Oi boa tarde Comunidade da TV 247 quando eu saio para mim é boa noite já é um prazer começar nesse domingo um programa que tem nosso quadro de uns livros para revolução antes de entrar no ar tava falar com o seu Paulo Arantes que é nosso convidado e dizer que se eu sou um time de tá na filosofia hoje me aproxima muito rei que eu levo muita por São Paulo Arantes então uma alegria muito grande mesmo para poder conversar com ele lançamento desse novo livro entre aspas né Queria fazer até mais de 30 anos então
podemos aproveitar um pouco desse momento E como você sabe que faz esse quadro comigo me recupera mais morando Deus deu tem medo de ficar junto ajudar nessa empreitada que é ler e poder puxar o melhor dos autores para podermos aproximar Nossa comunidade de um pensamento que que procurei e linda aparência das coisas para ser um e não adianta vermos no primeiro mais que é essa leitura esses livros o qual nós estamos cliente para revolução seja o aumento de transformação da realidade tem uma boa noite querida Mariana tudo bem contigo boa noite Carlos Boa noite TV
247 prazer estar aqui com vocês hoje vai ser um debate muito legal mas pronto só a morena faz mestrado em economia política militar acho que isso não né Pode falar agora falar é mestrado em desenvolvimento econômico que eu acabei Estudando um pouco mais da Segurança Internacional a economia política mas pronto o nosso professor emérito da USP Boa noite Professor Tudo bem consigo boa tarde boa tarde boa tarde e uma uma correção para como evitar qualquer tipo de ruído mal-entendido não sou professor emérito eu sou eu sou apenas um doutor não passei do doutorado eu posso
explicar se você estiver interessado por isso é uma chama Raridade na realidade pelo seguinte se eu sou da época da da instituição USP em que o último requisito para você continuar na carreira e se continuar com o professor era você Doutor então passar para frente se qualquer outra coisa era de pensar então eu vou obviamente mas sempre resolvi Olha já fiz o que tinha que fazer agora você professora me deixa em paz nada se capaz até de resto da vida então não cheguei lá não sei nem titular muito menos remédios é mera tem um título
que a congregação da alguns professores que elas escolhem não não foi meu caso eu sou Na verdade eu sou como eu sou Doutor por aposentado porém continuativo só não dou aula com essa qui em pesquisa orientação normalmente imagina normal então eu sou como eu não quis por pijama então me chama de Sênior na minha categoria oficial é um aposentado sinner tão América por favor se não usa métodos de verdade ficar lá tá usurpando um título Se eu por um acaso depois nem internet relação o livro que tava procurar então desculpa eu entendi em inglês e
agradeço querida acho que é contigo precisar muito obrigada por ter aceitado nosso convite para falar um pouco aqui nesse novo lançamento aí o formação desconstrução uma visita no Museu da ideologia francesa né Em algum momento eu queria entender um pouco melhor assim essa conceituação da ideologia eu já tô sentada mas é interessante que eu livro publicado agora mas ele foi escrito lá elaborada pelos anos 80 anos 90 né gente já tem tempo só queria que você pudesse contar um pouco para gente do contexto aí que esse livro foi pensado e elaborado né qual foi a
importância desse conceito aí eu desci com textão para essa escrita é bom esse livro foi pensado jamais livro também não foi pensado como um livro foram artigos que eu fui escrevendo a partir de dezembro de 89 o primeiro artigo de dezembro de 89 a fevereiro de 90 chamada tentativa de identificação da ideologia Francesa e esse assunto já vinha tava na minha cabeça fermentando já um bom tempo porque como vocês sabem eu sou egresso de um departamento francês de filosofia Como é o título de um dos meus livros uma daqui a filosofia francesa desse sempre esteve
na na França fui alunos e professores Franceses em fazer sempre a digamos pensamento francês filosofias francesa circula na nossa veia gente acompanha tudo que acontece na França assim na revista jornais então era um assunto quase que obrigatório depois eles ficam chego lá eu escrevi esse artigo primeiro artigo Na verdade dois primeiros Capítulos é um artigo só que a revista Será que estou nós estamos publicou dividiu porque era enorme o filme com dois nomes das que 90 e depois 91 e os outros eu saio logo depois foi por também por encomendas encomendas um debate com professor
americano chamado de Ramos e outro outro foi bom lombos ou circunstância não tem alcaçuz modo que não eram era para ser um livro mas era um assunto obrigatório naquela época já estava escrevendo não escrevendo o que deveria ser depois do departamento francês de ultramar e um nesse meio tempo eu escrevi um pequeno uma plaquete livro em poucas páginas sobre o Antônio Cândido e Roberto churrasco enquanto escrevi esses artigos sobre o que eu chamei de ideologia francesa isso assim ficaram onde foram publicados sobre a turma revista novos estudos e na revista discurso e por lá ficaram
por lá ficar depois eu mudei nós vamos ter mudar de rumo comecei a trabalhar a todos e nunca me passou pela cabeça voltar a tratar desse pensamento francês dos anos 60 e 70 e 80 um pouco que eu vi a minha ocupado naquele tempo foi por lá ficou e por lá ficou quando aos dois ou três anos atrás Foi antes foi 18 eu acho que você geralmente o editor da o publisher da editora 34 o Milton o rato me pediu olha para você não quer reunir aqueles artigos sobre os franceses sobre a ideologia francesa no
livro foram Nunca me passou pela cabeça porque eu tô testando desses assuntos e depois por uma razão muito para vir fundamental é publicar 30 anos depois aquilo eu tenho que fazer um enorme e introdução e eu tenho que reler Tem que ler primeiro os meus autores estão ler muito tempo e tenho que mandar vir uma biblioteca da França para saber o que que aconteceu com esses autores na França de lá para cá embora eu alguma coisa eu saio é isso eu não tenho mais condições de fazer já soltou da vida eu tô ocupada com outras
coisas até que me apareceu um providencial jovem italiano chamado Giovanni di Zanotti que escreveu se dispôs a escrever fez opôs fácil ele apareceu no Brasil uma espécie de acidente miraculoso ele vai fazer passear aprender português em 15 dias em com ele era da tradição crítica da teoria crítica alemã resolveu procurar alguma coisa assim lá no Brasil aprender português por tarde lama o meu artigo ele gostou ele Tanto gostou que ele falar comigo me procurou já falando português e traduzir para o italiano fez uma introdução Leu as minhas coisas depois de umas coisas brasileiras de uma
corre-campo deu as partes eu florestar meu Caio Prado eu tudo que você pode imaginar um pouco tá depois gostou da no Brasil que ficou pelo Brasil algum tempo em Brasília agora ele voltou recentemente bom então ele fez esse trabalho ele fez trabalho de reconstituição do outro aqui daqueles da origem daqueles artigos estão caindo do céu ele conseguiu fazer a genealogia como é que o nome diz respeito à história das ideias pessoais até onde eles remontam e fez todo esse trabalho com ele eu me sinto aliviado e no fundo e no fundo passar sim estava justificada
a publicação daqueles artigos embora nem tanto porque eu sabia que ia comprar muita encrenca comprar muita encrenca porque é um livro ter vazado devo defasado aprendi dizer é um livro de uma outra Era geológica nós imaginava tudo que passou lá para cá ele para eu publiquei um pouquinho ou com tanquinho de vaidade porque eu acho que algumas coisas eu acertei tinha algumas ideias originais você a pena morrer e mais também como documento Mas sabendo que eu tinha se veria uma nova encrenca pela frente porque tava defasado o título 2 título pejorativo que a ideologia francesa
quem gosta desses autores franceses ia ficar incomodado e eu tinha também um outro título também incômodo deslocado que era desconstrução uma um livro Silva desconstrução de Santo São o nome genérico para todos aparecer círculo de Filosofia e eu sabia que vinha encrenca por aí então eu posso contar inclusive uma anedota a respeito da origem da degustar da vida intempestiva no Renascimento desses artigos antigos e foram escritas depois de uma hora a gente pode discutir bem porque naquele momento vale a pena é uma espécie de guerra cultural contra os franceses de certa maneira é quando o
livro foi ela tava ser publicado ou editor botou nas redes a capa do livro Oi Greice para anunciar como divulgação 20 dias é a capa da capa constava apenas o nome do autor o título eo subtítulo e ele foi Como disse um jovem amigo meu ele foi pré resenhado sem ser lido ele foi resenhado então começaram a pipocar na internet Eu Não frequento redes sociais estão saber de nada e é ser amigo junto com outros amigos fizeram uma antologia das pré resenhas as pessoas resenhar ão o nome do autor o título subtítulo e deduzir uma
série de coisas que chegaram a várias conclusões ventricular emprestável segundo que ele vinha 30 anos com 30 anos atrás e segundo que ele prestava um desserviço ao campo Progressista porque ele criticava criticava em princípio devia sacrificante o que chamou de ideólogos autores é importante que estavam na linha de frente do combate cento e capitalista contemporânea E aí que tapuia todos esses no museu Além do mais era contra ter construção é de construção é uma coisa é fundamental no nosso campo Nossa do nosso momento de modo que havia uma espera uma safra de não diga um
soltos mas ela de críticas ardidas que eu me ocorreu se a gente der eu vou resolvi fazer um resumo de frase daquelas críticas e procura o editor que ele colocasse a contracapa do livro para ver que ele antes de ser publicado já tava sendo criticar não tô falando tinha se coisa assim tipo aquela velha aquele aquele velho SUS e é sociológico da USP aquele Marxismo do tempo da chaminé novamente denegrindo a filosofia de Vanguarda mais avançado no seu tempo e por aí vai Só houve um uma manifestação positiva que era de uma pessoa se congratulando
com o autor porque ela ela de Louisiana e tinha o rolo de lidar então como eu achava que é um livro conta desconstrução portanto ela me apoiaram sendo que eu mal toco Tá bom mas o valor dessa anedota é o seguinte eu não imaginava como eu nunca mais abre esses autores salvo Foucault continuo publicando postumamente todos os cursos dele tornou-se um autor de atual porque fundo o acervo cotidiano Mas sendo editado aos poucos Eu nunca imaginei que os outros continuassem prosperando ou pelo menos na magnitude de digamos de entusiasmo de 30 anos atrás e continuavam
esse é o velho Brasil em que as pessoas se associavam a nomes próprios famosos e não abrir um pé continuar vá eu imaginava que estamos mais distantes e que portanto pudesse encarar com as peças de polêmica mesmo tardia com algum Sangue frio mas não mas não os dele anos ficaram p da vida os Foucault anos e tem os daquele de assim também se fala isso é e e era um livro antigo era um lhe garantiu que as pessoas aí eu percebi que as pessoas não é porque tá disponível era só bem quando viu a capa
era só um clique chegar nas revistas e pronto tava lá por enorme o título do artigo e tava tava lido de atualizar 30 anos atrás mais um continua vivo Esse foi uma surpresa a outra surpresa que nós vamos tratar a obviamente mais adiante é que como eu tinha me desligado desses assuntos passado para outra como se diz eu disse tinha Eudes conhecia o a trajetória da palavra desse construção que passou Inclusive a ser utilizado pela esquerda só te conhecia só soube depois da primeira da primeira Live que vai lá e de lançamento eu recebi uma
muitos e-mails de pessoas me dizer olha se tá Descobrindo a pólvora Existe isso funciona assim assim Aí eu fui correr atrás do prejuízo com isso essa publicação tardia para mim foi muito benéfica num certo sentido maléfica no certo não sentido porque eu e a publicado uma velharia e mais benéfica porque eu fui atrás de uma história transcorrido nesses últimos anos que eu disse conhecia e portanto uma acepção nova da desconstrução que me era Estranha eu tive acesso ela então é uma maneira com 30 anos de atraso e meditar um pouco seu mundo contemporâneo mas a
origem é essa foi por insistência de um editor que publicar artigos que ele achava que valeria a pena você nível Unidos e aparecerem livro foi aconteceu há portanto é um livro falar Não não Estou publicando nada de novo a coisa a coisa atrasada Tô virando o autor póstumo o processo de desconstrução ser a última hora nem se falamos com uma última questão por causa de que esse é um ponto do Novembro interessante discutir se repensar música com um dos tipos desse programa que nós temos feito é que também os professores possam usar nas salas de
aula é seu ser um instrumento dele também depende cidade que os alunos de cursinhos populares então eu fiz uma pergunta um pouco mais Elementar o sentido que se eu pudesse definir primeiramente o que o senhor compreende por ideologia nesse longo debate o Maximo que vencer ideologia e também o que seria a ideologia francesa O que é o que é ideologia e depois que cirurgia francês georgiano significante que sobre o planeta zera é bom a sala de aula a sala de aula você se perdem alguma coisa que eu possa utilizar em sala de aula então posso
eu devo mar devo fazer uma advertência Inicial numa sala de aula por definição a gente fala muito então não pode ser assim duas ou três ser mais que está me pedindo duas outras definições telegráficas uma sala de aula todo mundo acho que vamos defender um pouquinho todo mundo acho que eu sou prolixo e fala demais mas isso vem da sala de aula vem da sala de aula quando você está diante de um público de uma classe e você tem muito tempo pela frente sala de aula você tem muito tempo pela frente do arco intervalo é
tudo são muitas horas falando e como as pessoas não estão não balão podem por definição são estudantes saem bem informada sobre tudo a cada frase é necessário abrir um parente uma nota de rodapé explicar alguma coisa contextualizar remontar a fazer aí De que modo que quando eu sou o primeiro ponto que você está desenvolvendo e você olha no relógio Demorou 40 minutos para uma resposta então dá dá a sensação de que você é prolixo quando fale quando span quando na verdade você é apenas continua sendo um professor de modo que se eu fosse respondendo à
