C [Música] [Aplausos] [Música] Olá meu amigo Olá minha amiga feliz ano novo para todos vocês e que sejam bem-vindos para mais um estudo da Bíblia por meio deste guia aqui o Amor e a justiça de Deus a lição está reestilizada um novo layout um novo design e eu gosto de novidades tenho certeza de que você vai gostar também essa lição ela está me surpreendendo né que por vezes quando falamos de amor às vezes fica aquela coisa repetitiva Deus ama você e é por isso e um amor muito romantizado se é que você me entende e
eu acho que essa essa lição está contornando isso está trazendo bom bons assuntos para a reflexão e na introdução ela pontuou o seguinte se alguém acredita que pode conquistar ou merecer o amor de Deus talvez essa pessoa também vai pensar que não será amada por ser pecadora e indigna percebe um erro leva a uma consequência se o amor de Deus pode ser merecido a pessoa vai pensar eu não mereço logo não sou amada isso é importante Vamos trabalhar isso ao longo do trimestre outra questão aqui aliás outras questões no terceiro parágrafo da introdução a lição
TCE diversos questionamentos polêmicos Deus oferece seu amor livremente ou exige algo em troca Será que o amor divino é exclusivamente altruísta ou Deus também pode encontrar alegria nos seres humanos o amor de Deus é movido pelas emoções ou Deus é um ser impassível que não sente nada o senhor realmente se importa conosco as pessoas podem rejeitar o amor de Deus ou perder o acesso a seu amor o relacionamento de amor com Deus que Deus mantém com suas criaturas está sujeito a altos e baixos assim como os nossos relacionamentos humanos A Ira de Deus é incompatível
com o amor como amor e justiça se entrelaçam se Deus é amor porque existe o mal e tanto sofrimento podemos amar da forma como Deus ama e se for possível como seria isso perceba questões muito importantes e que nós responder com um assim diz o senhor e eu gostaria de deixar um texto aqui com vocês que ele vai nortear seria a escolha aqui do professor um texto base para o trimestre ele está em romanos capítulo 11 verso 22 considerai pois a bondade e a severidade de Deus Olha o que é para considerar a bondade e
a dureza a severidade para com os que caíram severidade mas para contigo a bondade de Deus se nela permaneceres doutra sorte também tu serás cortado então perceba que Romanos 11:22 nos dá balizas seguras não é um raciocínio não é um mero arroubo emocional não é um amor apaixonado um amor descontrolado romantizado é um princípio bíblico considere essas duas facetas a bondade e a severidade severidade é para quem Para com os que caíram e para contigo também Caiu foi perdoado a bondade se permaneceres nela é condicional se não permaneceres enfrentará também a severidade Então esse texto
aqui ele é praticamente um resumo né da nossa lição o Amor e a justiça de Deus é claro que vamos desdobrar esses princípios ao longo do trimestre outra coisa que eu gostei na lição é que ela comenta o texto da pergunta como que se tudo fosse uma coisa só existem algum as lições viu queridos amados alunos e professores né talvez você já sentiu a mesma coisa e achou que era só você que sentia isso que existe um texto e a pergunta e você lê aquilo e parece que a nota explicativa aqui mudou o assunto não
tem nada a ver com a pergunta né Parece que o autor já mudou de assunto e esqueceu de lhe avisar então o que me chamou a atenção nessa lição eu estava desconfiado aqui será que que vamos falar de um amor apaixonado e a para minha surpresa não né superou minhas expectativas então digite aí nos comentários se você está tendo a mesma experiência que eu parece que ele está comentando tudo que está na pergunta sem mudar o assunto ele realmente está explicando a pergunta e eu gostei muito disso E você já adquiriu a sua lição meu
amigo aqui no adventismo Vivo e nem na casa publicadora você não consegue mais fazer a assinatura só lá pro segundo trimestre para esse primeiro trimestre você precisa de uma lição avulsa e Aqui nós só temos eu acho que 10 lições de de adultos ainda só de professora de aluno já acabou e de jovens tem poucas também então corra e Garanta a sua lição senão você vai passar esse trimestre sem a lição é a sua última chance são as últimas unidades Ei o trimestre já começou viu a sua lição já deveria estar nas suas mãos eu
