reexibição: religião, temor e tremor, com leandro karnal

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Café Filosófico CPFL
No episódio da edição 2024/2025 do Café Verão, o Café Filosófico CPFL disponibiliza na íntegra a pal...
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[Música] Imagine sua história como uma linha do tempo quantos altos e baixos já viveu alegrias dores superações obstáculos a verdade é que essa linha não é assim tão linear inúmeros fatores internos e externos influenciam o tempo todo nossas jornadas e as tornam únicas e complexas Mas e se pudéssemos ser responsáveis por um pequeno estímulo capaz de impactar de forma positiva uma vida inteira e se criasse uma de Minimizar vulnerabilidades e de aluma forma mudemos uma trajetória acreditamos que sim isso é possível e por isso desde 2003 apoiamos projetos inspiradores com objetivo de incentivar o protagonismo
social acreditamos que podemos gerar o impacto hoje para que versões cada vez mais felizes dessas histórias possam ser escritas no futuro próximo Instituto CPFL energia que transforma realidades k [Música] [Música] [Música] como dizem na Unicamp Provavelmente por eu ser a cabeça mais brilhante da Unicamp a todo momento fazem esse esse convite a minha formação inclui história das religiões e o professor Pondé começa a me perguntar sobre o Deus de Israel e a covardia o nosso tema exatamente tirado inspirado temor e terror tremor numa obra do Kirk G que vários de vocês devem conhecer no qual
ele faz possibilidades sobre a resposta de Abraão e que outras respostas Abraão poderia ter dado explorando novas novos caminhos pra narrativa do berechit do Gênesis se Abraão tivesse dito não por exemplo ou não mato meu filho ou se eu matar meu filho me tornarei um assassino e a partir disso kkg faz uma reflexão muito interessante que inspira o título original desta fala o binômio religião medo a relação entre dois conceitos Ou seja a tranquilidade causada pela crença na existência de um ser ou de seres superiores ou em algumas religiões que não concebem seres superiores mas
concebem transformações em direção a algo como o budismo parece oposto a medo e na verdade praticamente todas as religiões exploraram profundamente a noção de medo eu vou enfatizar mais na nossa ah tradição são judaico islâmico Cristã e não enfocar tanto outras religiões que me interessam muitíssimo como o hinduísmo ou o budismo Mas hoje vou enfocar muito mais na tradição ocidental é possível imaginar ou supor que inclusive nós pudéssemos falar de dois Deuses presentes na tradição o Deus de Abraão fala diretamente com ele de forma muito informal o Deus de Abraão o visita Abraão manda cozinhar
pães para Deus Abraão é um anfitrião de um Deus que lhe aparece de sai da tua terra de um Deus que não explora muito o medo de Abraão dá ordens não é questionado faz promessas Mas tem uma relação muito pessoal passados alguns séculos Possivelmente cinco ou seis o Deus de Moisés é um Deus que aparece na montanha jogando raios destruindo com facilidade pequenos Deslizes como um dos membros da família de Ara que erra no altar e é destruído pelo fogo do altar Divino um Deus que parece que precisa tirar sandálias um Deus que aparece na
montanha de forma teatral um Deus que inspira muito mais temor um Deus que envia morte com a mesma facilidade com que envia benefícios e milagres parece que nós estamos falando de dois Deuses Mas isso não é apenas na tradição do monoteísmo judaico na derivação mais imediata do monoteísmo judaico que é o cristianismo Jesus também aparece representado de duas formas com frequência nas mais antigas as representações da imagem de Jesus Ele é o Bom Pastor nas Catacumbas de São Marcelo e São Calisto aparece o peixe O Pelicano e o bom pastor símbolos antiquíssimos de Jesus e
nas imagens romântico kit do século XIX É frequente Jesus aparecer em cenários paradisíacos conduzindo ovelhas nas metáforas de origem agrária que com frequência nós utilizamos na área Religiosa e que eu reclamo porque para os jovens não significa mais nada dizer por exemplo eu sou a videira vós sois os Ramos Senhor é meu pastor nada me faltará para os jovens Talvez nós devêssemos usar a metáfora o senhor é meu provedor de banda larga ele nunca cairá isso Faria muito mais sentido hoje do que essas metáforas Agrário pastoris de uma relação do Oriente Médio né especialmente para
jovens de São Paulo onde eu moro onde uma galinha uma knor viva não tem a menor noção do que vem a ser a natureza Jesus como bom pastor é perfeitamente ático é aquele que se apresenta com doçura é o Jesus do capítulo do Sermão da Montanha especialmente de Mateus o primeiro evangelho na ordem não no tempo mas ao Jesus do juízo final de michelângelo esse Jesus hercúleo Jesus renascentista maneirista esse Jesus que condena o mundo separa segundo a praga também de Mateus 25 separa em bons e maus Jesus que julga e um Jesus que se
aproxima muito mais da ideia que Professor Pondé lembrou no início de que que há um juiz ao final e esse juiz julga o temor de Deus considerado inclusive uma virtude concedida pelo Espírito Santo ordi é um dos dons do Espírito Santo ou seja tratar com respeito absoluto esta onipotência essa onisciência essa onipresença Divina me remetendo sempre a uma escola católica onde Eu me formei onde no banheiro estava escrito Deus te vê no banheiro da escola eu levei S anos de análise para superar essa esse essa frase que não me sai da cabeça né bem eh
parece que estamos falando ao mesmo tempo de dois Deuses um Deus perfeitamente amoroso Consolador paráclito ã um Deus juiz um Deus terrível um Deus que aparece no diir aquele hino medieval que fala do julgamento um Deus que faz referência ao fim dos tempos eh e um Deus que aparece no judaísmo a aparece na doçura de um Jeremias dizendo seduziste-me Senhor me deixei seduzir e aparece como Deus que destrói o povo inclusive ameaça destruir o povo de Israel várias vezes aparece no cristianismo primitivo aparece no cristianismo do século XV e até hoje e aparece também na
relação que nós temos com o Islamismo a religião que mais cresce no momento no planeta ou seja não apenas dentro de cada religião mas na relação que a maioria vou considerar a maioria eh no Brasil de tradição Cristã tem com a religião do outro a religião que o ocidente tem com o Islamismo mostrando que essa religião que se expande com seu apelo missionário forte também causa medo e o Deus do outro causa tanto medo quanto o meu Deus ou seja o Deus e a ação do outro também são fontes de medo e no nosso caso
em especial a partir do 11 de setembro que transformou a experiência de entrar num aeroporto americano um fenômeno afetivo pessoal de contato físico eh o ocidente passou a olhar com ainda mais terror para o Deus alheio não é a toa que ainda antes do 11 de setembro tornou-se conhecido entre os que estudam relações entre religiões como eu a obra brilhante do Eduard sa falecido intelectual de origem Palestina ainda Cristão que no livro orientalismo fala de como nós destacamos no outro fanatismo o erotismo a violência e tudo aquilo que é negativo no outro e ele faz
uma referência às odaliscas faz uma referência à morte sardanapalo e toda a tradição do orientalismo e eu pego apenas um Quad de reinou que é uma execução durante o período de domínio árabe na península ibérica uma execução sumaríssimo em que se mostra violência do outro Ou seja a violência do Islã que causa também medo e terror eu comecei falando do terror interno da concepção de Deus na nossa sociedade judaico-cristã e agora falo do terror externo causado pelo Deus do outro as imagens que nós recebemos do mundo islâmico como o festival shita de yur de autoflagelação
São imagens que sempre destacam o terror do Sangue Derramado o terror da aparente irracionalidade e nós supomos que se crianças e jovens se flagelam até o sangue são capazes de se tornarem também eh fundamentalistas violentos e assim por diante há uma tradição no Ocidente que eu sempre enfatizo inspirado no saíd mas indo um pouco além do que ele diz que é uma tradição da seguinte ordem a violência entre nós e ninguém nega que ela exista e seja forte a violência entre nós só pode ser uma violência acidental os nossos loucos são acidentais os nossos loucos
são psicopatas individuais que matam ou que exercem a sua loucura enquanto que a violência do outro é uma violência endêmica sociológica ou seja tendemos de forma preconce isso é um equívoco absoluto achar que sim temos violentos mas esses violentos são psicopatas individuais e o outro é violento ou seja a sociedade do outro é violenta endemic eu vou dar alguns exemplos que me particularmente me perturbam nessa visão pegando um pouco do fundamentalismo Cristão norte-americano uma das mais famosas apresentadoras de televisão dos Estados Unidos Cutler disse Por exemplo esta frase de uma felicidade particular talvez nem todos
os muçulmanos sejam terroristas mas todo terrorista é muçulmano e eu volto a lembrar uma característica inquietante que quando aparece no jornal um atentado do Eta ou do Ira Não aparece nunca a expressão terrorismo católico ou terrorismo Cristão malgrado eta e Ira serem terroristas de países de origem cristã ou seja quando o outro comete um atentado eu culpo a sociedade Quando um de nós comete um atentado isso se torna algo individual George Bush aquele que nós achávamos um mau Presidente até A Ascensão do filho disse que não sabe se os todos os ateus pudessem ser considerados
cidadãos não talvez nem Patriotas né Essa é uma nação sob Deus em teoria política dizer que alguém não pode ser patriota por ser ateu chama-se teocracia em teoria política significa que George Bush pai está pensando exatamente como pensavam os basileus de bizâncio ou os governantes egípcios ou seja quem não acredita na divindade do governante não pode exercer a cidadania naquele país na verdade é é inquietante esse tipo de afirmação o filho dele diz uma frase ainda mais grave Deus me falou para atacar alcaida E eu fiz isso Isso na idade média combinou com Joan nadar
Deus me mandou libertar a França hoje em geral se usa prosac sotan para esse tipo de de de ação né e todo o tom do discurso não vou ficar lendo o discurso para vocês é assim eu fiz tudo que eu fiz porque Deus me falou para eu fazer isto E aí saímos do campo da crença individual sempre respeitável para o campo da ordem Divina nas mãos do homem mais poderoso do planeta um também um homem de importância extraordinária nos Estados Unidos diz uma frase ainda mais fundamentalista sobre o medo da religião do outro nossa cultura
