessoa no estudo no experimento e dá um choque nela de 15 volts Ah tudo bem choquinho só não faz mal até chegar no de
450 a mesma coisa lá as punições dos guardas né começaram com punições suaves cinco flexões Ai que bobagem né eu pedi para alguém fazer cinco flexões para mim E aí essas punições chegaram até o impensável o segundo ponto que os embardo levanta é a desumanização do outro né aquilo que eu já falei é ninguém ali se chamava John Peter Francisco João não era quatro um meia três dois cinco né eram números então assim a desumanização das roupas a desumanização é de não ter um nome de ser um número tá além disso a desumanização própria enquanto
o indivíduo ou seja ali eles eram grupos eram grupo de presos e o grupo né de Guardas então não eram mais pessoas né Eles não eram mais o guarda Fulano o guarda ciclano era senhor guarda da prisão Eram todos iguais não importava a quem o preso tivesse se referindo ele se referia sempre da mesma maneira senhor guarda da prisão e esse ponto leva a um outro ponto que é a difusão da responsabilidade pessoal que é muito perigoso tá imagine que tem uma uma um tumulto generalizado né uma briga de rua e uma pessoa é linchada
né uma pessoa é violentamente agredida De quem é a culpa A culpa não é de ninguém a culpa é da multidão a culpa é de todo mundo né E aí quando a culpa é de todo mundo a culpa não é de ninguém tá então quando essa responsabilidade pessoal ela é diluída no grupo fica mais fácil a gente fazer coisas que a gente não faria se a gente tivesse que fazer sozinho tá então ali na prisão a gente vê isso né os guardas eles não são Fulano que tá fazendo é o grupo que tá fazendo é
todo mundo que tá fazendo são todos os guardas que estão fazendo um outro ponto que a os embardo vai levantar é a obediência a autoridade então mil grande já tinha demonstrado isso né É E os embardo ele reafirmou isso ou seja ele disse aos guardas mantenham a ordem faça o que precisa ser feito impõe a eles um ambiente hostil e eles fizeram sem pensar né sem fazer um juízo de valor sobre aquilo que tava sendo pedido Ou seja eu não tenho culpa culpa não é minha foi ele que mandou eu fazer né Foi ele que
pediu para fazer então a culpa não é minha tá então esse é um outro ponto também que pode levar as pessoas a praticar atos de maldade de violência um outro ponto que os embargo vai levantar é a Adesão passiva as normas do grupo então por exemplo quando você tem lá duas torcidas organizadas né no estádio de futebol Você é da torcida sei lá do Flamengo e tem lá uma outra pessoa boa na torcida do Fluminense Você odeia aquela pessoa pode ser né Qualquer pessoa você nem sabe quem é aquela pessoa mas você odeia aquela pessoa
só porque ela usa um uniforme diferente do seu é uma pessoa que você nunca viu na vida mas ela usa uma cor que não te agrada a gente viu muito isso infelizmente né infelizmente na época das eleições aqui no Brasil se você usava uma determinada camisa você era automaticamente odiado pelo outro grupo dos dois lados né então assim não importa quem era aquela outra pessoa não importa se ela era um pai se ela era uma mãe se ela era uma filha se ela era uma pessoa boa mas não importa ela está do outro lado então
essa adesão passiva as normas do grupo Ela pode ser muito perigosa né muito perigosa muito mesmo a gente viu isso lá no experimento dos embardo tanto nos guardas quanto nos presos eles aceitavam o seu papel e eles automaticamente odiavam o outro lado né sendo que o outro lado era um amigos deles eram colegas né de faculdade deles não tinha porque eles estarem se odiando ali mas eles automaticamente se odiaram porque eles estavam do lado oposto esse comportamento de adesão passiva né as normas do grupo é extremamente perigoso e por últimos embardo vai dizer que a
tolerância passiva a maldade através da inatividade ou da indiferença também é outra coisa que é pode levar as pessoas a fazer coisas é que mesmo que ele não queira fazer ele acaba fazendo por conta dessa passividade a gente vê um ou dois guardas ali que fazem muito pouca coisa eles não maltratam eles não dão ordens Eles apenas abrem e fecham as células né mas eles também não se revoltam eles também não se recusam me dizem eu não vou fazer isso tá errado isso que você tá fazendo com o nosso colega tá errado ele até pode
pensar achar meio estranho mas ele continua ali passivamente aceitando as normas do grupo e acreditando que porque ele não está fazendo diretamente ele não está contribuindo para aquilo que está acontecendo ali na última cena a gente vê um guarda né quando eles são colocados ali na posição de Humilhação sexual são chamados de cadelinhas os presos e tal tem um guarda que se afasta do grupo dos guardas senta numa cadeira e pela primeira vez tira os óculos escuros e põe numa mesa mas ele não se rebela ele não dizer pai é pa para para com isso
não eles são nossos colegas eles são nossos amigos o que que vocês estão fazendo vocês estão loucos né ninguém faz isso ninguém então pode ter havido ali uma reflexão mas não foi uma reflexão suficiente para interromper aquilo que tava acontecendo Então zimbardo ele vai através né desses pontos que ele vai levantando ali na teoria dele no experimento dele ele vai nos explicando que a chave para determinados comportamentos está na situação em que a pessoa se encontra e que essa situação tem enorme influência sobre a gente então esse esse sistema né que que vai se formando