sei que às vezes o envio da casa publicadora atrasa né mas eh se você não tem a sua adquira logo porque as lições avulsas acabam e você não consegue mais depois parte e eu vou deixar o link aqui abaixo da editoral ZD domundo.com.br aqui embaixo você pode clicar ver AL e outros temas bíblicos para o seu estudo a parte de sábado ela vem tratando do que do que estudamos na semana passada na última lição do Evangelho de João o encontro de Jesus com Pedro se você quiser saber o que comentamos assista lá mas Jesus encontra
Pedro destruído Pedro havia desistido da missão voltou para o que ele fazia antes Um Pescador de peixes precisava garantir o seu próprio sustento se não trabalhasse não iria comer e de repente nem para isso Pedro mais servia ficou a noite inteira pescando e não conseguiu nada de repente Jesus fala jogue a rede do lado de cá eles jogaram encheram as redes Pedro ficou tão eufórico pulou do barco saiu nadando prostrou aos pés do Senhor ali na praia havia comida Pronta Preparada que que que Deus queria dizer para eles eu vou garantir o sustento de vocês
o que é que Jesus falou para Pedro Pedro você pode ter desistido de mim mas eu não desisti de você eu não quero você como um pescador de peixes eu quero que você apente o meu rebanho pescador de homens e essa é ideia da lição a reconciliação o retorno a restauração eu curarei a infidelidade deles eu não gosto muito dessas novas versões não eu gosto das minhas ali mais tradicionais né com o texto um pouco mais arcaico Porque para mim é texto inspirado tem que ser um pouco arcaico pra gente saber que é um texto
diferente não é mesmo eu curarei as vossas infidelidades Vamos trabalhar isso aqui mais adiante parte de domingo superando expectativas razoáveis Deus não apenas pergunta você me ama mas ele ama cada pessoa e o faz generosamente Leia Êxodo 33 15 a 22 o que essa passagem especialmente o verso 19 revela sobre a vontade e o amor de Deus vamos lá verso 15 então lhe disse Moisés se a tua presença não vai comigo não nos faças subir deste lugar após o episódio do bezerro de ouro Deus falou vocês quebraram a aliança vocês me traíram Eu vos tirei
do Egito com mão forte e braço estendido E agora vocês fazem uma coisa dessas eu não vou mais subir com vocês e aí o que que Moisés respondeu Senhor se o senhor não vai também não faça com que nós não nos faça ir sozinhos pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos eu e o teu povo achar graça é Deus olhar com favor os olhos de Deus haver bondade para com aquelas pessoas não é porventura em andares conosco de maneira que somos separados eu e o teu povo de todos os povos
da terra disse o senhor a Moisés farei também isso porque achaste graça aos meus olhos Moisés e eu te conheço pelo teu nome algo importante na cultura egípcia quando aquele que conhecia o nome do indivíduo Detinha uma certa intimidade quem sabe até poder sobre esse indivíduo Moisés eu não não conheço o seu nome público eu conheço o seu nome individual particular então ele disse Moisés Veja a Audácia Santa a ousadia de Moisés Senhor se o senhor me conhece se eu achei graça se eu achei mercê se eu achei bondade eu eu suplico rogo-te que me
mostres a Tua Glória SE abrindo Moisés queria ver que pedido respondeu farei passar toda a minha bondade diante de ti Moisés e te proclamarei o nome do senhor terei Misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer isso que é interessante que Quando Moisés pede para ver a glória Deus faz passar o qu diante de Moisés a sua bondade ou seja o que é a glória de Deus é a sua bondade ele é tão bom ele é tão misericordioso que isso reflete em grande glória e ele exerce essa misericórdia espontaneamente
ele exerce essa misericórdia na medida em que ele quiser para quem ele quiser Tiago é verdade que Deus ele é misericordioso para com uns e para com outros ele não manifesta misericórdia Deus alguns foram eleitos para a vida eterna outros nasceram apenas para a perdição a graça de Deus se manifestou apenas para alguns e não para outros não Tito 2:11 diz que a graça se manifestou Salvadora a todos os homens então Deus escolheu ser misericordioso para com todos agora para com alguns parece que ele é muito longânimo muito misericordioso para com outros que também receberam