sua pergunta eu imagino o seguinte eu tô numa sala no anfiteatro na Flash com 50 jovens na minha frente que sabe muito pouco de algumas coisas e muito de outras coisas e eu tenho que explicar os Tenho que explicar tim-tim por tim-tim e na verdade tem duas três horas pela frente para explicar calmamente sendo que a nossa faculdade é uma faculdade muito liberal no que diz respeito à costumes acadêmicos todo mundo podia entrar e sair a qualquer hora estava de saco cheio embora e vai fazer xixi não voltar mais podia fazer você quer fazer então
tanto faz era um entra e sai com permanente e que pouco me incomodava que eu estava habituado mas eu ia até o fim para bom Então nesse caso a sua pergunta não só pergunta eu jamais vou lhe dar uma definição que é ideologia Poderia lhe dar poder idade depois começar a glosar definição uma definição uma boa definição que eu gosto é uma definição de um filósofo levar um chapado adornos que você conhece o teu adoro te dizer o seguinte a ideologia tá falando da ideologia burguesa lá na calcinha nos outros então hoje e sempre foi
burguesa esse vai ser um outro ponto aí já tinha que explicar para a moçada Por que que a gente tem que falar a ideologia burguesa e não pode falar em ideologia socialista socialismo não é uma ideologia socialismo é uma outra coisa você me desce de combate que agrupam pessoas no movimento ideologia tem alguma coisa de inconsciência quem é ideólogo não sabe que é ídolo Então mas o adoro que o seguinte a ideologia é aquele tipo de pensamento que tem um fundo de verdade embora seja falso e isso é uma coisa que vem com dialética verdade
e falsidade não pode ser separado então a ideologia burguesa eles o seguinte é aquele tipo de pensamento ou de formulação ou de discurso como nós fizemos uso de representações que não é inteiramente falso ela só é falso na medida em que ela disse que já está realizada aí trouxe ficar isso para mim a classe imaginamos que eu sou eu tô na graduação ainda eu tenho dizer o seguinte Olha o Adorno quanto dizes isso ele estava falando um tipo de ideologia e que era vigente uma conceituação aplicava seu século 19 o século 18 a uma pouco
século 20 mas não se aplicava mais a partir de uma certa metade o antes do século 20 Quando entrou em cena alguma coisa chamada nazismo nazi-fascismo porque tinha rompido uma cadeia de significações fundamentais quando ele define a ideologia burguesa dessa maneira Nem tudo é falsa na ideologia burguesa há um fundo de verdade a audiência está pressupondo o seguinte não ou socialistas no século 19 e no início do século 20 eles diziam que o socialismo nada mais era nada mais era do que a realização daquilo que a ideologia Liberal burguesa prometia mas não entregavam como liberdade
igualdade Fraternidade solidariedade e assim por diante vou entregava porque havia um sistema você tem a basicamente material econômico que interrava essa realização e essa com isso sendo recalcado ficava por assim dizer inconsciente o socialismo nada mais é do que a explicitação disso e confrontar a ideologia com a realidade hora por isso eu conto continuar olhando meu comentário eu tô falando para alunos de graduação como você me pediu para isso te explicar o seguinte e quando você faz uma reflexão como essa você tá dizendo mais muitas coisas sérias e importantes e uma delas você está admitindo
você está admitindo que existe uma continuidade entre liberalismo e liberalismo de câmpus tem o nome próprio da ideologia burguesa e que portanto na portanto havia uma continuidade entre o liberalismo eo socialismo tanto é que nesse momento no século 19 e início do século 20 os socialistas eram considerados Porque como encontrar os extremistas o que que é o extremo estava no extremo a extremo esquerdo por assim dizer de um continuum portanto havia uma continuidade antes liberais e socialistas e essa continuidade tinha um lastro histórico último lastro conceitual que passava pela ideia de progresso de razão de
verdade de humanidade ele vai por aí vai os extremistas é aqueles que queriam real O que é a suas últimas consequências essas ideias fundamentais de modo que havia uma continuidade entre liberalismo e o socialismo que foi rompido quando o a extrema-direita entrou em campo os nazistas nazi-fascismo entram em campo diz o seguinte se essas grandes palavras Que enchem os peitos discurso reta estufa o peito liberais e socialistas quando fazem seus respectivos discursos elas não dizem absolutamente nada não disse absolutamente nada elas são falsidades completas e portanto deve ser destruídas nós não a humanidade só Será
redimida no momento de Finados rompermos com essa tradição digamos Iluminista que vem lá dos iluministas do século 19 do século 18 anos da Revolução Francesa passa pela radicalização da Revolução Francesa e chega até o socialismo ou acabar com esse universo e portanto ideologia burguesa se referia isso e o segundo pressuposto da ideologia burguesa que era justamente o seu calcanhar de Aquiles e que os nazistas foram lá e jogaram aquela flechinha envenenada que matou matou Aquiles era o seguinte é que a ideologia burguesa ela já trazia e nela mesmo aquele fundo de verdade que ela tinha
que ficar amortecido silenciado abafado escamoteado por relações de poder tendo relações reais vinha à tona era um metro que poder que devia julgá-la é o critério para julgá-lo ela era julgada nos seus próprios termos de modo que o aquele grande composição de liberalismo da ideologia burguesa que começa aparece antes da Revolução Francesa é reforçada depois da Revolução Francesa e continua segundo a tradição séries incompleta ela tinha um fundo de verdade era esse fundo de verdade imanente que permite a julgá-lo eu julgava a liberdade em completa a igualdade e nada motivada em nome da ideia de
liberdade igualdade que ela ideias 10 digamos reguladoras confundo material que aparece na filosofia Iluminista do século 18 no Cante por exemplo de modo que havia uma espécie de progresso interno que estava cifrado nas ideias sai eu estava na verdade está confiando no seguinte o socialismo a ideia de emancipação de realização de liberdade já estava implícito ali adormecido e que portanto para a humanidade se emanciparam é necessário que ela acordasse de uma espécie de pesadelo que ela despertasse e realizar se aquilo com a cola vinha sonhando que já estava dado Portanto o socialismo não é uma
invenção caída de Março não era o ideal não era uma Utopia no sentido extravagante de algo abstrato e aliados na realidade ela era alguma coisa que já estava em baixo e que será realizado e acelerado e avião sujeito histórico encarregado de dar o empurrãozinho final chamava-se classe operária entre outras coisas e não socialismo modo a ideologia nesse sentido ideologia burguesa era ela era um sinal de progresso é um sinal de progresso embora ela fosse o selo da maior a opressão que era o pressão final que era a exploração capitalista gira só que as coisas isso
essa complexidade esse ir e vir dos dois lados é que os clássicos no século 19 começaram a chamar chamavam de dialética portanto é uma compreensão dialética da ideia de teologia Portuguesa e portanto essa crítica interna essa crítica imanente uma palavrinha que foi o rei do que definir o chamado negação determinada aí eu você conhece bem arretado analisar Você conhece bem negação determinada e o Reiki é uma palavra uma palavra assim gente quando fala todo mundo respeita Olha a delegação determinado o Rick tá dizendo o seguinte nunca se faça uma crítica e esse dela né que
era era na suposição otimista todas as e ideológicas trazem consigo um grão de verdade que permite julgá-las portanto toda crítica é sempre manete isso isso isso é de um otimismo tremendo Tremendo e que foi abalado pela violência do nazi-fascismo mas isso e sigam de verdade tudo é falso tudo é uma enganação tu de dominação tudo operação só existem relações de força e nós estamos demonstrando portanto os burgueses e os seus irmãozinhos socialistas irmãozinhos pequenos caçulinhas são todos hipócritas cínicos porque o capitalismo não foi desenhado para entregar entregar isso hora quando eles dizem isso é o
capitalismo está chegando no momento em que de fato ele já não pode mais entregar isso bom então a hipótese otimista que alimentou o socialismo que vai dar na social-democracia ela fica abalada com a entrada em cena dos nazistas e é o que tá acontecendo agora isso só para começar a responder na primeira aula na primeira hora de aula a segunda hora de aula que eu sou abreviado aí eu teria que eu vou teria que eu vou explicar joias a pergunta dentro da classe eu não posso negar as perguntas vendo agora que eu sou seu acabou
de publicar um livro que tem lá a palavra ideologia francesa então em Teologia tem nacionalidade agora isso burguesas até a nossa está entendendo socialismo sabemos que não podemos chamar de ideologia mas a ideologia é apenas essa a maneira de dizer para um conjunto de ideias que mobilizam as pessoas então de um foco preciso de luta política é uma outra que atende as expectativas precisam de superação de nas modo de produção isso nós já entendemos agora tem na tem tem tem nacionalidade a ideologia eu falei olha eu não sei se tem pode ser que tenha aí
eu vamos supor que tem eu já vou lhe explicar o autor de nós já tamos em classe por você sabe só que é uma classe só que uma faculdade de Comunismo só tem socialista assim por diante eu só então a ter lido um livro chamado de um cara aqui no nosso patrono chamado Karl Marx e tinham um amigo chamado em Deus e os dois escreveram junto e esse ficou na gaveta e foi publicada postumamente chamado Depois virou o catecismo é ali que se formulou pela primeira vez uma doutrina chamada materialismo dialético se aparece uma amada
digamos uma reconstrução da ideia de história que não passa mais pelo papel preponderante das ideias as ideias são dicas assim possa sou seu devido lugar não são desmistificadas elas são praticadas ideia tem que ver com a ideologia lá eles nesse livro em questão é que as bases dessa nova das mau pensamento social chamado materialismo e são assentadas eles tratam de vários assuntos e deram deram esse título um Calhamaço que deixaram publicado de manuscrito e 500 600 700 partes eles deram nome Nacional ideologia alemã bom então tem uma ideologia alemã e eu tomei a liberdade de
ao pescoço Agora sim e modestamente ao descobrir um dos segredinhos desse livro chamado de hidrologia alemã que todo mundo lê mas ninguém presta atenção no título a esse é o livro de demolição da ideologia burguesa assenta as bases do socialismo futuro do materialismo histórico e portanto é um novo paradigma de pensamento que tem que ver com a dialética do Reggae estamos conversado e não prestamos mais atenção no título que a ideologia alemã então o criador da Concepção materialista de ideologia o inventor da expressão ideologia tal Como assim tenebrosa ai a palavra ideologia já vinha lá
do século 18 em algum Francisco usar o maior de sentido com teoria das e assim por diante já tem uma tem uma apropriação Nacional digamos assim uma designação nacional e eu justamente pensando nessa designação nacional é Que Eu batizei esse novo pode ser não tchau occastore a divisão eu te explico no livro já havia utilizado o termo mas eu tenho utilizado o termo no sentido clássico para dizer que esses pensadores franceses do certo dos anos 60 em diante 14 de órgãos por tantos estavam a serviço da confusão mental do distinto público a serviço a serviço
dos poderes estabelecidos e lhe dão quase que uma versão tradicional da igreja ideologia e eu digo não não não senhor e o meu modelo é justamente a ideologia alemã por quê que o reino chamar porque o Marcos chamava de ideologia alemã E por que que eu vou chamar de ideologia francesa hora no livro do Max e ele faz duas coisas ele faz duas coisas ideologia alemã é a maneira pela qual ele designa o pensamento alemão mais avançado do seu tempo mais avançado da primeira metade do século 19 18 e 45 46 por aí eu acho
tenho certeza mas a ideia é este mesmo e esse modo aqui em Teologia levar ao contrário do que da conotação pejorativa Olha eu tô numa classe de graduação em por favor ao contrário da Portanto tem todo o tempo pela frente não ela não é nem tinha nem tinha sinal na frente Flash final tinha sido abolida a ideologia alemã tem uma como a ideologia tem uma conotação pejorativa para tanto de alguma coisa conservadora a favor do estepe defensora da Ordem da ordem estabelecida dos poderes estabelecidos os mais outros corantes que os filhos pense na Alemanha que
quer Alemanha no início do século 19 olha ele tá o O Max tá pouco se lixando para isso isso não é ideologia por aí mitologia uma coisa que ele vai descobrir ao mesmo tempo em que ele começa a criticar certos pensadores que é um amigos tinha sido amigos dele Colegas por assim dizer de é só fica e quero ter um sido discípulos e que tinham correio e gatinho conseguir aquilo chamava-se de esquerda regaliana são esses pensadores que são pensadores para o seu tempo de Vanguarda de oposição de frango ou posição volta e meia eles tinham
as revistas deles empastelados os livros censurados em outro é parar na cadeia o modo que eles eram contra a ordem estabelecida naquela Colcha de Retalhos que era Alemanha antes da unificação de 1871 e eram e pensadores radicais e radicalmente antes sistema antes sistema foi contra esses contra esses que eram seu tinham sido de certa maneira camaradas de luta política do jovem Marx fundaram revista juntos são conhecidos costumamos também se xingar brigar assim por ele foi contra eles que o Marcos investiu e chamou de idosos vocês são os ideólogos e portanto veja só a crítica da
ideologia no Max aparece pela primeira vez com uma crítica dos opositores ao sistema propriamente dito o sistema social a ordem social tem alguns eu tenho até anarquistas Cristina da praticamente ela é considerado um dos Pais fundadores do anarquismo tá vamo lá também nessa nossa esquerda da Guiana tava lá os irmãos Barros até um pouquinho que foi o mestre do Marcos foi ao bar também sobrou por baixo num determinado momento ele vai fosse materialista então o que que era o que que eram esse esse de óleo que os animais eram pensadores de oposição ao sistema antissistêmicos
