Boa noite é um prazer est aqui em Maringá acho que eu tive aqui duas vezes no passado é a cidade muito bonita das Árvores muito bonita e eu agradeço o convite que me foi feito né para vir aqui trocar essa ideia com vocês e tratar de um tema num dia tão importante como hoje né mais uma um dia cheio de de notícias novas a política que não é a nossa pauta mas em algum momento a gente pode chegar lá né e a intenção era refletir um pouco mais sobre o que em filosofia chama de moral
né que é um pouco a do comportamento a vida dos afetos e como isso vai e como isso impacta seja o mundo do trabalho seja o mundo da educação mundo da família então a a minha ideia nesse trajeto é falar um pouco em geral sobre essa questão do sofrimento né no mundo contemporâneo principalmente e depois ver como que isso vai se constituindo na chamada cultura da vitimização tem muita literatura sobre isso para quem se se interessa sobre o tema a cultura da vitimização é É um cenário que aparece assim tipo nas escolas ou na na
na no próprio mundo das empresas o mundo das empresas é um pouco mais difícil porque você tem ali uma coisa que tem a ver com dinheiro produção e então você não pode brincar muito com isso Apesar de que hoje tá na moda chamar gente de colaborador se não produzir você é demitido do mesmo jeito né mas eh no mundo da educação que educação é uma atividade um pouco vaga né né você percebe o impacto geral que a educação tem na sociedade quando o professor faz greve ninguém nem percebe e de Universidade Então se o professor
fizer greve na universidade assim em São Paulo Costuma se dizer que quando o professor de Universidade faz greve melhor o trânsito professor de escola aí tem um impacto depois de algum tempo porque aí as mães não conseguem trabalhar porque não tem onde pôr os filhos e tal Então veja eu vou falar dessa discussão do lado de fora da cultura da vitimização que quem conhece o meu trabalho sabe que eu discuto isso do lado de fora não tô preocupado com a cultura da vitimização não tô preocupado em agradar ninguém e deixar ninguém achando ninguém se achando
lindo maravilhoso né hoje as pessoas que trabalham com pensamento público normalmente trabalham com muito medo muito medo porque a gente tem uma cultura que tá ligado a essa vitimização que é a coisa dos ofendes né você fala uma coisa para vocês terem uma ideia uma vez eu recebi eu fiz um comentário numa coluna em que eu fazia uma analogia com nander Thais e eu tenho o maior respeito pela pré-história né quem conhece meu trabalho sabe disso adora pré-história acho que a gente é uma espécie paleolítica perdida no mundo contemporâneo mas eu fiz uma analogia com
os zeris eu recebi um e-mail de uma leitura da folha irada comigo dizendo que eu deveria respeitar memórias do neandertais porque eles foram a primeira vítima da ganância humana eh eu acho que tem uma tem uma um ganho psicológico em você achar que se identificassem com supostas vítimas né porque aí você se acha legal você acha que você é uma pessoa na verdade melhor do que você é como por exemplo Ah você tá muito preocupado com o que acontece com as crianças na África ao mesmo tempo que você aderiu à não natalidade porque é um
fato principalmente entre os jovens porque é muito mais fácil você se preocupar com criança na África do que ter uma na sua casa enchendo o seu saco certo então a cultura da vitimização ela tem um uma coisa que é ou a cultura da vulnerabilidade ela tem uma coisa que é eh quem é vítima não é responsável moral por nada quem é vítima considerado vítima tá no lugar que então você não pode causar nenhum estress na escola isso tem crescido muito né eu já disse em vários lugares eu tenho a impressão que dentro de algum tempo
ah alguém no Ministério Público vai inventar de processar um professor por assédio moral porque ele reprovou o aluno né quem trabalha com escola Sabe o que eu tô dizendo essa pressão cada vez mais que tem a ver inclusive com a medicalização o aluno chega com diagnóstico Então aquela ideia de que avaliação é o momento em que você não testa só conteúdo avaliação é um teste um pouco de hoje chama resiliência que é o nome da moda para falar caráter né você testa um pouco a capacidade do jovem lidar com o estress que ele vai viver
no mundo por aí a fora né mundo no mercado hoje é muito mais competitivo do que era muito mais né eu fiz há uns 3 anos atrás um programa com alunos meus que eu tenho uma coluna na Rádio Bandeirantes e Eles escolheram a pauta a gente que tava lá pelos 20 anos 19 na época Eles escolheram a pauta medo né medo né medo por quê Porque a a o mundo é muito competitivo cada vez mais competitivo é que o mundo tá parecendo uma balada né tudo meio cheio tudo aquela ideia de que o mundo é
o Google sabe o o mundo é o Facebook a trabalhar numa empresa como YouTube onde todo mundo é descolado né mas o o o a sociedade de mercado ela é cada vez mais competitiva e a gente já tem uma dor aí sabe qual é você tem eu quero focar aqui com vocês questões eh que geram sofrimento no mundo contemporâneo e como a às vezes é difícil lidar com elas eu vou dar um exemplo aqui por exemplo a a sociedade de mercado é a única sociedade que produziu riqueza no mundo indiscutivelmente você pode não gostar você
pode achar que ainda Cuba vai se recuperar né Você pode achar que dá para alimentar 7 bilhões de pessoas do mundo com a sua horta orgânica na sua varanda ou ou no seu quintal Você pode achar que dá sim para fazer uma economia baseada em agora em São Paulo apareceu uma novidade que a gente oferecendo a casa para você morar em troca de você cuidar do filho da dessa pessoa entendeu a lógica escravidão né Você trabalha em troca de casa e comida né mas não é na realidade é apresentado como a coisa de que se
juntos nós somos mais fortes você tá precisando de uma casa em São Paulo tá todo mundo que vem de fora jovem normalmente jovem que cai nessa né Então assim tá precisando de uma casa para morar Então você vai morar nessa casa em troca de casa e comida e você vai cuidar da criança que provavelmente a pessoa considera uma criança super super inteligente Super Criativa né então tem a eu acho que a nossa sociedade contemporânea ela é talvez a sociedade que pior lidou com o sofrimento e a doença na história da humanidade até agora claro que
não é afirmação científica nem dá para ser mas acho que ela tem lidado mal e é fruto justamente do enriquecimento que aconteceu que eu falava pouco a sociedade de mercado produziu enriquecimento instal que a gente normalmente não percebe hein mas isso tudo aqui é fruto do enriquecimento instalado o seu celular o fato que amanhã você pode ir no dentista e tem uma tecnologia lá o fato de que você vai a hospital o fato de que você pega um avião e vai a São Paulo ou vai a Paris o fato de que se você tem 40
anos é uma mulher e trabalha e seu marido é um pé no saco você vai embora né Eh inclusive o fato de existir por exemplo toda a revolução gay é fruto do Market americano ter descoberto que a a o grupo socialmente identificado como gays eram um um potencial de mercado enorme muita gente bem formada profissionalmente e com alto poder de consumo e com o fato não tinha filho hétero é pobre porque tem filho e e e o os gays não tinham filhos né hoje alguns t Então quando você não tem filho você fica mais rico
porque você não gasta dinheiro com seguro saúde pediatra escola né por isso que muitos jovens hoje inclusive vão escolhendo cachorros ou ten um filho só hoje entrou no avião para cá uma moça que devia ter uns 35 anos com seis filhos ficou todo mundo chocado no avião Inclusive eu a gente queria perguntar para ela eh a senhora tem algum problema É sério Parece piada mas é verdade seis filhos uma escadinha tudo loirinho de olho azul né e ela tava sozinha com seis filhos a classe com a qual ela administrou aquelas crianças no voo sem criar