a misericórdia parece que às vezes pessoa morre um pouquinho antes né agora Deus era obrigado a manifestar a sua misericórdia para com alguém jamais nunca Deus não não tem nenhuma obrigação para comigo eu tenho que amar o Tiago eu tenho que manifestar a misericórdia não se Deus manifestou a misericórdia a todos os homens foi de forma voluntária ele quis e se ele quis ele dá o que que ele quiser uns receberam um Denário por trabalharem o dia inteiro outros receberam a mesma coisa por trabalharem uma hora né isso não nos compete A misericórdia de Deus
né e Moisés foi eu vou só concluir a história ele fala Moisés você não pode ver a minha face ninguém pode ver a face de Deus e viver então ele coloca Moisés numa fenda de rocha Coloca a mão e quando aquele ser tão majestoso tão Sublime tão inefável passa ele vai lá e retira a mão e Moisés contempla a glória de Deus a sua bondade pelas costas e aquilo refletiu no rosto de Moisés agora vamos responder à nossa pergunta o que essa passagem especialmente o verso 19 revela sobre a vontade e o amor de Deus
é o seguinte a glória do Senhor é a sua bondade já comentamos isso ele não é obrigado a ter misericórdia de nós de ninguém mas se ele é misericordioso seu amor é uma escolha Ele Escolheu deliberadamente ter misericórdia de você e não destruí-lo por causa do pecado que Você cometeu semana passada a Bíblia diz que as suas misericórdias são a causa de não sermos destruídos e as suas misericórdias se renovam voluntariamente a cada manhã vamos para a parte de segunda-feira amor não correspondido aqui o autor chama a nossa atenção para o profeta Oséias era um
profeta do reino do norte Israel o reino do Sul se chamava Judá e Oséias recebeu a dura missão de pregar ao povo pregar como por meio de uma metáfora ele deveria tomar uma mulher alguns dizem prostituta outros dizem apenas uma mulher infiel que às vezes se entregava a prostituição com os amigos de Oséias ou amigos né E por que Oséias fez isso para que ficasse ilustrado que a mulher de Oséias era uma prostituta que não merecia nada mas Oséias a escolheu sabendo quem ela era sabendo qual era o seu caráter Oséias espontaneamente escolheu assim de
de revela que ele escolheu a Israel conhecendo a perfídia a insolência a soberba a presunção daquele povo povo de dura serviç porém nós não dizemos que também somos povo de Deus você é a mulher prostituta eu sou a mulher infiel essa que é a ideia você escolheria uma mulher infiel por amor a ela não pelo que ela é mas apesar do que ela é você a escolhe Para quê Para que eu vou arranjar problema para mim para restaurá-la para lhe dar novamente dignidade essa a ideia Deus escolheu você vamos ver alguma coisa aqui no livro
de Joel eu falei Joel mas não é Joel não é Oséias Ok então Oséias 1 verso 2 quando pela primeira vez falou o Senhor por intermédio de Oséas então lhe disse vai toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição porque a terra se prostituiu desviando-se do Senhor e aí um filho se chamava jesr porque Israel seria destruído no Vale de jesr o a outra se chamava desfavorecida e o outro não é meu povo Olha que coisa E aí a mulher abandonou Oséas e partiu de novo paraa prostituição e Oséas teve que ir lá
outra vez e resgatar essa mulher agora Olha aqui ã no verso no verso 6 tornou ela a conceber e deu à luz uma filha disse o senhor a Oséias põe-lhe o nome desfavorecida porque eu não mais tornarei a favorecer a casa de Israel para lhe perdoar olha aqui porém da casa de Judá me compadecerei e o salvarei pelo Senhor seu Deus as duas casas receberam misericórdia as duas casas foram derrotadas pelos inimigos Israel pela assíria e judá por Babilônia só que ele fala olha Israel não me compadecerei mais mas de Judá sim me compadecerei os
judeus ficaram ao passo que as outras tribos foram de certo modo destruídas agora a lição nos pede para ler aqui no final depois de fazer toda essa metáfora da vida de Oséias com a sua mulher infiel Deus faz um paralelo entre ele e o seu povo e aqui ele arremata no capítulo 14 e verso volta ó Israel para o Senhor teu Deus porque pelos teus pecados está caído tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor então não é um volta de qualquer jeito e fica nesse amor malandro não é isso tende convosco o quê
palavras de arrependimento ele receberá de volta mas é preciso haver o arrependimento e convertei-vos diz o senhor diz el perdoa toda iniquidade e aceita o que é bom e em vez de novilhos os sacrifícios dos nossos lábios né O arrependimento a assíria já não vos salvará Não iremos montados em cavalos e não mais diremos a obra das nosas mãos tu és o nosso Deus aos Ídolos né por ti o órfão alcançará misericórdia A misericórdia não vem do ídolo não vem da assíria verso 4 curarei a sua infidelidade eu de mim mesmo os amarei porque a
