Romanos Capítulo 3 então a leitura do verso 21 a 31 mais exposição do verso 25 em diante mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem porque não há distinção Pois todos pecaram e carecem da Glória de Deus sendo justificados gratuitamente por sua graça mediante a redenção que há em Cristo Jesus a quem Deus propôs no seu sangue como propiciação mediante a fé para manifestar a sua justiça por ter Deus na sua
tolerância deixado impunes os pecados anteriormente cometidos tendo em vista manifestação da sua justiça no tempo presente para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus onde pois a jactância foi de todo excluída porque lei das obras não pelo contrário pela lei da fé concluímos pois que o homem é justificado pela fé independentemente das obras da lei é porventura Deus Somente dos judeus não é também do gentios sim também dos gentios visto que Deus é um só o qual justificará por fé o circunciso e mediante a fé em circunciso anulamos pois
a lei pela fé não de maneira nenhuma antes confirmamos a lei até aqui a leitura da palavra de Deus queridos irmãos vamos orar pedindo que o nosso Deus nos ajude na compreensão da sua palavra pai pedimos mais uma vez a direção do teu espírito santo no entendimento da tua Revelação escrita pedimos não somente que possamos entender racionalmente logicamente o que está escrito mas perceber com os olhos do coração que o senhor ilumine os olhos do nosso entendimento espiritual para aprendermos aquilo que o senhor nos revela pedimos ao pai que tu fales ao nosso coração Oramos
por cada pessoa que presente que nos Ouve aqui na igreja e também através da transmissão pela internet que a todos queiras abençoar através da tua palavra dando a cada um de acordo com a necessidade é o que nós Te pedimos em nome de Jesus amém queridos Nós entramos desde domingo passado na segunda parte da carta aos romanos onde o apóstolo Paulo começa a explicar a justificação pela fé como vocês se recordam Paulo escreveu essa carta a Igreja de Roma porque ele queria apresentar-se e apresentar o evangelho que ele pregava o alvo de Paulo era missionário
já fazia cerca de 12 a 15 anos que ele vinha pregando o evangelho naquela região que fica ao redor da Bacia do mar mediterrâneo se você olha no mapa bíblico você vai ver aquela região toda que pega a Ásia pega a parte da caia todas províncias do Império Romano durante 12 15 anos a gente não tem muita certeza Paulo plantou igrejas naquela região e depois de um tempo ele olha para trás e vê que não tem mais Campo porque em todo lugar ele já tinha pregado o evangelho ele coloca os olhos ao norte lá na
Espanha onde Cristo ainda não havia sido anunciado só que para ele pregar na Espanha ele precisava do apoio de uma igreja que estivesse mais ou menos no meio do caminho e exatamente a igreja de Roma se encaixava nisso aí Paulo não era conhecido da igreja de Roma ele não era um fundador da igreja de Roma embora houvesse na igreja de Roma pessoas que eu conheciam é só dar uma olhadinha no Capítulo 16 dessa carta aos romanos E lá nós vemos que Paulo cumprimenta e chama por nome mais de 20 pessoas que provavelmente haviam conhecido Paulo
fora de Roma durante o seu trabalho missionário e haviam migrado lá para a capital do império e elas tinham esse conhecimento a respeito de Paulo mas a liderança da igreja a igreja em si não conhecia o apóstolo Paulo então é necessário que o apóstolo Paulo Se apresente a igreja de Roma e que exponham seus planos de pregar o Evangelho na Espanha e indague da igreja se a igreja estaria disposta a apoiar nesse trabalho missionário só que Paulo sabia que a reputação dele entre os judeus não era lá muito boa e especialmente em Roma havia uma
comunidade muito grande de judeus a ponto de que a alguns anos antes né de Paulo escreveu essa carta o Imperador Cláudio expulsou os judeus de Roma porque eles eram tantos e a influência deles na política e no comércio era tão grande que ele mandou os judeus ir embora de Roma não é e os como o império não fazia a diferença entre judeu e Cristão naquela altura né para eles os cristãos eram aceita do Judaísmo Então muitos cristãos também foram é mandados embora tem até uma um autor Pagão daquela época um Historiador daquela época não tinha
nada de cristão ele até registra esse fato e diz que o imperador Cláudio acabou expulsando os judeus de Roma por causa da instigação de um tal de crédito mas quem seria esse crédito e se fosse Cristo não é o historiador Romano ele não sabia muito bem a distinção Cristo é uma palavra em aramaico não é então ele citou como crédito e disse que foi por causa de crédito que o imperador mandou os judeus embora então alguns estudiosos até acham que o que aconteceu é que o a igreja cresceu tanto em Roma não é e os
judeus com toda aquela perseguição que o imperador que não sabia distinção entre um e outro só ouvia falar do tal de Cristo Cristo Ele mandou expulsar todo mundo que seguia Cristo né E aí nessa saída de Roma saiu aquele famoso casal Áquila e Priscila não é que Paulo encontra mais adiante se torna um companheiros ah fazedores de tendas e tudo mais então Paulo sabia que lá em Roma o nome dele não era lá muito bem visto não é e havia na igreja muita gente que tinha vindo do Judaísmo e que tinha questões a respeito do