nenhum problema dá a impressão de que ela saiu do paleolítico direto para cá para Maringá hoje porque ela demonstrou um savoa fé que não se tem mais hoje né você pega mãe e pai com filho normalmente tá aquele estess estão os dois em cima da criança assim olhando como se aquilo fosse um alienígena o que ele faz agora será que ele vai levantar isso é fome né Eh Outro dia eu vi um numa padaria em São Paulo São Paulo a gente tem hábito de tomar café da manhã na padaria domingo né sábado quase todo dia
na verdade e aí tava um casal lá com uma criança os dois olhando pra criança assim parado eu olhei para ver se a criança tinha algum problema físico não era só uma criança e criança é uma coisa estranha né porque a coisa muito rara Então essa moça razoavelmente jovem com seis Crianças todos com a mesma cara era tudo irmão tudo filho dela eu só posso assumir uma coisa é católica deve ser católica né ou então evangélica estatisticamente são os grupos que produzem muitos filhos né os grupos secularizados não produzem então a a uma das formas
de você resolver estress com o mundo e estress des escolhas tipo me dedico à vida profissional ou me dedico à vida pessoal ou seja uma dor né um sofrimento uma das formas de se resolver isso hoje é você retirar da equação os filhos e é o que tá acontecendo você vai como que é como se diz você vai eliminando paulatinamente tudo na agenda que cria problema disso que eu tô falando então a minha hipótese a minha conversa com vocês hoje que não é minha hipótese é que a cultura contemporânea que é fruto do enriquecimento certo
fruto da riqueza instalada que tá no nosso mundo né Qualquer um vê essa riqueza instalada em toda parte é claro que tem a África tem gente pobre né É claro que tem mas a humanidade sempre foi pobre miserável A novidade é você não ser pobre miserável né ah a a a a novidade hoje é todo mundo poder ter celular por exemplo ou ter carro ou bicicleta ou sei lá o qu né É isso que é que é novo a possibilidade de uma riqueza maior novo com isso eu não quero dizer que o capitalismo é lindo
não o capitalismo tem um monte de problema é óbvio o mundo não é lindo no mundo não tem jeito não tem cura nem tem salvação né e eu tô falando para vocês aqui a partir existe eu queria que ficasse Claro para vocês assim que existe um olhar de cima do que eu tô falando para vocês que é o seguinte vou apresentar esse olhar para vocês agora esse olhar é de um economista sociólogo filósofo americano chamado Thomas sell que eu recomendo para quem não conhece tá Thomas sell s w e l tem vários livros dele traduzido
em português eu estou me referindo ao livro dele chamado conflito de Visões especificamente nesse livro conflito de Visões ele apresenta dois modos de pensamentos básicos e vai analisando a história da filosofia e da sociologia recente século XVII para cá a partir daí existe um conjunto Universo de Visões de mundo que ele chama de irrestrita que não é o que eu vou fazer com vocês aqui hoje tá não é a partir daí que eu vou falar mas eu vou apresentar porque a ideia é essa tem as duas visões existe o conjunto de visão chamada irrestrita irrestrita
que significa que o é visto que o ser humano tem recursos infinitos para resolver problemas e que ele vai resolvê-los ao longo do tempo e que ele vai identificar as causas do problema e uma vez identificado ele vai conseguir soluções portanto esse conjunto esse digamos assim essa visão de mundo ela tá muito associada a filósofos como William goldwin talvez vocês não conheçam Só quem for da filosofia é o pai da Mary Shelly a filha ficou mais famosa do que ele a casou com o poeta Shelly e virou Mary Shelly o nome de solteira dela era
Mary goldwin filósofo do século XVI inglês ancestral do utilitarismo jerem Batam John Stewart mill né o Marx na segunda parte no na Projeção de futuro dele roussea com certeza tem uma concepção de de uma visão de ser humano irrestrita ou seja o ser humano é rico não existem limites da sua própria natureza não existe problemas irresolvível tá existe um outro conjunto que ele vai chamar de visão restrita que é da onde eu tô falando com vocês aqui eu tô olhando desse ponto de vista o que que é visão restrita a visão restrita parte do ponto
de que existe escassez de ferramentas e recursos do ser humano que a gente nunca vai conseguir resolver tudo que o mundo moderno criou uma série de coisas boas e junto com isso criou um monte de problema e que o mundo não tem solução não significa que a gente não melhore de vez em quando e aí piora outra coisa cria um problema e produz outro né a visão restrita de da do ser humano ela é muito representada entre outros filósofos por gente como o próprio sell né ou Como Adam Smith né do teoria dos Sentimentos Morais
né um Claro filósofo escocês né só para citar alguns nomes Mas eu não quero ficar citando nomes aqui então a visão estrita significa o quê você olha PR os problemas sabendo que esses problemas Ah você resolve alguns outros não tem solução a a gente não sabe direito como resolve coisas por exemplo valor dá um exemplo valores quem tem a visão irrestrita acha que a gente produz valores a gente inventa valores quem tem a visão restrita entende que os valores são gerados socialmente Ném sabe direito como que não é você que decide quando você escuta alguém
falar assim não porque eu tenho meus valores essa pessoa ou é mal informada ou ingênua ninguém tem valor nenhum são os valores que tão E você tá sendo cozido dentro dos valores né É mais ou menos como se amanhã você resolver que o dólar vale R real não vai valer valor é a mesma coisa você pode decidir que você é uma pessoa honesta não adianta não é que você decidiu o que você vai ser né ah inclusive porque virtudes são coisas coisas práticas Como dizia o Aristóteles Então dentro desse viés restrito que é o que
eu tô apresentando a vocês aqui eu tô olhando a partir desse ponto de vista nós temos a condição humana é uma condição que a gente não vai resolver alguns problemas e outros aparecem o mundo moderno ele é caracterizado pela ideia de visão irrestrita em grande parte que a gente vai resolver todos os problemas ou pelo menos a gente consegue identificar os problemas e resolvê-los todos quer dizer um exemplo Claro de visão restrita nunca mais vai haver guerra por quê Porque as pessoas evoluíram e todo mundo entendeu que Guerra Não é legal ninguém nunca fez guerra
porque não é legal você faz guerra porque em alguns momentos alguns grupos entendem que o jeito é pro pau agora a gente tá vivendo um momento que também produz sofrimento e dor que é esse fim do fim da história como se fala né todos nós éramos fui mistas lembra do Francis cuyama quando caiu a a o socialismo real como se falava a União Soviética no final dos anos 80 Frances fama o hegeliano escreveu um livro chamado Fim da História e ele dizia nesse livro que não haveria mais deum grandes conflitos né porque haveria uma sociedade
baseada na sociedade de mercado e na democracia liberal e que então agora era uma questão de ajustes aqui ali problemas internos mas não havia competição em termos de estrutura de de mundo de realidade a gente viu assim até agora a China se ela ultrapassar os Estados Unidos de economia do jeito que ela é Ela vai provar que você pode produzir riqueza sem democracia isso pode em risco a democracia pesquisas recentes mostram que a maior parte das pessoas não tá nem aí pr política ela só se preocupa com política quando aperta o bolso ou quando tem
