[Música] um salve para você está chegando aqui para conferir o conteúdo do canal do professor escravo seja bem vindo o bem vinda para mais um grande bate papo filosófico sociológico como sempre o consumidor ser que é novo aqui o nosso canal para cima bbb pra poder ativar também algumas notificações conhecer as nossas redes esse é o nosso ritual aqui de preparação com o início do nosso pa é importante também que você deixa o feedback que vê como um comentário né mano um abraço a sugestão a crítica é sempre bom poder contar com a sua participação
como ferindo o nosso trabalho nossas redes como eu já falei é importante você seguir a gente lá no instagram a roma por pessoa cravos a gente também falar no twitter da nossa casa lá também há outros graus nós temos a fan page no facebook temos nosso site enfim estamos tentando bombardear as redes com conteúdos com o senso crítico e é muito bom poder contar com você é você que faz o canal o professor cravos hoje você é meu convidado pra um papo super especial sobre pedra onde nós já temos inclusive um vídeo aí o nosso
capital fazendo aí uma introdução connor ano naquela base você precisa ter para poder dialogar com o dia hoje nós vamos falar especificamente sobre uma obra do de uma obra intitulada a dominação masculina grava bem essa obra fundamental mundi é um dos grande pensadores da contemporaneidade que faleceu agora no começo do século 21 um francês fora de série com uma fluência antropologia à sociologia filosofia então eu quero começar esse nosso papo sobre bond ea dominação masculina com as próprias palavras do bonde e que vão aparecer agora na tela me acompanha aí ainda não pude ir sempre
vi na dominação masculina e no modo como a imposta e vivenciada o exemplo por excelência dessa submissão para bissau resultante daquilo que eu chamo de violência simbólica violência suave um sensível invisível as suas próprias vítimas que se exerce é essencialmente pelas vias puramente simbólicas da comunicação e do conhecimento ou mais precisamente do desconhecimento do reconhecimento ou em última instância do sentimento essa relação extraordinariamente ordinária oferece também uma ocasião única de aprender a ogx da dominação do dia pretende analisar justa meme a construção simbólica da superioridade masculina como o próprio título da obra sugere bud e
não está falando é especificamente do gênero masculino do gênero feminino como um bom sociólogo e compaixão aí com uma pegada antropológica o boni está tentando trabalhar justamente a estrutura a estrutura de pensamento que vai justamente no tea a visão sobre a masculinidade ea feminilidade então são condições estruturais de pensamento que são compartilhadas nos mais diversos setores da sociedade diversas fases instituições e que estão enraizadas de tal forma que acabam determinando um parâmetro para o pensamento sobre o masculino eo feminino ele não está falando da mulher fisiologicamente ele não está falando de um homem biologicamente não
está falando necessariamente da constituição deles mas ele está pensando justamente uma cultura e o desenvolvimento de uma ideia aliás de duas idéias machuca porque na introdução aparece né nas palavras do diretor acabei de dizer pra você a idéia de uma violência simbólica violência é justamente uma agressão que se dá de forma física quando a gente pensa a violência a gente pensava da manifestação física dela mas atendimento quando a gente pensa no fator psicológico do fator emocional no fator social alguém se impondo sobre alguém alguém ofendendo ferindo a dignidade ou estabelecendo uma espécie de clausura nessa
sobre o outro a gente está falando da violência do ponto de vista físico tangível e aí que goodyear no seu já dão o seu vocabulário coloca a idéia de violência simbólica então a dominação masculina em primeiro lugar onde se situa a ela dentro do campus da violência simbólica ou seja a mulher a idéia a construção a estrutura feminina ela é colocada dentro de um contexto onde a mulher ela é essencial nada e ela é oprimida food e optou por fazer uma pesquisa é pornográfica ali nas décadas de 50 e 60 do século passado num povoado
da argélia chamar o caso milan e por que ele escolheu o caminho porque cabe lá ela possui uma cultura androcêntrica o que significa é uma sociedade extremamente tradicional acaiaca conservadora que faz com que as relações sejam assimétricas entre homens e mulheres lá em camilla tudo é muito bem colocado e hierarquizado entre alto baixo melhor peão superior ou inferior homem e mulher bud percebeu neste povoado que essa cultura esse simbolismo essa idealização a própria noção de homem e de mulher do outro extraordinário da como estava enraizado ali fazia com que a dominação masculina fosse muito evidente