é superior Nossa cultura é superior porque a nossa religião é o cristianismo e isso é a verdade que torna o homem livre pobre Péricles que não era Cristão pobre Sócrates pobre Platão hã que jamais gozaram desta Liberdade dada pela caráter superior do cristianismo e para Não levar muito adiante essa história sobre a qual eu escrevo bastante jwi diz por exemplo que o alguns acham que o o Islamismo é tão bom quanto o cristianismo o cristianismo foi fundado por um filho de Deus nascido de uma virgem em Jesus Cristo o Islã foi fundado por Maomé um
possuído pedófilo pelo demônio que tinha 12 esposas a última das quais tinha 9 anos de idade nãoé Ah é É muito curioso que nós consideramos Em geral os islâmicos fundamentalistas né olhando essas frases alkaida é um kindergarten tem um jardim de infância perto de tudo isso não é uma defesa da alid não levaria nem Bush nem binladen para uma ilha deserta para partilhar a eternidade mas é para mostrar o objetivo que hoje que não é islamofobia que tem muita gente trabalhando com isso mas para demonstrar que a ideia do medo da alteridade o medo da
diferença ela existe internamente e externamente as religiões existe no discurso religioso existe na relação interreligiosa e pegando um texto de um livro quase divulgação a Karen Armstrong uma história de Deus que eu recomendo para quem quer se começar um estudo sobre a história das religiões essa ex-freira inglesa diz exatamente que construir Jesus como um líder exclusivo pacifista e Maomé apenas como violento é um gesto preconceito ocidental ou seja excluímos da mensagem evangélica de Jesus frases como eu vim trazer a espada eu vim separar pai de filho eu não vim trazer a paz e excluímos que
quer dizer Salam Ou seja a paz que Maomé implantou a paz no na sua Pátria de origem no sua região de origem e como fazemos isso através de um gesto de recusa do outro mas nosso objetivo não é analisar as relações do ocidente com o Islamismo nosso objetivo hoje aqui na CPFL é analisar a ideia de medo nós gostamos de construir a ideia de religião como esse famoso pôster do grande artista norte-americano Norman rockwell coloca pessoas de todas as religiões ainda que a disposição iconográfica dê ênfase a algumas ele coloca todas as religiões e fala
da regra de ouro que segundo ele seria compartilhada por todas as religiões não fazer ao outro o que não queres que faça a ti mesmo essa regra que seria compartilhada pela Torá pelo Corão pelos Evangelhos e por toda a tradição religiosa para ele unifica as religiões e faz parte de um discurso que a gente chamaria de fenomenologia ou seja todas as religiões são basicamente iguais porém eu vou trabalhar com a ideia de que o medo é uma parte da religião em si e parte da religião das parte da relação das religiões com o outro é
muito difícil que os líderes religiosos não apelem ao medo interpretação possível sociológica histórica o medo enche mais as igrejas do que o amor é muito frequente que as pessoas digam com ênfase que nunca estivemos num período de tanta decadência moral nunca houve tanta violência isso que a gente chama aquele princípio Latino de mundos sené o mundo está envelhecendo que é muito comum nas pessoas começarem a comentar no meu tempo não havia violência minha avó que é uma Imigrante alemã dizia a violência de hoje é maior do que em qualquer época eu dizia avó na sua
época morreram 50 milhões na Segunda Guerra Mundial e ela dizia que eu estava errado que se estava inventando nas faculdades que hoje naquela época todo mundo se respeitava essa ideia de que na minha juventude havia um paraíso edênico em que todo mundo era tranquilo comia queijo tofu e the world essa é uma ideia inventada na medida que nós avançamos e é um sinal Claro de envelhecimento a frase no meu tempo é um sinal Claro de envelhecimento na minha época todo mundo se respeitava bem o medo é muito importante porque ele constitui um elemento discursivo que
reforça a instituição relig venham para a religião muitos religiosos enfatizam isso porque afinal o medo da ação do demônio é muito mais eficiente que a doçura da presença de Deus é muito mais fácil supor grandes caravanas marchas e manifestações Se eu imaginar que nós estamos no fim dos tempos que nós estamos por exemplo cristianismo Jesus está voltando ou pro islamismo o imã escondido do chitis está presente novo ou de que o Messias judaico vai voltar ou de que em qualquer tradição nós estamos vivendo o final dos tempos o medo desse milenarismo o medo de uma
volta um julgamento o medo desse Armagedom que vai ocorrer o julgamento final é muito importante pras religiões é muito importante para as religiões a ideia de Pecado brincando sobre isso ou ironizando de forma Quase agressiva Saramago um ateu diz no Evangelho Segundo Jesus Cristo quando finalmente o demônio decide se converter ao cristianismo porque inteligente que é viu que era uma causa perdida ele decidiu se converter e o Deus pai diz no Evangelho Segundo Jesus Cristo mas você não pode se converter sem você eu não existo não sem o medo ao demônio Deus é uma ação
fraca Ou seja a ideia de que eu preciso do mal e do Medo provocado pelo mal a ideia de que o mundo é povoado por demônios e Assombrado por demônios a ideia de que o perigo existe justifica quase tudo porque pessoas assustadas são pessoas dóceis seja a ação do estado ou a direção dos seus pastores religiosos Quem tem medo apoia qualquer movimento para reprimir aquilo que possa provocar o medo essa espécie de caças Bruxas coletivas seja no macartismo político americano seja na caça as bruxas do século XV seja nas histerias ah como o fascismo esse
medo é fundamental e Este é um dado presente eu vou tratar também do dado oposto da resposta dada pelos místicos que não trabalharam expressivamente com o medo mas com a segurança dada por Deus vou trabalhar com o oposto aquelas almas que decidiram que Deus não é tremor mas é puro amor o Bic Caritas onde está Deus está o amor como por exemplo para começar Dando um exemplo hispânico Teresa Dávila uma frase famosa dessa Doutora Mística da igreja a igreja tem apenas três doutoras mulheres que diz Nada te perturbe nada te amedronte tudo passa a paciência
tudo alcança a quem tem Deus nada Falta só basta deos né Só Deus Basta Essa é a resposta de um Místico às considerações que eu fiz anteriormente sobre o medo Ora se eu estou com Deus como diz Paulo quem pode contra mim se eu estou com Deus eu não tenho inimigos e tudo acontece pro bem daqueles que acreditam em Deus para mim não é tão difícil entender os místicos é mais difícil entender os não místicos porque a religião oferece o consolo para tudo da morte de uma criança a um genocídio de uma violência até um
acidente a religião oferece para tudo o religioso tem uma resposta que o tranquiliza sempre pegando agora um outro texto de Teresa que eu gosto em particular atribuído a Teresa traduzido por Manuel Bandeira eu vou ler para vocês um pequeno Soneto no qual o gênio possível de Teresa tenta dizer o que ela busca na entrega a Deus E por que que ela rejeita o medo diz a santa Doutora de Ávila não me move meu Deus para querer-te o céu que me HS um dia prometido e nem me move o inferno tão temido para deixar por isso
de ofenderte ou seja ela exclui no primeiro Quarteto qualquer ideia de que o medo ou a recompensa do para seja a causa da Fé dela tu me moves Senhor move-me o verte cravado nessa Cruz e escarnecido move-me no teu corpo tão ferido ver o suor de agonia que ele verte essa linda rima entre verte e o verbo com pronome vértico Manuel Bandeira captou com genialidade mesme ao teu amor de tal maneira completa ela que a não haver o céu ainda te Amara e a não haver o inferno te temera nada me tens que dar porque
te queira que se o que ousa esperar não esperara o mesmo que te quero te quisera é lindo né irritante quando a gente encontra alguém muito mais inteligente que a gente mas muito mais é irritante né especialmente pela nossa capacidade que eu chamo quase todos nós temos a inteligência salieri não somos tão suficientemente estúpidos para estarmos felizes na estupidez e não somos Mozart isso que é o dramático né é o meu caso claro né Eu entendo a genialidade a lei não a tem então que que tá dizendo Teresa Eu não tenho medo de Deus existe
o inferno mas não houvesse inferno eu ainda sim a Maria a Deus ela não expressa isso dentro da lógica da Escolástica clássica que seria o seguinte porque a entrega a Deus não é uma entrega de submissão porque diziam os teólogos escolásticos Deus é da mesma natureza do homem Deus é da mesma essência e a entrega a ele não é A negação de mim mas é o encontro com aquilo que eu sou ou seja obedecer a Deus não é submeter-se mas é encontrar a sua própria essência e por isso que o timori o temor de Deus
não é como o temor dos Homens o temor da autoridade ou qualquer outro temor não é um temor diante do que me submete mas é um temor de não corresponder aquilo que eu sou propriamente ou seja uma interpretação distinta dos medos que eu citei anteriormente lembrando a vocês hoje 25 de julho dia dos motoristas parabéns a todos mas o dia do motorista é assim porque é o dia de São Cristóvão e Cristóvão segundo uma lenda geográfica Cristã era um gigante de força descomunal e Cristóvão queria servir ao Rei mais forte de todos e diz essa
lenda da legenda urea de Jacob de voragine ja de vagin um arcebispo italiano medieval que primeiro serviu ao Rei mais importante do seu tempo e quando viu o rei fazendo o sinal da Cruz Diante da citação do demônio Cristão ficou assustado e disse Mas ele tem medo de algo ele tem medo do demônio e procurou o demônio e passou a servir ao demônio com sua força descomunal acompanhando o demônio um dia viu o demônio numa estrada se afastando de uma cruz e disse então ele tem medo de algo mais forte também ele tem medo dessa
Cruz procurando um ancião que recomendou que ele ficasse atravessando pessoas de um lado por outro por isso ele é o padroeiro dos motoristas atravessando através de um rio e para encontrar o a personagem que faz fazia temer ao demônio que fazia temer ao Rei Finalmente um menino numa noite de chuva tempestuosa pede a Cristóvão que o carregue nas costas Cristóvão contrariado o carrega e finalmente vai sentindo um peso extraordinário quase não suporta apesar da sua força Cristovão chega do outro lado espantado e pergunta quem ele é e disse eu sou aquele que todos temem e
você carregou comigo os pecados do mundo essa ideia de que a religião também é o pecado o medo a religião também é um risco a religião também é um Vale de Lágrimas como diz o salve rainha ou um vale da morte Como faz referência o salmo de 23 é uma tradição antiga que talvez nasça naquele local que mais aproximou as pessoas de Deus que é o deserto se vocês nunca tiveram a experiência do deserto é muito curiosa a experiência do deserto significa um calor imenso durante o dia e à noite temperatura despenca abruptamente o céu