alguma crise muito grande que normalmente é econômica né veja agora tudo que tá acontecendo a gente continua vivendo normalmente aqui no Brasil e no mundo inteiro não é só aqui no Brasil Então você tem as pesquisas recentes em Ciência Política empíricas mostram que a tal da consciência política é um mito você pode estudar se é o phd e ser uma anta fazer escolhas completamente absurdas né escolher coisas não há nenhuma garantia diz que você é mais culto você faz escolhas sei lá mais certas não é que se você não aprender a escrever você vai ser
mais legal não é isso então Eh dentro desse ponto de vista que eu tô falando a tese que eu tô sustentando com vocês e assim existe sofrimento existe questões insolúveis a gente dá um jeito nelas esse jeito que a gente dá cria outros problemas e no mundo contemporâneo a gente tem uma característica fruto do enriquecimento que é uma tendência a querer ah construir uma cultura em que todo mundo é vulnerável todo mundo é Coitadinho você não pode fazer ninguém sofrer ou seja a gente tem intenção de fazer o mundo onde todo mundo vai se amar
e todo mundo vai se respeitar isso nunca vai acontecer em algum momento quando você outro dia eu tive num num num evento em que a gente estava numa mesa e uma pessoa que tava comigo na mesa ele falou que Ah a intenção para que a gente tivesse um ambiente de trabalho completamente respeitável é que uma pessoa não tocasse na outra porque se você tocar na pessoa isso já pode ser indício de assédio moral ou sexual então no na hora que o Brasil virar civilizado no ambiente de trabalho ninguém tocaria em ninguém eu acho que isso
é paranoia Além do mais para nós brasileiros que gostamos de tocar um nos outros e não necessariamente significa que você vai levar ninguém paraa cama por causa disso né mas eh então você vai criando mecanismos de controle do comportamento certo inclusive no mundo corporativo e nas escolas né você vai criando uma cultura paranoica por exemplo há muito tempo os Estados Unidos que produziu essa cultura ah muitos professores nem falam com alunas com portas fechadas por quê Porque senão pode ser acusar de qualquer coisa né E então o melhor é que você deixe tudo completamente transparente
tudo completamente controlado por quê porque existem problemas e a ideia de que você vai resolver os problemas criando um universo paranoico e esse universo paranoico pressupõe que existem vítimas E essas vítimas sempre você vai ter que achar que você tá lidando com uma vítima que é vulnerável que não pode ter estrés que não vai surgir ali nenhuma zona de conflito e você vai criando grupos da sociedade que são grupos absolutamente Intocáveis por que isso porque você quer combater o preconceito em alguns casos né E aí você cria regras para isso e essas regras se tornam
por exemplo uma coisa que a gente conhece vocês devem conhecer chamado Politicamente correto né eu escrev esse livro em 2012 né que foi um livro que marcou muito vendeu muito até hoje mas assim esse tema do Politicamente correto quem é da Universidade sabe Politicamente correto é um truque para se destruir carreira de quem você não gosta é isso que é Politicamente correto e na mídia é uma forma de você fazer com que a pessoa que escreve trabalha até medo do que fala e do que escreve porque um um procurador de algum de algum estado pode
resolver processar você porque você usou a frase tal então você tá querendo resolver um problema por exemplo racismo que é um problema sério mas aí você cria métodos paranoicos e esses métodos paranoicos Ah para querendo controlar o comportamento da das pessoas acaba gerando na verdade dentro da Universidade por exemplo grupos que destroem carreiras de colegas acusando-os de Politicamente correto incorreto disso e daquilo ou na imprensa pessoas que escrevem com medo porque você nunca sabe alguém vai se ofender porque você usou a palavra azul e essa palavra Azul significa né que no outro dia uma advogada
me explicou isso no ambiente que era assim existe um inconsciente coletivo o Jung já foi pro saco nessa existe um inconsciente coletivo e esse inconsciente coletivo pressupõe que você é culpado Ela não tá falando de mim não nunca tive esses problemas até hoje eu sou muito cuidadoso na verdade mas assim ah ela tava dizendo o Fulano X é culpado por quê Porque inconsciente coletivo pressupõe que os homens estão sempre com ideias sexuais com relação às mulheres portanto eles é ele é culpado mesmo que ele não saiba o que ele quer certo ou seja você tem
aí uma uma uma inversão da ideia de todo mundo é inocente Ant ser culpado e você tem uma teoria aí de que eh por exemplo se eu uso a palavra judiar é porque eu não gosto de judeus certo por exemplo né então isso vai criando um controle da linguagem todo mundo que estudou historicamente o fascismo não sabe que uma das coisas que o fascismo nazista fez foi controlar a linguagem então do do ponto de vista da Visão restrita que eu tô apresentando existem uma série de problemas e esses problemas nem sempre tem solução fácil e
não tem solução é importante combater a preconceito e violência mas as formas que você combate esse preconceito e violência não pode chegar ao ponto de que você crie uma situação em que pais filhos devem denunciar os pais Porque então tem algum procurador em algum lugar que acha que os pais são obrigados a amar os filhos quem diz que você é obrigado a amar alguém a solução para isso é não ter filhos aí eu não sou obrigado a amar ninguém aliás é isso que as pessoas estão fazendo estão fazendo tomando uma medida Econômica para não ter
não ter trabalho não ter problema com isso então a a a forma contemporânea de lidar com a dor e com os problemas e com o sofrimento é achar que vai resolvê-los Essa é a forma né que vai dar uma solução e dando essa solução tudo vai ficar legal né e uma das formas que a gente acredita que resolve é dizendo que existem pessoas absolutamente vítimas e vulneráveis que você não pode criar estress existe um ganho nessa condição de vulnerável sabe esse ganho é o seguinte uma pessoa que é considerada vítima e vulnerável ela não é
responsável por nada se alguém virar para mim e disser que eu tô errado eu vou passar a acreditar em Papai Noel na prática é assim se você é considerado uma vítima você nunca tá errado por quê Porque o outro vai est sempre na posição de que ele na verdade fez algo mal a você é isso que faz com que por exemplo você vá se tornando cada vez mais impossível você reprovar alunos na escola desde cedo Esse é o exemplo né Isso vai fazendo com que um um exemplo de alguns países da Europa que muitos de
vocês aqui conhecem que ah um especificamente aqui que eu não vou citar mas é um país bastante importante na Europa muito conhecido em que nos bares tem uma lei em que os homens não abordam as mulheres por quê Porque se abordar pode ser acusado de assédio Então o que acontece eles nem falam com as mulheres é mais seguro não fala você você pode ser acusado de assédio significa o quê tem uns homens por aí insuportáveis assim como tem mulheres Mas homens violentos tem sem dúvida você precisa de formas de cuidar disso precisa mas quando você
cria uma lei que se alguém aborda você num bar você pode ir preso ou você pode ser acusado Seja lá o que for o que que você faz você não aborda ninguém então que que acontece com esses europeus quando vem para cá se atola no carnaval acha o Brasil lindo maravilhoso acha que aqui a gente vive em que aqui tem um filósofo alemão muito importante que teve aqui o Peter slotter que ele me disse certa feita que a impressão que ele tinha do Brasil que o Brasil era uma arena Romana que aqui a vida é