apóstolo Paulo corria boatos de que Paulo eram Mercenário que Paulo havia traído a fé dos seus ancestrais que ele ensinava um uma outra mensagem que não era mensagem do verdadeiro Deus que ele desanimava os judeus A seguirem a tradição dos seus pais então o apóstolo Paulo nessa carta preparatória para visita dele ele antecipa alguma das questões que ele sabe que quando ele chegar lá em Roma vão perguntar para ele então é por isso que a carta aos romanos ela pode ser definida como uma carta missionária onde Paulo apresenta o evangelho que ele prega a luz
das questões de judaicas daquela época por isso que na carta você tem tanta referência a lei de Moisés obras da Lei circuncisão ele fala de Abraão ele fala de Davi fala dos patriarcas fala de Israel está cheia de referências ao antigo testamento a carta Exatamente porque o ambiente que a carta encontraria era esse ambiente judaico e que não era exatamente o ambiente muito favorável ao Apóstolo Paulo então ele divide a sua carta em 5 ou 6 partes na primeira parte ele mostra a perdição de todos os Homens todos os homens estão perdido inclusive os pagãos
que estão lá na Espanha por isso que eu preciso pregar o evangelho para eles eles nunca ouviram falar de Deus mas eles estão perdidos do mesmo jeito por conta da Revelação que Deus fez desse mesmo na natureza e na consciência deles mas não só eles os judeus também estão perdidos porque eles receberam a lei de Deus mas eles não guardam a lei de Deus eles não cumprem a palavra de Deus então os judeus e gentios estão todos perdidos é por isso que eu preciso pregar o Evangelho não me envergonho do Evangelho porque é o poder
de Deus para salvação de todo aquele que crê primeiro do judeu e também do Gentil diz ele logo no começo da carta Então os capítulos 1 2 e até metade do 3 nesses capítulos o apóstolo Paulo fala da perdição de toda a raça humana e agora metade do capítulo 3 até o final do capítulo 5 ele vai expor de que maneira o Deus justo salva pecadores de entre os gentios e de entre os judeus que é mediante a fé em Jesus Cristo do Capítulo 6 até o Capítulo 8 ele vai explicar De que maneira as
pessoas que são salvas pela fé em Jesus Cristo judeus e gentios elas devem viver aqui nesse mundo ele vai falar e como Cristo nos liberta do Poder do pecado Capítulo 5 ele vai falar da nossa união com Cristo que é a base para nossa salvação e Santificação Capítulo 5 ele vai como Cristo nos liberta do pecado Capítulo 6 ele vai falar como Cristo nos liberta da Lei Capítulo 7 vai falar da vida no espírito Capítulo 8 e de 9 até 11 ele começa a falar de Israel O que é que vai ser da Nação de
Israel Será que Deus abandonou os Judeus tem ainda um plano para os Judeus é a parte em que ele trata de escatologia não é E aí de 12 até o final ele dá orientações práticas pra igreja ele fala a respeito dos dons espirituais unidade vida de santidade como se relacionar com os irmãos em questões de diferença de opinião e ele termina no capítulo 14 e 15 falando dos seus planos de ir para Roma e passar de ir para a Espanha mas antes de passar em Roma e receber o apoio da igreja para Esse empreendimento missionário
e o Capítulo 16 são saudações que ele faz então nós estamos aqui no início do capítulo número dois em que Paulo está Desculpa no início da segunda parte da carta onde o apóstolo Paulo está falando da justificação pela fé como Deus justifica pecadores e no domingo passado nós vimos do verso 21 até o verso 24 os seguintes pontos que Paulo fala a respeito do caminho de Deus ele diz que Deus é justo mas Deus justifica pecadores é assim que ele nos salva através de uma justiça que não é Nossa mas a justiça de Jesus Cristo
que nos é aplicada que nos é imputada e essa aplicação da justiça de Deus e portanto da sua salvação acontece sem as obras da lei não é alguma coisa que nós merecemos não é porque nós temos o direito não é alguma coisa que se originou em nós mas é o próprio Deus que gratuitamente nos oferece Essa justificação ela estava ensinada no antigo testamento desde o início do mundo mas estava na forma de símbolos de figuras estava meio que velado mas agora no tempo presente com a vinda de Jesus Cristo Essa justiça de Deus a maneira
pela qual ele justifica pecadores ficou Clara com o testemunho inclusive do Antigo Testamento ele ensina que Deus dá gratuitamente Essa justiça mediante a fé em Jesus e que a base dessa justiça que Deus nos dá é a redenção que há em Cristo Jesus e que isso foi isso até o verso 24 né de 21 até 24 a partir do verso 25 que a gente percebe é uma preocupação do apóstolo Paulo em explicar aos seus leitores de Roma o que poderia ter parecido uma injustiça da parte de Deus [Música] a questão é a seguinte se somente
agora com a morte de Cristo Jesus Deus manifesta a sua justiça e a sua salvação não teria Deus sido injusto com os que viveram antes de Cristo deixando de castigá-los porque o pecado existe desde Adão Cristo veio milhares de anos depois Então nesse período né não Deus não destruiu a humanidade como deveria destruir que o salário do pecado é a morte e Deus é justo Deus conviveu com o pecado da humanidade e não destruiu a humanidade como ele deveria fazer já que ele é justo Então como explicar isso é o ponto de Paulo agora ele