se torna estrelado de uma intensidade que nós não desconfiamos nas cidades os sons são muito intensos sons que cortam as a a falta de tudo no deserto e esta solidão do deserto leva as pessoas em geral a pensar muito em Deus não é à toa que as nossas três religiões monoteístas islamismo cristianismo e judaísmo nascem no deserto e nascem no medo da Solidão do deserto Não é à toa que é no deserto que o cristianismo primitivo produz sua primeira experiência de relação com Deus por exemplo São Paulo de Tebas que ao redor de um deserto
na região do Egito atual at tebaida no século Tero Funda uma experiência em que eu me Retiro do mundo visando a salvação da minha alma e o contato com Deus e me torno então uma parte integrante desse deserto um seu contemporâneo Santo Antônio ou Santo Antônio do deserto ou Santo Antônio de Tebas ou Santo Antão foi atacado a vida inteira por tentações Profundas no deserto mand pelo demônio o demônio atacava na forma de preguiça de gula de luxúria e principalmente de tédio vocês podem não saber mas aquela aquele sono após o almoço é ação de
um demônio que quer afastá-los de uma existe um demônio para cada tipo de tentação e aquele que dá depois do almoço é um demônio específico que ataca as pessoas pode ser espantado com cafeína esse esse demônio atacou Santo Antônio durante uma vida inteira e Ele resistiu bravamente a ponto de ele ter sido representado na história da ar como vocês estão vendo esse lindo quadro do Bosch hieronimus Bosch que representa Santo Antão tentado ou então no surrealismo contemporâneo Salvador Dali Santo Antão sendo tentado por forças terríveis dia e noite segundo uma leitura bastante irônica do flober
Santo Antão foi tentado toda su excia e o demônio aparecia na forma de mulheres na forma de tédio na forma de luxúria variada de comida e então resistiu a tudo no final da sua existência o demônio se retira derrotado da cova de Antão e Antão Então se ajoelha e agradece a Cristo dizendo finalmente me tornei um santo o demônio sorri e volta não porque ele havia enfim deslizado na última das tentações que é a tentação da vaidade de ser santo não é a toa que a vaidade é o primeiro pecado é aquele que derrubou Lúcifer
do céu Lúcifer se achou bonito e o espelho o instrumento de Lúcifer saibam disso hoje à noite ao olhar o espelho é um instrumento de Lúcifer porque a vaidade é o grande pecado uma outra personagem do deserto Santa Maria egipcíaca vai nos introduzir uma outra relação da recusa do mundo e do Medo diante da salvação sem citar os santos exóticos como os santos estilistas Santa Maria egipcíaca havia passado sua vida em depravação absoluta havia sido uma mulher de índole depravada e um dia tocada por uma experiência Mística se converte e passa a morar sozinho no
deserto até sua roupa se decompor e seu longo cabelo cobrir o seu corpo e finalmente ela encontra um santo no fim da vida e ela desenvolve este caminho que é muito forte nessa tradição do deserto chegar a Deus controlando o corpo jejuns profundos jejun longos sacrifícios silício castigos chicote etc e traduz uma força dentro do cristianismo que eu devo ter medo do corpo o corpo é meu inimigo o corpo é inimigo do caminho para Deus e dentro da religião cristã como havia na Judaica como H na islâmica também o corpo passa a ser a matéria
que perece e passa a ser também um inimigo não é à toa que duas exp ações distintas para isso uma que eu recomendo muito do Peter Brown corpo e sociedade sobre o qual fiz uma resenha quando saiu esse livro a muito tempo que diz que essa é uma herança do platonismo platonismo ao negar a realidade sensível empírica acabou negando o que o mundo Romano dava como prazer e acabou traduzindo isso como cristianismo neoplatônico e um autor que hoje é menos lido do que o Peter Brown er FR no Dogma de Cristo diz que essa recusa
do corpo é a transferência da culpa do indivíduo para culpa social e o local dessa culpa o local do pecado é o corpo e assim surge uma tradição acética que de alguma forma vem até hoje nas recomendações religiosas de islâmicos de judeus de cristãos de que eu tenho que para ter contato com Deus controlar o corpo seja por práticas rituais como por exemplo jejum a Penitência o pouco sono dormir muito é uma instigação do Demônio também eh não fazer Penitência torna o corpo senhor da minha vontade e vem uma lógica do deserto que é a
lógica de que negando os prazeres deste mundo eu acabo me preparando para bem-aventurança eterna ou seja passando fome frio e dormindo pouco a tal ponto que Francisco de Assis chega a pedir desculpas no fim da vida ao irmão corpo porque tinha tratado muito mal eu vou atingir o paraíso isso acaba metendo a ideia da aposta de Pascal bem se Deus não existe Os Religiosos perderam 70 80 90 anos de vida ã mas se Deus existe os ateus perderam a eternidade hã então é a famosa aposta entre duas possibilidades ah entre eu perder uma vida fugaz
passageira ainda mais breve no passado do que hoje e finalmente ah ganhar a eternidade em relação a essa Tradição neoplatônica essa tradição de ênfase na negação do corpo ênfase no medo diante da salvação da alma ênfase no discurso de um juiz duro que vai perscrutar abertamente a vida de cada um surge a crítica poderosa demolidora quase anárquica neste caso do Alemão fredrich niet que diz num trecho do eomo Pego aqui a tradução do meu colega da Bahia que lançou um recente eomo que diz a noção de Deus foi invent entada como antítese da vida nela
se resume numa unidade aterradora tudo que é nocivo venenoso caluniador todo o ódio da vida a noção de além de mundo verdadeiro só foi inventada para depreciar o único mundo que há a fim de não mais conservar para a nossa realidade terrestre nenhum objetivo nenhuma razão nenhuma tarefa na voz demolidora de niet existe a crítica absoluta a religião como fonte apenas de medo e ele continua faço questão de pegar esse trecho para dar o sentido a noção de alma de espírito e no fim das contas de alma Imortal foi inventada para depreciar o corpo para
torná-lo doente sagrado para conferir a todas as coisas que merecem seriedade na vida ou seja as questões de alimentação de moradia de regime intelectual os cuidados aos doentes a limpeza o clima a mais aterradora indiferença em vez da saúde e a salvação da alma isto é uma loucura circular que vai das convulsões da Penitência à Histeria da Redenção eh não é à toa que niet ficou louco né era uma absolutamente uma crítica demolidora da ideia que se concebeu de cristianismo após Paulo e encerra niet dizendo E a noção de pecado e com ela noção de
medo foi inventada ao mesmo tempo que o instrumento de tortura que é completa a noção de livre arbítrio para confundir os instintos para para fazer da desconfiança com relação aos instintos uma segunda natureza e não é à toa que a crítica dele diz que ao canalizar o medo para o corpo e Ao tornar o corpo inimigo de todos o cristianismo prestou um desserviço a humanidade essa crítica seria estranhíssima e eu gosto de apresentar sempre todos os lados envolvidos numa discussão ainda que de forma neste caso passageira seria estranhíssima a um dos fundadores da teologia Cristã
Agostinho que ao falar do Deus que arde no seu coração representado inclusive com frequência com o coração na mão ele vai dizer não a relação de medo mas vai dizer tarde te amei beleza Sempre Bela tarde te encontrei ou seja vai falar da Beleza daquele extas em hóstia que ele teve com sua mãe Mônica em que ele vai contemplando degrau a degrau as categorias da natureza e vai encontrando cada vez mais não o Deus do medo não o Deus do pecado mas o Deus da libertação o Deus que o torna feliz da mesma forma na
Idade Média Esse belo quadro de michelângelo meriz de caravagio que mostra Francisco recebendo as Chagas no Monte Alverne sendo estigmatizado e amparado por um anjo Francisco encontrando Deus da Alegria e não do Medo essas duas vertentes podem ser encontradas Especialmente na ênfase que eu estou dando à religião cristã para vencer o medo e para encontrar a esse Deus da libertação e não Deus da angústia existe a solução moderna dada por inast Loiola dividir essas angústias dividir os pecados e vencê-los pela ordem sistemática que ele recomenda nos exercícios espirituais ou seja aí repetindo a experiência que
ele teve em manreza repetindo a experiência de dividir os pecados em números em dias fazer exames de consciência e tornar metódica a salvação ou seja vencer o medo pela nomeação dos medos uma velha estratégia dada pelo exorcismo de Jesus no evangelho de Marcos o mais antigo no qual primeira estratégia de Jesus para vencer o demônio é perguntar o nome dele dando nome você começa a vencer os medos em homenagem ao organizador e curador do ciclo Professor Pondé que é especialista em Pascal e tem esse belo livro com esse título homem insuficiente para Pascal o medo
de um Deus distante de um Deus que escolheu de forma não tão lógica para nós os que podem ser salvos um Deus mais jansenista o homem tem que fazer uma entrega de uma qualidade absoluta porque não há nada que possa justificar a graça que é dada a nós e finalmente um caminho contemporâneo uma personagem que no Brasil é de muito intensa devoção a Terezinha de luisier cujos pais também foram beatificados ou estão sendo beatificados Terezinha de lisier fala da pequena via não do Deus extraordinário de Agostinho em hóstia não do Deus leigo e poético de
um jogral de Deus que é Francisco não de um Deus matemático e absolutamente ordenado de Inácio não de um Deus relativamente terrível mas que dá a graça em Pascal mas de um Deus das pequenas coisas para vencer esse medo cotidiano Terezinha dá um consolo muito mais H dado às coisas do cotidiano por exemplo reagir à irritação que alguém nos causa como ela narra na sua biografia eh uma freira que é irritava em particular existe um filme chamado Terres que eu adoro muito é um filme francês no qual uma velha Carmelita D Terezinha um conselho extraordinário
que vale para tudo inclusive para casamento Diz ela Terezinha no Carmelo só são difíceis os 50 primeiros anos né isso vale também para casamento nãoé só a única dificuldade é até as bodas de ouro depois passa rapidamente em qualquer coisa na vida bem eh encaminhando para o final porque nos pediram exatos 45 minutos encaminhando para o final eu levantei alguns argumentos para o debate a crítica e o aprofundamento de vocês o argumento dos críticos que dizem com forma assertiva religião e medo são elementos indissociáveis muitas vezes o medo é uma transformação metafórica da religião e