breve bruta viol quase Robs né breve bruta violenta mas cheia de sangue e vida que nós aqui estamos sempre tomados pela vida que eles alemães europeus ele os comparou com uma que eles chamam na alem de Autoban essa autoestrada sabe que tem aqui né são essas estradas Estado de São Paulo tem muitas delas são retas não tem nem curva né que são ele Europa uma autoestrada todo mundo vai numa velocidade alta para lugar nenhum e ninguém se relaciona Mas você tá se movendo super eficazmente em direção a algum lugar que ninguém sabe qual é e
você vai resolvendo problemas resolvendo problemas e a vida vai se tornando cada vez mais insípida né e significa que é boa violência no Brasil não não é né significa que é ruim você na Europa poder por exemplo Ah já há muito tempo ter cuidado com idosos não não é ruim significa que à medida que a gente vai criando solução para dores e Sofrimentos a gente vai criando outras dores e Sofrimentos e a percepção irrestrita de mundo certo irrestrita que acha que a gente sempre vai solucionar o mundo corporativo é muito dominado por isso pela percepção
irrestrita economicamente não ele sabe que os recursos são restritos é que o mar hoje tá vendendo a ideia de que tudo é lindo tipo capitalismo consciente né ideias de que o valor principal da empresa não é lucro se você trabalhar numa empresa que o valor principal não é lucro meu corra corra vai embora porque uma empresa cujo principal valor dela não é lucro Logo logo ela vai parar de pagar seu salário e éu seguro de saúde pode ir embora procura uma empresa cujo valor principal é lucro isso significa que a empresa tem que chicotear você
não é isso né né não é isso a competição e o lucro são fundamentais pra produção de riqueza né e a visão irrestrita ela é é ela que faz com que tem a gente por aí Dizendo que um dia o capitalismo vai ficar tão consciente tão consciente tão consciente que todosos elos da cadeia produtiva vai ser produzido com respeito às pessoas isso é mais ou menos como acreditar na Cinderela hoje o que faz com que seu celular não seja mais caro do que é é porque ele é produzido em países do leste asiático onde as
pessoas ganham quase nada você até pode usar o seu celular para defender o modo de vida indígena mas se não fosse gente que ganha quase nada seu celular era mais caro do que ele é isso é o fato você pode dizer que ele não existe você pode dizer que na verdade um dia os chineses vão ganhar tanto quanto os americanos e europeus e no dia que os chineses ganharem tanto quanto os americanos e europeus o que vai acontecer é que tudo vai custar muito caro bastante caro o trump ganhou eleição americana mentindo dizendo esse tipo
de mentira nós vamos trazer de volta as empresas de as grandes a grande indústria pesada paraos Estados Unidos vamos tirar da China da Tailândia da Índia mentira não vai trazer quem é que vai botar tá a empresa no lugar que custa mais caro ninguém Existe dois tipos de dinheiro no mundo o seu e o dos outros com o seu você é econômico com os outros você acha que pode dar para todo mundo Existe dois tipos de dinheiro no mundo então e a experiência do sofrimento a experiência da dor ao longo da história sempre moveu a
humanidade sempre fez com que a gente enfrentasse problemas vocês por exemplo as meninas aqui vocês imaginaram o que dar a luz na Savana Africana há 100000 anos atrás Imagina aí você gritando emitindo sons e cheiros e predadores por perto hoje quando você vai dar a luz se der tem anestesista tem gineco obstetra aquelas que tiverem mais grana vai ter o alguém para respirar junto com você o marido respirando junto com você agora tem até licença paternidade empresas Deixando as pessoas sem trabalhar os homens de 40 dias em casa sabe porque as empresas conseguem fazer isso
porque ninguém tem filho se as famílias tivessem cinco filhos que nem aquela moça que tava no voo né além de pagar licença maternidade mas uma pessoa que tem tem cinco seis filhos uma mulher não consegue ter carreira né faça conta né agora se você der licença à paternidade pro cara que tiver cinco filhos ele também não trabalha né a empresa quebra Então esse culto da vítima que no caso a vítima seria o pai que tem que ficar em casa tomando conta do filho esse culto da vítima ele navega na verdade numa situação que só existe
porque nesse caso a taxa de natalidade cai e aí você pode dizer que a empresa é super legal porque ela dá é na Suécia também se faz isso mas vai ver quantas filhos tem na Suécia qual é a taxa de natalidade lá lá os caras dão até dinheiro mas ninguém quer a mulher prefere trabalhar do que dinheiro para ter filho filho dura muito dá muito trabalho tira você da sua realização pessoal né do seu dia a dia então isso tudo toda essa Gama de situações do mundo contemporâneo ele a a a sensação que eu tenho
e muita gente tem E aí eu entro no no outro conceito que é o conceito de mimado né conceito de mimado que é um conceito de um psiquiatra em inglês que já tá traduzido no Brasil também chamado Theodor daren na verdade a gente passou nos últimos anos o Brasil por uma grande revolução bibliográfica né Eu acho que alguns de vocês já T essa percepção porque a universidade nunca foi um lugar democrático a dizer que a universidade é um lugar democrático é uma das maiores mentiras do planeta né Universidade de ciências humanas é um lugar que
você não fizer aquilo que um que se faz a maioria você não existe você apanha todo mundo sabe que é isso né é assim que funciona então a universidade nunca foi um lugar democrático inclusive no plano das bibliografias eu recebo melhorou muito mas digamos H 6 7 anos atrás recebia e-mails agora eu recebo quer dizer as as meninas que trabalham comigo nas mídias sociais elas recebem e me trazem eu faço vídeos em cima disso mas eu eu recebo e-mail já há muito tempo de alunos de Universidade de escola que contam situações e que queriam trabalhar
determinado autor e o professor não deixou porque não era daquela cartilha específica deles né então a gente sabe que quando por exemplo você vê alguém egresso do mundo da Universidade falando em nome de ética é meio que uma piada né sabemos como é o universo interno meio que uma piada então assim mas de qualquer jeito a gente tem melhorado sim eu acho que a gente tem melhorado no Brasil nos últimos 4 anos mais ou menos que você tem tido um enriquecimento da bibliografia você tem tido uma ampliação de fato tem acontecido a ampliação né no
sentido de que você ah existem mais livros em português e e se pede os os alunos pedem muita indicação para mim e para outros colegas muita indicação Então você tem por exemplo esse psiquiatra chamado Theodor daren Esse é o nome literário dele o nome dele médico é Anthony Daniels e ele tem discutido já desde o começo dos anos 2000 ele cunhou esse conceito de mimado né aqui o o livro chama-se podres de mimados que saiu no Brasil onde ele discute esse tema e o que que que é esse conceito de mimado né esse conceito de
mimado ele nasce do conceito niano de ressentimento Ok imagino aqui entre vocês aqueles que são nitian sabem do que eu tô falando conceito de ressentimento e eh o niet quando Cunha o conceito de ressentimento ele tá falando no âmbito mais que a gente poderia chamar ontológico ou no âmbito mais espiritual quase né todo mundo sabe que o niet dizia que o cristianismo é platonismo para pobre né paraas massas né no livro dele o anticristo ah a gente sabe que o conselho de ressentimento no niet significa basicamente o seguinte nós morremos de medo da falta de