vai dizer que Deus na sua paciência deixou impunes os pecados cometidos antes de Cristo porque ele estava aguardando o momento de manifestar sua justiça ele tinha o pecado foi castigado seria castigado em Cristo Jesus Deus castigou os pecados antes de Cristo e depois de Cristo Então antes de Cristo Ele estava sendo paciente não destruiu a humanidade porque aguardava Plenitude dos tempos quando seu filho haveria de vir e na cruz do Calvário oferecer um sacrifício completo pelo pecado pagando a culpa do pecado apaziguana Ira de Deus então é isso que ele explica aqui do verso 25
até o final no verso 31 nós vamos seguir então a passagem há vários pontos aqui que Paulo está fazendo eu quero examinar quatro ou cinco declarações dele e terminar com algumas aplicações assim nos permita Deus e vamos começar com a primeira declaração que está aí no verso 25 no verso 24 ele diz que nós somos justificados gratuitamente pela graça de Deus mediante a redenção que há em Cristo Jesus e aí ele afirma a quem Jesus né o qual Deus propôs no seu sangue como propiciação mediante a fé essa é uma frase complicada que precisa de
um pouco de atenção da nossa parte Paulo está dizendo que Deus propôs a propiciação o pagamento dos pecados na pessoa de Jesus Cristo essa palavra aí propor significa apresentar alguma coisa publicamente fazer uma oferta diante de todos é uma manifestação pública de uma proposta ou seja antes de Cristo a intenção de Deus e o plano de Deus não era assim tão claros estavam lá no antigo testamento parafigurados nos símbolos tipos e figuras vamos ver um deles daqui a pouco mas foi somente agora que Deus propôs Deus apresentou publicamente o seu plano com a vinda de
Cristo essa proposta se torna pública agora todos podem ver todos podem saber de que maneira Deus é justo em castigar o pecado em Cristo e dessa forma justificar pecadores ou seja Deus apresenta a humanidade publicamente claramente o caminho pelo qual a humanidade pode se livrar da sua Ira isso aqui é importante nós lembrarmos porque o furo da questão é essa aqui nos Capítulos 1 2 e metade do capítulo 3 o apóstolo Paulo disse que a humanidade está debaixo da Ira de Deus A Ira de Deus é a reação justa de Deus Diante do pecado todos
pecaram os judeus pecaram os gentios pecaram desde Adão até o dia de hoje somos todos pecadores não é exceção nenhuma a humanidade está debaixo da Ira de Deus ou seja ela está sujeita a ser castigada por Deus aqui nesse mundo com castigos temporais e na eternidade com Sofrimento Eterno com o Sofrimento Eterno Então essa situação da humanidade de que maneira então Deus pode aplacar a sua Ira de que maneira nós podemos A Ira de Deus pode ser satisfeita porque terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo Como diz já a carta aos hebreus Então
como é que nós escapamos de um Deus irado que está irado conosco pelos nossos pecados O próprio Deus propôs isso Ele propôs isso ele veio a público para dizer de que maneira a ira dele justa porque somos pecadores pode ser apaziguada de que maneira a ira justa dele Pode ser apaziguada então Ele propôs isso o que Ele propôs é aqui voltando ao verso 25 Ele propôs a Jesus Cristo como propiciação eu fiquei muito feliz que essa nova versão que está sendo feita da Almeida corrigida da Almeida atualizada que a bíblia que a gente usa ela
não trocou a palavra propiciação porque vocês vão ver aí que outras bíblias em vez de propiciação trazem aceitação a maneira como Deus pagamento pelo pecado e tira essa palavrinha que é essencial e tão carregada teologicamente que a palavra propiciação o que que Paulo quer dizer com isso que a proposta de Deus é Jesus Cristo como propiciação o que significa propiciação literalmente o que Paulo está falando é que Deus propôs publicamente Jesus Cristo como propiciatório propiciatório O que é o propiciatório os leitores do Antigo Testamento vão se lembrar disso aí o próprio ciatório era aquela tampa
que te em cima da Arca da Aliança Deus mandou Moisés fazer uma arca e cobrir aquela arca com uma tampa essa tampa tinha um metro e 10 por 60 um metro e 10 por 60 ela tinha que ser feita de Ouro Puro ouro batido em cima da tampa Moisés tinha que colocar dois querubins de ouro dois anjos não é batidos em ouro e voltados um para o outro com as asas se tocando no meio e dentro da arca debaixo da tampa era para colocar os dez mandamentos e aquela arca ela ficava escondida lá dentro do
santo dos santos ninguém via aquela arca só quem envia era o sumo sacerdote uma vez por ano no dia da expiação que era o dia da propiciação o yom kippur até hoje judeus celebram essa data em que o sumo sacerdote entrava ali levando o sangue de dois animais de um novilho que era primeiro Pelos Pecados dele ele não podia entrar lá sem primeiro se purificar com o sangue do novilho e uma vez que ele entrou lá no santo dos santos lá no santuário na frente da arca eles derramava o sangue de um carneiro em cima
da arca como pagamento pelo pecado do Povo de Deus então o nome daquela tampa onde o sangue era derramado o você propiciatório era ali que se fazia propiciação ou apaziguamento da Ira de Deus na hora que o sacerdote estava derramando o sangue daquele Carneiro ali sobre a tampa era como se Deus se aplacar se a ira de Deus se retirasse Deus removesse a sua ira do seu povo que tinha pecado contra ele por isso que o nome era o dia da propiciação O Dia Em Que Deus se apaziguava com relação ao seu povo e não