só que tinha umas ideias digamos assim estranhas na cabeça eles achavam que o sistema é um sistema de opressão é um sistema de operação mundial a humanidade estava debaixo de um guarda-chuva de chumbo particularmente na Alemanha atrasada e esse sistema de opressão era constituído por ideias e essas idéias que usou o Pri a unidade que infernizava a vida da humanidade possui um a cabeça das pessoas Cristina praticamente usar os falar a inspiração dele foi dizer são ideias fixas como um personagem de romance Russo que tem ideias fixas as estatísticas dominam a pessoa portanto Nós temos
que nos livrar dessas ideias fixas essas ideias fixas as suas ideias que nos oprime aparecem na forma de frases Essa é contra essas fases Veja só o salto que eles deram é contra Essas frases que nós devemos nos subir e var e fazer a crítica fazer a crítica das frases portal de frases dominam fazer artística da frase em novas frases aí eu mas estou mas tudo isso é uma montanha de frases de Jeová que você fazer o logia então a ideologia alemã era uma frase elogiá-la e era uma máquina de produzir frases contra contra as
frases e as frases mais radicais são as eram as frases que se ao tão dissolveram a serem anunciadas para não ser em Capim o sistema já está tudo lá na ideologia alemã hora ao mesmo tempo em que ele tava escrevendo esse esse processo dos seus parceiros dos seus antigos parceiros e oposição às boas várias monarquias e principados obscurantis Antigos Regente dicionário da manhã naquele momento e na Europa certo sentido alfa alfa ao mesmo tempo que ele fazia isso ele está descobrindo ele começar para corrigi-los para criticá-los essa produção de frases de antagonismo radical e dizia
é como se esses esses meus camaradas eles imaginam que a ordem do mundo Será submetida com esses putos esses golpes de estado Cut linguísticos basta mudar uma palavra chave que as pessoas vão ser mansipa quando não acreditaram mais legais de substâncias e consciência de conceito de ideia propriamente ditas com maiúscula haverá uma espécie de subversão da realidade com novas frases que menstruam essas e ao fazer a crítica disso O Marcos vai descobrindo a ela começa a descobrir a relação entre as ideias em realidade que não é aquilo que se imaginava ele começa a descobrir funcionamento
os novos que vinculam a realidade social um processo senhor que tá começando a escrever em termos materiais digamos assim e relações de poder e de força e economia ia por aí E por aí vai ele começa a descobrir nesse momento e começa a explicar Qual é o mecanismo que está por detrás daqueles ideólogos alemães os melhores animais são esses doutrinador doutrinários absolutamente radicais antes sistema que não sabem que são vítimas loucos são não são vítimas são protagonistas de uma fantasmagorias composta de frases compostas de frases ditas radicais em princípio estarão em colisão com o mundo
ao tentar pessoal decifraria tentando decifrar isso ele começa a descobrir também o quê que o funcionamento daquilo que eu não chamar depois de ideologia burguesa Qual é a relação material das ideias como a e o que que está escondido o que está à mostra que a ponta do iceberg que está lá embaixo quando você começa a raciocinar sobre essas ideias Gerais para o terceiro ponto que eu entrei e vi e não é não só entreviu a uma tradição marxista que começou a estudar isso no meu primeiro meu meu guia nesse momento pelo cati o Lucas
a tica escreveu um livro chamado jovem rei que é um livro genial e já começou a rir na classe Eu recomendo para vocês estudantes saiu uma tradução portuguesa vale a pena são 600 páginas mas é um livro que vai eles abrir a cabeça uma explicação materialista no bom sentido sociológico histórica intelectual da origem da formação do pensamento daquele ano e comete o reino chegou até chegar a praticamente às vésperas da redação do primeiro grande do do reino que A fenomenologia do Espírito aí o lugar que faz uma faz uma interpretação fundamental para mim foi decisiva
há quase 50 anos atrás quando eu comecei a combinar essas coisas até chegar para depois eu vou chegar a ideologia francesa por enquanto respondia levar ter nacionalidade que que é o lugar de dizer o seguinte que quero lá que o motivo onde ficam todos no CAT explicando o jovem reggae depois explicando literatura a literatura alemã do século 19 lá vão grande especialista literatura do século 19 a origem do Romance cifra Tudo formações ideológicas filosofia literatura para ele que o Marxismo é uma formação ideológica bom significa seja lixo ideológico é uma formação ideológica importante tem um
vínculo que a gente tem que descobrir a realidade essas formações e uma vez desmontado e se vincula gente pode ser apropriar daquilo que é Emancipador nessas formulações um grande combate ser realista tenho não é que tem um lado ideológico e o lado do verdadeiro estão trincadas precisa ser uma coisa chamada crítica e que eles quer materialista dessas formações que que eu colocasse descobriu tô estudando jovem Rego que esses filósofos alemães que vão dar a esquerda regaliana Pois eram os grandes temas e os grandes temas eram os temas que haviam sido veiculados pelo iluminismo francês até
maneira encarnados na Revolução Francesa portanto eles tematizavam na forma de ideias absolutas metafísicas digamos nos fizeram agora não era bem metafísica em forma de ideias a serem dissecados logicamente processos históricos estava ocorrendo noutras circunstâncias social e política no caso a França da Revolução Francesa e mais adiante em a Inglaterra da revolução inglesa puritana do século 17 e já um país encaminhado para o capitalismo para a sociedade de mercado capitalista com as suas respectivas sistemas coloniais sendo reciclados por essa transformação produtiva do capitalismo as suas metrópoles portanto esses filósofos alemães Eles estavam discutindo o que não
lhes concernem diretamente para uma ideia Já vou mais adiante eu explico por quê que eu tô usando essa expressão completamente fora do lugar vocês já ouviram falar nessa expressão lá dá um classe já ouviu falar isso ideias fora do lugar então esse é o quarto elemento da minha construção para chegar na ideologia francesa bom Então veja só esses filósofos e depois os seus críticos radicais da extrema-esquerda recriar eles estavam as faltas com ideias cujo os seus pressupostos materiais estavam no outro lugar Um lugar digamos vamos chamar com "mais avançado do ponto de vista histórico foi
isso que o capitalismo já tinha mostrado a sua cara tanto na Inglaterra quanto na França na França sobretudo porque ela late as grandes frases e mobilizavam as massas durante a revolução eram era um anunciadas E essas frases comoveram a humanidade como ver a humanidade que torciam de qualquer lugar na Europa torciam pelos seus dentes nos seus impulsionadores Kant diz o seguinte até Revolução Francesa de começar de captar demais vai ficar o motor Rocam 19 e desinteressadamente nós nós acompanhamos acompanhamos o curso dos acontecimentos na França esse desinteresse ea é de que aquilo é verdadeiro Porque
nós não temos nenhum interesse de material a respeito de só nós somos atores nem personagens desse desse drama agora é o que eu mate carro começou a descrever era justamente o deslocamento o deslocamento a ou não está no seu lugar adequado dessas grandes ideias que vão inspirar os grandes sistemas idealistas ele é mais do Rego inclusive e depois os seus críticos que funcionam ainda do mesmo registro Então veja só na noção de ideologia alemã está está Justamente a produção de frases a confiança a confiança da literalidade das ideias a falta de chão histórico preciso para
essas mãos ideia está no outro lugar tá no outro lugar o e ao montar esse quadro você começa de olhar a o fato de essas idéias funcionarem funcionar interessa estão fora do lugar a ser um funcionamento específico e revela alguma coisa já é o lugar te falando já jovem Marx falando mas tá na lá na frente nas poucas linhas a hidrogênio Mas tente ler com cuidado eu tava lá tempo para fazer isso fazer na Minha tese durante o dia de noite dentro dessas coisas essas elas revelam alguma coisa sobre que tá acontecendo fora da Alemanha
sobre o funcionamento dessas ideias aparentemente grandiloquentes que tem um grão de verdade é um grão de irrealismo um grão de ideologia mas que é mais fácil de eu descobrir aqui na Alemanha onde elas não tem função nenhuma a não ser a grande eloquência desses teóricos radicais que acha ao investir contra elas o mundo vem abaixo o segundo fosse sustentado por ideias e de e que sequer foram fabricadas aqui na Alemanha e agora nesse momento nesse momento lendo isso bem na ideologia levar por essa chave e já tendo empregado essa expressão chave que vocês conhecem ideias
fora do lugar que estava sendo elaborado no mesmo na mesma hora em que eu estava lendo lendo a ideologia alemã do Max lendo as coisas do Lucas sobre a Alemanha sobre aquele que lhe chamavam o teu Marcos chamava a miséria miséria né mas não era pobreza Miséria Miséria mental também ela miséria intelectual a hora da miséria moral o fato de você saber que o mundo estava andando por um lado para frente você está vindo para trás na Alemanha e portanto e essa situação com pé em cada Canoa este dilaceramento que você que permitir encarar as
ideias completamente deslocados e pelas da sua pureza e possivelmente tentar descobrir o fundo falso que ela tem nem voluntariamente nesse momento Essa outra pessoa esse jovem não tão jovem assim que aos 30 anos escrevendo Um Lugar Chamado Robert Faro quero um que escriturário brasileiro escrevendo um livro sobre Machado de Assis quando eu disse Capítulo dele 17172 quando está sendo escrito eu falei bom lendo aquilo arquivo as ideias fora do lugar no Brasil eu acho e lembro que eu estava lendo o look a ti e na ideologia lembrava Foi parece bom e te guarde família entre
eles e que é esse a de famílias que diz respeito a situações periféricas em relação ao capitalismo Central que naquele momento se resumia a Inglaterra e França mas a Inglaterra do que a Inglaterra já estava no meio tá para subir eu já não dava muita bola para idéias e daí eu já era uma ao contrário da França por causa a gente eu simpáticas as ideias tem um papel fundamental seus intelectuais anteriores À Revolução Francesa aí se fala muito na origem da origem Iluminista nas origens do início da Revolução Francesa então tinham uma coisa em comum
têm uma coisa em comum que era o fato de você numa situação de Periferia Na franja da expansão do sistema capitalista C10 funcionam de outra maneira na miséria é maior funcionarem Vou trabalhando aqui na França ou na Inglaterra assim como o país escravista e ao mesmo tempo capitalismo no Brasil antiliberalismo e estavam juntos as a ideologia porque senão funcionamento diferente funcionamento segundo grau Como disse o Roberto a escrever as ideias fora do lugar quando eu lia um e olhar outro futebol tem coisa aqui tem coisa aqui tem coisa é quem sabe não esteja diante de
uma espécie de Regra geral do funcionamento das ideias nas respeito nas sucessivas periferias capitalistas que vão se formando na medida que o sistema se expande porque sistema dual já já sabe um pouquinho ele se Funda no centro de uma periferia sempre terá um centro EA periferia hoje ele finalmente ele chegou a sua conclusão EA Periferia está dentro do centro e o centro de dentro da periferia nada mais parecido com o Paquistão do que o subúrbio de Chicago para o seu melhor não tá pensando achada raiva que tem um livro sobre identidade ele era de origem
o pacto está neste é americana também então esse esse é é fundamental ideologia tem um sentido temos sentido original que não é aquele os manuais a respeito dos hoje burguesa e daí a necessidade de poder tendo a possibilidade poder denominá-las como uma ideologia mais fácil ela não é nacional vai nacionalista ela é fabricada numa situação periférica na época chamava Alemanha a situação periférica e na época das ideias fora do lugar que você vai a Brasil do século 19 e até avançando até o início do século até o século 20 quero que o Roberto tava estudando
e a Grande descoberta do Roberto é o seguinte e ele ele motor percebeu que na periferia do capitalismo A Crítica da ideologia também funcionava com uma maneira diferente eu não poderia eu não poderia até de negação determinada pela fundamental na crítica imanente no Brasil funciona de maneira diferente porque porque aquilo de que ela é A negação determinada crítica imanente da uma determinada formação ideológica é uma formação ideológica que em si mesmo já não é não é semelhante à que se dá na Europa a França ou na Inglaterra ela funciona número diferente tá pensando é claro
no romance de modo que ela ah é como se a crítica da ideologia desmascara A Crítica da ideologia feito na periferia desmascara as 100 maiores esforços a falsidade Daquelas idéias modo que ao fazer a crítica da ideologia burguesa no Brasil não se identificar que o Brasil é um país bárbaro que tinha que ser a ideologia ideologia burguesa e cardiologia mais avançada do seu tempo que era o liberalismo pelo padrão ser escravista Lembrando que o escravismo do antigo sistema colonial brasileiro é uma invenção do capitalismo tanto não era não era por encontrar uma evolução de Vanguarda
com isso ao fazer a crítica de Portuguesa no Brasil ou fazer a crítica da do sistema de ideias grandiosas da revolução portuguesa através do filtro de ar mesmo alemão dos ideólogos alemães eu tava revelando outra coisa mas percebeu que o Roberto percebeu no Brasil eu estava dizendo ao mesmo aquilo que não servia simétrico de padrão de Norma a ser alcançado aqui nos três baixava mostrava a funcionar mal no Brasil a sua verdade e portanto a crítica da ideologia do Brasil não era mais uma ligação de terminar de manete no sentido estrito europeu era uma desmoralização