vice-versa a religião nada mais é do que o nosso temor Nossa incapacidade ou como diria Renan no século XIX o homem é um animal que quer sobreviver como todo animal só como ele é um animal sofisticado ele inventou vida após a morte que é uma invenção típica dos mamíferos querer sobreviver e o homem como é um mamífero sofisticado inventou o paraíso não e para os místicos não o TIM orei o temor de Deus é Libertador da alma ou seja Temer a Deus coisa que os místicos não negam que se Deva tem primir a Deus mas
é libertação paraa alma diferente do temor da autoridade diferente do temor da regra da Lei ou de qualquer sistema naturalmente os críticos complementam a isso pegando três escolas totalmente distintas um livro de relativo sucesso Richard dokin que diz no God of delusion Deus uma ilusão que a religião é a causa da violência do Medo entre as pessoas eu como Historiador me oponho a este argumento dele apesar de gostar do livro quando ele diz Imagine um mundo sem religião e um mundo de Harmonia eu como Historiador lembro que dois dos maiores genocídios do século XX na
China de mal e na Rússia de Stalin foram feitos em nome de regimes ateus infelizmente a violência h não pode ser abolida se abolindo Deus A violência é feita em nome de Deus em nome do Estado em nome da Razão de estado e em nome do ateísmo também infelizmente ela é um pouco mais estrutural seria mais fácil Se fosse assim para Freud que daria um outro curso para pro qual todo este medo nada mais é que uma neurose Afinal quem acredita em coisas que não existem alma Fantasmas Deus ah só pode ser um neurótico uma
das características da neurose é tornar concreta coisas que não existem não há diferença entre a criança que teme o monstro debaixo da cama e o adulto que teme Deus é uma neurose e finalmente niet que eu comentei com vocês que construiu a ideia de que o cristianismo nada mais é que um platonismo para as massas e uma maneira de apresentar o reflexo de vários medos nossos com isso eu queria ter apresentado nesse tempo curto que agora nós aprofundaremos com questões eu queria ter aprofundado duas escolas totalmente distintas que podem ser matizadas ao infinito de um
lado aqueles que dizem que religião e medo não são complementos mas são formas de libertação e outros que dizem que religião nada mais é que uma forma de tentar controlar aquilo que vem das cavernas de lasc a Até nós controlar o medo A incerteza do Futuro essas duas tendências a Religiosa e a crítica religiosa convivem na disputa pela alma das pessoas ou pela posse das pessoas e o meu objetivo hoje era apresentar de uma forma introdutória como este conceito medo e religião seja na relação com o Islã seja na relação interna do cristianismo e do
Judaísmo produzem de forma sistemática a nossa cultura Nossa cultura é fruto tá da Consolação dada pela religião que produz arte poesia e nossa cultura é dada também pelo medo provocado pela religião que produz inquisição caças Bruxas ou islamofobia e nós somos frutos dessa dupla paternidade de um Deus Consolador e de um Deus terrível e por hoje era só muito obrigado obrigada pediram 45 minutos são 15 para 8 Professor germânico H faz isso então podemos passar creio as perguntas Professor Pondé isso então temos o microfone volante ou as pessoas fazem as perguntas de acordo com o
seu livre-arbítrio que segundo o niet é um é um equívoco a primeira sempre é mais difícil por favor Boa noite primeiramente Parabéns pela palestra excelente eu queria fazer uma pergunta é possível na sua visão ao ser humano viver sem crença é depende como nós definimos crença porque existem pelo menos três escolas para definir o papel da crença uma tradicional apologética existee uma fenomenológica e uma histórica Ah é possível considerar que o ateísmo por exemplo seja uma crença de mesmo vetor e direção contrária ou seja um dogmatismo negativo É possível considerar por exemplo que as crenças
se assemelhem ã eu acho que nós produzimos cultura e somos seres culturais quando nós acreditamos que não há nada é uma crença que pode nos consolar de alguma forma quando acreditamos que há um Deus é uma crença que pode consolar muitas pessoas uma parte expressiva das ações humanas é dirigida por crenças em fenômenos abstratos como o amor por exemplo nós fazemos muita coisa em nome de algo que não é tangível e não é mensurável que é o amor então eu diria que não as culturas produzem crenças Nem todas religiosas Lembrando que o Budismo tem uma
a qual eu tenho me dedicado bastante nos últimos anos o budismo é uma religião sem Deus e a Rigor ateia porque diz que a existência ou não de Deus não interfere na sua evolução tomando duas pequenas parábolas para ilustrar isso no budismo que ilustram sua pergunta quando o Buda entrou no Nirvana convidou os animais segundo a tradição com o qual o ocidente teve contato com o budismo que é o Ceilão quando o Buda entrou no Nirvana chamou os animais e o gato não compareceu os outros animais Falaram mal do gato e o gato como sempre
ficou na dele não foi atrás de buda os animais reclamavam e Buda finalmente explicou o gato é o primeiro animal budista porque entende que a minha iluminação não traz nenhum dado para ele e deu o conselho final de buda né se encontrar Buda na frente Mateo porque ele não diz respeito ao seu caminho e a sua iluminação ou uma outra história essa da tradição que eu aprendi o ano passado na China de que dois monges caminham monges budistas com Vot de castidade caminham por um rio e uma moça particularmente lava pede aos monges que a
coloquem no colo para ela não molhar os pés o monge mais jovem se recusa o mais velho a pega Alegremente e a leva para outro lado do rio e a conduz e a coloca do outro lado do rio e continua a viagem e o jovem está particularmente irritado Então finalmente esse jovem Depois de alguns quilômetros diga mestre você fez voz de castidade Por que carregou aquela moça o mestre sábio se volta Nossa você ainda está carregando eu a deixei na beira do rio não essa ideia é a ideia de que seja numa religião ateia como
o budismo onde Ou pelo menos não ateia mas não deísmo seja numa religião como budismo seja no ateísmo clássico Vamos pensar num ateísmo por exemplo de Sartre que diz no existencialismo humanismo minha crença não é minha filosofia não é de que ah Deus não existe antes eu digo ainda que Deus existisse nada alteraria a situação humana seja nesse ateísmo de Sra seja no existencial não ateu como de merl Ponti seja numa religião Mística como de Agostinho as pessoas constituem sistemas de crença não é possível existir como ser humano sem estabelecer signos culturais que às vezes
podem ser religiosos e às vezes podem não ser outra questão cada pergunta daria um um outro curso são questões vastas só não me perguntem se Deus existe essa só será respondida na última palestra para quem vier né Por favor Parabéns pela palestra Obrigado eh tenho na verdade várias perguntas né não vou perguntar se Deus existe mas se Deus é genético eh no sentido existe você que estuda esse tema Existe alguma cultura no Pacífico uma ilha no Pacífico algum lugar onde Deus não faça parte mas a pergunta a pergunta é importante né a sua pergunta é
mais importante né Eu não tenho conhecimento e tomo isso tantas referências Marcel mo como malinovski de nenhuma cultura estruturalmente ateia inclusive o ateísmo ao longo dos séculos é sempre escasso é um fenômeno escasso o ateísmo nunca é dominante em nenhuma cultura e pode ser substituído ou pode ser eh ia dizer reemp pode ser eh recolocado de várias formas exemplo Os Comunistas criaram e eu Visitei em Moscou o museu do ateísmo há um museu do ateísmo Moscou mas colocaram a múmia de Lenin como uma relíquia religiosa visitada como se fosse uma relíquia religiosa os que pensam
sobre isso Dizem que se trata apenas de compensação sempre haverá uma crença de qualquer jeito eh a escola histórica a gente chama de escola analítica Romana que é aqui eu trabalho ela vai dizer que cada um vive a sua crença religiosa ou não religiosa de uma forma específica eu não posso dizer que um chaman da Sibéria um pai de sant do Brasil ou um Jesuíta alemão ten a mesma capacidade no sentido de estrutura de crença cada um concebe sua crença de uma forma mas de fato e a sua questão é importante por isso nós não
conhecemos nenhuma cultura que seja estruturalmente Religiosa e nós tendemos a ler nas culturas fatos religiosos quando encontramos em terros do paleolítico acompanhados de amuletos nós tendemos a dizer que é para acompanhar o morto na outra vida com energia positiva mas como não há escrita no paleolítico e nenhum documento ou testemunho Esta é uma interpretação Nossa jogada sobre o passado Então a maneira como eu concebo religião e a maneira como eu concebo a relação com Deus ela é muito variável Mas de fato ela existe em todas as culturas e ela reprimida a religião tem o que
eu chamei num artigo vai ser publicado em breve de efeito chantilly batendo cresce quanto mais se oe a religião mas ela cresce o fato de haver repressão a uma determinada religião faz com que ela aconteça de forma extraordinária como eu escrevi um artigo alguns anos quant do atentado à imagem de Aparecida ã Os Religiosos deveriam saber que toda vez que alguém ataca uma imagem quando alguém quebra Como quebrar a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida está dizendo que aquela imagem é muito importante porque a única coisa que pode atacar de fato uma religião é
a poeira e não o ataque iconoclasta nãoé existe na Basílica de Guadalupe no México Voltei há poucos dias do México um crucifixo retorcido por causa de uma bomba colocada diante da imagem de de Guadalupe e a bomba foi aparada pelo crucifixo que entortou o crucifixo está conservado numa urna de Cristal e com o seguinte frase embaixo o filho salvou a mãe ou seja o ataque à religião costuma provocar reações ainda mais religiosas e quando alguém duvida da ética ou da probidade de um religioso de um bispo ou de uma bispa qualquer sem citar nomes quando
alguém chega a conduzi-los às Barras dos tribunais Por incrível que pareça malgrado tartufismo absoluto das personagens existem as pessoas que os defendem e dizem que é perseguição e injustiça É extraordinário o Lacan terminou sua vida dizendo que talvez não existam psicanalistas no futuro mas Haverá padres Hum porque são questões eu sempre recomendo à pessoas que a confissão é mais barata que a psicanálise e garante a absolvição ao final ao contrário da psicanálise né a sua outra questão por favor eh eu sou psiquiatra e também sou estudiosa da meditação e do vedanta então na minha prática
Clínica como psiquiatra infantil de adultos eu me deparo todos os dias com a questão do medo né as crianças com as fobias infantis os adultos com os as síndromes do Pânico então o medo é um estado fisiológico que é importante que exista até pra gente poder se defender dos perigos reais e eh e o a a capacidade de sentir amor paz também parece que é um estado que pode ser acessado eh E que qualquer um pode atingir né e é interessante estudando na fisiologia desses estados que a frequência respiratória é diferente né então a frequência