considerava o seu povo como inimigo mas agora podia fazer a paz porque o pecado havia sido pago por conta daquele sangue era aquilo que era chamado de propiciação e a ideia básica era essa o propiciatório era o lugar em que a ira de Deus era aplacada com sangue e é interessante que aquele sangue corria pela tampa que cobriu os dez mandamentos os dez mandamentos nós já vimos Paulo falando disso aqui no capítulo 3 os mandamentos foram dados para nos condenar eles são libelo de acusação de Deus contra nós são uma prova da nossa corrupção da
nossa culpa da Justiça da nossa condenação mas agora a lei não podia mais condenar o Israelita porque porque entre a Lei e o Israelita estava o propiciatório coberto de sangue então ele não era mais atingido pela condenação da lei o sangue cobria a tampa da arca e a Lei não atingir mais a nação e a nação portanto era perdoada e aceita Paulo nos diz aqui agora podemos ler né O Verso 25 com esse pano de fundo e entender o que é que Paulo está dizendo Deus propôs no sangue de Jesus propôs a Cristo Isso quer
dizer no seu sangue no sangue de Cristo como propiciação Então essa é a figura que Paulo está usando aqui para descrever o que Cristo fez por nós ele é a propiciação que Deus publicamente demonstrou e mostrou ao mundo é dessa forma que Deus resolve o problema de como é que ele pode continuar justo e perdoar pecadores injustos a resposta é o próprio essetório é o sangue de Cristo derramado lá na cruz do Calvário como propiciação pelos pecados do povo de Deus lá na primeira carta de João Capítulo 2 o apóstolo João se refere a Cristo
exatamente nesses termos ele diz assim a respeito de Jesus filhinhos meus estas coisas vos escreva para que não pequeis se todavia alguém pecar temos advogados junto ao pai Jesus Cristo e ele é a propiciação pelos nossos pecados veja o Capítulo 4 verso 10 dessa mesma carta nisso consiste o amor não em que nós tenhamos Amado a Deus mas em que Ele nos amou e enviou seu filho como propiciação pelos nossos pecados então agora ficou claro que é que Paulo tá dizendo aqui de que maneira Deus manifesta a sua justiça Ele propôs publicamente abertamente a propiciação
dos pecados do seu povo de uma vez para sempre mediante o sangue do seu filho no antigo testamento o propiciatório estava oculto ele era escondido lá dentro da Tenda fechado por cortina mas agora é como se Deus tivesse rasgado a cortina e trazido propiciatório a público e tá dizendo é dessa maneira que eu justifico pecadores o meu filho é o cordeiro que eu mandei tirar o pecado do mundo é pelo sangue dEle que eu posso perdoar pecadores e recebê-los como justos e dessa forma a minha Ira é aplacada porque lá na cruz do Calvário Deus
derramou toda a sua ira contra Jesus Cristo A Ira que eu mereço Deus derramou sobre ele por isso lá na cruz depois de ter bebido até a última gota do Cálice da Ira de Deus Cristo satisfez plenamente todas as demandas da justiça de Deus e aplacou a sua Ira Então esse é o primeiro ponto a propiciação em Cristo Jesus como uma proposta pública de Deus explicando de que maneira ele pode ser justo ao mesmo tempo justificar pecadores a segunda declaração que eu quero ver com vocês nessa noite está ainda no verso 25 onde Paulo diz
que essa propiciação que a em Cristo é recebida mediante a fé tá bem no meio do Versículo 25 ele diz que isso é mediante a fé a fé é um instrumento pelo qual aquilo que Cristo fez na cruz a propiciação que ele fez me alcança Porque ela foi feita dois mil anos atrás como é que ela me alcança hoje De que forma eu recebo os benefícios da morte de Cristo na cruz a resposta é pela fé no seu sangue pela fé na sua obra fé aqui não é alguma coisa é que parte de nós mas
é colocada como em Oposição a obras Ou seja eu recebo isso é esse pagamento que Cristo fez por mim eu recebo não como um merecimento da minha parte já Vimos que não há mérito nenhum Nenhum de nós mas é como uma graça de Deus uma dádiva de Deus a fé é simplesmente a mão vazia que se estende para receber esse dom gratuito de Deus e ela não é nem mérito nosso fé em Jesus Cristo não é nem alguma coisa que eu produzo mas é alguma coisa que o próprio Deus me dá não é uma fé
vaga e genérica que Deus existe e que vai tudo acabar bem mas é uma confiança segura no sangue de Cristo derramado na cruz do Calvário pelos meus pecados É essa a fé que salva e aqui é importante que nós entendamos isso porque hoje em dia o conceito de fé tá muito ligado a você acreditar que Deus pode fazer milagres Tenha fé é Deus vai fazer um milagre Tenha fé Vai dar tudo certo o pessoal associa fé com pensamento positivo a certeza da intervenção miraculosa de Deus em algumas coisas mas fé aqui é você aprender e
você tomar posse disso que Deus está dizendo que Ele propôs no sangue do seu filho o pagamento pelos seus pecados e que ele lhe perdoa com base nisso e Crer nisso é a maior de todas as bençãos Que alguma pessoa pode ter aqui nessa vida a certeza plena de que seus pecados foram propiciados foram pagos completamente na cruz mediante o sangue de Jesus Cristo então é mediante a fé terceira coisa que Paulo disse que está ainda no verso 25 Ele disse que a razão para Deus ter feito isso te apresentado Jesus Cristo publicamente foi a