era uma crítica dos dois polos Polo rebaixado e o Polo superior e o caso da ideologia Como foi o caso dos idosos ela é mais estudados pelo Max isso é estudando os ideólogos animais das suas estripulias mentais a sua crença na literalidade das ideias você deve determinar-se a cabeça das pessoas como se fossem Fantasmas como se fosse um espíritos que tão acha processam de nós elas revelavam ao mesmo tempo a faculdade parcial das grandes ideias que mobilizaram massas na Inglaterra e na França e portanto me permitia ver o funcionamento das ideias no seu lugar de
origem quando se formar o sistema capitalista e com isso ele Ele montou o Max montou a crítica materialista das ideias o A Crítica da ideologia e processo no sentido material graças a esse caminho que ele é se rodeio que ele fez em função de partir da miséria alemã então foi isso foi isso O que é digamos abrir os olhos quando eu comecei então escrever sobre isso terminado a Minha tese no 75 primeira coisa que eu fiz aproveitando um vídeo para debater a ideia de teologia numa um encontro da sbpc sociedade brasileira para o progresso da
ciência em plena ditadura em 75 Play ideia em radiologia para mim é isso é vou lá então eu fiz eu fiz uma vez já são só o louco faz uma coisa dessa sbpc num comício eu fiz uma conferência você mesmo você microfone na plateia de 500 pessoas sobre a crítica do maxilar maxilar ninguém Sabia tinha ouvido falar em Max Steel né então o João pobre coitado uma boa alma tal só que meio maluco mais uma boa alma do bem mas que o Marcos o massacrou coitado massa crua e as pessoas não sabia de quem era
que tava falando para mostrar que a ideologia funcionava num outro momento e aí nesse momento e depois lá na hora do debate expor o que tinha umas ideias fora do lugar que eu converso passo ninguém conhecido se acabar de ser publicado no CEBRAC em 72 73 para ninguém tinha muita ideia nem sabe daquilo que você não que se tratava então eu fiz aquilo e na enquanto eu escrevi o diabo do artigo para aquela para tirar conferência olhava para o estilo nesse sim mas eu já vi esse cara antes esses malucos Stiller Power e assim por
diante aqui na Alemanha que Márcia bombardeando eu já vi esses caras antes e sentimentos eles escreve em alemão mas na verdade a cabeça deles é francesa já conheço esses caras não se chama de dar ele se chama o cocô eu te chamo beleza ele chamou Lacan ele se chama pode criar ele se chama oliota Eu já vi esses carinhas em algum lugar então é isso aí essa nova filosofia francesa que se debate aí loja o assunto vamos deixar para outra pergunta quantas fazer um intervalo Vamos tomar um café volta na segunda parte da aula esses
carinhas esses esses essa nova filosofia francesa eles são os ideólogos franceses na acepção original do Max não no sentido de eles são os advogados os Defensores da ordem Liberal burguesa da França do Tom pedido do General de golo que antecede por quê Porque são todos eles intelectuais e Vanguarda com todos eles se contrapondo ao sistema aqui nos o creme nesse sistema que nos oprime é um sistema de ideias é um sistema linguístico é um sistema que foi desmontado ou foi hoje anatomia foi feito por alguém que eu não sou super depois eu espaço acreditar aí
né A Virada estrutural E pós-estruturalista como tinha uma virada antes de a lista contra o que era de dessublimação da filosofia e na Alemanha do século 19 a primeira metade do século 19 que o bom então eu tô aqui com meu o meu um assunto que ficou fermentando na minha cabeça de 75 até eu consegui por no papel ou no papel e 89 90 aí nesse coisa começa a pôr no papel o Ciclo Machado de ano do Roberto já tinha se completado e portanto eu já sabia que tava falando então eu vou escrever vou escrever
um livro que começa começa lá atrás na Alemanha a primeira metade do século 19 vou fazer uma espécie de história da Inteligência da Europa defasada e mostrar como essa história da Inteligência nova pode fazer nada está na origem da reinvenção da dialética dialética ela apareceu apareceu ao se prestar atenção nesse descompasso nessa nosso de prestar atenção no que exatamente nas ideias fora do lugar na Alemanha é isso eu não poderia ter feito não tivesse prestado atenção no uma coisa que o meu amigo e mestre nessas coisas encontra incontestável Roberto passo é feito tanto a minha
experiência brasileira era fundamental para que eu tivesse acesso a esse novo tipo de concepção e a minha experiência brasileira fundamental eu já tinha ruminado isso desde que assim é porque eu tinha sido formado não departamento criado por franceses francesa da Velha Guarda nos anos 30 pela filosofia Universitária Francesa e essa ideologia francesa que estava batizando esses pensadores franceses que eu tava parecendo de teologia Francisco eles eram antes das peças de revanche contra essa filosofia e na na verdade é uma revanche contra contra A fenomenologia sartriana Belo Horizonte assim por diante modo que a sua luta
intestino eu conhecia conhecer de criancinha creme de leite delas porque fui estudando na escola francesa na escola francês o esporte brasileiro completamente afrancesados portanto essa colonização funciona o funcionário da colonização chuva com sinal trocado tão de posse dessa experiência eu poderia então opinar sobre a ideologia francesa não era simplesmente ser contra ou a favor porque eu sou marxista detesto esses caras ou porque eu não sou marxista eu adoro esses caras não faz sentido eu vou fazer uma crítica imanente do surgimento eu vou lavar a certidão de nascimento dessa desses pensamento Francisco começa a aparecer em
meados dos anos 60 e se voltam contra A fenomenologia no sentido estrito do termo no Sacra praticamente o saco tudo que o saco que apresentava os anos Sartre e são substituídos pelos anos ficou anos de lidar com nós quisermos chamar essa essa passagem eu posso ir que eu conheço da cozinha e o corte da cozinha não só por causa da minha escola que é uma escola francesa de cozinha francesa vai por causa da minha situação periférica isso é porque eu e o que que significa essa famosa matéria brasileira lendo um crítico literário que estava transformado
nós tiramos a vida das ideias no Brasil e fazendo o quê Quem pensasse a partir do ponto de vista da Periferia passasse a ter uma voz no capítulo do debate internacional não no debate internacional sentido a cadeira participar de coloco não voz no capítulo da vida ideológica Mundial porque a periferia é a parte do sistema e nós temos a vantagem de nosso pra pensar na opção ser dois a pensar no tempo centro e periferia ao centro ignorava porém ele se ferrou só é essa agora intervalo tomar café e nós voltamos aí eu explico como é
que funciona essa ideologia francesa assim incêndio aula é uma aula mesmo viola das bolas é uma das boas não vai ter uma aula é esse aqui o ponto que você tava falando aquele eu queria na mensagem zada nele porque justamente cinema questão de debate acadêmico né o porquê que entender essa escola aí de pensamento para vocês é tão importante para nós brasileiros né a gente pode dizer sobre uma influência pervasiva na nossa cultura política nacional é possível enxergar alguma coisa disso nos momentos de Turbilhão social que o país passa como é que a gente pensa
isso a partir do Brasil é bom depende depende da época que nós estamos falando uma coisa não sei se você se referiu hoje o há 30 anos atrás eu vou querer saber de 2013 e ainda em Mas você que vai começar antes 2013 Não não eu tenho que ir lá tem que começar pela data do desse livro póstumo de certo sentido não posso a data desse livro porque brigamos por que que naquele momento e uma espécie de possessão de sessão espírita e o reencarnei Claro sem teu a capacidade de fazer isso pelo menos a veia
satírica e a raiva com que o Marcos escreveu a sagrada família ideologia alemã contra enfim aquelas pessoas que nós exploramos existentes ninguém mais ouviu falar em estima Bruno Power mesmo a barra que deve quase quase cabeça basicamente tudo começou pelo qual é a verdade o farmácia e acredito que eu toda a essência do cristianismo tremendo de um livro e a primeira manifestação só que foi a barra e os discípulos para baixo ficaram na dos também na fraseologia da inversão do sujeito e objeto Marcos notebook tempo ele foi fraseológico também a inversão do sujeito e objeto
porque ela é o miolo miolo da filosofia hegeliana que ela composição especulativo aquela uma relação especial esse jogo Mas deixamos deixemos isso de lado então para responder você Mariana eu tenho que dizer o seguinte primeiro o que significava uma entre "claro uma guerra cultural com a ideologia francesa a 30 anos atrás a E agora o que está me ferrando a vida te amo me fazendo pensar muitas coisas novas uma entrar na guerra cultural contemporânea contra ideologia francesa quando 30 anos depois da ideologia francesa já passou pelos Estados Unidos e uma parte daquilo que nós chamamos
de teoria crítica ou tradição crítica com batida contemporânea é filtrada por essa transmigração americana da filosofia francesa boa parte do desconstrucionismo nós vamos falar no Brasil Contemporâneo já vem com legendas em inglês ou esse é o ponto e esse eu possa ter uma podia saber ele não dá para saber embora eu já mencionei essa transmigração mas eu eu a localizo apenas nos campos americano exato momento essas ideias francesas aclimatados nos Estados Unidos em casos muito específicos que eu explico no livro mas mas até só isso. É não explico aquilo que se fosse chamado este louvor
e transbordam transbordam aos campi universitários e vão para a vida real para aquilo que para eles não existia era o mundo lá fora do texto e não existia quando o trato quando eu trato o dedo né francesa a 30 anos atrás ela era apenas era per era apenas no Brasil era apenas uma variante metodológica de explicação de texto e de compreensão filosófica das coisas estritamente acadêmica e Universitária a desconstrução não stravazza dava uma coisa ou outra ter esses assuntos no fim dos anos 80 mas já de batia desde que eu desde meados dos anos 80
fim dos anos 70 isso não ultrapassava não ultrapassarmos os limites acadêmicos o primeiro debate sobre de música francesa do qual participei como professor foi em 1976 depois do estilo está 76 77 78 bom debate organizado sobre os novos filósofos franceses que eram os antigos mal extras que está no renegando os paulistas parisienses imagina Paulista a exigência é uma coisa que até hoje e não compreender a existência horas em Sato que que é uma urso aparência os maus filósofos franceses e Associação nesses ex mal e seus parisienses com os que eu estava chamando já para uso
pessoal não tinha publicado nada e deu alguns franceses sobretudo Associação Estreita Entre esses ex Maurício os franceses e os Foucault anos e compartilhe os aqui mas depois de largar no sábado achar muito vejam sabe que não está apenas para dar prestígio mas com qual eles afinaram ela ficou mesmo ficou inclusive ganhou e depois nas nuvens um livro de um novo sócio Francisco André glucksmann no que hoje já falecido mas já faleceu como não extrema-direita mais direita bem radical a Francesa chamado os mestres pensadores se tu colocou isso na luz nas nuvens em seguida O que
é um livro de Deus eu diria quase aqui dia de de Ferro se livrou perfumista vamos assim fogo está no sentido de curandeiro inferi non a uma associação Estreita entre os novos filósofos e o cocô aí Participei de um debate Participei de um primeiro debate sobre isso já meados anos 70 Peugeot só a mais de 30 metros acadêmico e licitamente acadêmica não tinha por mais que esses novos filósofos franceses o mais conhecido deles era o Bernard ao reler gente continua aí na parada midiática aprontando guerras aconselhando-o Sarkozy a invadir a Líbia a fazer isso aquilo
na Síria continua aprontando é um é um é um grande um grande vigarista um grande vigarista que venda o maurista vendo mawista parisiense e foi um grande que foi era um dos entrevistadores profissionais do suco Então essa Associação já enfim já dá o que já dá já dá o que pensar mas naquele momento os tratamentos Academy absolutamente aquela então o meu o meu a minha tentativa de Interpretação da ideologia Francesa como sendo uma ideologia de esquerda já apareceu como esquema tinha que a controvérsia a respeito disso espaço de uma podia fazer um direito pouco por
exemplo torpedeou torpedeou o programa comuns comunista socialista mas nos anos 70 Mas isso não vem ao caso não isso todo mundo fez um pouco todos os tipos de estripulias de qualquer maneira o que eu quero dizer era um debate acadêmico que não pode prosperar ela hora 30 não prosperou fora da academia foi embora na academia fosse uma luta de faca entre o velho Marxismo ocidental os piano do qual eram representa um pacato representar E as novas filosofia francesa que borbulhava multiplicavam o número de teses e interpretações a meu ver totalmente escalafobéticas equivocada o pé nem
cabeça da tradição crítica brasileira toda a produção cultural brasileira ou mesmo da filosofia política brasileira não fosse brasileira mas a tradição do pensamento Progressista entre "ou sem" brasileiro mas era uma era um debate entre escolas que você dizer a Como era a era mais ou menos um decalque do que estava aparecendo que está aparecendo está acontecendo nos Estados Unidos só que nós por assim dizer Fazemos o papel dos Estados americanos têm mexer americano que reagir a as novas ideias francesas nos anos 70 e 80 e nós eram os estágios externos permitindo assim progressista da Universidade
contra os nomes dessas franceses que eram ela basicamente era uma de marxistas como nisso tudo que eu sei que significa que os caras fossem direita de Tradicional em fosse justo para encontrar não pessoas realmente do Mal relevo inclusive o ovo ou forem foi importante naquele momento no Brasil já Eu sei mas são duas épocas diferentes a hora que eu hora que publica a seguir sobre teologia francês de origem francesa já escrava as os Muros da Universidade Brasileira e já faz parte ela integrou a teoria crítica de maneira geral vai querer aquele que no sentido frankfurtiano
de maneira geral e vai uma moleque que vai desde o Marxismo tradicional até até tinha até essa essa nova filosofia da virada linguística forma espécie de grande massa crítica de oposição de posição isso é a desconstrução que era apenas uma um capítulo hermenêutico na universidade francesa depois da fábula americana depois na brasileira passou a ser fazer parte de um vocabulário vocabulário que tá tanto na esquerda mais combativa na mas que ele identitária como também está mais tempo para nós temos direita então agora já está correndo mundo então tomar posição a respeito disso agora é uma