minha Ira se apartou deles ele fala isso para Israel para o reino do norte quem ele disse ali no início eu não perdoarei mais eles porque eles não manifestavam nenhum arrependimento nenhum remorço nenhum retorno nada e a beleza disso daqui é o convite volta ó Israel volta imagine Oséias buscando a sua mulher Oséias não se casou Porque ele queria que a mulher se arrependesse e voltasse dura coisa talvez você possa dizer não dá para mim não eu não mas Deus se submeteu a essa situação porque ele amor porque você é a prostituta eu sou a
prostituta para que Ele pudesse nos receber de volta internalize isso a mulher adúltera não são os outros sou eu é você o que Oséas revela sobre o amor de Deus para com o seu povo Deus ama seu povo apesar da traição e prostituição que eu respondi Ele promete curar a infidelidade se você voltar eu vou ajudar e você nunca mais será Infiel você gosta de ser Infiel não eu curarei vossas infidelidades Ele Escolheu amar aquela mulher Deus escolheu amar você terça-feira amor concedido livremente o senhor não precisa de nós Deus não precisa de nada de
ninguém o amor de Deus por você e por mim é completamente espontâneo voluntário não depende de nada que você faça ou do que você vai fazer não depende se você foi mais obediente ou menos obediente não depende se você foi mais pecador ou menos pecador o amor de Deus por você não depende se você já cometeu um assassinato se você é fumante se você é um prostituto é independente disso ele escolheu amar você de forma igual como ele ama todas as pessoas é espontâneo é voluntário compare Apocalipse 4:11 com Salmo 33 o que esses Versículos
nos dizem sobre a autonomia de Deus em relação à criação aqui quando vamos para Apocalipse 4:11 diz que tu és digno Senhor Deus nosso de receber a glória a honra e o poder porque todas as coisas tu criaste sim por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas Salmo 336 está no mesmo sentido Deus Deus criou porque ele quis da mesma forma um paralelo quem sabe imperfeito um pai e uma mãe já se amam eles não precisam de filhos mas eles decidem ter os filhos na maioria das vezes né porque quisera por isso
que eu disse que o paralelo não é perfeito mas de certo modo se pai e mãe não quiser ele eles não terão filhos é só se controlar e Deus ele desejou espontaneamente criar ter os filhos ainda que considerasse o risco de os filhos se rebelarem contra o pai nisso consiste o amor dar a liberdade para que o objeto Amado possa rejeitar o seu amor Deus criou o mundo por sua vontade Deus não precisava ter criado o mundo ele já desfrutava o relacionamento de amor que existia na Trindade Qual a prova disso João Capítulo 17 verso
24 pai a minha vontade é que onde eu estou estejam também comigo os que me deste para que Vejam a minha glória que me confer porque minha aste antes da fundação do mundo o pai amava o filho antes da fundação do mundo a quem o pai amava o filho tá escrito aqui Deus não apenas criou este mundo mas ele também continua a sustentar este mundo e a amar voluntariamente os seres humanos apesar da queda Muitos são chamados mas poucos os escolhidos a lição ela tangencia a ideia de um Deus impassível que que é um Deus
impassível é um Deus que não é pessoal não tem forma humana ele é apenas uma energia algo estático que não sente a mais leve palpitação nem de Ira rancor alegria felicidade e amor Deus Diferentemente dos seres humanos para essa teológica ele é impassível ele não tem paixões ele não sente nada e ele não é um Deus pessoal Jesus né Tem a imagem de um ser pessoal mas não Deus o pai essa ideia não parece ser bíblica e uma ideia que se desdobra dessa é que Deus ele já sabia de tudo e ele já sabia do
pecado ele já sabia da queda e porque ele permitiu para sua glória e ele destinou alguns para a vida eterna ele vai salvar misericordiam alguns não mereciam mas vai salvá-los por quê para sua glória eles nada podem fazer a salvação a vida eterna não depende da escolha das pessoas depende apenas de Deus ter escolhido aquelas pessoas e os outros Tiago que vão se perder bem esses aí não merecem a salvação vão se perder mas esa aí eles não precisavam ter nascido Deus não precisava ter criado pessoas que vão se perder e que não podem fazer