sua tolerância veja como dizer ele diz aqui no verso 25 eu vou ler na versão que eu uso né Ele diz que Deus propôs a Cristo na verdade no seu sangue como propiciação mediante a fé para manifestar sua justiça agora veja essa frase intrigante no final do verso 25 por ter Deus na sua tolerância deixado impunes os pecados anteriormente cometidos o que que isso não significa isso não significa que ninguém foi para o inferno antes de Cristo estão significa que Deus não castigou ninguém antes de Cristo por conta dos pecados significa simplesmente o seguinte que
apesar de todos os pecados cometidos desde Adão até Cristo Deus não Deus podia ter dito assim a humanidade não tem jeito eles me provocam todo dia com seus pecados com seus Ídolos com suas imoralidades com suas abomináveis práticas Então eu vou deixar os entregue a sua própria sorte que vão todos para o inferno Deus podia ter feito isso mas ele não fez então ele foi paciente ele podia ter dito sabe como é que às vezes tem um tem uma pessoa que você tenta fazer o bem para aquela pessoa ajudar aquela pessoa e você só recebe
patada né só recebe patada de volta né pessoa critica é fala mal é ingrato até que um dia você diz assim quer saber de uma coisa dá mais não e você deixa a pessoa para lá Deus podia ter feito isso com a humanidade mas não ele na sua paciência ele tolerou os pecados da humanidade e não recuou do plano dele de mandar salvação para o mundo então a vinda de Cristo ao mundo como propiciação Pelos Pecados é porque Deus não perdeu a paciência porque se ele tivesse perdido ele não tinha mandado seu filho Jesus Cristo
o que para nós é um encorajamento porque ele tomou iniciativa ele veio ao nosso encontro Apesar de que nós não mereciamos mas Ele propôs ele mesmo se apresentou e disse eu tenho uma solução apesar do que vocês são apesar do que vocês fizeram de como a humanidade me rejeitou não somente os gentios mas os judeus mas aqui Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo então na sua tolerância na sua paciência Deus deixou impunes os pecados cometidos impunes no sentido de que ele não levou esses pecados em consideração a ponto de dizer
assim eu desisto da raça humana Mas apesar disso de tudo que aconteceu Ele propôs publicamente abertamente seu filho Jesus como pagamento pelos nossos pecados é isso que é essa é a razão pela qual é Deus mandou o seu filho e essa é razão porque que ele deixou né impunes né no sentido alguns poderia até alguns judeu poderia Alguém poderia até dizer o seguinte mas como é que é Deus a gente sabe que o sangue dos animais que eram sacrificados lá no templo em prol dos pecadores Eles não têm o poder de perdoar pecados então com
base em que Deus perdoava pecados no antigo testamento já que sangue de animal não paga pecado a resposta é que Deus já tinha preparado um sacrifício real Pelos Pecados o sacrifício do seu próprio filho em que ele assume o lugar do pecador recebe a ira de Deus e quita a justiça de Deus completamente Então Deus olhava para o futuro nós dizemos as pessoas perguntam como é que então no antigo testamento as pessoas eram salvas antes de Cristo vir a resposta é eles eram salvos da mesma forma que nós somos salvos hoje sempre houve somente um
caminho de salvação no antigo testamento as pessoas eram salvas pela fé no sangue do Messias que haveria de vir hoje nós somos salvos pela fé no sangue do Messias que já veio a diferença é só nossa posição na história eles estavam antes nós estamos depois do centro da história que a vinda de Cristo mas o processo sempre foi o mesmo o Israelita fiel no antigo testamento ele olhava com esperança para expectativa Messiânica ele sabia que aqueles animais ali cujo sangue era derramado era apenas uma figura daquilo que Isaías descreve no Capítulo 53 os servos sofredor
o filho de Deus o Messias ungido sofrendo e pagando pecado da Nação então ele olhava pela fé no cumprimento das promessas de Deus hoje nós olhamos para trás e vemos que a promessa já foi cumprida e nos ligamos a Cristo pela fé ele se ligavam a Cristo pela fé antes nós nos ligamos a Cristo pela fé eles olhavam para frente a gente olha para trás Mas é a mesma coisa Sempre foi a propiciação sempre foi mediante o sangue de Jesus agora Deus me rapidamente para quarta declaração de Paulo e aqui nós já nos movemos do
verso 35 até o verso 26 ele disse no verso 25 que Deus fez isso para manifestar a sua justiça tá vendo aí e no verso 26 ele repete para que a gente não perca a linha de pensamento tendo em vista manifestação da sua justiça no tempo presente Por que que Deus precisava manifestar sua justiça por que que ele precisava se justificar mas já dissemos poderia dar impressão e que ele era injusto primeiro porque ele não puniu não é não desistiu da raça humana no antigo testamento E também porque agora ele vem com um plano para
perdoar pecadores culpados né como é que esse Deus Ele parece que às vezes é leniente demais às vezes parece que ela é Severo demais como é que é isso então para que Deus manifestasse a sua justiça para que ele mostrasse que ele é justo que ele é coerente então Ele propôs Jesus Cristo publicamente como sendo o caminho da salvação e na cruz de Cristo você tem a resposta para esse para essa pergunta como é que Deus pode ser justo e ao mesmo tempo inocentar não inocentar perdoar pecadores culpados perdoar pessoas injustas e a resposta é