coisa que eu fiz atentamos ah tá e outra coisa completamente completamente diferente adiante o que há de comum e que faz com que possa A Entidade EA Colher de Pau nesse angu é que eu lavei a certidão de nascimento de se eu tinha condições naquele tempo de lavrar certidão de nascimento desse tipo de pensamento e dar nome aos bois é mas ideologia de fundo estetizante é um mês delivery vanguardista fora de época e cujo eixo fundamental baseado na linguagem é a eliminação de qualquer tipo de referência aquilo que está fora do texto nós mais perto
de construcionismo político-social radical e que depois só a sua engenharia reversa chama-se desconstrução Então se desconstrói aquilo que você é literalmente consegue como foi socialmente construído portanto a ideia de conhecimento de intervenção política epistemologia foram foram para o brejo só que isso se fundiu a Malva mano já este tolo hoje as duas metades são repartidos os dois cantos da polarização atual e esse é o e já agora não é o tio sobre o qual eu escrevi há 30 anos atrás há 30 anos atrás se eu quisesse extrapolar o muro do Universidade eu ia dar combater
com o nariz na porta porque a 30 anos atrás tinha acabado tinha acabado há dez anos quando eu escrevi ou Muito Antes quando eu comecei a combinar esses assuntos tinha acabado de entrar em cena uma coisa importante que era a primeira organização autônoma da classe trabalhadora não partido de massas a ditadura tinha terminado importante estava assim havia uma transição mais faz junto aquela fosse a Vilma transmissão a Vilma é esse expectativa havia uma expectativa democrática que passou por uma constituinte e passou por uma eleição presidencial em que a esquerda quase levou mesmo com nove anos
de existência quase levou de modo que é aquelas ideias francesas pouco não tinha o menor sentido desconstrução não diga noob a mãe disse que ia dar mais geral era uma coisa para especialistas discutindo o cio conceito x ou Y Platão Aristóteles sim o Tais ou quais pressuposições aquilo ainda era letra morta depois vai ser uma letra muito viva muito viva e que vai causar estragos tanta mais para frente mas eu não tinha a menor ideia é por outro lado a fazendo justiça a quem se deve fazer a justiça no caso do Cocô ele começou a
frequentar o Brasil a partir de 75 ele foi a primeira vez na nossa faculdade para nós o conhecemos no 65 e apresentou os manuscritos que ela terminar de escrever no memória shows as palavras e as coisas no ano seguinte entregou para a editora e foi aquele estouro para 6 em mundial e nós temos visto a cozinha daquilo na na filosofia depois ele não voltou mais ao Brasil quando ele voltou ao Brasil pela segunda vez em 75 o panorama já era outro Panorama já era outro e ele voltou baú Oi para o Rio de Janeiro e
no Rio de Janeiro ele esteja mais influência capital já está ainda Universitária mas já está vazando quando ele voltou de 75 ele faltou depois repetidamente até morrer ele com frequência o Brasil e base e a base dele no Rio de Janeiro e naquele naquele momento aí te mostrar estamos começando a presenciar essa essa confusão essa fusão essa confluência entre o coração Universitária e em movimento social político e intelectual Extra Universitário propriamente dito em que nós entre ao Pão dose intelectuais temos acesso que uma das características da Periferia brasileira é a conexão direta entre intelectual envolvimento
político partido político de Mas isso não existe não existe na Inglaterra os azuis nem pensar fazendo nem pensar Cada macaco no seu galho não tem doença confusão um Socorro às vezes que ele vinha e já o chão ficou não muito mais muito distante não vai nem fiel ou não levou ele shows eu ficou propriamente dito que o diagnostiquei anos atrás anos atrás e coloquei o foco nessa evaporação da ideia de referência chamado tirar uma consequência da da virada linguística da virada pela linguagem o paradigma do pensamento digamos europeu americano ou ficou no Rio de Janeiro
começou a fazer a digamos a levantar problemas que faziam a cabeça das pessoas funcionarem está na origem no lixo chamado danação da Norma que é o primeiro estudo é um dos primeiros estudos feitos por não Historiador gente vem da filosofia um deles e foi o que eu conheci bem dizer bem a com 60 sessenta anos atrás debilitava uma vez o governo seu Roberto Machado foi uma espécie de porta-voz esclarecido do fogão no Brasil entrevistou publicou livros sobre ele tem tipo de memória sobre e ele começou ele focou começou a falar no Rio de Janeiro sistematicamente
para um público diversificado que ele psicanalistas a médicos e você vai se pensarmos bem ou ficou está na origem desse livro a nação da Norma que é sobre a medicina o Adilson a medicalização de uma sociedade colonial e as instituições da medicalização de uma sociedade Colonial tal como ficou havia descrito desde o nascimento da Clínica até história da loucura por não historiadores profissionais que inscrevemos o Brasil e levantaram documentos inéditos nesse livro atuação da Norma só que como era a Digamos um modelo francês não tinha previsto isso eles Esqueceram de uma coisa muito importante esquecendo
da escravidão Estamos escrevendo um país escravista colonial e se não e isso desapareceu do livro dizem os historiadores e mais ao mesmo tempo o socorro mas só dá conferências fundamentais sobre a ideia de medicina social as primeiras idéias de biopolítica sem sem esse nome começaram a ser divulgadas no Rio também no Rio de Janeiro e também no Rio de Janeiro na virada dos anos 70 para os anos 80 e essas ideias sobre medicina social e começou a dar conferências na faculdade de medicina social da federal do Rio de Janeiro e essas idéias cair em vários
ouvidos preparados por outras razões para portas todas em práticas utilizadas como elementos crítico e problemático porém batizador que está na origem do que na origem da ideia de saúde coletiva que vai dar no SUS e que foi fundada prática basicamente porém Os militantes Comunistas então ficou um caso especial caso especial porque por causa da veia Historiador a dele Historiador de ler documentos e dar interpretações inovadoras então isso essa transição entre o período que eu escrevi até aqui eu não vou entra no meu amigo não entra não eu levo embora eu soubesse disso soubesse das viagens
ao Rio de Janeiro e o Fábio Ele estava me fala como os grandes e às vezes mexendo com várias áreas ao mesmo tempo que ia da psicanálise até a medicina social mas isso lá para trás agora coisa mudou inteiramente de figura se eu fosse hoje quase que eu vou fazer isso que a minha cama já não tenho tanta a as tá ficando cada vez mais longa EA minha vida obviamente cada vez mais breve proporção sempre foi grande mas agora muito mais não tá na minha na os meus projetos voltar a estudar esses franceses com essa
defasagem toda levando-se em conta tudo o que se passou nos Estados Unidos nada disso que eu falei agora faz muito sentido sem levar em conta a situação Estados Unidos do qual é o do que Eu tratei meu primeiro capítulo nos dois capítulos desse desse livro mas apenas no plano estritamente literário filosófico se eu fosse retomar a leitura disso aí eu teria que neste puxar por outros fios por I simply Cá Sem espera mostrar sua importância dessa dessa ideologia francesa na montagem da montagem das nós podemos chamar e usar o posso faceador do livro Giovanni da
North Face ele chamou de ideologia Global eles fazem parte desse dia o dia global que ainda é ainda fez essas mesmas funções e de logia alternativa fazendo o make livro de uma subversão global que não existe é como se eles fossem os teóricos envolvimento de subversão internacional que não está não está acontecendo nos termos que estão escrevendo e isso é o que faz Às vezes o pensamento crítico no mundo hoje depois que se considerou aposentado o Marxismo tradicional heterodoxo e assim por diante desde que a crise ver lá nos anos 80 e por aí vai
toma Eu apenas eu não entrei ainda no mérito da sua questão variando apenas duas épocas de longe a francesa antes e demos uma francesa hoje e para ficar no título do meu livro se tornou feliz eu gosto de ti pelas bom tia mas infeliz pela árvore foi publicado formações de construção desse construção a 30 anos atrás de construção hoje que que é desconstrução uma larga aí o usei dizer que nós estamos vivendo que que a desconstrução que nós estamos vivendo hoje aí eu tenho que começar a fazer se eu fosse refazer tudo que eu não
fiz o deveria ter feito eu poderia ter feito ao longo desses últimos 30 anos eu teria que começar na pela origem da desconstrução origem filosófica o teórico de discussão ele teria que a recuar lá para Alemanha nos anos 30 EA coisa começa a ficar perigosa começa a ficar assustadora e como é que a ideia de construção fez o seu caminho desconstrução da metafísica ocidental fez o seu caminho usando os 30 na Alemanha depois mudou de sinal logo depois da guerra e como é que ela só importada na França eu tô falando a ideologia francesa Então
tem que fazer a primeira coisa que eu deveria fazer esse possível estudar nesses teóricos franceses a segunda metade do século dos anos 60 hoje eu teria que estudar dois tipos de recepção do rádio na França e seu fundamental e já fundamental porque o Rider que o saco ele leu o melhor ponte leu que todos que esquerda filosófica toda a esquerda antes acadêmica filosofica leu É um é complicado mas é um e te permitiu uma leitura de esquerda feita pelo saco pelo maior ponte assim por diante logo antes da Segunda Guerra e logo depois da guerra
e passava pelas grandes pelas ideias de história consciência na engajamento E por aí vai É isso aí tá lá no no artigo o artigo fundamental do SAC do mercado de tintas antes da guerra 37/38 e chamei uma ideia fundamental de Russos têm a ideia de intencionalidade botei para aula ainda essa ideia da fenomenologia husserliana o pai da no rayner modificações é que permitiu a filosofia francesa abrir o seu leque de assuntos que eu sabe pudesse da tarde literatura o cinema de política de história como nenhum filósofo Universitário de francês pode fazer antes concorre rompeu da
República Velha francesa isso é uma coisa esse é o rhayner que foi recebido na França através do Russo Ieda o seria o tempo tô recebendo na França nos anos 30 o rhayner que te conhece começa na França depois da guerra é o raio de 47 da carta sobre o humanismo ai ai onde a uma interpretação da história do ocidente através da metafísica é esse rádio da carta humanismo que chega na França e é apropriado por esse estilosos que romperam com a tradição sartriana vê-lo ponteana do tá moderna do engajamento e da Resistência à ocupação nazista
eu perco por ingenuidade ou p**** sei lá negligência por falta de a cuidar de política um mental esses filósofos franceses a gente se tivermos fé nisso eu não vejo acho vejo enfermidade e o fato de serem tem que tomar um outro caminho a não engoliram o peixe engolir o peixe que o raio embrulhou muito bem acondicionou e mandou a cartinha dele para o bufê para França e os morderam a isca e compraram toda toda a narrativa entre aspas narrativa no sentido antigo no áudio agora a narrativa sobre a história do ser está embutida na carta
sobre o humanismo que é uma inversão do que foi a crítica nazista ao Rider durante os anos 30 por excesso por não fidelidade total ao nazismo por terem o futebol na rádio inverteu esse diagnóstico botou nessa carta e os franceses comeram essa essa isca em que Portanto o hylian interrida ficou a companhia é o raio a partir da carta sobre o humanismo não é o seu tempo ser o tempo e o rádio ligado é o raio do melhor pontinha o raio da fenomenologia da percepção do Célio nada dos aqui assim provar que fizeram uma operação
lá na cabeça dele que não tem o nosso caso discutir aqui bastante isso é um paradoxo de um pensamento que desembocou descendo o qunato fica assim no caso seria o tempo dá para demonstrar dá para demonstrar que o raio negro o áudio ao aderir corre com a ter adesão de carteirinha' ao nazismo ele não precisou violentar de maneira nenhuma sua construção filosófica é isso que é o mais importante é fundamental sem violência ele adaptou entre aspas discurso do seio tempo a Adesão a revolução cultural que o nazismo da fabricando hora num determinado momento uma ideólogo
um vários ideólogos do nazismo que eram mais Broncos mais espera Terra alegre mesmo desqualificação social Total mas que chegaram a Reitoria de ser esse cara não é muito fiel não a nossa revolução cultural ele foi até metade do caminho tem que escrever isso então ele tá fora e o raio atingiu isso você viu isso e transformou e transformou-as termos da Adesão dele o nazismo outra coisa que era famosa virada da filosofia heideggeriana e deu na história do Ceará porque aí ele poderia incluir a Adesão dele ao nazismo como um trança técnico foi dado de fora
pelo ser eu vou de roupa e ele sem poder perceber isso na sua integralidade ele foi arrastado por essa história da convergência entre o homem EA tecnologia na qual o nazismo era a sua sua acabamento a revira-volta do Rider é a seguinte o que que os nazistas fizeram Esse Cara esse cara é niilista e os nazistas e carteirinha quiser tiramos cartão rádio rádio depois transformou tudo em fofoca acadêmico foi o ciúmes que me pôs para fora que me fez os mal-entendidos todos a respeito da minha alma foi por ciúme tiver dessa gentalha dessa ralé e
são os nazis Não nós somos 10 da Elite somos nazistas Nobre O que que ele tinha que agradecer esse esse cara que aderiu ao partido ele é minha lista eleny lista individualista e não tem o sentimento do povo e da Nação menino pela terra do sangue ele só ele tem o livro dele Sai tem três eixos é angústia ou cuidados Olga o cuidado e o ser-para-a-morte esse Invista não pode não é o nariz não é o nazista não na Ásia de verdade então e ele ele por trato ele é um Pensador e faz parte da