nada por isso ah mas eles são maus tudo bem mas Deus não precisava tê-los criados por que Deus os criou para as sua glória diz essa visão teológica Deus irá destruí-los aliás Deus não irá destruí-los Deus irá Deus deixará que eles queimem por toda a eternidade em sofrimento Para quê Para sua glória e na melhor das hipóteses essa essa ideia faz de Deus um monstro moral um ser que cria pessoas para sofrer por to toda a eternidade para qu para sua glória essas pessoas não tiveram escolha nem os que são salvos nem os que foram
perdidos Deus é que escolheu e daí vem a ideia de que a salvação é pela fé e é pela fé ok que a justificação vou colocar o termo correto que a justificação é pela fé e é pela fé aí eles colocam e pela fé somente Ou seja você não escolhe não tem nenhuma obra escolha nada Deus Escolheu os que vão ser salvos e Deus Escolheu os que vão ser perdidos isso não é bíblico vamos dar uma olhada aqui nessa parábola Leia Mateus 22 1 é 14 O que significa essa história Primeiramente um rei queria fazer
o casamento do seu filho e ele mandou os seus servos convidarem né o os cidadãos daquele reino verso 3 Então enviou seus servos a chamar os convidados para as bodas chegou o dia do casamento vamos lá mas eles não quiseram vir inclusive espancaram os mensageiros o que o rei então Fez puniu aqueles primeiros cidadãos aqueles súditos inou Os Assassinos e lhes incendiou a cidade depois o rei disse vai catar Quem tá na esquina pega todo mundo na sarjeta Essa é a ideia vai pelos valados né Essa palavra não é tão familiar para nós nas Encruzilhadas
é para pegar todo mundo quer encontrar na esquina e vocês vão trazê-los para a festa e alguma um homem estava ali sem a roupa nupcial e o rei passou para investigar os convidados ele lança aquele homem como entraste aqui ele lança aquele homem fora e essa parábola é uma das maiores provas de que há um juízo antes da ceia das bodas há um antes do casamento antes das bodas o que nós chamamos de juízo pré pré-advento juiz investigativo onde os convidados são investigados para ver se estão com os trages toda essa linguagem de casamento é
unida Apocalipse 20 2122 que também fala sobre casamento então ISO aqui é uma linguagem Profética Isso aqui precisa ser unido ali né O que são o que é o linho finíssimo Apocalipse 19 são os atos de justiça dos Santos então Aqueles que escolheram receber o caráter do Rei eles tinham os trajes aquele traj foi tecido pela graça Ok mas a pessoa precisava aceitar utilizá-lo ela precisava aceitar mudar de vida haverá uma investigação antes do casamento agora o texto não para por aqui vamos unir todos os elementos que conversamos verso 12 perguntou-lhe amigo como entraste aqui
sem a veste nupcial ele emudeceu então ordenou o rei aos serventes amarrai o de pés e mãos e lançai-o fora nas trevas Ali haverá choro e ranger de dentes porque Muitos são chamados mas poucos os escolhidos não foi Deus que determinou quem vestia e quem não vestia roua Deus convidou porém Cada um faz a sua própria eleição cada um escolhe se quer trajar os atos de justiça dos Santos o caráter de Jesus inteiramente pela graça de Cristo ou se ele quer experimentar a sorte sem as vestes nupciais Só existe a eleição própria Deus chamou a
todos mas as pessoas que escolheram se elas queriam ou não aceitar a graça a graça pode ser resistida esse é o ensinamento bíblico quem eram os primeiros convidados os judeus Eles não aceitaram o filho né Na outra parábola diz que o agricultor enviou vários servos e por fim enviou o filho Eles não aceitaram inclusive mataram o filho o que que aconteceu com esse primeiro grupo foram punidos e a cidade foi incendiada Jerusalém foi queimada e quem são os outros da esquina aí somos nós eu e você não merecíamos nada nenhum nós os gentios contudo Fomos
convidados para ir à festa precisamos apenas nos apropriar da Graça permitir que ela transforme o nosso coração precisamos estar crucificados na cruz com Cristo e não mais fazer a nossa própria vontade não mais buscar os nossos próprios interesses não mais viver a nossa vida os nossos entretenimentos as nossas vaidades os nossos orgulhos Mas precisamos deixar que Cristo de fato de verdade viva em nós que possamos olhar para a nossa vida na semana passada e falar é aquele ali não era eu Jesus estava Vivendo em mim eu estava crucificado muito importante isso daqui Qual é a