essa aqui que Deus na cruz castigo pecado toma a justiça de Cristo a obra que ele fez o mérito o crédito que ele obteve na cruz e gratuitamente aplica ao pecador ao mesmo tempo ele é justo e justificador é o que Paulo diz no verso 26 veja aí comigo tendo em vista manifestação da sua justiça no tempo presente para ele mesmo ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus aqui Paulo termina a exposição da justificação pela fé aqui ele nos versos que nós já vimos ele ele mostra esse plano maravilhoso concebido por Deus
na eternidade e manifestado a dois mil anos atrás com a vinda do seu filho Jesus Cristo quando ele realiza aquele aquela obra de Redenção que começa com Encarnação os 30 anos vividos como um de nós aqui rejeitado pelos seus sofrem morre na cruz é sepultado durante três dias permanece debaixo do domínio da Morte e rompe vitorioso ao terceiro dia no domingo de manhã e sobe aos céus onde está agora sentado à direita de Deus e tem o poder de interceder e salvar os pecadores que nele crê Esse é o evangelho é dessa forma que Deus
é justo é dessa forma que ele justifica pecadores é dessa forma que nós somos salvos e de tudo isso algumas conclusões podem ser tiradas é o que Paulo faz em seguida do verso 27 até o verso 31 ele faz três conclusões aqui na verdade quatro a primeira conclusão tá no verso 27 é que não resta portanto a luz desse plano de Deus espaço para jácância humana Ele pergunta no verso 27 onde está a jactância foi de todo excluída porque lei das obras não pelo contrário pela lei da Fé então primeira conclusão de tudo isso não
há espaço não há lugar não faz sentido ajacância em nenhum de nós eu fico pensando provavelmente quem mente aqui O Judeu os judeus que já estava né se gloriava ele contava vantagem porque ele era filho de Abraão tinha sido circuncidado recebeu a lei de Deus recebeu o culto alianças promessas o Messias veio do Judaísmo então O Judeu queria contar vantagem se gloriar Paulo disse não tem espaço nenhum agora para qualquer vanglória você não pode se gloriar de nada e se você não pode o Gentil muito menos ninguém pode contar nenhuma vantagem agora diante de Deus
porque porque o sistema da salvação que foi engendrado por Deus ele exclui toda glória humana nesse sistema de salvação a salvação é de Deus do começo ao fim ele é quem propôs Jesus Cristo Ele quem mandou o seu filho ele é que aceitou que o seu filho fez na cruz ele é que ressuscitou seu filho dentre os mortos ele é quem não chama pelo evangelho ele é quem nos converte pelo Espírito Santo ele é quem nos sustenta até o fim É ele que vai nos glorificar a salvação do começo ao fim é obra de Deus
portanto não tem lugar para Glória humana não tem lugar trazendo em termos práticos o povo que deveria ser o povo mais humilde do mundo é o Cristão a ponto da gente poder dizer que um cristão arrogante é uma contradição em termos ou ele é cristão ou ele é arrogante mas ele não pode ser as duas coisas porque ele sabe que é pela graça que foi pela misericórdia de Deus não é mérito nenhum e se uma pessoa é salva de favor não é pela graça e misericórdia de Deus ela vai ter compaixão dos outros quando olhar
para os outros que caíram para os pecados dos outros para os erros dos outros ela vai olhar com compaixão porque ela mesma sabe que ela é uma pecadora e que foi alcançada pela glória de Deus pela graça de Deus ela foi perdoada Então ela tem que entender o mesmo perdão para outros então a base do perdão da Reconciliação do convívio na igreja é exatamente a doutrina da justificação pela fé pela graça de Deus agora se fosse por mérito Se fosse por obras então não existiria igreja porque a gente sabe que bicudos né dois Bicudo não
se bica né então se a igreja fosse cheia de gente assim eu sou espiritual eu mereço eu fiz isso fiz aquilo Eis Aqui as minhas realizações porque eu tenho isso porque aquilo outro a briga ia comer solta a gente sabe como funciona isso né que é arrogância e é a jactância é autojustiça que provoca brigas e mais brigas entre as pessoas mas a justiça de Deus pela fé Pergunta Onde está a jactância a resposta é foi excluída que ela seja excluída da minha vida e da sua nós que entendemos que a justificação É de fato
pela fé a segunda conclusão de Paulo é no verso 28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé independentemente das obras da Lei ou seja o homem é feito justo diante de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e não pela realização de obras que são determinadas e mandadas pela lei de Moisés ou qualquer outra lei qualquer outro código em outras palavras não é por mérito quando nós compreendemos isso a nossa visão fica mais clara com relação a entendermos a diferença crucial entre o cristianismo bíblico e outras religiões outras manifestações religiosas dentro do cristianismo
o cristianismo bíblico na sua essência ele ensina a graça de Deus mediante Jesus Cristo Esse foi o ponto que foi descoberto na reforma protestante somente a graça somente Cristo somente a fé somente a palavra e tudo para a glória de Deus e É nesse sentido que nós somos diferentes de outros linhas de cristianismo as pessoas perguntam sim mas por exemplo e o catolicismo romano não dá não são cristãos como nós eu diria o seguinte se um católico Romano ele acreditar em Cristo e em Cristo somente como sua justiça como propiciação pelos seus pecados se a