ralé de os intelectuais judeus e são nem listas e são individualistas E por aí vai no raio fofa os cara tá não entendeu nada tá me caluniando tem metade razão e e eles contrapuseram contrapuseram al-rayyan é uma espécie de apologia Apologia do liberalismo liberalismo no nazismo outro assista Insulto liberalismo significa decadência da civilização ocidental os pés lá já havia demonstrado isso de maneira inteligente esperando eram idiotas de cabeça a civilização ocidental portanto a o fim dos valores o fim dos valores reportados comunismo liberalismo enervista são sinônimos Então esse cara é de liberal e por ser
Liberal ele é nem lista ele não é um verdadeiro nazista ela não somos nem lista nós estamos reinventando a humanidade através da superior estamos reinventando O Encontro do homem com a tecnologia vamos refazer a vida da espécie humana na terra eliminado lixo obviamente Então esse cara não pode ser feito Olha esse cara não pode ser o filósofo nazismo esse cara tem que ser posto descontei o que que o raio eu vou usar música com de 33 e 34 da Reitoria dele até o fim da guerra ele inverteu esse raciocínio ele assumiu esse diagnóstico da civilização
ocidental como combinado combinado no mesmo que seriam liberalismo Segundo os nazistas e transformou o nazismo transformou e aos poucos Avenida que a guerra avançava e já a derrota do nazismo estava delineado no horizonte ele transformou essa esse desfecho Liberal nem lista dizendo que esse desfecho era o nazismo que verdadeiro niilismo era o nazismo e nisso se igualava a civilização da técnica a União Soviética e o americanismo nos Estados Unidos Portanto nivela os três e eu sou o filósofo que faço o diagnóstico desta evolução dessa história do centro que vá do do do esquecimento do Parmênides
e arranjar de Aço versão moral de escravos do Sócrates de Platão e de Aristóteles até esse desfecho niilista que essa essa convergência da humanidade a tecnologia subordinação a tecnologia que dá no que nessa civilização da técnica que é o nazismo tchau mesmo tempo e foi elogiando os anos 30 no Santos de 45 47 ele vira o sinal escreve a carta humanismo faz a história do ser que Danone mesmo esse niilismo é o nazismo EA tecnologia em geral e faz uma filosofia da técnica e afrancesado engoliu isso comprou Comprou esse peixe recebeu essa carta eu passou
a fazer uma crítica do logocentrismo da civilização ocidental como a utilização da presença e portanto da dominância a dominância da metafísica portanto da consumação da metáfise e nós saímos desse círculo mágico dessa clausura metafísica vai ocupar várias variantes toda essa todo esse pensamento francês o imediato defelem esses textos aos poucos no pós-guerra mas é o Rider de 47 Daí vem a história da metafísica uma história da presença do nosso amigo dele lá entre outros mas está lá direitinho tá tudo lá no Limoeiro shows memória shows em Raid lá tem a ilusão da volta origem para
tudo dá tá tudo lá olha isso eu não posso um pude não pude fazer ia ter feito já tinha né não tinha isso já poderia ter feito tinha reservado e cozinhe a parte da minha biblioteca mas eu nunca consegui escrever sobre o famoso escândalo Rainer depois da publicação do livro Farias Silva Adesão do Ryder ao nazismo que não ama não é uma adesão simples tinha até um bom livro do gesso sobre a ontologia do harlem mostrando como a introdução do nazismo como categoria filosófica no sistema um sistema filosófico completo com o rádio não significa adesão
a um partido uma tá lá na estrutura frase por frase tem grama usar tanto é que a Adesão do time foi natural ele era aquilo que eu só que eu sou que o solo é mais chame de jovem conservador mas alguns são conservadora que é a filosofia do mandarinato Alemão do século 19 é imcompatibilidade entre a cultura superior alemã e as realização material de bairro Castelo dos Estados Unidos da da Alemanha e da da França onde só tem intelectual jornalista judeu sua digamos da Cruz outra da filosofia deles hora essa esse magra mas origem esse
Big Bang aqui da nos anos 30 na Alemanha em que a ordem no 35 Rádio Faz um dar um seminário de o livro O gerente públicas em alterar uma linha depois da guerra já introdução à metafísica em que ele fala na grandeza interior a grandeza interior do projeto Nacional socialista da Alemanha do Terceiro Reich que essa consagração do encontro da da humanidade com a tecnologia aí suja já inaugurou Nova Iguaçu é só mostrou que ele escreveu esse esse apogeu eu nem mesmo nasce mas ele apenas acompanha esses retraimento da história no círculo ela ver com
isso acontece no mundo se ele reinventou grande chocada do rádio está por trás dança do que eu chamei de Deus hoje a Francesa ele reinventou ele re sublimam novamente o discurso filosófico diante novamente a história da humanidade é pautada por paradigmas filosóficos paradigmas filosóficos eu sei lá no os gregos olha aqui o fio dental conforme muda Esses paradigmas foram chamadas epistemes mudam por isso que ele inventou isso que havia sido mais ou menos enfrentado pelos ideólogos alemães originais levando a sério depois da série que a história da humanidade é ditada pela mudança de paradigma nas
grandes ideias umas ideias fixas nas grandes frases que tem importante que serão desmontadas desmontada xcomo se elas conduzirem o processo histórico isso foi de sublimado pela crítica materialista que começa com qual é o bairro que combina com jobmax de 45 46 da ideologia alemã mas com isso Veja só eu tenho aqui as duas épocas da ideologia francesa tinha uma coisa está encoberto aí depois ela vai ficando mais clara e mesmo que ela fique mais cara ninguém ver ninguém vê ninguém ver se eu digo para um militante da do de dos movimentos identitários o Pablo courreges
chama do Capitão identitária que essa história que essa história de metafísica da presença essa história de clausura metafísica tem que ver com essa origem os casos me matam nosso considerado um louco doido varrido me atende é importante eu tenho que tem que ir com calma mas é isso porque é porque porque essa camuflagem funcionou aí vem a descoberta a descoberta genial desses franceses foram os primeiros a falar isso a descoberta General desses franceses que é o famoso estruturalismo ele diz o seguinte essa virada se dá através da linguagem tão nosso objeto é a linguagem EA
linguagem que fabrica que a construtora é o cimento social é o que fabrica Cultura a linguagem entendida como o texto como texto hora é portanto fazendo Anatomia da linguagem e Descobrindo a prevalência da escrita sobre a voz ela não de vida que eu vou que eu vou começar a fazer essa desconstrução o gol começar a fazer a demonstração esta origem das turismo filosófica de todos os males que afligem o mundo a história É verdade é uma história filosófica é uma história do esquecimento da escritura a mais corda história a preponderância da voz é só da
preponderância da presença que eu faço através da através da Nasa linguagem portanto eu não tô falando do mundo real eu tô falando que o mundo real quis o lá fora que existe fora do texto é uma construção linguística é uma grande aqui vai texto só a texto só texto então ao mesmo tempo aqui um vendo esse peixe eu digo não a saída não a saída porque eu sou sempre obrigado a raciocinar em termos dessa linguagem que a razão que é o Logos isso é importante que me aprisionou desde a origem lá e que o rádio
m80 invocar falando do pensamento igual pensamento igualado a poética EA vocação dos Deuses e por diante a inventou da mitologia aquele que o dono chamou de jargão da autenticidade como os franceses são mais matreiros e temos mais terra-a-terra o Spazio essa Evocação eles fazem essa vocação para o Além do meramente Urbano eles fazem essa vocação em termos de transmissão vanguardista estética de junho de união entre vida e Arte e por aí vai são os teóricos da transgressão da Marvel carretera de unidade por aí Cross light Olá eu sou ainda aula hoje é um pouco já
um pouco é um médico é mais uma mostrando é muito caminho pela frente não tenho mais idade para refazer todas itinerário mas eu acho que um novo Neto é esse aí tá feio de Ruth Como diz isso a professora tenho aqui uma uma ouvinte Nossa que perguntou sobre o papel que teve o livro Carlos Coutinho que estuda História Sem Miséria da Razão será teve um impacto na sua formação na reflexão sobre os sistemas e crime dá uma pergunta professor que eu alguns dentro já tinha lido o outro não e relevo noção agora e viver a
cabeça e cria o cabo esse faz sentido para se essa reflexão que eu já apanhei muito bom aquele primeiro porque eu faço algumas críticas ao abandono e acaba porque o pessoal falava está que a questão do a de qualidade Eu preciso de Colonial seria no fundo de um herdeiro desse dessa ideologia francesa porque essa sensação que eu tem a idade que tem uma longe do Sul que que o processo é discurso Se eu mudar eu quis dizer se faz sentido que são de um novo herdeiro ele hoje à francesa bom então vamos lá primeiro. Caso
delas o coaching grande amigo admiro admiração infinita pelo casal Nelson Coutinho grande pessoa grande sambista grande contador de história tem uma história de militância em impressionante foi dos primeiros foi dos primeiros passos a falar fazer a crítica do estruturalismo só que ele o fez a meu ver em termos vamos tradicionais já certa muitas coisas outras ele não vê mas ele leva serve ele segue a cartilha no Katiana Apologia do ser social assim por diante que não pelo que a minha exposição para mim a primeira parte da minha aula Você viu meu rumo o meu rumo
é outro e uma vez eu expliquei para o cara uma vez eu te ver em cima de uma mesa com ele na Unicamp acho que foi nos anos 90 e Sora caro vamos supor os pratos na mesa e algum me permite discordar de você né a cultura brasileira Marxismo crítica à ideologia ou coisa que o Valha era eu ele não sei mais não terceira pessoa me levar na Unicamp eu disse gente olha eu vou me permite discordar de você como um de gato não é eu vou usar mão de gato do meu patrono espiritual e
a novamente o Roberto Soares você consegue continua insistindo você continue assistindo em o por Lima Barreto e Machado de Assis Isso é uma falta oposição o Lima Barreto não é porque ele é realista Stricto Sensu que ele é melhor que mais combativo uma militante ativista do movimento negro enfim tem uma vida de luta de Marcílio impressionante é uma Barreto a vida do mar Vila Barreto assistir mais importante é obra dele mas ele é bom gosto Tá mas não se comparam Machado de Assis porque o problema do Realismo tá bom colocado então você pode ser realista
e você pode retratar pode ser filho você pode mostrar Você pode evidenciar você pode fazer a anatomia da realidade brasileira com meios literários não realistas Então você segue ele um pouco linearmente a lição do look at que não compreendeu a arte posso realista a literatura após Realista e ficou no modelo do grande Realismo do século 19 a manutenção do grande Realismo do século 19 apenas a descrição da fachada do capitalismo que mudou então adianta não vem não essa coisa você que fosse a inteligência conhece que você sabe que que é o cara fica você sabe
que que é o PEC mas esses dois paradigmas não estão defasados e vamos entrar em vamos a respeito disso modo aqui a o estruturalismo como anti-humanismo é verdade mas por outro lado explicar tudo acaba sendo uma falsidade inclusive porque a antropologia na casa antropologia do legumes rosto Ela tem ela tem a seguinte característica o nervo esposa à procura do serviço rosto não posso entrar nessa Seara que eu não sou antropólogo profissional mas sente como formada nessa escola francesa que mexe a Colher de Pau em tudo gente é obrigado a conhecer linguística antropologia psicanálise e história
Econômica são assim que funciona os franceses pós-era Sartre oneroso por mais que ele seja o responsável e a semente da desqualificação de da desconcentração dos aqui na planície que olhar a era safra acabou é o último capítulo da Conceição Vaz a era de ouro da consciência histórica acabou tá lá no último capítulo professor vai só que ele tira jogos de lógica e o nervo troquei uma característica evidentemente os leitos dos oceanos o meu diácono as coisas que eu vou dizer o seguinte quanto mais ele estuda a mitologia quanto mais ele estuda as sociedades dos povos
originais as suas respectivas cosmologia mais inteligente esperto ele ele tem coisas revelar e quanto mais ele se aproxima da modernidade começa a explicar o mundo contemporâneo mais diz bobagem a frequência dizer bobagem não compreender o que se passa muito tempo no meu caso dele é aterrador aparece eu não vou dizer que apetite começa porque eu não quero ofender os pequenos Comerciantes não vou dizer que é taxista porque eu não quero ofender a minha categoria os táxis Mas enfim parece dono de dono de biscoito francês que Aonde se recusa a extrema-direita Francesa horas os franceses também
sejam agradáveis mas em que ele vai emburrecendo conforme chega no século aí não entendi mais nada disso muita bobagem e mas quando ele quando ele faz antropologia dele como é a e começa a de centrar a ideia de história ele abala toda a convicção Progressista de maneira geral é o primeiro a mais inteligente acabar com a com a concepção revolucionista a antropologia clássica que vendendo século 19 modo que a importância filosófica do culturais do grande trono branco Ele é o único a fazer isso ela é de diz como não é desse como não mas ele
teve chegou até até percepção na entrevista com chá Bonner dizendo o seguinte da a 40 anos atrás dos anos 60 anos 60 e 70 ele diz o seguinte ele fez aquela famosa distinção entre sociedades quentes sociedades frias as sociedades quentes somos nós sempre sou cidade dinâmicas capitalistas que tem duas fontes de calor e portanto ela a forja da entropia e as sociedades frias elas não mudam são os povos originais e eles são Lights a questão ainda não neolítico quando estamos quando chegar a função social dos fios e mutável todo mundo ficou de cabelo em pé
quando ele se falou aqui agora ele teve a percepção Esse foi o grande grande Insight dele a lenda compreender os povos ameríndios o grande insights ele foi um certo momento nos anos no início dos anos 90 quando o rabo eu estava fazendo um diagnóstico gente conseguiu tratamento nas energias do tópico e o seguinte o nosso grande novidade do nosso tempo é que as sociedades quentes estão esfriando e as sociedades frias estão esquentando acertou acertou os povos originais dores são protagonistas história da América Latina protagonistas políticos estão aí mesmo à beira do do extermínio Total são