sentido da vida nós morremos de medo do fato do universo ser indiferente a nós nós morremos de medo da finitude da morte da frustração do sofrimento que que diz o o niet o niet diz que o Platão criou o mundo perfeito que é o mundo das ideias aqui é de brincadeirinha lá é para valer e eh portanto essa vida aqui não é a vida real você tem que fazer filosofia ser aluno do Sócrates do próprio Platão acreditar na metafísica E aí você vai chegar nesse outro mundo e aí ele vai dizer na sua versão ah
do anticristo que o cristianismo na realidade é uma versão dessa para as massas é versão do platonismo pra gente ignorante né dizendo assim siga o carpinteiro ele é filho do dono quando você morrer Você vai morar com o dono aqui você é infeliz mas essa vida não é a real essa crítica do niet ele vai dizer que o ressentimento alimenta a religião o ressentimento produz a moral dos Fracos né dos invejosos o ressentimento é essa raiva que a gente tem do universo de não nos amar e ser indiferente a nós né E aí o niet
vai dizer como todo mundo sabe que para você conseguir transvalor né você ser fonte de valor para si mesmo você precisa atravessar o ressentimento e o medo da falta de sentido da vida o niet eraa um filósofo trágico né todo filósofo trágico parte do pressuposto que existe um impasse né a a condição humana é um impasse que não tem solução e você lida com esse passe das mais variadas formas oit é um trágico que diz a vida não tem sentido o ótima sol é basicamente essa diferença do niet para filósofos trágicos pessimistas como schopenhauer por
exemplo né bom o daren pega esse conceito e ele traz pro âmbito psicosocial e ele vai dizer que a sociedade de mercado a vida em geral produz ressentimento e a sociedade de mercado produ L escala por qu porque a sociedade de mercado promete para você que você vai ser rico e feliz isso não acontece você consegue comprar um celular barato você consegue viajar sei lá pela CVC você consegue de repente comprar uma casinha mas para isso você talvez trabalhe uma coisa que você odeia talvez destrua a sua família ou talvez não consiga ter muitos vínculos
tenha que conviver com um chefe que você detesta Mas você conseguiu sei lá ir paraa Bahia nas férias tá valendo pagem o ano inteiro pagando o final do ano em 12 vezes no cartão mas a sociedade de mercado diz para você não vai em frente vai dar certo você vai ser feliz aí vai te oferecendo livros de autoajuda né vai dizendo para você que a fulano de tal que sofreu um acidente na china hoje tá feliz então você pode ser feliz também certo você fica aí gemendo porque sua casa é ruim seu casamento foi para
lata de lixo seus filhos você não reconhece mais mas vai dar certo vai dar certo e na verdade às vezes a gente precisa disso mesmo né porque às vezes a dor é muito grande mesmo né então assim eu acho que quando às vezes você vê muita gente lendo autoajuda né livro de autoajuda ou palestra motivacional é muito corporativo para fazer o cara se sentir que vai dar certo imagina se você não fizer palestra motivacional no mundo corporativo você tem que fazer o cara sen feliz né sen não funciona né então assim eh portanto a sociedade
de mercado ela naturalmente produz ressentimento por quê Porque tem um monte de gente melhor do que os outros eu sei que tá na moda a escola dizer que todo mundo é legal mas todo mundo sabe que é mentira né algumas pessoas são melhores que outras mesmo são mais capazes seja lá no que for e não tem coisa para você entender o conceito de ressentimento que tá na base da coisa mimadinha e que produz essa esse culto da vítima e da vulnerabilidade basta lembrar na sua vida quando você conviveu com alguém que era melhor que você
lembra todo mundo já conviveu com alguém melhor na escola ela era mais inteligente e mais bonita que você você tinha raiva dela é eu sei que tá na moda de dizer que não porque hoje é todo mundo cheio de bons sentimentos né hoje o mundo hoje é tão cheio de bons sentimentos que eu não sei como é que as pessoas não estão andando na rua se abraçando e se beijando dando para pros outros tudo que elas têm né e tão bom sentimentos que tem é todo mundo super lindo assim mas assim né então assim do
tipo venha morar na minha casa eu te dou casa e comido você cuida do meu filho não é uma relação de escravidão não é uma relação de emponderamento mútuo né então assim Mas eh e essa essa coisa que eu falava do todo mundo eu sei que todo mundo hoje se acha legal e tal faz parte do marketing mas assim a verdade é quando você convive com uma pessoa lembra ela lembra de uma pessoa que era melhor que você que humilhação que é né no trabalho é uma humilhação desgraçada uma pessoa melhor que você você reza
para que demitam ela porque eu lembro de um filme que tinha um cara na empresa era uma loja de carros e o cara vendia muito bem e era muito feliz e o chefe tinha uma raiva dele mortal e o cara já era um cara de uns 50 e poucos anos que toda sexta-feira leva flor pra mulher e o chefe que já tinha separado umas três quatro vezes e achava todas as esposas que ele teve um saco ele não entendia como é que um sujeito de mais de 50 anos casado há 30 anos com a mesma
mulher levava flor pra mulher dele tem alguma coisa errada disso essa mulher não existe ele vai investigar a mulher existe não é que a mulher também parece feliz a gente tem naturalmente uma impressão Quando você vê alguém feliz você acha que é mentira né na maioria das vezes é mesmo assim no caso desse filme né no caso desse filme então o chefe que era aquele ator Alan larkin no caso desse filme O Chefe começa a perseguir o cara pro cara perder o emprego porque não aguenta aquele sujeito Feliz daquele jeito e que vende muito os
clientes adoram o cara E aí ele consegue o cara vai embora perde o emprego e aí ele fica feliz porque ele quer provar que aquele cara não podia ser daquele jeito tinha alguma coisa errada aí eles encontra no final um dia o cara num bar de vendedor de carro e o cara tá super feliz e aí o sujeito vê ele abraça ele e fala eu quero te agradecer imagina que humilhação eu quero te agradecer porque não existe humilhação maior não existe infidelidade maior do que você não odiar uma pessoa que te odeia e a maior
baixaria que você pode cometer com uma pessoa é você não odiar se ela te odeia assim você pode até não ser fiel a quem te ama mas você tem que ser fiel a quem te odeia é muito mais sério o ódio do que o amor uma que Vel já mostrava isso né dura muito mais tempo inclusive mas assim e Amor você tem que dar presente todo o dia dos namorados ódio você não precisa dar presente nunca ele tá sempre ali presente né mas aí o cara agradece o chefe e quando ele agradece o chefe ele
diz assim olha eu quero agradecer a você porque o que você fez criou uma situação que eu tive coragem de fazer o que eu sempre quis fazer e nunca tive coragem eu e a minha mulher a desgraçada da mulher dele eu e a minha mulher abrimos uma loja Nossa e nós estamos ganhando muito dinheiro é o fim do mundo é o fim Ainda bem que essas coisas não acontecem todo dia porque se isso acontecesse isso é objeto de podia ser inclusive uma uma palestra motivacional né esse caso mas assim é a sorte é que não
acontece isso todo dia a maioria que é a maioria não é tão feliz assim a maioria não leva flores sexta-feira pra mulher e com isso eu não tô querendo dizer que é impossível ser feliz eu não tô preocupado com isso eu tô querendo refletir sobre essa questão da relação com a dor e as mudanças as transformações né e a dificuldade de lidar com isso o que que esse filme mostra esse filme mostra o ressentimento do Chefe o chefe tinha um ressentimento horroroso pelo seu parceiro de trabalho né pelo seu subalterno na verdade e esse ressentimento