e vai corrompendo a gente tá então no experimento de Stanford o que a gente vê é o papel de guarda e o papel de Prisioneiro aqui que foram os papéis que foram dados aos voluntários através de sorteio e cada um encaixou automaticamente naquele papel de acordo com os seus próprios estereótipos pré-concebidos E aí todo o resto foi o ambiente que fez né todas essas esses Passos esses itens né que que os embardo foi levantando dá um passo sem pensar a desumanização do outro a desumanização própria né a a coisa da diluição da responsabilidade pessoal a
obediência cega à autoridade a Adesão passiva as normas do grupo a tolerância passiva através da inatividade tudo isso vai fazendo com que a pessoa faça coisas que ela nem poderia pensar imaginar que era capaz de fazer tá então steinford e o experimento representa na opinião dos embargo demonstrações clássicas né daquilo que a gente tem de poder e ele vai inclusive né para a gente que a existiram situações análogas na vida real a stenford ele vai citar por exemplo a prisão de Abu grave né ele vai citar o nazismo tá onde houve ali uma obediência cega
à autoridade e onde um nós Contra Eles gerou talvez a maior atrocidade da humanidade né e uma figura de autoridade na Alemanha que foi o Hitler fez com que as pessoas fizessem coisas que elas não imaginavam que seriam capazes de pensar inclusive quando os os guardas né as pessoas que que levavam por exemplo os judeus para as câmeras né de gás quando eles foram questionados nos seus julgamentos né quando eles passaram lá pelo tribunal eles disseram não eu só estava obedecendo ordens eu só estava fazendo o que me mandaram fazer né mas você não é
um ser humano Você não é capaz de pensar né você não é capaz de refletir sobre aquilo que você tá fazendo e dizer opa pera aí eu não posso matar essa pessoa essa pessoa não fez nada como é que eu vou levar ela para uma câmera de gás calma espera não posso não vou fazer me mate mas eu não vou fazer né E ninguém fez isso E aí A grande questão que fica né do experimento de Stanford é a maldade a pessoa que é ruim que comete esses atos ela é influenciada pelo ambiente ou pela
genética na ciência e eu já falei isso em muitas outras situações e muitos outros vídeos na ciência o que a gente entende por maldade né Que maldade é um conceito filosófico é um conceito né enfim até passa um pouco ali pela religião o que a gente entende por maldade pode ser traduzido por aquilo que a gente chama de comportamento antissocial que não é o que o senso comum chama diante social né que é não gostar de socializar tá o que a gente chama de comportamento antissocial é a violação de normas regras leis e Inclusive a
desconsiderando o direito do outro tá E isso seria então um dos sintomas ali né o comportamento antissocial do que a gente chama de transtorno de personalidade antissocial né que é conhecido popularmente como psicopata ou transtorno de conduta na infância e na adolescência tá então ter esses comportamentos que infringem as leis que violam os direitos dos outros e isso seria o mais próximo que a gente consegue entender na ciência pela maldade tá E quanto a maldade ou o comportamentos antissociais serem influenciados pelo ambiente ou pela genética hoje né Hoje atualmente a gente tem estudos que já
mostram isso mas claramente na época desembardo a gente não tinha mas atualmente a gente sabe que 30 em torno de 30% A genética e 70% é ambiente Inclusive tem um psicólogo que estudou isso e ele pegou crianças que foram adotadas né mas que tinham Mães com comportamento antissocial né E essas crianças foram adotadas por outras mães que não tinham comportamentos antissociais ou seja nunca tinham sido envolvidas né com nenhum problema é com a lei com as regras enfim e inicialmente ele chegou à conclusão de que muitas dessas crianças que tinham sido adotadas por mães que
não tinham comportamento antissociais elas repetiam o comportamento da mãe biológica né E aí inicialmente se acreditava que a genética era muito importante por exemplo na maldade no comportamento antissocial só que depois né com outros estudos que foram surgindo se chegou à conclusão de que essas crianças que reproduziam esse comportamento na verdade elas passaram muitos anos em instituições elas passaram muitos anos em creches em abrigos nas ruas enfim elas passaram muitos anos num ambiente que não era um ambiente familiar um ambiente acolhedor um ambiente validante como a gente chama na psicologia tá então esse tipo de
estudo é muito difícil de ser feito primeiro porque você não tem tantas pessoas assim eh você não pode pegar uma criança e tirar de uma mãe biológica para fazer um estudo né então você precisa que isso seja fortuito você precisa aqui de fato existe uma criança que tem uma mãe biológica presa né com comportamentos antissociais ou um pai biológico nessa condição e ela por qualquer razão já esteja afastada desse ambiente onde ela nasceu né E tenha sido adotada por outra família então esses estudos são difíceis mas assim hoje estima-se que 30% desses comportamentos antissociais sejam