eles que enfrentam são estão na linha de frente para o ponto de castigo tão grande são eles ou por outro lado as sociedades que estão esfriando senhora não tem mais futuro estão entrando em entropia EA crise do capitalismo possamos presenciar a se decompondo senti nada a e mais adiante dieta segundo a cartilha Progressista isso ele disse então o voltando ao Carlos Nelson o que eu que tenho a dizer é isso que ele ficou ele tomou estruturalismo como a última etapa da destruição da razão tal como foi escrito pelo lucatti é um livro ruim alívio muito
bons primeiros Capítulos quando fala como é que fala da filosofia leva-a até o shellen pouco até Unidos e depois aí dizem que a destruição da própria razão do look at How que os últimos capítulos foram escritos pela KGB nunca se sabe mas enfim ele foi por essa esse por esse mau caminho e eu vim sim ou não a destruição da razão tem coisas muito boas capítulo sobre o pedal é ótimo eu gosto demais o Grande Hotel aviso aparece ali aparece ali eu uso muito assim usei muito esse capítulo só um é o foco do look
arte é o século 19 vamos em Paris a outra parte da pergunta você pode me repetir que já não irão mais Penso sim em uma versão é rapidamente é que colocou o filho ler seu texto as partes que não tinha lido é a minha situação e a pensar porque o porquê que se coloca hoje o grande pensamento do nome do acadêmico e eu tenho medo que elas aqui também academia com isso que é a questão da perceber Colonial coloca-se Como funciona o pensamento crítico EA sensação que também vai descobrir hoje é dia de Vanguarda a
gente jovem conservadora essa questão da revolução linguística do discurso me parece que é um herdeiro ou uma derivação e indireta na citologia Francisco 71 piarali não sei se citou engano nesse sentido É sim o o pensamento de de colonial e pós-colonial de penas as nuances às vezes escapam deve é filho Neto e neto se não for filho direto não é filho bastardo filho legítimo de esse pensamento francês não tem não tem melhor do que isso não desqualifica enquanto tal Porque a várias variantes várias nuances várias versões tornou-se tornou-se agora um lugar-comum lugar-comum no lugar comum
que vende tese gente financiamento instituições de subvenção ao rende Carrera e livros a ouvir o momento nos anos 90 um me disse um grande amigo nosso americanos chama New larsen Não Estou entregando ele mais ele disse mesmo em aula Inclusive a outlet publica Um livro desse por semana isso é uma praga Esse é uma pra e no sul global e Companhia público riu por semana então aparece milhares de especialistas tem bons especialistas e tem e tem ouça fazedores tem o SUS charlatões tem informação de Deus sobre todos os carreiristas agora o que tem gente que
tem gente remanescente do processo de muita gente muitos autores dos remanescentes do processo de descolonização o processo revolucionário descolonização que deu com os burros na água depois nisso não o de se qualifica como Todos falam por exemplo que foi militante tá na casa da Argélia e um grande Pensador se ele tivesse vivo eu fosse de hoje que se diz só tem Colonial ia ficar de cabelo em pé Ele ama que que é isso aí porque minha sozinho porque me associo a isso que que eu tenho que ver que que tem que ver com isso eu
nunca eu sou eu sou psiquiatra sou materialista e sou militante foi eu não sou eu não sou não faço de colonialismo e Universidade americana para participar de colóquios internacionais a respeito disso Global entre outras coisas modo que eu já uma live já recomendei volta a recomendar que novamente nós continuamos nossa situação você quer que maiores o que pode ser útil em casa Bora Não trate disso Eu tratei agora nunca tratei de Matar ou na minha programação fazer isso porque se esses ensaios que eu tô tô vamos referir agora são do meu tempo eu li anotei
tudo ia entregar numa se eu fosse transformar em livro isso seria faria parte nesse livro são ensaios um indiano chamado armado I was que é membro de um dos erros serão do Zenit tem os dez partidos comunistas mas eu não sei quantos melhor e-mail Imagina quantos partidos comunistas têm e ele é um doce desmistifica dores dessa ideia de Colonial por Querida olha eu não a Índia continua Militar da Índia eu não fui fazer carreira no seu nível das Universidades Americanas e um outro e mas não é só esse não é só essa teoria de que
olhar deles sobre a teoria da imigração como é que a imigração muda como é que esse teórico de Colonial eles justificam é uma legitimação entre outras coisas Estou simplificando demais a Fato deles terem emigrado se você é tão combativo assim porque você não ficou na Índia você não ficou na Indonésia que você não ficou na Tailândia que você não ficou na África porque você vai ditar a carta em universidades de elite americana e traduzir desconstrucionista francês é uma resposta é um ponto e quem faz essa teoria e faz a certeza de maneira arrasadora demonstrando documentado
nas declarações dos vários teóricos do de colonialismo anunciou Nascimento é um turco Olha eu também tô nisso dizer eu não tô fora não é um puxa aí pedir like que a promoção nos Estados Unidos mas que diz olha eu e tem que ter um leite das minhas crianças mas eu não faço ilusões a respeito disso mas por outro lado tem o o de Colonial ele ele é um sintoma de época e é um sintoma de poder Colonial Avon Eletro e começou a simplesmente com a introdução à aclimatou aclimatou pensamento francês e produziu o orientalismo do
site orientalismo do saído ele é mais por mais admirável que seja o personagem saído por mais simpática que tem corpo pela causa Paulista Palestina o o livro dos aí tem tem de habilidades literárias tremendas viu ele começou a explicar digamos quando por exemplo um exemplo só tirado a se pôr eu li recentemente explicating nosso exato momento uma se o Paquistão grande maior romance da tia nossa assim nossa é uma senhora que Deus vamos inglesa lutando contra uma sociedade partir tá pegando coisas inteligente mas dentro do seu tempo certo momento o grande Patriarca do mestre Parque
vai cuidar de seus negócios numa ilha do Caribe que a escravista ela tem sistema Plantation ficar alguns anos em volta ao o site faz um romance cima dessa plantation nossas propriedades em antígua em antígua faz um romance em cima de história qualquer pessoa que leia com honestidade ou a de nossa é nós temos outro expediente era claro que fazer a parte do mundo da TIM Nossa você é proprietário Rural esse proprietário Coral ter uma extenção colonial no Caribe o na o na Índia o ter momento era preciso para que as coisas acontecessem na propriedade chamada
Márcio Thor ela tirou o patriarca desse ano e mandou ele para o mais doido pela propriedade para plantation dele quer uma coisa banal o cara escreveu uma catedral em cima disso não acha que manda em você ver que coisa desequilibrada isso começa a Gerar gerará teorias em Julho então orientalismo em princípio é o ovo de Colombo fixa o orientalismo é uma construção cultural portátil é uma construção cultural da linguagem que inventou o Oriente Sim é claro como ideologia todos os estereótipos sobre o oriental são isso não precisa ser igual a sair nem sabe um ficou
nem precisava nem precisava da ideia de se temer nem precisava só como na compreensão pragmática da linguagem para descobrir isso qualquer um qualquer qualquer antagonista do sistema colonial que vende longe vem de longe sabia que ele ela do tava não só a conta os proprietários coloniais EA Metrópole mas também contra os estereótipos a respeito da sua inferioridade seja gacial de gênero ou não importa o que isso é é um ovo de Colon de construir uma catedral em cima porque se estava desconstruindo a ideia de Oriente ao desconstruir a ideia de oriente você um lugar garantido
em todos os fóruns internacionais bem-pensantes do mundo porque isso é o lugar-comum da teoria crítica Mundial então a isso rende filhotes netos bisnetos sobrinhos netos e por aí vai não toda escolhe ficando a obra mas eu acho que ela é supervalorizada super valorizada e tornou-se um lugar-comum lugar-comum que rende rende mil coisas isso mãe Isso vai importa aqui isso não desqualifica a ideia o que apenas uma ideia não desenvolveu inteiramente mais uma ideia o maior interesse da ideia da Colônia colonialidade do Poder do animal que ano aí sim aí é uma grande ideia não desenvolveram
eu o conheci O Anibal que vão desde criancinha Desde o tempo que ele tava lá na teoria de libertação e por aí ele vai então foi o fim do fim da vida que ele começou a teorizar ser incentivado tá porque senão olhar um vidro e ficou ficar nessas duas ideias mas a ideia da colonialidade do Poder precisa ser explicado ainda melhor mochila Berg tá explicando bem mas enfim mais não tudo e a ideia de que essa Sim essa ideia fantástica mas tem que ser tem que ser esmiuçados por os sonhadores materialistas competente isso é de
que a Espanha EA Conquista São contemporâneas a Espanha quando se unifica Esponja expulsa os mouros é mesmo tempo ao mesmo momento ela está conquistando a América então com a unificação da Espanha conquista da América é um bloco só importante é uma modernidade só é um capitalismo só isso para nós é fundamental sem dizer nesses termos é o que a tradição crítica brasileira vinha dizendo há muito tempo desde os anos 30 com Caio Prado Qual é o sentido da colonização é isso nós tamos juntos importado a defasagem centro e periferia para nós sempre foi feijão com
arroz agora para os americanos que nunca souberam disso tem um cara explica essa a natureza colonial do Poder o poder sempre racialized colonização importante é outra é uma novidade aí chegar a extremos vai chegar a extremos que ela está parafuso por exemplo que é o livro da MM Alem é que é isso é bom sobre acha você fim do progresso no fim do Progresso é sobre com a praticamente contra o hamas e o Ronald mas sobra um pouquinho ela tenta salvar mas só um pouquinho para o a dor eu não sei porque que ela isenta
o Adorno mais enfim o argumentação a tortuosa mas o subtítulo objeto já um programa assim como todo mundo tem que ser alto de se construir tá todo mundo desse costume descontar bom desconstruir os outros você alto de se construir tá todo mundo descolonizando tudo então o livro é para descolonizar a base normativa da teoria crítica frankfurtiana Oi Lu confesso que a teoria crítica frankfurtiana mesmo sendo eurocêntrica mesmo se a quando ela foi boa nos anos 30 40 depois ela foi decaindo que os velhinhos foram envelhecendo e os sucessores foram se adaptando ela mesmo sendo eurocêntrica
no centro mesmo tempo sem ter sido expulso da da sua base Colonial era funcionou tá bom que o meu gasto funcionou se nós quiser alguém mais eurocêntrico do que o reino Max Max me escreveu sobre a índia sobre as funções civilizatórias do imperialismo inglês na Índia enfim ninguém inocente nesse mundo todo mundo pagou o seu tributo o seu tempo jogo seu Você tá estudando agora o rego já disse tem pelo seu tempo não dá para pular mesmo Tá bom mas isso não quer dizer que eu estou jogando no mar tudo que diz respeito às teorias
sobre o sul Global porque em função disso muita coisa está sendo estudada da Austrália África do Sul São descobertas do arco da velha mas você põe no Balaio do Sul Global dos estudos pós-coloniais se você não dá esse rótulo ninguém vai ler você põe no rótulo e as pessoas iriam lei impedindo você tá escrito coisa interessante que dispensaria esse foto da gente chegou aqui eu vou começar é o que muita gente tá fazendo mas eu não vou dar um nó os nomes pegar toda a tradição crítica brasileira e você reproduz a bem dizer repete as
mesmas coisas mas isso agora é um estudo pós-colonial eu vou para aí aí estamos aí estamos conversados assim podia até um machado não sabia que ele era eu li agora não vou dizer mas ele não saiu no Jornal sou Machado de Assis As Crônicas de Machado de Assis é um decoloniais aí eu levanta o sinal no céu e disse E assim a para levantar e aplaudir de pé eu não fui eu que fiz essas pessoas que usou essa expressão para entregar todo mundo foi o Roberto falando falando do Barão de Campos em Toinho da formação
do Antônio Cândido na metafísica ocidental da Presença Diante dessa calamidade dessa atrocidade de levar se escreveu escreveu e assinou e disse levantar e aplaudir de pé agora dizer que as crônicas do Machado também são estudos decoloniais Eu também me levanto e aplaudimos de pé é apenas o calor lhe expliquei porque não tinha muito longe tem muita literatura mas e a gente é um facto não é um Sarampo bom ser sempre percebe que nós estamos sem saída então sem saída e de modo que a teoria crítica é isso que tá aí chama-se teoria crítica as alternativas
Silver sílabas São Luís que tá aí quando ninguém vai dizer que a subversão que tá terremoto que tá acontecendo para o bem e para o mal no Chile e no peru no Equador é tudo consequência de uma tomada de consciência de Colonial das coisas para mim não conversa eu acho que ainda é ainda acredito muito tomar fala aproveitar então fazer uma pergunta mais ou menos ainda sentida Por que me chamou muita atenção quando você falou sobre essas sociedades quentes mas que tem aí dois polos de calor então não vão se acabar entropia e eu fiquei
pensando é aqui nessa sociedade quente noite nós vivemos uma interpretação dessas ela só poderia passar assim pela ciência em vários né tendência ao caos tendência desordem mas que esse anti determinismo tem tem lá sua beleza né e eu queria te perguntar então com dessa aula que nós tivermos hoje que eles são que a gente pode tirar então para sobreviver nesse nesse ambiente ele saiu a primeira primeiro ponto quando quando lévi-strauss disse isso quando ele falando sociedades quentes e sociedades frias eu tenho que morder a língua quando eu disse não ele vai emburrecendo quando vai se