respiratória do Medo ela é muito curtinha tudo e se a pessoa for um meditador um yog e conseguir mudar o padrão respiratório numa situação de medo ela sai daquele estado né então a minha pergunta é assim se eh Há religiões que que têm fomentado promovido mas a o acesso a a essa banda larga né a esse estado de de de paz né E como é que isso pode caminhar daqui paraa frente assim a tradicionalmente né Tem tem o medo tem sido utilizado mas se as religiões também não poderiam ter mais um papel na promoção da
paz né e completando eh você falou assim que não é à toa que três religiões monoteístas surgiram em regiões desérticas e e a e as religiões surgidas nas florestas né assim eh conviver nascer viver em contato com uma floresta eh Tropical isso inspira um outro tipo de visão de Deus sem sombra de dúvida o meio é muito importante para indicar o processo formativo do de uma teogonia não podemos entender a teogonia grega deildo sem entender o ambiente por exemplo das invasões dóricas não podemos entender a vocação de Abraão sem entender o que é um povo
de deserto não podemos entender maum a CAV de Caverna de rira onde ele recebe a ordem de Gabriel lê e ele tem que reconhecer Ira o anjo eu sou analfabeto então não sei ler ou seja o o meio é muito importante você sabe que os historiadores diferente da sua área profissional desconfiam mais das realidades fisiológicas os historiadores são mais culturalistas em geral pelo menos eu sou então eu considero que existe uma realidade biológica mas a leitura que eu faço dela é cultural Então quando você diz e tomando apenas para distenção entre a sua ciência e
a minha área que eu não sei se é uma ciência que é história que se pela respiração eu posso vencer o medo é similar ao processo de que pela reza do Rosário eu posso vencer a tentação ou pelo jejum da sexta-feira Santa eu possa vencer tal e tal tentação ou pelas nove primeiras sextas-feiras sagrado coração eu posso atingir uma graça específica ou seja seja acreditando na respiração ou na miopatia ou na reza do Rosário eu continuo estabelecendo funções em geral eficientes para poder vencer o medo mas eu isso eu posso afirmar com mais tranquilidade a
religião é polissêmica significando sendo um signo aberto ela pode ser utilizado para Praticamente tudo em nome da religião O Cardeal primaz de Viena apoiou o nazismo em nome da religião o padre Maximiliano cobbe morreu num campo de concentração para salvar um judeu ou seja em nome da religião se mata em nome da religião se salva eh o usando uma história que está no decameron do bocate quando um judeu se converte ao cristianismo e quer ir a Roma e Av vinon conhecer a sede do papá de Então e o seu amigo Cristão tem medo porque ele
vai perder a fé se ele for a Roma no século X Ele vai perder a fé ele volta mais religioso do que nunca e explica o decameron ora O Judeu acaba mais religioso Por quê ele comenta que se o cristianismo sobrevive aos seus PES é porque ele deve ter origem Divina né então é uma ideia de que a religião é um pouco acima da percepção diferente da ciência por exemplo se você na sua área recomendasse uma medicação e ela fosse ineficiente você rejeitaria a medicação na área das religiões O que é extraordinário é que os
recursos para atingir a paz interna também são ineficientes ou eficientes e mesmo assim a religião não se esvazia exemplo tentem supor a quantidade de orações que se levam neste momento pela meac cena tentem imaginar a quantidade de pedidos encaminhados ao altíssimo sobre a correta eh função daquele dinheiro bem ninguém será atendido a não ser alguém ou algumas pessoas no próximo jogo a pessoa considerará que não fez a oração correta e deve se esforçar ainda mais é o que a gente chama o que Thomas chama no religião declino da magia de que religião como autoexplicativa ou
seja o problema nunca está na oração ou em Deus está em quem faz a oração milhares de pessoas rezam para um ente querido não morrer e todo mundo morre né e a religião continua sendo o melhor mais eficiente cons solo que nós temos Diante Do Luto então diante de um luto eu jamais posso dizer alguém bom Fulano era formado de átomos que se dissolveram agora na natureza não há nada que lamentar porque afinal todo todo mamífero completa um ciclo reprodutivo e pronto ninguém ah não agora eu aceito a morte da minha mãe as explicações Racionais
não conduzem a esse Consolo é este poder Extraordinário de consolo da religião aberto polêmico capaz de provocar pelo medo ou pela Consolação ações efetivas e eficientes que é uma das explicações da força da religião como Historiador eu diria sem conhecer exatamente o método que não sei se a respiração funciona mas se você fizer acreditando que funciona sim ela funciona como floral de bar floral de betoven de brams homeopatia ou antibióticos a crença é fundamental e nisso não vai qualquer ironia vai a percepção de que nós humanos somos seres culturais Ou seja que bebemos remédio com
cultura que fazemos exercícios com cultura que Lemos com cultura e que rezamos com cultura e que o o que preexiste a tudo isso é uma coisa chamada concepção cultural outra questão claro que há outras posições sobre isso que não a minha por favor boa noite bom minha questão eh o indivíduo ou uma sociedade na medida que evoluem intelectualmente falando eh eles passam ter menos medo ou seja uma criança tem medo do armário um adulto não tem Ou pelo menos geralmente não tem e eu queria saber então se essa correlação entre evolução intelectual cultural educação da
sociedade e a religião ou seja uma uma sociedade que é mais tem um nível cultural mais alto existe um declino declínio na religião dessa sociedade é você sabe que o declino da religião foi anunciado centenas de vezes né no século XIX a ideia da morte de Deus é uma ideia fortíssima e há um velha e anedótica frase que aparece niet dizendo Deus está morto assinado niet emai niet está morto assinado Deus né então é uma é uma ideia muito sólida se eu considerasse a intelectualidade francês do século XVII volta did derou dob eles tinham certeza
que a religião seria um fenômeno passageiro e que era próprio como queriam os positivistas de um estágio de percepção metafísica ou teológica de uma humanidade não evoluída curiosamente no século XX o século do avanço máximo da ciência onde a ciência mostrou sua imensa capacidade de curar dores e de provocar novas angústias de provocar penicilina e hirosima de provocar Auschwitz e antibióticos ao mesmo tempo nós não temos na ciência o consolador Universal E aí eu copio do kif thoms o encerramento do seu belo livro religião e declínio da magia que ele diz se a religião é
o espaço das respostas que a ciência não pode fornecer o papel da religião será eterno porque a ciência nunca nos poderá tornar eh eternos resultado eu não acredito em evolução não acredito que nós estejamos mais avançados do que há 200 anos eu acredito em transformações tecnológicas Eu acredito que a nossa capacidade tecnológica nos tornou mais aptos a matar mais gente em menos tempo que os grandes genocídios não são da idade média mas são do século XX o armênio tutsis e utus o judaico testemunhas Jeová homossexuais em campos de concentração logo que o crescimento da ciência
responde a muitas coisas e se torna indispensável paraa nossa vida mas não significa evolução porque não há uma meta para poder imaginar que exista uma meta evolutiva eu tenho que acreditar que existe uma essência e não uma existência eu compartilho com s a crença de que a existência precede A Essência ou seja primeiro Se é depois alguma coisa pode ser debatida e em nome dessa Essência nós temos cometido os atos em geral mais bárbaros do que ditos evoluídos não então ao contrário do que talvez indique a questão não acho que a religião tenda a desaparecer
no mundo tecnológico pelo contrário a religião é muito forte em ambientes absolutamente urbanos desenvolvidos e ao contrário da década de 60 quando se anunciava uma nova era no qual a religião institucional não tinha mais o papel o início do século XX é o início da reafirmação de valores religiosos ainda mais talvez do que no passado como a movimentos pendulares A esse respeito Pode ser que daqui a 20 anos tudo isso mude mas eu volto a dizer que não é possível entender a história humana de Stone h a hoje sem entender o papel do discurso religioso
independente da minha crença ou não outra questão eh complementando apenas uma coisa da da sua dúvida a criança acredita no monstro no armário os nossos medos ficam mais sofisticados eu não acho que o adulto seja mais tranquilo pelo contrário o adulto se remete à infância como um momento de perfeição porque era um momento em que ele achava que havia menos medo a ideia da infância como uma época dourada como no poema de casimir ol que saudades que eu tenho é uma invenção de adulto nenhuma criança do planeta acordou pela manhã Aos 8 anos dizendo como
eu amo ser criança n pelo contrário todas querem Crescer porque quando se é criança não se dá conta que Janeiro é o mês de férias e hoje para mim Janeiro é IPTU e PVA Isso é uma diferença é uma diferença brutal então a infância Na verdade é um período com outros tipos de medo ou como se diz tradicionalmente o que varia ao longo da vida dos homens é o valor dos bredos e não a função lúdica do Brinquedo Não ele continua os homens continuam brincando até o fim da vida só que o valor dos brinquedos
muda bastante meu nome é Joan Tavares e eu tenho ressaltado aqui a participação de um grupo de estudo sobre o amorum e hoje O senhor falou no amor falou em cante falou em Santo Agostinho e esta semana eu pude ter o prazer de ler um artigo a respeito de um filósofo francês que eh descreve sobre a era das Guerras motivadas por religiões a era das Guerras motivadas pelo Estado e pelo fato de ser descendente de alemão eu me surgiu um um uma questão ah surgiu aqui na primeira na segunda palestra umas várias citações a respeito
do nazismo como medo como uma ah como um flagelo que aconteceu com muito boas intenções Ah mas nunca ouvi falar do período anterior ao nazismo que motivou isso tudo quer dizer para ter acontecido uma reação da parte nacional da Alemanha deve ter havido uma ah instigação por parte da classe dominante que seri um judeus Suponho é um jogo de medos é um jogo de poder não sei quanto que a religião teve peso nisso mas esta semana também eh um colega seu da Universidade nessas duas últimas semanas escreveu sobre o antissemitismo na igreja católica e nos