sua Única Esperança é obra completa de Cristo Jesus na cruz ele é meu irmão mas aí ele não é católico porque não é isso que a Igreja Católica ensina a Igreja Católica ensina a comediação de Maria a intercessão dos Santos a participação nos sacramentos como sendo condição para que essa justificação seja obtida então A grande questão não é que eles negam que a salvação é pela fé o problema é o sinal do mais que vem depois nós dizemos a justificação é pela fé eles não vão negar isso eles são vão dizer mas Maria mas mediação
dos Santos e agora você pode aplicar isso para qualquer outro outra manifestação como é que é a salvação não salvação é pela fé em Cristo mas dar o dízimo mas campanha mas guardar o sábado Mas então se tiver um mais já não é a doutrina Bíblica da justificação pela fé que é sem as obras da lei [Música] é a conclusão de Paulo aqui no verso 28 independentemente das obras da lei é mediante a fé em Jesus Cristo terceira conclusão de Paulo verso 29 30 ora e aqui ele tá apelando para uma coisa que O Judeu
com certeza iria confirmar para os judeu só havia um Deus verdadeiro nesse ponto tá corretíssimo nós concordamos também só há um Deus e se existe um só Deus ele é Deus não só dos judeus mais de todos os povos ainda que os povos não reconheçam e tem lá os seus Deuses Mas se há um único Deus ele é Deus de todos é exatamente o argumento de Paulo verso 29 é porventura Deus Somente dos judeus os judeus diziam Não de jeito nenhum nosso Deus porque Ele é o único Deus verdadeiro é o Deus de todos só
existe a ele então ele é Deus de todas as nações resposta de Paulo né ele não é Deus também dos Gentil sim certamente também dos gentilson verso 30 visto que Deus é um só ele justificará por fé O circunciso que é o judeu e mediante a fé é um circunciso que é o gentil e O Pagão ora se Deus é um só e ele é Deus de judeus e Gentil significa que o caminho dele é o mesmo para um e para outro não tem diferença de judeu e Gentil Deus vai justificar tanto os judeus Como
gentios mediante a fé em Jesus Cristo concorda ele perguntaria os judeu né e o judeu é se Deus é um só e ele é Deus de todos os povos e ele justifica O Judeu pela fé então ele deve justificar o Gentil pela fé também não tem distinção nesse ponto E aí no verso 31 a quarta conclusão do apóstolo Paulo que na verdade não é uma conclusão é ou é uma conclusão também mas ele tá aqui antevendo uma pergunta olha só o verso 31 ano pois a lei pela fé com certeza parece que ele tá vendo
a mãozinha levantada lá né Paulo Você acabou de dizer que nós somos salvos independentemente das obras da Lei Então você quer dizer que o Evangelho a justificação pela fé anula a lei a lei não tem mais papel na vida dos crentes os dez mandamentos para que que serve os dez mandamentos agora se não salva tanto faz eu guardo assim não guarda e agora não Lou a lei resposta de Paulo de jeito nenhum antes nós confirmamos a lei como confirma a lei como a justiça pela fé confirma a lei Olha é muito simples Lutero talvez foi
quem melhor explicou isso com uma frasezinha muito com duas expressões muito descritivas ele disse assim a lei Nos manda a Cristo para justificação e Cristo nos manda de volta a lei para santificação uma pessoa que foi salva pela graça e não pelas obras da Lei se aproxima de Deus e pergunta meu salvador me salvaste merecidamente que posso fazer para agradar-te resposta de Deus não terás outros Deuses diante de mim não farás para ti imagem de escultura Não tomarás o meu nome em vão respeita pai e mãe não mente não adultera não cobiça nada do teu
próximo não tira a vida do teu próximo Ou seja a lei me leva a Cristo porque ela diz assim você é um pecador corra porque eu vou lhe pegar Corra para Cristo porque debaixo de mim você está condenado os dez mandamentos gritam isso que nós somos pecadores Miseráveis e passíveis de Condenação e nós fugimos da Lei nos abrigamos nos braços de Jesus Jesus nos recebe e diz bem-vindo agora você vai voltar só que você vai voltar como Perdoado e justificado porque eu cumpri toda a lei e você agora vai seguir a lei como Norma de
gratidão é assim que a lei é confirmada pelo evangelho ela é a nossa Norma de gratidão você foi justificado pela fé mediante a graça sem obras da Lei quer saber agora como é que você vai viver não terás outros Deuses diante de mim não farás para ti mais escultura não Adultério e não roube e não faça nada disso É assim que você vai agradar a Deus a lei não é nosso caminho de salvação mas é Nossa Norma de gratidão como é que eu agradeço que Deus fez por mim nas outras religiões você guarda a lei
para ser salvo no cristianismo primeiro eu sou salvo e depois eu vou guardar a lei como expressão da minha gratidão então É nesse sentido que o evangelho ele não anula a lei ele confirma a necessidade da lei a lei continua dizendo você é um pecador Augusto você é um pecador serrou aqui você errou aqui Corra para o sangue do cordeiro arrependa-se mude confesse entregue-se a Deus clame Pelo Sangue de Jesus então a lei permanece como sendo expressão da vontade Santa de Deus e a norma pela qual eu vou guiar a minha vida anulamos a lei