eleição que você está procurando a contar por 2000 24 você está vestindo os trajes ou você será encontrado sem o trage nupcial temos ainda mais um ano Alguns que estão assistindo a lição não chegarão ao final de 2025 precisamos pensar muito nisso eu estou lendo a meditação Maranata e ela fala o céu é tudo se perdermos o céu perdemos tudo mas se conquistarmos o céu pela graça de Cristo teremos ganho todas as coisas quinta-feira crucificado por nós ele vai fazer uma conexão Olha que lição interessante entre Mateus 23 e Mateus 22 Mateus 22 está na
quarta Mateus 23 está na terça Mateus 22:3 diz enviou os servos a chamar os convidados para as bodas mas eles não quiseram vir e agora aqui em Mateus 23 37 Jerusalém Jerusalém que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados quantas vezes quis eu reunir os teus filhos como a galinha ajunta os pintinhos debaixo das asas e vós não quisestes é o mesmo verbo lá e cá ele continua a nos amar mesmo que não ten a obrigação de fazê-lo além do seu compromisso voluntário compare João 10:17 18 com Gálatas 2:20 Qual é a
mensagem que esses textos no transmitem vamos lá leia os versos com sua classe peça que os alunos Leiam você pode ver a introdução da lição de jovens Como estudar a lição Timóteo fez um vídeo dando diretrizes para que a sua classe não fique monótona enfadonha como o Como eu posso revolucionar o estudo da lição veja lá na introdução a lição dos jovens Timóteo fez um vídeo aí de uns 10 minutos existe um outro livro que eu quero recomendar que você vai encontrar na Editora luz do mundo que se chama as sete leis do aprendizado eu
estou lendo o livro estou gostando muito muito muito mesmo Tudo bem então leia os textos Explique os textos aplique os textos e deixe a sua classe dinâmica você o Timóteo vai explicar tudo vamos aqui ler João Capítulo 10 verso 17 e 18 por isso o pai me ama porque eu dou a minha vida para a reassumir Ninguém atira de mim não foram soldados né que mataram Jesus Jesus que deixou ser morto pelos soldados pelo contrário eu espontaneamente tenho autoridade para a entregar e também autoridade para reavê-la este mandato recebi de meu pai e g Gálatas
Capítulo 2 verso 20 né O Verso 19 fala crucificado estou com Cristo e o verso 20 vai dizer logo já não sou eu quem vive mas Cristo vive em mim e esse viver que agora tenho na carne vivo pela fé no filho de Deus que me amou que se entregou por mim a única maneira de comover um coração endurecido é fazendo ele contemplar o Cristo ferido pendurado no Madeiro com as mãos e pés transpassados perfurados com a Face esbofeteada o filho de Deus sofrendo a pior humilhação já Concebida sobre a face da terra e quando
a pessoa entende que você que ela não merecia esse amor e que Cristo sofreu isso para mostrar que é possível obedecer aos mandamentos de Deus para nos dar o exemplo de uma vida perfeita Está lá no livro nisto cremos Capítulo 4 o filho alguém me perguntou esses dias está lá essa explicação precisou morrer inocente para que você culpado não precisasse morrer mas pudesse ter a vida é apenas contemplando a dor e angústia do filho de Deus no Gets que uma centelha de luz pode iluminar o nosso coração no escuro e frio Calabouço desta vida a
luz de Deus pode brilhar na cela da sua as Suas algemas vão se quebrar e o filho do homem diz que você é livre que você pode começar de novo que apesar de ter se entregado à prostituição você pode ser uma nova pessoa eu curarei a sua a tua infidelidade Imagine que a vida de Oséias não tivesse terminado ali tivesse mais detalhes e que a mulher de Oséias houvesse se desviado para a [Música] prostituição e tenha se endividado e tenha sido condenada à morte e agora Oséias que ofereceu tudo aquela sua esposa vê que ela
será brutalmente [Música] torturada e morrerá por asfixia Oséias diz assim eu sofrerei por ela eu Pagarei a dívida deixe que ela seja poupada e eu morrerei por ela e aquela mulher que talvez desprezou o amor de osas ao contemplar o marido na cruz por causa dela oo morre para Que ela possa continuar a viver quem sabe o coração dela possa ser amolecido e a graça de Deus possa penetrar Essa é a ideia Cristo é o noivo a igreja é a mulher que se prostituiu mas o que ele promete PR igreja apresentar você como igreja pura
virgem sem mancha nem mácula e sem defeito Deus pode restaurar até a virgindade Deus pode tornar a sua mente virgem novamente ele curará as nossas infidelidades porque ele nos ama generosamente forte ab que Deus o abençoe ajude a divulgar os vídeos da lição e a meditação e nós nos vemos na próxima semana [Música]