então unir procurou um recorte sociológico que fizesse justamente uma charge do que a gente pode encontrar também no ocidente quando no oriente bom dia percebe que pelo fato dessa dominação masculina sexy simbólica é naturalizada ela é até certo ponto ao consciente e tem uma relação muito próxima com a dom na explicação e com a acip finalização das pessoas a dominação masculina ela vai se manifestar justamente na sua fonte de forma ou multa e faz com que a gente naturalize coisas que não são como os que são evidentes como a gente percebe por exemplo na recuperação
de homens e mulheres mais uma vez vamos consultar border sobre essa questão se liga à idade saindo do ar do méxico encontramos o androcêntrico atravessando também a formação do pensamento nas ciências e na filosofia a divisão entre os sexos parece estar na ordem social e das coisas nesse sentido a dominação masculina tão sofisticada que dispensa justificativas é como se essa visão de mundo fosse neutra e não tivesse necessidade de eficácia sendo assim a dominação masculina pé passa o simbólico e legítima aquilo que acontece na sociedade como eu falei no comércio luddy e associa dominação masculina
violência simbólica porque não quer pensar na constituição física biológica ou de qualquer outra ordem sou mulher e homem ele está pensando justamente uma estrutura que serve de norte para que a gente possa pensar as relações sociais é importante frisar que a dominação masculina ela afeta é evidentemente os homens e as mulheres os homens são cobrados para assumir essa condição de liderança e chefe de superioridade ea mulher é cobrada para ter um papel secundário né um papel subalterno é vermelho o sofrimento das mulheres é extremo mas os homens são cobrados para isso nesse sentido os homens
eles vão ser rotulado de machistas esse é o nome que a gente estava a dominação masculina e as mulheres acabam tendo um comportamento é condizente com essa lógica social mas quando alguns críticos da obra como de ver justamente atacar as mulheres pelo fato de as mulheres terem um comportamento subserviente esse ataque às mulheres por serem cúmplices da dominação masculina também são 11 uma reprodução da própria dominação masculina porque na verdade que podia tentando revelar é todo o jogo social histórico a na construção simbólica e histórica que coloca em espaços em posições diferentes não é o
chefe ea secretária o médico a enfermeira o pai ea mãe 14 azul do menino eo quarto rosa da menina então é importante que se diga que há uma discrepância construída nessa relação onde o homem vai ser cobrado sempre para ter mais capital que a mulher e quando o contrário acontece aí a gente percebe que os muros simbólicos eles vão ficando mais nítidos porque há um claro um constrangimento a uma situação de 10 compor quando isso acontece quando a lógica invertida quando a mulher é mais alta do que o homem mais forte do que o homem
quanto a mulher ganha mais ou tem uma condição de destaque na sociedade então a dominação masculina acaba criando a esquemas inconsciente de percepção divisão e be atuação num isso é fundamental para o nosso entendimento da obra bud reconhece a importância significativa do movimento feminista até porque se trata de um pensador francês justamente porque o momento ele vai colocar em evidência é esse antagonismo mas há um único dia é extremamente importante para ampliar a discussão e aprofunda as raízes da questão envolvendo a dominação masculina não se trata apenas de um embate que a gente percebe físico
ou político entre homens e mulheres mundial está trazendo toda uma construção simbólica enraizada imperceptível que afeta o encontro henry e que a partir daí vai apertando e se manifestando em todas as vertentes da sociedade então é muito significativa a contribuição do clube e para esse debate o trabalho é extremamente relevante para o momento que nós estamos vivendo eu me propus aqui apenas a passar é pelos principais pontos de forma introdutória provocativas nós vamos ter um novo papo sobre a dominação masculina mas assim como já temos nosso capital um vídeo introdutório geral do clube e esse
aqui fica também como uma abordagem introdutória geral sobre a dominação masculina se você não se inscreveu aproveita pra cima prevê eu quero insistir que é importante você deixar o que eu li aqui no rio para que mais pessoas possam é ter acesso ao nosso conteúdo é sempre muito bom poder bater um papo com você aparece mais vezes e fica aí a minha gratidão e meu abraço