aproximando do contemporâneo ele é muito mais inteligente quando ele fala os povos originais e tem que morder a língua porque quando ele disse quando ele faz essa distinção entre sociedades quentes e frias na internet Barbosa entrevista o chapéu charbone todo mundo ficou que coisa mais impressionante preconceituosa quase racista que que o que que é isso o antropólogo jamais Podes falar em avançado e quem que se frio esqueceram que eles são as sociedades quentes que eu te chamando seus dentes sociedades modernas capitalistas ocidentais assim por diante que tem dois polos tem dois polos um frio o
mais frio outro mais que elas são sociedades entrópica e elas vão acabar e vão acaba mal ao contrário dos povos originais nesse sentido ele era quando eu pensava nos polos originais ele era revolucionária anti-capitalista até a última raiz do cabelo seu impressionante mesmo trouxe os que ele faz ainda fascina ler as coisas dele e ninguém prestou atenção que ele disse elas são quentes porque elas são entrópicas importante elas tendem ao calça é esse é o nosso destino por isso que elas estão agora como estão começando a esfriar E aí já já não entra mais em
detalhes o que fez um diagnóstico e foi embora para casa dormir agora que você me pergunta é você quer que eu faça agora que todo mundo tá fazendo a pandemia todo mundo girou e pedir biologista todo mundo entende de vírus todo mundo tem de variantes todo mundo sabe se o vírus é estado de sítio de exceção ou não é exceção subiu de uma construção social e cultural esse rapaz que tá dentro da textualidade você existe o vírus lá fora os primeiros dispositivos de controle depois do vírus aparece o vidro tá da natureza e Aparece dispositivo
de qualquer agora todo mundo interno disso todo mundo aí pedir uma lojista crítico ou de análise as curvas você tá me pedindo para fazer uma avaliação do antropoceno a duas horas depois no pegando você acha que eu devo estar cansado e distraído que eu vou cair nessa e vou fazer uma avaliação não trocou sendo e dizer não ontem eu posso ser mais Justamente a crise final e pode durar um século pode virar depois séculos mas é crise final por mais Green New Deal que e tem mais remédio Nossa cruzamos-nos já cruzamos a linha vermelha só
juntar um número de desempregados migrantes metade da população micro mudou a outra metade está desempregada e nós cruzamos nós usamos a barra da reposição de energia isso tá no início de um artigo de um bom artigo de um rapaz cujo nome esquece Agora você que ele tem nome de Ministro família administra o francês sobre falando sobre o ecofascista Quem me garante o Green Green New Deal capitalismo Verde já não é mais não é a antessala desse eco-fascismo uma coisa eu Central postando o contra o cosseno ser aquecimento global sem mudança climática Sem crise da biodiversidade
o que eu tenho que nós temos certeza que o capitalismo é para poucos atualmente capitalismo é para poucos não há mais lugar para dois terços da humanidade dentro do capitalismo e nós não temos alternativa nós a esquerda Esse é o pô e nós estamos vendo agora negócio da pandemia oito por cento da do mundo está com 90 porcento das vacinas pode tá errado nós simples mas a ideia é essa então não tem lugar já as vacinas indicam que não há lugar para todo mundo se não há lugar para todo mundo é bom mesmo que a
terra seja plana que você chega lá na beirada e joga para fora o que vai acontecer então eu posso dizer que é o que eu posso dizer não vou mais não me pergunte mais porque eu não vou cair nessa armadilha tá depois falar duas horas agora ele vai disse tudo pá e vai dizer olha a saída por aqui é isso é aquilo pronto então não estás assim algumas eu sei que dá uma armadilha mas mas a gente fica a gente se empolga e começa a oferecer pistas completamente imaginárias não tem a gente sabe seguramente a
gente sabe o quê É o quê É o quê É o quê É mortal gente sabe mas continua fazendo Esse é o ponto em seu ponto continuamos lá onde parou Labor esse que a servidão voluntária como é que as pessoas podem agir contra o seu próprio interesse Esse é o ponto Esse é o ponto do seu ponto da crítica da ideologia do Marcos lá atrás quando ele descobriu como é que funcionava isso basicamente o seguinte primeiro ele tem duas Faces Eles não sabem o que faz nós vamos vão demonstrar o que que estão fazendo sem
saber na arte na ciência no sistema jurídico as ondas grandes na religião em todos os grandes formações ideológicas Eles não sabem o que estão fazendo eles acho que estão dirigindo o mundo através das ideias mostrar que não é bem assim na fase atual na fase atual de Campo da fase atual significa de a crise de 29 no fim do capitalismo Liberal na entrada do capitalismo administrado como você vai me chamar depois do pós-guerra o atual em que a ideologia como do outro lugar ela saia usar a própria realidade a ideologia dela mesmo você não dispensa
a mediação às vezes grande legitimações portugueses as meta-narrativas com 200 graus Francisco na fase atual nós vamos dizer eles sabem perfeitamente mais fazem assim mesmo esse é o nosso ideológico então Digamos que a Humanidade esclarecida para continuar esclarecido um sinal Claro tem bobo nessa nessa conversa sabe perfeitamente o que está ocorrendo e o que está fazendo Mas faz assim mesmo sabe que estão serrando o galho no qual estão sentados mas continuo serrando o galho esse esse é o drama nesse o drama Por que que não desperta por quê que é muito esperto a teoria crítica
na sua fase clássica gastou dezenas dezenas de volumes tentando descobrir qual é um mecanismo sociológico que explica isso função de morte nome satisfaz eu posso explicar tudo de suicídio até completar o comportamento autodestrutivo de criança na escola até antropocena e pulsão de boa até demais viu que você pulsão de morte do bolsonarista é claro a quem tem quem escapa escapa de quem disse que eu tô tá falando aqui sem parar de emprestar da mente não significa que ser um sintoma dessa repetição que a pulsão de moto Amanhã vamos no canal não quer dizer nada mais
é o cinto deixá-lo sobre Mas então voltando o ponto o ponto de é o ponto o drama é que está tudo muito caro tá tudo muito caro e não não sabemos da o passo adiante o diagnóstico foi feito ter nossos Nenhum de Nós aqui se engana que o pai não tá demonstrando que tem alternativa não pode dizer que está demonstrando que tem alternativas que tá pagamento permitindo que Israel massacra é a faixa de gaza entre outras coisas não pode dizer que as emoções que tem alternativas está praticamente declarando guerra a China e por aí vai
estar simplesmente repetindo o que é o keynesianismo na hora do capitalismo está agonizando existe sempre um programa de salvação do capitalismo chamado que nesse ano que nem você não é política econômica permissionista é um programa de salvação do capitalismo na hora da morte entendeu para cada vez que ele tem ele fez o sido ele ressuscita encolhido e se você tem colhido por isso que quando ele ressuscitou depois da segunda guerra mundial o fato da descolonização afogou a fogo por isso que os neoliberais considera a maior catástrofe da história contemporânea a descolonização o fim do Império
lá atrás essa ideia não é minha é de um cara chamado que em João valjean refez a história do neoliberalismo Então tá acontecendo aí suas pessoas como não tem mais aqui Santos se apegar agora o Santos Chama sim senhor guarda show Bayern que encontrou uma alternativa para a senhora tá tia dizendo que há uma alternativa Qual é a alternativa financiar só que em vez de forma financiar só o topo como fez o homem se ferrou que vem o campo e tá começando a financiar um pouquinho mais para baixo Mas esse vai para baixo vai ter
limites aqui tá dois anos vai bater em vários limites vai logo batendo tenho não não dá mais nós sabemos nós sabemos que chegou batemos no topo e esse é o problema você nós sabemos mas continuamos a fazer e é isso Gilson Marques o maxilar para Samuel Marques disse ou não disse quase tudo isso vamos fazer porque antes de começar a dizer isso mas mesmo assim eles não mataram a charada explicações para dizer porque que nós continuamos a fazer e tá acontecendo o que enchem nós estamos presenciando aquilo São Marcos acho que ainda que os ou
parcialmente marxista aquilo que o Max preview que aconteceu Ele disse que acontecer Diz Que sistema é contraditório Qual é a contradição básica não é entre capital e trabalho meu Deus não é um conflito distributivo a contradição básica é o seguinte diz ele na contradição é que ele precisa de trabalho vivo se não não produz valor hora o que que ele faz o tempo todo desde que ele nasceu eliminar o trabalho Vitor do processo produtivo como um custo desnecessário passar direto para o dinheiro então todo Progresso técnico do capitalismo a explosão das forças produtivas que hoje
a exponencial as o capitão desenvolvidas para saciar dez planetas Terras mas não sacia por uma contradição básica o que que ele faz como o trabalho vive um estojo mas é a fonte do da sua valorização elimina a fonte quer continuar pela frente não dá não dá é isso não é o cara então aquilo que ele profetizou que ia acontecer tá acontecendo nós estamos presenciando a quatro décadas e estamos nos debatendo os querendo procurando soluções 15 anos para um capitalismo verde e vai preservar a Amazônia aqui não ser mais aqui acolá e tal e vai dar
para repartir para todo mundo mas tem que combinar com os russos não dá mas não tão nem aí para combinar coisa mesmo I won't settle eu tô já tô tergiversar Porque nessa armadilha Eu não eu não caio Oxe acabar não é um uma pessoa que tem muita influência tá na Europa desse debate antropoceno e podemos fazer um outro programa falar sobre isso é uma especialidade francesa chamada não tem tradução Portuguesa em francês é e fonologia especialista no desmoronamento desmoronamento do mundo por razões no caso academia já o início desse desmoronamento depois vem várias essa é
a primeira de uma série programada e as todos os laboratórios não se preparando vai encolher mais a coisa ainda casa mais de forma mais grave mais laboratório mais monopólio mais consideração assim podia Então essa nohtrindah e fonologia ela já avançou um passo as pessoas já estão começando a pensar como vai ser a vida de E aí e depois da catástrofe tem um lado tem um lado sobreviver sobrevivencialismo nessa conta longe por mais democrático que seja pensaram congresso das cores entre as coisas entre animal Rio montanha para decidir para discutir a nova constituição da terra assim
por diante Então já existe uma especialidade do sobre o fim do mundo que não aconteceu segunda essa especialidade consertar uma livraria francesa você fala e fonologia meu chegou a aquela aquela instante ali tem 50 livros os últimos testes foram publicados nessa semana Quer ver Quer ver leva leva para casa Eu já li já li o suficiente não que eu não vou ler mais dessa dessas coisas mas já tá é uma é um fato consumado é um fato consumado que acabamos e trata-se administrar o que vem depois os mais fortes administra sua maneira que vão seu
pai ele não vai salvar o mundo seu pai não vai salvar o sobrevivencialismo americano é mas eu sobrevivesse a resolver ikano tem dois duas pedras no caminho chamado China vou te chamar da periculosidade erros que naquele qualidade eles eles ficaram a Rússia Acabei de qualidade porque pode nos primeiros meses e os anos ele tentou uma reaproximação americana ajudar não precisavam desse inimigo essa bom mas isto já é outra coisa aí não vou não quer falar que entrou com você nem vou falar deixar o conjunto tem mais e pronto a paz para o aniversário que agradecer
essa velocidade reportada na sala e duas horas até o que nós aqui acho que é com que o nosso propósito desse espaço aqui é realmente alimentar a crítica não pensei que você fosse perguntar mas o que tudo isso tem a ver com a ideologia francesa Olha aí é armadilha porque eu aí sim aí eu posso dizer não use drogas francês foram os primeiros a darem um sinal sinal de alarme mãe e ao mesmo tempo investir em nisso e quando investir nisso são muda acabou é o que nos resta é fazer a desconstrução dessa o diagnóstico
deles é isso ele é um sonho que nós não estamos falando nós estamos falando de outra coisa por isso que quando aparece pela primeira vez memórias todas as palavras as coisas e ficou ele tem já um tom apocalíptico que cai anunciam memória show fino homem é por acaso querendo o final porque ele é um sintoma Talvez ele nem sabe a sintoma do que mas ele é um sintoma ele é o fim do homem EA única compensação que lhe oferece para esse para esse tom apocalíptico portanto com esse término que ele tá anunciando é a literatura
no seu sentido absoluto literatura se referente a linguagem como sujeito e voltado para ela mesmo vale a redenção verá pela linguagem Essa é a mensagem que vai chegar nos Estados Unidos alguns anos depois e a linguagem Vai Te ordeno o mundo ordena um sistema de espoliação o tema de opressão portanto todo mundo tem que Inicial foi preciso construir para chegar bonzinho creem depois que o mundo acabar todo mundo se alto desse construiu livrou-se tudo suas opressões não vai ser o crime ninguém e temos uma sociedade então de desse construídos junto com o mundo estava pensando
que o Daniel Belo deve ser retirado uma hora dessa mas realizou ele avisou essa história de Cultura antagônica ao capitalismo não dá certo essa só de ironizar com conceitos fundamentais que estão na base da sociedade burguesa não vai dar certo e ele falava disso não só das ideias que chamar de ideias antagônicas até até a venda por prestação é incrível ele disse não não dá não dá certo ou vender com prestação porque vai ser vai despertar o consumismo e portanto e se consigo mandar para todos não dá para todos somos console outros não não tem
que vender aviso não tem dinheiro para pagar à vista não compro aqui em casa Ah mas é normal nós precisamos vender a prestação viram todo mundo aí conversamos novamente já é um processo de botar a trabalho fora do processo e continuar ganhando dinheiro não dá uma coisa outra a maioria das considerações finais para poder ir no encerrar já pode ser eu queria agradecer na verdade a professora porque a participar de com a gente hoje foi um bate papo super gostoso um debate e eu tive realmente aqui acho que todo mundo toda a comunidade 247 aqui
teve uma aula muito boa aí bloqueado a sua própria Olha o também agradeço a consideração final que eu tenha contribuído para o sinal mais ali então tchau abraço para ela