cidadãos como isso se foi evoluindo ao longo dos tempos é questionável o papel social da igreja em termos de cultivar relações sociais e segundo Marx as relações sociais são a pedra-chave de toda a teoria dele sem as relações sociais nada do que ele escreveu tem algum sustento né Embora tenha acontecido muito a respeito do que ele criou e tenam modificado muito daquilo que Ele disse e feito as barbares que acabou de nomear aí Lenin e mau e outros no gênero a a verdade é que ele também disse que enquanto eu como ser amado não puder
fazer entender enquanto eu Amando uma pessoa não me fizer sentir um ser amado Então eu estou fadado ao Desastre seria o amor uma nova ah matéria a ser estudada a ser desenvolvida no sentido de eh esclarecer os medos as relações de poder uma nova forma de de se falar né houve quatro palestras anteriores em que se falou muito em desconstrução né é uma palavra muito interessante é uma palavra revolucionária o meu medo é que a desconstrução hoje seja uma palavra vã como foi nos anos 60 a palavra Liberdade sabe mas me parece que o amor
tá começando a tomar um conteúdo forte no sentido de ser uma nova cultura uma inclusive na na na África dos Países de Língua Portuguesa os rituais da igreja Eles já são feitos em conjunto com as populações os rituais das populações nativas enquanto os rituais da igreja são muito mais sérios muito mais dado a cultivar os mos os rituais das populações nativas são pura dança pura batucada no meio das igrejas católicas sabe então eu não sei se isso já não é já não é uma forma de manifestação do Amor a mudar relações sociais Desculpa eu ter
me alongado tanto Nunca alonguei é que realmente a sua palestra foi muito esclarecedora e eu não tenho como eh sabe pelo fato de falar em Kant pelo fato de ter falado em Santo Agostinho e no amor eu realmente eu tenho uma certa a ah Necessito de um certo esclarecimento a respeito disso sabe porque normalmente o amor é entendido como uma coisa de sabe quando se fala nisso a pessoa dá gargalhada dá sabe e realmente é uma coisa séria uma coisa que as pessoas precisam cultivar né porque não é só o Bush que faz isso em
nome da religião muitas beatas fazem coisas piores em nome dela também né Eh naturalmente naturalmente o tema do amor pode ser tratado historicamente eu não citei cant em nenhum momento because I can't não por vários motivos eh não posso mas o a ideia do amor ela é estudada historicamente e o amor não existe para um Historiador existem concepções de amor inclusive uma das obras de caridade corporais uma das virtudes corporais e espirituais também é corrigir os que erram Em Nome do Amor punir os que é a sua pergunta toca sobre uma outra questão que é
o medo do comunismo e ação do comunismo que produziu uma reação conservadora como fascismo também as duas coisas tanto o fascismo ao explorar a neurose coletiva quanto o comunismo também são manipulações políticas para produzir um determinado efeito de poder eu não concordo com a ideia de que os judeus fossem classe dominante eu me refiro sempre a uma a um texto que tá no no Melhor do humor judeu do mastercar que ele fala de dois judeus da Polônia que no meio da perseguição nazista um Diz ao outro eu leio os jornais nazistas e El dis mas
por quê Porque lá diz que a gente Domina o mundo que é rico que é poderoso eu me sinto tão bem depois que eu leio esses jornais H acho que é uma ideia que nasce de algumas fantasias coletivas como A falsificação dos protocolos sab Sião e outras questões do gênero mas eu concordo inteiramente que o amor pode ser is estudado o amor é muito importante os rituais chamic não são necessariamente rituais apenas de amor os rituais chamic podem explorar o medo do mau olhado podem explorar o medo da energia negativa do Olhar às vezes que
eu tive oportunidade por exercício interdisciplinar com os alunos da Unicamp dia rituais por exemplo de cultos afro-brasileiros nem sempre se incentiva apenas o Amor e a serenidade nesses rituais eu assisti degolação de Bod e e questões assim que não são propriamente na concepção tradicional ã ou seja trabalhar com medo e trabalhar com amor é um jogo de e Assopra que é mais ou menos comum a muitas religiões Hum porque só com amor eu tendo talvez a adocicar demais o discurso e só com medo eu tendo a não provocar a reação catártica que eu quero com
as pessoas na verdade como diz Aristóteles na sua poética sobre a função da tragédia repetida de alguma forma na incorporação do gênero evangelho que é a tragédia da Paixão de Cristo eu devo através da ideia da dor atingir a catarses ou seja atingir a evolução entre aspas para um espírito superior isso é presente em muitas religiões o medo do comunismo explorado no Brasil com o falso plano coem 37 com tenton real de 35 ou com o a subversão Comunista de 64 levantada pelos conservadores o medo de que os Deus dominassem tudo ou que Os Comunistas
dominassem explorado pela le por Hitler e por seus colegas todos esses medos são explorados coletivamente para se atingir alguma coisa Ah em nome da Liberdade se cometem crimes estão ediondos qu em nome da ditadura e curiosamente todas as pessoas que matam matam para produzir um mundo melhor matam para que esse mundo melhore e esteja livre dos problemas seja através da Inquisição seja através de progr na na União Soviética seja através da revolução cultural na China seja através de qualquer discurso fundamentalista mata-se por amor com a mesma facilidade com que se mata em nome do ódio
hum essa questão é importante e é enorme Mas de fato o amor não só pode como é estudado pela história a noção de amor uma colega minha M del Prior tem um livro sobre a ideia de amor no Brasil e como se cons desenvolve essa ideia de amor no Brasil o que era amor quando eu fui estudante na década de 60 no interior do Rio Grande do Sul não é idêntico ao que era amor na escola de hoje ã e as as pessoas tanto na década de 60 no Rio Grande do Sul quanto hoje querem
amar seus alunos e cada um com um projeto distinto e curiosamente nós sobrevivemos a estes afetos né curiosamente Nós sobrevivemos a essas explosões de amor sistemáticas sobre nós não a pior Vingança sobre alguém é casar-se com a pessoa nãoé é a vingança mais mais duradoura e mais influente outra questão por favor microfono a oportunidade para tirar uma dúvida que eu tenho uma curiosidade que uma vez conversando assim sobre o medo né que outras religiões nos causam né uma amiga minha muito engraçada falou assim que ela ficaria feliz se o Islamismo dominasse o mundo porque ela
acha a ideia de do Paraíso islâmico muito legal né morrer ir pro Céu e lá ela teria 72 homens árabes lindos musculosos o homem teria 72 virgens ela não então mas Da onde você tirou essa ideia né que a nossa padrão ocidental né de igualdade ela já automaticamente generalizou Então eu queria saber eh qual que é a imagem e pros islâmicos de Paraíso assim é é só pro pro homem e pra mulher né as religiões tradicionais elas são patriarcais o Islamismo cristianismo e judais são profundamente patriarcais você citou com toda a razão a surata da
vaca no Corão e da vaca é esse o nome mesmo não é a surata da vaca mas eu devo lembrar que tanto no Levítico como no Êxodo há um mandamento Claro de Deus dizendo não cobs serás a mulher do teu próximo nem as vacas do teu próximo nem as ovelhas nem as cabras nem nenhuma das coisas de teu próximo Esse é o mandamento que manda não cobiçar coisas eu posso fazer uma leitura Bet friedan e dizer bom se não é para cobiçar a mulher do próximo é permitido cobiçar o homem alheio seria fazer não a
hermenêutica não hermenêutica das da cultural as religiões ocidentais são profundamente patriarcais tal como o Islamismo concebe um paraíso masculino o catolicismo jamais ordenou uma mulher de forma Ortodoxa Ah e rejeita Inclusive essa ideia ou seja as religiões são patriarcais dentro das religiões patriarcais há uma Mística feminina que pode ser uma hildegard Von Bingen na Idade Média ou podem ser teólogas feministas dos Estados Unidos que dizem que no momento no Ato dos Apóstolos o espírito santo baixou e disse já não há mais nem Gentil nem judeu nem homem nem mulher a igualdade absoluta diante da Graça
carismática do Espírito ou seja como eu disse mais uma vez a religião é polissêmica eu posso pegar qualquer coisa da Bíblia e justificar qualquer coisa que eu queira fazer e usando uma citação deliberadamente maliciosa a Bíblia diz num salmo Deus não existe eu posso tomar do Salmo Deus não existe é uma frase da Bíblia e logo diz no Versículo seguinte diz o insensato no seu coração ou seja se eu quiser citar a Bíblia assim como se dizia antigamente o dem cita a Bíblia a seu favor eu posso pegar absolutamente tudo porque o texto é poico
seja no Corão seja na Torá seja no gênero evangé que é um gênero novo na literatura Ou seja eu posso de fato se o desejo do paraíso é o desejo sobre a expansão religiosa o que eu recomendaria a sua amiga não é o islâmico mas é o chinês o paraíso chinês é o mais vasto mais complexo e mais variado e o menos intediante de todos os paraísos o paraíso católico de tocar arpa olhando para Deus o resto da eternidade provoca LR lesão por esforço repetitivo porque é uma eternidade tocando arpa Na verdade o paraíso chinês
é o mais elaborado e o inferno chinês também é o mais elaborado de todos não então não o islâmico porque afinal 72 virgens como se explica um jovem a noção de virgem não ten a menor ideia do que seja isso é preciso ter a minha idade para lembrar uma coisa dessa Ou seja é como eu explico algo disso é um paraíso fruto de uma concepção religiosa daquele momento imagina se Maomé Mohamed chegasse aos beduínos do século vi e dessa noção h tomista de Paraíso sigam a minha fé e e vocês terão perfeita integração unitária com
a essência Divina nãoé não faria sucesso nos nos oases dos beduínos né agora sigam a minha fé e vocês terão virgens a seu dispor por resto da eternidade faz mais sucesso Como diz Tomás de Aquino a graça supõe a natureza ou seja Deus se manifesta historicamente e como reconhece Jesus no evangelho Moisés disse aquilo que podia ver de vós pela dureza do coração dos vossos pais ou seja os próprios religiosos conhecem que a revelação divina se dá por etapas históricas quando eu era criança disz Paulo eu vivia e sentia coisas de criança agora que eu
sou adulto eu vivo e sinto coisas de adulto Ou seja a revelação também se dá num sentido histórico que aí a religião sobreviva a estas descrições eu posso tomar Maomé como líder pacifista e posso tomar o livro Infiel de de uma escritora da Somália que denuncia o Islamismo como patriarcal violento Especialmente na barbárie para o ocidente da extração do clitores feminino ou seja eu posso tomar a mesma religião como fonte dessas duas coisas outra questão boa noite boa noite eu tenho visto muito medo ser dito aqui como se fosse uma coisa isolada Mas você acredita