fez com que ele demitisse o cara então o ressentimento É uma sensação de que Você merecia mais do que você tem de e quando você encontra em alguém isso te dá mais raiva ainda então ela é bonita inteligente e rica demais né é demais para suportar uma pessoa assim se ela for metida você tá salvo porque pelo menos você por dentro é melhor e como a gente nunca sabe o que é por dentro mesmo tá tudo valendo né você pode dizer que é você é melhor então o ressentimento portanto a sociedade contemporânea de mercado ela
produz muito ressentimento muito ressentimento e é só agora a gente tá começando a usar tem um livro recente de um indiano radicado na Inglaterra chamado pancas mra Ah o nome do livro é the age of Anger é uma análise geopolítica do mundo ah ele ele começa lá no no na Revolução Francesa Mas o foco dele Ele É principalmente o mundo agora né do grosso modo da primavera árabe até a eleição do trump né 2011 até 2016 quando o livro foi publicado tá então assim e ele usa a categoria de ressentimento para analisar dizend a gente
não tá prestando atenção no ressentimento hein mas o ressentimento cresce o ressentimento que ess essa sensação contínua de que a gente merece mais do que devia e uma das coisas que produzem nós muito recente é porque a gente sofre e nós decidimos que não vai haver sofrimento nós decidimos que sofrimento é uma opressão cósmica contra nós sabe essa ideia que um dia alguém vai processar a gravidade porque ela atrai pessoas com mais peso porque vai dizer que na verdade é uma questão de preconceito a lei da gravidade Ainda mais se juntar com a quântica e
diz que o universo reage a observ e tal é claro que eu tô fazendo uma ironia né claro que tô fazendo uma ironia Na verdade essa discussão Toda grande parte da minha obra é um é o uso do método irônico que que é o método irônico em filosofia cético é o método em que você e quer mostrar que os argumentos não ficam de pé né esse é o método cético se compara argumentos que é o método irônico o a ironia ela é pior que o ceticismo né porque a intenção da ironia a suposição da ironia
é de que existe algo atrás do argumento que não quer se revelar então a ironia é um método moral o ceticismo é um método epistemológico como se fala de conhecimento né de argumento a ironia é o método moral é o método de você trazer pra luz alguma coisa que aquela discussão esconde Então essa esse processo Essa é a discussão que eu tenho tido muito no debate público né é o método irônico o método irônico às vezes faz muitos inimigos né quando eu falo por exemplo inteligentinhos Quem são os inteligentinhos São pessoas que acham que porque
conseguem chegar no trabalho em São Paulo de bike todo mundo devia andar de bike mas ela mora a quatro quarteirões do trabalho mora na zona oeste é dona do seu próprio negócio ou então tem 18 anos e não tem nenhuma responsabilidade com coisa nenhuma e ela acha que isso pode ser universalizado pro mundo né esse método Irônico é a intenção dele é trazer à tona alguma coisa que não quer se revelar e o que que nessa discussão que eu tô tendo com vocês hoje aqui o que que eu tô querendo trazer à tona a nossa
tentativa contemporânea de mentir sobre o fato de que que a dor e o sofrimento continuam e talvez não tenham solução não tenam solução e quando a gente resolve dizer que nós vamos resolver isso através de uma lei que cria vítimas e uma cultura de vítimas para acabar com o sofrimento social a gente na verdade produz outro tipo de problema do tipo você dá dinheiro pra gente não trabalhar e essa pessoa como na Inglaterra o daren Paul mostra os dados tem Três Gerações de famílias que não trabalham só ganham o dinheiro do estado é claro que
o estado tá quebrado lá ele tá quebrando e não tem solução ele tá quebrando mas assim eh essa eh o que tá atrás da nossa relação com a dor e com o sofrimento no mundo contemporâneo é uma negação dos problemas que a gente cria quer ver outro exemplo as pessoas vivem cada vez mais eu tive essa semana eu gravei uns vídeos na folha que é uns vídeos em que a gente conversa com os com os comentários né a a redação Escolhe os comentários a gente conversa a gente grava vídeos respondendo comentando os comentários né e
uma uma discussão muito grande que gerou num dos meus textos mais recentes foi a discussão sobre os idosos né a a questão de que ninguém quer tomar conta dos idosos que é tão Óbvio quanto o sol vai nascer amanhã isso não significa que você não ama sua avó eu sei que você ama eu sei que você ama não é essa a questão a questão é que se não tiver quem tome conta quanto quanto mais você fala de sociedades cosmopolitas né quanto mais você fala de sociedades onde você tem pressão de trabalho aquilo que se chama
Progresso né todo mundo acha Progresso é uma coisa ótima Mas aí o progresso vai instalando e ele vai produzindo ambivalências como fala o balma né ambivalência n relações então assim a medida que você vai instalando urbanização competição riqueza você ama a sua avó mas você precisa trabalhar você não tem o que fazer que que você faz coloca numa casa de repouso cada vez ser mais casa de repouso por quê Porque é o negócio por quê Porque você vai a sociedade de mercado ela vai substituindo o vazio de vínculos por serviços né Então as famílias são
atomizadas a mesma sociedade que produziu a longevidade é a mesma sociedade que produz a queda da natalidade é a mesma porque à medida que as pessoas vão vivendo mais elas vão querendo curtir elas precisam de dinheiro para viver mais elas vão pensando na saúde delas Elas não querem estress então elas vão optando se você olha a curva como um todo né do começo até o fim essas pessoas à medida que elas vão tendo poucos filhos tem menos filhos para tomar conta delas resultado elas vão ficando solitárias Então você tem aí um caso muito claro de
olhar restrito sobre o mundo não tem jeito a gente vai viver cada vez mais mas a gente vai ser cada vez mais sozinho não vai ter quem tome conta da gente e aí tem pessoas que quando você fala uma coisa dessa xingam falam você não deve nunca ter amado os seus avós né você não tá com medo não Você não tem 20 anos pé que que você tá falando né quer dizer você já deve est lá por quase 60 anos que absurdo você não respeita os ID nada disso não é nada disso Isso daí essa
reação é um exemplo típico de culto da vítima entende que eu tô discutindo vítima eu não tô discutindo vítima certo eu não tô olhando pro mundo do ponto de vista de uma relação com vítima eu tô olhando pro mundo tentando entender um processo e esse processo acontece a revelia de eu e você mas nós realizamos o processo na na quando a gente vai tomando certas decisões a gente vai produzindo resultados e um dos resultados que a gente vai produzindo é a produção de pessoas atomizadas single como se fala hoje que é o nome chique single
né porque você vai trocando você antigamente quando você ficava em casa cozinhando você ficava em casa cozinhando agora você faz comfort food né assim comida Comfort não porque você você sabe tem essa coisa né Às vezes você tá com preguiça de sair de casa aquele estress principalmente para quem mora em São Paulo né porque São Paulo é uma cidade que você acorda atrasado todo dia e vai dormir tarde e não fez tudo que tinha que fazer isso se sua vida tiver dando certo né e assim é claro tem a vida cultural tem aquilo tudo mas
só quem aproveita Essa vida é quem Mora fora de São Paulo e vai lá e fica fazendo tudo durante a semana e o seu amigo e amiga que mora lá chega em casa assim acabado sem conseguir fazer nada que você faz quando vai de Maringá passar uma semana lá para curtir a vida cultural né mas assim então esse Veja a gente combateu a dor que é a morte vive mais combateu a dor que é o envelhecimento produ mais saúde você vê aquele cara correndo com ele tem 70 anos a mulher do lado dele tem 35