não pelo contrário confirmamos a lei eu quero terminar aqui com duas conclusões a primeira delas todas as duas já foram tocadas aqui tô fechando apenas eu acho que ficou Claro dessa exposição inicial de Paulo ele vai continuar falando da justificação pela fé no capítulo 4 nós veremos isso mais adiante mas ficou claro o que é que Paulo está dizendo E a Bíblia toda que a redenção do pecador do começo ao fim é obra de Deus é ele quem propôs esse plano maravilhoso não foi iniciativa humana ele que proveu o sacrifício necessário para aplacar a sua
Ira e portanto o que o evangelho nos ensina é que esse Deus vem a nós ele vem a nós ele vem ao nosso encalço ele nos procura por isso meu irmão ele te chama ele te chama nessa noite ele vem até você e ele chama você e diz entenda sua situação seu pecado sua culpa e sua miséria olhe para Cruz para propiciação o sangue do meu filho Creia arrependa-se dos seus pecados e deposite sua confiança somente em mim ânimo irmão ele chama você nessa noite não é evangélico aqui você se arrependa e que você venha
Cristo Jesus para pleno perdão segunda conclusão e aplicação tá muito claro também no texto a forma como Paulo explica não somente aqui mas na Bíblia toda que a ira de Deus foi plenamente satisfeita em Cristo Jesus lá no Getsêmani diante da Perspectiva da Cruz Cristo três vezes disse pai se é possível passa de mim esse cálice esse cálice aquele cálice que Cristo relutava em Tomar era o cálice da Ira de Deus cheio até a boca espumando com a ira de Deus que ele tinha que beber até a última gota e diante daquela expectativa ele dizia
pensando no sofrimento na dor na angústia de ser alvo da Ira plena de um Deus justo irado ele ele disse é possível passa de mim esse cálice mas no final ele diz não seja feita a minha vontade mais a tua e na cruz do Calvário na verdade não foi vinagre com fé que ele bebeu mas ele bebeu até a última gota do Cálice da Ira de Deus e quando terminou ele gritou Deus meu Deus meu porque me desamparaste porque naquela hora Ele experimentou plenamente A Ira de Deus sobre ele a angústia profunda indescritível da sua
alma Santa inocente ao ser punida com a ira infinita do Deus justo e Santo por isso Toda vez que você se arrependeu pediu perdão a Deus e continuou se sentindo culpado num certo sentido você tá menosprezando o que ele fez [Música] você tá menosprezando o que ele fez eu queria que você entendesse nessa noite que já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus porque a ira de Deus se aplacou com relação a você seu pecado foi pago foi Perdoado completamente Cristo levou sobre si o castigo que Você merecia e levou todo portanto
quando vem doença não diga que Deus está com raiva de você que Deus está me punindo Pelos Pecados quando vem uma tribulação uma dificuldade na sua vida não diga assim A Ira de Deus está sobre mim porque se você já é de Cristo não há mais nenhuma condenação porque ele propiciou na cruz completamente A Ira de Deus satisfez a justiça de Deus Deus usa as aflições desse mundo para nos corrigir como filhos é a mãe bondosa deles o mesmo acidente a mesma catástrofe que significa Ira de Deus contra os ímpios mas ao mesmo tempo para
nós ela é santificada como um meio de correção de benção de crescimento de aperfeiçoamento do caráter nós sofremos aqui nesse mundo igual os ímpios só que para eles é juízo é juízo é Deus começando a derramar a ira dele que vai derramar no inferno completamente contra ele mas para nós é santificado pelo Espírito Santo as tribulações e aflições como meio de nós crescermos aqui por isso eu queria que nessa noite você talvez você tem que chegar para Deus é Deus me perdoa porque eu tenho duvidado do sacrifício de Cristo na eficácia do sacrifício eu não
consigo aceitar que o Senhor me perdoa eu não consigo me perdoar e nem aceitar que o Senhor me perdoa mas se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça que essa noite seja uma noite de gratidão de louvor a Deus por tudo que ele é o que ele fez por nós há um hino em inglês que diz escrito por Charles Wesley mil línguas eu tivesse para adorar e agradecer a Deus o que ele fez por mim é o desejo do nosso coração se eu
tivesse se nós tivéssemos essa capacidade para louvar a Deus pelo que ele fez por nós a ele toda honra e toda glória oremos ao Senhor nós te bendizemos porque o Senhor propôs Jesus Cristo no sangue dEle a propiciação pelos nossos pecados mediante a fé como demonstração da tua justiça por conta da tua paciência em que o senhor não puniu os pecados anteriormente cometidos mas agora tu mostras como pode ser justo justificador daquele que tem fé em Jesus Senhor se alguém aqui nessa noite que ainda não compreendeu o evangelho nós pedimos que teu espírito santo Abra
o seu coração e nós que já cremos perdoa quando duvidamos perdoa quando não temos alegria da Redenção perdoa quando nós nos sentimos lançados fora da tua presença Quando o senhor nos diz que já não a culpa ou condenação sobre nós ajuda aquele que nessa noite luta com sua consciência ajuda aqueles que nessa noite lutam dizendo Será que Deus me aceita que nessa noite o teu amor seja estendido a todos aqui presentes na mediação de Jesus porque nós Oramos amém