que o medo pode ser separado do poder político ele sempre os deuses estiram nem os medos por si só não foi uma coisa metafísica dos homens ele foi um instrumento instrumento forte de poder em nome dos deuses se matou os deuses e os ritos eram as tradições do direito e uma série de coisas relacionada a isso portanto os deuses não foram coisas que existiram simplesmente os seus representantes é que tinham poder e cometiam violência não não eram as pessoas que cometiam violência né agora outra outra questão essa primeira pergunta de dissociada do poder e a
segunda você acha que é uma coincidência o fato dos filósofos do século XVI começaram a negar como nist se negou e juntamente justamente quando se negava o poder já se opunha se dividiu o poder se criou leis de limites ao poder e nesse fim de de início de Novo Milênio agora temos aí o colapso do Poder no mundo fazendo essas barbaridades que você falou eu acredito que tá num momento crítico em que nós vamos negar o poder e talvez negar também os deuses é isso é que eu penso é possível acho que é é um
caminho muito rico de análise associar a leitura das críticas à religiões às críticas aos sistemas políticos volter educado no liceu Lui legran de por Jesuítas ou Fidel Castro educado por Jesuítas em Cuba ou Maluf educado por Jesuítas no Colégio São Luís em São Paulo são todas personagens envolvidas de alguma forma com concepções de poder então negar o poder e negar a Deus Eu Nunca neguei na economia religiosa ou seja na maneira da percepção da gramática religiosa que ela esteja Envolvida com discursos de poder na verdade as igrejas resistem aos místicos não é à toa que
Teresa Dávila João da Cruz Inácio tiola todos foram presos pela inquisição a igreja tem uma resistência aos místicos porque os místicos escapam ao controle institucional e os místicos os possuídos os que têm visões os derviches todos eles toda a tradição Mística ela é uma escapa ao poder religião e poder tratado há séculos Desde A negação de Epicuro até os ateus atuais eh que publicam livros como Deus uma ilusão é uma denúncia sempre de que religião foi instrumentalizada pelo poder no momento que eu estabeleço uma instituição eu estabeleço a necessidade de zelar por ela tomando já
que eu contei várias histórias ag geográficas nos Fior de São Francisco no final da vida Francisco de Assis está morrendo e vendo a sua ordem penetrada por bibliotecas Mosteiros com bens e tudo aquilo que ele lutou contra em nome da irmã pobreza da esposa castidade da irmã pobreza bastante deprimido no fim da vida Francisco procura sua grande amiga Clara e chora diante dela dizendo tudo que eu fiz não presta porque eu fundei uma ordem de pobreza e os poderosos tomaram conta desta ordem Clara então sorri e diz a ele que ele tem tem que fazer
o último voto de pobreza o último voto de pobreza é abrir mão do seu legado Ou seja eu fiz a minha parte cada um Faça a sua eu não controlo o meu legado eu não controlo aquilo que vem depois de mim no momento que eu tenho uma instituição eu tento controlar por regras normas cânones e estatutos jurídicos essa instituição então religião e poder é um fenômeno extraordinariamente associado mas quero lembrar que onde a religião não faz parte do Poder como a Igreja Ortodoxa na Rússia estalinista ela curiosamente também sobrevive demonstrando que algumas das energias da
religião não estão associadas ao estado apenas ou ao discurso oficial mas sobrevivem e assim que o estado entra em colapso com o seu discurso ateísta oficial a ortodoxia floresceu na Rússia após gorbachov com a força extraordinária como aconteceu na Polônia Católica do Cardial Carol voitila como aconteceu por exemplo atualmente no Tibet dominado pela China em relação à sua religião institucional budista Ou seja a religião é associada ao poder mas o poder não é a Instância final explicativa da religião esta é muito importante dizer as duas coisas para não parecer eh nem tanto de um lado
nem tanto de um outro hum outra questão né pela brilhante exposição e eu comecei a questionar somando com o que eu tenho escutado né nos bastidores da minha profissão uma questão que tem repercutido durante vários dias eh com relação ao medo né eu escuto muito assim aivan tem me incomodado muito ir pra igreja não Vamos citar a igreja mas ir para pra igreja e voltar pra realidade e me deparar com as alternativas Porque na minha religião Isso é coisa do demônio e aí conversando em paralelo com outras pessoas eu pude observar mas olha eu tô
assim de paciente com o mesmo medo e ouvindo a sua palestra né eu comecei a questionar Será que tem fatos semelhantes antigos que a gente possa não é pensar e refletir para ajudar nesse momento de transição onde de um lado a fé o medo do outro possíveis soluções encontradas através de Florais de acupuntura de meditação né Será que tem coisa antiga que a gente possa rever para diminuir esse medo hoje será que a história pode ajudar De que forma a gente pode contribuir a história não tem uma Fun moral ela não evidencia nenhuma lição moral
a história como magistr ou magistra aí para quem é restaurado Vit de Cícero é uma história que hoje nós não Compartilhamos mais disso porém eu quero insistir num ponto que sua questão interessante traz à tona é muito importante para as religiões oficiais ou Pentecostais ou ortodoxas a existência de terapias alternativas você sabe que as religiões na sua maioria de Protestantes de inspiração Pentecostal rejeitam coisas como Harry Potter hum elas fazem um discurso forte por incrível que possa parecer a vocês Harry Poter é um inimigo da Fé com a sua inocente varinha ele tem eh sido
alvo de pregações apaixonadas de Pastores porque ele estabelece um poder que não tem como fonte Jesus hum a ideia de que a magia possa ser eficiente é a das religiões eu diria que de forma consciente ou inconsciente de forma honesta ou de honesta muitos líderes religiosos adoram a existência das terapias alternativas porque elas significam que há contra o que lutar há contra o que combater a grande drama da história dos Estados Unidos sobre a qual me dedico há bastante tempo é que eles foram o país constituído em cima do medo de outras coisas o medo
da Inglaterra depois o medo de Bruxas medo da Inglaterra o medo da do comunismo e atualmente o medo do islamismo o grande problema dos Estados Unidos representa no romance Mob Dick é que se não houver um inimigo externo como Mob Dick a tripulação entra em pânico se não houver aquilo que una que é o medo a população se mata porque se não houver aquilo que torne a todos como na Bela metáfora do filme A Vila se não houver aquilo que una a todos em tonno de uma paranoia você não tem por continuar Unido e nós
precisamos sistematicamente insistir no medo que pode estar contido no sente florel de bar ou no Harry Potter nós temos que insistir no medo porque sem ele eu não consigo produzir muita coisa e volto a dizer o medo não é só algo negativo se nós não tememos o perigo nós teríamos morrido há muito tempo as pessoas loucas ou totalmente perturbadas elas não têm medo das coisas andam pacientemente no meio do trânsito por exemplo E essas pessoas por não terem medo com frequência se machucam o medo é também uma estratégia de sobrevivência as pessoas prudentes são pessoas
medrosas pessoas que têm medo T cópia das chaves pessoas que temem T duas cópias da chave do carro nã e assim por diante o celular faz sucesso porque ele explora o medo das pessoas eu quero saber onde Fulano está e essa coleira eletrônica produz a minha acalmar o medo quando eu puder ver tiver um GPS e o celular eu vou produzir a fantasia de que então eu tenho controle não tenho medo e um artigo saído hoje mostra como isso está aumentando o câncer o uso do celular logo eu vou ter medo do câncer e assim
é uma cadeia infinita que nos faz permanecer nesse planeta apesar de ser essa primeira geração que tem chance de um suicídio global ou seja nós somos a primeira geração que pode encerrar essa nossa angústia de alguma forma e estamos nos esforçando a este estamos esforçando A esse respeito outra questão Boa noite eu queria que você comentasse um pouquinho como a o medo como essência da religião trabalha como um obstáculo no desenvolvimento da da ciência no decorrer da história e nos dias de hoje por exemplo como medo de um desenvolvimento de um clone mapeamento genético esse
tipo de coisa o não interpreta exatamente o medo como essência da religião porque eu acho que para existir Essência Tem que haver algo mais metafísico mas que a religião trabalhou bastante com o medo e volto a dizer que uma das bases do pensamento científico contemporâneo é o átomo o átomo criado por Demócrito descrito no século XX etc nunca foi visto o átomo é uma abstração do qual nós supomos que seja damos nome à suas partículas a pergunta é se o primo móbile que Dante criou no Paraíso no parte final do Paraíso de um Deus movendo
e causa de todo o movimento é menos ou mais abstrato do que o átomo que nós também nunca vimos e indem descritiva nos dois casos eu diria que ciência e religião mais uma vez são respostas distintas a questões distintas ambos podem causar muito mal às pessoas e ambos poderiam eventualmente causar bem nem ciência nem religião nem psicanálise nem Mística nem Rosário nem narrativa sobre Perego da pobre da mãe que causou todos os problemas de todo mundo pro resto da eternidade eh podem ser em si coisas boas ou ruins elas são coisas que podem responder a
angústias das pessoas e as pessoas podem encontrar respostas a essa angústia num discurso ateu pode encontrar resposta essa angústia rezando pode encontrar resposta a essa angústia meditando fazendo o caminho de Santiago ou trabalhando ou fazendo porque o que é anterior à angústia da rel religião é o ser humano Este é o conceito anterior à religião e a nossa capacidade policromática multiétnica e multifacetada de dar respostas às angústias é uma das coisas mais fascinantes do planeta ou seja nós damos respostas muito criativas aos nossos medos e nomes muito criativos aos nossos medos Hum então voltando à
pergunta que foi o light motivo da palestra a provocação no meu colega e coordenador desse ciclo propond o Deus de Israel não gosta dos covardes ã Em geral os covardes amam muito também o Deus de Israel porque fornece a eles uma resposta muito interessante curiosamente na concepção Cristã os tíbios os que não foram nem bons nem ruins não se destacaram numa coisa nem outra ficarão antes da entrada do inferno porque nem o demônio os quer hã ou seja ficarão lá na antessala do inferno segundo A Divina Comédia porque os tíbios não são desejados nem por