Ele toma 10 remédios quando acorda de manhã 10 porque inclusive um deles senão não manté a mulher de 35 do lado dele né 10 remédios né então assim olha o combate da dor aí só que isso vai produzindo solidão e isolamento Claro você tem dinheiro você até bem fica bem na fita né se você não tem dinheiro você vai parar na casa de repouso que idoso com patrimônio normalmente é mais respeitado do que idoso sem patrimônio se você tem uma cultura de vítima você gosta de ser Vítima você acha que o mundo tá divido entre
opressores e oprimidos o tempo todo né você vai dizer não mas que falta de respeito com idoso não uma falta de respeito com idosos eu tô refletindo quer ver um outro outro outro tema relacionado a isso e cada vez mais você tem avós que querem aprender com as netas mãe que quer aprender com a neta é o fim da picada a neta a a filha fica horrorizada com isso porque na verdade quando a mãe quer aprender com a filha tá dizendo pra filha que a filha não tem futuro né ou o cara qu aprender com
o pai o pai não tem o pai quer aprender com o filho tem coisa eu vejo isso na sala de aula os alunos odeiam quando o pai separado de 60 anos quer pegar as colega dele de faculdade morre de vergonha disso é o tiozão do grupo né ele os os alunos odeiam esse negócio aí né então assim mas então você tem aí uma solução de um problema que é o envelhecimento muito claro você soluciona mas você cria outro problema é melhor deixar todo mundo morrer jovem é claro que não e nem dá para fazer isso
agora porque a medicina tá avançando mas ao mesmo tempo isso à medida que isso também vai produzindo pessoas emancipadas e pessoas emancipadas são normalmente voltadas pra vida delas el vai produzindo pessoas que não cuidam de ninguém que depois vão ser os idosos solitários e assim que funciona a dor e o sofrimento é parte constitutiva e a gente às vezes dá a impressão de que eh a gente vai conseguir produzir uma civilização que não vai ter dor nem sofrimento nenhum ou você vai declarar que os conflitos entre as pessoas estão proibidos de existir então se você
ah der um tapa no bumbum do seu filho você tá cometendo algum tipo de assédio com seu filho a gente sabe como essa cultura ela vai ficando paranoica né então um resultado tem dois grandes resultados dessa cultura da vulnerabilidade né os mimados da sociedade rica que não conseguem lidar com sofrimento que morrem de medo né E como eles têm medo e raiva daqueles que conseguem lidar então eles ficam querendo ser tratados como especiais eles não querem correr os o risco da competição né você tem duas duas conclusões grandes disso né uma delas que eu toquei
no começo da nossa fala é que a cultura das vítimas produzem pessoas moralmente irresponsáveis por quê Porque você é um coitado então você não é responsável por coisa nenhuma você só é vítima da sociedade do mundo de tudo então você nunca vai ter que assumir responsabilidade por coisa nenhuma e por outro lado né uma conclusão também direta disso daí é que a gente vai ter que produzir cada vez mais métodos que produzem que gerem cada vez mais alienação pra gente não entrar em contato com o sofrimento que tem quer ver um outro exemplo também eh
que me veio à cabeça agora aqui eh daqui alguns anos evidentemente as pessoas vão separar reprodução de sexo tivesse uma sala de aula aqui eu ia perguntar mas aqui não é uma sala de aula não dá para levar esse papo mas assim eh daqui algum tempo e assim como teria perguntado quem quer ter filho quem não quer eu lembro de um eu tive algum tempo atrás O evento de Publicidade que era um evento que tava discutindo valores femininos isso é bem típico da sociedade ó vou dar acabei de lembrar desse exemplo aqui eh discutir valores
femininos Eh esses Ah tinha todo o material produzido para fazer uma longa história curta tinha todo o material produzido e esse material valores femininos acabaram virando valores da Maternidade Olha só que coisa tudo que era valor feminino virava mãe né isso agora e quando isso foi discutido tava plateia lá de gente normalmente de 25 a 40 anos bassment mulheres e eh quase ninguém ali queria ter filho e no entanto tava se defendendo os valores da Maternidade isso é bem típico do modo contemporâneo de se relacionar com a dor você mente você inventa um comportamento você
transforma a maternidade numa ideia abstrata todo mundo defende isso vai para pra publicidade mas na verdade você não ter nenhuma experiência concreta entendeu a lógica quer dizer você cria uma alienação da experiência concreta e você transforma ela numa grande ideia você diz que é fundamental os valores da Maternidade Mas mãe mesmo ninguém quer ser certo então isso é um esse movimento né eu vou começar a fechar aqui vou dizer umas palavrinhas sobre digamos as dores que a gente tá passando assim Muita gente me perun e hoje eu fiquei o dia inteiro falando disso como vocês
imaginam o que aconteceu da da sentença do moro né mas assim que é também uma dor mas o âmbito político é interessante refletir isso também no nosso caso aqui no Brasil hoje mas para fechar o o raciocínio Então esse exemplo que eu ia dar para vocês é assim daqui algum tempo a gente vai se reparar reprodução de sexo né Ah quem reproduzir via sexo vai provavelmente ser punido de alguma forma o seguro saúde vai ser muito caro e os próprios filhos que foram reproduzidos via uma gozada vão reclamar dos Pais porque pessoas sérias vão reproduzir
em laboratórios vão escolher embriões né genes e por uma razão muito simples porque a a tendência do mundo moderno é tirar o sofrimento e a dor eliminar ele de circulação só que isso vai produzir o quê isso vai produzir uma uma sociedade cara e você vai investir muito nesse filho que você vai ter agora tem um caso na Inglaterra de um bebê que tá doente vocês devem saber até o papa se meteu no meio o bebê tem uma uma doença muito grave a pergunta normal que se faz é o seguinte Por que que não deixa
o bebê morrer e tem outro é tão fácil fazer filho por que que não deixa a criança que tá sofrendo relaxar porque não tem cura a doença que ela tem tem 11 meses né e faz outro mas a gente fica agarrado né assim eh eh nós dizemos que nós somos super Livres todo mundo cada vez é mais livre é você é super livre você passa o cartão todo mundo sabe onde você tá todo mundo sabe né você Tudo Tá no tudo tá tá na plataforma de Big Data Mas você acha que você é livre Então
essas contradições veja eu disse para vocês no começo da conversa que era visão restrita né vê não tem muita saída a gente resolve um problema cria outro eu tenho a impressão que é necessário trazer esse debate à toda né e ele é necessário Quando eu digo é provável que daqui 100 anos não haja nenhuma reprodução via sexo são em regiões muito pobres do planeta e eles ainda vão olhar para trás e vão dizer e imagina 100 Anos Atrás as pessoas confundiam sexo com reprodução eles achavam que como se reproduziu durante muito tempo gozando isso era
o normal mais ou menos como era normal morrer com 30 anos né agora é claro que Isso vai tornar a gente cada vez mais dependente da técnica isso pode ser que produzam pessoas com uma genética tal is sugere inclusive bactérias que ninguém nunca conheceu né Então a gente vai resolvendo um problema aqui e vai estourando lá então assim eh eu acho que é bem importante ah trazer e essa foi minha proposta para vocês hoje esse olhar restrito restrito aqui não significa cabeça fechada restrito aqui significa começar a olhar para as coisas e perceber a escassez