genética e 70% ambiente e isso corrobora lá com as ideias né da década de 70 é que se embardo dizia que o ambiente vai influenciar nesse comportamento de maldade tá E no caso do experimento foi temporário Claro depois do experimento acabou e obviamente pessoas voltaram a ser o que elas eram fora daquele ambiente mas uma criança que é exposta a esses ambientes violentos desde o primeiro né os primeiros anos de vida é existe uma chance muito maior dela se envolver em comportamentos violentos e antissociais lá na frente também o experimento de Stanford aconteceu na década
de 70 mas zimbardo só publicou este livrinho dele aqui lá por 2007 tá que foi quando ele reuniu Todo o material e talvez tenha tomado coragem para publicar não sei né o fato é que esse livro aqui foi publicado em 2007 tá E ele reuniu então o material do experimento de Stanford nesse livro aqui chamado efeito Lúcifer tá e ele vai inclusive nesse livro citar né o nazismo citar a prisão diabo grave citar outras experiências da vida real onde a gente viu o que aconteceu na prisão de steinford infelizmente né Como por exemplo o que
aconteceu na Alemanha onde as pessoas né O país inteiro basicamente se ajoelhou perante um líder que promoveu um dos maiores genocídios já vistos na história da humanidade e a gente viu todos aqueles pontos lá que os embardo vai citando né da desumanização principalmente né colocando as pessoas num grupo para que elas sejam desumanizadas então a gente pode fazer o que a gente quiser com elas e também nós somos um grupo então como nós somos um grupo A culpa não é de ninguém a gente faz qualquer coisa porque todo mundo tá fazendo junto e isso me
exime da responsabilidade né então isso é muito perigoso é para além dessa discussão do bem e do mal né eu não vou me aprofundar nessa discussão até já pelo adiantado da hora mas assim eu acho que tem uma outra discussão também que o experimento de Stanford traz para a gente que é até onde vai essa obsessão pela ciência pelo resultado pela publicação pela glória né do pesquisador para imprimir o nome dele lá na ciência na psicologia no filme A gente vê uma conversa dos embargo com a esposa que também é psicóloga né E ela fala
para ele assim muito indignado O que que você tá fazendo são meninos O que que você tá fazendo em nome da ciência pare com isso né E ela muito indignada e ele continua como experimento né ainda mais um tempo porque ele realmente quer quer os Louros que é a glória que é imprimir o nome dele na ciência na psicologia O filme é ótimo pesado difícil de ver o livro é fantástico tá E apesar de toda a polêmica inclusive já tentaram invalidar a pesquisa deles achados deles dizer que não valia de nada porque ele teria dado
mais direcionamento ao experimento do que ele realmente diz que deu foram encontrados já escritos deles de seus colaboradores né que sugerem isso mas o fato é que zimbardo deu sim a sua contribuição a psicologia um estudo desse como eu falei não seria mais possível hoje é impensável com estudo desse passar por um comitê de ética mas ele escreveu o seu nome na história da Psicologia Sem nenhuma dúvida tá E aí eu deixo aqui uma frase do próprio zimbardo que está escrito no livro né no efeito Lúcifer que eu queria deixar aqui para você pensar tá
quão bem Você conhece a si mesmo as suas forças e as suas fraquezas seu autoconhecimento advém da observação do seu comportamento em situações familiares ou quando é exposto a contextos completamente novos onde seus velhos hábitos são postos à prova ainda nesta esteira quando quando você conhece as pessoas que convive diariamente quão bem Você conhece as pessoas que convive diariamente a sua família os seus amigos os seus colegas a pessoa que você ama quanto nós mesmos nos conhecemos nessa limitada experiência de situações familiares que envolvem regras leis políticas e pressões que nos restringem e se isso
lhe fosse retirado é a pergunta que zimbardo deixa aí como é que você se comportaria numa situação como essa você seria como os guardas e aceitaria aquela situação ali de humilhar os seus colegas você seria como os prisioneiros e diante de uma situação de humilhação você entraria nesse desamparo aprendido e compreenderia que não há o que você faça para sair daquela situação como é que você se comportaria então assim que eu quero dizer para você é se você é psicólogo Leia esse livro O efeito Lúcifer tá se você não é psicólogo ainda assim se interessar
não é um livro absolutamente técnico né um livro que descreve um experimento dá para ler mas se você não é psicólogo tiver interesse também Assista o filme ele tem disponível para aluguel na Amazon Prime e na Apple TV tá bom bom minhas considerações sobre o experimento de Stanford foram essas antes de finalizar eu queria só lembrar vocês quem ainda não se inscreveu na minha semana da psicopatologia que inicia segunda-feira adiante se agilize o link para vocês se inscreverem está aqui na descrição desse vídeo e eu tô avisando se inscrevam para vocês não perderem todas as
novidades dessa semana eu tô muito ansiosa eu tô muito animada para segunda-feira a gente está divulgando todas as novidades em detalhes para quem já está inscrito Tá bom então não perca se agilize e se inscreva tá eu espero todo mundo na segunda-feira para nossa semana da psicopatologia beijo boa noite de quarta-feira tchau
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