Deus nem pelo demônio Deus odeia a média Deus quer as pessoas de destaque nãoé quer os polos a este respeito e por que que isso acontece no discurso sobre a média porque a pessoa média que não se destaca pelo bem nem pelo mal não dialoga com a essência com a religião ou seja não dialoga com a questão de medo e Redenção hum alguma outra questão Antes que as pessoas diz Mai por favor por gentileza na palestra passada ficou uma ideia que o palestrante não quis passar de que tudo que se move tudo que é criado
e tudo está a serviço da classe dominante do Poder agora acabou de falar alguma coisa mais ou menos parecida ou não eh no seguinte a essa ideia de que a pessoa que fica na média Não serve a Deus nem ao demônio não é senão aquela ideia de que da competição capitalista que ele tem que ser o bom tem que ser tem que ter 10 mestrados tem que ter 20 faculdades tem que sabe de criar sempre uma competição em busca do melhor e viver todo mundo nessa esquizofrenia sem ter tempo para curtir a vida sem sombra
de dúvida o capitalismo é um fenômeno fundamental mas o pobre do capitalismo com sorte é algo de alguns séculos se nós datos da Revolução Industrial ele é um jovem de 300 anos estou falando de religião ou seja algo de milhões de anos ou pelo menos dezenas de milhares como eu escrevi num artigo que vai sair na revista Super Interessante sobre o funcionamento Vaticano encerramento eu escrevi sobre o Vaticano de Bento XV Bento XV tem olhar meio Blazer meio erudito porque quando ele vê os críticos e todos os ess universos ele lembra que antes do capitalismo
antes de tudo isso existiu e existe por exemplo a igreja e antes da igreja existem as religiões antes da própria igreja católica ou seja tem olhado como se diz com frequência com um certo altitude diante desses problemas de fato o capitalismo é fundamental hoje mas as questões que nós estamos discutindo sobre o medo existiam no feudalismo existiam no modo de produção escravista se eu utilizar a linguagem marxista existem em muitas sociedades e funcionam de muitas formas eh e volto a dizer o capitalismo é muito importante para entender certos discursos religiosos mas os discursos religiosos São
anteriores ao capitalismo e são provavelmente sobre isso não se pode fazer ciência nem afirmação provavelmente também sobrevivam ao capitalismo Porque se o capitalismo prosperar haverá um Deus que causa prosperidade e se ele fracassar verá um Deus a quem recorrer na época da penúria né E isso torna extraordinariamente útil extraordinariamente importante né hum professor pond cela fã eu queria te fazer uma pergunta final primeiro eu queria agradecer você pelo show tá é assim Maravilha eh eu queria te perguntar o seguinte inspirado pelo que você falou a ideia de que no final das contas o ser humano
sempre acredita em alguma coisa e você tava nos Falando de religião em relação ao medo tem aquele autor em inglês chamado chesterton que ele uma das frases é um desses caras bons de frases que ele dizia assim o problema quando você para de acreditar em Deus não é nem tanto que você fica ateu é que você acaba acreditando qualquer bobagem né então eu acho que isso tem a ver com alguns um trecho da tua fala hoje com relação a coisa de que dogmatismo negativo ateísmo acaba sendo de alguma forma um dogmatismo negativo então assim o
módulo ele foi pensado exatamente como uma agenda para medo quer dizer como é que a gente pode pensar o medo hoje e no primeiro momento a ideia era falar olha o medo é estrutural eu acho que você trouxe isso de volta hoje né o medo é estrutural tá na própria condição humana o ser humano tem medo porque ele tá na cadeia alimentar pouco importa o que se acredita daí a gente inventa a vida eterna continua tendo medo depois a gente foi pro niet com jacoia e a ideia de que no n que você citou também
hoje até parece a coisa do Deus de Israel se o Deus de Israel eu não gosto de covarde nietz tampouco né porque o nietz faz um enorme odde a ideia da coragem de que você só sobrevive bem se você encarar o fato de que você tá despencando no abismo e você tem que dançar enquanto despenca enquanto a maioria ressentida berra e geme justamente por causa do medo depois a gente migrou com loparic para uma ideia de que hoje Mais especificamente a gente tem uma sociedade é por aí que eu queria amarrar e te perguntar que
a gente não pode fracassar hoje a gente tem um medo que talvez da forma como ele tá estruturado no mundo moderno ah a gente tem muito medo de fracassar porque a gente tem que ter sucesso o tempo todo a gente tem que ser bom ah como ser humano como profissional como marido como mulher como amante como pai como mãe como filho como eleitor tem uma série de esferas que a gente tem que ter sucesso e cada vez mais a competição é violenta E aí vem esse medo novo porque no fundo o ser humano não pode
repousar Então o que eu queria te perguntar é o seguinte lembrando da frase do chesterton que o problema não é nem de você deixar de acreditar em Deus o problema é que você acaba acreditando em qualquer bobagem a gente não teria acabado acreditando dos últimos grosso modo 500 anos para cá nesse processo modernizador numa ideia de Nova Atlântida construída pela ciência pela razão pela política a ideia do bacon né de que a gente ia construir o mundo novo pela razão pelo conhecimento pela ciência pela política blá blá blá Então nesse sentido Ah será que a
gente não teria acabado acreditando num monte de bobagens a bobagem seria a ideia de que a gente ia construir finalmente o mundo feliz com Deus ou sem Deus o homem não acaba sendo sempre meio infeliz Porque a vida é muito dura e aí o que eu pergunto para você é o seguinte se a gente resumir essa ópera dizendo que os últimos 500 anos tê sido atormentado pela ideia de que a gente vai construir a felicidade finalmente racionalmente Tecnicamente politicamente Ah que que você acha que seria o novo tipo de medo que só o moderno tem
ou você acha que falar isso o que você acha que seria viável levantar a ideia de que a nossa obsessão pela felicidade sistemática administrada que a gente vive hoje ainda que na pós-modernidade cada um acha que descobriu a sua nova fórmula de felicidade e e recuse as grandes teorias de felicidade Você não acha que seria um medo típico nosso redescobrir que no final das contas a felicidade é uma coisa que acontece quando você não tá prestando atenção nas coisas ente poder pensar que por exemplo que o homem medieval fosse menos temeroso do que o homem
moderno ou colocar sua segurança eh num Deus mais estável que um Deus moderno ou do que a ciência moderna eh eu acho que na história do medo delimo ele ressalta bem que o mundo com medo do fim do mundo seja provocado por Deus ou pela bomba atômica ou provocado pelo aquecimento global que afinal vai cobrir Tod as cidades litorâneas o Rio vai ficar debaixo d'água né nada é perfeitamente negativo Então nesse aspecto São Paulo vai ganhar litoral hã enfim a cidade de São Paulo que todas essas questões são questões da nossa hoje incapacidade de ter
na ciência a crença que o século XIX teve afinal se é possível perguntar como você já tornou o tema de curso também tomando essa frase que não é sua mas que você desenvolveu também se é possível acreditar em Deus depois de Auschwitz é também possível perguntar se possível acreditar na ciência depois de Hiroshima Hum E se é possível acreditar em todas essas questões porque na verdade eu acho que a crença de que nós podemos administrar felicidade é uma crença fracassada como toda crença utópica porém sem Utopia sem pensar no mundo menos injusto ou sem pensar
num casamento mais perfeito eu não consigo reformar o meu eu não consigo melhorar o meu a função que Thomás moros deu a ilha da Utopia quando rito deu a presena ilha não é exatamente mostrar uma sociedade perfeita mas é corrigir A inglesa então o grande problema hoje é o esvaziamento de utopias porque afinal Deus morreu Marx também eu não estou me sentindo muito bem como se disse com frequência Ou seja eu não posso oferecer a teocracia como solução não posso oferecer o paraíso socialista não posso oferecer porque afinal o socialismo parece Florescer hoje apenas na
Coreia em Cuba e nos diretórios acadêmicos de humanas ele parece ser um um fenômeno bastante isolado e as teocracias religiosas demonstraram um grau de intolerância e de violência extraordinária A grande diferença que a sua que a sua pergunta toca é que nós não temos mais capacidade de acreditar em Sistemas unificados sistemas totais sistemas absolutos e nós procuramos essa solução atomizada vascularizada capilarizada de cada um encontrar o seu caminho o que é curioso é que segundo uma pesquisa que eu li numa revista de divulgação nacional nós somos a geração que mais acredita na salvação da alma
perguntado aos brasileiros se acreditava que iam para o paraíso mais de 96% dos brasileiros disseram que mereciam o paraíso por vários motivos não explicitados nós nos achamos mais seguros de que Deus nos ama do que Deus vai julgar bastaria perguntar aos religiosos certamente há aqui religiosos se alguém acha que vai pro inferno essa pergunta se eu fizesse como São Bernardo não se século X a maioria acharia que sim para não cometer o erro da vanitas o erro da da vaidade ou da soberba e se perguntasse nessa sala quem daqui acha sendo religioso que vai para
o inferno nãoé talvez por timidez ou por convicção ideológica ninguém levantou a mão ou seja nós temos hoje uma crença que voltando ao livro do kif Thomas a crença na autoajuda e a crença no reforço do eu substituiu vários dos medos antigos logo deve apenas ser um falta de esforço pessoal essa questão do medo ou seja eu tenho que acreditar em mim eu diria que nós tentamos substituir a crença em Deus pela crença No Poder do indivíduo e as duas coisas são problemáticas e as duas se manifestam problemáticas e eu concordo inteiramente com a sua
questão de que o medo é estrutural na nossa cultura e conviver com o medo é a melhor maneira de enfrentá-la afinal se como dizem a alguns psicanalistas a psicanálise não é em si terapêutica mas trata-se de identificar as forças que me angustiam Eu também poderia dizer que no momento que eu reconheço que eu tenho medo de envelhecer Agora é Tarde no meu caso mas certamente os jovens tem algum medo de envelhecer Ah se eu tenho medo de falhar se eu tenho medo de passar fome ou se eu tenho medo da violência isso é uma maneira
de eu dialogar e denominar os meus demônios e voltando ao evangelho de Marcos uma vez que eu sei o nome do demônio ele se chama Legião eu posso expulsá-lo ou pelo menos conviver com ele então já que a redenção é um desejo e não uma realidade acho que com isso encerramos ponde era isso então muito obrigado pela atenção de vocês e voltem sem medo para casa obrigado obrigado voltem sem medo para casa
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