delas perceber como a a gente facilmente Pode viajar na maionese e achar que tá resolvendo tudo não tá tá resolvendo umas coisas e querendo outros problemas e em relação à política esse debate é Infernal né em relação à política o debate é Infernal né assim ah a gente tá vivendo no mundo hoje um um stress com relação à representação política tá eh os modo de representação política que a gente conhece veja que o rolo não é só no Brasil a gente tem os nossos aqui mas não é só aqui Ah o G20 depois de muitos
anos não discutiu economia discutiu geopolítica como vocês sabem eh a Inglaterra teve uma eleição que deu empate eh o Jeremy corbin que a maior parte dos jovens voltou é um populista que prometeu dar tudo de graça para todo mundo ó avisa irrestrita aí ó quando alguém diz para você que o estado vai dar para você ou é o mentiroso ou é um iludido o estado primeiro que o estado não ganha dinheiro el só ti dinheiro dos outros ele não produz dinheiro né ele tira dinheiro da arrecadação mas a eleição na Inglaterra a Inglaterra decidiu sair
da o Reino Unido decidiu sair da Comunidade Europeia inclusive porque circulou uma mentira nas mídias sociais a gente não sabe o impacto das mídias sociais na política no futuro a gente não sabe né Não dá para saber ainda o que vai acontecer impactou as eleições nos Estados Unidos impactou a el do brexit né impactou a eleição na França aqui no Brasil as mídias sociais foram muito importantes o impeachment da Dilma agora eh o Eu acho que o dado relevante pra gente pensar um pouco não dá para aprofundar isso mas assim um dado relevante pra gente
pensar um pouco o que tá acontecendo no Brasil hoje do ponto de vista da Visão restrita também né uma visão que eu acho um pouco mais concreta mais madura em relação às coisas e a gente começou no processo ainda quando a Dilma estava no poder um processo da lava-jato agora a condenação do Lula Hoje a lava-jato se abriu pegou gente de outros partidos políticos né pegou maciçamente empresários Mas uma coisa que começou acontecer nos últimos meses é que o poder judiciário ele se tornou protagonista e esse protagonismo do Poder Judiciário começou a mostrar os conflitos
internos dele né começou a mostrar as simpatias ideológicas as os os possíveis jogos políticos assim como quando o moro Soltou as vazou as conversas da Dilma com o Lula certo lá atrás né e depois o caso do joesley de repente falando que o temer era o líder da quadrilha né como se o temas tivesse sido o presidente do país dos últimos 15 16 anos né ou ele tivesse o controle de tudo então mas um uma uma coisa que eu acho importante do ponto de vista político hoje no Brasil eu acho que a população brasileira tá
até agora agindo de forma bastante madura né a gente tá enfrentando o que tá acontecendo trabalhando tocando a vida as pessoas não foram paraa Rua pedindo a cabeça de ninguém mais né eh porque existem duas coisas em jogo muito importantes nesse processo aí que é conseguir chegar em 18 sem ruptura institucional não ter uma eleição de populistas em 18 isso eh independente da discussão da lava-jato Independente da discussão de que o temer Talvez caia porque agora existe opção Maia e as forças que estão segurando o temer talvez vejam no Maia uma opção com menos passivo
ético então troque do temer pro Maia e agora Talvez ele caia por causa disso né independente desse jogo político e política é é é política é gestão Distribuição e conquista de poder isso que é política assim ó você quer ver o que é política eu né tô fechando por aqui você quer ver o que é política Olha a sua volta veja como é a política na empresa que você trabalha veja como é a política na universidade isso é política é assim que as pessoas agem na política e assim que elas agem na grande política também
né mas uma coisa que eu acho suma importância e que tem a ver diretamente com esse tema do enfrentamento da dor é a gente precisa tomar cuidado no Brasil porque a gente corre o risco de ter uma eleição em 2018 que seja uma eleição populista tá isso é um risco risco concreto a gente tem todos os sintomas horror a política institucional a ideia de que todo mundo é ladrão que não pode confiar em ninguém uma certa tendência achar que legal é o povo do Poder Judiciário O que é uma bobagem poder judiciário é o poder
como qualquer outro pressionado por interesses interesses ideológicos interesses econô do mesmo jeito tá tem tem diferenças conflitos internos do mesmo jeito não existe um poder judiciário só moro e Jan não estão juntos da visão de mundo e visão política certo mas então existe uma uma uma uma tendência a querer encontrar alguém que seja puro né alguém que conserte o Brasil e se eu tivesse que terminar a nossa conversa hoje falando uma coisa com relação a Como enfrentar Sofrimentos políticos a democracia é um regime complicado é o regime que não é só de voto direto é
de pesos e contrapesos a Democracia brasileira está se saindo bem diante do que tá acontecendo ela está se saindo bem até agora dentro dos dos regimes institucionais que ela tem e a tentação de eleger alguém que você acha puro que diz que vai resolver todos os problemas ou que vai matar todo mundo azul ou que o azul vai matar todo mundo roxo tá essa tentação é um risco muito grande nas eleições de 18 nas eleições de 18 e a gente precisa ficar atento aos candidatos que vão ter né e as mídias sociais são uma ferramenta
de comunicação profundamente de vocação populista de vocação populista por quê Porque as mídias sociais como tudo circula nelas a tendência das opini é terem quase nenhuma consistência E você tem figuras que vão crescendo nas mídias sociais né como a gente sabe E você tá lá atrás do seu computador é por isso que tinha gente no mec defendendo o modo de vida indígena eu acho super engraçado alguém no mec defendendo o modo de vida indígena né acho uma uma daquelas contradições engraçadas ele se identifica com a vítima E aí ele acha que ele é legal mas
ele tá no seu MEC produzido e pensado no Vale do Silício custa caro como o diabo né mas isso faz com que ele tenha uma sensação de que ele é uma pessoa boa e com isso ele acha que ele vai pro céu e ele tem todos os sentimentos então assim visão restrita de mundo é uma coisa que eu acho que a gente precisa pensar os recursos são sempre escassos não só ambientais mas humanos também né Eh a as dores e o sofrimento são sempre parceiros na história da humanidade o mundo contemporâneo é o mundo que
tem por decisão moderno já querer eliminar a dor e à medida que a gente vai eliminando a gente vai produzindo outros tipos de dores e uma das piores formas de se relacionar com isso do ponto de vista pedagógico psicológico social e político é a ideia de que o mundo tá dividido entre malvados e vítimas essas vítimas são condenadas a infantilização elas são condenadas a nunca assumir responsabilidade eu vejo isso na sala de aula cada vez mais os jovens chegam na universidade medrosos com medo de encarar avaliação com medo de encarar o contraditório um monte de
gente que vem com diagnóstico na mão que mostra para você então não pode ser avaliado não pode ser isso porque alguém disse que tem esse problema até aquil né medicalização que já se falava desde o começo desde os anos 90 Então me parece que a cultura da vítima é uma das piores formas de se relacionar com a dor e com o sofrimento porque a dor sofrimento não tem não tem solução ela tá sempre aí e eu continuo achando que a melhor forma de lidar com a dor e sofrimento é perceber que você resolve uma aparece
outra resolve uma aparece outra e na política do mesmo jeito se a gente conseguir chegar até 18 com a economia um pouco melhor e a gente tiver candidatos em 18 que não tem um risco populista a Gente terá sobrevivido bem os últimos 5 anos obrigado [Aplausos]